terça-feira, 13 de setembro de 2016

Questões Enem Formas e Estruturas do Relevo 3

Questão 41)

Um pesquisador, investigando os principais aspectos do meio natural de uma área semiárida do Nordeste brasileiro defrontou-se com a paisagem fotografada e exposta a seguir.

clip_image002

Qual deverá ser a denominação que o pesquisador utilizará para definir esses elementos paisagísticos?

a) Inselbergues sedimentares.

b) Matacões.

c) Afloramentos sedimentares.

d) Falhas.

e) Dobras.

Gab: B

Questão 42)

A paisagem exibida a seguir foi fotografada numa determinada área do Estado do Piauí. Examine-a.

clip_image004

Pelos aspectos observados é correto concluir que se trata de um(a):

a) Voçoroca.

b) Fratura tectônica.

c) Duna erodida.

d) Terraço marinho degradado.

e) Restinga fluvial erodida.

Gab: A

Questão 43)

A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira. Observe-a.

clip_image006

Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é tipica do seguinte tipo de relevo:

a) paisagens geomorfológicas fluviais apalachianas.

b) planaltos cristalinos.

c) cuestas flúvio-lacustrinas.

d) planicies fluviais.

e) maciços residuais.

Gab: D

Questão 44)

No mapa a seguir existe uma área clara indicada por uma seta. Observe-a.

clip_image008

Essa área indicada notabiliza-se por apresentar o domínio de:

a) Climas subúmidos e quentes.

b) Vegetação xerófila exuberante.

c) Terrenos sedimentares.

d) Minifúndios e policultura.

e) Amplas superfícies de erosão elaboradas em áreas cristalofilianas.

Gab: C

Questão 45)

Dois pesquisadores estavam realizando um trabalho de campo com finalidades voltadas ao meio ambiente e se defrontaram com a paisagem mostrada a seguir. Examine-a atentamente.

clip_image010

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?

Com relação às características observadas pelos pesquisadores, é correto afirmar que:

00. o espaço natural está sendo usado pelo homem, para atender às suas necessidades de maneira ecosustentável e correta, portanto.

01. o plantio realizado na área está correto, pois se mostra realizado no sistema de plantio em curvas de nível.

02. os processos erosivos demonstram, de maneira inequívoca, que o uso dos solos está sendo realizado de maneira condenável, do ponto de vista técnico-científico.

03. a erosão linear, que se observa na área discretamente colinosa, reflete, sobretudo, a existência local de rochas ígneas mais frágeis, que são vulneráveis ao intemperismo físico.

04. está dominando, na paisagem, um tipo de erosão, comum em ambientes onde a cobertura vegetal foi retirada, denominado “erosão em sulcos”; a aceleração dessa modalidade erosiva pode gerar o voçorocamento no solo.

Gab: FFVFV

Questão 46)

Os deslizamentos são (...) fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.

(Nelson F. Fernandes e Cláudio P. do Amaral,

Movimento de massa: uma abordagem

geológica-geomorfólogica, 1996.)

clip_image012

(Scientific American Brasil, n.º 94, março 2010.)

Sobre os deslizamentos, afirma-se:

I. A região Sudeste do Brasil, por suas condições climáticas e grandes extensões de mares de morros, está sujeita aos desastres associados aos movimentos de massa nas encostas.

II. Os deslizamentos que ocorreram em 2010, em Angra dos Reis (RJ), São Luís do Paraitinga (SP) e em Niterói (RJ) tiveram como causas tanto fenômenos naturais como ação antrópica.

III. Diversas metrópoles brasileiras convivem com acentuada incidência de deslizamentos induzidos por cortes para implantação de moradias e de estradas, desmatamentos, atividades de pedreiras, disposição final do lixo, com grandes danos associados.

Estão corretas as afirmações

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, apenas.

d) III, apenas.

e) I, II e III.

Gab: E

Questão 47)

Em 1902 os paulistas organizam o primeiro campeonato de futebol no Brasil. No mesmo ano, surgem os primeiros campos de várzea, que logo se espalham pelos bairros operários, e já em 1908/1910, a várzea paulistana congregava vários e concorridos campeonatos, de forma que São Paulo não é apenas pioneira nacional no futebol “oficial”, mas também, e sobretudo, no “futebol popular”. A retificação dos rios Pinheiros e Tietê, a partir dos anos 1950, eliminou da paisagem urbana inúmeros campos de várzea, provavelmente mais de uma centena.

(Adaptado de G.M. Jesus, “Várzeas, operários e futebol: uma outra

Geografia”. Geographia. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 84-92, 2002.)

Várzea é uma forma geomorfológica associada às margens de rios caracterizadas pela topografia plana (o que facilita o uso como campos de futebol) e

a) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre o terraço e o rio.

b) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos grossos. Está posicionada entre o terraço e o rio.

c) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.

d) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.

Gab: A

Questão 48)

No Nordeste brasileiro, existe uma ampla unidade de paisagem, muito estudada, por sinal, pela Geografia. Essa unidade é conhecida como “Depressão Sertaneja”. Identifique as características dessa depressão.

1. Apresenta, em algumas áreas, ocorrências minerais, como, por exemplo, a Schelita, a Magnesita e Gipsita, além de pegmatitos.

2. Possui uma precipitação pluvial média anual, que se situa entre 400 - 900mm, e elevada taxa de evaporação.

3. As chuvas são concentradas em curto período do ano, e a estação seca, provocada pelo avanço de frentes frias, é longa (sete meses ou mais).

4. Baixo potencial de águas subterrâneas, exceto nas localidades em que dominam os terrenos graníticos e gnáissicos.

5. Inexistência de ablação dos horizontes superficiais dos solos que, em geral, são medianamente desenvolvidos.

6. Apresenta, muitas vezes, problemas de salinização dos solos, sobretudo nos ambientes de baixadas.

Somente está CORRETO o que se afirma em

a) 1 e 3.

b) 1, 2 e 6.

c) 2, 3 e 5.

d) 1, 4 e 6.

e) 1, 2, 3, 5 e 6.

Gab: B

Questão 49)

Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região.

clip_image014

(Euclides da Cunha, 1866 – 1909. Os Sertões,

cópia de Alfredo Aquino, 1979. Adaptado.)

Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos. A descrição refere-se

a) à Depressão Sertaneja e Sanfranciscana na região nordestina, no estado da Bahia, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco, de clima nordestino – semiárido.

b) ao Planalto Arenítico-Basáltico na região Sul, no estado de Santa Catarina, da vegetação de campos, da bacia hidrográfica do rio Paraná, de clima de altitude – tropical de altitude.

c) ao Planalto das Guianas na região Nordeste, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco e bacias secundárias, de clima equatorial.

d) ao Planalto Atlântico na região Sudeste, da mata atlântica, da bacia hidrográfica do rio Paraná e bacias secundárias, de clima árido.

e) ao Planalto Central Brasileiro na região Norte, da bacia hidrográfica do rio Tocantins, da vegetação de campos, de clima de altitude – tropical de altitude.

Gab: A

Questão 50)

Um grupo de pesquisadores deslocou-se a uma determinada região do Brasil. Do topo de uma elevação, um deles fez um esboço geomorfológico da paisagem, conforme reproduzido a seguir.

clip_image016

Esse esboço permite as seguintes conclusões:

00. a paisagem é muito antiga e foi submetida a prolongadas fases erosivas, mas não recebeu influências tectônicas locais.

01. as áreas que possuem litologias mais resistentes, em especial rochas ígneas intrusivas, destacam-se na paisagem como áreas altimetricamente mais elevadas.

02. alguns rios sofreram um controle estrutural; isso pode ser deduzido mediante a observação do padrão de drenagem assumido.

03. os relevos tabulares observados em alguns trechos revelam restos de uma bacia sedimentar; são, portanto, exemplos de morfoestruturas.

04. são vistos na paisagem relevos residuais que podem ser incluídos na categoria de inselbergues e até de maciços residuais.

Gab: FVVVV

Questão 51)

Observe a foto a seguir, referente ao evento ocorrido durante a passagem de ano (2009/2010), na Ilha Grande (RJ).

clip_image018

Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/noticias/governo-federal-anuncia-

mais-r-50-milhoes-para-areas-afetadas-pelas-chuvas-no-rio-20100107.html.

Acesso em: 12 out. 2010. [Adaptado]

Segundo Bigarella, os movimentos de massa são reconhecidos como os mais importantes processos geomórficos modeladores da superfície terrestre. O escorregamento de rochas e solos é uma das classificações desse processo e está associado tanto à origem natural quanto ao modo intensificado por causa do uso e da ocupação antrópica. Conforme a situação representada na foto,

a) descreva o processo geomorfológico de escorregamento de rochas e solos;

b) identifique e explique dois fatores condicionantes – um de origem natural e outro de origem antrópica – relacionados à ocorrência de escorregamentos de rochas e solos.

Gab:

a) O processo geomorfológico de escorregamento de rochas e solos são colapsos das vertentes que ocorrem de forma rápida. Estão associados aos períodos de aumento de precipitação, em que os solos saturam e ficam mais pesados. Em decorrência disso o solo se desprende das camadas de rochas e é revolvido e direcionado no sentido à jusante.

b) Fatores condicionantes naturais relacionados à ocorrência de escorregamentos:

• Excesso de precipitações, que acelera o processo de saturação dos solos e rochas.

• Estrutura geológica, de uma área de grande movimentação tectônica, como é o caso da Serra do Mar, que intensifica ainda mais esse processo em função das fraturas existentes nas rochas, que também estão sujeitas a preenchimento de água.

• Alta declividade de morros e encostas: a inclinação das rampas das vertentes aumenta a energia e a velocidade de transporte de materiais.

• Presença de solos rasos, que aumentam a susceptibilidade de deslocamentos (vulnerabilidade ou riscos) de deslocamentos de materiais.

Fatores condicionantes antrópicos relacionados à ocorrência de escorregamentos:

• Desmatamentos: a retirada da vegetação desestabiliza o solo, bem como reduz seu potencial de infiltração.

• Peso acumulado sobre o solo, como pedreiras, depósitos de resíduos sólidos e ocupações residenciais.

• Corte da encosta para a construção de estradas, que desestabiliza o solo.

• Ausência de obras de engenharia adequadas as características de declive das vertentes.

• Adensamento populacional: diminui as áreas de permeabilização do solo e infiltração das águas pluviais.

Questão 52)

A figura abaixo apresenta uma visão parcial da Ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco.

clip_image020

Imagem extraída do sitio: www.vibreleve.com/.../fernandode-noronha/.

Sobre o processo de formação da Ilha de Fernando de Noronha, podemos afirmar que:

a) É uma ilha oceânica de origem vulcânica.

b) É considerada uma ilha oceânica de origem biológica.

c) É uma ilha costeira de origem sedimentar.

d) É uma ilha de origem metamórfica.

e) É uma ilha formada na plataforma continental, também chamada de ilha costeira. Pode ser de origem vulcânica, sedimentar ou biológica.

Gab: A

Questão 53)

O texto a seguir aborda um dos grandes compartimentos de relevo observados no Nordeste brasileiro. Leia-o.

“Trata-se de um conjunto de formas de relevo que, esculpidas no cristalino,acham-se inteiramente contidas na região nordestina. Geologicamente , corresponde o conjunto a um dos compartimentos, ou núcleos,melhor individualizados. Sua individualidade foi mais precisa, ainda, no Cretáceo. Nesse conjunto encontram-se as áreas de maior altitude no Estado de Pernambuco. No Terciário, esforços epirogênicos começaram a soerguê-lo. Estende-se de Alagoas até o Rio Grande do Norte.”

O conjunto referido corresponde à (ao):

a) Chapada do Apodi.

b) Pediplano Sanfranciscano.

c) Planalto da Borborema.

d) Depressão Sertaneja

e) Pediplano Nordestino.

Gab: C

Questão 54)

A superfície terrestre é constituída pelo dinamismo da natureza do planeta. Essa mesma superfície é fruto de fenômenos internos e externos que acontecem segundo o tempo geológico da Terra e, por vezes, acelerado pela ação humana.

Considerando o acima exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O Domínio Amazônico abriga o maior corpo florestal homogêneo do mundo, reflexo de um clima com grande variação térmica e cujo desmatamento objetiva o aproveitamento dos solos muito férteis para uso agrícola.

b) A expressão relevo designa as formas apresentadas pela crosta terrestre, resultantes da ação de agentes internos e externos, sendo que, neste último, aparece a ação antrópica responsável por grandes alterações no ambiente.

c) As frentes frias no Sul do Brasil são resultantes do encontro das massas de ar Polar atlântica e da Tropical atlântica que, junto a outros fatores, chegam a provocar os chamados desastres naturais.

d) Os solos, tão necessários à vida, correspondem à película delgada de material terroso e são produto da complexa interação atmosfera, litosfera e biosfera.

Gab: A

Questão 55)

A respeito da organização do espaço terrestre — clima, modelado terrestre, solos como matrizes e produção do espaço socioeconômico e populacional —, é correto afirmar:

a) O modelado terrestre é resultado do trabalho realizado pelo aquecimento solar, não havendo intervenção dos agentes biológicos.

b) Os estudos recentes de clima não têm grande utilidade na explicação de certas formas de relevo, como nas planícies cobertas pelas florestas equatoriais.

c) O processo de composição do solo pela desagregação das rochas é sempre rápido, fato que exerce um papel fundamental no aumento da produção de alimentos destinados aos povos dos países subdesenvolvidos.

d) O desenvolvimento crescente da indústria, seu aperfeiçoamento técnico e sua expansão ocasionaram grandes transformações na natureza, face às necessidades de recursos para a sua sustentação.

e) A atividade extrativa mineral, no Brasil, em grande parte conhecida como garimpagem, tem grande produção, devido à presença de capitais, de organização e de conhecimento científico do potencial das jazidas.

Gab: D

Questão 56)

Os principais tipos de relevo do Brasil foram esculpidos sobre rochas de milhões e milhões de anos. (TERRA..., 2010, p. 36).

Sobre os tipos de relevo, no Brasil, é correto afirmar:

a) A forma dominante do relevo é o planalto, onde os processos erosivos predominam sobre os processos de sedimentação.

b) As depressões da Amazônia Oriental, da Borborema e da borda oeste do rio Paraná merecem destaque entre as depressões brasileiras.

c) Os picos da Bandeira e Agulhas Negras, os mais elevados do país, sobressaem-se nas formações jovens do Sudeste.

d) Os dobramentos modernos atingiram duramente a região serrana do extremo norte do país.

e) As planícies típicas ocupam grande parte do território brasileiro, principalmente na Amazônia Ocidental.

Gab: A

Questão 57)

Rocha é um agregado natural composto por um ou vários minerais e, em alguns casos, resulta da acumulação de materiais orgânicos. As rochas são classificadas como ígneas, metamórficas ou sedimentares.

a) Quais são os processos de formação das rochas metamórficas?

b) A Região Sul do Brasil destaca-se na produção de carvão mineral, que é extraído de rochas sedimentares do período Carbonífero. Que condições ambientais permitiram a acumulação desse material orgânico e que processos levaram à posterior formação do carvão mineral?

Gab:

a) As rochas metamórficas originam-se da transformação, por ação da temperatura e da pressão, de rochas magmáticas (ígneas) ou sedimentares.

b) As condições ambientais que permitiram a acumulação desse material orgânico estão relacionadas com a presença de antigas formações florestais em área pantanosa com baixos níveis de oxigenação. Os processos que levaram à posterior formação do carvão mineral estão relacionados à fossilização do material orgânico que geraram vários estágios de carbonização, entre os quais a turfa, linhito, hulha e o antracito.

Questão 58)

Observe o mapa a seguir.

clip_image022

Em 1988, o ecólogo inglês Norman Myers propôs a criação do conceito de hotspot com o objetivo de resolver um dos dilemas dos conservacionistas: quais são as áreas mais importantes onde se deve preservar a biodiversidade na Terra? Conforme Myers, um hotspot deve conter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e haver perdido mais de 3/4 da vegetação natural existente na área.

Sobre os dois hotspots em terras emersas, assinalados no mapa:

a) Identifique e explique as causas da existência do hotspot em território brasileiro.

b) Explique as causas da existência do hotspot na Ásia equatorial.

Gab:

a) O hotspot destacado em território brasileiro é a Mata Atlântica. Originalmente localizada em extensa área próxima da faixa litorânea, apresenta elevados índices de umidade, característica que contribuiu para a grande diversidade de espécies aí presentes. Além disso, a Mata Atlântica tem muitas plantas que se adaptaram às amplas oscilações térmicas decorrentes da significativa variação latitudinal e altimétrica presente na região de sua ocorrência. Esse bioma começou a sofrer significativa redução de espécies a partir da colonização em território brasileiro, quando tornaram-se frequentes as atividades relacionadas ao extrativismo vegetal — principalmente a retirada de madeiras como o pau-brasil.

Ao longo dos últimos 500 anos, a intensa ocupação humana das áreas litorâneas, o desenvolvimento das culturas agrícolas de subsistência e exportação e o desenvolvimento urbano muito contribuíram para a redução de sua vegetação original.

b) Localizada nas proximidades da linha do Equador (baixa latitude), numa região com intensa ação dos ventos monçônicos de verão, a Ásia Equatorial tem elevados índices de temperatura e umidade, fatores que contribuíram para a grande quantidade de espécies endêmicas.

A destruição dessa floresta está associada a formação de amplas áreas agrícolas, com destaque para as plantações de arroz, seringueiras e outras culturas tropicais. Além disso, essa região destaca-se pela elevada concentração humana, o que exerce forte impacto sobre esse bioma, com a formação e ampliação das áreas urbanas.

Vale destacar, que, nos anos em que ocorre o fenômeno denominado “El Niño”, a Ásia Equatorial tem baixos índices pluviométricos, facilitando a ocorrência de queimadas.

Questão 59)

No ano de 2011 a mídia brasileira divulgou diversas tragédias causadas pelas chuvas e pelos deslizamentos de terras.

Sobre eles é correto afirmar, exceto:

a) Deslizamentos de terra são típicos movimentos rochosos causados por intemperismo químico de rochas sedimentares, que acumulam água das chuvas ao longo de muitos anos e que, por fim, acabam cedendo.

b) Os deslizamentos são muitas vezes originados por grandes acúmulos de água no solo, a partir de quedas de chuva, nascentes e fusão de neves, que contribuem para o aumento de peso da massa deslizante e – à medida que a pressão da água nos poros aumenta – reduzem a fricção entre as partículas constituintes.

c) Em decorrência do elevado teor de água, no fundo do plano de alguns deslizamentos o movimento se transforma num fluxo.

d) Os deslizamentos são frequentemente observáveis nos cortes feitos para a construção de estradas em areias fracas e argilas inadequadamente drenadas.

e) Existem deslizamentos em que o material deslocado mantém sua coerência como um único corpo, à medida que se move por um plano de deslizamento claramente definido.

Gab: A

Questão 60)

Relevo é o nome dado às rugosidades que ocorrem na superfície da terra. Sobre essas rugosidades pode-se afirmar, exceto:

a) Apesar de, em geral, ser pouco perceptível, o relevo está sempre em transformação.

b) As planícies fluviais brasileiras são formadas, em sua maioria, pelos sedimentos provenientes das chuvas e os trazidos pelas ondas do mar.

c) São agentes transformadores do relevo: a chuva, os rios, o mar, as variações de temperatura, o vento, o gelo, os terrenos, os vulcões, entre outros.

d) As serras cristalinas litorâneas, o planalto cristalino e a Serra do Mar no Sul do Brasil são formações muito antigas.

e) Em Santa Catarina, a planície litorânea é uma faixa de terras planas ou levemente onduladas situadas junto ao mar, formada por sedimentos flúvio-marinhos.

Gab: B

Questão 61)

Na atual classificação do relevo brasileiro, elaborada pelo geógrafo Jurandyr Ross (1996), destacam-se três unidades principais: planalto, planície e depressão. Nessa classificação, utilizou-se como critério a atuação de processos morfogenéticos (associados à ocorrência de bacias sedimentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, cinturões orogênicos, núcleos cristalinos, planícies e depressões) e processos morfodinâmicos (erosão e sedimentação).

Com base nos conhecimentos sobre a classificação de Jurandyr Ross, a relação entre as unidades de relevo, processos morfogenéticos e morfodinâmicos pode ser exemplificada respectivamente por:

clip_image024

Gab: B

Questão 62)

Leia o fragmento apresentado a seguir.

Os traços em relevo da mãe Terra são feitos por muitos escultores ao mesmo tempo. Há alguns escondidos debaixo da crosta terrestre, são justamente esses que nunca aparecem que constroem as grandes montanhas e também as maiores depressões: as vezes cospem fogo como vulcões, ou dançam como no baile das placas tectônicas. Há outros que são mais superficiais como o vento, o mar, os rios, todos fazendo parte do mesmo movimento: traz, leva, deposita, torna a retirar, mexe pra cá e depois pra lá, e assim vão pintando o sete nas telas da natureza. […] A natureza […] constrói coisas assim como as chapadas, os pães de açúcar, baías [...] e vez por outra dá na cabeça de fazer arranha-céus, tais como, as cadeias montanhosas.

FERNANDES, Manoel. Aula de geografia e algumas crônicas.

Campina Grande: Bagagem, 2003. p. 52. [Adaptado].

O fragmento faz referência às formas e processos de formação do relevo. Com base em sua leitura e nos seus conhecimentos sobre o relevo,

a) identifique duas das formas de relevo mencionadas no texto e dê exemplos dos nomes das feições encontradas no território nacional ou internacional e os locais onde elas ocorrem.

b) identifique e explique os dois conjuntos de processos de formação do relevo, mencionados no texto, considerando a origem dos processos.

Gab:

a) O candidato deverá identificar e apresentar a localização de uma das quatro formas do relevo terrestre (chapadas, baías, pães de açúcar, cadeias montanhosas):

– Exemplos:

• Chapada dos Veadeiros: localizada na porção norte do estado de Goiás;

• Chapada Diamantina: localizada na porção central do estado da Bahia;

• Chapada dos Guimarães: localizada na porção central dos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso;

• Baía de Guanabara: localizada na cidade e estado do Rio de Janeiro; Baía de Todos os Santos: localizada na cidade de Salvador e no estado da Bahia;

• Baía de Paranaguá: localizada na cidade de Paranaguá e no estado do Paraná;

• Complexo Pão de Açúcar: composto por morro da Babilônia, morro da Urca e morro do Pão de Açúcar, localizado na cidade e no estado do Rio de Janeiro.

• Corcovado, localizado na cidade e no estado do Rio de Janeiro;

• Pedra Branca: localizada no córrego do Pão de Açúcar, em Abre Campo, no estado de Minas Gerais;

• Morro do Cavalete: localizada na cidade de Pão de Açúcar, no estado de Alagoas;

• Montanhas Rochosas: ao longo da costa ocidental da América do Norte, abrangendo os países do Canadá e dos Estados Unidos, até a fronteira do México;

• Cordilheira dos Andes: ao longo da costa ocidental da América do Sul, abrangendo desde a Venezuela até a Patagônia e os países andinos (Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia), porção litorânea do Oceano Pacífico a oeste, entre os países do Chile e da Colômbia, na América do Sul;

• Cordilheira do Himalaia: planície indo-gangético, ao sul e no planalto tibetano, ao norte. Abrange cinco países: Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão, no continente asiático.

b) O candidato deverá identificar e explicar dois processos, segundo a origem, de formação do relevo:

– Processos endógenos: comanda a formação das feições do relevo por meio do condicionamento estrututural; ocorrem por meio da energia do interior da litosfera, com os movimentos das correntes de convecção e placas tectônicas e devido ao desgaste erosivo que é representado pelos diferentes tipos de rochas e arranjos estruturais na superfície terrestre.

– Processos exógenos: comanda a formação das feições do relevo por meio do condicionamento escultural; ocorrem por meio da energia do calor solar, que atua por meio dos agentes atmosféricos, como a ação físico e química na rocha, a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos.

Questão 63)

Embora possa provocar grandes catástrofes naturais, como as ocorridas no estado do Rio de Janeiro, principalmente em Nova Friburgo, no início do ano de 2011, os deslizamentos são fenômenos naturais que fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre. Nesse caso específico, a geomorfologia da área e o clima local foram lembrados como os principais responsáveis pelo fenômeno.

- Cite um fator climático e um elemento do clima e explique como eles influenciam a ocorrência dos referidos deslizamentos.

Gab:

Poderá citar, como elemento climático, a precipitação pluviométrica abundante na ocasião de ocorrência do fenômeno como sendo um dos fatores de grande influência. Como fator do clima, poderá citar o relevo acidentado que, com declividade superior a 25%, contribuiu diretamente. Poderá ainda citar a estrutura geológica também como um elemento a mais, em que as rochas abaixo da camada dos solos serviram como barreira impermeabilizadora, forçando o escoamento das águas. A junção de todos esses elementos resultou na ocorrência dos referidos deslizamentos.

Questão 64)

O território brasileiro é formado, basicamente, por duas unidades geológicas: os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, cuja ação dos agentes modeladores deu origem a três formas básicas de relevo denominados de planaltos, planícies e depressões.

Sobre a estrutura geológica e modelado brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) As planícies, ao contrário dos planaltos, são áreas onde predominam os processos de sedimentação sobre a erosão, sendo o acúmulo de sedimentos realizado pela ação da água dos rios, mares ou lagos. São exemplos no Brasil a Planície do Rio Amazonas e as Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

b) Os planaltos são áreas onde predominam os processos de erosão sobre a deposição de sedimentos, podendo ser classificados em planaltos cristalino e sedimentar como os Planaltos Residuais Norte Amazônico e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.

c) Nas depressões caracterizadas por serem áreas baixas, circundadas por regiões de relevo mais elevado, onde predomina o processo de sedimentação, como nas planícies, causado pelo desgaste do relevo no entorno.

d) O relevo brasileiro, na classificação de Jurandir Ross, é constituído, predominantemente, por planaltos e depressões, estando as planícies restritas a vales de importantes rios e à extensa faixa costeira.

Gab: C

Questão 65)

No Nordeste, essas formações alongam-se do Maranhão ao Sul da Bahia. Elas resultam de depósitos recentes da era Cenozoica (período Quaternário) e alternam-se com formações mais elevadas, originárias de sedimentos da mesma era geológica, embora mais antigos (período terciário). Nessa área sedimentar, estão contidas grandes reservas de petróleo nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

(MOREIRA, 1998, p. 214).

A alternativa que melhor expressa as formas de relevo descritas no texto é a

a) Planaltos e Serras do Leste-Sudeste.

b) Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

c) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.

d) Chapada Diamantina e Depressão do Tocantins.

e) Planalto da Borborema e Chapada Diamantina.

Gab: B

Questão 66)

clip_image026

Compreende uma extensa área rebaixada e predominantemente aplanada, constituindo superfície de erosão que secciona uma grande diversidade de litologias e arranjos estruturais. Essa superfície apresenta inúmeros trechos com ocorrência de relevos residuais, quase sempre associados às litologias do cristalino. Entretanto, existem alguns relevos residuais de maior extensão esculpidos em sedimentos do Cretáceo.

(ROSS, 2000 p. 55, 63).

Com base no perfil, no texto e nos conhecimentos das formas do relevo brasileiro, pode-se afirmar que a depressão apresentada é a

a) periférica central.

b) sertaneja.

c) da borda leste da bacia do Paraná.

d) do Tocantins.

e) do rio Araguaia.

Gab: B

Questão 67)

A superfície do Paraná é dividida em cinco regiões naturais, levando-se em conta os aspectos morfoestruturais. São elas: Litoral, Serra do Mar, Primeiro Planalto, Segundo Planalto e Terceiro Planalto. Sobre essa compartimentação, assinale o que for correto.

01. A Serra do Mar é formada por rochas da Era Azoica, portanto, muito antigas, onde aparecem em grande quantidade os granitos e gnaisses. É nesse compartimento que estão localizadas as maiores altitudes do Estado.

02. O Litoral é a região de menor altitude do Estado. Ele é recortado por duas baías: a baía de Paranaguá, onde está situada a Ilha do Mel, e a baía de Guaratuba, onde se encontra um dos mais antigos balneários paranaenses.

04. O Primeiro Planalto paranaense, também conhecido como Planalto de Curitiba, é limitado a leste pela Serra do Mar e, a oeste, pela serra Devoniana. Ao norte desse planalto, encontra-se a zona montanhosa do Açungui com relevo movimentado provocado pela ação do rio Ribeira e seus tributários.

08. O Segundo Planalto Paranaense tem seus limites definidos a leste pela Escarpa Devoniana e a oeste pela serra Geral. Na primeira, são encontradas várias serras como denominações locais, tais como: serra São Luiz, serra das Furnas, serra Purunã, serra São Joaquim, entre outras.

16. O Terceiro Planalto Paranaense, também conhecido como Planalto de Ponta Grossa, é o menor dos compartimentos. As rochas mais comuns encontradas nesse planalto são os Arenitos de Vila Velha e Furnas, distribuídos nos grupos Passa Dois e Itararé.

Gab: 15

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis