quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões Vestibulares África 8

Questão 176)

Com base no mapa africano, abaixo apresentado.

clip_image168

O país assinalado no mapa, que apresenta um dos menores valores referente ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, é:

a) Líbia.

b) Serra Leoa.

c) Uganda.

d) Argélia.

e) Marrocos.

Gab: B

Questão 177)

Com base no mapa africano, abaixo apresentado.

clip_image170

A estrutura da divisão política africana caracteriza-se por:

a) conter países com áreas semelhantes e limites políticos com linhas retas, em função da influência da Europa sobre sua divisão política.

b) respeitar as características tribais, dividindo-se os países conforme a ocupação feita pelas etnias.

c) obedecer à lógica da divisão política da Ásia, ou seja, considerar em cada país as características religiosas já pertencentes aos grupos étnicos.

d) ter países com pequenas áreas, situados na Costa Oriental, e países com grandes áreas, na Costa Ocidental.

e) apresentar o resultado de guerras entre tribos nativas que tinham como prêmio a conquista e delimitação de novos territórios.

Gab: A

Questão 178)

Observe o mapa do continente africano e leia as afirmativas que se seguem, numerando-as de acordo com a região a que se referem.

clip_image172

( ) A região possui uma economia baseada no comércio e na exploração mineral, principalmente o petróleo. É uma das regiões com maior desenvolvimento no continente.

( ) O país viveu, recentemente, o fim do regime de segregação racial. Apresenta o maior desenvolvimento econômico do continente, embora sofra com graves problemas de saúde pública.

( ) A região é conhecida como chifre da África. Sofreu com uma agricultura comercial predatória e é uma das regiões mais pobres do mundo, alvo de campanhas mundiais contra a fome.

( ) A região é marcada por vários problemas sociais, agravados pelas condições climáticas, devido à predominância dos climas semi-árido e desértico.

( ) É uma região de climas tropical úmido e equatorial, com vegetação predominante de florestas. É marcada por conflitos étnicos nos vários países, em conseqüência da colonização européia.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA:

a) 5, 3, 4, 2 e 1.

b) 3, 5, 2, 4 e 1.

c) 2, 5, 1, 4 e 3.

d) 5, 4, 1, 3 e 2.

e) 3, 5, 1, 4 e 2.

Gab: E

Questão 179)

“A ‘África Branca’ é marcada pelo predomínio de população de origem não negra, basicamente árabes que chegaram ao norte do continente durante o processo de expansão do islamismo.”

(MOREIRA, Igor. Construindo o espaço mundial. 2. ed. São Paulo: Ática. 2001. p. 152.)

Com base nos conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que a “África Branca”

01. concentra a maior parte da produção de petróleo do continente.

02. distingui-se das demais partes do continente pele elevado índice de desenvolvimento humano.

03. é também denominada África Subsaariana.

04. possui uma maior concentração da população nos vales interiores e no litoral mediterrâneo.

Gab: CEEC

Questão 180)

Observe o mapa.

clip_image174

O continente representado

clip_image176

Gab: E

Questão 181)

Assinale o que for correto sobre a geografia econômica do continente africano.

01. A Argélia e a Nigéria são países produtores de petróleo.

02. Na África Equatorial, a presença de rios, como o Nilo, o Zambeze e o Níger, facilita a navegação fluvial leste-oeste.

04. Na África negra, a agricultura dominante é a tradicional ou de subsistência, que utiliza técnicas primitivas de produção. Entre os itens produzidos, destacam-se a mandioca, o milhete, o sorgo e o inhame.

08. A extração e a comercialização de "madeiras de lei" das savanas sudanesas têm concorrido para acelerar o desequilíbrio ambiental na região.

16. Na África Setentrional, no Norte da cadeia do Atlas, as principais culturas agrícolas, como a do trigo, da soja, do milho e do arroz, estão associadas à presença do clima mediterrânico.

32. A África do Sul é rica em recursos minerais, sendo exemplos o ouro, os diamantes e o carvão mineral, dentre outros produtos.

Gab: 23

Questão 182)

Observe o mapa abaixo. A região assinalada, no mapa, identifica:

clip_image178

a) A bacia do Rio Congo e a Floresta Equatorial.

b) As savanas e o Planalto da Etiópia.

c) A bacia do Rio Níger e o Magreb.

d) A depressão de Ngami e a Bacia do Rio Zimbeze.

e) A bacia do Lago Chade e a vegetação saheliana.

Gab: A

Questão 183)

Leia o texto abaixo para responder à questão :

“Matagais cheios de animais selvagens como girafas, elefantes, leões e zebras: essa é a visão que a maioria de nós tem da África selvagem. (...) Essa visão é, em grande parte, um mito. A África não era assim. Seus parques nacionais são tão artificiais quanto os jardins ingleses. A diferença é que o ‘jardineiro’ que moldou a paisagem africana foi um micróbio. (...) A transformação começou com a investida da força expedicionária italiana. Os soldados não foram longe, mas seu gado transportou um passageiro mortífero: o vírus da peste bovina (Rindespest). O vírus se espalhou. (...) Em 1887, (...), a doença apareceu na Eritréia, local da invasão italiana. Levou cinco anos para chegar até o Atlântico. Em dez, alcançou a África do Sul. (...) O índice de mortalidade do gado superava os 90%. (...) Hoje, em boa parte da África, há dois ecossistemas criados e separados pelos homens: áreas dominadas por agricultura e criação de gado, onde a savana e a tsé-tsé estão contidas, e áreas dominadas pela visão peculiar que o Ocidente tem da África ‘selvagem’.” (PEARCE, Fred. A falsa imagem, in: Caderno Mais, Folha de S. Paulo. 20/08/2000)

A presença européia na África e na Ásia, durante o século XIX, trouxe como conseqüências:

a) melhores condições de vida para a população das regiões africanas e asiáticas que passaram a ter acesso ao progresso tecnocientífico e industrial introduzido pelos europeus;

b) o empobrecimento e a dependência nas regiões africanas e asiáticas e, por outro lado, um maior crescimento do capitalismo bem como das tensões políticas entre países europeus;

c) a preservação ambiental nas regiões africanas em função da dizimação do gado, o que garantiu a plena sobrevivência dos animais selvagens e dos povos da região;

d) a recuperação das características originais das populações africanas e asiáticas que puderam assim manter os seus costumes.

Gab: B

Questão 184)

Dentre os 50 países mais pobres do mundo, classificados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 33 estão situados nessa região. Desnutrição, pobreza, analfabetismo e condições sanitárias precárias exemplificam o lado perverso da globalização, que amplia o crescimento das desigualdades no mundo.

Fonte: Adapt. http://www.monde-diplomatique.fr/cartes/pauvreteindimdv51

O texto refere-se:

a) ao Sudeste Asiático.

b) à Ásia Meridional.

c) à África Subsaariana.

d) à América Latina.

e) à África do Norte.

Gab: C

Questão 185)

"O continente condenado"

"África em chamas"

As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro sócio-econômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

a) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.

b) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.

c) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

d) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.

e) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.

Gab: D

Questão 186)

Observe o mapa.

clip_image180

A porção hachurada no mapa retrata a área com predomínio

a) da população negra.

b) de atividades industriais.

c) da religião muçulmana.

d) de agroindústrias de produtos tropicais.

e) de imigrantes europeus e asiáticos.

Gab: C

Questão 187)

As alternativas abaixo apresentam comentários sobre diversos aspectos do continente africano. Assinale a alternativa em que o comentário NÃO esteja CORRETO:

a) Estão ali localizadas 69% das terras áridas do planeta. Do continente, 1/3 é desértico e outro 1/3 é coberto por florestas.

b) A chamada “África branca” localiza- se ao sul do continente, sendo separada por uma barreira natural: o deserto de Kalahari.

c) A economia africana é essencialmente agrícola, no entanto, 60% das terras cultivadas têm baixa produtividade.

d) Segundo a análise de técnicos da ONU, 33 dos 53 países do continente africano serão incapazes de se livrar do círculo vicioso da desintegração social e da miséria sem a ajuda da comunidade internacional.

e) Uma radiografia política do continente, nos três últimos anos, tem demonstrado que a instabilidade política de alguns países tem sido responsável por problemas na produção, distribuição e consumo de alimentos.

Gab: B

Questão 188)

Observe a figura abaixo:

clip_image182

(Fonte: Jornal O Estado de São Paulo, 19/04/2000. p. A 3)

A representação da África permite várias interpretações, como as que seguem abaixo:

I. A África chora a destruição das estruturas econômicas e sociais de suas antigas comunidades, decorrente da partilha colonial européia, oficializada pela Conferência de Berlim.

II. A lágrima, lembrando o formato de diamante, registra a pobreza de países africanos que possuem tal recurso. Em Angola, Congo ou Serra Leoa essas pedras tornaram-se motores de trabalho escravo, assassinato e colapso econômico.

III. Engrossada pelo lago Vitória, a lágrima alcança as proximidades de Zimbábue, país que enfrenta grave crise social, e de Moçambique, onde crianças desnutridas pagam com a vida a dívida externa do país.

IV. O cabelo trançado é uma alusão à população negra, predominante na porção setentrional do Continente.

V. As tranças, próximas umas das outras, indicam a elevada densidade demográfica na África do Norte.

Somente são verdadeiras as interpretações contidas em:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I, III e V.

d) II, IV e V.

e) I, IV e V.

Gab: A

Questão 189)

Esta região, com uma população superior a 500 milhões de habitantes, tem a maior taxa de crescimento demográfico e a menor expectativa de vida do mundo. Dos 50 países mais pobres do planeta, 40 localizam-se nela.

O texto faz referência:

a) à África Negra.

b) aos países do Caribe.

c) ao Sudeste Asiático.

d) ao subcontinente Indiano.

e) à América Latina.

Gab: A

Questão 190)

A África não se contenta mais em ser infeliz. Ela é cada vez menos “visível”. Diríamos que “desertou” do mundo ou o mundo a esquece. Gostamos dela, mas viramos o rosto. Não compreendemos mais nada do que se passa neste continente. Renunciamos a acompanhar sua patética maldição. Diríamos que o mundo desenvolvido está “resignado com a África” como a África está “resignada consigo mesma.”

Gilles Lapouge - O Estado de São Paulo - 02/04/00

A dramática situação africana é agravada:

I. pelo crescimento da contaminação da população pelo vírus da AIDS, que atinge indiscriminadamente adultos homens e mulheres e crianças, o que tem provocado uma significativa redução da expectativa de vida.

II. pelas condições naturais, pois os climas desérticos e semiáridos caracterizam a totalidade do continente.

III. pelos governos ditatoriais e corruptos e pela economia primitiva, responsáveis pela pobreza crônica e pelos surtos periódicos de fome que atingem a maior parte dos países.

IV. pela divisão política baseada na existência de pequeno número de nações de grande extensão territorial.

São verdadeiros:

a) I, II, III e IV

b) apenas I, II e III

c) apenas I e III

d) apenas II e IV

e) apenas III e IV

Gab: C

Questão 191)

África Subsaariana - Principais indicadores sociais

clip_image184

Considerando as informações do quadro e a realidade que as sociedades da África Subsaariana têm vivido, pode-se assegurar:

a) O longo período das guerras de libertação colonial explica os péssimos indicadores de Uganda, Ruanda e Nigéria em termos da expectativa de vida e dos índices de analfabetismo da população.

b) Embora a África do Sul apresente os melhores indicadores, ainda persistem, no país, fortes desigualdades sociais em função do “recorte racial” econômico, diferenciando as condições de vida entre a minoria branca e a maioria negra.

c) Na África Subsaariana, a maioria dos países que se orientaram pelo modelo soviético de socialismo — a exemplo da República do Congo — conseguiram aliviar os mais sérios problemas socioeconômicos da região.

d) A descolonização mais recente da Nigéria e as violentas guerras civis em Angola respondem pelos indicadores sociais que, inclusive, são os menos favoráveis de toda a África Subsaariana.

e) A inserção subordinada do continente africano na globalização da economia obrigou os governos de Uganda e do Congo a concentrarem seus investimentos na extração e comercialização do petróleo, deixando de lado o bem-estar da população.

Gab: B

Questão 192)

Considere os seguintes dados de identificação de alguns territórios da África.

1. ..........: antiga colônia espanhola invadida pelo Marrocos.

2. ..........: pequeno país encravado em território sul-africano.

3. ..........: país da África Austral, rico em minério de cobre, cobalto e chumbo.

4. ..........: país de grande extensão territorial que permaneceu por quase 500 anos como colônia portuguesa.

5. ..........: país árabe, ex-colônia francesa, onde o turismo é uma das principais fontes de renda.

Assinale a alternativa que preenche corretamente, de cima para baixo, as lacunas acima.

a) Saara Ocidental, Suazilândia, África do Sul, Angola e Líbia.

b) Saara Ocidental, Lesoto, Zâmbia, Angola e Tunísia.

c) Saara Ocidental, Namíbia, Nigéria, Moçambique e Tunísia.

d) Mauritânia, Lesoto, África do Sul, Moçambique e Argélia.

e) Mauritânia, Namíbia, Zâmbia, Angola e Nigéria.

Gab: B

Questão 193)

A África é considerada um continente caracterizado por problemas de ordem natural, humana e econômica.

Todos os seguintes fatores contribuem para essa situação, EXCETO:

a) Concentração urbana no interior do continente, em megacidades, onde os investimentos no planejamento se têm mostrado pouco efetivos na solução dos problemas típicos dos grandes centro urbanos.

b) Exploração dos recursos naturais, que vem sendo feita de forma predatória, para atender às necessidades da população local ou realizada pelo capital estrangeiro, em detrimento dos interesses nacionais.

c) Interferência do componente étnico, que, acirrando as disputas pelo poder, conduz, alternadamente, diferentes grupos ao controle do Governo e dos recursos disponíveis, bem como ao desrespeito às demais etnias.

d) Produção de alimentos, que tem sido afetada tanto por desequilíbrios naturais e pela atuação humana, quanto pela estagnação técnica da agricultura e pela desorganização das formas tradicionais de uso da terra.

Gab: A

Questão 194)

Desde o século XVI, a África vinculou-se ao processo de desenvolvimento do capitalismo, civilizando a América com sua força de trabalho, ou derramando suas riquezas no mundo europeu. Atualmente, percebe-se um certo desligamento de parte do continente africano do fluxo de investimentos mundiais, o que demonstra que a África expressa, de alguma forma, o fracasso da modernização capitalista.

Indique duas razões que justifiquem esse fato.

Gab:

A herança do colonialismo pode ser apontada como um aspecto da “balcanização” existente no continente africano. Também guerras étnicas, multiplicidade de línguas e nações, exploração predatória dos recursos naturais (petróleo, pedras preciosas, exploração mineral de ouro e diamante), o socialismo em Angola e Moçambique são fatos que também demonstram o fracasso da modernização capitalista.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis