segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 3

Questão 30)

Artigo 25, parágrafo 3o - Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Constituição da República Federativa do Brasil

www.planalto.gov.br

O Brasil possui atualmente três Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDE, um tipo especial de região metropolitana que só pode ser instituída por legislação federal.

Esta característica é explicada pelo fato de a integração decorrente das RIDE estar associada a:

a) unidades estaduais diferentes

b) áreas de fronteira internacional

c) espaços de preservação ambiental

d) complexos industriais estratégicos

Gab: A

Questão 31)

01/08/2011 - 19h27

Venda de carros sobe, Brasil mira novo recorde e consumidor abandona carro 1.0

O mercado brasileiro de automóveis fechou o primeiro semestre do ano com números consideráveis, revelou, nesta segunda-feira (1º), a Fenabrave (entidade que representa os revendedores), a ponto de esses números forçarem a revisão para cima do aumento total previsto para 2011. Isso quer dizer que, de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 1.926.020 unidades de carros de passeio e veículos comerciais leves, que, juntos, formam o principal filão automotivo, representando alta de 8,15% em relação ao primeiro semestre de 2010 (1.780.924 unidades). Ao final de dezembro, segundo prevê a entidade, o Brasil terá vendido 5,5% a mais do que no último ano (pouco mais de 3,5 milhões de unidades contra 3,2 milhões de 2010) e o setor estará comemorando um novo recorde histórico.

(Disponível em:<http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/08/01>. Acesso em: 5 ago. 2011. Adaptado).

Tomando como referência a notícia acima, elabore um texto analisando como o aumento do consumo de automóveis afeta a circulação e o modo de vida nas cidades.

Gab:

O aumento do consumo de automóveis afeta a circulação e o modo de vida nas cidades de inúmeras formas. Podemos destacar algumas delas, tais como: engarrafamentos e o aumento do tempo de deslocamento nas cidades, além da piora na qualidade de vida por causa da poluição, tanto sonora quanto do ar, contribuindo, por exemplo, para o desencadeamento de doenças como o estresse e doenças respiratórias.

Questão 32)

Leia o trecho abaixo.

“Quando a cidade sepulta no anonimato os seus tipos de rua, é sinal que o humanismo desapareceu das esquinas e o tempo/relógio passou a controlar a vida de seus habitantes. [...]. Goiânia cresceu. Sepultou seus tipos de rua, atropelados na pressa dos automóveis”.

TELES, José Mendonça. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 2005. p. 65-66.

O trecho acima tematiza o crescimento de Goiânia e relaciona desaparecimento do humanismo e velocidade dos automóveis ao tempo controlado da população. Considerando as leituras de base sociológica e geográfica acerca do espaço urbano, é CORRETO afirmar:

a) o crescimento de Goiânia significou a formação de uma moderna cidade capitalista, marcada pelo predomínio do controle do tempo e pela primazia dos automóveis nas ruas.

b) o crescimento de Goiânia significou uma mudança cultural que mescla rural e urbano, mantendo o predomínio de valores humanos.

c) Goiânia cresceu e tornou-se uma cidade moderna, por isso mudou o nome de suas ruas para o nome de figuras folclóricas e populares, com o intuito de preservar a memória da cidade.

d) Goiânia cresceu por causa do processo de expansão da indústria automobilística, da construção civil e da intervenção estatal.

Gab: A

Questão 33)

Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem, 14 de novembro de 1904. Muito cedo tiveram início os tumultos e depredações. Foi grande o tiroteio que se travou. Estavam formadas em toda a rua do Regente, estreita e cheia de casas velhas, grandes e fortes barricadas feitas de montões de pedras, sacos de areia, bondes virados, postes e pedaços de madeira arrancados às casas e às obras da avenida Passos.

Jornal do Comércio, 15/11/1904

Adaptado de Nosso Século (1900-1910). São Paulo: Abril Cultural, 1980.

O progresso envaidecera a cidade vestida de novo, principalmente inundada de claridade, com jornais nervosos que a convenciam de ser a mais bela do mundo. Era a transição da cidade doente para a maravilhosa.

PEDRO CALMON (historiador / 1902-1985)

Adaptado de Nosso Século (1900-1910). São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Os textos referem-se aos efeitos da gestão do prefeito Pereira Passos (1902-1906), momento em que a cidade do Rio de Janeiro passou por uma de suas mais importantes reformas urbanas. Uma intervenção de destaque foi a abertura da avenida Central, hoje avenida Rio Branco, provocando não só elogios, como também conflitos sociais.

A principal motivação para esses conflitos esteve relacionada à:

a) restrição ao comércio popular

b) devastação de áreas florestais

c) demolição de moradias coletivas

d) elevação das tarifas de transporte

Gab: C

Questão 34)

Considere a tabela a seguir.

NÚMERO DE MUNICIPIOS NOS CENSOS DEMOGRÁFICOS, SEGUNDO AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS

clip_image002

BRASIL. IBGE, Censo de 2010.

De acordo com a tabela, no que se refere à dinâmica de criação de municípios, no período de 1980 a 2010, constata-se que o

a) acréscimo de 182 municípios à região Centro-Oeste se explica pela expansão econômica resultante das estratégias do chamado “milagre brasileiro”.

b) aumento, na região Norte, de aproximadamente 121% no número de municípios, é resultante da forte corrente migratória e do fluxo de capitais multinacionais para a região.

c) número de municípios, na região Sudeste, em 2010, correspondia a, aproximadamente, 30% do total dos municípios brasileiros, resultante da concentração espacial das atividades econômicas e populacionais.

d) aumento absoluto de 469 municípios, na região Sul, está relacionado ao desenvolvimento da fronteira agrícola e à divisão territorial dos estados.

e) menor aumento absoluto no número de municípios, apresentado pela região Nordeste, é motivado pelo esvaziamento demográfico decorrente de fluxos migratórios em direção às demais regiões brasileiras.

Gab: C

Questão 35)

O Brasil tem a metade de seus municípios com esgotamento sanitário (52,2%). Dos 14,5 milhões m3 coletados diariamente, são tratados 5,1 milhões m3.

clip_image004

(IBGE. Adaptado.)

A partir da análise da tabela e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

a) a região com menor porcentagem de municípios que só coletam esgoto é a Norte e a com maior é a Sudeste.

b) as regiões com maior e menor porcentagens de municípios que só coletam esgoto são, respectivamente, a Sul e a Centro-Oeste.

c) a pior porcentagem de municípios sem coleta de esgoto é a da região Sudeste, que supera os dados da região Centro-Oeste.

d) a tabela expressa porcentagens de esgotamento sanitário excelentes, que se refletem na boa qualidade de nossas águas.

e) as regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, totalizam valores maiores nas porcentagens de municípios que só coletam esgoto, quando comparadas à região Sudeste.

Gab: A

Questão 36)

O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.

(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição

urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

Baeninger (org.), População e cidades: subsídios para o planejamento e

para as políticas sociais. Campinas: Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.)

Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.

a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil.

b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.

c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.

d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.

Gab: D

Questão 37)

IMAGEM 1

clip_image006

IPT, 2011.

IMAGEM 2

clip_image008

Ândrea Moreira de Araujo, 2011.

As imagens acima ilustram uma contradição característica de médios e grandes centros urbanos no Brasil, destacando-se o fato de que ambas dizem respeito a formas de segregação socioespacial.

Considerando as imagens e seus conhecimentos, identifique e explique

a) duas causas socioeconômicas geradoras do tipo de segregação retratado na Imagem 1;

b) o tipo de segregação retratado na Imagem 2 e uma causa socioeconômica responsável por sua ocorrência.

Gab:

a) A imagem 1 corresponde a uma favela, tipo de segregação socioespacial causada pela combinação de alguns fatores socioeconômicos, como a presença de grande contingente de população de baixa renda nas cidades, especulação imobiliária e falta de políticas públicas de habitação. O alto valor das habitações nas melhores regiões da cidade, combinado com a fraca atuação pública para coibir a especulação e construir moradias populares, segrega a população mais carente nas periferias e encostas de morros, áreas desvalorizadas onde as favelas são comumente estabelecidas.

b) A imagem 2 corresponde a um condomínio fechado, tipo de segregação que resulta da precarização dos espaços públicos das cidades brasileiras, ocorrida nas últimas décadas: o sucateamento das infraestruturas urbanas e, principalmente o aumento da violência incentivaram a população com maior poder aquisitivo a procurar espaços privados para a habitação.

Questão 38)

clip_image010

Fonte: http://desvendandoageografia.blogspot.com acessado em 19 de setembro de 2011.

A cidade é uma realização humana, produto e obra, por isso tem a dimensão do movimento da vida humana. A cidade, através do trabalho humano, transforma-se constantemente e, como decorrência, modifica a vida do cidadão, seu cotidiano, suas perspectivas, desejos e necessidades redefinindo as formas de apropriação e o modo de reprodução do espaço.

(CARLOS, Ana Fani A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1994. adaptado)

O fenômeno da verticalização representado pela charge é um componente de destaque na fase atual da urbanização brasileira, onde são constatadas mudanças nos usos, valores, desejos e percepções do espaço urbano. Sobre a cidade é CORRETO afirmar que:

a) As cidades mais antigas do mundo surgiram na Idade Média, em decorrência do desenvolvimento das primeiras manufaturas e da atividade comercial.

b) Há uma relação direta e proporcional entre os índices de pobreza, urbanização e criminalidade de um município ou região.

c) As recentes transformações urbanas implicam um aprofundamento do processo de segregação sócio-espacial que, dentre outros fatores, pode ser agravado pela violência urbana.

d) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) revela a posição ocupada por uma cidade no ranking da urbanização brasileira e o grau de violência existente na cidade.

e) O crescimento das cidades e o avanço alcançado na distribuição e comercialização dos produtos contribui para reduzir a importância do campo, e da produção agrícola brasileira.

Gab: C

Questão 39)

O modelo de urbanização do território brasileiro é caracterizado principalmente por apresentar enormes contradições. Independente do tamanho das cidades encontramos uma série de carências nos setores de habitação, transportes, lazer, saneamento ambiental, educação e saúde. Mas na metrópole tais problemas tornam-se ainda mais visíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar sobre as metrópoles que são:

a) Cidades globais onde concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização.

b) Núcleos urbanos onde há uma tendência a um equilíbrio da demanda entre as classes sociais, fato que ultrapassa o processo de segregação espacial.

c) Cidades onde a infraestrutura urbana atende as demandas sociais, independentemente do processo de estratificação sócio-espacial.

d) Formadas por uma rede de cidades por onde transitam a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais.

e) Cidades que organizam e reorganizam o espaço urbano em favor das carências sociais, sobretudo com a ação do Estado.

Gab: D

Questão 40)

De acordo com o IBGE, em 2010, aproximadamente 6% da população brasileira morava nos aglomerados subnormais, conceito que abarca uma grande diversidade de assentamentos urbanos irregulares, conhecidos como invasão, grota, favela, mocambo, palafita, entre outros. Sobre os aglomerados subnormais, considere as seguintes afirmações:

I As Regiões Metropolitanas, polos econômicos e de emprego, concentram mais de 70% dos aglomerados subnormais brasileiros.

II Na maior parte dos casos, os aglomerados subnormais ocupam áreas menos propícias à urbanização, que variam de acordo com as características do sítio urbano.

III Dentre as Regiões Metropolitanas, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam a maior proporção de pessoas residentes em aglomerações subnormais em relação à população total.

IV Na maior parte dos casos, os aglomerados subnormais se distribuíam de maneira uniforme nos municípios das Regiões Metropolitanas.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) I e IV.

c) I, II, III e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: A

Questão 41)

Observe a definição a seguir:

Continuação interligada de áreas urbanas entre dois ou mais municípios, sem que haja área rural entre eles.

O conceito diz respeito à:

a) Conurbação.

b) Metrópole.

c) Megalópole

d) Macrocefalismo.

e) Megacidade.

Gab: A

Questão 42)

Observe a charge.

clip_image012

(www.lidernato.com.br)

O Estatuto da Cidade, lei federal de 2001, é um marco importante na trajetória da reforma urbana no Brasil. Após dez anos, o Estatuto procura conter a expansão física desordenada do espaço urbano brasileiro. Sobre esse documento, pode-se afirmar que

a) cria uma série de instrumentos de intervenção dos governos das capitais regionais nas pequenas e médias cidades vizinhas.

b) permite às associações de moradores e aos representantes da comunidade protestarem nas audiências públicas.

c) garante acesso à educação, energia elétrica, saúde, cultura e segurança aos moradores que sejam de classe desfavorecida.

d) expropria dos proprietários legais os terrenos que estão localizados em áreas dotadas de infraestrutura.

e) regulariza a situação fundiária de moradores que habitam áreas de patrimônio histórico e cultural.

Gab: B

Questão 43)

Com o avanço da urbanização no Brasil, houve uma significativa redução do ritmo de crescimento populacional. Tudo indica que organização social e econômica urbana parece não combinar com uma taxa de fecundidade — número médio de filhos por mulher — muito elevada. São fatores que levaram a essa redução em nosso país, EXCETO:

a) as políticas oficiais de controle da natalidade.

b) o acesso mais facilitado aos métodos contraceptivos.

c) a entrada da mulher no mercado de trabalho.

d) o maior custo de criação dos filhos na cidade.

Gab: A

Questão 44)

Segundo dados divulgados em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a taxa de fecundidade total no Brasil havia alcançado 1,89 filhos por mulher, sendo sua queda sistemática no país, ao longo das últimas cinco décadas, conforme dados da tabela. O valor atual encontra-se abaixo da taxa de reposição (de 2,1 filhos), ou seja, é inferior ao número mínimo de filhos que cada brasileira deveria gerar para que, no médio prazo, a população total do país fosse mantida nos níveis atuais. Pode-se apontar como consequências desse processo todos os aspectos a seguir, EXCETO:

clip_image014

a) O ritmo de crescimento da população tende a se reduzir continuamente, o que poderá provocar a estabilização e posteriormente a diminuição do efetivo demográfico total do país.

b) A participação relativa da população jovem, que foi predominante durante a maior parte da história demográfica recente do país, irá se reduzir continuamente, com a ampliação de outros grupos etários como o de adultos e idosos.

c) O envelhecimento da população irá se constituir como um novo desafio para as políticas públicas, que deverão se adaptar para atender novas demandas sociais e econômicas, especialmente no campo da saúde e da previdência social.

d) A redução da população jovem produzirá uma deterioração progressiva dos indicadores de qualidade de vida da população, em virtude do aumento da mortalidade e da redução da renda per capita e dos anos médios de escolaridade da população.

Gab: D

Questão 45)

A nossa literatura foi enriquecida com poetas de primeira grandeza, como Carlos Drummond de Andrade, autor dos versos a seguir:

Urbaniza-se? Remove-se?

São 200, são 300

as favelas cariocas?

O tempo gasto em contá-las

é o tempo de outras surgirem.

800 mil favelados

ou já passa de um milhão?

Enquanto se contam, ama-se

em barraco e a céu aberto,

novos seres se encomendam

ou nascem à revelia. [...]

(Carlos Drummond de Andrade. Nova reunião: 23 livros de poesia,

v. 3. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. p.477)

Quando Drummond escreveu estes versos, sua dúvida era o total das favelas: 200 ou 300?

Em 2009, o número já atingia 968, abrigando cerca de 20% da população carioca.

O processo de favelização da cidade do Rio de Janeiro

a) está relacionado à geografia física da cidade: o mar e os morros dificultam a expansão da mancha urbana e a saída é a ocupação das encostas dos morros com moradias precárias.

b) difere do processo observado em outras cidades brasileiras, não somente por sua velocidade como pela sua localização, pois no Rio de Janeiro ocorre a ocupação de áreas de risco.

c) é semelhante ao de outras cidades brasileiras porque resulta de fatores como a pobreza crônica de grande parcela da população e a ineficácia de políticas habitacionais.

d) teve sua expansão mais acelerada do que em outras localidades brasileiras visto a cidade oferecer boas oportunidades de trabalho e, consequentemente, atrair migrantes.

e) é complexo e singular porque, devido ao reduzido sítio urbano disponível, as favelas cariocas apresentam elevado número de habitações e baixa densidade demográfica.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis