quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões da Ásia 7

Questão 113)

A abertura da China para o mundo capitalista favorece cada vez mais seu destaque no cenário mundial e reforça, em conseqüência, seu crescimento econômico.

Sobre o crescimento econômico da China, é INCORRETO afirmar que:

a) a abertura econômica foi proporcionalmente maior do que a abertura do setor político.

b) as desigualdades regionais aprofundaram-se, em razão do crescimento das zonas especiais de exportação.

c) os incentivos governamentais aos investimentos estrangeiros e a reabertura da bolsa de valores foram fatores importantes para o desenvolvimento econômico.

d) o sistema de transportes eficiente e moderno facilita a circulação de mercadoria dentro e fora do país.

e) o surgimento de uma potência econômica no Leste da Ásia é visto com desconfiança pelos EUA.

Gab: D

Questão 114)

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto a seguir.

“Foi um dos países pioneiros em modificar o modelo econômico socialista. Nas últimas décadas do século passado, iniciou um processo de abertura econômica. No lugar de privatizações espelhadas no neoliberalismo, associou-se ao capital estrangeiro dentro de uma estrutura política socialista, fazendo surgir um socialismo pragmático”.

O país ao qual o texto se refere é a:

a) Rússia.

b) Hungria.

c) Suazilândia.

d) China.

e) Polônia.

Gab: D

Questão 115)

O mapa abaixo mostra as áreas em disputa nos conflitos entre árabes e israelenses.

clip_image108

No que se refere à correspondência entre as áreas enumeradas e as afirmativas abaixo, é INCORRETO dizer:

a) A área 4 representa a Faixa de Gaza, que em 2000 tinha a maior parte do território administrada pela Autoridade Palestina.

b) A área 2 representa a Cisjordânia, que passou a ter cerca de 40% das cidades administradas pela Autoridade Palestina em 2000.

c) A área 5 representa parte do território de Israel ocupada pelas tropas do Líbano a partir de 1993.

d) A área 1 representa a Península do Sinai, que foi anexada por Israel na Guerra dos Seis Dias e devolvida ao Egito em 1982.

e) A área 3 representa as Colinas de Golã, que foram anexadas por Israel em 1981.

Gab: C

Questão 116)

“O passado forma o alicerce do presente e conduz à estratificação do futuro. Morre a nação – ou o sistema que não souber preservar, cultivar e transmitir a sua memória histórica.”

MARGULIES, Marcos. Do racismo ao sionismo, 1976: 7.

Considere as situações abaixo:

I. A destruição de grande parte das obras de arte históricas, em território do Afeganistão, pela milícia do Taliban.

II. A invasão do Afeganistão, em 1979, pelas tropas soviéticas.

III. O controle das formas de diversão e a censura dos meios de comunicação adotados pela política extremista do Taliban.

IV. O aumento do índice de analfabetismo dos afegãos como resultado da política imposta pelo Taliban.

V. O combate de guerrilheiros islâmicos, forçando a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão.

Estão DE ACORDO com o texto:

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, III e V.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

Gab: B

Questão 117)

O Oriente Médio é uma das regiões mais antigas do mundo. Ao longo de tantos milênios, recebeu povos de diferentes procedências, que por lá passaram ou se fixaram, tornando a região um mosaico de etnias, línguas e religiões. No mundo de hoje, a região é conhecida como palco de violência, guerras internas e externas, conflitos, golpes de Estado, invasões, atos terroristas, assassinatos e massacres. A respeito dessa região, julgue os itens subseqüentes.

01. Na região, predomina a paisagem de deserto, que avança sobre as áreas férteis, onde a exploração abusiva expõe a superfície à perda de umidade, degrada o solo e provoca a desertificação.

02. As regiões de maior umidade são poucas, situadas próximas ao litoral e nos vales, onde se concentra a população.

03. Encontra-se nessa região a Planície da Mesopotâmia, conhecida por seu papel histórico, localizada entre os rios Nilo e Eufrates, com sua maior parte situada no atual Egito.

04. Atualmente, para reduzir o sério problema de escassez de água que a região enfrenta, vem sendo aplicada a técnica de dessalinização da água do mar para o consumo humano.

Gab: CCEC

Questão 118)

Os chamados “tigres asiáticos” concentram um forte setor financeiro e um parque industrial multinacional, atualmente direcionado às exportações. Os países que compõem o referido grupo são:

a) Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong.

b) Japão, Coréia do Norte, Taiwan e Cingapura.

c) China, Coréia do Sul, Japão e Tailândia.

d) Coréia do Norte, China, Japão e Tailândia.

e) Hong Kong, Tailândia, Cingapura e Coréia do Norte.

Gab: A

Questão 119)

Aproveite a crítica do filme Tempo de embebedar cavalos e observe a situação política e os desdobramentos geográficos para os quais ela aponta.

Tempo de embebedar cavalos

O filme faz uma abordagem lírica do tema: fome e falta de perspectiva de um povo. A história se passa em um pequeno vilarejo, na fronteira entre o Iraque e o Irã, e apresenta ao mundo um recorte do cotidiano da maior nação sem Estado do Planeta. Aponta muitos dos problemas enfrentados pelo seu povo, que se encontra espalhado por alguns países, como a Turquia, o Irã, a Síria... Com língua e cultura próprias, ele vem sendo rechaçado da região, principalmente quando o seu país deixou de existir nos mapas. Praticamente, o único trabalho disponível em certas regiões é o do contrabando de mercadorias entre o Irã e o Iraque. Além dos riscos dessa atividade ilegal, os habitantes sofrem com a enorme quantidade de minas enterradas nos locais onde transitam.

O estranho título vem do hábito de darem vodca aos animais, para que eles possam agüentar o frio intenso e as longas viagens que têm de fazer.

FRANZOIA, A. P. Época, p. 11, 14 set 2001. (Texto adaptado.)

O filme discute a questão curda. O comentário CORRETO sobre esse assunto é:

a) A criação de um Estado é uma reivindicação dos curdos, que representam a maior nação do mundo sem um território definido.

b) A cultura local é influenciada pela altitude, pelo frio e pela formação florestal densa, que exigem o uso de cavalos.

c) A questão curda é idêntica à dos palestinos, dos judeus e dos bascos, porque possuem língua, cultura, governo nacional, mas falta-lhes o país.

d) A supressão do Estado Curdistão permitiu ao Líbano, à Armênia, à Síria e ao Iraque a ampliação de seus territórios.

e) O principal motivo da luta dos curdos contra o Iraque e o Irã está relacionado à exploração econômica do petróleo nacional.

Gab: A

Questão 120)

Atualmente, o Oriente Médio caracteriza-se mais pelas desigualdades sociais e conflitos que pela hornogeneidade de seu território. Algumas evidências, como os indicadores sociais apresentados na tabela a seguir, corroboram essa afirmativa.

clip_image110

A partir dessas informações, julgue os itens abaixo, relativos ao Oriente Médio.

01. A riqueza constituída pelas reservas de petróleo contrapõe-se à pobreza e à baixa qualidade de vida da maioria dos países.

02. Os índices da tabela acima correspondentes à mortalidade infantil e à esperança de vida ao nascer caracterizam homogeneamente a região como de baixa qualidade de vida.

03. A população encontra-se desigualmente distribuída: os cinco países com mais de 20 milhões de habitantes, segundo estimativas para o ano 2000, concentram mais de dois terços do total de habitantes da região.

04. Enquanto Israel figura entre os países mais ricos do mundo, o Iêmen é um dos mais pobres.

Gab: CECC

Questão 121)

O Japão é uma arquipélago vulcânico, que se estende por mais de 2.500 km, situado no Extremo Oriente. Esse país tem uma importância enorme na atual conjuntura mundial. Sobre os aspectos geográficos desse país, pode-se afirmar que:

00. a parte do Japão voltada para o oceano Pacífico apenas as influências de uma corrente oceânica fria, conhecida como Kuru Sivo, que é responsável pelo predomínio de clima frio no país;

01. as grandes reservas de petróleo encontradas no interior do Japão decorrem da presença de uma extensa sedimentar ali existente;

02. o Japão enfrentou, nos anos 90, do século passado, uma crise econômica; naquela década, os efeitos crise financeira no Sudeste asiático se fizeram sentir consideravelmente sobre o país;

03. as terras cultiváveis no Japão são poucas; a agricultura limita-se, praticamente, aos solos férteis das planícies costeiras e às encostas dos baixos vales;

04. grande parte do território japonês apresenta focos sísmicos de elevada intensidade, com graves conseqüências econômicas. Esse fato deriva da colisão da norte-americana com a placa do Índico.

Gab: FFVVF

Questão 122)

O povo sobrevive espalhado em vários países do Oriente Médio, tais como Irã, Iraque, Síria e Turquia, dentro de um espaço relativamente bem delimitado, mas sem autonomia política, porém arraigado de uma forte etnogênese. O enunciado refere-se ao:

a) povo tuaregue.

b) povo curdo.

c) povo beduíno.

d) povo armênio.

e) povo lapão.

Gab: B

Questão 123)

Devido as constantes revoltas que realizavam reagindo ao seu domínio, os romanos provocaram a Diáspora, que foi a dispersão desse povo pelo mundo. Este fato está relacionado aos:

a) palestinos;

b) árabes;

c) judeus;

d) egípcios;

e) mesopotâmicos.

Gab: C

Questão 124)

Dentre as características da economia japonesa, é correto destacar:

a) a produção industrial voltada essencialmente para o mercado interno.

b) a falta de competitividade nos mercados internacionais por causa do alto custo de sua mão-de-obra.

c) a auto-suficiência em recursos naturais e matérias-primas para abastecer o parque industrial.

d) a dependência de recursos externos para financiar a produção industrial.

e) a agressividade nas exportações e a alta produtividade das indústrias.

Gab: E

Questão 125)

Com relação à China, podemos afirmar corretamente:

a) é um país de economia pastoril que se desenvolve através de uma população nômade das altas cadeias montanhosas que cortam o país de leste a oeste.

b) economicamente é dependente das importações de produtos básicos originários dos países vizinhos como Coréia e Japão.

c) possui uma economia estatizada, completamente fechada ao comércio internacional.

d) é um país de base agrária que tem se destacado por uma industrialização intensiva nas últimas décadas, favorecida pelo baixo custo da mão-de-obra.

e) a sua indústria se destaca pela elevada produtividade em função da alta qualificação dos seus trabalhadores.

Gab: D

Questão 126)

Os mapas 1, 2 e 3 referem-se, respectivamente, à densidade populacional, a elementos do quadro físico, e a importantes atividades econômicas do Afeganistão. Apenas com base na leitura dos mapas, responda:

clip_image112

clip_image114

clip_image116

a) Que atividade econômica está relacionada à concentração populacional em determinadas áreas desse país?

b) Que elemento do quadro físico local prejudica a distribuição espacial das atividades econômicas no Afeganistão? E qual favorece?

Gab:

Com base nos mapas apresentados, podemos destacar o seguinte:

a) A observação do mapa 2 permite confirmar que os principais rios cortam ou margeiam as áreas mais povoadas (mostradas no mapa 1). Esse povoamento mais intenso dos vales fluviais se deve, dentre outros fatores, à predominância dos climas secos no país. A principal atividade econômica relacionada a essa concentração populacional é a agricultura irrigada (o que se confirma pelo mapa 3), que absorve grande parte da população ativa e permite a sua subsistência.

b) Os elementos do quadro físico que prejudicam ou favorecem a distribuição espacial das atividades econômicas no Afeganistão são:

• Relevo— é o elemento prejudicial. A presença de elevados dobramentos modernos na porção central do país, que se estendem na forma de ramos para diversas de suas regiões, dificulta a integração territorial, favorece o isolamento cultural das diferentes etnias e contribui para a manutenção de atividades econômicas primárias de subsistência nos vales úmidos. As poucas indústrias existentes também ficam isoladas, longe do ideal de integração que favoreceria o seu crescimento e a multiplicação de seu número.

• Hidrografia — é o elemento que favorece. O mapa 2 mostra que os principais rios do país nascem nas montanhas e se espalham para diversas regiões. Devido à influência dos climas secos, esses vales fluviais são densamente povoados, e neles se desenvolve uma milenar agricultura irrigada, que, apesar de utilizar técnicas rudimentares, serve, pelo menos, para a subsistência de grandes parcelas da população. O mapa 3 mostra ainda que as poucas indústrias e usinas elétricas nacionais estão também nas áreas cortadas pelos rios, sendo, portanto, mais um indicador de sua importância econômica.

Questão 127)

"Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico ocidental, o Estado japonês investiu na instalação de fábricas nos setores em que o capital privado não tinha condições de atuar. Mais tarde, algumas dessas indústrias foram vendidas a baixo preço a empresários particulares. Surgiram assim os zaibatsu, verdadeiros monopólios privados que se desenvolveram muito no período entre guerras devido às inúmeras vantagens e privilégios assegurados pelo Estado. De 1955 a 1973, o crescimento industrial japonês foi maior que o dos Estados Unidos e o da Europa Ocidental, o que demonstra a eficácia da participação do Estado na reorganização industrial ocorrida no Pós-Guerra."

(VESENTINI, J. W.; VLACH, V. Geografia crítica. 18. ed. São Paulo: Ática, 1997. v. 3, p. 187-189.)

Sobre a industrialização japonesa, é correto afirmar:

01. Assim como nos Estados Unidos e na Europa, os estágios iniciais da industrialização japonesa foram possibilitados pela disponibilidade de carvão e ferro, minérios que hoje estão esgotados no país devido à exploração intensiva.

02. Os setores em que o Estado japonês teve que intervir mais intensamente para alavancar a industrialização foram aqueles que compõem a chamada “indústria pesada”, principalmente siderurgia, construção naval e petroquímica.

03. Graças à ação diligente do Estado e à importância simbólica da natureza na cultura nacional, o Japão logrou industrializar-se sem comprometer a qualidade de vida com poluição sonora ou do ar.

04. O trecho citado descreve com propriedade algumas características básicas do “modelo japonês” de desenvolvimento, mas não leva em conta a profunda crise que esse modelo vem experimentando desde o início dos anos 90, com estagnação econômica e aumento do desemprego.

05. Ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra, cujas empresas industriais transferem fábricas para países subdesenvolvidos a fim de tirar proveito dos baixos salários ali vigentes, o “modelo japonês” tem a virtude de manter a competitividade industrial mesmo pagando altos salários, sem a necessidade de transferir parte de sua produção para países menos desenvolvidos.

Gab: FVFVF

Questão 128)

As ilhas Filipinas estão situadas numa das áreas da superfície terrestre de forte instabilidade, provocada por fenômenos físicos provenientes do interior da Terra. A ocorrência desses fenômenos tem causado danos à sociedade local, com perdas de vidas humanas, destruição de áreas agrícolas e urbanas, dentre outros. Essa área territorial está vulnerável, principalmente, aos seguintes fenômenos estruturadores internos do relevo:

a) abalos sísmicos e intemperismo.

b) tectonismo e lixiviação.

c) abalos sísmicos e vulcanismo.

d) lixiviação e vulcanismo.

Gab: C

Questão 129)

A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola. Atualmente reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis, constitui uma planície drenada pelos rios:

a) Indo e Ganges, no Paquistão e Índia.

b) Tigre e Jordão, em Israel.

c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh.

d) Tigre e Eufrates, no Iraque.

e) Hoang-Ho e Yang-Tzé-Chiang, na China.

Gab: D

Questão 130)

País de civilização Milenar, que sofreu profundas transformações político-sociais a partir de meados do século XX. Possui uma vasta extensão territorial que abriga a mais numerosa população da Terra e vem apresentando, nos últimos anos, um expressivo desenvolvimento econômico. O país em questão é:

a) o Brasil

b) o Japão

c) os Estados Unidos

d) o Canadá

e) a China

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis