quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FONTES DE ENERGIA–ENEM 6

Questão 158)

Sobre os países produtores e exportadores de petróleo, julgue os itens seguintes:

00. Na América Latina, Colômbia e México são países membros da OPEP.

01. A criação da OPEP, em 1960, foi a resposta à política de centralização das atividades ligadas à exploração mundial do petróleo, pelo cartel das “sete-irmãs”.

02. Ao lado de um aumento da renda per capita dos países da OPEP, constata-se uma elevação na melhoria da qualidade de vida de nível cultural e dos salários daqueles povos.

03. A crise do petróleo, desencadeada pelo conflito árabe-israelense em 1973, fez com que novas fontes de energia como carvão e gás natural fossem reativadas em países não-ligados à OPEP.

04. Um dos efeitos da crise do petróleo para os países do Terceiro Mundo foi o aumento da dívida externa, devido à elevação das taxas de juros.

05. A recente crise do Golfo Pérsico, com a iminência de uma guerra, poderá trazer conseqüências favoráveis ao mundo, com a baixa do preço do petróleo do Iraque.

Gab: ECECCE

Parte II

Questão 01)

Analise as proposições acerca da produção mundial de petróleo.

I. A sua utilização como fonte de energia iniciou em 1859, na Pensilvânia – EUA, quando Edwin Drake encontrou petróleo e passou a comercializá-lo com as cidades para ser utilizado na iluminação pública.

II. A bacia de Campos no Rio de Janeiro possui as maiores reservas de petróleo do Brasil.

III. A Arábia Saudita é o país que mais exporta petróleo, e os EUA o país que mais importa petróleo.

IV. A Venezuela tem uma produção maior de petróleo que o seu consumo.

V. A partir da década de 80, houve um aumento da produção de petróleo no Brasil e uma consequente diminuição da dependência externa.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 02)

Usina nuclear de Fukushima, Japão (após o incêndio

clip_image002

Disponível em: <www.kotaku.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2012.

O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia.

Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:

a) a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.

b) o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.

c) a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.

d) o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.

e) a contribuição zero para o efeito de estufa global.

Gab: E

Questão 03)

Sobre fontes de energia e consumo energético global, assinale o que estiver correto.

01. A indústria automobilística confirmou a supremacia do uso do petróleo no século XX. A maior produçãomundial do petróleo concentra-se no hemisfério sul.

02. A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério norte, com alguma produção na Austrália e na África do Sul.

04. O gás natural deverá ter maior participação como fonte de energia, por suas vantagens econômicas e ambientais.

08. A crise que atinge algumas fontes de energias convencionais e a preocupação ambiental abriram caminhos para fontes alternativas como a biomassa, a energia eólica, a energia solar, a energia mareomotriz e a geotérmica.

16. A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

Gab: 14

Questão 04)

Produção instalada de energia em 2004 (megawatts)

clip_image004

clip_image006 clip_image008

Adaptado de www.ladocumentationfrancaise.fr.

A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.

Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:

a) matriz elétrica limpa

b) perfil climático favorável

c) densidade demográfica reduzida

d) desenvolvimento tecnológico avançado

Gab: D

Questão 05)

O gráfico abaixo revela as mudanças ocorridas na matriz energética mundial entre 1973 e 2006. Observe-o.

clip_image010

Sobre as causas e as consequências dessas mudanças, assinale a alternativa correta:

a) O aumento da participação do carvão resultou do esforço de substituição do petróleo por alternativas menos poluentes.

b) O recuo da biomassa resultou da crise do setor de biocombustível, que afetou sobretudo o Brasil e os Estados Unidos.

c) A queda da participação da energia hidráulica na matriz energética global reflete a escassez de novos investimentos na geração dessa forma de energia, cujo potencial já está praticamente esgotado em todas as regiões do mundo.

d) Apesar do aumento significativo na matriz energética global, a geração de energia nuclear permanece fortemente concentrada nos países desenvolvidos.

e) O aumento da participação do gás natural reflete o aumento da proporção da energia global consumida pela China, detentora das maiores reservas mundiais desse combustível.

Gab: D

Questão 06)

Uma das mais promissoras formas de geração de energia é a solar, por ser limpa e renovável. Contudo, sua disponibilidade não é homogênea, já que alguns fatores naturais possibilitam maior produção desse tipo de energia em determinados lugares.

Analise abaixo o mapa solar do Chile, país com grande potencial de produção de eletricidade solar:

clip_image012clip_image014

*recebida diretamente do Sol

Adaptado de El Mercurio, 19/01/2011

A região chilena com maior potencial para o aproveitamento da energia solar é a que possui o seguinte clima:

a) equatorial

b) desértico

c) subtropical

d) mediterrâneo

Gab: B

Questão 07)

A população mundial vai atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima segunda-feira (31), de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que usou estimativas de demografia e selecionou a data de forma simbólica para debater o tema e discutir ideias de crescimento e sustentabilidade”.

Disponível em:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/populacaomundial-

chega-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu.html.

Acessado em 28/10/2011

Essa expectativa reacende o debate entre especialistas sobre demografia. Sobre os desafios relacionados ao crescimento populacional, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) Embora no contexto atual seja difícil, a garantia do acesso dos jovens à saúde, à educação e ao emprego poderá determinar o impulso do crescimento populacional no futuro.

b) As dinâmicas de mudança da população mundial vêm repercutindo favoravelmente no desenvolvimento sustentável graças à aplicação da teoria neomalthusiana em todos os países do mundo.

c) A revolução tecnológica e informacional e também a globalização, que rompem fronteiras e aproximam os povos, ainda não colocaram em prática a utilização inteligente e solidária dos recursos da Terra.

d) A falta de infraestrutura e mobilidade nos grandes centros urbanos, o descaso com o ambiente em geral e o saneamento básico são alguns dos problemas que a humanidade deve enfrentar com rapidez.

Gab: B

Questão 08)

“Os recursos energéticos constituem um importante subsídio à expansão do capital, integrando o capital constante circulante. Nesse sentido, constituem ingredientes centrais da geoeconomia e da geopolítica do capitalismo contemporâneo. O petróleo representa papel proeminente dentro dessa matriz energética mundial, estando sempre em questão a ampliação do consumo e a capacidade de suporte das reservas petrolíferas existentes. A localização das suas principais reservas e estruturas de escoamento em áreas de instabilidade política, bem como o fator concorrencial desafiam pesquisas e estudos acerca do descobrimento e ou desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia”.

(LINS, Hoyêdo N. Geoeconomia e geopolítica dos

recursos energéticos na primeira década do século XXI)

Sobre as questões tratadas no texto, é correto afirmar que:

00. as principais reservas de petróleo se encontram localizadas no Oriente Médio, em especial no Golfo Pérsico. Esse fato vincula a Guerra do Golfo em 1990 com a energia, a geoeconomia, a geopolítica e a guerra no cenário mundial.

01. a atualidade registra mudanças na espacialidade da acumulação de riqueza global, especialmente com o desempenho econômico da Índia e da China; isso repercute no aumento e na intensificação de consumo de recursos energéticos.

02. o petróleo brasileiro da camada "pré-sal", fonte de intensas pesquisas geológicas, foi originado de materiais orgânicos depositados no sub-solo oceânico, em terrenos magmáticos, ricos em hidrocarbonetos. Essa reserva de petróleo vai tornar o país autossuficiente em petróleo e gás natural.

03. a justificativa para o predomínio da matriz energética contemporânea remete ao fato de que ela não exige uma ampla e complexa infraestrutura, tampouco articulações de interesses diversos.

04. a Rússia exerce historicamente grande controle sobre as rotas de exportação dos recursos energéticos produzidos na Eurásia (Região do Cáucaso e Ásia Central), uma vez que partes do seu território funcionam como corredores em relação a ex-repúblicas soviéticas, tradicionais espaços de influência russa.

Gab: VVFFV

Questão 09)

Uso de fontes renováveis de energia (2005)

clip_image016

Adaptado de Atlas geográfico escolar: ensino

fundamental do 6o ao 9o ano / IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

O uso de fontes renováveis de energia passou a ser encarado como fundamental para a superação das contradições ecológicas do modelo econômico atual.

As fontes renováveis que mais contribuem para o percentual verificado na matriz energética brasileira são:

a) solar e eólica

b) biomassa e solar

c) eólica e hidráulica

d) hidráulica e biomassa

Gab: D

Questão 10)

A hidroeletricidade é uma fonte de energia que traz grandes benefícios para a promoção da irrigação e da navegabilidade de rios. Mas a construção de grandes reservatórios traz impactos irreversíveis ao meio ambiente, dentre os quais:

1) mudanças na densidade de populações de peixes.

2) modificação nas propriedades químicas da água.

3) mudanças na temperatura da água.

4) aumento da diversidade da fauna e da flora.

5) concentração de sedimentos.

Estão corretas

a) 1 e 4 apenas

b) 2 e 5 apenas

c) 1 e 3 apenas

d) 1, 2, 3 e 5 apenas

e) 1, 2, 3, 4 e 5.

Gab: D

Questão 11)

A estrutura energética de qualquer país é um dos elementos mais decisivos da economia e da geopolítica, sendo portanto um setor estratégico. Por isso, a obtenção de energia, em suas diversas formas, vem sendo cada vez mais pesquisada. Tendo em vista a afirmação, indique três fontes de energia alternativa e, em seguida, explique como elas são obtidas.

Gab:

O candidato poderá apresentar exemplos como os seguintes:

1. EÓLICA – Obtida por meio das forças do vento, sobretudo nas regiões litorâneas ou em localidades com presença de ventos constantes.

2. SOLAR – Obtida em regiões com predomínio de insolação (radiação solar), como, por exemplo, o Nordeste e o Centro-Oeste brasileiros, por meio de placas solares.

3. BIOMASSA – Obtida a partir de vários tipos de vegetação como a cana-de-açúcar, o eucalipto, a mamona, o girassol, a soja etc.

4. GEOTÉRMICA – Obtida a partir da energia liberada pelo interior da Terra, na forma de calor (vapor de água), pelos vulcões e gêiseres.

Questão 12)

Considerando a geopolítica do petróleo e os dados da figura abaixo, em que se observam os grandes fluxos de importação e exportação desse recurso energético de origem mineral, pode-se afirmar que:

clip_image018

(Adaptado de Yves Lacoste, Geopolítica: la larga história del presente. Madrid: Editorial Sintesis, 2008.)

a) A porção do globo que mais importa petróleo é o Oriente Médio, região carente deste recurso.

b) O Japão consome petróleo principalmente da Rússia, em função da proximidade geográfica.

c) A Europa é importante exportadora de petróleo em função da grande quantidade de países produtores.

d) A Venezuela é um importante exportador de petróleo para os EUA.

Gab: D

Questão 13)

O Ártico está na mídia

Notícias da região do Ártico levantam dados sobre a corrida ao petróleo em suas águas. Nações reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial Ártico, enquanto o aquecimento global expõe áreas antes cobertas por gelo, pois a extensão do gelo marítimo no Ártico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mídia destacou que os russos instalaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering.

(Jessa Gamble. Scientific American Brasil. ed. N.° 4, 2009. Kirstin Dow e

Thomas E. Downing. O Atlas da Mudança Climática, 2007. Adaptados.)

Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que:

a) os direitos aos recursos localizados no assoalho submarino são definidos com a colocação de bandeiras, como no período de colonização das fronteiras.

b) as regras que possibilitam reivindicar os recursos dos leitos submarinos vêm da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

c) há um acordo entre os países que circulam o Ártico – Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Inglaterra – para explorar os recursos marinhos.

d) com o degelo do Ártico, a navegação e a exploração de minérios não serão beneficiadas e o meio ambiente não sofrerá impacto.

e) a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar possibilita a todas as nações costeiras terem direitos econômicos iguais sobre o Ártico.

Gab: B

Questão 14)

As afirmativas abaixo fazem referência a fontes de energia em uso no mundo.

Analise-as para responder a questão.

I. Intermitência no fornecimento, ou seja, oscilações da oferta em razão de sua própria natureza.

II. Possibilidade de armazenamento, com maior segurança nas condições de oferta.

III. Tecnologia muito conhecida, baixos riscos operacionais e ampla utilização em diversos países.

IV. Potencial de crescimento em diferentes países, com diferentes condições naturais e dimensões territoriais.

V. Crescimento potencial atrelado às condições naturais específicas de hidrografia e formas de relevo.

De acordo com as características das fontes de energia hidráulica, solar e eólica, assinale a alternativa com a relação correta.

clip_image020

Gab: B

Questão 15)

Observe o que segue.

clip_image022

(http://notasaocafe.files.wordpress.com/2008/07/fan_04072008_1.gif?w=720)

Assinale a alternativa que interpreta corretamente o conteúdo da charge.

a) O aquecimento global, provocado pela poluição, ameaça a produção agrícola no mundo inteiro, principalmente nas regiões mais pobres.

b) A crise econômica vivenciada nos países ricos pode afetar a ajuda aos países pobres, já que o dinheiro dos governos é direcionado para os problemas internos.

c) A expansão urbana acelerada, vivenciada por alguns países da África, ameaça a produção agrícola, em razão do êxodo rural e queda na produção agrícola.

d) O aumento dos preços dos alimentos ameaça o crescimento econômico dos países africanos, já que a renda da população é consumida pela compra de comida.

e) O crescimento do consumo de biocombustíveis nos países ricos e emergentes compete com a produção voltada para o consumo alimentar.

Gab: E

Questão 16)

O uso de biomassa como fonte de energia verde (os biocombustíveis) tem recebido muita atenção por reduzir os danos ao ambiente quando produzida de modo sustentável. Dentre os biocombustíveis destacam-se o etanol e o biodiesel. No Brasil, a maior parte do etanol é produzida a partir da cana-de-açúcar. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

01. O etanol é utilizado também industrialmente, como solvente, na produção de perfumes e de bebidas; é um composto orgânico com um ou mais grupos hidroxila ligado(s) diretamente a um anel aromático.

02. No desenvolvimento sustentável, um recurso renovável pode ser consumido em velocidade maior do que a sua reposição natural.

04. Nos automóveis, a combustão do etanol é completa, formando monóxido de carbono e água.

08. A fermentação do melaço ocorre pelas enzimas produzidas pelo Saccharomyces cerevisae, resultando em etanol e gás carbônico.

16. O metanol é obtido do petróleo e do carvão mineral. É altamente tóxico e pode ser utilizado como combustível.

Gab: 24

Questão 17)

A economia mundial é fortemente dependente de fontes de energia não renováveis.

a) Cerca de 80% de toda a energia do planeta vem das reservas de:

b) A exploração e o uso de fontes não renováveis provocam grandes danos ao meio ambiente. Cite e explique um impacto provocado pelo uso de fontes não renováveis de energia.

c) As fontes renováveis de energia também têm limitações na sua exploração.

Cite e explique por que uma das fontes alternativas de energia não pode ser utilizada em todos os lugares.

Gab:

a) Combustíveis fósseis ou petróleo e carvão.

b) Poluição atmosférica, contaminação dos recursos hídricos, intensificação do efeito estufa, doenças, etc.

c) Solar, eólica, marés, geotérmica, hidráulica, biomassa, etc – que o estudante relacione a oferta e a demanda, as condições de exploração, tecnologias disponíveis, transmissão, investimentos necessários, custos, para explicar a não possibilidade de utilização em todos os lugares.

Questão 18)

No dia 15 de junho deste ano, o presidente norte-americano Barack Obama fez um pronunciamento em rede, acerca do vazamento de petróleo no Golfo do México - já considerado o pior desastre ambiental - e as ações que estavam sendo empreendidas pelo governo dos EUA e pela empresa responsável, a British Petroleum. Nessa ocasião, Obama acenou para uma ampla reforma das políticas energéticas, apontando um cenário favorável para as fontes de energia renováveis e limpas. Caso se verifique essa nova tendência energética nos próximos anos, um possível reflexo na economia brasileira seria:

a) Diminuição de nossas exportações de petróleo, já que os EUA são nosso maior importador de combustíveis de origem fóssil.

b) Aumento da demanda pelo etanol brasileiro.

c) Diminuição, no Brasil, de investimentos em pesquisas de exploração de petróleo e carvão mineral.

d) Alterações na frota de veículos brasileiros, movida predominantemente por diesel, derivado de petróleo.

e) Diminuição da participação da Petrobras no cenário internacional, dada a provável desvalorização do petróleo na matriz energética mundial.

Gab: B

Questão 19)

O mundo necessita de novas fontes de energia, entre as quais o aproveitamento do lixo. Observe o mapa.

clip_image024

O mapa indica que, em 2020, a produção de energia a partir de resíduos nos países

a) asiáticos será menor que a das Américas.

b) sul-americanos será maior que a da União Europeia.

c) africanos será equivalente à da Oceania.

d) europeus será equivalente à da América do Norte.

e) norte-americanos será maior que a da Ásia.

Gab: B

Questão 20)

A representação gráfica abaixo diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países.

clip_image026

As fontes de energia 1, 2 e 3 estão corretamente identificadas em:

clip_image028

Gab: B

Questão 21)

clip_image030

A energia eólica tem aumentado sua participação entre as alternativas não-poluentes de geração energética. Uma das zonas preferenciais para o aproveitamento da energia eólica são as áreas costeiras.

Explique a razão do elevado potencial de geração de energia eólica na interface oceano-continente.

Gab:

O elevado potencial de energia eólica na interface oceano-continente se deve aos ventos regulares e constantes resultantes das diferenças térmicas e barométricas entre terra e mar.

Questão 22)

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Marque a opção que indica das fontes de produção de energia abaixo listadas a mais recomendável, cientificamente, para diminuição dos gases causadores do aquecimento global:

a) Gasolina.

b) Óleo diesel.

c) Carvão mineral.

d) Gás natural.

e) Eólica.

Gab: E

Questão 23)

“Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado ‘consumo’ de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir alimentos, prazer e bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer possibilidade de separar um do outro.”

(WALDMAN, Maurício. Para onde vamos? S.d., p. 10. Disponível em: http://www.mw.pro.br/mw/eco_para_onde_vamos.pdf>)

Apesar de toda importância do consumo de energia para a vida moderna, podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável porque

a) o consumo de energia é desigual entre ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que são muito mais danosas ao meio.

b) as chamadas fontes alternativas que são não-poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo muito reduzido.

c) a energia hidroelétrica que assumiu a liderança no consumo mundial necessita da construção de grandes represas que causam grandes impactos ambientais.

d) as principais matrizes energéticas do mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não-renováveis e muito poluentes.

e) a energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande maioria.

Gab: D

Questão 24)

Considerando que a geração de energia elétrica por meio de hidrelétricas tem as suas vantagens e desvantagens, assinale o que for correto.

01. Com a construção do reservatório de uma usina hidrelétrica terras aráveis, povoados e cidades podem ser inundadas, habitantes perdem suas casas e nem sempre são indenizados e hábitats de animais selvagens desaparecem.

02. A hidreletricidade é uma forma de energia renovável limpa e barata, mas os custos de construção são elevados e a população local nem sempre é beneficiada.

04. Quando os vales fluviais são inundados com as represas, a vegetação putrefata gera grandes quantidades de gases causadores do efeito estufa, colaborando com o aquecimento global.

08. A Usina Hidrelétrica de Mauá está sendo construída no Rio Tibagi, entre os municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Ortigueira, e a Usina de Belo Monte está prevista para construção no Rio Xingu, no Pará, com projeto polêmico e gerando protestos, devido aos custos e aos problemas ambientais envolvidos além daqueles aos indígenas que vivem na região.

Gab: 15

Questão 25)

Leia:

“A energia que move a máquina Terra provém da gravidade, do interior da Terra e do próprio movimento do planeta, mas em grau muito superior provém do Sol, da radiação solar.”

(David DREW. Processos interativos Homem-Meio Ambiente.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p. 20).

A energia solar é uma das fontes de energia que atua no planeta Terra. Ela é, no planeta,

a) o principal fator construtor das estruturas e formas de relevo.

b) um item secundário na formação das coberturas vegetais.

c) um fator de desequilíbrio que altera as dinâmicas terrestres.

d) o elemento essencial que dá origem aos sistemas e tipos climáticos.

e) uma fonteemvias de extinção, daí o valor de outras formas de energia.

Gab: D

Questão 26)

Usina termoelétrica

clip_image032

Barragem de uma usina hidroelétrica

clip_image034

Fonte: google.imagens.com

A produção de energia é um dos setores econômicos mais controvertidos nos dias atuais, quando as questões de ordem ambiental tomam à dianteira nos projetos de desenvolvimento de sociedades diversas.

a) Avalie as formas de produção energética apresentadas nas imagens, a partir da concepção de “produção de energias limpas”.

b) Identifique UMA vantagem econômica da produção de energia termoelétrica sobre a hidroelétrica e UMA limitação física da produção hidroelétrica em relação à termoelétrica.

Gab:

a) Considerando-se que a concepção dominante de Energia limpa é aquela cujas fontes geradoras são renováveis e não poluentes (correntes de vento, raios solares, circulação de água fluvial, força das marés, entre outras), a energia termoelétrica não é um tipo limpo, já que usa fontes não-renováveis e poluentes como carvão e derivados de petróleo; já a produção hidroelétrica, apesar de causar grande impacto ambiental (solos agrícolas, cidades ribeirinhas, cadeias alimentares diversas...) pode ser considerada uma energia limpa, já que a água é um recurso renovável (para alguns em quantidade e não em qualidade), e a produção energética produzida pela usina não afeta o seu possível esgotamento e/ou poluição.

b) Das vantagens econômicas possíveis da produção termoelétrica sobre a hidroelétrica, podem ser destacadas:

1. os custos de construção de barragens hidroelétricas são muito mais elevados do que a construção das usinas termoelétricas;

2. a variação dos materiais não-renováveis utilizados na produção energética, o que possibilita ao investidor desse tipo de usina escolher os recursos mais baratos para a geração de energia.

Das limitações físicas possíveis da produção hidroelétrica em relação à termoeletricidade, deve-se destacar a barreira climática imposta à construção de barragens, já que estas só poderão ser construídas em regiões onde o rigor climático não afete a regularidade dos fluxos de águas fluviais que abastecem a usina geradora de energia; já as usinas termoelétricas podem ser construídas em qualquer região independentemente da presença ou não dos recursos fósseis necessários para a geração de energia.

Questão 27)

Com relação aos recursos energéticos, assinale a afirmação verdadeira.

a) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.

b) São chamados de combustíveis fósseis aqueles formados pelo acumulo e decomposição de material orgânico em estruturas sedimentares. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.

c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona um sombreamento do planeta e, por consequência, o resfriamento das temperaturas globais.

d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada “tecnologia limpa”.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis