segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 23

Questão 444)

Podemos afirmar que a rede urbana no Brasil é:

a) pouco densa no Sul, devido ao desenvolvimento agrícola baseado no minifúndio familiar, voltado à produção de trigo para o consumo interno.

b) densa no Centro-Oeste, devido ao desenvolvimento agrícola baseado na produção de soja e trigo, constituindo uma hierarquia urbana completa.

c) rarefeita no Nordeste, devido à migração da população para outras regiões do país, que oferecem oportunidades de trabalho.

d) pouco densa no Norte, apresentando uma estrutura hierárquica incompleta, apesar dos investimentos estrangeiros em infra-estrutura urbana, a partir de 1970.

e) densa no Sudeste, devido à bem desenvolvida infra-estrutura de transporte e ao número de cidades, viabilizando um sistema de fluxos de mercadorias e de pessoas.

Gab: E

Questão 445)

Observando o mapa de densidade demográfica do estado do Ceará, analise as seguintes afirmações.

I. Os municípios de baixa densidade demográfica concentram-se predominantemente no interior do estado.

II. As áreas com densidade demográfica mais elevada situam-se na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e em Juazeiro do Norte.

III. Com exceção da RMF, os municípios com a mais baixa densidade demográfica situam-se no litoral.

clip_image002

A esse respeito, é correto afirmar que:

a) I, II e III são verdadeiras.

b) apenas I e II são verdadeiras.

c) apenas II e III são verdadeiras.

d) apenas I e III são verdadeiras

e) apenas I é verdadeira.

Gab: B

Questão 446)

O gráfico abaixo refere-se ao processo de urbanização da população brasileira. Quanto a esse processo, julgue os seguintes itens.

clip_image004

01. Na região Centro-Oeste, a interiorização do povoamento ainda está diretamente relacionada às atividades agropecuárias, que impulsionam a geração de oferta e demanda de trabalho no campo.

02. Na região Norte, o crescimento da população urbana a partir de 1970 está relacionado aos grandes projetos agropecuários subsidiados pelas agências de desenvolvimento regional.

03. Entre os fatores que imprimiram dinamismo ao crescimento populacional do interior está o papel das cidades médias no recente processo de mudança no padrão locacional da indústria.

04. A recuperação do crescimento da população residente no meio rural vinculada às atividades de natureza tipicamente urbana é o mais importante processo de fixação da população no campo.

05. O sistema nacional de cidades ainda conserva, como uma de suas características, a distribuição populacional concentrada nas grandes cidades.

Gab: FVVFV

Questão 447)

Ainda a propósito da urbanização brasileira, julgue os itens a seguir.

01. O incremento da urbanização no Brasil ocorreu a partir do final da Segunda Grande Guerra, seguindo uma tendência mundial. Por essa época, a urbanização era considerada expressão da modernidade, sinônimo de desenvolvimento, e se ligava à industrialização.

02. A melhoria nas condições sanitárias das cidades, tendo levado ao decréscimo das taxas de mortalidade e estando associada à elevada natalidade, foi importante fator de crescimento da população urbana.

03. A urbanização do país privilegiou o interior, ocorrendo basicamente nos locais e nas regiões que apresentavam recursos de matérias-primas.

04. O crescimento rápido das cidades, em termos de população e de novas atividades, foi sempre acompanhado da implantação das infra-estruturas modernas adequadas.

Gab: VVFF

Questão 448)

Observe a figura ao lado, sobre a evolução da população rural/urbana, no Brasil e no Estado do Espírito Santo, no período de 1940 a 1990.

clip_image006

Sobre a situação rural/urbana é INCORRETO afirmar que:

a) a economia baseada principalmente nas atividades do setor primário, voltada para exportação, é uma das causas do predomínio da população rural até os anos 50.

b) a urbanização no país é uma realidade recente, acelerada pelo processo de modernização intensificado no pós-Segunda Guerra Mundial.

c) o intenso ritmo de urbanização do Espírito Santo foi acompanhado de uma grande geração de novos empregos, eliminando problemas de favelização.

d) o modelo econômico adotado pelo país após 1964 privilegiou a modernização agrícola e a expansão industrial, contribuindo para o êxodo rural.

e) os grandes projetos implantados no Espírito Santo, a partir dos anos 70, impulsionaram o crescimento do setor industrial e de áreas urbanas.

Gab: C

Questão 449)

A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) pelos setores da economia sofreu transformações significativas ao longo do processo de urbanização no Brasil. Sobre esse tema, podemos assegurar que:

00. o modelo econômico do Brasil, apoiado na compressão salarial e na maximização dos lucros, foi, de certa maneira, responsável pelo grande número de migrantes rurais gerado pelo Setor Primário;

01. na década de 1970, o Setor Terciário teve um notável declínio, no tocante à ocupação de mãode-obra, no Brasil;

02. a geração de empregos no Setor Secundário, especialmente nas regiões Sudeste e Sul, cresceu mais aceleradamente do que a produção de riquezas, gerada pela economia industrial, a partir da década de 1980;

03. a liberação de trabalhadores da agropecuária para a economia urbana forneceu mão-de-obra barata, mas pouco qualificada;

04. a absorção da mão-de-obra no Setor Terciário se deu, em grande parte, pela multiplicação de pequenos empreendimentos comerciais, comércio ambulante e serviços em geral.

Gab: VFFVV

Questão 450)

Nas duas últimas décadas, a urbanização no estado de São Paulo caracterizou-se, principalmente, pela:

a) maior participação das cidades médias, devido ao seu crescimento populacional e às suas atividades econômicas, em especial no setor de serviços.

b) descentralização e ocupação ordenada do solo urbano para a criação de novos pólos habitacionais nas grandes cidades do estado.

c) ausência de infra-estrutura viária, o que dificultou a integração das cidades médias às grandes cidades paulistas.

d) presença de capital internacional no setor imobiliário, inaugurando um novo ciclo na produção do espaço urbano das grandes cidades paulistas.

e) privatização de serviços essenciais, como o abastecimento de água, o saneamento básico e a coleta de lixo nas cidades médias.

Gab: A

Questão 451)

Assinale a alternativa que explica a tabela abaixo

clip_image008

a) O período entre 1940-1950 apresenta as maiores taxas de crescimento da população rural.

b) Houve, principalmente após 1950, uma grande imigração da população do campo para a cidade.

c) A redução da população rural foi uma constante no comportamento populacional brasileiro até a década de 90, quando finalmente apresentou crescimento.

d) Entre 1950-1960 percebem-se taxas iguais de crescimento da população, tanto na cidade quanto no campo.

e) O crescimento da população rural ocorreu em função do esvaziamento das cidades.

Gab: B

Questão 452)

Todos os seguintes fatores contribuíram para o processo de urbanização do Brasil ao longo do século XX, EXCETO:

a) Aprofundamento do processo de industrialização durante o período da ditadura militar e expansão do setor de construção civil.

b) Modernização da atividade agrícola, que se reflete na menor procura de mão-de-obra e no empobrecimento do trabalhador rural.

c) Persistência de elevada densidade demográfica no meio rural brasileiro até meados da década de 70 desse século.

d) Transferência do eixo de acumulação de capital do setor agrário-exportador para o urbano-industrial.

Gab: C

Questão 453)

Analise este mapa de Minas Gerais em que estão representadas as áreas de influência de pólos urbanos que se situam tanto no interior do Estado como fora dele:

clip_image010

A partir da análise e interpretação desse mapa, é INCORRETO afirmar que:

a) a área de influência assinalada por X se associa ao dinamismo industrial da conurbação Brasília/Goiânia.

b) a área de influência de Belo Horizonte se estende a leste e a norte, ultrapassando as fronteiras mineiras, rumo ao Espírito Santo e à Bahia.

c) a menor extensão da área de influência do Rio de Janeiro reflete o aumento da importância da Capital Mineira e a redução histórica do peso da economia fluminense.

d) os espaços assinalados por Y e Z correspondem, respectivamente, às áreas de influência das metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Gab: A

Questão 454)

Leia o texto abaixo com atenção.

(...) Temos uma disponibilidade no Brasil de 35mil m3 per capita. Isso significa 17 vezes o que tem a Alemanha e quase 10 vezes a França. Portanto, temos muita água. E, talvez, por isso mesmo, nos damos o direito de deteriorar nossa água, gastando-a de forma extremamente irresponsável.

REBOUÇAS, Aldo da C. Falta uma política nacional de água. Ciência Hoje, jun. 1995.

Considerando a importância da água como recurso natural, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S):

01. O Brasil, pelo fato de ter uma das maiores reser-vas hídricas superficiais do mundo, e de possuir em seu subsolo parte do enorme aqüífero Guarani, não enfrenta, em parte alguma do seu território, crise de abastecimento de água.

02. A água, esse precioso líquido, ainda aparente-mente abundante, poderá ser no futuro alvo de disputas no mundo, onde uma parcela significa-tiva da população já vive em situação de pe-núria crônica pela escassez desse recurso.

04. O manejo desse líquido precioso exige procedi-mentos que preservem suas qualidades, como ocorre no Brasil, onde a formação de uma consciência social a respeito fundamenta-se numa política nacional de gestão racional dos recursos hídricos.

08. A água, que já era usada na antigüidade como instrumento de dominação, continua gerando discórdias e disputas, pois a disponibilidade de água doce no mundo é reduzida e sua distribui-ção na superfície do planeta, desigual.

16. A escassez de água, em muitas regiões do pla-neta, é conseqüência, não somente da crescente poluição no meio urbano e rural, como também do aumento contínuo do consumo, decorrente do crescimento populacional e de atividades econômicas.

Gab: 26

Questão 455)

Os alunos de uma escola de ensino médio de Natal consultaram a sinopse preliminar do Censo 2000, no site www.ibge.gov.br, e ficaram surpresos com o aumento da população urbana do Rio Grande do Norte. Dos 2.771.538 habitantes do Estado, 73,32% estão residindo nas cidades, contra 26,68%, que moram no campo. Identificaram também que, apesar do aumento populacional da maioria das sedes municipais, a rede urbana estadual se mantém interligada com a liderança da "Grande Natal". Essa liderança deve-se principalmente à:

a) circulação de transporte, de mercadorias e de investimentos em eletroeletrônicos.

b) concentração de investimentos em infraestrutura e concentração de serviços diversificados.

c) distribuição de bens e serviços e descentralização industrial.

d) flexibilização dos serviços especializados e instalação de comandos de alta tecnologia.

Gab: B

Questão 456)

O processo de urbanização brasileira apresenta, como um de seus elementos principais, o fenômeno da difusão de cidades com mais de 500 mil habitantes. Os mapas abaixo representam a evolução desse fenômeno.

clip_image012

clip_image014

clip_image016

clip_image018

Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, M.L. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Com base na análise da seqüência dos mapas 1, 2, 3 e 4, pode-se afirmar que, no processo de urbanização brasileira, a difusão de cidades com mais de 500 mil habitantes ocorre

a) em todas as regiões, verificando-se a estagnação do crescimento dessas cidades no Nordeste, a partir da década de 90.

b) em todas as regiões, registrando-se o crescimento acelerado de algumas dessas cidades, principalmente a partir da década de 90.

c) em apenas duas regiões, registrando-se o crescimento acelerado de algumas dessas cidades a partir da década de 80.

d) em apenas três regiões, verificando-se a estagnação do crescimento de algumas dessas cidades no Centro-Oeste, a partir da década de 80.

Gab: B

Questão 457)

O Brasil tornou-se um país em que o fluxo imigratório é negativo, ou seja, o total de emigrantes é maior que o número de pessoas que ingressam no país. Muitos brasileiros têm-se transferido para outros países em busca de melhores condições de vida.

Quais são os três países que mais receberam emigrantes brasileiros nos últimos anos?

a) Estados Unidos, Portugal e Argentina.

b) Estados Unidos, Portugal e Japão.

c) Estados Unidos, Paraguai e Japão.

d) Portugal, Paraguai e Japão.

e) Paraguai, Argentina e Alemanha.

Gab: C

Questão 458)

Algumas cidades do Brasil foram previamente projetadas, e outras planejadas em diferentes períodos de sua expansão urbana.

Das cidades abaixo relacionadas, indique as duas que foram previamente projetadas.

a) Anápolis - São Luis

b) Anápolis – Curitiba

c) Belém – Curitiba

d) Belo Horizonte - São Luis

e) Belo Horizonte – Goiânia

Gab: E

Questão 459)

O Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o maior e mais completo levantamento demográfico já realizado no Brasil. Sobre os dados demográficos relativos ao Rio Grande do Sul, considere as afirmações abaixo.

I. As cidades do Litoral, no seu conjunto, apresentaram as maiores taxas de crescimento demográfico no Estado. O crescimento populacional no Litoral é generalizado: Balneário Pinhal (10,65%), Arroio do Sal (5,71%) e Torres (4,61%).

II. Dos dez maiores municípios do Estado, seis fazem parte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), fato que justifica a concentração de cerca da metade da população do Estado nesta área.

III. Cerca de 41,9% dos municípios do Estado tiveram crescimento negativo, ou seja, perderam população. A causa disso foi, em muitos deles, o desmembramento em novos municípios.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Gab: C

Questão 460)

No planejamento do uso do solo de uma cidade, que dispõe apenas de um sistema parcial de esgoto sanitário, quais devem ser os aspectos físico-geográficos a serem observados pelo geógrafo?

00. Permeabilidade do solo

01. Características geológicas do terreno

02. Profundidade do lençol freático

03. Profundidade da rocha impermeável

04. Declividade do relevo.

Gab:VVVVV

Questão 461)

Sobre as migrações inter-regionais no Brasil, a partir de 1970, assinale a alternativa correta.

a) Merecem destaque os fluxos migratórios para a região Norte e Centro-oeste, principalmente para os estados de Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

b) Os fluxos migratórios que saem da região Centro-sul refletem a estagnação econômica regional em função dos latifúndios improdutivos.

c) As referidas migrações orientam-se exclusivamente para as principais cidades de todas a regiões.

d) As metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo se constituem como os únicos pólos de atração de migrantes nordestinos.

e) Os migrantes que se deslocam para a região Amazonônica e para o Brasil Central são exclusivamente do Sul do país

Gab: A

Questão 462)

Após o século XIX, vem ocorrendo um continuo crescimento do meio urbano à custa do meio rural, isto é, grande quantidade de pessoas transfere-se do campo para as cidades: são as migrações rural-urbanas, conhecidas nos paises subdesenvolvidos com o nome de êxodo rural. Esse processo traz como conseqüência a:

a) A urbanização

b) A conurbaçao

c) A megalópole

d) A humanização

e) A industrialização

Gab: A

Questão 463)

(...) A cidade não pára, a cidade só cresce/ O de cima sobe e o debaixo desce/ A cidade se encontra prostituída/ Por aqueles que ousaram em busca de saída/ Ilusora de pessoas de outros lugares/ A cidade, sua fama vai além dos mares (...).

(Chico Sciense e Nação Zumbi — “A cidade” em “Da lama ao caos”)

A letra da música acima refere-se de maneira explícita e implícita a importantes questões que interessam à Geografia, tais como:

a) O contínuo crescimento demográfico acelerado das Regiões Metropolitanas, exceto as do Rio de Janeiro e Fortaleza, que apresentaram, nas duas últimas décadas, cifras abaixo das registradas nos respectivos Estados.

b) As desigualdades sociais provocadas pela concentração de renda, quesito que equipara o Brasil a outros países também detentores de altas taxas, a exemplo da França.

c) O crescimento do terceiro setor da economia como uma forma de atuação da sociedade civil na solução de problemas sociais, promovendo a cidadania e a inclusão da população de baixa renda.

d) A falta de fiscalização na aplicação do dinheiro público, apesar de gerar a “prostituição das cidades” e a conseqüente desestruturação das políticas sociais do Estado e das iniciativas privadas, o que impediu a criação de um Estado de Bem-Estar Social no Brasil.

e) O contínuo crescimento dos fluxos migratórios para São Paulo, “ilusora” cidade mundial, pelo fato de não terem surgido novos pólos de atração demográfica, em outras regiões do Brasil.

Gab: C

Questão 464)

O gráfico abaixo apresenta as maiores aglomerações urbanas do mundo no período entre 1970 e 2010.

clip_image020

Fonte: CASTELLS, 1999.

*(Acima de 10 milhões de habitantes em 1992)

De acordo com os dados acima é INOCRRETO afirmar que:

a) São Paulo será a maior aglomeração urbana do mundo ao final da primeira década do século XXI.

b) nenhuma das maiores aglomerações urbanas situa-se no continente europeu.

c) São Paulo teve um crescimento proporcional e absoluto superior ao do Rio de Janeiro.

d) o continente asiático concentra o maior número de aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes.

e) a população de Osaka manteve-se praticamente inalterada no período abordado.

Gab: C

Questão 465)

Passadas as fases de implantação dos grandes projetos de mineração e de energia, modelo oposto à organização do garimpo, o saldo deixado foi o de uma população considerável de deslocados e re-assentados que contribuiu deveras para o processo de desterritorialização camponesa. O seu destino mais provável foi o engrossamento do fluxo rumo às cidades.

Fonte: Menezes, Maria Lúcia Pires. Tendências Atuais das Migrações

Internas no Brasil in Scripta Nova — Revista Electrónica de

Geografía y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona,

Nº 69 (45), 1 de agosto de 2000.

O texto faz referência à dinâmica demográfica recente verificada:

a) no oeste da Bahia e sul do Piauí, como resultado do avanço das áreas de produção irrigada de soja por grandes produtores vindos da Região Sul do país.

b) na Amazônia, em especial nos antigos eixos de ocupação e colonização da década de 1970, como os das rodovias Transamazônica e Cuiabá-Santarém.

c) no oeste do Mato Grosso do Sul, na faixa fronteiriça entre o Brasil e Paraguai, onde os “brasiguaios” se instalaram na década de 1980.

d) na região do norte-paranaense, que sofreu um intenso processo de recolonização na década de 1970, com a modernização de sua agricultura.

e) no Estado do Espírito Santo, em função do esgotamento do modelo exportador mineral e da expansão das áreas destinadas ao reflorestamento.

Gab: B

Questão 466)

Selecione a alternativa que completa corretamente o parágrafo abaixo.

O ritimo de crescimento da população brasileira diminuiu consideravelmente nos últimos quarenta anos. Explica-se esse processo através da .......................... acelerada ocorrida nos anos setenta, que estimulou o êxodo rural, aumentando a taxa de ................................do país. Por outro lado, a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho urbano, associada aos métodos contraceptivos, desencadeou uma rápida queda nas taxas de ................................., refletidas na acentuada queda da .............................. da mulher brasileira.

A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto é:

a) industrialização - urbanização - natalidade - fecundidade.

b) Industrialização - urbanização - natalidade – mortalidade

c) Urbanização - industrialização - fecundidade – mortalidade

d) Urbanização - industrialização - mortalidade – natalidade

e) Urbanização - industrialização - mortalidade – fecundidade

Gab: A

Questão 467)

No Brasil, entre os anos 70 e 80, a população das áreas metropolitanas apresentou um crescimento de 45%. Atualmente, o processo de metropolização:

a) está estagnado, uma vez que o êxodo rural perdeu a força em virtude das crises e da violência urbana.

b) teve sua intensidade reduzida, sobretudo devido ao menor crescimento das metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

c) acelerou-se, porque, com o esgotamento das fronteiras agrícolas, a população rural voltou a migrar para as metrópoles.

d) continua no mesmo ritmo, tendo como um dos fatores de crescimento o aumento do emprego na indústria, sobretudo em Belém e no Rio de Janeiro.

e) atingiu o nível dos países mais industrializados e, portanto, não deve mais crescer nas próximas décadas.

Gab: B

Questão 468)

REGIÕES METROPOLITANAS

PESSOAS ECONOMICAMENTE ATIVAS,

POR CLASSES DE RENDIMENTO MENSAL – 1998

clip_image022

O gráfico registra a desigualdade existente em regiões metropolitanas do Brasil.

a) O que são regiões metropolitanas?

b) Indique e explique três aspectos que justifiquem as diferenças entre as metrópoles brasileiras em relação ao rendimento médio mensal da população economicamente ativa.

Gab:

a) Regiões metropolitanas correspondem oficialmente a um conjunto de municípios contíguos ou conurbados e integrados socio-economicamente a uma cidade central, com serviços públicos de infra-estrutura comuns (ou necessidade de seu estabelecimento), em função de um sistema de conexão existente entre as unidades que as compõem. Vale lembrar que essas regiões correspondem às áreas com as maiores concentrações populacionais, de serviços e de renda no país.

b) Identificam-se dois grupos distintos no gráfico apresentado na questão. No primeiro, temos as metrópoles de Fortaleza, Recife, Belém e Salvador, que têm mais de 50% de pessoas economicamente ativas que recebem até 3 salários mínimos, tendo no outro extremo menos de 3% de trabalhadores que recebem acima de 20 salários mínimos. No segundo grupo, encontramos Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, que apresentam menor percentagem de ocupados que recebem até 3 salários mínimos, enquanto na outra extremidade social há a maior concentração, em termos relativos, de pessoas ativas que recebem acima de 20 salários mínimos. Todas essas diferenças podem ser explicadas basicamente por 3 aspectos:

1º) Aprodução cafeeira de meados do século XIX e início do século XX criou mecanismos para a atividade industrial no Sudeste do país. Nas décadas de 1930, 1940 e 1950, o governo federal desenvolveu diversas obras de infra-estrutura que foram concentradas no Centro-Sul.

2º) A diversificação industrial no Centro-Sul acarretou a especialização da mão-de-obra. Isso justifica a presença de maior percentual de pessoas economicamente ativas que recebem mais de 20 salários mínimos nessa região.

3º) O desenvolvimento de centros de pesquisa e tecnologia intensificam a concentração industrial e aceleram a criação de novas especializações e profissões no setor terciário.

Questão 469)

Analise as características das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Amazonas, relacionando-as ao:

a) processo de povoamento.

b) desenvolvimento de atividades econômicas do setor primário.

Gab:

a) O processo de povoamento da bacia hidrográfica do São Francisco foi impulsionado pela expansão da pecuária que, buscando maiores espaços, saiu da Zona da Mata e atingiu o sertão durante o final do século XVI e o início do século XVII. Além das vastas áreas, encontrou-se água constante, fato que favoreceu a fixação do elemento humano, o vaqueiro, e o desenvolvimento dos currais. Posteriormente esse processo foi acentuado com o ciclo do ouro em Minas Gerais, que passou a receber os derivados da pecuária que escoavam pelo traçado dos rios.

A Bacia Amazônica foi ocupada inicialmente por expedições militares que utilizaram da extensa rede de rios, que, de forma difusa, atingiam vários pontos da região durante o 1º e 2º Reinados. Essas incursões chamaram a atenção para a grande diversidade natural da região e favoreceu o ciclo da borracha, que atraiu milhares de nordestinos para a região.

b) Na Bacia Hidrográfica do São Francisco, posteriormente ao surgimento da pecuária, encontramos grandes e pequenas propriedades que aproveitavam das cheias do rio para o desenvolvimento da agricultura. Com a construção das barragens e hidroelétricas, milhares de trabalhadores perderam suas terras. Em contrapartida, surgiram ricas propriedades agrícolas, que, por meio da irrigação, desenvolveram a fruticultura. Pode-se destacar o surgimento nas águas represadas de atividades pesqueiras planejadas, que visavam a gerar trabalho para as populações que perderam terras. Na Bacia Amazônica, desenvolveu-se o extrativismo vegetal, especialmente seringueiras e castanheiras nas várzeas e nas terras firmes, além da juta entre o Pará e o Amazonas. Nota-se também a garimpagem, uma atividade poluente, já que utiliza de mercúrio para separar o ouro de aluvião, localizado no fundo dos rios. Destaca-se ainda o potencial pesqueiro explorado pelas populações ribeirinhas e, na desembocadura do rio Amazonas, a criação de bubalinos, importante atividade da região.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis