quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões da Ásia 2

Questão 20)

Sobre o desenvolvimento econômico da Ásia, pode-se afirmar que:

a) Os dois países mais populosos apresentam atualmente grande dinamismo econômico, além de um imenso potencial, entre outras razões, pelos seus grandes contingentes demográficos.

b) Essa região do mundo apresenta um domínio de zonas deprimidas economicamente, em razão dos enormes volumes de população para se alimentar.

c) Os países de configuração insular apresentam densidades demográficas mais baixas, o que explica os índices menores de desenvolvimento econômico.

d) O desenvolvimento econômico da região, em razão dos grandes contingentes demográficos, se sustenta no uso intensivo da mão de obra em setores de baixa tecnologia.

e) A política econômica dos países que mais se desenvolvem na região é notável por evitar o ramo da informática, para não gerar desemprego em função da automatização.

Gab: A

Questão 21)

Assinale a alternativa que indica corretamente as situações representadas no mapa:

a) Distribuição das populações absolutas de uma das regiões mais populosas do mundo, ao lado da América Latina.

b) Densidades demográficas das duas regiões mais populosas da Terra, o leste do continente asiático e o subcontinente indiano.

c) Quadro demográfico onde se nota que a densidade demográfica do sudeste asiático (Laos, Tailândia, etc.) é maior do que a do subcontinente indiano.

d) Densidades demográficas semelhantes nos territórios dos dois países mais populosos do mundo, China e Índia.

e) Predomínio de densidades demográficas superiores em regiões interioranas, em relação às zonas litorâneas.

Gab: B

Questão 22)

Quais os maiores povos sem pátria no mundo? Foi a pergunta que a revista NOVA ESCOLA, edição 235, setembro de 2010, página 30, assim respondeu: “São os curdos, palestinos, tibetanos, bascos e chechenos...”

Sobre esses povos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) Numa área de grande tensão mundial, os palestinos, árabes muçulmanos, lutam por terras que eram da Palestina até 1948 e hoje pertencem a Israel.

b) Os curdos correspondem ao povo mais numeroso, sem pátria, e reivindicam áreas, sobretudo na Turquia, Iraque e Irã.

c) Os tibetanos disputam com a Índia a área montanhosa que habitam e aproveitaram as últimas olimpíadas realizadas em Pequim para mostrar ao mundo o desejo de recuperação da autonomia retirada pelos indianos, com a anexação do Tibet.

d) O povo basco, que luta pelo território na fronteira entre França e Espanha, constitui-se num foco de tensão que, por vezes, chama a atenção da imprensa internacional.

Gab: C

Questão 23)

Leia as informações a seguir.

Com os Estados Unidos sob a presidência de Barack Obama, discute-se qual será sua política em relação a um dos últimos países comunistas na Ásia, incluído no “eixo do mal” pelo ex-presidente norte-americano George Bush em razão de seu programa nuclear.

“A agenda secreta americana de derrubar Kim Jong-il nos anos Bush não interessa a ninguém. A China não quer ver o aumento da influência americana na Península Coreana, que aconteceria com o fim do regime do Norte e nem quer pensar em milhões de famintos cruzando a sua fronteira caso o regime comunista colapse. [...] A economia pode mudar, mas o sistema político seguirá intacto, Kim mira nos exemplos da China e do Vietnã. Só que o ritmo das reformas é bem mais vagaroso porque, ao contrário desses países, ele ainda enfrenta um inimigo poderoso, os Estados Unidos”.

Jornal Folha de São Paulo, 11/05/2009, p. 4.

As informações acima se referem a qual país?

a) Coreia do Sul

b) Vietnã do Norte

c) Coreia do Norte

d) Irã

Gab: C

Questão 24)

Observe o mapa.

clip_image034

(Simielli, 2007. Adaptado.)

Conflitos políticos, de matriz religiosa, geram contestações fronteiriças entre os países I e II, que são, respectivamente,

a) Paquistão e Índia.

b) China e Índia.

c) Afeganistão e Paquistão.

d) Bangladesh e China.

e) Bangladesh e Afeganistão.

Gab: A

Questão 25)

Leia as frases para responder à questão.

“Há disputas na África, onde a ONU estima que o acesso às fontes hídricas seja a causa número 1 de guerras até 2003”.

“Israelenses e palestinos confrontam a Síria e a Jordânia pelo controle do vale do rio Jordão”.

“O maior foco de conflito foi a represa de Ataturk, construída pelos turcos na década de 1990”.

“O Tratado de 1996 amenizou o conflito entre Índia e Bangladesh, ocasionado pelo uso do rio Ganges, que nasce no Himalaia”.

Pode-se atribuir como justificativa(s) para os conflitos

a) a padronização mundial do uso da água no comércio e nas residências, gerando um consumo excessivo fora da realidade.

b) a incapacidade dos governos em gerir água de maneira eqüitativa, ou seja compatível com a quantidade renovada pela chuva.

c) o despreparo técnico das nações mundiais em entender que, o planeta conta com um volume de água de 97,5%, é só saber usar.

d) o uso desordenado das fontes hídricas pelos países mais ricos, pois as indústrias é que utilizam maior quantidade de água.

e) o aumento dos índices pluviométricos no planeta Terra, ocasionado pelo derretimento das calotas polares.

Gab: B

Questão 26)

ORIGEM E DESTINO DE POPULAÇÕES

DE REFUGIADOS EM 2004

clip_image036

Fonte: www.acnur.org.br. Acessado em setembro de 2008. Adaptado.

Conforme a ONU – Organização das Nações Unidas, o número de refugiados tem crescido nos últimos anos.

Em relação a esse fenômeno:

a) Cite duas causas principais desses deslocamentos, explicando, ao menos, uma delas.

b) Faça uma análise crítica do caso afegão, considerando os respectivos países de destino.

Gab:

a) Os deslocamentos dessas populações ocorreram em países com baixo padrão social e diferentes formas de conflitos. Na busca por melhores condições de vida, parte desses refugiados buscam áreas mais prósperas e estáveis do que as de seus países de origem. Conflitos violentos e de longa duração motivaram a saída dessas populações por razões de segurança à sua integridade física.

b) O Afeganistão foi alvo de intervenção direta de grandes potências nas últimas décadas, como a ex-URSS na década de 1980, e forças da Otan, desde 2001, fatos que justificam o maior número de refugiados entre os países apresentados na tabela. O Paquistão e o Irã foram destinos de refugiados afegãos porque são países vizinhos, o que facilita o deslocamento fronteiriço. Nesse caso, a presença de afegãos nesses países é um fator de instabilidades: étnica no Paquistão, pois muitos são Pashtun; e no Irã, religiosa, uma vez que os iranianos são majoritariamente xiitas e os afegãos, sunitas. Alemanha, Países Baixos e Reino Unido são países que oferecem melhores condições de vida e leis que favorecem o recebimento de refugiados, sobretudo nos casos de países que sejam alvo do interesse de suas políticas externas.

Outro fato importante é a presença de grandes populações muçulmanas nesses países, o que permite uma rede de contatos com refugiados de países islâmicos. Por outro lado, os afegão são em grande parte pobres e pouco qualificados, o que agrava o problema da xenofobia nesses países europeus que o recepcionam.

Questão 27)

Sobre a economia de países do Sudeste Asiático, analise as afirmativas.

I. A China abandonou o regime totalitário, com plena abertura política e econômica, ampliando os investimentos em indústria pesada com sistema de produção capitalista voltado para o mercado mundial.

II. Os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foram beneficiados pelo crescimento dos investimentos, sobretudo do Japão e dos Tigres Asiáticos que ampliaram o comércio intra-regional.

III. Além das relações econômicas centralizadas no Japão, tem crescido o fluxo de comércio e investimentos entre Japão, China e demais países do Sudeste Asiático.

IV. A partir da segunda metade do século passado, a economia norte-coreana deu ênfase à indústria pesada e à de bens de capital, mas, após a crise do socialismo real, o país passou por dificuldades econômicas.

Estão corretas as afirmativas

a) II, III e IV, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: A

Questão 28)

As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos.

Analise as proposições sobre a Índia.

I. O domínio britânico na Índia trouxe sérias implicações econômicas: desarticulou a indústria artesanal, proibiu o surgimento de fábricas e forçou os indianos a abrirem grandes espaços para as culturas industriais como o algodão, o chá e a juta, agravando o problema de escassez de alimentos.

II. As reações mais fortes à presença britânica, na região, datam do fim do século XIX e cresceram após o fim da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi chamado de Mahatma, que quer dizer “Grande Alma”.

III. A campanha de independência da Índia comandada por Gandhi contra o governo britânico era pacífica; como armas eram utilizadas as greves e o boicote aos produtos britânicos.

IV. A Índia conquistou sua independência após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1947.

V. Após a independência da Índia veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos – que já existia e que Gandhi inutilmente tentara resolver. Este conflito resultou na divisão do território indiano em dois países: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana).

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 29)

Na novela “Caminho das Índias”, apresentada pela TV Globo, a questão cultural e hierarquização foram temas relevantes na sociedade indiana. Logo:

I. O hinduísmo (uma mistura de Religião e Filosofia) é o elemento unificador dessa cultura diversificada e complexa; é importante para manter a coesão social da Índia, onde convivem numerosos grupos étnicos.

II. As castas são grupos sociais hereditários de pessoas ou famílias que possuem determinadas tradições que as classificam hierarquicamente como mais “puros” ou “impuros” dentro da sociedade hinduísta. Os brâmanes gozam historicamente de posição social privilegiada. Independentemente de sua riqueza, representam a elite dominante.

III. Os párias ou dálats representam a camada mais baixa da população, sem profissão definida e sem privilégio, são considerados como “intocáveis” pelos brâmanes. Eles exercem a maioria das atividades desvalorizadas na sociedade indiana.

IV. Nos anos de 1990, numa atitude conservadora e mantendo as tradições segregacionistas, estudantes indianos se rebelaram contra a política governamental que garantia um percentual de empregos e vagas nas escolas para os párias.

Estão corretas

a) todas as proposições

b) apenas as proposições I e II

c) apenas as proposições II e III

d) apenas as proposições I e IV

e) apenas as proposições II e IV

Gab: A

Questão 30)

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas após a 2.ª Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coreia no paralelo 38°N. Durante o período da Guerra Fria a reunificação se tornou inviável, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos últimos 56 anos as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna crítica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares.

(Cláudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte

deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.)

Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico é possível afirmar que:

a) As tensões permaneceram restritas a tiroteios na fronteira entre as duas Coreias até que a Revolução Chinesa, em 1929, encorajou a Coreia do Norte a tentar unificar a península sob a bandeira do comunismo.

b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU para legitimar uma intervenção internacional e expulsaram os comunistas, ultrapassaram o paralelo 38ºN, chegando até a fronteira com a China.

c) Em nenhum momento histórico Mao Tse-tung apoiou a Coreia do Norte, que, desta maneira, não conseguiu empurrar os americanos para o paralelo 38ºN e delimitar seu território.

d) Os dois lados negociaram só um cessar-fogo, em 1983, o que manteve as duas Coreias em estado de guerra.

e) A Coreia do Norte ameaçou, em 2009, atacar militarmente a Coreia do Sul e romper o acordo de armistício de 1953.

Gab: E

Questão 31)

Sobre a região apontada pela seta, no mapa abaixo, é correto afirmar que:

clip_image038

a) Índia e Paquistão são inimigos históricos desde a independência dos dois países do Reino Unido, em 1947. Ambos disputam a região da Caxemira.

b) a rivalidade permanente entre o Afeganistão e o Paquistão já gerou milhares de guerras na disputa pela Caxemira, a última delas em 2008; ambos os Estados dividem uma fronteira tensa e militarizada.

c) indianos do Taleban e da Al-Qaeda são grupos terroristas que se organizam especificamente para lutar contra o que chamam de "ocupação paquistanesa" de parte da Caxemira.

d) atualmente, o grupo terrorista Lashkar opera abertamente no Afeganistão. O grupo, antes concentrado na Caxemira, já expandiu sua área de atuação para regiões tribais da Índia e está determinado a participar de uma jihad global.

e) Índia e Afeganistão instauraram um processo de paz que melhora as relações bilaterais, mas a disputa pela Caxemira continua sem solução, fato que aumentou as preocupações com a estabilidade do país, que possui armas nucleares.

Gab: A

Questão 32)

Analise este mapa de uma região considerada uma das mais populosas do mundo:

clip_image040

Sem escala

No momento atual, na região mostrada nesse mapa, vivenciam-se duas expectativas no cenário mundial:

● uma, gerada por economias que vêm enfrentando a crise financeira com menos retrocesso, por exemplo, em relação aos países da União Européia, é a de que tais economias podem amenizar efeitos dessa crise em nível global; e

● a outra é a de que o crescente poderio bélico-nuclear de alguns países pode, enfim, ameaçar a segurança e a paz mundiais.

Nas duas situações – melhor desempenho econômico e corrida armamentista –, há países tanto capitalistas quanto socialistas e, nesses dois grupos, em maior ou menor medida, políticas de Estado são adotadas em detrimento de direitos sociais e políticos básicos das populações, o que chega, inclusive, a extremos de desrespeito a direitos humanos.

Considerando essas informações,

a) CITE um país dessa região que se enquadra, mais especificamente, em cada uma das duas situações caracterizadas; e, para cada país citado,

b) IDENTIFIQUE o sistema econômico nele adotado;

c) APRESENTE um procedimento do Estado, nele ocorrido, que evidencia desrespeito a direitos humanos.

1.

a) País cujo desempenho da economia pode amenizar os efeitos da crise financeira global

b) Sistema econômico adotado nesse país:

c) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional:

2.

a) País que tem aumentado seu poderio nuclear:

b) Sistema econômico adotado nesse país:

c) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional:

Gab:

1.

a) China.

b) Socialismo de mercado.

c) Excesso de penas de morte, censura aos meios de comunicação.

2.

a) Coreia do Norte.

b) Socialismo.

c) Isolamento internacional, resultando em fome, trabalho forçado, prisões arbitrárias, censura aos meios de comunicação, impedimento á livre circulação de pessoas.

Questão 33)

Leia, com atenção, o texto a seguir e identifique, no mapa, o país a que os fatos mencionados se referem.

“De 1979 a 1989, houve uma tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos Mujahedin, entre eles Bin Laden. Em 1996, ocorreu a tomada do poder pelo grupo radical Taleban, que passou a adotar a Sharia como lei. No ano de 2001, os EUA atacaram o país, acusando-o de proteger Bin Laden e servir de base para as ações terroristas da Al Qaeda.”

clip_image042

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis