domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Vestibulares Enem Meio Ambiente 2

Questão 20)

Leia este trecho:

“De um ano para cá, nenhum bicho foi tão mal falado quanto esse tal ‘aquecimento global’. Dia sim, dia não, aparece alguém dizendo que ele vai nos devorar.

........................................................................................................................

Ninguém sabe ao certo, mesmo porque, em fenômenos naturais, o conhecimento humano engatinha. Mas o fato é que, até agora, a paranóia em relação ao aquecimento global só fez bem ao Brasil. [...] Além disso, não dá para levar a sério a previsão de que o calor vai ‘savanizar’ a Amazônia e ‘desertificar’ o cerrado. Segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber, ao contrário, o aquecimento será bom para a floresta, uma vez que o Brasil está sujeito às correntes marítimas.”

Em defesa do aquecimento global. ISTOÉ, 11 abr. 2007.

Opinião e Idéias, p. 48. (Adaptado)

A partir dessa leitura e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho, o uso da frase

a) “a paranóia em relação ao aquecimento global só fez bem ao Brasil” pode se referir, por exemplo, ao uso do etanol, que, ao substituir o petróleo, reduz a emissão de gases-estufa.

b) “ele vai nos devorar” pode se referir à possibilidade de inundação de importantes cidades, na extensa zona costeira do Planeta, em conseqüência da elevação do nível dos oceanos.

c) “em fenômenos naturais, o conhecimento humano engatinha” associa a controvérsia atual sobre efeitos desse aquecimento à falta de pesquisas científicas mais aprofundadas.

d) “o aquecimento será bom para a floresta” se refere aos benefícios futuros da redução das precipitações na Amazônia, que tornará esse espaço mais favorável ao homem.

Gab: D

Questão 21)

Leia um trecho da entrevista concedida pelo geógrafo Aziz Ab’Saber à revista Fórum, em julho de 2007.

FÓRUM – O senhor tem uma visão discordante do IPCC sobre o aquecimento global...

AB’SABER – É porque eles ficam dizendo que quando o mar subir vai derruir a Amazônia e entrar o cerrado etc... Não sabem nada, são pessoas da Física, engenheiros e outros. Não dá para confiar neles. Mesmo porque, quando o mar estava mais alto três metros, não destruiu a floresta, pelo contrário, houve mais evaporação, mais calor e mais umidade para a Amazônia e muito mais para o Brasil Tropical-Atlântico, sem o que, aqueles redutos de mata, que resistiam apesar do clima frio, não teriam se ampliado e se emendado. É a teoria dos redutos e refúgios. Tenho moral para falar isso, porque sou autor da teoria dos redutos e o [Paulo] Vanzolini da dos refúgios.”

A principal crítica feita por Ab’Saber ao IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) refere-se

a) ao processo de savanização que, segundo o geógrafo, não deve ocorrer na Floresta Amazônica.

b) ao aumento do volume de chuvas que destruirão parte da Floresta Amazônica.

c) à possível diminuição do calor na Amazônia e às alterações climáticas no restante do país.

d) à diminuição de áreas do cerrado nas proximidades da floresta equatorial.

e) às alterações do fluxo de correntes marítimas, desconhecidas pelos físicos do IPCC.

Gab: A

Questão 22)

O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, químico e climatologista inglês. Ele usou a expressão para descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento e avanço industrial, os problemas inerentes às chuvas ácidas têm-se tornado cada vez mais sérios. Um deles é o fato destas poderem ser transportadas através de grandes distâncias, podendo vir a cair em locais onde não há queima de combustíveis.

(http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/

chuva/ChuvaAcida.htm)

Considerando o exposto acima e os seus conhecimentos sobre as recentes alterações ambientais, somente podemos afirmar que:

a) termoelétricas e indústrias queimam combustíveis fósseis, por isso as chuvas ácidas podem ocorrer em áreas do Rio Grande do Sul e São Paulo.

b) no Brasil nunca houve registro de chuvas ácidas, pois a principal forma de produção de eletricidade é através do uso da energia potencial das barragens.

c) em Curitiba, a possibilidade de ocorrência de chuvas ácidas é maior que na cidade de São Paulo em função de sua menor área e da topografia acidentada.

d) as intensas queimadas nas regiões Norte e Centro Oeste do Brasil levam à ocorrência da chuva ácida até nas cidades de Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

e) sendo um problema climático, derivado das recentes alterações ambientais, as chuvas ácidas afetam apenas áreas de climas áridos e semi-áridos.

Gab: A

Questão 23)

APOCALIPSE JÁ...

Já começou a catástrofe que se esperava para daqui a 30 ou 40 anos. A ciência não sabe como reverter seus efeitos.

O derretimento do Ártico, a elevação do nível do mar, o avanço das áreas desérticas, o aumento da intensidade dos furacões, entre outras, são algumas das mudanças de grandes proporções causadas pelos altos níveis do aquecimento global.

Veja, 21/06/06. [adapt.]

Esse aquecimento global é conseqüência do desequilíbrio em um processo natural. Com base em seus conhecimentos e nas informações acima, é correto afirmar que o processo que sofre o desequilíbrio responsável pelo aquecimento global se refere

a) às ilhas de calor, resultantes da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com as zonas rurais.

b) a inversão térmica, resultante da concentração do ar frio nas camadas mais baixas, impedindo sua dispersão.

c) as chuvas acidas, resultantes da elevação exagerada dos níveis de acidez da atmosfera em conseqüência do lançamento de poluentes produzidos pela atividade humana.

d) ao efeito estufa, que consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases e água existentes na atmosfera.

e) aos ciclones extra tropicais que são provocados pela interação entre ventos, pressão atmosférica e altas temperaturas, comuns em zonas tropicais.

f) I.R.

Gab: D

Questão 24)

As conseqüências desastrosas do efeito estufa sobre o clima global têm mobilizado a sociedade planetária para intervenções junto aos principais países emissores de dióxido de carbono (CO2). A assinatura de tratados internacionais buscando a sustentabilidade do planeta é o caminho politicamente correto para a garantia de vida no planeta. Considerando o enunciado acima, é correto afirmar:

01. O modelo de desenvolvimento econômico, difundido pelos países ricos, tem-se mostrado ambientalmente insustentável.

02. O padrão de consumo dos países ricos está passando por transformação, combatendo o desperdício.

04. Os recursos naturais dos países pobres estão sendo explorados, em benefício da sociedade internacional.

08. A redução da natalidade não é condição essencial para atingir a sustentabilidade ambiental, uma vez que a maior pressão sobre o consumo provém das nações ricas.

16. A mundialização do desenvolvimento é possível graças às tecnologias de baixo impacto ambiental disponíveis a todas as nações.

Gab: 13

Questão 25)

A figura abaixo indica as emissões de monóxido de carbono antropogênico em ppb (parte por bilhão) em parte da região Sudeste do Brasil, durante o mês de novembro de 2006. Com base na figura, responda:

clip_image002

Fonte: adaptado de http://www.cptec.inpe.br

a) Quais são os processos que explicam uma maior concentração de monóxido de carbono nos pontos 1, 2 e 3?

b) Observa-se uma concentração de monóxido de carbono sobre o oceano, no litoral de São Paulo. Como se pode explicar tal fato, se não há atividades geradoras de monóxido de carbono nesses locais?

c) Quais são as conseqüências ambientais dos excessos de emissões de monóxido de carbono?

Gab:

a) Essas áreas correspondem às metrópoles de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, havendo nelas as maiores concentrações industriais e de veículos automotores, grandes emissores de monóxido de carbono.

b) A presença desse poluente sobre o oceano pode ser explicada pela circulação atmosférica, que transporta os poluentes para áreas distantes dos centros emissores.

c) As emissões de monóxido de carbono contribuem para o efeito estufa, além de serem nocivas à saúde humana, à fauna e à flora.

Questão 26)

Leia o texto sobre os objetivos do Protocolo de Kyoto.

O compromisso conjunto de redução das emissões de gases de efeito estufa soma 5%. Cada país tem uma meta diferente dentro da meta global. Participantes podem reduzir as emissões nacionalmente e/ou podem usar as vantagens dos chamados “mecanismos de flexibilização” (Comércio de Emissões, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Implementação Conjunta), como também usar o carbono absorvido nos chamados “sumidouros”, como florestas e terras agrícolas, para compensar suas necessidades de redução. Punições serão aplicadas aos países que não cumprirem suas metas.

(http://www.wwf.org.br/, acessada em 08.10.2006)

No nível das relações entre os países, um cenário possível das conseqüências do tratado será:

a) o setor agrícola nos países ricos receberá ainda mais subsídios, já que esta atividade servirá para compensar a geração de gases que causam o efeito estufa pelo setor industrial.

b) países com grande patrimônio natural, muitos deles pouco industrializados, receberão recursos dos países industrializados para a preservação de suas áreas de vegetação natural, como forma de manter sumidouros.

c) os países emergentes, como Brasil e China, não serão obrigados a reduzirem seu crescimento econômico por não serem grandes emissores de gases que provocam o efeito estufa.

d) a circulação de mercadorias de origem agropecuária terá grande crescimento, já que o mercado internacional de commodities deverá servir para a transferência de recursos dos países industrializados para os não-industrializados.

e) os países mais pobres serão prejudicados pelo tratado, já que suas emissões atuais de gases que causam o efeito estufa servirão de base para a redução pretendida de 5% para todos os países participantes.

Gab: B

Questão 27)

Já começou a catástrofe causada pelo aquecimento global, que se esperava para daqui a trinta ou quarenta anos. A ciência até sabe, tem algumas respostas, mas não tem conseguido reverter seus efeitos. Em algumas partes do oceano Atlântico, a temperatura da água tem mostrado tendência mais alta do que há vinte anos. A saída para a geração que quase destruiu a espaçonave Terra é adaptar-se a furacões, secas, inundações e incêndios florestais.

Adaptado de VEJA. São Paulo: Editora Abril, p. 69, 21 jun. 2006.

Com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre as questões ambientais no mundo globalizado e no Brasil.

01. Em 2005, uma das maiores secas que atingiu diversos rios da Região Norte brasileira deveu-se, em parte, ao deslocamento de massas de ar seco para aquela região.

02. Nos países do Eixo Norte, como Brasil, Canadá, Angola e Estados Unidos, que se constituem como “sociedades de consumo”, a poluição tende a alcançar graus elevados.

04. Um dos fatores que agravam o problema das enchentes nas áreas urbanas é a impermeabilização dos solos.

08. No Brasil, parcela significativa dos incêndios ou das queimadas de florestas que consomem quantidades incalculáveis de biomassa é provocada, principalmente, visando ao desenvolvimento de atividades agropecuárias.

16. A partir da Revolução Industrial, os problemas ambientais começaram a agravar-se cada vez mais, primeiro nos atuais países de economia planificada e depois em todo o mundo.

32. A atuação da corrente marítima das Agulhas associada à emissão de poluentes pelas carboníferas do sul de Santa Catarina são elementos responsáveis pelo ciclone Catarina, ocorrido em 2004.

64. Muitas empresas vêm se esforçando para obter os certificados das séries ISO (em português, Organização Internacional de Padronização), que garantem que a produção, desde a fase de obtenção da matéria-prima até seu processamento final, respeita determinados padrões de qualidade e normas de gerenciamento ambiental.

Gab: 77

Questão 28)

Observe as figuras a seguir.

Figura A: Situação Térmica Normal

clip_image004

Figura B: Impacto Ambiental

clip_image006

A figura B se refere a um impacto ambiental que pode ser caracterizado pelo seguinte:

I. Instala camadas de ar frio sob a camada de ar mais quente, impedindo a circulação natural ascendente do vento.

II. Acontece mais freqüentemente nas áreas urbanas do que nas áreas rurais.

III. Faz com que os poluentes fiquem mais concentrados e prejudiquem a saúde humana, causando problemas respiratórios entre outros.

IV. Ocorre com mais freqüência durante o inverno.

A figura B e as características descritas são típicas do impacto ambiental conhecido como

a) chuva ácida.

b) efeito estufa.

c) aquecimento global.

d) ilhas de calor.

e) inversão térmica.

f) I.R.

Gab: E

Questão 29)

Não se passa uma semana sem que surjam evidências dos efeitos desastrosos do aquecimento global no Planeta. Caso não diminuam as emissões de gases tóxicos que aumentam o Efeito Estufa, dizem as previsões, as catástrofes se tornarão cada vez mais freqüentes e devastadoras.

(Veja, 28.02.2007.)

Assinale a alternativa que indica como o aquecimento global poderá afetar o território brasileiro.

a) A região Amazônica será pouco afetada, pois constitui uma área privilegiada devido à exuberância da vegetação e da elevada biodiversidade.

b) O aumento das temperaturas, em 2 ºC, não prejudicará a produção de soja e café na região Centro-Oeste.

c) As precipitações intensas e o aumento das temperaturas poderão ser responsáveis pela erradicação da produção do algodão nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

d) Com o aquecimento global, a região Sul apresentará verões mais quentes e os invernos serão mais frios.

e) A região Nordeste terá menos chuvas, diminuindo o volume de água dos rios e açudes, acentuando as crises de abastecimento urbano.

Gab: E

Questão 30)

As chuvas ácidas são um fenômeno atmosférico causado, em escala local e regional, pela emissão de poluentes das indústrias, dos meios de transporte e de outras fontes de combustão. Com base no texto acima e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que

a) as indústrias de Cubatão já fizeram desaparecer a vegetação de pequeno porte em alguns pontos da encosta da Serra do Mar, no Planalto Atlântico, devido à poluição, que torna irreversível a reconstituição da vegetação.

b) nas zonas poluídas onde ocorrem as chuvas exageradamente ácidas, a acidez é agravada pela presença do trióxido de enxofre e do dióxido de nitrogênio.

c) a chuva ácida está destruindo, além de vários ecossistemas, importantes monumentos da história humana, como é o caso dos muitos monumentos gregos de Atenas.

d) grande número de lagos escandinavos estão se tornando acidificados pelas chuvas ácidas que se precipitam sobre eles, como conseqüência da poluição decorrente das indústrias localizadas na Alemanha, no Reino Unido e na França.

e) os países em que as chuvas ácidas ocorrem com mais intensidade estão localizados no Nordeste da América do Norte e na Europa Ocidental.

Gab: A

Questão 31)

Na cidade de São Paulo, antes da adoção do atual sistema permanente de rodízio de veículos automotores, existia um rodízio adotado nos meses de inverno, como forma de diminuir a concentração da poluição atmosférica, responsável pelo aumento nas ocorrências de doenças respiratórias, nessa época do ano. Um dos fatores que intensifica esse quadro é:

a) a intensidade das chuvas nessa época do ano, responsáveis pela concentração de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera.

b) a circulação das massas de ar de origem atlântica que, estacionadas sob a cidade de São Paulo, impedem a dispersão dos poluentes.

c) a ocorrência de altas pressões que dificultam a dispersão dos poluentes, concentrando-os nas camadas inferiores da atmosfera, fenômeno conhecido como inversão térmica.

d) a circulação de fortes ventos de origem polar que concentra os poluentes na Região Metropolitana de São Paulo.

e) a ocorrência de altas temperaturas, responsáveis pela formação das ilhas de calor nos centros urbanos.

Gab: C

Questão 32)

As mais de 118 ilhas que compõem a cidade de Veneza afundaram, em média, 23 centímetros no último século. Estima-se que, em 200 anos, ela esteja totalmente submersa (Universidade de Pádua, 2005).

Assinale a alternativa que aponta as possíveis causas da transgressão marinha que está inundando Veneza.

a) Os efeitos El Ninõ e La Ninã, ocorridos no Pacifico.

b) O aquecimento das águas do oceano Atlântico no hemisfério sul.

c) A retirada indiscriminada das águas subterrâneas que estão elevando o nível dos oceanos, em média 2 cm por ano.

d) O efeito estufa e a redução da camada de ozônio, que provocam o descongelamento das calotas polares.

e) Os efeitos tectônico e da sismissidade ocorridos na Terra nos últimos 50 anos.

Gab: D

Questão 33)

No Brasil, o setor agroindustrial prevê aumento significativo da produção de cana-de-açúcar para os próximos anos. Isso pode ser atribuído:

a) à maior flexibilidade da nova regulamentação ambiental, que implicará uma importante diminuição de custos.

b) ao atual acréscimo de subsídios governamentais para a produção de álcool, chegando a valores semelhantes aos do Pró-álcool na década de setenta.

c) à diminuição gradativa de áreas de produção da soja transgênica, aparecendo a cana como alternativa econômica e ambientalmente viável.

d) à recente ampliação da demanda externa por todos os subprodutos da cana devido à desvalorização do real nos últimos dois anos.

e) ao aumento do interesse internacional por fontes renováveis de energia, em função do Protocolo de Kyoto.

Gab: E

Questão 34)

A expansão das atividades industriais resultou no aumento descontrolado das áreas urbanas e como conseqüência uma alteração no clima das cidades. Sobre as conseqüências das atividades industriais no clima, é INCORRETO afirmar que

a) houve o surgimento de um tipo de clima urbano, caracterizado pelas “ilhas de calor” nas áreas metropolitanas devido à mudança nos processos de absorção e reflexão dos raios solares.

b) a ação antrópica sobre o clima provoca baixo impacto nos domínios naturais, principalmente na biosfera devido à sua acelerada capacidade de regeneração.

c) tem ocorrido o lançamento de consideráveis volumes de resíduos industriais na atmosfera, plumas de poluição que irão bloquear o calor resultantes da radiação infra-vermelha.

d) há perigo de desintegração da camada de ozônio que desempenha o papel de capa protetora da terra contra a radiação ultra-violeta do sol.

e) as mudanças climáticas podem afetar, de forma importante, a vida econômica, como atividades agrícolas e a geração de energia em grande escala.

Gab: B

Questão 35)

Inversão térmica pode esfriar São Paulo à tarde “O dia amanheceu com sol e poucas nuvens. Na parte da tarde pode ocorrer o fenômeno chamado de inversão térmica, o que deve baixar a temperatura em São Paulo.

A passagem de uma frente fria hoje pelo oceano deverá favorecer também o aumento da umidade do ar, mas, mesmo assim, não deverá ultrapassar 60% na Grande SP.”

Folha de S.Paulo em 19/07/2001

Explique o fenômeno da inversão térmica e a relação existente entre a industrialização e as mudanças climáticas observadas no planeta nas últimas décadas.

Gab:

- A inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sebropõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que, o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado, fazendo com os poluentes se mantenham próximos da superfície.

- nos últimos séculos, com a intensa queima de combustíveis fósseis em emissões veiculares e para a geração de energia para a indústria, com altas emissões de gases causadores do efeito estufa, tem-se percebido um aumento na temperatura da Terra.

Questão 36)

As indústrias e os automóveis, embora sejam indispensáveis ao modo de vida do homem moderno, têm provocado uma série de danos ao meio ambiente e, por conseqüência, ao próprio homem. Assinale a alternativa que apresenta um fenômeno que pode ser desencadeado por atividades industriais e pela circulação de automóveis nos grandes centros urbanos e sua provável causa.

a) Chuva ácida, provocada pela emissão de partículas poluentes no ar.

b) Chuva ácida, provocada pelo efeito estufa.

c) Inversão térmica, provocada pela introdução de elementos poluentes nos rios.

d) Chuva ácida, provocada pela poluição das águas.

e) Inversão térmica, provocada pelo “buraco” na camada de ozônio.

Gab: A

Questão 37)

Sobre os impactos ambientais globais, desencadeados pela ação inadequada do homem na natureza, encontram-se impactos que têm intensidades diferentes, porém com grande abrangência, como os citados a seguir. Sobre esses impactos, assinale a alternativa correta:

a) O efeito estufa, que consiste na retenção exagerada do calor irradiado pela superfície da terra, nas partículas de gases e vapor de água em suspensão na atmosfera, faz aumentar, em curto prazo, a temperatura média da Terra

b) O buraco na camada de ozônio, que impede a passagem, pela atmosfera, dos raios ultravioleta, infra-vermelho e gama, possibilita o desenvolvimento de câncer de pele, em toda a população da terra.

c) A formação de chuvas ácidas traz muitos prejuízos à economia e à saúde, por queimar as plantações e provocar câncer de pele na população

d) A instalação de “ilhas de calor” em vários lugares da superfície terrestre, como resultado de intensas queimadas em grandes áreas contínuas, faz aumentar o teor de dióxido de carbono na atmosfera.

e) As glaciações fazem subir o nível dos mares, como resultado da elevação da temperatura média dos continentes e do derretimento do gelo das calotas polares.

Gab: A

Questão 38)

As mudanças climáticas globais constituem um dos mais debatidos problemas ambientais da atualidade. A emissão de gases-estufa (CO2, CH4, N2O, entre outros), gerada principalmente pela atividade industrial, pode contribuir para a aceleração do aquecimento global. Indique o fenômeno que mais se pode associar a esse processo climático.

a) Maior ocorrência de tsunamis, como o ocorrido na Indonésia, em 2004.

b) Aumento em número e intensidade de furacões.

c) Intensificação das ilhas de calor nas regiões metropolitanas.

d) Agravamento da destruição da camada de ozônio estratosférico.

e) Maior incidência de inversões térmicas nas áreas urbanas.

Gab: B

Questão 39)

O Protocolo de Quioto tem como objetivo reduzir, até 2012, a emissão de gases-estufa em 5,2%, considerando os níveis de 1990. Embora seja uma iniciativa internacional oportuna do ponto de vista ambiental, apresenta alguns pontos fracos que podem comprometer seu êxito. Assinale a alternativa que melhor exprime tais fragilidades do Protocolo.

a) Trata diferentemente países industrializados e não industrializados quanto às respectivas cotas de emissão.

b) Não recebeu a adesão dos EUA, maiores poluidores mundiais, nem incluiu a China entre os responsáveis pela redução das emissões.

c) Desconsidera o papel do vapor d’água, que contribui com mais de 60% do efeito estufa, e o volume de CO2 liberado pelas florestas tropicais.

d) Não contempla fenômenos altamente impactantes, como as grandes erupções vulcânicas que emitem material particulado e gases bloqueadores da radiação de onda longa.

e) Ignora a diferente distribuição de terras e águas entre os dois hemisférios e sua conseqüência para o processo de aquecimento global.

Gab: B

Questão 40)

A longo prazo, a Terra deve irradiar energia para o espaço, na mesma proporção em que absorve do Sol.(...) Os cientistas ressaltam que estamos alternando o ‘motor’ energético que mantém o sistema climático.

(Fonte: Entendendo a Mudança do Clima. Cetesb.)

Assinale a alternativa que identifica o fenômeno e apresenta corretamente uma de suas conseqüências.

a) Chuva ácida: ocorre somente nas regiões polares, devido à concentração de gases clorofluorcarbonados que aumentam a quantidade de ácidos nos vapores de água em suspensão.

b) Efeito estufa: responsável pela elevação da temperatura média do planeta, o que provocará mudanças no regime de chuvas e derretimento de geleiras, ocasionando uma elevação do nível do mar na Terra.

c) Buraco da camada de ozônio: além de ocasionar ilhas de calor nos grandes centros urbanos e industriais, gera problemas de saúde e desequilíbrio dos ecossistemas equatoriais.

d) Diminuição do nível médio dos oceanos: a longo prazo, causará o afastamento para o interior dos centros industriais e econômicos localizados ao longo das linhas de costa.

e) Aquecimento das águas: está causando a diminuição das superfícies aquosas disponíveis para o abastecimento e o saneamento da população mundial.

Gab: B

Questão 41)

Os chamados “novos negócios ambientais” geram oportunidades ao Brasil, tais como a venda de:

a) créditos de carbono à Holanda, estimulada pelo Protocolo de Kyoto.

b) material reciclável aos EUA, devido à falta de investimento em reciclagem no Brasil.

c) energia renovável à Venezuela, para ajudá-la a sair da crise econômica.

d) água do aqüífero Guarani ao Paraguai, seguindo diretrizes do Mercosul.

e) soja transgênica ao Oriente Médio, apesar das restrições dos EUA.

Gab: A

Questão 42)

Devido à localização geográfica tropical do Brasil, a grande incidência de raios ultravioleta (também chamados UVA e UVB) representa de alto risco a extremo risco à saúde humana ( dados da Organização Mundial da Saúde – OMS ). Os raios UVB representam apenas 7% da radiação emitida pelo Sol sobre a Terra, porém são os mais agressivos.

Assinale a alternativa correta sobre os raios ultravioleta.

a) Com o passar dos anos, a auto-recomposição da camada de Ozônio ameniza a excessiva exposição aos raios UVA, que podem causar catarata.

b) Os raios UVB, mais agressivos, podem causar câncer de pele, inclusive o melanoma.

c) Quanto mais branca a pele, devido ao seu maior albedo, mais os raios ultravioletas são refletidos, podendo esses indivíduos ficar mais tempo expostos ao sol, sem risco para a sua saúde.

d) Devido ao grande poder de refletância dos raios solares pela areia branca da praia, essa é a área onde menos se queima, em comparação com a piscina, a montanha e o campo.

e) Constata-se a diminuição da intensidade dos raios ultravioletas com a diminuição da latitude.

Gab: B

Questão 43)

A expansão das atividades econômicas que se concentram nas cidades, tem contribuído muito para agravar os problemas ambientais urbanos. Entre os principais, destacam-se as chuvas ácidas, a inversão térmica e as ilhas de calor.

Tendo em vista essa situação, observe o gráfico abaixo

clip_image008

A partir do estudo do gráfico e de seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:

I. A elevação das temperaturas médias nas áreas densamente urbanizadas forma as chamadas "ilhas de calor", ocasionadas principalmente pela ausência de áreas verdes, pela concentração de poluentes e pelas construções de concreto.

II. As grandes cidades constituem um ambiente muito favorável à ocorrência de “inversão térmica” — fenômeno tipicamente antrópico, —, devido à grande área desmatada e impermeabilizada pelo imenso volume de cimento, ferro e asfalto.

III. O fenômeno mostrado no gráfico refere-se ao “efeito estufa”, fenômeno natural que consiste na dispersão de calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, agravado pelo crescente despejo de gases que têm a capacidade de absorver o calor.

IV. O gráfico mostra um fenômeno que ocorre pela substituição da vegetação por grande quantidade de casas, prédios e outras construções urbanas que diminuem significativamente a irradiação do calor para a atmosfera, em comparação com as zonas rurais, onde geralmente é maior a cobertura vegetal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) I e II.

c) III.

d) II e IV.

e) IV.

Gab: A

Questão 44)

Observe o gráfico.

clip_image010

Fonte: Ministério do Meio Ambiente,

Comitê Interministerial para a Proteção

da Camada de Ozônio – PROZON, 2002.

a) Qual setor teve pior desempenho, entre 1997 e 2000, na redução da emissão de gases que afetam a camada de ozônio? Explique.

b) Por que o Brasil reduziu as emissões de gases que destróem a camada de ozônio?

Gab:

a) O setor que teve o pior desempenho foi o de refrigeração, pois era aquele que apresentava maior dependência em relação ao uso de CFC e uma maior complexidade tecnológica, demandando um prazo maior para substituí-lo.

b) Devido aos compromissos decorrentes de sua adesão ao Protocolo de Montreal, onde os países signatários se comprometiam a diminuir a utilização de CFC (clorofluorcarbono).

Questão 45)

O Protocolo de Kyoto é um tratado que apresenta compromissos sobre a emissão dos gases poluentes.

A respeito desse Protocolo não se pode dizer:

a) Estabeleceu que os países desenvolvidos terão de reduzir a quantidade dos gases responsáveis pelo efeito estufa, tomando como referência os níveis de emissão de 1990.

b) Estabeleceu que os países em desenvolvimento não deveriam receber ajuda financeira e tecnológica para limitar as emissões de gases.

c) Estimulou os países signatários a cooperar entre si por meio de ações entre as quais se destaca o uso de fontes energéticas renováveis.

d) Indicou que a redução das emissões dos gases deve acontecer em várias atividades econômicas.

Gab: B

Questão 46)

Observe o gráfico abaixo.

REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE DIAS DESFAVORÁVEIS À DISPERSÃO DE

POLUENTES, SEGUNDO AS ESTAÇÕES DO ANO: 1987-1998

clip_image012

Fonte: CD-ROM, EMPLASA, 2000

Considerando o total de dias desfavoráveis à dispersão de poluentes, responda:

a) Por que os dias desfavoráveis à dispersão dos poluentes concentram-se no outono e no inverno?

b) Que políticas públicas foram adotadas para que o número de dias desfavoráveis à dispersão de poluentes diminuísse ao longo da década de 1990?

Gab:

a) No período do outono-inverno, a Região Metropolitana de São Paulo recebe a menor insolação do ano, como ocorre em todo o hemisfério Sul, e, portanto, sua superfície apresenta menor aquecimento. Nessa época, o resfriamento noturno é mais intenso, o que faz a camada atmosférica junto ao solo se resfriar mais rapidamente que as camadas de altitudes mais elevadas, caracterizando o fenômeno da “inversão térmica”. Tal ocorrência dificulta a dispersão dos poluentes (fuligem, gases tóxicos, poeiras, etc.), pois a camada de ar frio da superfície impede a ascensão dos materiais. Nos dias em que a Região é atingida pelo ar frio das massas polares, essa inversão se acentua, agravando ainda mais a concentração de poluentes e afetando sensivelmente a saúde da população.

b) Dentre as medidas adotadas pelo poder público com o intuito de diminuir o problema, destacam-se:

1) a adição de álcool anidro à gasolina, a fim de diminuir a liberação de resíduos tóxicos na queima dos combustíveis dos veículos;

2) a implantação do sistema de rodízio na circulação dos veículos, de forma que a cada dia útil da semana 20% da frota estejam proibidos de circular. No início, o rodízio se aplicava a toda a área metropolitana, mas somente nos meses do outono e do inverno. Hoje, está restrito ao chamado “centro expandido” da capital, mas ocorre de fevereiro a dezembro, em determinados horários;

3) maior fiscalização sobre as indústrias poluidoras instaladas na área urbana e maior estímulo às indústrias automobilísticas no sentido de desenvolverem uma tecnologia de produção de veículos menos poluidores. Como resultado — e que se observa no gráfico — houve uma diminuição concreta do número de dias desfavoráveis à dispersão dos poluentes.

Questão 47)

Desde a década de 70 do século passado, a humanidade vem tomando consciência de que existe uma crise ambiental planetária. Não se trata apenas da poluição de áreas isoladas, mas de uma real ameaça à sobrevivência dos seres humanos e, talvez até, de toda a biosfera. Um elemento que ganha crescente destaque na questão ambiental é a “biodiversidade” ou diversidade biológica de espécies vegetais e animais. No caso específico do Brasil, um dos mais graves problemas é referente à devastação da Floresta Amazônica.

Com base no trecho acima e de acordo com o seu conhecimento sobre o assunto, marque com (V) as assertivas verdadeiras e com (F) as falsas.

01. O aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera, provocado por grandes queimadas, poderá elevar a temperatura média do planeta.

02. A topografia favorável da Região Amazônica possibilita a instalação de usinas hidroelétricas, sem inundar grandes áreas.

03. As queimadas e os desmatamentos retiram os micronutrientes do solo, desprotegendo-os, diminuindo sua fertilidade e provocando erosões.

04. A destruição da floresta diminui consideravelmente a quantidade de oxigênio produzida no planeta, colocando em risco a sobrevivência da espécie humana.

05. A vegetação possui uma quantidade incalculável de carbono armazenado nos troncos e nas raízes e, é através da queima, que esse gás é liberado.

Gab: VFVFV

Questão 48)

A comunidade científica do Mato Grosso do Sul tem manifestado preocupação quanto à construção de usinas termoelétricas, em especial na cidade de Corumbá, movidas a gás natural importado da Bolívia. Essa questão está sendo amplamente ventilada pela mídia. Qual é a principal preocupação da comunidade científica sul-mato-grossense?

a) O forte odor gerado pela queima do gás natural.

b) O grande número de desemprego que será causado nas carvoarias do Estado.

c) A grande emissão de gás carbônico e de calor na atmosfera, que trará impactos negativos para a qualidade do ar e das chuvas no frágil ecossistema pantaneiro.

d) A emissão de materiais particulados na atmosfera, prejudicando as donas de casa e as lavadeiras, que terão suas roupas sujas pelos gases e fuligens emitidos pelas usinas termoelétricas.

e) O comprometimento do recém-lançado programa de estímulo à utilização do álcool no Estado.

Gab: C

Questão 49)

INSTRUÇÃO: considere a ilustração abaixo.

clip_image014

Situação de dispersão de poluição. (Verão)

clip_image016

Situação de concentração de poluentes junto à superfície. (Inverno)

Fonte: MARCONDES, A. C. Ecologia. 1992

A ilustração anterior representa:

a) o fenômeno chamado “ilha de calor”, no qual, durante a noite, os poluentes não conseguem atingir as camadas superiores da atmosfera.

b) a “chuva ácida”, a qual, em situações normais, provoca o movimento das nuvens para áreas mais distantes.

c) a “inversão térmica”, um fenômeno climático que provoca agravamento da poluição.

d) o “efeito estufa”, em que a camada do gás Ozônio não permite a saída de poluentes.

e) a alteração do “ciclo hidrológico” de uma área urbanizada, na qual a chuva causa a concentração da poluição.

Gab: C

Questão 50)

No Brasil, a criação de novas fronteiras agrícolas e a expansão de antigas áreas agriculturáveis têm provocado graves problemas ambientais.

Sobre esses problemas, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A expansão da agricultura e da pecuária extensiva no norte do país, ao longo das principais rodovias e em torno das áreas urbanas, tem reduzido as reservas extrativistas.

b) A expansão das áreas de monocultura modernizada na região Centro-Oeste tem levado à exaustão do solo e à contaminação dos recursos hídricos.

c) A expansão da cultura cafeeira no vale do Rio Paraíba do Sul, através da queima de remanescentes da Mata Atlântica, tem aumentado a concentração de gás carbônico na atmosfera.

d) A expansão dos reflorestamentos de eucalipto na porção centro/norte de Minas Gerais tem levado ao assoreamento e à alteração da vazão dos cursos de água.

Gab: C

Questão 51)

Segundo dados da CETESB, num período de cinco anos (1990- 1994), na Grande São Paulo, a emissão de vários poluentes teve um aumento alarmante. O óxido de nitrogênio aumentou 106%, os hidrocarbonetos,83%, o monóxido de carbono, 34%, e o material particulado (poeiras e etc), 23,6%. Ozônio, derivado dos hidrocarbonetos, apresentou picos de até 762 micro–gramas por metro cúbico, mais de cinco vezes o limite aceitável em termos de qualidade do ar.

Acerca destes fatos, é correto afirmar que:

01. o aumento dos poluentes citados é decorrência direta do crescimento acentuado das atividades industriais na Grande São Paulo, é um poluente da baixa atmosfera, que forma uma camada protetora contra a radiação ultravioleta;

02. aumento das emissões dos poluentes mencionados resultou principalmente do maior número de veículos em circulação nas ruas desta metrópole e dos congestionamentos daí resultantes;

04. segundo todas as evidências, as grandes obras viárias empreendidas pela Prefeitura de São Paulo contribuirão para diminuir significativamente estes problemas;

08. em outras grandes metrópoles do mundo tem-se procurado diminuir a poluição urbana, melhorando o transporte coletivo, mas essa não é uma solução adequada para São Paulo.

Gab: FVVFF

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis