segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 17

Questão 312)

Analise a tabela.

Tabela: População de Juiz de Fora residente/distribuição por zona

clip_image002

(-) Sem Informação

Fonte: IBGE, Censo de 2000

Marque a alternativa CORRETA.

a) O município de Juiz de Fora manteve a proporção entre a população rural e urbana.

b) O crescimento da população rural indica os efeitos da mecanização na produção rural.

c) O município apresentou forte crescimento populacional e intenso processo de urbanização.

d) O crescimento da população urbana foi insignificante no período de 30 anos.

e) O predomínio de mulheres na composição etária revela o crescimento do setor de serviços.

Gab: C

Questão 313)

De acordo com dados da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe), três em cada quatro pessoas na América Latina vivem em cidades e, destas, 44%, em favelas ou habitações precárias. O Brasil é um dos paises mais urbanizados do mundo, com mais de 80% de sua população considerada urbana. Juntamente com o número de pessoas que buscam as cidades por causa das melhores ofertas de qualidade de vida, os problemas urbanos tem se multiplicado.

Analise as seguintes afirmações.

I. A desigualdade regional na urbanização brasileira é bastante grande, apesar do acesso a serviços públicos de saneamento ser deficiente de maneira geral. Essa situação é mais grave na região Norte do que na Sudeste.

II. No interior das cidades, as desigualdades sociais expõem a exclusão, mas as periferias, apesar do seu crescimento desordenado, são dotadas de boas condições de infra-estrutura em saúde e segurança.

III. Uma das principais causas da expansão das favelas no Brasil é o êxodo rural; além disso, outro fato que faz crescer a população de favelados é a alta taxa de fecundidade, que normalmente é maior entre a população mais pobre.

IV. Uma nova lógica na organização da sociedade, impulsionada pelo maior número de fábricas, inovações econômicas, integração por transportes e telecomunicações, se refletiu no aumento das taxas de urbanização no Brasil, a partir da década de 1960.

V. A Constituição de 1988 do Brasil limita ao governo federal a competência para a criação de Regiões Metropolitanas, reconhecendo o processo de conturbação, pelo qual o crescimento de cidades vizinhas forma um só conjunto, compartindo da mesma malha urbana econômica e de infra-estrutura.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I, IV e V.

b) II, III e V.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) III e V.

f) I.R.

Gab: D

Questão 314)

Sobre o processo de urbanização brasileiro recente, é correto afirmar que

a) a concentração das grandes indústrias nas áreas centrais das cidades tem aumentado, intensificando–se, com isso, o processo de verticalização em suas áreas periféricas

b) as grandes metrópoles têm investido intensamente em áreas de lazer, criando a cidade informal

c) diretrizes gerais para a política urbana e a execução de políticas municipais de desenvolvimento urbano são estabelecidas pelo Estatuto da Cidade, criado em 2001

d) as redes urbanas, com o acelerado processo de urbanização nas últimas décadas, vêm sendo substituídas pelos centros sub–regionais locais

e) as metrópoles nacionais e regionais desaparecem da hierarquia urbana, dando lugar às metrópoles locais, devido ao processo de globalização e ao surgimento de muitos tecnopólos.

Gab: C

Questão 315)

Leia o texto abaixo e faça o que se pede:

“A localização das indústrias no Brasil seguiu os padrões comuns a essa atividade em todo o mundo.

Em um primeiro momento, houve marcante concentração das indústrias em uma determinada região para mais tarde acontecer exatamente o oposto: as empresas estão se deslocando para áreas menos industrializadas.

No que diz respeito ao processo de industrialização brasileira, observam-se nitidamente essas duas características: no início, na primeira fase, um processo de concentração industrial e, um outro momento a partir dos anos 1980, o processo de dispersão industrial.”

a) Relacione dois quesitos para o desenvolvimento da industrialização no Brasil na primeira fase chamada de concentração:

b) Relacione dois quesitos para a fase da dispersão industrial.

Gab:

a) Concentração industrial: ferrovias, mercado consumidor, mão de obra assalariada imigrante, dinheiro oriundo do café;

b) Dispersão industrial: guerra fiscal, isenção de impostos, mão-de-obra barata.

Questão 316)

Observe o quadro abaixo e faça o que se pede:

CLASSIFICADOS IMÓVEIS

clip_image004

Os municípios do estado do Rio de Janeiro, exemplificados nos classificados acima, foram emancipados no mesmo período da década de 1990.

Embora tenham a mesma idade, apresentam características geográficas muito distintas.

Explique as diferenças de valor entre os imóveis apresentados nos classificados, evidenciando dois fatores relacionados as suas localizações:

Gab:

Búzios: lugar tradicional do turismo; balneário freqüentado por famosos e estrangeiros; acesso à praia; longe da metrópole; longe da poluição; longe da violência urbana.

Queimados: lugar tradicional de trabalho e moradia; cidade dormitório; localizado na periferia da metrópole; dificuldade de acesso a equipamentos culturais e de lazer; proximidade de indústria poluentes; concentração de população marginalizada; altos ídices de violência; IDH baixo;falta de saneamento básico e infraestrutura pública.

Questão 317)

Um dos processos espaciais que tem ocorrido sistematicamente nas cidades brasileiras refere-se à ampliação considerável da área urbana ocupada e ao crescimento da periferia. O poder público, baseado em políticas territoriais, tem ampliado sistematicamente o perímetro urbano. Escolha a alternativa que define este processo.

a) Os promotores imobiliários investem em infra-estrutura urbana nas áreas periféricas, favorecendo a sua ocupação e, com isso, acabam vendendo uma maior quantidade de terrenos.

b) O processo é denominado de centralidade urbana e só ocorre em cidades onde houve a saturação do centro e das áreas intermediárias, restando à população a ocupação das áreas periféricas.

c) A população prefere morar distante do centro por causa da tranqüilidade, menor violência, ausência de congestionamento e, também, pelo preço dos terrenos, que é muito menor.

d) A periferização é caracterizada pelo crescimento horizontal das cidades em direção às áreas distantes do centro tradicional. Com a intensidade deste processo, grande parte das áreas periféricas, principalmente aquelas ocupadas pelas camadas mais pobres da população, fica deficitária em relação a infra-estrutura e saneamento básico.

e) O processo refere-se à densidade demográfica, ou seja, os centros das cidades já estão super-povoados e, assim, a ocupação da periferia alivia este congestionamento.

Gab: D

Questão 318)

clip_image006

clip_image008

Fonte: HGCB, Difel, tomo I. Vol. I

A partir da leitura dos mapas acima, relativos à expansão territorial da colônia brasileira, é possível afirmar que:

a) a fundação de vilas e cidades, durante os séculos XVII e XVIII, esteve sempre ligada ao desenvolvimento da atividade mineradora.

b) a ocupação das terras brasileiras no século XVII (Mapa 1) foi resultado da doação de sesmarias pela Coroa Portuguesa, com a finalidade de estabelecer colônias de povoamento em terras da América do Sul.

c) a ocupação efetiva da Amazônia, evidenciada na comparação entre os dois mapas, foi fruto da ação conjunta dos senhores de engenho, proprietários de latifúndios produtores de cana-de-açúcar, dos missionários jesuítas e dos comerciantes de drogas do sertão.

d) o aparecimento de vilas e cidades no século XVIII (Mapa 2) foi direcionado pelo deslocamento do gado, cuja criação foi o mais importante fator de concentração populacional em terras luso-brasileiras.

e) diferentes fatores históricos promoveram a ocupação do interior ao longo do período colonial, levando à necessidade de acordos que limitassem os territórios de Portugal e Espanha na América do Sul, após o término do período conhecido como União Ibérica.

Gab: E

Questão 319)

Cidade lagoa

Esta cidade que ainda é maravilhosa

tão cantada em verso e prosa

desde o tempo da vovó

tem um problema crônico renitente

qualquer chuva causa enchente

não precisa ser toró...

basta que chova mais ou menos meia hora

é batata não demora, enche tudo por aí

toda cidade é uma enorme cachoeira

que da Praça da Bandeira

vou de lancha ao Catumbi

(...)

(Cícero Nunes / Sebastião Fonseca – 1959)

O problema das enchentes na cidade do Rio de Janeiro é muito antigo, conforme reforça a letra do samba acima. Considerando a Área Central da cidade, uma causa natural desse fenômeno e uma característica urbana que o agrava são, respectivamente:

a) pluviosidade elevada no verão – ruas muito estreitas

b) bacia de rios temporários – galerias pluviais insuficientes

c) maciço coberto por floresta tropical – desmonte dos morros

d) topografia plana – alto índice de impermeabilização do solo

Gab: D

Questão 320)

A nova fronteira urbana

Por que tantas áreas centrais na Europa, América do Norte e Austrália vêm sendo tão radicalmente renovadas nas últimas três décadas, convertendo decadência urbana em novo chic? O processo vai continuar no século XXI ou acabou? O que ele significa para as pessoas que moram lá?

(Traduzido de SMITH, Neil. The new urban frontier. Londres: Routledge, 1996.)

A nova aposta do setor imobiliário

A venda, em menos de duas horas, dos 688 apartamentos do Cores da Lapa, em pleno coração do Rio, mostra o acerto da apost num bairro até há pouco tempo esvaziado economicamente e há três décadas sem um único grande lançamento imobiliário. Os mais céticos duvidavam do sucesso de um condomínio de classe média, encravado na Rua do Riachuelo, onde funcionava uma antiga fábrica da Antárctica.

(Adaptado de Jornal do Brasil, 12/11/ 2005)

Os textos acima abordam o atual processo de reabilitação de áreas urbanas que se encontravam decadentes em várias cidades do mundo, inclusive no Rio de Janeiro.

Uma causa e uma das conseqüências que se pode esperar desse processo são, respectivamente:

a) reativação das funções urbanas para a população de média e alta renda – expulsão da população de baixa renda pela valorização do solo urbano

b) especulação imobiliária ligada ao setor financeiro – descentralização dos serviços ligados ao lazer e à cultura pela reordenação dos critérios de construção

c) construção de elevados e vias de ligação da Área Central aos bairros residenciais – redução da densidade da ocupação do solo urbano pelo novo código de obras

d) remoção das atividades terciárias para os subcentros comerciais – elevação dos índices de crescimento da população dos bairros centrais pela reurbanização das áreas de periferia

Gab: A

Questão 321)

A urbanização da população brasileira se acelerou, na segunda metade do século XX, acompanhando as profundas mudanças econômicas que o país conheceu no período. Sobre o processo de urbanização brasileiro, indique a principal tendência observada hoje:

a) é mais acelerado nas grandes metrópoles nacionais porque a introdução das inovações tecnológicas ampliou o mercado de trabalho;

b) ocorre devido aos fluxos migratórios que buscam nas cidades os empregos mais qualificados e o acesso a bens de consumo e serviços modernos;

c) transfere população das grandes para as cidades médias devido à instalação de empresas que se deslocaram em busca de vantagens locacionais;

d) ocorre em todo o território nacional graças à formação de redes de cidades integradas por uma eficiente infra-estrutura viária intermodal;

e) reforça o padrão hegemônico das metrópoles regionais que atuam como os pontos de articulação do país com a economia globalizada.

Gab: C

Questão 322)

Florestas de pequenas e ameaçadoras plaquinhas que avisam: “Resposta Armada!” crescem nos gramados cuidadosamente aparados do West Side de Los Angeles. Até mesmo os bairros mais ricos se isolam atrás de muros guardados por polícia privada armada e por moderníssimos equipamentos de vigilância eletrônica.

Nós vivemos em cidades brutalmente divididas entre “células fortificadas” da sociedade afluente e “lugares de terror” onde a polícia guerreia contra o pobre criminalizado.

(Adaptado de DAVIS, Mike. Cidade de Quartzo. São Paulo: Página Aberta, 1993.)

O texto acima descreve um processo socioespacial que também pode ser observado em metrópoles brasileiras, como o Rio de Janeiro.

A partir dessa comparação,

a) identifique esse processo e aponte o fator comum que o desencadeou nas duas cidades;

b) cite duas ações do Estado que reforçam esse processo na cidade do Rio de Janeiro.

Gab:

a) Processo de segregação urbana.

Insegurança da sociedade, produto de desigualdades socioeconômicas ou concentração de renda.

b) Duas dentre as ações:

clip_image010 priorizar os investimentos em infra-estrutura nas áreas já favorecidas da cidade

clip_image010[1] negligenciar a implantação de uma política habitacional eficaz voltada para a população de baixa renda

clip_image010[2] possibilitar a territorialização das áreas mais carentes pelo crime organizado em virtude da reduzida atuação governamental

clip_image010[3] implementar política de segurança em caráter permanente apenas nas áreas mais ricas, em contraste com uma atuação episódica nos espaços populares

Questão 323)

As regiões mais urbanizadas do Brasil são:

a) Centro-Oeste e Sudeste.

b) Centro-Oeste e Nordeste.

c) Norte e Sul.

d) Sul e Sudeste.

e) Norte e Nordeste.

Gab: D

Questão 324)

Leia, com atenção, o texto abaixo:

“Entre as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade brasileira destaca-se o agravamento da pobreza e da exclusão social nas regiões metropolitanas. Além dos problemas que acarreta, a expansão da pobreza metropolitana não encontra arranjos institucionais que contribuam para a eficácia das políticas governamentais.

Estas raramente consideram a nova geografia da exclusão e seus requisitos quanto à tomada de decisões e à coordenação das ações que cabem às diferentes unidades da Federação. A preocupação com o rápido agravamento das desigualdades sociais nas grandes cidades deu origem à expressão “metropolização da pobreza”, que se justifica em termos quantitativos e das transformações qualitativas que estão ocorrendo nas regiões metropolitanas a partir de meados da última década.”

REZENDE, Fernando & TAFNER, Paulo(orgs.). Brasil: o estado de uma nação. São Paulo: Ipea, 2005.

A expansão da pobreza nas regiões metropolitanas ocorre, porque:

a) é um problema que se restringe exclusivamente a essas aglomerações e é um processo de degradação urbana por meio da invasão e ocupação ilegal de áreas públicas e privadas, como é o caso das áreas de preservação ambiental e de proteção de mananciais.

b) os domicílios pobres e indigentes localizados nessas regiões são os menos afetados pela crise da economia, já que neles a renda do trabalho aumenta e é menor o peso dos benefícios constitucionais sobre a renda familiar.

c) durante os períodos de estagnação econômica ou de crescimento lento, as atividades muito sensíveis à queda no consumo são as primeiras a serem afetadas e uma parcela considerável dessas atividades localiza-se nessas regiões.

d) as melhorias das condições de moradia das populações de baixa renda estão atreladas ao financiamento privado, ocasionando a menor participação de favelas, casas de cômodos e cortiços no total dos domicílios urbanos.

e) o setor informal, entendido como o conjunto dos postos de trabalho protegidos pela legislação trabalhista, decresceu na última década, explicando assim a propagação da qualificação da mão-de-obra nessas regiões.

Gab: C

Questão 325)

A relação homem/sociedade/natureza precisa ser entendida em um mesmo contexto. Não é possível pensar isoladamente a problemática social sem levar em conta o comprometimento ambiental. A relação que se estabelece entre o equilíbrio econômico-social da população e o do ecossistema é recíproca. Desse modo, a produção da moradia, nas cidades, evidencia um delicado relacionamento na construção do ambiente urbano no qual a transformação das características naturais do lugar precisa ser resolvida de forma coerente, para não representar uma degradação ambiental.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

a) a rápida industrialização pós-Segunda Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado e o êxodo rural são fatores que contribuíram para piorar a crítica situação ambiental das cidades brasileiras.

b) as favelas não constituem um problema ambiental importante e representam uma solução para a camada social carente que, desse modo, não paga aluguel e pode morar próximo ao local de trabalho.

c) o tratamento de esgoto no Brasil é muito deficitário, ainda que a rede coletora tenha crescido ultimamente, possibilitando que grande parte do esgoto produzido seja despejado nos solos e nos rios em sua forma natural, minimizando o problema ambiental.

d) o destino da maior parte do lixo produzido nas cidades são os chamados “lixões”, depósitos a céu aberto que, apesar de constituírem problemas ambientais, evitam a contaminação das águas subterrâneas.

e) a contaminação das águas nas cidades é particularmente mais grave que no campo, e consiste, basicamente, nos efeitos da emissão de gases (dióxido de carbono, dióxido de enxofre, metano, etc) e material particulado (poeira, fuligem, etc.).

Gab: A

Questão 326)

Os indicadores de renda do município do Rio de Janeiro mostram uma tendência de aprofundamento da segregação social do espaço. Enquanto a Zona Oeste ampliou a presença dos mais pobres, concentrados de forma homogênea principalmente na área de Santa Cruz, no outro extremo, a Barra da Tijuca concentrou, também de forma homogênea, os mais ricos.

a) Como esse processo de segregação espacial se diferenciou do padrão habitual observado na cidade do Rio de Janeiro?

b) Como os agentes responsáveis pela produção empresarial de moradias atuaram nesse processo?

Gab:

a) Esse processo se diferencia do padrão predominante de segregação existente no Rio de Janeiro, onde as áreas de habitação da população de mais baixa renda, como no caso das favelas, encontram-se nos mesmos bairros das residências dos grupos de rendas alta e média, dando a falsa impressão de um espaço urbano não segregado.

b) A valorização de determinadas áreas da cidade, em função de vantagens ambientais ou socioeconômicas, diferenciou o valor do solo urbano como mercadoria. Os proprietários fundiários, as empresas de construção civil e os agentes imobiliários adotaram práticas seletivas para manter um padrão de ocupação mais homogêneo e lucrativo, como no caso da Barra da Tijuca. Nas áreas menos vantajosas, como Santa Cruz, os agentes imobiliários fazem construções de pior qualidade, tanto em termos arquitetônicos quanto em relação aos materiais utilizados, ou deixam para os donos dos lotes a tarefa de construir suas próprias casas, muitas vezes num esquema de mutirão. Ao Estado, é deixada a tarefa de criar a infra-estrutura viária que possibilite morar em áreas distantes das principais áreas urbanas geradoras de empregos.

Questão 327)

Nas duas últimas décadas, dois processos de organização do espaço estão sendo evidenciados no Brasil: o crescimento das cidades com mais de 500.000 habitantes e a desmetropolização. É incorreto afirmar que esses dois processos vêm sendo causados devido:

a) ao esgotamento da infra-estrutura das metrópoles industriais.

b) à migração das indústrias para as cidades médias onde os custos de produção são menores.

c) ao elevado custo de vida das metrópoles, representado por altas taxas e tarifas públicas.

d) à ampliação e melhoria da acessibilidade às cidades de porte médio.

e) às vantagens competitivas adicionais das cidades médias, como isenções fiscais e mão-de-obra barata.

Gab: D

Questão 328)

“Na segunda metade do século XIX, aproximadamente 10 milhões de pessoas deixaram o Reino Unido para iniciar nova vida no exterior, levando com eles a cultura e a convicção de pertencerem ao mais progressista povo do planeta.

Enquanto alimentavam com suor e sofrimento os circuitos econômicos capitalistas, semeavam com suor e prazer o futebol pelo mundo”

Adaptado de Gilmar Mascarenhas de Jesus, O lugar e as redes: futebol e modernidade na cidade do Rio de Janeiro

A partir do texto,

a) relacione a difusão do futebol, nas primeiras décadas do século XX, com o padrão socioeconômico dos bairros da cidade do Rio de Janeiro;

b) apresente dois motivos que justifiquem a hegemonia dos clubes cariocas no plano nacional, a partir de 1930.

Gab:

a) os bairros de maior prestígio social, residência das populações mais ricas, nas primeiras décadas do século XX, eram Flamengo, Botafogo e Laranjeiras. Como o futebol tinha uma dimensão simbólica, de representação da modernidade, era praticado pelas populações de maior renda, com o significado de prestígio e “status” social. A origem dos principais clubes de futebol da cidade nesses bairros é a representação espacial dessa constatação.

b) a partir da década de 30, inicia-se a integração das numerosas ilhas econômicas no projeto de formação de um espaço nacional. O Rio de Janeiro, capital federal, liderava, no plano cultural, a construção da nacionalidade. Suas emissoras de rádio, que tinham grande alcance espacial, difundiam os modismos e estabeleciam as preferências. Os clubes de futebol do Rio de Janeiro, dentro desse projeto que tinha o Rio de Janeiro como pólo, passaram a dominar as preferências de grandes parcelas da população.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis