segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 13

Questão 220)

Observe as duas fotografias do morro do Castelo (foto 1: anos de 1890; foto 2: 1923) apresentadas a seguir.

Foto 1

clip_image002

Foto 2

clip_image004

Em relação à sua importância histórica (1) e ao seu desmonte (2), pode-se afirmar que:

a) (1) o morro foi o lugar da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 01 de março de 1565, sendo, portanto, uma das referências da história dos cariocas. (2) O seu desmonte atendeu aos interesses do capital imobiliário que se expandia do centro para a zona sul da cidade.

b) (1) até hoje, pesquisadores e profissionais de diversas áreas lamentam o desmonte de um dos maiores símbolos da cidade histórica de São Sebastião do Rio de Janeiro. (2) O desmonte dos morros cariocas foi uma das resoluções encontradas pelo poder público para ampliar o solo urbano carioca.

c) (1) devido à importância da sua arquitetura colonial, parte do morro foi conservada e pode ser visitada até os dias atuais. (2) A construção do aeroporto Santos Dumont foi responsável pela derrubada parcial do morro.

d) (1) a modernidade arquitetônica trazida pela reforma urbana do prefeito Pereira Passos para a cidade, no início do século XX, inviabilizou a permanência do morro do Castelo na paisagem carioca, já que este representava o Brasil colonial, enquanto a reforma buscava um perfil mais urbano-industrial para a capital da república. (2) O seu desmonte possibilitou a ampliação da avenida Presidente Vargas, já que os terrenos alagadiços eram dominantes por todo espaço da cidade, o que impedia a expansão da malha urbana carioca.

e) nenhuma das opções anteriores.

Gab: B

Questão 221)

Entre os anos 30 e os anos 70 do século passado, o Brasil passou de uma economia agro-exportadora para uma economia urbano-industrial. Nessa passagem:

a) o modo de vida urbano ultrapassou as estruturas espaciais da cidade invadindo o campo e dando-lhe novos conteúdos;

b) a relação entre o campo e a cidade manteve a população relativa do primeiro em relação ao segundo;

c) as inovações tecnológicas permitiram a expansão da área cultivada, a elevação de produtividade e o aumento dos empregos agrícolas;

d) a modernização do campo rompeu com a tradicional estrutura fundiária resultando numa distribuição de terras mais equilibrada;

e) a saturação do mercado interno estimulou o setor agrícola a ampliar a produção voltada para a exportação.

Gab: A

Questão 222)

Observe o mapa das Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas não Metropolitanas.

clip_image006

Extraído de Davidovich, Fany. A “volta da Metrópole” no Brasil. São Paulo:

Ed. Fundação Perseu Abramo. 2004.

Com o auxílio do mapa, analise as afirmativas a seguir:

I. As regiões metropolitanas de iniciativa federal foram organizadas em torno de capitais estaduais enquanto as de iniciativa estadual compreendem uma gama variada de situações.

II. A recente criação de regiões metropolitanas tem sido criticada porque elas não preencheriam os critérios específicos de metrópole, como a magnitude da população aglomerada, o grau de densidade demográfica e a extensão da área urbanizada.

III. As regiões metropolitanas centradas em cidades não capitais sinalizam posições urbanas específicas, como a da Baixada Santista e a de Campinas, ou estimulam a valorização regional, como a de Londrina/Maringá.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas;

b) II, apenas;

c) I e III, apenas;

d) II e III, apenas;

e) I, II e III.

Gab: E

Questão 223)

Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.

I. Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções, resultantes das metodologias utilizadas, é inegável que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil passou de forma intensa por esse processo.

II. No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na região Sudeste. Esse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.

III. Num mundo cada vez mais globalizado, há um reforço do papel de comando de algumas cidades globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços especializados.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

c) II, apenas.

e) I, II e III.

b) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

Gab: D

Questão 224)

“A configuração da paisagem de Fortaleza e da área metropolitana abriga enormes grupos socialmente diferenciados, estando, a maioria, no grupo dos vulneráveis, constituídos, principalmente, por migrantes. São pessoas em busca de um lugar na capital. Na área metropolitana de Fortaleza, os imigrantes constituem, praticamente, um quarto da população”

(SILVA, José Borzacchiello da. A Região Metropolitana de Fortaleza. In: Ceará:

um novo olhar geográfico. SILVA, J. B. et all.

(orgs.) Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005)

O texto anterior reflete a dinâmica sócio-espacial da Região Metropolitana de Fortaleza, sobre a qual são feitas as seguintes afirmativas:

I. A cidade de Fortaleza avançou em direção aos municípios vizinhos favorecendo a formação de grandes periferias urbanas aliadas à ocorrência de áreas com significativo nível de desenvolvimento, como é o caso dos condomínios fechados.

II. A macrocefalia urbana exercida por Fortaleza releva o descompasso frente aos demais municípios integrantes do espaço metropolitano, destacando–se a necessidade de instalação de infra-estrutura para atender a população aí residente.

III. A configuração sócio-espacial resultante da junção de 13 municípios formata um amplo território no entorno da área central, Fortaleza, incluindo áreas dinâmicas de industrialização, como é o caso dos municípios de Horizonte e Guaiúba.

Assinale o correto.

a) Apenas a I é verdadeira.

b) Apenas a II é verdadeira.

c) Apenas a III é verdadeira.

d) Apenas a I e a II são verdadeiras.

Gab: D

Questão 225)

Antes, o silêncio e a vegetação rasteira dominavam a planura, monotonia quebrada apenas pelo colorido das flores e pelas formas caprichosas das árvores do cerrado. Mas, um dia, o barulho das máquinas e o vaivém incessante dos operários agitaram os chapadões, anunciando que novos tempos eram chegados: Edifícios de linhas arrojadas ergueram-se no horizonte amplo, as águas do Paranoá foram represadas, formando o grande lago (...). A cidade e a vida se organizaram e as estradas se abriram: os palácios, os apartamentos, as escolas, tudo pouco a pouco surgiu no planalto.

(Cora Coralina).

O texto se aplica à fundação da cidade planejada de:

a) Cuiabá, no limite Norte do Pantanal mato-grossense.

b) Goiânia, no sul de Goiás.

c) São Paulo, no planalto paulistano.

d) Belo Horizonte, na zona metalúrgica de Minas Gerais.

e) Brasília, no planalto central.

Gab: E

Questão 226)

No Brasil, aproximadamente 80% da população das favelas concentram-se nas regiões metropolitanas e 70% das moradias são construídas pelos próprios moradores, em regime de mutirão.

Assinale a alternativa que indica a região brasileira que concentra a maior população favelada do país.

a) Centro-Oeste

b) Nordeste

c) Sul

d) Sudeste

e) Norte

Gab: D

Questão 227)

Observe o mapa seguinte.

Os macropólos Brasileiros e suas Áreas de Influência

clip_image008

(LEMOS, M. B. et all. A nova configuração regional brasileira e sua geografia econômica.

Revista de estudos econômicos. São Paulo: USP, vol. 33. n. 4. p. 665-700. out. dez. 2003.)

Assinale a alternativa correta sobre os macropólos do Brasil mostrados no mapa.

a) A capacidade de produzir e polarizar das regiões econômicas são características que as tornam unidades de análise fundamentais ao estudo da dinâmica regional. Os modelos gravitacionais, como o exposto acima, atribuem importância central ao setor de serviços para a definição de pólos regionais e suas respectivas áreas de influência.

b) Os pólos e suas áreas de influência são identificados com base no potencial de atração populacional das unidades espaciais, independentemente da correspondente hierarquia urbana de poder de atração econômica.

c) A regionalização econômica coincide com a divisão política. Dentre os 26 estados existem também 26 macrorregiões, dentre as quais se destacam as de: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

d) Todas as regiões administrativas exercem polarização econômica, quer pelo setor de serviços, quer pelas atividades industriais. Constituem, desta forma, macropólos regionais, como é o caso dos estados do sudeste e do nordeste.

e) As maiores perdas de Belo Horizonte são para Brasília, que incorpora as aglomerações do Sudoeste do estado mineiro, possuidor das maiores densidades econômicas do interior do estado. Estas aglomerações eram fortes bases agrícolas, mas foram incorporadas como plataformas de produção industrial.

Gab: A

Questão 228)

Quatro favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro cresceram 81% em quatro décadas

clip_image010

Com base na análise da imagem acima, apresente dois argumentos que explicam a expansão dessas quatro favelas na área mais valorizada da cidade.

Gab:

Dois dos argumentos:

• proximidade de bairros com grande oferta de emprego no setor de comércio e serviços que exigem baixa qualificação

• localização entre o mar e o Maciço da Tijuca , em área cuja topografia acidentada dificulta a incorporação ao mercado imobiliário formal

• precariedade dos meios de transporte de massa na cidade, desestimulando longos movimentos pendulares

• condescendência das autoridades públicas com a expansão das favelas em virtude do manancial de votos que esses espaços populares representam

• acompanhamento do crescimento demográfico metropolitano

Questão 229)

“A expansão urbana e capitalista dos finais do século XIX trouxe o aparecimento da noção de rentabilidade, eficácia do trabalho em todos os domínios, inclusive no espaço interior, destacando a importância da limpeza e da higiene para saúde e bem-estar da família. Nesse foco, a casa aparece como o centro do mundo, a partir do qual a cidade cresce e se constrói em várias direções: o quintal, o terreiro, a rua, o bairro, o rio e a várzea (...), sendo difícil aí delimitar o público e o privado”.

(MATOS, Maria Izilda Santos de. Cotidiano e cultura. História, cidade e trabalho.

Bauru: Edusc, 2002, p.44-45)

Com base no fragmento textual acima e nos conhecimentos sobre a urbanização brasileira, é certo afirmar que:

I. a implantação das reformas urbanas a partir do final do século XIX atribuiu novos significados aos espaços público e privado.

II. o processo de urbanização no final do século XIX não ficou restrito apenas ao eixo Rio-São Paulo, mas expandiu-se, de forma homogênea, por todas as capitais brasileiras.

III. a sanitarização e as reformas na saúde pública empreendidas no alvorecer do século XX destacaram a limpeza e a higiene como saudáveis à cidade e à família.

IV. a dinâmica da urbanização no Brasil ganhou intensidade a partir de 1950 devido à industrialização e à modernização das atividades agrárias.

Estão corretas:

a) I, III e IV.

b) III e IV.

c) II, III e IV.

d) I e II.

e) I e III.

Gab: A

Questão 230)

clip_image012

O crescimento das cidades no Brasil é marcado por fortes contrastes sociais, os quais são revelados pelas seguintes características principais:

a) elevados índices de violência urbana; segregação socioespacial; insuficiência na oferta de empregos;

b) oferta generalizada de empregos; elevados índices de violência urbana; processo de favelização;

c) baixa intensidade de migração campo-cidade; expansão lenta e antiga; elevados índices de violência urbana;

d) elevados investimentos em infra-estrutura urbana em áreas periféricas; expansão rápida e recente; incremento da favelização;

e) segregação socioespacial; baixas taxas de crescimento populacional; elevados investimentos em infraestrutura urbana.

Gab: A

Questão 231)

Considere a seguinte situação:

Em fevereiro de 2007, após vários dias chuvosos, na região Sudeste do Brasil, ocorreram diversos processos relativos a movimentos de massa. O bairro “Paraíso” foi um dos lugares com maior número de vítimas, entre fatais e feridos. Esse bairro localiza-se numa área desprovida de vegetação, com declividade acentuada, vertentes longas e retilíneas, solos pouco profundos e grande densidade de construções civis. Num período de curta duração, observou-se uma significativa diferença entre o solo que foi movimentado juntamente com os destroços das casas e o material que permaneceu no local.

Tendo por referência as características físico-naturais da área e a forma de uso e ocupação do solo, verifica-se que o movimento de massa responsável pelo fenômeno expresso no texto refere-se ao

a) assoreamento.

b) desmoronamento.

c) rastejamento.

d) escorregamento.

e) solapamento.

Gab: D

Questão 232)

Com poucas palavras, Yaqub pintava o ritmo de sua vida paulistana. A solidão e o frio não o incomodavam; comentava os estudos, a perturbação da metrópole, a seriedade e a devoção das pessoas ao trabalho. De vez em quando, ao atravessar a praça da República, parava para contemplar a imensa seringueira. Gostou de ver a árvore amazônica no centro de São Paulo, mas nunca mais a mencionou.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 44.

A partir de expressões constantes no excerto acima, que são de uso corrente na Geografia, e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As formações de seringais são típicas do Sudeste brasileiro, principalmente nas áreas de ocorrência do clima temperado continental.

02. O crescimento e a expansão de algumas cidades deram origem às metrópoles. São consideradas metrópoles globais: São Paulo, Londres e Tóquio.

04. As inversões térmicas ocorrem bastante no sul do Brasil e em São Paulo, principalmente no período do inverno.

08. As metrópoles regionais brasileiras polarizam extensas regiões como Porto Alegre, Recife e Blumenau.

16. O individualismo da sociedade contemporânea, assim como ocorre em São Paulo e na maioria das áreas urbanas do Brasil, é apontado como a única causa da violência e agressividade dos seus elementos.

Gab: 06

Questão 233)

O território brasileiro é expressão da articulação entre os diferentes lugares que o constituem. Desse ponto de vista, Brasília e seu entorno se situam atualmente como

a) uma região marcada por sua influência econômicocultural em escala nacional.

b) um ponto de definição entre a economia litorânea e a economia do sertão.

c) uma concentração demográfica que representa a nova divisão regional do trabalho.

d) uma centralidade marcada pela relação com cidades de economia emergente.

e) um importante pólo logístico para o setor terciário da economia.

Gab: C

Questão 234)

Tendo em vista que aterro sanitário é uma forma de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, e é objeto de investimentos governamentais, analise o gráfico abaixo.

Destino do lixo para aterro sanitário, segundo as Grandes Regiões do Brasil

clip_image014

Sobre o destino do lixo no Brasil, analise as seguintes afirmativas:

I. Mais de 60% dos municípios dispõem o lixo adequadamente em aterros sanitários em todas as grandes regiões brasileiras.

II. Na região Sudeste existe um número maior de municípios dispondo o lixo em aterros sanitários do que nas regiões Sul e Nordeste reunidas.

III. Os dados do gráfico permitem deduzir que os investimentos públicos em relação à correta destinação do lixo são insuficientes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I e II, apenas

b) I, II e III

c) I e III, apenas

d) II e III, apenas

e) I, apenas

Gab: D

Questão 235)

Observe as áreas 1 e 2, identificadas na figura, e analise os dados da tabela.

clip_image016

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM DUAS

ÁREAS URBANAS, EM 2005.

clip_image018

(IBGE, IPEA, 2006.)

Utilizando os indicadores socioeconômicos da tabela, compare e descreva cada área, identificando o conceito geográfico que as diferencia.

Gab:

Dentre os conceitos geográficos que as diferenciam, podemos destacar: segregação espacial e uso diferenciado do solo urbano. A área 1 apresenta piores indicadores socioeconômicos em relação à área 2 e também um uso mais intenso do solo, com maior impacto sobre o meio ambiente e com construções de baixo custo.

Questão 236)

Considere as afirmações a seguir sobre a rede urbana brasileira.

I. O processo de urbanização, acelerado na década de 1990, produziu uma nova categoria de cidades, as cidades globais, cuja concentração maior está na região Sudeste, pois é a região mais integrada ao mercado mundial.

II. A região Norte ainda não apresenta cidades com características de metrópoles regionais. A grande dimensão territorial e a fraca integração econômica fazem com que as cidades da região tenham mais relações com as metrópoles regionais do Nordeste e Centro-Oeste.

III. Cada vez mais, São Paulo centraliza as funções de metrópole nacional e global, pois é o “nó” de vários fluxos que integram a economia nacional à global: capitais, mercadorias, informações etc.

IV. Na atualidade, a idéia de uma rede urbana hierárquica está ultrapassada, pois cada centro urbano, independente de seu tamanho populacional consegue manter relações econômicas, políticas e sociais com outros centros.

Está correto somente o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV

Gab: E

Questão 237)

Leia a seguinte carta de um leitor, publicada no jornal Folha de S.Paulo de 25.08.1991:

Até quando a cidade de São Paulo será vítima da invasão do povo do Norte e Nordeste? Será que o descaso das autoridades chega a tal ponto que elas não percebem que essa migração está deteriorando a cidade? Vejam como estão a estação rodoviária do Tietê, o largo 13 de Maio, os nossos viadutos, a quantidade de camelôs, a criminalidade... É importante citar também que é dessa migração que surgem invasões de terras e, conseqüentemente, novas favelas, instalações de água e luz clandestinas, etc. E isto tudo custa muito caro para nós, os paulistanos.

A partir desse texto, responda.

a) O autor externa um ponto de vista democrático ou autoritário? Ele demonstra ou não preconceitos? Justifique.

b) Existe alguma evidência de que os migrantes é que são os responsáveis pelos problemas urbanos mencionados? Explique por quê.

Gab:

a) O autor externa um ponto de vista autoritário e preconceituoso, pois ele reduz os complexos problemas de uma metrópole como São Paulo a uma mera questão de migração (xenofobia), subentendendo-se que a solução seria a imposição da devida proibição ou controle.

b) Do ponto de vista do autor, baseado no senso comum, sim, pois ele faz uma relação direta entre os problemas da metrópole e a presença dos imigrantes do Norte e Nordeste. Já do ponto de vista do raciocínio mais rigoroso, não há como demonstrar essa evidência direta, pois esses problemas apresentam causas variadas (socioeconômicas, políticas, estruturais, etc.) e de interconexões complexas.

Questão 238)

No dia 12 de dezembro, comemoram-se 110 anos da inauguração da nova Capital de Minas Gerais.

Inicialmente denominada Cidade de Minas, inaugurada em 1897, teve seu nome alterado em 1901 para Belo Horizonte. No final do século XIX, mais que simplesmente transferir a Capital, era preciso construir uma nova cidade, condizente com um novo tempo, marcado por ideais republicanos e positivistas da “Ordem e Progresso”. O plano pretendeu atender a racionalidade urbana, o desejo de controlar os processos sociais e os ideais de prosperidade, em oposição radical à sociedade rural e arcaica, ao modo de vida e organização social da Monarquia e à sinuosidade das cidades coloniais. Porém, os processos sociais denunciaram as limitações do projeto de construir uma cidade planejada, ordenada e ordeira, limitada em seu crescimento aos contornos de uma grande via de comunicação. A promessa de modernização atraiu para a Capital em obras gente de todas as partes – mineiros do interior e, sobretudo, imigrantes – 5 mil operários italianos, espanhóis, portugueses e alemães, que exerceram papel fundamental na sua construção.

Essas informações mostram que Belo Horizonte experimentou, desde a sua inauguração, um problema comum às grandes cidades brasileiras, que é o processo de:

a) elevada poluição atmosférica decorrente da implantação de grandes fábricas por toda a cidade, criando aqui um grande pólo industrial.

b) periferização das populações mais pobres, em especial do operariado, não consideradas no processo de planejamento da cidade oficial, deslocando-se para áreas carentes de infra-estrutura.

c) exaustão do sistema viário, decorrente do excesso de veículos automotores e de tração animal, em arruamentos estreitos e sinuosos, conseqüência do relevo montanhoso da região.

d) elevados índices de violência urbana, decorrentes do desemprego e da exclusão social e econômica de grandes parcelas da população.

Gab: B

Questão 239)

Leia com atenção:

Quase metade dos municípios que hoje estão no topo da lista de dengue de seus Estados já havia sido alertada sobre o risco de epidemia no final do ano passado pelo Ministério da Saúde. 108 municípios estavam em estado de alerta ou de emergência. O aviso não surtiu o efeito esperado.

Mesmo alertados 53 dos 108 municípios não agiram de forma adequada e hoje figuram na lista com maior número de casos.

(Adaptado de Estado de S. PAULO. 53 municípios ignoram alerta e

agora enfrentam surto de dengue. 27/10/2007, p. A35)

Considerando que a doença é transmitida por um mosquito que põe seus ovos (procria) em recipientes com água limpa, pode-se dizer que

a) em cidades nas quais o sistema de abastecimento de água é precário, e as pessoas devem estocar águas, o risco é maior. Esse é o caso de muitos municípios brasileiros na região do Nordeste brasileiro.

b) os municípios dos Estados mais desenvolvidos, como São Paulo, por exemplo, estão praticamente livres da dengue, inclusive nas áreas litorâneas mais chuvosas, em razão da eficácia das campanhas.

c) nas grandes metrópoles brasileiras, pelo fato de existirem infra-estruturas urbanas modernas disseminadas por toda sua extensão, o risco da dengue se tornou bastante baixo.

d) as regiões mais secas do país, sem estação chuvosa importante, tais como o centro-oeste brasileiro e o nordeste, estão praticamente livres da dengue, pelo fato de não haver acúmulo de água limpa.

e) as chances de a dengue se tornar epidêmica em cidades de espaços muito compactos é bem menor, em razão da facilidade de se localizarem e eliminarem os criadouros, sempre próximos uns dos outros.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis