segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 7

Questão 98)

Observe o gráfico:

Aeroportos brasileiros em números

Capacidade (em milhões de passageiros/ano)

clip_image002

Fonte: Infraero e Secretaria da Aviação Civil (In: Folha de S. Paulo, 02/06/2011, p. B4)

A distribuição geográfica e os números desses aeroportos refletem

a) um condicionamento provocado pela geografia física litorânea, cujas características dificultam a instalação de infraestruturas rodoviárias.

b) novos investimentos na integração territorial do país, com a intensificação da circulação de passageiros entre o sudeste e o nordeste.

c) a primazia das cidades litorâneas no que se refere às infraestruturas aeroportuárias, ilustrada pelo aeroporto do Galeão.

d) as condições geográficas do interior do país onde a infraestrutura aeroportuária não se revelou muito necessária.

e) uma correspondência com a distribuição geográfica da riqueza econômica do país e com a concentração demográfica.

Gab: E

Questão 99)

Observe a imagem de satélite e o mapa a seguir:

clip_image004

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo)

A Primeira Macrometrópole do Hemisfério Sul

clip_image006

(O Estado de S. Paulo. Especial Megacidades, agosto de 2008. p.64)

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas a respeito da urbanização brasileira.

a) A macrometrópole paulista foi criada por lei aprovada na Assembleia Legislativa estadual em 1973, razão pela qual assumiu a liderança econômica no estado em questão.

b) De acordo com os padrões estabelecidos pelo IBGE, as cidades de São Paulo e Campinas são consideradas megacidades por integrarem uma macrometrópole.

c) O que caracteriza o processo de metropolização é a distribuição da população e das atividades econômicas em inúmeras cidades, facilitando a formação de cidades denominadas milionárias.

d) As áreas urbanas que formam a macrometrópole paulista estão totalmente conurbadas, o que contribui para o seu elevado percentual no PIB do estado de São Paulo.

e) A macrometrópole paulista corresponde à área mais urbanizada do país e exerce papel de liderança nas economias estadual e nacional.

Gab: E

Questão 100)

Leia a frase para responder à questão.

Tendências que vêm se delineando no Brasil, principalmente a partir dos anos 90: diminuição na intensidade rural, maior fluxo de pessoas entre a cidade e o campo, aumentando o número de trabalhadores e proprietários rurais vivendo nas cidades e alteração no ritmo de crescimento das cidades.

Pode-se afirmar que as tendências apontadas referem-se ao

a) processo de urbanização brasileira.

b) inchaço da mancha urbana.

c) conceito de megalópole.

d) processo de industrialização.

e) Movimento dos Sem Teto.

Gab: A

Questão 101)

Refletir, hoje, sobre a cidade no Brasil significa pensá-la enquanto materialização do processo de “urbanização dependente”, em que as contradições emergem de modo mais gritante, e a acumulação da riqueza que caminha pari passu com a miséria leva a um tipo de reivindicação diferenciada, se comparada àquelas emergentes nos países ditos desenvolvidos.

(CARLOS, 2001, p. 32).

A reflexão sobre o texto e os conhecimentos sobre o espaço urbano no Brasil e a dinâmica social brasileira permitem afirmar:

a) As maiores metrópoles brasileiras — Rio de Janeiro e São Paulo —, localizadas, respectivamente, nas regiões Sudeste e Sul, estão entre as mais populosas e mais seguras do mundo.

b) O Estatuto da Cidade, sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é um instrumento de apoio técnico-social de ajuda aos prefeitos, no crescimento ordenado das cidades e uma forma de impedir a especulação imobiliária.

c) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, como o surgimento de favelas e cortiços de forma desordenada, ocupando áreas de risco.

d) O crescimento populacional das cidades médias do país conta com planos e projetos de urbanismo, proximidade das metrópoles e expansão do agronegócio.

e) As favelas representam uma segregação voluntária, em razão da permanente oferta de moradias, para as diversas classes sociais.

Gab: C

TEXTO: 3 - Comuns às questões: 102, 103, 104

A retomada do centro de Salvador

O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), contém muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial.

A partir de 1940, porém, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patri­mônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO. Uma grande reforma teve início em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de “gentrificação”, com a implantação politicamente planejada de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelô – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valéria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local.

Em seu lugar, além da restauração da monumentalidade e do comércio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe média. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espé­cie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylização” e “gentrificação” da cidade, estimulando seu consumo turístico.

(Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a

‘Centro Histórico pós-moderno” in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos.

São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)

Questão 102)

Salvador foi a primeira capital do país na época colonial. Para esse momento histórico, é válido dizer que Salvador tinha esse papel principalmente porque

a) constituía o maior centro portuário e produtor de pau-brasil e cacau do país.

b) era uma região central de fácil acesso e ligação com a Coroa portuguesa no Rio de Janeiro.

c) era a capital do Nordeste e, assim, um importante centro provincial de indústria e lazer.

d) foi centro financeiro e manufatureiro até a independência e recebia migrantes do Sul.

e) o Nordeste era a principal região produtora de açúcar e Salvador era um centro comercial.

Gab: E

Questão 103)

O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificação”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificação” designa o processo de

a) migração de populações pobres para a cidade.

b) migração de populações ricas para bairros pobres.

c) transformação da capital baiana em um centro popular de cultura e diversão.

d) revitalização de bairros ricos com melhorias destinadas à maioria dos cidadãos.

e) enobrecimento de áreas degradadas e exclusão social de moradores pobres.

Gab: E

Questão 104)

A partir do texto, pode-se concluir que o centro histórico de Salvador

a) tem se desenvolvido e se tornado uma região de conciliação entre as várias classes sociais e o espaço urbano.

b) mostra exemplarmente que a cidade colonial brasileira vem se conservando, no século XXI, tal como era no passado.

c) tem se tornado alvo de estratégias políticas e comerciais de valorização do capital, sobretudo imobiliário e turístico.

d) indica que a população mais humilde habita e usa os centros urbanos, resistindo na luta por esse uso com a ajuda das políticas governamentais.

e) há tempos tem se degradado, pois o Estado não tem feito mudanças e gestão política do espaço social, deixando-as nas mãos da iniciativa privada.

Gab: C

Questão 105)

As áreas representadas abaixo, retratam:

clip_image008

(Adaptado de Mapa das regiões de governo de São Paulo, 2002)

a) os principais pólos tecnológicos.

b) as principais áreas de conflitos de terra.

c) as áreas da citricultura paulista.

d) as áreas de concentração siderúrgica

e) as principais áreas de utilização de energia alternativa.

Gab: A

TEXTO: 4 - Comum à questão: 106

No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais, tanto no social como no econômico, da formação e evolução histórica dos trópicos americanos. (...) É com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do país e sem atenção a considerações que não fossem o interesse daquele comércio, que se organizarão a sociedade e a economia brasileiras.

(PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. 22ª ed. São

Paulo: Brasiliense, 1979, p.23.)

Questão 106)

Em 1872 apenas cerca de 10% da população brasileira era urbana, estando concentrada em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Luís do Maranhão e São Paulo. Os demais povoados urbanos, nas chamadas “vilas”, correspondiam a apenas 5,7% da população.

Pode-se assinalar como causa principal desses baixos índices de urbanização, no período,

a) a proibição do comércio interno de produtos nacionais entre as regiões.

b) a produção industrial concentrada no interior do país e o trabalho assalariado em crescimento.

c) a economia escravista primário-exportadora e o pequeno mercado interno.

d) a falta de políticas de incentivo migratório por parte do governo português e o baixo povoamento.

e) a expulsão dos trabalhadores do campo e as fortes migrações para a Amazônia.

Gab: C

Questão 107)

Nos primeiros anos do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, passou por um conjunto de reformas dirigidas pelo prefeito Francisco Pereira Passos. A respeito dessa reforma é correto afirmar que:

a) o projeto de reurbanização foi submetido à consulta popular na cidade e aprovado por uma estreita maioria de votos.

b) a reurbanização foi marcada pela adoção de um programa de financiamento público de conjuntos habitacionais para a população de baixa renda.

c) a abertura das grandes avenidas, como a Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco), foi inspirada no projeto de modernização da cidade de Salvador, na Bahia.

d) o desalojamento de parte da população pobre pelas reformas intensificou a ocupação dos morros e a formação das favelas cariocas.

e) apesar dos problemas causados pelas reformas, a população pobre aplaudiu as medidas tomadas, inclusive o saneamento e as campanhas de vacinação obrigatórias.

Gab: D

Questão 108)

Assinale a alternativa que NÃO inclui elemento que caracteriza o processo de evolução da urbanização brasileira.

a) Uma concentração urbana das infraestruturas, a formação de metrópoles nacionais com importante poder de polarização e vastas periferias desassistidas.

b) O planejamento urbano como instrumento indispensável para a redução das desigualdades socioespaciais desde a formação das primeiras grandes metrópoles nacionais.

c) A tentativa de participação do Estado Federal na gestão das grandes cidades através da formação das Regiões Metropolitanas na década de 1970.

d) Uma forte pressão migratória campo-cidade, resultante de uma diferenciação territorial e socioeconômica entre espaços urbanos e rurais.

Gab: B

Questão 109)

BRASIL

clip_image010

Fonte: IBGE, 2006/2007.

Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade, em que a moradia é elemento fundamental. Acerca desse tema, considere os gráficos, seus conhecimentos e as seguintes afirmações:

I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior deficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia.

II. A Região Nordeste tem o segundo maior deficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada.

III. A Região Norte tem o segundo menor deficit habitacional e a menor participação no PIB nacional. Isso significa que o deficit habitacional é um problema desvinculado da produção/distribuição de riqueza.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Gab: A

Questão 110)

“Como se define, hoje, a urbanização brasileira? Alcançamos, no século XX, a urbanização da sociedade e a urbanização do território, depois de longo período de urbanização social e territorial seletiva. Depois de ser litorânea (antes e mesmo depois da mecanização do território), a urbanização brasileira se tornou praticamente generalizada a partir do terceiro terço do século XX, evolução quase contemporânea da fase atual de macrourbanização e metropolização. Mais que a separação tradicional entre um Brasil urbano e um Brasil rural, há, hoje, no País, uma verdadeira distinção entre um Brasil urbano (incluindo áreas agrícolas) e um Brasil agrícola (incluindo áreas urbanas).”

(SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1994)

É chamado de processo de urbanização a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos que ocorre concomitante à transferência de população do campo para a cidade em larga escala e devido a vários fatores.

A partir das informações contidas no texto acima, assinale qual das AFIRMATIVAS abaixo é INCORRETA, com relação a urbanização brasileira e suas características.

a) A ocupação do território brasileiro pelos europeus partiu do litoral para o interior. Num reflexo direto do processo histórico de colonização, a maioria das grandes cidades brasileiras situa-se nas proximidades das regiões litorâneas.

b) Proporcionando uma distribuição mais equilibrada da população urbanizada, como no modelo europeu, o maior fluxo proveniente do êxodo rural, no Brasil, direcionou-se para centenas de cidades de pequeno e médio porte.

c) Intensificado principalmente com a mecanização agrícola, o êxodo rural, no Brasil, é responsável, em parte, pelo crescimento populacional mais acelerado nas metrópoles.

d) Em geral, a urbanização dos países de industrialização tardia, como no Brasil, deu-se de maneira mais acelerada e caótica do que nos países centrais, de industrialização bem mais antiga.

e) As quatro maiores cidades brasileiras continuam sendo: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, apesar do significativo crescimento de várias metrópoles regionais nos últimos vinte anos.

Gab: B

Questão 111)

O conjunto das cidades do território nacional configura uma rede integrada cujas funções derivam da sua capacidade de oferecer bens e serviços para um mercado consumidor amplo, que ultrapassa os limites do próprio núcleo urbano. Observe no mapa abaixo as áreas polarizadas por Goiânia e responda às seguintes questões:

clip_image012

Fonte: Adaptado de IBGE: Regiões de influência das cidades, 2007. Disponível em: <HTTP://ibge.gov.br/home/geociencias/geogrfia/regic.shtm>. Acesso em 18/09/2009.

a) Descreva as áreas polarizadas por Goiânia.

b) Aponte duas atividades responsáveis por essa polarização e explique de que forma ela ocorre.

Gab:

a) O aluno deverá indicar conforme o mapa as áreas de maior polarização: estados, cidades ou regiões.

b) Comercial (feira hippie)- Como ocorre cada uma

- Área médico-hospitalar- Como ocorre cada uma

- Pólo de ensino superior- Como ocorre cada uma

- Atividades culturais (cinema, eventos científicos e culturais)

TEXTO: 5 - Comuns às questões: 112, 117

Texto I

Dados do IBGE (2000), apontam para a configuração de uma hierarquia da rede urbana no Brasil com a classificação de quatro categorias de estudo:

• Metrópoles globais, nacionais e regionais (13 centros urbanos, exceto Manaus)

• Centros regionais (16 centros, com 13 aglomerações urbanas não-metropolitanas). Ex: Ribeirão Preto - SP, Londrina - PR, Florianópolis - SC, Uberlândia - MG, entre outras.

• Centros sub-regionais 1 e 2 (82 centros urbanos, sendo 31 CSR 1 e 51 CSR 2). Exs: CSR1: Maringá - PR; Joinville - SC; Criciúma - SC; São Carlos - SP; Uberaba - MG, entre outras.

• Centros de expressão local e cidades pequenas (o restante dos municípios do país).

Texto II

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (1999) mostram que o processo de urbanização no Brasil, nos anos 80 e 90, levou à formação de 12 metrópoles e 37 aglomerações urbanas não metropolitanas, concentrando aproximadamente 47% da população do país, segundo critérios estabelecidos por aquele instituto.

(Santos, E. C. Caracterização do sistema urbano brasileiro e seus principais problemas. Ensaio. Curitiba, 2005.)

Questão 112)

Sobre a rede urbana brasileira, um dos critérios adotados para a classificação das cidades é o tamanho.

Com relação ao tamanho das cidades brasileiras, pode-se afirmar:

a) Enquadram-se na caracterização de metrópoles as cidades brasileiras que possuem mais de 500 mil habitantes. Apresentam-se condensadas por uma extensa porção do território ocupado por assentamentos populacionais de baixa renda.

b) O Brasil atualmente vem presenciando uma estabilidade no crescimento urbano metropolitano. Uma das razões mais plausíveis deve-se ao enfraquecimento das correntes migratórias para as grandes cidades brasileiras.

c) As cidades médias, caracterizadas como Centros Regionais pelo IBGE, devem ser entendidas como aquelas com menos de 500 mil habitantes. São centros regionais com estrutura urbana semelhante à das metrópoles e seus problemas referem-se ao crescente adensamento com verticalização central e dos anéis intermediários.

d) Cidades de grande porte, caracterizadas como Centros Sub-Regionais segundo o IBGE, são aquelas com população até 500 mil habitantes. Apresentam pequenas indústrias e comércio pulverizados na malha urbana com problemas de infraestrutura e boa acessibilidade.

e) As cidades de pequeno porte, caracterizadas pelo IBGE, são entendidas como aquelas com população até 100 mil habitantes. Com relação à concentração industrial, pela própria ocupação desordenada verificada no território, têm suas pequenas indústrias localizadas dentro da malha urbana.

Gab: E

Questão 113)

Assinale com V ou F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação às questões metropolitanas do Brasil.

( ) As regiões metropolitanas do Brasil, criadas na década de 1970 pelo governo federal, foram dez, duas para cada região, que eram as seguintes: Brasília e Goiânia, no Centro Oeste; Recife e Salvador no Nordeste; Belém e Manaus na Amazônia; Curitiba e Porto Alegre no Sul; São Paulo e Rio de Janeiro no Sudeste.

( ) A criação das regiões metropolitanas pelo governo militar tinha como finalidade declarada a gestão integrada e a oferta de serviços comuns para as cidades de cada aglomerado metropolitano, e como objetivo não declarado o controle desses espaços estratégicos da vida cultural, social, econômica e política do espaço brasileiro.

( ) A criação das regiões metropolitanas deixou de ser competência do governo federal e passou para a égide dos Estados, a partir da constituição de 1988, o que fez com que áreas metropolitanas de fato, que não foram reconhecidas com tal na década de 1970, sejam hoje oficialmente regiões metropolitanas como é o caso de Campinas, Goiânia, Santos, entre outras.

( ) A primeira região metropolitana da Paraíba foi criada em 2003, com uma área que extrapolou, em muito, a aglomeração conurbada de João Pessoa, que inclui os municípios de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. Engloba ainda Lucena, Conde, Mamanguape, Rio Tinto, e Cruz do Espírito Santo.

Assinale a sequência correta das assertivas:

a) F VV F

b) V F F F

c) F F F V

d) F V V V

e) V F F V

Gab: D

TEXTO: 6 - Comuns às questões: 114, 116

O mapa a seguir representa a região metropolitana de São Paulo ligada aos municípos de seu entorno, sendo esse mosaico de cidades formado por um grande emaranhado de elementos naturais e antrópicos.

clip_image014

Questão 114)

Indique a alternativa que apresenta somente os elementos antrópicos representados no mapa.

a) Cidades grandes, região metropolitana, rodovias, malha urbana, represas, serra da Cantareira, partes mais elevadas do relevo, rios, aeroporto, estradas de ferro, rodovias.

b) Serra da Cantareira, partes mais elevadas do relevo, rios, aeroporto, estradas de ferro, rodovias federais, rodovias estaduais.

c) Cidades grandes, região metropolitana, rodovias, malha urbana, represas, serra da Cantareira, partes mais elevadas do relevo, rios.

d) Cidades grandes, região metropolitana, rodovias, malha urbana, represas, aeroporto, estradas de ferro, rodovias federais, rodovias estaduais.

e) Cidade, região, metrópole, rodovia, represa, Serra da Cantareira, parte mais elevada do relevo, rio, aeroporto, estrada de ferro, rodovia federal, rodovia estadual.

Gab: D

Questão 115)

A intensidade da ocorrência de problemas urbanos de natureza climática tem sido a tônica dessas últimas décadas. Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas está relacionado ao crescimento demográfico humano. A figura abaixo representa o crescimento da população humana em uma determinada metrópole brasileira a partir da década de 1920.

clip_image016

Com base nas informações e no gráfico, é CORRETO afirmar:

a) na década de 1970, como o número de habitantes era menor se comparados ao dos anos atuais, a inexistência de problemas ambientais se deve a uma maior sensibilização ambiental por parte da população.

b) à medida que o crescimento demográfico humano aumenta, a existência de problemas ambientais se torna evidente, uma vez que as más condições de habitação e saneamento são ocorrentes nas metrópoles.

c) a implantação de programas de natalidade e de programas referentes às políticas ambientais desencadeiam a tendência de o número de habitantes se estabilizar nos países subdesenvolvidos, nos últimos anos.

d) o crescimento populacional e a consequente expansão territorial urbana a partir da década de 1960 estão relacionados a vários fatores, sendo que as enchentes e os alagamentos são determinantes.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis