segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 16

Questão 288)

Leia atentamente o texto a seguir:

Lamartine Babo estava para morrer, internado numa casa de saúde na Tijuca. Torcedor fanático do América – diziam que era o único torcedor dos “diabos rubros”–, fora proibido pelos médicos de ouvir o jogo daquele domingo, que decidiria o campeonato carioca: Vasco e América. Seria emoção demais para um coração avariado.

As enfermeiras receberam instruções de impedir qualquer acesso ao desenrolar e o resultado da partida. Rádios foram confiscados, telefones censurados. Depois do jogo, o médico de Lamartine foi vê-lo. Conforme as circunstâncias, ele daria notícias do jogo ao compositor. Foi recebido com um “parabéns” desconsolado: o médico era vascaíno, torcedor do novo campeão da cidade.

“Mas eu proibi que você ouvisse o jogo!”, reclamou o médico. “Como soube do resultado?”. Lamartine explicou:

“Fiquei ouvindo os foguetes. O primeiro que estourou era desse lado, da praça Saens Peña: América um a zero. O segundo foi do lado de lá: Vasco um a um. Depois, mais dois foguetes do mesmo lado. Vasco três a um. Perdemos”.

Carlos Heitor Cony, A cartolagem em festa. Folha de São Paulo, 23 de maio de 1993.

Assinale o aspecto geográfico, enfatizado no texto, que relaciona futebol e espaço urbano.

a) Distribuição geográfica das torcidas na cidade que obedece a fatores culturais e de planejamento urbano.

b) Verticalização das construções que, embora acentuada, não impede a circulação do ar e a conseqüente propagação do som pela cidade.

c) Localização de casas de saúde no espaço urbano que não atende a critérios rigorosos, provocando incômodos e riscos aos pacientes.

d) Existência na metrópole carioca de “territórios internos” que concentram espacialmente manifestações e preferências específicas da vida social.

e) Universalidade das emoções proporcionadas pelo esporte, que supera “bairrismos” e eventuais desavenças entre torcedores.

Gab: D

Questão 289)

Escreva V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) para as proposições que tratam do processo da urbanização brasileira.

( ) A partir da década de 1940, deu-se a aceleração do processo de industrialização. Em 1970, a maior parte da população brasileira já vivia na zona urbana, o que refletiu a modernização econômica e o grande desenvolvimento industrial.

( ) O novo modelo de desenvolvimento econômico industrial não necessitava de um mercado consumidor unificado para se expandir.

( ) As transnacionais preferiram se instalar nas cidades, onde a concentração populacional era maior, a infra-estrutura urbana mais equipada e a mão-de-obra mais qualificada para o trabalho urbano.

( ) Atraída pela miragem de um padrão de vida elevado e pelo modelo urbano de consumo, a população afluía aos principais núcleos industriais do país.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a) FVVF

b) FFFV

c) VFVV

d) VVFF

e) FFVF

Gab: C

Questão 290)

Analisando a dinâmica populacional do Acre, levando-se em consideração as migrações internas e externas, podemos afirmar que:

a) Com a chegada dos empresários do Centro-Sul do País, dada a ampla campanha realizada pelo governo local sobre as terras acreanas, o contingente populacional das áreas rurais aumentou consideravelmente.

b) Após a desintegração dos seringais, não tendo para onde ir, os seringueiros se refugiaram nas grandes fazendas que se formavam.

c) A década de 1970 é marcada pela inversão populacional, onde a população urbana do Estado do Acre ultrapassou os índices populacionais da zona rural.

d) Com a estagnação da migração para as cidades que compõem o Acre, pós 1970, os problemas sociais tais como: a pobreza, o desemprego, a marginalidade e a prostituição, diminuíram consideravelmente.

e) A nova delimitação de fronteira do Acre com o do Amazonas, fez com que alguns municípios acreanos tivessem a base territorial ampliada, interferindo assim na redução do repasse referente ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Gab: C

Questão 291)

clip_image002

A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos sobre o Brasil urbano, informe o critério adotado pelo IBGE para definir população urbana, destaque dois fatos que influenciaram o processo da urbanização brasileira a partir da década de 60 do século XX, e indique duas conseqüências socioambientais resultantes desse processo nas grandes metrópoles.

Gab:

• O critério adotado pelo IBGE para definir população urbana é político–administrativo.

Assim toda sede de município (cidade) e de distrito (vila), independente do tamanho da população e da densidade demográfica do local, é considerada zona urbana.

• Vários fatos influenciaram o processo de urbanização a partir da década de 60 do século XX, como:

• o processo de industrialização com geração de empregos e conseqüente atração da população para as cidades;

• abertura de novas estradas, facilitando a integração do território nacional;

• redes de telecomunicações abrangendo todo território;

• ausência de infraestrutura no meio rural;

• inovações técnico-científico-informacionais.

• Desequilíbrios regionais internos.

• Conseqüências socioambientais nas metrópoles:

• deficiência de infra-estrutura de saneamento básico;

• deficiência de serviços básicos (saúde, educação etc);

• problemas de acúmulo e deposição dos resíduos sólidos;

• carência e/ou destruição de áreas verdes;

• poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição sonora, poluição visual;

• destruição das nascentes dos rios;

• congestionamentos;

• favelização, violência.

Questão 292)

O processo de urbanização vem ocorrendo em todo o território brasileiro, sendo que, desde a década de 1970, a maior parte da população vive nas áreas urbanas. A esse respeito, observe a tabela abaixo, que apresenta os dados demográficos para o Estado do Ceará, no período de 1950 a 2000.

Distribuição da população no Estado do Ceará

1950-2000

clip_image004

Fonte: IBGE

Analise a tabela acima e responda ao que se pede.

a) Em que período os índices de crescimento da população urbana ultrapassam os índices de crescimento da população rural?

b) Cite três fatores que explicam o rápido e intenso crescimento da população urbana e a diminuição da população rural, conforme se mostra na tabela.

c) Nomeie três conseqüências desse rápido crescimento da população urbana no Ceará.

Gab:

a) a partir da década de 1980, o índice de crescimento da população urbana (53,14%) ultrapassa o índice da população rural (46,86%).

b) migração campo-cidade (êxodo rural); forte concentração fundiária, a qual limita o desenvolvimento das atividades agropecuárias; crise e estagnação da base agrícola do Estado, marcada pela baixa produtividade; secas periódicas; expectativa da população de encontrar melhores condições de vida nas cidades, entre outros fatores.

c) forte concentração demográfica em Fortaleza e sua região metropolitana; aumento da pobreza urbana, com o crescimento do desemprego e do emprego informal nas cidades, principalmente na capital; aumento do déficit de habitações, com o crescimento de favelas e áreas de risco, especialmente em Fortaleza; deficiência dos serviços de saneamento básico nas cidades, entre outros aspectos.

Questão 293)

Em médias e grandes cidades brasileiras, o processo de expansão urbana tem contribuído para a

a) valorização de áreas nobres, devido à concentração espacial de atividades industriais e de equipamentos urbanos.

b) ocupação de encostas e de áreas de risco, com a construção de moradias pela população de baixa renda, constituindo um dos problemas do espaço urbano.

c) apropriação legal das áreas de preservação permanente, como os mananciais, as falésias e as florestas.

d) expansão imobiliária nas áreas periféricas, devido ao fato de migrantes terem efetivado nelas altos investimentos em equipamentos coletivos e de lazer.

Gab: B

Questão 294)

A partir da última década do século XX, o meio rural brasileiro vem passando por intensas mudanças no seu processo produtivo, favorecendo o estabelecimento de novas relações entre o campo e a cidade. É fator que contribui para esse processo de mudança:

a) o aumento da produção de subsistência, decorrente da modernização agroindustrial e da expansão do capital.

b) o surgimento do agronegócio, devido ao fortalecimento das atividades agrícolas tradicionais.

c) a expansão da pequena produção agrícola, em virtude das políticas de combate ao êxodo rural.

d) a expansão de atividades não-agrícolas, promovida pelo transbordamento do mundo urbano para áreas rurais.

Gab: D

Questão 295)

Analise estas figuras, em que estão representados três estágios do processo de evolução de um espaço urbano:

clip_image006

clip_image008

clip_image010

clip_image012

Com base nas informações dessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a densidade demográfica é mais elevada na área urbana ocupada, predominantemente, pelo setor de serviços que na periferia.

b) a evolução temporal e espacial do espaço urbano representado resultou na formação de uma região metropolitana.

c) o setor de atividade predominante no espaço urbano – residencial, de serviços ou industrial – guarda estreita correlação com o valor da terra.

d) o valor da terra na porção oriental do espaço urbano, no Estágio 3, é inferior ao da porção ocidental.

Gab: A

Questão 296)

A expansão e reprodução do “complexo cafeeiro” não signifi cou apenas o aumento físico da produção de café, mas sobretudo um processo de criação de novos “espaços” para a acumulação, que se fez acompanhar de efeitos multiplicadores ao nível da urbanização. Ou seja, estrutura-se o sistema urbano paulista, que passa a contar com capitais acumulados e que são transferidos para o comércio, a indústria e os serviços.

(Barjas Negri, Concentração e Desconcentração Industrial em São Paulo (1880-1990).

Campinas: Editora da Unicamp, 1996, p.34-35.) A partir do texto acima responda:

a) O que caracteriza o chamado “complexo cafeeiro”?

b) Qual é o papel das ferrovias na dinamização do complexo cafeeiro em relação à criação de novos espaços para a acumulação?

c) Por que e como ocorreram as relações entre o complexo cafeeiro e o sistema urbano paulista?

Gab:

a) Corresponde a um conjunto de atividades vinculadas ao processo de produção, circulação, estocagem, comercialização do café e produtos a ele complementares.

b) As ferrovias dinamizaram o complexo cafeeiro, primeiramente funcionando como base de sustentação para o avanço da fronteira agrícola. E ainda: permitindo o escoamento da produção do interior pelo porto de Santos e propiciando a gênese de aglomerados urbanos, o transporte de produtos para o interior, o que incrementou a rede de comércio e serviços.

c) A expansão da atividade cafeeira pelo interior de São Paulo permitiu a geração de novos espaços de acumulação, com a criação de várias cidades ao longo dos eixos ferroviários, implantadas para atender às necessidades do complexo cafeeiro. Constituiu uma rede de serviços e comércio, bem como fortaleceu a centralização da cidade de São Paulo na hierarquia urbana paulista.

Questão 297)

É INCORRETO afirmar que, no Brasil, o processo de urbanização

a) está presente em todas as suas regiões, apesar de se manifestar em ritmo desigual entre elas.

b) foi impulsionado, na região Centro-Oeste, pela transferência da Capital Federal para Brasília.

c) guarda profunda relação com o êxodo rural, ou seja, com a transferência de populações do campo para as cidades.

d) revela, hoje, níveis mais elevados nos estados nordestinos e nos que constituem a Região Amazônica.

Gab: D

Questão 298)

No limiar do século XXI, a questão urbana confunde-se com a questão ambiental.

A respeito desse assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a urbanização causa impacto socioambiental, porque leva em conta a ocupação de áreas configuradas como de risco geotécnico.

b) as alterações decorrentes do uso do solo urbano constituem um fator gerador de problemas ambientais.

c) o adensamento populacional, aliado à falta de um planejamento de ocupação, tem provocado sérios desequilíbrios ambientais nas cidades.

d) a falta de estudos sobre as características físico-ambientais do sítio urbano e sobre os vetores de expansão urbana implica riscos para os moradores.

Gab: A

Questão 299)

Observe o mapa.

clip_image014

A análise do mapa permite inferir que

a) a urbanização da região teve um caráter concentrador, uma vez que, nas cidades mais industrializadas, há uma maior população urbana, como é o caso de Montes Claros, Pirapora, Bocaiúva, entre outras.

b) a população urbana predomina na maioria dos municípios norte-mineiros, mesmo naqueles onde a atividade econômica predominante é a agropecuária tradicional ou a modernizada.

c) os municípios menos urbanizados têm uma melhor qualidade de vida, pois a população possui acesso mais fácil à moradia, aos serviços de infra-estrutura urbana, bem como aos de saúde e de educação.

d) a população rural é maioria nos municípios nos quais foram implantados projetos agropecuários através dos incentivos fiscais e creditícios da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Gab: A

Questão 300)

(No Brasil), a estrutura urbana se realiza [...] entre os dois extremos da estratificação social: a da classe alta e a da classe de menor poder aquisitivo. Cada uma delas com um espaço próprio e muito separado um do outro. Os estratos chamados médios não têm espaço particular, característico, ainda que sempre procurem seguir de perto o máximo possível os bairros de maior poder econômico.

(Amália Inês G. de Lemos. Revista Orientação, São Paulo:

Departamento de Geografia da USP, 1991, n.5, p. 53)

Assinale a alternativa que apresenta uma síntese do texto.

a) O espaço urbano reflete as diferenças sociais.

b) O processo de metropolização no Brasil.

c) O centro e a periferia nas cidades.

d) A valorização do espaço urbano.

e) Paisagens urbanas brasileiras.

Gab: A

Questão 301)

O vertiginoso crescimento demográfico verificado nas grandes metrópoles brasileiras, junto com o processo de retenção dos terrenos à espera de valorização levou ao surgimento de bairros cada vez mais distantes. Amontoaram-se populações em áreas longínquas, afastadas dos locais de trabalho, impondo-se distâncias de deslocamento cada vez maiores, acentuando-se o movimento vaivém de pessoas denominado:

a) migração inter-regional.

b) migração rural-rural.

c) migração pendular.

d) êxodo rural.

e) imigração.

Gab: C

Questão 302)

Nas últimas décadas, a urbanização pronunciada pela qual passa o país, faz com que as metrópoles brasileiras apresentem problemas, dentre os quais, cita-se:

a) o inchaço das atividades do setor terciário, muitas delas ligadas ao subemprego.

b) o aumento gradativo das disparidades regionais.

c) a desestruturação da política demográfica instituída pelo governo, no sentido de fixar população ao longo das novas áreas agrícolas.

d) os fortes movimentos pendulares entre as cidades litorâneas e aquelas situadas no interior.

e) o rápido aumento da infra-estrutura urbana que atrai população de centros menores.

Gab: A

Questão 303)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sede administrativa de um município, no Brasil, é considerada como

a) bairro.

b) cidade.

c) área metropolitana.

d) franja urbana.

e) conurbação.

Gab: B

Questão 304)

Subúrbio

Lá não tem brisa

Não tem verde-azuis

Não tem frescura nem atrevimento

Lá não figura no mapa

No avesso da montanha, é

Labirinto

É contra-senha, é a cara a tapa

Fala, Penha

Fala, Irajá

Fala, Olaria

Fala, Acari, Vigário Geral (...)

Desbanca a outra

A tal que abusa

De ser tão maravilhosa.

(Chico Buarque)

A letra de Chico Buarque revela um Rio de Janeiro marcado pelos contrastes entre a Zona Sul e os subúrbios.

Cite dois processos socioespaciais verificados simultaneamente nessas duas áreas nos dias atuais e dois elementos característicos do espaço suburbano, existentes desde o início do século XX.

Gab:

Dois dentre os processos:

clip_image016 favelização

clip_image016[1] territorialização pelo tráfico

clip_image016[2] rodoviarismo/vias congestionadas

clip_image016[3] formação de subcentros espontâneos

clip_image016[4] formação de subcentros planejados (shopping centers)

clip_image016[5] estratégias de auto-segregação (condomínios fechados)

Dois dentre os elementos:

clip_image016[6] transporte ferroviário

clip_image016[7] menor nível de verticalização

clip_image016[8] padrão irregular dos arruamentos

clip_image016[9] nível médio de renda inferior ao da Zona Sul

clip_image016[10] menor custo do solo urbano em relação as áreas nobres da cidade

Questão 305)

Marque a opção que NÃO corresponde a uma das características da atual rede urbana brasileira no seu processo de interação espacial:

a) A pequena complexidade funcional da rede urbana brasileira associa-se a um padrão de interações espaciais eminentemente regional, visto que o país está estruturado em torno de metrópoles que articulam relações de limitada abrangência espacial.

b) A inserção do Brasil no processo de globalização resultou em uma melhoria progressiva dos meios de circulação, viabilizando interações espaciais mais eficientes de mercadorias, pessoas, informações e capital, envolvendo a integração rodoviária do país e a criação de uma moderna e eficaz rede de telecomunicações.

c) A concentração espacial dos centros com expressivos fluxos de objetos, pessoas e informação pode ser evidenciada a partir do papel econômico, político e administrativo assumido por algumas cidades localizadas no Centro-Sul do Brasil.

d) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença marcante do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.

Gab: A

Questão 306)

clip_image018

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre a urbanização brasileira e suas implicações possibilitam afirmar:

01. A urbanização brasileira se acelerou a partir da década de 40, do século XX, porque o setor secundário passou a absorver toda a PEA do país.

02. A urbanização brasileira ocorreu uniformemente em todas as regiões do país, fato que justifica o intenso êxodo rural.

03. A urbanização, no século atual, cresceu muito pouco, porque as políticas sociais adotadas pelo Governo Federal desestimularam o êxodo rural.

04. O rápido crescimento da urbanização, evidenciado no gráfico, é um fenômeno restrito ao Brasil, porque apenas esse país possui uma industrialização clássica e dependente.

05. A intensa urbanização que ocorreu a partir da década de 50 do século passado foi acompanhada do processo de metropolização.

Gab: 05

Questão 307)

Sobre os processos de urbanização brasileira, é correto afirmar que:

a) a urbanização brasileira teve sua aceleração reduzida, porque a industrialização acarretou a desorganização das cidades.

b) durante as décadas de 60 e 70, as migrações contribuíram para a ampliação das cidades e a redução da pobreza no campo e nas cidades.

c) as cidades brasileiras, inicialmente, foram sendo estruturadas e organizadas de forma espontânea no interior do país.

d) os dados do IBGE do ano 2000 indicam que a região mais urbanizada é a Sul, por conta do crescimento industrial.

e) na década de 90 aconteceu um processo de desmetropolização significativo, motivado pela violência urbana.

Gab: C

Questão 308)

No período colonial brasileiro, as afamadas regiões das minas, como o Planalto Cristalino de Minas Gerais, geraram um intenso ciclo minerador. Sobre o desenvolvimento desta atividade econômica e a sua repercussão no espaço colonial brasileiro é CORRETO dizer que:

I. A atividade mineradora promoveu o surgimento de diversas cidades e vilas nas proximidades dos aluviões e minas.

II. As tradicionais minas de ferro passaram a centralizar e comandar a economia e a política de toda a extensão da colônia.

III. As áreas mineradoras eram auto-suficientes na produção de alimentos em larga escala para o mercado externo.

IV. A extração de minérios esboçou os primórdios de uma integração entre algumas áreas produtoras no período colonial.

V. O descobrimento do ouro, ao contrário da plantation açucareira, ocorreu no interior, a centenas de quilômetros do litoral.

A seqüência correta é:

a) II, III e IV.

b) II, III e V.

c) I, II e IV.

d) III, IV e V.

e) I, IV e V.

Gab: E

Questão 309)

clip_image020

A mensagem contida na charge e os conhecimentos sobre as políticas sociais implantadas pelo governo brasileiro permitem afirmar:

01. As políticas sociais adotadas pelo atual governo estão sendo criticadas porque elas são populistas.

02. O programa Bolsa-Familia tem contribuído para a diminuição da evasão escolar, principalmente no Nordeste, além de ter eliminado o trabalho infantil no país.

03. O objetivo do governo brasileiro de eliminar a pobreza está sendo alcançado, porque o IDH melhorou, consideravelmente, nos últimos anos.

04. A implantação do programa Bolsa-Família eliminou a pobreza pessoal no país.

05. A adoção de programas sociais para acabar com a miséria e a fome é uma prática que tem origem no Período Colonial.

Gab: 01

Questão 310)

Leia a Tabela a seguir e responda

Tabela - Brasil - Taxa média de crescimento anual dos municípios - por tamanho de população - 1991-2000

clip_image022

Fonte: Ministério das Cidades (2005), elaborado com base em dados do IBGE (2000)

Considerando a taxa média de crescimento anual dos municípios, por tamanho de população, entre 1991 e 2000, os dados apresentados na Tabela apontam uma nova tendência no processo de urbanização brasileira, revelando que

a) os municípios com até 20.000 habitantes, apesar de apresentarem uma taxa média de crescimento anual inferior aos demais, são os que convivem com o aumento acelerado de habitações subnormais ou áreas de favela, pois apresentam os maiores índices de déficit habitacional;

b) os municípios de porte médio com 100.000 a 500.000 habitantes cresceram a uma taxa média anual superior aos municípios com população acima de 500.000 habitantes;

c) os municípios com 100.000 a 500.000 habitantes cresceram a uma taxa média anual inferior à dos municípios com população acima de 500.000 habitantes ou das grandes metrópoles brasileiras;

d) os municípios acima de 500.000 habitantes apresentam uma taxa média anual de crescimento superior aos municípios com até 500.000 habitantes; isso porque o Brasil segue um acelerado processo de perda da população rural;

e) os municípios acima de 500.000 habitantes, com taxa média de crescimento anual inferior a todos os demais municípios, apresentam melhor qualidade de vida e os menores índices de desemprego, sub-emprego e de violência, haja vista que os investimentos públicos em transporte, segurança, geração de empregos, moradia são prioridade.

Gab: B

Questão 311)

Analise a tabela:

Valor da terra das regiões urbanas de Juiz de Fora - 1996

clip_image024

Fonte: Adaptado do Plano Diretor de Desenvolvimento

Urbano de Juiz de Fora. JF: Funalfa, 2004.

Baseado na Planta de Valores do município, de 1996.

Os valores, embora defasados, oferecem indicadores a uma análise da geografia urbana de Juiz de Fora. Muitos fatores interferem no cálculo desses valores.

a) Cite um fator que contribui para a diferença do valor da terra entre as regiões urbanas.

b) Explique como o fator citado contribui para a diferença do valor da terra entre as regiões urbanas.

Gab:

a) O ponto total foi dado aos candidatos que foram capazes de citar, dentre os diversos fatores, especialmente: infraestrutura, localização, serviços, comércio, acessibilidade, especulação imobiliária, qualidade de vida, equipamentos urbanos e o processo de ocupação do espaço.

b) A pontuação total foi atribuída aos candidatos que foram capazes de explicar com coerência, exatidão e aplicação dos conceitos geográficos impressos no conteúdo programático avaliado o fator citado na alternativa “a”.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis