domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Enem Recursos Hídricos Hidrografia 5

Questão 130)

“Os estudos existentes mostram que os piores índices de sustentabilidade hídrica do país se encontram nas regiões do Agreste e Sertão do estado de Pernambuco. Neste caso, a transposição de águas a partir do São Francisco para o abastecimento humano destinado a diversas cidades e distritos do Agreste do estado é indicada pelo Plano de Recursos Hídricos do estado e outros estudos como a única solução, visto que as reservas locais se encontram exauridas. A partir da cidade de Caruaru, existem possibilidades de atendimento com integração [...] de fontes de água de melhor e pior qualidade, que combinadas podem suprir as necessidades.

[...].

A transferência de águas quando necessário, garantindo a vazão regularizável pelos grandes reservatórios, pode aumentar consideravelmente a sinergia dos sistemas.”

Encontro Internacional sobre Transferência de Águas entre

Grandes Bacias Hidrográficas. Recife, out/2004.

A partir do texto e das informações sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA.

a) O projeto de transposição do São Francisco visa dar condições para a modernização da pecuária extensiva, praticada na área, por meio da regularização do fornecimento de água no Sertão e no Agreste, com base em um de seus maiores rios intermitentes.

b) O projeto de transposição do São Francisco visa dinamizar a economia urbana e rural da região, por meio da regularização do fornecimento de água, com base em um de seus maiores rios perenes.

c) O projeto de transposição do São Francisco visa dar condições para a modernização das atividades agrícolas predominantemente tradicionais da área, por meio da regularização do fornecimento de água.

d) O projeto de transposição do São Francisco atinge duas das grandes subdivisões naturais da região (o Sertão e o Agreste), onde predominam rios intermitentes.

Gab: A

Questão 131)

A ocupação dessa região foi induzida pela mineração, sendo posteriormente substituída pela pecuária, atividade que perdura até os dias atuais. Limitações ambientais importantes, como o ciclo enchente-cheia-vazante-seca, não favorecem a prática agrícola em grande escala

a) na Campanha Gaúcha.

b) no Pantanal Matogrossense.

c) na Caatinga.

d) nas Matas de Araucária.

e) na Serra do Mar.

Gab: B

Questão 132)

Identifique a bacia hidrográfica descrita, a seguir.

“Essa bacia foi desmembrada da bacia Amazônica pelo IBGE. É a maior bacia em território nacional, com uma área de 808.150km². O seu principal rio nasce em Goiás, mais especificamente na confluência dos rios Marañon e Paraná e deságua na foz do Amazonas, PA. Seu potencial hidrelétrico é parcialmente utilizado pela usina de Tucuruí.”

Trata-se da bacia do:

a) Araguaia.

b) Paranaíba.

c) Mearim.

d) Tocantins.

e) Araguari.

Gab: D

Questão 133)

“A avaliação dos recursos hídricos disponíveis, tanto nos mananciais de superfície quanto nos mananciais de subsuperfície, constitui-se numa preciosa informação para os diversos setores da sociedade, visto que a água representa um recurso fundamental, mormente para a Região Nordeste, face à irregularidade das precipitações pluviométricas e aos graves problemas sociais e econômicos decorrentes da estiagem.”

(Fonte: IBGE).

Com base no texto acima, é correto afirmar que:

1) os mananciais de subsuperfície encontram-se muito mais dependentes das condições atmosféricas reinantes numa determinada área do que da litologia existente.

2) os recursos hídricos de superfície em regiões secas, como o Sertão nordestino, não são importantes, pois o escoamento superficial é muito rápido e provoca erosão do solo.

3) as formações rochosas areníticas facilitam a infiltração das águas oriundas das precipitações pluviais e o lençol freático.

4) as irregularidades pluviométricas do semi-árido brasileiro devem-se, sobretudo, à existência de uma notável barreira orográfica - o Planalto da Borborema - que intercepta os fluxos de ar úmido vindos da parte ocidental da região.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) 3

b) 4

c) 1 e 4

d) 2 e 3

e) 1, 2 e 4

Gab: A

Questão 134)

Analise as informações abaixo sobre o Rio Uruguai cuja poluição foi objeto de reportagem publicada no jornal Zero Hora em 16/12/2007:

clip_image002

I. O Rio Uruguai divide o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, faz fronteira com a Argentina e desemboca no estuário do Rio da Prata.

II. Em seu curso médio e superior o Uruguai é um rio de planalto, seu potencial hidráulico é aproveitado pelas usinas hidrelétricas de Itá e Machadinho.

III. O Rio Uruguai é o mais extenso do Rio Grande do Sul e faz parte da bacia Atlântica.

IV. O Rio Uruguai é formado pela junção dos rios Pelotas e Canoas; no Rio Grande do Sul encontram-se apenas afluentes da sua margem esquerda.

Quais estão corretas?

a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I, II e IV.

c) Apenas I, III e IV.

d) Apenas II, III e IV.

e) A I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 135)

O mapa 1 representa áreas da região nordeste do Brasil com diversas características físicas. O mapa 2 detalha a hidrografia atual e a rede de canais artificiais que poderá resultar da transposição do rio São Francisco.

clip_image004

a) Identifique a área anotada com a letra B, no mapa 1, e caracterize-a do ponto de vista climático e hidrográfico.

b) Apresente um argumento favorável ou contrário à obra da transposição do rio São Francisco, considerando características físicas e socioeconômicas da área B. Justifique.

Gab:

a) A área anotada com a letra B é a sub-região nordestina denominada Sertão, que se caracteriza pelo domínio de clima semi-árido e é marcada pela forte presença de rios temporários.

b) Entre os argumentos favoráveis temos: melhor distribuição e maior acesso aos recursos hídricos, dinamização da economia por meio de projetos agropecuários e melhoria da qualidade de vida, entre outros. Entre os argumentos contrários temos: perda das áreas de vegetação, redução dos habitats da fauna terrestre e aumento da tensão social provocada pela desapropriação de terras, perda de água do rio São Francisco (principalmente no período de menor vazão do rio) e possível desarticulação do modo de vida da população ribeirinha, entre outros.

Questão 136)

A disponibilidade natural de água para o consumo humano, mesmo levando-se em conta a renovação processada pelo ciclo hidrológico, é pequena; isso, associado ao impacto das várias atividades das diversas sociedades humanas sobre os recursos hídricos, repercute na tendência à escassez tanto quantitativa quanto qualitativa desse elemento vital.

a) Indique os processos naturais que constituem o ciclo hidrológico.

b) Aponte duas causas para o aumento do consumo mundial de água das últimas décadas do século XX até os dias atuais.

c) No Brasil, mesmo com boas reservas hídricas, a situação da água não deixa de ser preocupante. Indique:

c.1) um fator de natureza física que favorece a abundância de águas superficiais OU que favorece a abundância de águas subterrâneas no Brasil.

c.2) um fator ou processo decorrente das atividades humanas que provoca a escassez quantitativa OU que provoca a escassez qualitativa da água potável em alguns estados brasileiros.

Gab:

a) evaporação; transpiração; evapotranspiração; condensação; precipitações; escoamento superficial; infiltração.

b) crescimento da população mundial; concentração da população em áreas urbanas; expansão da fronteira agrícola; aumento no processo de industrialização.

c.1) riqueza hídrica de superfície - predomínio no território brasileiro de climas úmidos e sub-úmidos com boa distribuição das precipitações, alimentando uma extensa e densa rede de rios perenes; OU riqueza em águas subterrâneas - estrutura geológica com grandes áreas cobertas por sedimentos, rochas que apresentam uma porosidade primária, as quais garantem a abundância da água subterrânea e favorecem a formação de aqüíferos.

c.2) escassez quantitativa - elevadas taxas de desperdício, aumento acelerado do consumo decorrente do processo de urbanização; OU escassez qualitativa - poluição dos mananciais por esgotos domésticos, efluentes industriais e/ou uso de agrotóxicos.

Questão 137)

Todas as seguintes afirmativas relacionadas ao rio Madeira estão corretas, exceto:

a) É classificado como rio de “água branca”.

b) A Hidrovia do Madeira liga Porto Velho (RO) à Itacoatiara (AM).

c) A Hidrovia do Rio Madeira constitui importante via de escoamento da produção de soja da região Centro-Oeste para o exterior.

d) É o principal afluente da margem direita do rio Amazonas.

e) As cidades de Humaitá, Apuí, Manicoré e Borba situam-se à margem do rio Madeira.

Gab: E

Questão 138)

A região Amazônica conta com inúmeros pequenos cursos d’água que recebem denominações locais. Os cursos d’água estreitos que possibilitam “varar”, ou seja estabelecer ligação entre rios ou os ligam aos lagos, denominam-se:

a) riachos

b) igarapés

c) furos

d) paranás-mirins

e) brejos

Gab: C

Questão 139)

Assinale a alternativa que apresenta o rio da Região Centro-Oeste que forma uma vasta planície inundável, conhecida como Planície do Pantanal?

a) Rio Paraguai

b) Rio Paraná

c) Rio Araguaia

d) Rio Xingu

e) Rio Uruguai

Gab: A

Questão 140)

Sobre o rio Iguaçu e sua bacia hidrográfica, assinale a alternativa correta.

a) O rio Iguaçu nasce no Segundo Planalto Paranaense.

b) Devido às cachoeiras e aos pântanos, o rio Iguaçu não apresenta condições de navegabilidade em nenhum trecho do seu curso.

c) A usina hidrelétrica de Itaipu represa as águas do rio Iguaçu junto à sua foz.

d) A bacia hidrográfica do rio Iguaçu abrange terras do Paraguai e dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

e) O cultivo do fumo é uma atividade econômica presente no âmbito dessa bacia hidrográfica.

Gab: E

Questão 141)

No mapa abaixo estão representadas algumas bacias hidrogáficas brasileiras. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de bacias correspondente a I, II, III e IV.

clip_image006

a) I – Bacia Amazônica; II – Bacia do rio Araguaia/Tocantins; III – Bacia do rio Jaguaribe e Beberibe e IV – Bacia do Sudeste.

b) I – Bacia do norte Amazônico; II – Bacia do Tocantins; III – Bacia do São Francisco e IV – Bacia do Paraná.

c) I – Bacia do rio Amazonas; II – Bacia do centro Oeste; III – Bacia São franciscana e IV – Bacia Platina.

d) I – Bacia Amazônica; II – Bacia do Araguaia – Tocantins; III – Bacia do rio São Francisco e IV – Bacia do Paraná – Paraguai.

e) I – Bacia Amazônica; II – Bacia do Pará – Guamá; III – Bacia do Vale do rio Doce e IV – Bacia do rio Paraná.

Gab: D

Questão 142)

O Aqüífero Guarani é o maior reservatório de água potável internacional do mundo e grande parte dele está localizada no território brasileiro. Observando o mapa e a figura, responda às perguntas que se seguem.

clip_image008

Fonte: adaptado de www.uniagua.org.br/.../Aquifero/aquifero.jpg

a) Em quais países está presente o Aqüífero Guarani?

b) Quais são as características das rochas que compõem o Aqüífero Guarani?

c) Cite dois problemas políticos internacionais que podem ocorrer em conseqüência da exploração desse aqüífero.

Gab:

a) O aqüífero Guarani está presente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.

b) O aqüífero está presente em rochas sedimentares arenosas, formação Botucatu e Pirambóia, de elevada porosidade, o que permite elevada retenção de água nesses poros.

c) O aqüífero Guarani, por sua condição transnacional, pode trazer problemas políticos especialmente associados a sua exploração excessiva por um dos países, poluição ou interferência geopolítica de países hegemônicos.

Questão 143)

Estudos realizados em algumas bacias hidrográficas estimam que rios brasileiros possuem um potencial de geração de energia elétrica bem superior à atual capacidade instalada de que dispomos. Todo esse potencial é atribuído, principalmente, a fatores naturais, dentre os quais pode(m) ser destacado(s):

a) predomínio de planícies, associado às elevadas médias pluviométricas dos climas das áreas intertropicais.

b) condições de clima e solo das bacias hidrográficas, associadas às grandes extensões de cobertura vegetal.

c) elevadas médias pluviométricas dos climas tropicais e equatoriais, associadas ao predomínio de relevo de planalto.

d) aumento do volume de água dos rios, associado ao degelo das áreas montanhosas.

Gab: C

Questão 144)

A água doce no planeta tem sido utilizada principalmente na agricultura, na indústria e no abastecimento alimentar. No Brasil, a captação de água, para abastecimento domiciliar, é feita com águas superficiais (rios) e subterrâneas (poços e reservatórios). O maior reservatório de água subterrânea, no Brasil, é o Aqüífero Guarani, identificado na figura a seguir. Sobre o Aqüífero Guarani, é correto afirmar:

clip_image010

01. As rochas calcárias, por serem impermeáveis, protegem o aqüífero de contaminações, porém a sua exploração para a construção civil tem colocado em risco a pureza das águas do reservatório.

02. Abrange uma extensa área na região Centro-Sul do país e estende-se para os países vizinhos como o Paraguai, o Uruguai e a Argentina.

04. As rochas areníticas, quando atingem a superfície, servem de recarga para o aqüífero por serem porosas e absorventes.

08. O uso das águas do aqüífero tem sido motivo de disputa entre diferentes países da América do Sul, inclusive cogita-se a cobrança de uma taxa internacional para permitir a sua exploração.

16. Não tem sido utilizado para o abastecimento municipal, pois as águas superficiais são mais acessíveis e não necessitam de sistemas de purificação.

Gab: 06

Questão 145)

O rio São Francisco, mostrado no mapa a seguir, é um dos mais extensos do território brasileiro. Suas águas são aproveitadas para as atividades agrícolas, para a navegação, para o abastecimento domiciliar e para a produção de energia. Recentemente, o Governo brasileiro lançou o Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco para combater a seca no Nordeste brasileiro. Esse Projeto tem sido considerado muito polêmico, pois tem recebido apoio e crítica de vários segmentos da sociedade brasileira. Assinale a(s) alternativa(s) que está(ão) relacionada(s) com o Projeto.

Região beneficiada pelo Projeto de Transposição

das Águas do Rio São Francisco

clip_image012

Fonte: Ministério da Integração Nacional

01. Construção de canais, barragens e estações de bombeamento para alimentar pequenos rios e açudes das regiões do agreste e semi-árido dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

02. Indefinição do sistema de compensação para os estados que terão a vazão de água do leito do rio diminuída em decorrência do desvio para as regiões carentes.

04. Melhoria das condições ambientais nos estados de Sergipe e Alagoas provocada pelas alternativas de uso e ocupação do solo na área de várzea.

08. Elevação dos impactos ambientais com diminuição tanto da biodiversidade aquática e terrestre quanto da capacidade de geração de energia elétrica.

16. Criação de poços e cisternas nas regiões atingidas pela seca, alimentados pelas águas do rio São Francisco.

Gab: 11

Questão 146)

As mudanças climáticas, sob os efeitos da destrutiva presença humana, devem vencer a capacidade dos ecossistemas de absorverem os impactos e a conta, como de costume, será cobrada das populações mais pobres.

Folha de São Paulo

Na reportagem de 07 de abril de 2007, o correspondente do jornal, diante do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), ressalta que as áreas mais suscetíveis ao aquecimento são a África, as regiões áridas e semi-áridas do planeta e as áreas de deltas.

No Brasil, com essas mudanças climáticas, cabe o alerta ao Sertão Nordestino e à região da desembocadura de um importante rio em forma de delta, identificado, no mapa, pelo número

Mapa – Brasil (Bacias Hidrográficas)

clip_image014

fonte: Ministério dos Transportes

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Gab: B

Questão 147)

O litoral norte do Brasil apresenta condições propícias de produtividade pesqueira. Entre os condicionantes geográficos que favorecem esse contexto, é INCORRETO afirmar:

a) A matéria orgânica oriunda da decomposição dos mangues e das planícies fluviais inundadas fornece subsídio alimentar ao ecossistema.

b) A exploração e as técnicas de manejo dos recursos naturais observam a vocação da região, o que garante a manutenção contínua da sua sustentabilidade.

c) A ação dos rios da bacia Amazônica, com grande potencial de carga, carreia sedimentos orgânicos para a plataforma continental, criando ambiente favorável ao ecossistema.

d) A heterogeneidade e a dinâmica das condições físico-ambientais determinam diferenças importantes no estabelecimento da fauna e flora associadas a esse ambiente.

Gab: B

Questão 148)

Sobre as características das correntes marinhas no litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) A Corrente das Falklands ou Malvinas origina-se no litoral do Sul do Brasil e tem águas muito frias.

b) A Corrente do Brasil é um ramo da Corrente Sul-Equatorial. Suas águas quentes favorecem as atividades turísticas.

c) A Corrente das Guianas é um ramo da Corrente Norte-Equatorial das Antilhas, sendo responsável pela alta salinidade na foz do rio Amazonas.

d) A Corrente Sul-Equatorial tem águas quentes e atinge o litoral do Sul do Brasil.

e) A Corrente Norte-Equatorial é responsável pela maior parte da pesca da lagosta no litoral brasileiro.

Gab: B

Questão 149)

Os rios de planalto são ideais para a construção de usinas destinadas à geração de energia elétrica. Na Amazônia, onde o relevo é caracterizado por baixas altitudes, a construção de represas fica comprometida pelo alto grau de impacto ambiental que provoca. Entretanto, no estado do Amazonas, foi construída a usina hidrelétrica de Balbina, ao norte da cidade de Manaus. Aponte o ponto negativo, em relação ao aspecto socioambiental, relacionado à construção dessa usina.

a) A grande oscilação na vazão fluvial, o que exige reservatório de maior altura e profundidade para controlá-la.

b) A pequena elevação altimétrica do terreno, o que exige reservatórios mais extensos e reassentamento de maior número de população.

c) A apropriação das margens dos reservatórios por posseiros e grilheiros, iniciando novos conflitos pela posse da terra.

d) A obstrução da navegabilidade do rio Negro, que dá acesso ao norte do Estado.

e) A fraca demanda por eletricidade em áreas de extração mineral e vegetal, tornando o empreendimento ocioso.

Gab: B

Questão 150)

Observe a figura a seguir.

clip_image016

Diário Popular, 25 mar 2007

Em 22 de março, comemora-se o dia mundial da água, data criada pela ONU em 1993, com o objetivo de chamar a atenção para a escassez desse recurso, bem como para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservação e reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

Considere as alternativas abaixo a respeito da água doce.

I. O aumento da população, o crescimento econômico não-sustentável e a agricultura irrigada estão entre os principais fatores que ameaçam as fontes de água em todo o mundo.

II. O Brasil tem grande disponibilidade de água doce e, por essa razão, não enfrenta problemas de abastecimento em nenhuma de suas metrópoles nacionais.

III. Os fertilizantes e agrotóxicos podem modificar as características dos “corpos de água”, gerando impactos em aqüíferos, rios e mananciais.

IV. A impossibilidade da dessalinização de águas salgadas do planeta dificulta a solução de um problema que, com custos pouco elevados, atenderia toda a demanda mundial.

V. Uma das conseqüências relacionadas à falta de água potável é o aumento da incidência de doenças, como a diarréia e outros males provocados pela água contaminada, os quais causam a morte de milhões de crianças em todo mundo.

Somente são corretas as afirmativas

a) II, III e IV.

b) I, II e V.

c) III, IV e V.

d) I, II e IV.

e) I, III e V.

f) I. R.

Gab: E

Questão 151)

Associe adequadamente cada uma das afirmações apresentadas abaixo, no bloco inferior, à respectiva bacia hidrográfica citada no bloco superior.

1. Bacia Amazônica

2. Bacia do Tocantins

3. Bacia do São Francisco

4. Bacia do Paraná

5. Bacia do Uruguai

( ) É a segunda maior bacia hidrográfica situada inteiramente em território brasileiro

( ) Parte do regime de alimentação do rio principal dessa bacia hidrográfica é do tipo nival

( ) É a bacia hidrográfica que sofreu o maior número de represamentos para geração de energia

( ) Nessa bacia hidrográfica, destaca–se a atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que luta pelos direitos das famílias desalojadas pelas usinas hidrelétricas

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 3–1–4–5

b) 3–1–2–4

c) 2–1–5–4

d) 2–3–4–5

e) 2–4–5–3

Gab: A

Questão 152)

Um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo ocupa uma área de oitocentos e quarenta mil quilômetros quadrados, nos subsolos do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Os quatro países começaram recentemente um processo de mapeamento desse depósito denominado Aqüífero Guarani – em homenagem aos povos indígenas que viveram nessa região –, visando elaborar um projeto de proteção ambiental e manejo sustentável.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas sobre o Aqüífero Guarani.

I. A reposição do reservatório dá-se de forma natural pelas águas da chuva, por isso pode ser totalmente explorado, sem a preocupação de que o recurso se esgote.

II. A pureza de suas águas é ameaçada pelo uso de adubos e defensivos agrícolas, que se infiltram principalmente no solo do Brasil.

III. Cerca de 70% de sua extensão está localizada no Brasil, abrangendo quase a área total do país, o que propicia o melhor uso de suas águas pelos brasileiros.

IV. Durante milênios, águas da superfície foram se infiltrando na rocha, graças à permeabilidade do arenito, até inundar grande extensão da camada impermeável e formar, assim, um imenso reservatório.

Estão corretas apenas

a) II e IV.

b) I, II e III.

c) II e III.

d) I, III e IV.

e) I e IV

f) I.R.

Gab: A

Questão 153)

Observe o mapa referente ao projeto de transposição de águas do São Francisco.

clip_image018

Revista Discutindo Geografia, Ano 2, nº 10. p. 22.

Considerando seus conhecimentos e as informações obtidas, analise as proposições.

I. O projeto prevê uma mudança no curso do rio São Francisco, para beneficiar áreas do semi–árido nordestino.

II. Os maiores custos de execução do projeto deverão ocorrer na construção de açudes para o armazenamento da água, já que todo o transporte será feito por gravidade, aproveitando o relevo plano do sertão.

III. O projeto prevê uma redistribuição de parte das águas do São Francisco para bacias menores, através da construção de canais artificiais.

IV. A realização desse projeto poderá ter grandes impactos para os pequenos agricultores, que sobrevivem das culturas de vazantes.

Estão corretas

a) apenas I e II.

b) apenas II e III.

c) apenas III e IV.

d) apenas I e IV.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Questão 154)

Leia o trecho proposto

clip_image020

IBGE, Tipos e Aspectos do Brasil. 1970. p. 75.

“Quando a água escasseia e as matas se transformam no estertor da garrancharia côr de ferrugem; quando as pedras chamuscam como brasas os pés que percorrem estradas e, nos campos, os incêndios são provocados pela combustão fácil da almácega e dos paus ressequidos, é nos terrenos mais baixos que o homem encontra refrigério, socorro. Aí, a umidade permanece verão adentro, nos solos em que predomina a argila negra ou o barro massapê, ocorrências originadas pela sedimentação de compostos químicos arrastados pela água da chuva.”

Francisco Barboza Leite

IN: IBGE. Tipos e Aspectos do Brasil. 1970. p. 75.

Sobre a região de maior umidade a que o texto se refere, onde se bebe “água de cacimba”, pode–se afirmar:

a) São “brejos” que ocorrem nos fundos de vale do sertão nordestino.

b) São “corixos” do Pantanal mato–grossense.

c) São áreas de “cabeceiras” de drenagem dos planaltos interioranos.

d) São áreas de “aluvião” que ocorrem nas zonas mais secas do Centro–Oeste.

e) São “baixios” dentro da área de cerrado, no norte do país.

Gab: A

Questão 155)

O povo do rio está sendo cada vez mais afastado de suas beiras, tomadas pelas fazendas de gado e pelos grandes projetos agroindustriais. (...) Vivemos hoje uma nova invasão no vale do rio e os "novos índios" a serem exterminados são os pobres que o habitam.

(Adaptado de Nancy Mangabeira Unger. Da foz à nascente: o

recado do rio. São Paulo: Cortez. Campinas: editora da Unicamp,

2001. p. 173)

A situação descrita ocorre no rio

a) Paraná, cujo aproveitamento gera riqueza para os ribeirinhos.

b) São Francisco, onde a ocupação intensiva pode torná-lo temporário.

c) Araguaia, que possibilita a ocupação de novas áreas do interior do país.

d) Paraná, onde a população ribeirinha sobrevive à exploração do capital.

e) São Francisco, onde o capital organiza o espaço e exclui os ribeirinhos.

Gab: E

Questão 156)

A polêmica em torno do projeto de transposição do Rio São Francisco retoma o problema da escassez de água na região semi-árida do Nordeste brasileiro e, ao mesmo tempo, levanta questões ambientais, sociais e econômicas.

clip_image022

A partir do texto e do mapa, analise as afirmativas a seguir:

I. O projeto de transposição vai desviar um trecho do curso do rio São Francisco para que suas águas possam abastecer os pequenos rios e açudes da Região Nordeste que possuem um déficit hídrico durante o período de estiagem.

II. Os cursos superior e inferior do rio São Francisco apresentam regimes pluviométricos constantes enquanto o seu curso médio atravessa áreas de clima semi-árido com chuvas escassas e irregulares.

III. A crescente derrubada das matas ciliares que cobrem as margens do rio São Francisco e de seus afluentes provoca o assoreamento dos leitos dos rios e a formação de bancos de areia, o que prejudica a navegação.

IV. As vozes dos varzeiros contra a transposição não são ouvidas pois as decisões são tomadas e utilizadas a favor das grandes empresas agrícolas, dos lobbies e de investidores com interesse em expandir seus negócios na região.

a) apenas as afirmativas I e III estão corretas;

b) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;

c) apenas as afirmativas II e III estão corretas;

d) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;

e) todas as afirmativas estão corretas.

Gab: D

Questão 157)

Sabendo que existem cinco Bacias Hidrográficas Principais no Brasil, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e assinale a alternativa correta.

I. Bacia do Tocantins

II. Bacia do São Francisco

III. Bacia Amazônica

IV. Bacia do Paraná

V. Bacia do Uruguai

( ) nasce da junção dos rios Canoas e Pelotas; seu potencial hidráulico ainda é pouco utilizado, destacando-se as usinas hidrelétricas de Garibaldi, Socorro, Iraí, Pinheiro e Machadinho.

( ) no tocante à utilização do potencial hidráulico, sua bacia é a mais aproveitada para a construção de usinas hidrelétricas como Furnas, Ibitinga e o complexo de Urubupungá, com as usinas de Jupiá e Ilha Solteira, além da maior hidrelétrica do mundo, a usina binacional de Itaipu.

( ) localizada em uma região de clima equatorial onde seus afluentes provêm tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul, registra a ocorrência de inúmeras cachoeiras e quedas-d'água, especialmente nos rios Xingu (usina de São Félix), Tapajós, entre outros.

( ) localizada em uma região de clima equatorial onde seus afluentes provêm tanto do hemisfério norte quanto do hemisfério sul, registra a ocorrência de inúmeras cachoeiras e quedas-d'água, especialmente nos rios Xingu (usina de São Félix), Tapajós, entre outros.

( ) uma das que podem ser consideradas totalmente brasileiras. É navegável no trecho que vai de Pirapora (MG) até Juazeiro (BA). Abriga as usinas hidrelétricas de Três Marias e Moxotó, entre outras.

a) II; I; III; V; IV;

b) V; I; IV; III; II;

c) I; IV; V; II; III;

d) II; I; IV; V; III;

e) V; IV; III; I; II.

Gab: E

Questão 158)

Harald Sioli, classificou os rios amazônicos em três tipos: rios de águas brancas, rios de águas pretas e rios de águas claras. As características fundamentais dos rios de águas brancas são:

a) A água é turva, lamacenta, amaraleda, e são relativamente mais ricos quimicamente e em nutrientes inorgânicos

b) Carregam em suas águas apenas pequena quantidade de material em suspensão

c) A água é mais ou menos transparente

d) As águas são sempre muito ácidas

e) São extremamente pobres em íons inorgânicos, mas podem ser ricos em matéria húmica

Gab: A

Questão 159)

O rio genuinamente brasileiro é o:

a) São Francisco

b) Paraná

c) Amazonas

d) Uruguai

e) Paraguai

Gab: A

Questão 160)

Baseado em seus conhecimentos e na leitura do mapa abaixo, considere a validade das proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso):

clip_image024

VASCONCELOS, Lia. O sertão vai virar mar? Desafios do desenvolvimento, jan. 2005, p.48

( ) O Governo Federal estuda a implantação do projeto de transposição do rio São Francisco para reduzir a escassez de água em uma parte do semi-árido nordestino.

( ) A escassez de água no Nordeste brasileiro é um problema secular que se dá especialmente pela má distribuição espacial e temporal das chuvas e pelo elevado índice de evaporação.

( ) A transposição da água para a zona do sertão nordestino trará desenvolvimento para os estados do Piauí, Maranhão e, especialmente, Pará.

( ) O rio São Francisco tem sua nascente em Minas Gerais, percorrendo os estados de Pernambuco e Ceará, sendo caracterizado como um corpo de água temporário.

Marque a seqüência correta:

a) FFVF

b) VFVF

c) VVFF

d) FVFF

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis