segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 25

Questão 495)

A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) foi criada por lei, em 1973, com a finalidade de possibilitar ações conjuntas de planejamento entre os municípios agrupados em torno da capital do Estado.

Assinale a alternativa incorreta em relação à RMPA.

a) Dentro da RMPA o eixo Porto Alegre-Novo Hamburgo é o que apresenta o menor processo de conurbação, devido à pouca cooperação entre os municípios ao longo do eixo.

b) Na RMPA, concentra-se um grande número de municípios com elevados Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, devido ao alto grau de industrialização existente na área, sendo o município de Triunfo o de maior PIB per capita dos municípios da Região.

c) A RMPA concentra cerca de 1/3 da população do Rio Grande do Sul, sendo que todos os municípios gaúchos com mais de 1.000 hab / km2 estão localizados na Região.

d) É na RMPA que a indústria química do Estado concentra suas principais unidades de produção, onde se destacam o refino do petróleo e a utilização de seus subprodutos.

e) O crescimento demográfico, as migrações e os processos políticos emancipatórios possibilitaram o aumento do número de municípios da RMPA nos últimos dez anos.

Gab: A

Questão 496)

As migrações internas no Brasil vêm ocorrendo desde o período colonial. Apesar de terem sido intensificadas no início deste século, acentuaram-se, principalmente, após 1950. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A região Nordeste contribuiu, principalmente a partir de 1930, com importante contigente de migrantes para a região Sudeste.

II. As migrações rural-urbanas, também conhecidas como êxodo rural, tiveram pouca significação no conjunto das migrações internas.

III. A partir dos anos 70 e 80, alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste passaram a receber grande quantidade de migrantes oriundos das regiões: Nordeste, Sul e Sudeste, do país.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer corretamente que:

a) I e II são verdadeiras.

b) I e III são verdadeiras.

c) II e III são verdadeiras.

d) Apenas I é verdadeira.

e) Apenas II é verdadeira.

Gab: B

Questão 497)

Sobre a urbanização brasileira, é correto afirmar que:

a) o processo de urbanização ocorre através de intenso crescimento industrial que se distribui de forma igualitária por todas as regiões brasileiras.

b) as áreas pouco urbanizadas das regiões Norte e Nordeste possuem redes urbanas integradas através de intensos fluxos de mercadorias e pessoas.

c) com o aumento das taxas de urbanização o Estado implantou uma reforma urbana em que as populações de baixa renda têm acesso ao solo urbano e à habitação.

d) nas metrópoles brasileiras, modernos sistemas de transporte de massa foram implantados, atendendo à maioria da população.

e) a urbanização trouxe como conseqüência o aumento do desemprego e subemprego nas metrópoles e nas cidades de grande e médio porte.

Gab: E

Questão 498)

No ciclo hidrológico natural, a água de chuva percorre três caminhos: a evaporação, a infiltração e o escoamento superficial. Em áreas urbanas, a densidade de edificações interfere no volume de água de chuva que percorre cada um desses caminhos.

Trajetória da água pluvial em Porto Alegre

clip_image002

Adap. Atlas Ambiental de Porto Alegre: 1998

A tabela acima apresenta situações diversas quanto ao grau de urbanização e aos caminhos da água de chuva na cidade de Porto Alegre. Tomando como base o exemplo da capital gaúcha:

a) explique as variações nos índices de escoamento superficial em função da densidade da urbanização.

b) mencione e explique pelo menos dois riscos ambientais relacionados à variação do volume de escoamento superficial em áreas urbanizadas.

Gab: A questão aborda o problema dos caminhos seguidos pelas águas e apresenta uma tabela onde estão dados sobre as variações que ocorrem em conseqüência do avanço da urbanização.

a) A urbanização significa, na prática, a ocupação humana concentrada em pequenas áreas. A construção de cidades, com seus prédios, casas, ruas pavimentadas, cria espaços onde o solo é impermeabilizado. Nessa situação, as águas encontram grande dificuldade em infiltrar-se nos terrenos, agora recobertos artificialmente e muito maior facilidade em escorrer superficialmente. No gráfico, vemos que enquanto a infiltração cai de 50% para apenas 15%, a água de escoamento aumentou de 10% para 55%.

b) O aumento do volume das águas de escoamento superficial traz vários problemas às populações e à economia, como estamos vendo, pela TV, neste janeiro/2000.

— O solapamento de encostas urbanizadas com os conseqüentes desbarrancamentos.

— As inundações de vastas áreas ao redor de rios que cortem a região urbanizada, pois suas várzeas são ocupadas e todas as águas e esgotos da região são canalizadas para o rio.

— As inundações causam graves prejuízos aos moradores que perdem casas e bens e às atividades econômicas que, paralisadas, terão o seu lucro cessante e as despesas aumentadas.

Questão 499)

Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.

2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.

Estão corretas as alternativas:

a) 1 e 3.

b) 2 e 4.

c) 1, 2 e 3.

d) 2, 3 e 4.

e) 1, 2, 3 e 4.

Gab: E

Questão 500)

A integração de cidades contíguas e a expansão da economia terciária num inter-relacionamento complementar contribuem de maneira decisiva para a formação:

a) dos cinturões de favelas no espaço rural amazônico.

b) das regiões metropolitanas brasileiras.

c) das chamadas zonas portuárias no Nordeste especialmente.

d) de aglomerados populacionais de natureza étnica no Sul.

e) de grandes núcleos fabris no centro das grandes cidades do Centro-Sul.

Gab: B

Questão 501)

A concentração populacional e a função das cidades auxiliam a caracterizar uma hierarquia urbana. No Rio Grande do Sul são exemplos de cidades com função de metrópole regional, centro regional e centro local, respectivamente,

a) Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas.

b) Porto Alegre, Pelotas e Taquara.

c) Caxias do Sul, Uruguaiana e Gramado.

d) Pelotas, Cruz Alta e Santa Maria.

e) Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.

Gab: B

Questão 502)

INSTRUÇÃO: considere o texto “Migração e Vida Urbana”, apresentado abaixo.

MIGRAÇÃO E VIDA URBANA

Os que pensam que a urbanização é um bem sustentam que a emigração para a cidade faz parte de um processo dinâmico de desenvolvimento. Os que pensam que é um mal estimam que o excesso de população rural torna-se um excesso de população urbana e provoca uma superurbanização, na qual um setor nãoestruturado, ineficaz e improdutivo, composto de vendedores ambulantes, de engraxates, de pequenos “faz-tudo” instalados nas calçadas, e de outros trabalhadores ditos marginais torna-se cada vez mais importante.

A vida urbana tem seu lado positivo, mas principalmente no que diz respeito a empregos e não no que concerne aos ganhos dos trabalhadores. Talvez um trabalhador ganhe mais que um camponês, mas será que isto lhe permite satisfazer suas necessidades básicas em matéria de alimentação, saúde, moradia e educação?

A única afirmativa que não se relaciona diretamente com o texto é:

a) A grande concentração populacional supõe um setor terciário “hipertrofiado”, com pouca circulação de capital.

b) O êxodo rural é um movimento migratório que impulsiona a urbanização.

c) A maioria dos camponeses que invade as cidades não consegue empregos com remuneração condizente para o sustento.

d) O processo de urbanização está intimamente relacionado ao excedente populacional do campo que se dirige aos centros urbanos.

e) A população que migra para a cidade, nos países subdesenvolvidos industrializados, é absorvida pelo trabalho no setor secundário da economia.

Gab: E

Questão 503)

INSTRUÇÃO: considere o gráfico e as afirmativas que relacionam o processo de urbanização ao contexto econômico do Brasil. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA/RURAL NO BRASIL (em 1 000 habitantes)

1. Rural

2. Urbana

3. Total

clip_image004

Fonte: Anuário Estatístico do Brasil – 1992, IBGE.

I. A partir dos anos 50, a indústria passou a desempenhar um papel importante na economia brasileira, colaborando para o crescimento da população urbana.

II. Em 1990, mais de 70% da população brasileira concentrava-se nas áreas urbanas .

III. Apesar do crescimento das cidades, demonstrado pelo gráfico, nos últimos cinqüenta anos não se evidencia um processo de urbanização.

IV. O acelerado crescimento urbano das últimas décadas provocou conurbação urbana, manchas urbanizadas onde fica difícil a distinção de limites territoriais.

A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa:

a) I e II

b) I, II e III

c) I, II e IV

d) II e III

e) III e IV

Gab: C

Questão 504)

De cidade a cidade, de um bairro a outro, as paisagens urbanas mudam, assim como as suas atividades. Essa afirmativa e os conhecimentos sobre a Questão urbana e a dinâmica demográfica, no Brasil, permitem afirmar:

01. A expansão da lavoura comercial de grãos, implantada com o uso da mecanização, gerou intenso processo de êxodo rural na Região Centro-Oeste, levando-a a um acentuado crescimento da população urbana nas últimas décadas.

02. O processo de urbanização do país revela uma melhoria na qualidade de vida das populações, nas cidades médias do Sul e Sudeste, em razão da maior oferta de serviços.

04. A distribuição espacial da população, nas cidades, acompanha a condição social dos habitantes, reforçando as desigualdades existentes.

08. As periferias urbanas se caracterizam pela mescla de habitações e atividades típicas do meio rural e do meio urbano, criando um espaço “rururbano”.

16. A política demográfica brasileira é oficialmente a favor do controle da natalidade, estimulando as populações pobres ao planejamento familiar através de métodos anticoncepcionais.

32. O processo de urbanização, no Brasil, teve início na época colonial, quando a população rural não crescia tanto quanto a população urbana, e a economia nacional baseava-se nas atividades primárias voltadas para a exportação.

64. A cidade de Brasília tem fraca atividade industrial e não se constitui área metropo-litana nem metrópole regional, apesar de exercer a função de capital político-admi-nistrativa do país.

Gab: 13

Questão 505)

Sobre o deslocamento da maioria da população brasileira que habitava o campo em direção às cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural, é correto afirmar:

01. Foi conseqüência da implantação de modernas relações capitalistas na produção agropecuária, as quais tendem a subordinar a agricultura e o campo à cidade e à indústria.

02. Ocorreu num ritmo bastante acelerado, transferindo, no período de poucas décadas (1950 à 1980), a maioria da população para o meio urbano.

04. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a ocorrência de ondas sucessivas de concentração de latifúndios em áreas primitivamente ocupadas pela pequena propriedade.

08. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a alteração das relações de trabalho na agricultura, sendo que parceiros e meeiros, colonos e moradores das fazendas foram rapidamente substituídos por assalariados temporários (volantes ou bóias-frias).

16. Um fator que contribuiu para a intensificação deste fenômeno foi a entrada no país, a partir da década de 1950, de várias empresas multinacionais ligadas ao setor agrícola, que compraram extensas áreas para a produção monocultora de matéria-prima para as suas indústrias, estando aí a origem dos grandes latifúndios até hoje existentes no país.

32. A região Sul do Brasil foi a única que não apresentou uma taxa de êxodo rural significativa até o momento, pelo fato de predominar a pequena propriedade que ocupa solos férteis e tem alta produtividade.

Gab: 15

Questão 506)

De acordo com o ICV* dos municípios brasileiros, 25 milhões de pessoas com 16 anos ou mais (ou 24% da população brasileira) são considerados miseráveis, com renda familiar de até R$ 234,00. Veja como eles estão distribuídos pelas regiões brasileiras: (*) O ICV (índice de condições de vida) é utilizado pela ONU para caracterizar as condições de vida das populações dos diferentes países. É baseado em dados a respeito da renda familiar per capita, analfabetismo, concentração de renda, porcentagem de crianças que não freqüentam escolas e que trabalham, acesso a água e esgoto, esperança de vida ao nascer e mortalidade infantil, entre outros.

clip_image006

a) De acordo com o mapa, quais são as regiões C e E?

b) Considerando o processo de ocupação do território brasileiro, explique por que os índices de miséria das regiões C e E são diferentes.

Gab:

a)

– Região C: nordeste

– Região E: sul

b)

– Região C: “colônia de exploração”

• concentração de terras

• monocultura comercial (mercado externo)

• grande propriedade

• inicialmente com mão-de-obra escrava

– Região E: “colônia de povoamento”

• pequena propriedade familiar

• “colônia de povoamento”- imigrantes europeus

• mão-de-obra assalariada

Questão 507)

Todas as alternativas abaixo, referentes à evolução da hierarquia urbana brasileira, são corretas, EXCETO a que diz que:

a) os pequenos núcleos urbanos, até meados dos anos 70, apresentavam um isolamento da população em relação à metrópole nacional, principalmente em função das distâncias.

b) os processos de conurbação e os avanços tecnológicos favoreceram os deslocamentos, tornando as distâncias elementos superáveis, como nos movimentos pendulares.

c) a integração do território, via industrialização e transportes, a partir da década de 40, estruturou uma rede urbana nacional.

d) as metrópoles brasileiras, ao longo de sua formação, abrigaram populações oriundas dos movimentos intra e inter-regionais.

e) a ampliação da rede urbana, ao mesmo tempo que estimulou os movimentos migratórios internos, favoreceu a ampliação dos serviços e permitiu sua acessibilidade para toda a população.

Gab: E

Questão 508)

Observe atentamente o mapa do Brasil, e assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

clip_image008

FONTE: Adaptado de Geoatlas de Maria H. Simielli. São Paulo, Ática, 1996.

01. O centro econômico, formado pelas duas metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro, é altamente industrializado e urbanizado, considerado por alguns estudiosos como uma megalópole.

02. As setas indicam que a Amazônia é uma área de repulsão das fronteiras agrícolas e do povoamento, por se constituir numa região desprovida de toda e qualquer infra-estrutura.

04. A área de número 3 corresponde à região Sul, com duas metrópoles regionais, e possuidora de uma agroindústria moderna, além de pólos regionais industriais diversificados.

08. O no 5 assinala a região do sertão nordestino, uma área pouco povoada e com problemas econômicos, em que às dificuldades originadas pelo clima, somam-se as de fundo político.

16. É possível identificar, no mapa, grosso modo, três macrorregiões distintas, vinculadas à dinâmica da acumulação capitalista em que o no 4 destaca-se pela concentração industrial.

Gab: 13

Questão 509)

A partir da década de 70, a população brasileira tornou-se predominantemente urbana. Dentre outros fatores, contribuiu para essa realidade o(a)

a) aparecimento das agrovilas.

b) surgimento de superpopulação no meio rural.

c) diversificação do mercado urbano, possibilitando a absorção total da mão-de-obra rural.

d) deslocamento da mão-de-obra rural para as cidades, em virtude da modernização da agropecuária.

Gab: D

Questão 510)

Assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre os centros tecnológicos nordestinos e suas respectivas especializações:

clip_image010

Gab: A

Questão 511)

Observe a figura abaixo.

clip_image011

Com base nessa figura e na divisão político- administrativa vigente atualmente no território brasileiro, considere as afirmações abaixo:

I. A, B e C são metrópoles regionais.

II. x, y e z são sedes distritais.

III. Toda sede de município, no Brasil, é considerada, por lei, uma cidade.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) Apenas II e III.

Gab: E

Questão 512)

A partir da década de 80 vem ocorrendo no Brasil um crescimento maior das pequenas e médias cidades e, simultaneamente, a diminuição das regiões metropolitanas. A esse processo dá-se a denominação correta de:

a) Metropolização crescente.

b) Hierarquização urbana.

c) Conurbação acelerada.

d) Sistema integrado de cidades.

e) Desmetropolização.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis