domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Enem Recursos Hídricos Hidrografia 3

Questão 61)

Leia atentamente o texto abaixo:

“Os defensores do projeto dizem que essa é a única maneira de reverter o aflitivo quadro da seca nordestina: a quantidade de água por habitante no semiárido é menos da metade daquela que a ONU estabelece como mínima para a manutenção da vida humana. De fato, o numero de pessoas que seriam beneficiadas impressiona: são 12 milhões, em quatro estados – Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os críticos (...), por sua vez, dizem que o maior problema não é a escassez, mas o mau uso da água existente na região. Segundo eles, os açudes – reservatórios de água ao ar livre –, por exemplo, estariam sendo subutilizados. Embora acumulem água da chuva, esta não seria completamente utilizada, pois a população a economiza temendo sua falta no período mais forte da seca. Assim, ela fica parada e sua evaporação é maior.”

Extraído de Geografia: vestibular+ENEM. São Paulo:

Editora Abril, 2009. p.92-94.

O trecho citado apresenta discussão sobre qual projeto?

a) retirada dos açudes da região do Polígono das Secas.

b) barragem de Sobradinho.

c) construção da hidroelétrica do Parnaíba.

d) transposição do rio São Francisco.

e) construção de captadores de chuva nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Gab: D

Questão 62)

Analise este trecho:

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das maiores do País, tanto em área quanto em número de população que a habita, mas não em quantidade de água. [...] O que dá ao Rio São Francisco um caráter singular, para o sertanejo, é o fato de parcela considerável dos demais rios da região, a partir da Bahia, ser basicamente intermitente – só existe na estação chuvosa. E o Velho Chico permanece com vastos volumes de água, nunca menos de 600m3/s, mesmo nos anos e nos meses mais secos.

Retrato do Brasil, n. 10, p. 49, maio 2008. (Adaptado)

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

a) CITE uma bacia hidrográfica brasileira que possui volume de água maior que o da Bacia do São Francisco e APRESENTE o principal fator responsável pelo volume de água maior na bacia hidrográfica citada.

Bacia Hidrográfica:

Fator:

b) EXPLIQUE por que o Rio São Francisco permanece perene, “com vastos volumes de água, [...] mesmo nos anos e nos meses mais secos”.

Gab:

1. Bacia Hidrográfica: Bacia Amazônica.

Fator: Clima equatorial com chuvas abundantes, além de possuir regime misto com águas oriundas do derretimento da neve.

2. Mantem-se perene devido á retroalimentação proveniente de seu alto curso – clima tropical – e de seus afluentes em Minas Gerais e Bahia. Além disso, os reservatórios (represas) encontrados ao longo do leito, garantem água durante todo o ano.

Questão 63)

Riacho do Navio corre pro Pajeú

O rio Pajeú vai despejar no São Francisco

O rio São Francisco vai bater no meio do mar

O rio São Francisco vai bater no meio do mar

(Riacho do Navio – Luis Gonzaga e Zé Dantas)

Considere as proposições sobre o sistema hidrográfico descrito na estrofe da canção e, em seguida, assinale as corretas.

I. A estrofe da canção descreve a hierarquia entre alguns cursos fluviais que formam a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Nessa hierarquia, o São Francisco é o rio principal, o Pajeú é o rio afluente e o riacho do Navio, o subafluente.

II. A rede hidrográfica descrita na estrofe da canção apresenta um padrão de drenagem exorreico. Dessa forma, a água captada pelo curso principal (o rio São Francisco) é lançada para fora do território brasileiro, no Oceano Atlântico.

III. O riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais que, por cortarem uma área nordestina de domínio do clima semi-árido, apresentam regime de cheias intermitente ou temporário.

IV. A rede hidrográfica descrita na letra da canção apresenta um padrão de drenagem endorreico. Assim, toda a água capturada pelo seu curso principal (o rio São Francisco) circula para o interior do território brasileiro e é despejada no rio Tocantins.

V. riacho do Navio e os rios Pajeú e São Francisco são cursos fluviais permanentes que formam uma das bacias hidrográficas agrupadas do Nordeste brasileiro.

Estão corretas:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) III e IV.

d) I, IV e V.

e) I e II.

Gab: E

Questão 64)

Os rios são cursos de água que escoam sobre os continentes. A maior parte deles nasce em fontes naturais originadas de lençóis subterrâneos, alimentados pela infiltração da água das chuvas. Sobre esse tema, responda o que se pede a seguir.

a) Identifique a unidade espacial formada por um rio principal e seus afluentes.

b) Identifique a bacia hidrográfica de maior potencial de águas superficiais do mundo.

c) Indique o principal elemento responsável pela intermitência dos rios no semiárido brasileiro.

d) Cite dois importantes açudes do estado do Ceará que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza.

Gab:

Comentário:

a) A bacia hidrográfica é a unidade espacial formada por um rio principal e seus afluentes.

b) O Brasil é dotado de uma densa rede hidrográfica, com elevado potencial de águas superficiais. A maior bacia hidrográfica do mundo encontra-se quase totalmente em território brasileiro: é a bacia hdrográfica do rio Amazonas, que também apresenta o maior potencial de águas superficiais. Ela nasce nos Andes peruanos e deságua no oceano Atlântico.

c) A maioria dos rios brasileiros apresenta caráter perene, dadas as características climáticas predominantes. Somente no sertão nordestino, os rios são intermitentes, devido ao clima semiárido que se caracteriza por baixos totais pluviométricos e distribuição irregular da chuva no decorrer do ano. Assim, os rios contêm água somente no período chuvoso, secando completamente no período seco.

d) Dada a escassez de água, torna-se necessária a construção de açudes para abastecimento humano, industrial, para irrigação, etc. Na Região Metropolitana de Fortaleza, há um consumo muito alto de água, dada a concentração populacional e todas as demais atividades produtivas. Os principais açudes que abastecem a RMF são o Gavião, o Pacoti e o Riachão.

Questão 65)

Os regimes fluviais sofrem considerável influência das condições climáticas ambientais. Os rios que se deslocam do Brasil Central para o Sul são submetidos a um regime do tipo:

a) Subequatorial.

b) Tropical.

c) Subtropical.

d) Equatorial.

e) Temperado.

Gab: B

Questão 66)

Dentre os fatores que contribuem para a expansão da atividade salineira na área destacada do mapa, considere I, II e III abaixo.

clip_image002

I. Ação dos ventos alíseos que atuam na região, promovendo uma intensa evapotranspiração local.

II. Predominância da ocorrência do clima quente e seco regional durante a maior parte do ano.

III. Presença da desembocadura de rios intermitentes na costa litorânea, proporcionando grande concentração do sal marinho.

Está correto o que se afirma,

a) apenas, em I.

b) apenas, em II.

c) apenas, em I e em II.

d) apenas, em I e em III.

e) em I, em II e em III.

Gab: E

Questão 67)

O Governo Brasileiro encaminhou em 2009 para aprovação do Congresso Nacional projetos de lei com o objetivo de regulamentar a exploração da camada pré-sal. Assinale a alternativa que apresenta o assunto tratado nesses projetos de lei:

a) Ocupação das áreas litorâneas por empreendimentos turísticos.

b) Exercício da atividade pesqueira nas costas oceânicas do Brasil.

c) Produção de sal nas áreas litorâneas brasileiras.

d) Distribuição de áreas cultiváveis na camada pré-sal para os agricultores sem terra.

e) Extração de petróleo e gás natural no mar territorial brasileiro.

Gab: E

Questão 68)

Em 1997 foi aprovada a Lei n.o 9.433, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e no Estado de São Paulo foram criados os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) para gerenciar o uso das águas. Estes têm ações conjuntas e trabalham com órgãos estaduais, municipais e com a sociedade civil organizada para a gestão dos recursos hídricos.

Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo

clip_image004

(Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos

do Estado de São Paulo, 1994-1995. Adaptado.)

A partir da localização das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo assinale a que corresponde ao seu respectivo comitê.

a) 6 – Comitê da bacia do Jacaré e Batalha.

b) 16 – Comitê das bacias dos rios Sorocaba e Médio Tietê.

c) 5 – Comitê da bacia do Tietê e Grande.

d) 13 – Comitê da bacia do Tietê e Paranapanema.

e) 19 – Comitê da bacia do Baixo Tietê.

Gab: E

Questão 69)

Observe a matéria que trata de uma das mais pretensiosas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e que esbarra no dilema desenvolvimento-preservação ambiental:

Belo Monte será a segunda maior usina do País e a terceira maior do mundo, depois de Itaipu e de Três Gargantas, na China. O projeto da hidrelétrica começou a ser desenvolvido nos anos 80 e foi reformulado várias vezes. Em 2001 a Justiça Federal proibiu o Ibama de emitir o relatório de impacto ambiental da obra, frustrando a intenção do governo de licitar a usina em 2002. Ainda hoje o projeto enfrenta resistências de ambientalistas e do Ministério Público.

(www.estadão.com.br - acesso em 05/02/10)

O obra em questão está relacionada com a bacia hidrográfica brasileira representada pela letra:

a) A clip_image006

b) B clip_image008

c) C clip_image010

d) D clip_image012

e) E clip_image014

Gab: A

Questão 70)

Sobre os recursos hídricos brasileiros, assinale o que for correto.

01. No Brasil, quase todos os rios são exorreicos, com exceção dos rios Tietê, Paranaíba e Iguaçu, entre outros afluentes do rio Paraná.

02. Os afluentes do rio Amazonas nascem, em sua maioria, no Planalto das Guianas e no Planalto Brasileiro, no entanto possuem um dos mais baixos potenciais para a exploração de energia elétrica do país.

04. O Brasil possui cinco conjuntos ou agrupamentos de bacias costeiras ou secundárias, divididos em bacias do Norte, do Nordeste Oriental, do Nordeste Ocidental, do Sudeste e do Sul.

08. O volume de água de uma bacia hidrográfica depende da influência dos solos, das rochas e principalmente do clima da região em que a bacia está inserida.

16. Considerados, em conjunto, os rios que drenam o território brasileiro são responsáveis pela maior descarga de água doce do mundo.

Gab: 28

Questão 71)

Leia o poema “Chuvas”, de João Cabral de Melo Neto.

No Sertão masculino

a chuva sem dissímulo

demonstra o que ela é:

que seu sexo é mulher.

Por mais que em linhas retas

caia em cima da terra,

caída, mostra a chuva

que é feminina, em curvas.

Reta, é a natureza,

por mais torta que seja,

do Sertão eriçado

onde ela cai tão raro.

Basta seguir o modo

com que, uma vez no solo,

a chuva é sinuosa

e provocante rola.

No Sertão de alma bruta

a chuva é mais que chuva.

É pessoa: e isso é mais

do que tudo o que traz.

E esse mundo viúvo,

mais que o verde futuro,

ama nela a presença,

corporalmente, fêmea.

(NETO, João Cabral de Melo. Serial. In: Poesias Completas: 1940-1965. 4.

ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. p. 81-82.)

As afirmações que seguem referem-se ao poema acima.

I. Utilizando a figura de linguagem denominada prosopopeia, personaliza a chuva, ao lhe conferir características de uma mulher.

II. Sugere uma relação de complementaridade entre o Sertão, masculino, e a chuva, feminina.

III. Confere à chuva atributos femininos no intuito de destacar a sua importância para o clima do Nordeste.

Em relação às afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas II está correta.

b) Apenas III está correta.

c) Apenas I e II estão corretas.

d) Apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

Gab: E

Questão 72)

“O mar está para peixe na costa de Natal, mais exatamente na (o) _____________, a 12 milhas de distância da capital do Rio Grande do Norte. Para quem gosta de pescar, a pesca oceânica está se tornando um grande atrativo. Pescadores profissionais ou mesmo iniciantes para o alto mar estão descobrindo a costa em frente à cidade de Natal. Em apenas 1 hora de viagem de barco, o pescador já alcança os pontos de pesca. No Sudeste e Sul, são mais de 4 horas de viagem para se chegar aos locais de pesca.”

http://www.satelitefm.com.br/post/2009/08/pesca-oceanica-2cnatal-tem-uma-costa-privilegiada.aspx

Acesso em: 15 set. 2009

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima:

a) Talude

b) Região Abissal

c) Região Pelágica

d) Plataforma Continental

e) Planície Abissal

Gab: D

Questão 73)

Os recursos hídricos do Rio Grande do Norte são representados por oceano, lagoas, rios, barragens e águas subterrâneas, que vêm sendo usados para atender às diversas necessidades da população.

Em relação aos recursos hídricos do Rio Grande do Norte, pode-se afirmar

a) o Rio Trairi atravessa os municípios da microrregião de Baixa Verde e suas águas servem para irrigar a citricultura.

b) a Lagoa de Extremoz localiza-se na microrregião Litoral Nordeste e abastece os municípios de Ceará Mirim e Maxaranguape.

c) a Lagoa do Bonfim localiza-se na microrregião de Macaíba e abastece o sistema adutor Agreste-Trairi-Potengi.

d) o Rio Apodi-Mossoró tem sua nascente no município de Apodi e oportuniza o desenvolvimento da fruticultura.

Gab: C

Questão 74)

Observe a figura a seguir.

clip_image016

A partir da identificação dos aspectos paisagísticos contidos, é correto afirmar que:

00. esse tipo de relevo ocorre exclusivamente em ambientes onde existem falhas geológicas.

01. as variações climáticas ocorridas nessa bacia hidrográfica não interferem no crescimento dessa forma de relevo próxima ao oceano.

02. existe, na área, uma feição de relevo que é denominada planície deltáica.

03. ocorrem, na área, amplas falésias cristalinas, esculpidas pela milenar ação abrasiva do mar.

04. o trecho terminal do rio Amazonas apresenta morfoesculturas deposicionais que exemplificam esse tipo de relevo costeiro.

Gab: FFVFV

Questão 75)

Em face da crescente demanda, a água vem se tornando uma preocupação para os governos de diversos países do mundo. Com relação a esse tema, considere as afirmações a seguir.

1. Governos, em todas as esferas, devem estabelecer políticas e começar a realizar investimentos em infra-estrutura para a conservação da água.

2. A falta de acesso à água poderá constituir-se num grave problema, pois gerará fome, doenças, instabilidade política e até conflitos armados.

3. Nas áreas de terrenos cristalinos, como por exemplo, os granitos e os gnaisses, a infiltração das águas das chuvas é muito intensa, daí a existência do semi-árido no Nordeste brasileiro.

4. Na ausência de uma ação organizada para economizar água, a combinação mudança climática e crescimento populacional criará uma enorme escassez desse recurso natural.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 3

b) 2 e 4

c) 2 e 3

d) 3 e 4

e) 1, 2 e 4

Gab: E

Questão 76)

A rede de drenagem, um dos componentes da bacia hidrográfica, tem sido alterada nas áreas urbanas mediante a realização da canalização dos cursos d´água. As alterações promovidas por essa canalização implicam

a) na utilização das margens dos cursos d´água nas áreas urbanizadas para plantação de hortaliças irrigadas.

b) no surgimento de movimentos de massa, em diferentes pontos do canal fluvial, decorrente da menor quantidade de água infiltrada.

c) no aumento da velocidade das águas, em virtude da diminuição dos obstáculos naturais do leito fluvial.

d) no aumento da infiltração das águas pluviais no solo, favorecida pela manutenção da cobertura vegetal natural ao longo das margens.

e) na utilização das margens planas para a implantação de edifícios comerciais.

Gab: C

Questão 77)

A observação da paisagem esboçada a seguir permite as seguintes conclusões:

clip_image018

1. o rio principal está controlado por uma falha geológica, pois descreve amplos meandros.

2. a planície representada, pelas características gerais do desenho, pode ser considerada como do tipo aluvial.

3. existe nesse ambiente uma diversidade litológica e geomorfológica; o relevo, contudo, encontra-se, ainda, em fase evolutiva.

4. as áreas mais elevadas servem como área-fonte de sedimentos que são transportados e, posteriormente, abandonados pelos cursos d’água.

5. há indícios paisagísticos de que o rio principal, em sua evolução, originou terraços fluviais que podem ser usados para a atividade agrícola.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 5

b) 2 e 4

c) 1 e 3

d) 1, 2 e 3

e) 2, 3, 4 e 5

Gab: E

Questão 78)

Observando-se os critérios de extensão e de perenidade do seu rio principal, a área da bacia hidrográfica, ocupando parte das terras de três unidades políticas, é a maior totalmente nordestina, pois grande parte da bacia do São Francisco está localizada no Sudeste. Seu rio principal tem suas nascentes na Chapada das Mangabeiras, corre de sul para norte, até desembocar no oceano Atlântico, com uma foz de rara beleza. (LOPES, 2006, p. 71).

O rio, a forma da foz e as unidades políticas a que o texto se refere são, respectivamente,

a) Jaguaribe / mista / Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

b) Mearim / delta / Maranhão, Ceará e Paraíba.

c) Paraíba / estuário / Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

d) Parnaíba / delta / Piauí, Maranhão e Ceará.

e) Piranha-Açu / estuário / Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Gab: D

Questão 79)

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a água será um dos principais motivos de conflitos entre países nos próximos 25 anos. Observe o mapa.

clip_image020

(ONU, 2008.)

Assinale a alternativa que identifica a localização desses países destacados no mapa e três possíveis causas dos litígios nestas diferentes áreas do globo.

a) América Central, Ásia do Norte, Extremo Sul Africano; rios semi-perenes, chuvas concentradas, ciclo longo das águas.

b) América Platina, Ásia Européia, África e Oriente Médio; rios intermitentes, chuvas litorâneas, represamentos.

c) América do Norte, Ásia Oriental e de Sudeste, Costa Oeste da África Mediterrânea; chuvas de inverno, rios que secaram, desertificação.

d) Centro-Norte da América Andina, Centro-Sul da Ásia, Indonésia, grande parte da África; seca prolongada, desertificação, diminuição da água de degelo.

e) América Anglo-Saxônica, Ásia Ocidental, África e Sri Lanka; rebaixamento do aqüífero, desmatamento, seca prolongada.

Gab: D

Questão 80)

Leia as frases a seguir.

(...) Após uma semana de ocupação, manifestantes de diversos movimentos sociais começam a deixar o canteiro de obras, no Km 29 da BR-428, em Cabrobó (PE).

(...) Estimadas em R$ 4,5 bilhões, até 2010, as obras serão divididas em 14 lotes.

(...) R$ 247 milhões serão utilizados em projetos de revitalização, como tratamento de esgoto e replantio de matas.

(Folha online, 04.07.2007. Adaptado)

A partir de seus conhecimentos, pode-se afirmar que essas informações divulgadas pela imprensa referem-se à

a) transposição do rio São Francisco.

b) construção da usina hidrelétrica de Estreito.

c) exploração do Aqüífero Guarani.

d) ocupação pelo Movimento dos Sem Terra (MST).

e) construção de barragem no rio Madeira.

Gab: A

Questão 81)

Sobre o Aqüífero Guarani, assinale a alternativa incorreta.

a) No Brasil, o Aqüífero Guarani abrange nove estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grasso do Sul, Sergipe e Paraíba.

b) É a maior reserva de água doce subterrânea do mundo.

c) Está localizado na região Centro-leste da América do Sul e ocupa uma área que se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e pela Argentina.

d) O volume de água é suficiente para atender toda a população da Terra durante mais de um século.

e) Metade do território catarinense está sobre o Aqüífero Guarani.

Gab: A

Questão 82)

Observe a imagem de satélite de um trecho do rio Verde, afluente do rio São Francisco, e responda assinalando a alternativa correta.

clip_image022

Fonte: adaptação TM-Landsat-5 de 01/11/1997

a) Pelo padrão meândrico da drenagem, pode-se afirmar que este trecho do rio percorre um modelado de relevo dissecado, com alguns falhamentos geológicos.

b) As formas geométricas e retilíneas que a imagem apresenta representam áreas urbanizadas ao longo das planícies fluviais.

c) O tom escuro das águas indica a presença de poluentes advindos da descarga de esgotos, provavelmente das cidades que aparecem ao longo do rio.

d) O padrão de drenagem, predominantemente anastomosado, indica que este trecho do rio Verde atravessa uma área de falhamentos geológicos.

e) A textura predominante na imagem e o padrão de drenagem indicam que se trata de uma superfície aplanada, provavelmente recoberta de vegetação pouco densa.

Gab: E

Questão 83)

Apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por massas líquidas, a água doce não representa mais que 3% desse total, sendo encontrada em rios, lagos, reservatórios subterrâneos, atmosfera, geleiras e calotas polares. Esse percentual de água doce, mesmo relativamente reduzido, é responsável por uma parcela significativa da dinâmica natural da superfície terrestre. As questões a seguir tratam de processos naturais dos quais a água doce participa.

a) Cite dois fatores responsáveis pela perenidade dos rios.

b) Mencione dois elementos do clima responsáveis pela reduzida disponibilidade de água doce superficial na Região Nordeste do Brasil.

c) Apresente a natureza geológica dos terrenos do sertão cearense, um dos fatores condicionantes da pobreza do Estado em reservatórios de água subterrânea.

Gab:

a) os rios, para serem perenes, dependem da alimentação pelas águas da chuva e da alimentação pelas águas subterrâneas. Durante as estações do ano de menor precipitação pluviométrica, a alimentação por água subterrânea garante a perenidade dos rios.

b) a elevada taxa de evaporação existente no sertão cearense, ditada pelas elevadas temperaturas médias mensais, reduz drasticamente a quantidade de água doce existente nos reservatórios naturais superficiais (rios, lagoas, açudes). Os índices reduzidos e irregulares das precipitações demarcam a existência de uma longa estação seca, durante a qual a ação da evaporação é ainda mais significativa em termos de redução dos espelhos d’água superficiais.

c) no sertão cearense, dominam os terrenos cristalinos. De forma geral, os terrenos cristalinos têm menor permeabilidade que os terrenos sedimentares. Tal fato restringe a formação de expressivos reservatórios de água subterrânea, que são alimentados pela infiltração das águas das chuvas.

Questão 84)

A bacia hidrográfica considerada, na atualidade, como uma unidade de planejamento, corresponde à área drenada por uma rede hidrográfica organizada, hierarquicamente, em rio principal, afluentes e subafluentes. [...]. Como a grande maioria da rede hidrográfica brasileira é constituída de extensos rios de planalto, o potencial hidrelétrico, apesar da sua importância, não está totalmente aproveitado, bem como não está distribuído de maneira uniforme entre as bacias hidrográficas existentes no país.

(ALMEIDA; RIGOLIN, 2004, p. 127-128).

clip_image024

A partir das informações do texto e do mapa e com base nos conhecimentos sobre a hidrografia e o relevo do Brasil e seu aproveitamento energético,

• indique os tipos de regime dos rios brasileiros;

• cite a bacia hidrográfica de maior aproveitamento hidrelétrico;

• explique a razão do grande potencial hidrelétrico da bacia Amazônica;

• mencione duas conseqüências ambientais que motivam as discussões sobre a utilização do potencial hidrelétrico dessa bacia.

Gab:

• Os rios brasileiros têm regime pluvial. Entretanto, aqueles que nascem na Cordilheira dos Andes, pertencentes à Bacia Amazônica, possuem regime complexo ou misto (nival / pluvial).

• Bacia do Paraná.

• O grande potencial hidrelétrico da Bacia Amazônica está relacionado à grande extensão da bacia e ao grande volume de água dos seus numerosos rios, em decorrência de suas condições de clima predominantemente úmido e superúmido. Além disso, apesar de o Rio Amazonas ser um rio de planície, os seus afluentes tanto da margem esquerda quanto da margem direita são oriundos de áreas planálticas, cujos desníveis altimétricos formam cachoeiras e corredeiras imprescindíveis ao aproveitamento energético.

• Inundação de grandes áreas de floresta, provocando a destruição da biodiversidade; remoção de grupos indígenas e sua conseqüente desestruturação.

Questão 85)

A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre as bacias hidrográficas da Bahia, é correto afirmar:

clip_image026

01. Os rios que formam as principais bacias hidrográficas da Bahia possuem drenagem arreica, regime misto e são todos de planície.

02. O rio São Francisco, na Bahia, atravessa áreas de clima semi-árido,favorece a agricultura, é tipicamente de planalto e tem um alto poder hidrelétrico.

03. O rio Paraguaçu atravessa apenas uma zona climática do Estado e, no seu curso médio, corre por uma grande planície.

04. O rio Real, divisa geográfica natural entre a Bahia e Sergipe, corta terras de clima tropical úmido, que lhe confere um regime perene, e possibilitou a construção do maior açude existente na Bahia.

05. As bacias do rio de Contas, Paraguaçu e Itapicuru possuem um percurso em direção oeste e desembocam na baía de Todos os Santos.

Gab: 02

Questão 86)

A respeito dos aspectos hidrográficos e ambientais do espaço urbano ponta-grossense, assinale o que for correto.

01. A rede de drenagem na área urbana de Ponta Grossa se apresenta como drenagem radial divergente, com nascentes de arroios na região central da cidade ou próximo dela.

02. O arroio Pilão de Pedra tem suas nascentes na área central da cidade. Nesse trecho inicial, que se acha canalizado, ele recebe esgotos clandestinos. Apresenta-se bastante poluído ao longo do seu trecho a céu aberto, em que também recebe esgotos domésticos, fluindo em direção ao Rio Verde.

04. Os arroios da área urbana de Ponta Grossa são tributários diretos ou indiretos dos rios Tibagi, Verde e Pitangui. Dentre eles destacam-se os arroios Lajeadinho, Lajeado Grande, Pilão de Pedra, Olarias, Madureira e da Ronda, todos com significativo índice de poluição.

08. A ocupação urbana ao longo dos arroios da cidade de Ponta Grossa caracteriza-se como sendo de baixa renda, com edificações irregulares e de baixo padrão. Além dos problemas sociais, destacam-se os problemas ambientais, como riscos geológicos, poluição das águas e do solo e degradação da vegetação.

16. O arroio da Ronda, afluente do Rio Tibagi, tem seus processos erosivos agravados pelo processo de urbanização, com ocupação desordenada de encostas, onde a retirada da vegetação deixa o solo exposto à erosão.

Gab: 31

Questão 87)

Considere os seguintes dados:

P = precipitação pluviométrica.

E = evaporação.

I = infiltração.

D = débito ou descarga de um rio.

A relação correta que pode ser estabelecida entre esses dados, em uma determinada região, é

a) D = P.

b) D = P – (E + I).

c) D = P – I.

d) D = P – (E X I).

Gab: B

Questão 88)

Considere a relação P = m.V2 (sendo m = massa ou volume, V2 = velocidade ao quadrado). Referindo-se a um rio, havendo aumento de V, o curso d’água tende a realizar, em seu vale, trabalho de

a) erosão linear (entalhamento).

b) deposição de sedimentos (sedimentação).

c) alargamento do vale (vale em forma de U).

d) barramento (sedimentação excessiva).

Gab: A

Questão 89)

Tratando-se das características hidroclimáticas e fitogeográficas do Brasil, é correto afirmar que

a) o domínio da mata atlântica é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes sazonais e isoietas superiores a 1.800 mm.

b) o domínio dos cerrados ocupa o planalto central onde ocorrem rios esporádicos e isoietas abaixo de 800 mm.

c) o domínio das caatingas é caracterizado pela ocorrência de rios intermitentes e isoietas inferiores a 800 mm.

d) o domínio da floresta equatorial ocupa o planalto meridional onde ocorrem rios perenes e isoietas inferiores a 900 mm.

Gab: C

Questão 90)

Considere o mapa que representa uma área do território brasileiro.

clip_image028

A área assinalada no mapa, que representa uma importante bacia hidrográfica brasileira, tem sido historicamente local de muitos movimentos sociais e de polêmicas quanto ao uso de suas águas, inclusive nos dias de hoje. O principal rio que forma esta bacia chama-se

a) Tocantins.

b) São Francisco.

c) Paraná.

d) Araguaia.

e) Paraguai.

Gab: B

Questão 91)

Sobre rede hidrográfica, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Rio Uruguai nasce no Brasil pela fusão dos rios Canoas (SC) e Pelotas (RS), e serve de divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Brasil e Argentina, Uruguai e Argentina.

b) Enquanto o curso superior do Rio Uruguai é planáltico, encachoeirado e dotado de expressivo potencial hidroelétrico, os cursos médio e inferior, por serem de planície, oferecem boas condições de navegação.

c) As eclusas desempenham importante papel na navegação de rios planálticos porque possibilitam a elevação e a descida das embarcações.

d) Nos limites geográficos do território brasileiro, o Aqüífero Guarani está presente nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

e) O trabalho erosivo dos rios, além de escavar os seus leitos, também modela as vertentes, originando vales pluviais.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis