segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 11

Questão 181)

No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.

b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.

e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

Gab: B

Questão 182)

Na hierarquia da rede urbana cearense, segundo o IBGE, destacam-se alguns municípios caracterizados como cidades médias. Assinale a opção que contém somente nomes de cidades cearenses consideradas médias.

a) Fortaleza e Limoeiro do Norte

b) Sobral e Quixadá

c) Sobral e Juazeiro do Norte

d) Limoeiro do Norte e Aracati

Gab: C

TEXTO: 11 - Comum à questão: 183

Observe o mapa abaixo.

clip_image002

Questão 183)

Considerando as condições gerais do espaço brasileiro, é correto afirmar que:

a) o Sul do Rio Grande Sul apresenta as melhores condições para a aglomeração populacional em razão das infra-estruturas territoriais e da industrialização.

b) a linha de povoamento mais intenso ao longo da faixa atlântica deve-se à grande abundância de recursos naturais nessa área.

c) na Amazônia, a população que penetrou para o interior do território seguiu nitidamente a linha do rio principal do sistema hidrográfico.

d) a concentração populacional no sul e no sudeste se dá em razão da disponibilidade de terras muito férteis.

e) a dispersão populacional no interior do Brasil é resultante da indisponibilidade de recursos hídricos para povoar um território dessa dimensão.

Gab: C

Questão 184)

A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

a) Falta de infra-estrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.

b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infra-estrutura e todas as formas de violência.

c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.

e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

Gab: B

Questão 185)

Observe o mapa e leia o recorte de texto a seguir:

clip_image004

O modelo informacional é uma nova realidade da hierarquia urbana brasileira. Esse apresenta uma dinâmica social e econômica comandada pelos fluxos de informações, resultado da implantação de modernos sistemas de transportes e comunicações. Essa implantação reduziu as distâncias e possibilitou a desconcentração das atividades econômicas, que se difundiram pelo território nacional e hoje são coordenadas a partir de diretrizes produzidas nos grandes centros nacionais e internacionais.

(MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo: Ática, 1998, adaptado).

A partir da observação do mapa e da leitura do texto é possível afirmar que o modelo informacional da hierarquia urbana brasileira:

I. resultou da interiorização da modernização econômica, urbana e demográfica.

II. reafirmou a função de comando da metrópole paulista, controladora da captação, da produção e da distribuição dos fluxos informacionais necessários à produção econômica distribuída pelo território nacional.

III. reforçou a função do Rio de Janeiro como metrópole industrial ao mesmo tempo em que afirmou o de metrópole informacional comandante do território nacional.

IV. consolidou a posição de metrópoles regionais de Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, entre outras.

Estão CORRETAS:

a) I e III.

b) III e IV.

c) I e II.

d) II, III e IV.

e) I, III e IV.

Gab: C

Questão 186)

Observe o mapa a seguir, que representa a rede de cidades do Centro-Sul brasileiro:

clip_image006

(IPEA, IBGE, UNICAMP. Estudos básicos para caracterização da rede urbana. Brasília: IPEA, 2002.

p. 362. (Série caracterização e tendência da rede urbana do Brasil, v. 2).)

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobre rede urbana brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:

a) A regionalização da rede de cidades é articulada a partir das metrópoles, que envolve de forma hierárquica centros regionais e subregionais.

b) A articulação de uma rede orientada pela metrópole do Rio de Janeiro, devido às limitações econômicas, abrange exclusivamente os limites territoriais do estado.

c) A rede de cidade articulada pela metrópole de São Paulo limita sua abrangência ao triângulo mineiro, sul de Minas e Mato Grosso do Sul.

d) As metrópoles regionais da região Sul possuem uma área de influência limitada aos seus estados, em função da sua restrita capacidade de atração e difusão econômica.

Gab: A

Questão 187)

O setor terciário da economia é constituído pelo comércio e os serviços – transporte, educação, saúde, comunicação, sistema financeiro, entre outros, que se distribuem quantitativa e qualitativamente de maneira diferenciada entre os lugares, regiões e países. Tanto nos países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos que conheceram processos de modernizações das suas economias e dos seus territórios – a exemplo do Brasil – o setor terciário é o que mais emprega a mão-de-obra ativa e se impõe nas paisagens urbanas através da presença de lojas, shoppings centers, universidades e centros de pesquisas, transportadoras, escritórios, agências de viagem e publicidade, bancos, consultórios, clínicas, hospitais, bem como, no caso dos países subdesenvolvidos, feiras, comércio ambulante, pequenos serviços (terciário inferior), entre outros.

Sobre a espacialidade do setor terciário da economia nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A intensa e contínua modernização da produção industrial e da agropecuária nos países de capitalismo avançado transferiu boa parte da mão-de-obra para o setor terciário. Nesses países, esse setor econômico é dominado por atividades e serviços modernos, exigentes de trabalhadores com elevada qualificação.

( ) As cidades do Rio de Janeiro, Guadalajara, Miame, Yokohoma e Liverpool, por exemplo, concentram os serviços financeiros e comandam a financeirização dos territórios do Brasil, México, EUA, Japão e Inglaterra, respectivamente.

( ) O Brasil é um exemplo de país subdesenvolvido em que a expansão do terciário inferior está relacionada com o desemprego estrutural provocado pela reestruturação tecnológica do seu parque industrial e de setores do terciário moderno.

( ) Nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, o crescimento do terciário superior (pesquisa, operações financeiras, serviços de comunicação, informação, educação, entre outros) independe da dinâmica econômica e da demanda por bens e serviços dos setores primários e secundários.

( ) A cidade de Campina Grande-PB, por seu porte de “oásis high tech” (serviços do terciário moderno), polariza uma fração de território, que excede os limites do Estado da Paraíba, como também tem nesses serviços um dos fatores de dinamização de sua economia urbana.

A seqüência CORRETA é:

a) F, V, F, V e F.

b) V, V, V, V e F.

c) F, F, V, V e F.

d) V, F, V, F e V.

e) V, V, F, F e V.

Gab: D

Questão 188)

As cidades se caracterizam por ser uma forma particular de organização do espaço. Suas origens estão relacionadas a vários fatores, como a fortificação de núcleos de colonização e o desenvolvimento de atividades econômicas, entre outros.

Sobre as características da urbanização, pode-se afirmar:

01. As cidades devem ser estruturadas para atender, satisfatoriamente, a todas as necessidades da população, mas, no Brasil, apenas Brasília se encaixa nesse perfil.

02. O termo situação urbana se refere à posição das cidades em relação às regiões, às vias de comunicação que se estabelecem e à fixação das relações necessárias à realização de suas funções.

03. A rede urbana é restrita à distribuição espacial das cidades e ela só acontece quando as cidades nascem espontaneamente.

04. A inexistência de megalópoles no Brasil explica a ausência da conurbação e da hierarquia.

05. A urbanização brasileira teve início na década de 60 do século passado, acentuou-se na década de 80 do mesmo século e, atualmente, o Brasil é o país mais urbanizado do continente americano.

Gab: 02

Questão 189)

A infraestrutura brasileira, ainda que tenha avançado muito, continua precária em nosso país, gerando várias dificuldades na área da saúde e na área socioeconômica.

Observe o mapa abaixo.

clip_image008

Fonte: Atlas geográfico escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. p. 148 – adaptado.

Assinale a alternativa que identifica corretamente a situação abordada no mapa.

a) Acesso ao serviço de abastecimento de água

b) Acesso ao serviço de esgoto

c) Acesso à televisão a cabo

d) Acesso a aterros sanitários

e) Coleta seletiva de resíduo sólido

Gab: A

Questão 190)

Nas últimas décadas, têm-se observado ações do poder público destinadas a recuperar antigos centros urbanos e reverter o processo de degradação dessas áreas. Exemplos desse tipo de iniciativa são o Programa Luz Monumenta Luz e o Plano Urbanístico Nova Luz, destinados a recuperar a região da Estação da Luz em São Paulo. Entretanto, tais ações têm sido ambíguas no trato com a população que habita a área a ser atingida por essas iniciativas, uma vez que os moradores geralmente desconhecem o conteúdo de tais projetos e não participam ativamente de sua implementação. Dentre as consequências desse tipo de ação, destaca-se:

a) O aumento do custo da expansão da malha urbana.

b) A pressão dos proprietários para a recuperação do valor imobiliário.

c) A expulsão de moradores de baixa renda que residem nas regiões centrais.

d) A desvalorização dos centros urbanos como patrimônio histórico, cultural e social.

Gab: C

Questão 191)

Goiânia, Brasília e Palmas são espaços urbanos com fortes representações da cultura do sertão brasileiro nas suas diversas realidades. Um dos principais problemas dessas cidades é a submoradia, que se caracteriza pela

a) presença de palafitas que abrigam migrantes em condições de infraestrutura adversas.

b) permanência de casas de pau a pique destinadas a camponeses proletarizados.

c) existência de palhoças em acampamentos urbanos de áreas clandestinas.

d) construção de choças em bairros de trabalhadores volantes.

e) presença de edificações precárias em loteamentos ilegais sob a ação direta das imobiliárias.

Gab: E

Questão 192)

Observe as figuras.

clip_image010clip_image012

Disponível em: www.museudantu.org.br/TArte1.htm Acesso em: 1º jun. 2009. Disponível em: www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/rioantigo Acesso em: 1º jun. 2009.

clip_image014

Disponível em: www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/rioantigo Acesso em: 1º jun. 2009.

As figuras 1, 2 e 3 mostram três momentos do processo de ocupação e transformação do Morro do Castelo, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A ocupação desse morro foi iniciada dois anos após a fundação da cidade. Nele foram construídos fortins, casa de câmara e cadeia, casa do governador, igrejas, assim também como o marco da fundação da cidade. Tendo em vista a leitura das imagens,

a) apresente um elemento que justifique a construção dessas edificações no sopé dos morros, conforme observado na figura 1;

b) apresente e explique um impacto ambiental negativo decorrente da transformação da paisagem na figura 3.

Gab:

a) Um elemento que justifica a escolha destas edificações no início da construção da cidade do Rio de Janeiro é a combinação entre a forma do relevo e a localização estratégica utilizada para defender e controlar o acesso à cidade do Rio de Janeiro.

b) Um impacto ambiental negativo decorrente da transformação da paisagem, entre outros:

- interferência no sistema natural da paisagem potencializando a ocorrência de deslizamento, escorregamento de camadas, que pode afetar a vida da população ali residente;

- desmatamento para a construção de edificações, o que conduz a mudanças no microclima do lugar e seu entorno;

- o desmonte do morro torna a topografia plana vulnerável à ação das marés, podendo ocasionar inundações das áreas costeiras.

Questão 193)

Leia o trecho da música “A Cidade”, apresentado a seguir.

“A cidade se apresenta centro das ambições Para mendigos ou ricos e outras armações Coletivos, automóveis, motos e metrôs Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs A cidade não pára, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce”

(Chico Science)

Com base nas informações do trecho da música e em seus conhecimentos sobre as características geoambientais dos espaços urbanos contemporâneos, assinale a alternativa correta.

a) Ampliação equânime das oportunidades de mobilidade social.

b) Desaparecimento paulatino do subemprego e do trabalho informal.

c) Aumento da oferta de serviços do terceiro setor da economia.

d) Diminuição do controle sociopolítico sobre as populações menos favorecidas.

Gab: C

Questão 194)

Considere as informações a seguir.

“Hoje a tecnologia é vital e o principal subsídio para as relações econômicas. [...] Nas últimas décadas tem ocorrido um fenômeno importante: antigos centros universitários de pesquisa avançada passaram a ter uma inter-relação ativa com empresas de alta tecnologia, como por exemplo, de informática, telecomunicações e biotecnologia. Esses centros de excelência tornaram-se pólos de atração para indústrias dessas áreas”.

MORAES, P. Roberto. Geografia Geral do Brasil. 3.a Ed. São Paulo: Harbra, 2005. p. 488.

Sobre as cidades onde se verifica esse fenômeno, assinale a alternativa correta.

a) São chamadas megalópoles, como as capitais de países e estados mais importantes.

b) São chamadas cidades-dormitórios, como Uberlândia-MG e Campinas-SP.

c) São chamadas tecnopólos e dois exemplos brasileiros são Campinas e São José dos Campos, em São Paulo.

d) São cidades globais, onde se concentra a produção industrial de um país.

Gab: C

Questão 195)

Nos dias atuais, existe uma verdadeira marcha da urbanização. Se, em 1940, apenas 30% da população total do país vivia em cidades, em 2007 essa porcentagem avança para 83% (PNAD/IBGE 2007 – ano-base 2006), o que significa dizer que 8, em cada 10 brasileiros, vivem em núcleos urbanos. Entretanto, essa população vem apresentando novas tendências. Em seus fluxos migratórios, ocorre um “reforço da metropolização juntamente com uma espécie de desmetropolização”.

(Santos, 1993)

Analise as afirmações que seguem.

I. A população urbana, em grande parte, concentra-se no Sudeste do país, em especial nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

II. Concomitantemente à permanência do peso acentuado das metrópoles, ocorre a desconcentração ou repartição de atividades entre as metrópoles e outros núcleos urbanos.

III. Os novos fluxos migratórios representam na atualidade uma nova onda do êxodo rural, o qual interfere diretamente na proliferação de metrópoles no país.

IV. A emergência e a consolidação das cidades médias brasileiras acabam atestando a desconcentração das atividades produtivas, o que evidencia uma nova divisão territorial do trabalho no país.

V. A desmetropolização aponta o fato de que as metrópoles perdem importância na economia local e global.

Assinale a alternativa que reúne apenas os itens relacionados à dinâmica da urbanização brasileira na atualidade.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) I, II e IV.

d) II, IV e V.

e) III, IV e V.

Gab: C

Questão 196)

Sobre a urbanização brasileira, é CORRETO afirmar que se trata de um processo

a) homogêneo no espaço nacional, sendo predominante mesmo nas áreas tradicionalmente ligadas ao rural.

b) recente e concentrado, pois ocorreu a partir da segunda metade do século XX e gerou grandes metrópoles.

c) moderno, pois foi acompanhado por políticas públicas eficientes que, por sua vez, implicaram cidades-modelo.

d) lento e esparso, criando cidades médias em todo o território nacional, as quais funcionam como nós na rede de cidades globais.

Gab: B

Questão 197)

No Brasil, a formação das metrópoles ocorreu a partir da segunda metade do século XX. Primeiro no Sudeste e, em seguida, no Nordeste e no Sul. Para uma cidade ser considerada metrópole há necessidade de atender vários indicadores, entre eles, destaca-se

a) o conjunto de funções exercidas, sobretudo, as mais modernas e dinâmicas do setor terciário.

b) o espaço da mancha urbana que deve atingir pelo menos duas dezenas de quilômetros quadrados.

c) o total de população que deve ultrapassar um milhão de habitantes concentrados na área urbana.

d) a taxa de crescimento demográfico anual superior a 2%, indicando o poder de atração de migrantes.

e) a densidade de verticalização nas áreas centrais, o que demonstra o dinamismo econômico da cidade.

Gab: C

Questão 198)

“Estudo da ONU revela que, desde a década de 1970, os homicídios em São Paulo quaduplicaram” [...]. “A violência e a criminalidade urbanas aumentam em todo o planeta, incitando ao medo generalizado e afastando os investimentos em muitas cidades”, disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, na introdução do estudo. Cerca de 60% dos moradores das cidades nos países em desenvolvimento foram afetados pela criminalidade, e mais da metade deles, em países ricos e pobres, se preocupa com a criminalidade ‘o tempo todo’ ou ‘com muita frequência’.

Disponível em: <http://www.abin.gov.br/modules/articles/article.php?id=1119>. Acesso em: 7 mar. 2009. (Adaptado).

Os moradores dos bairros pobres, considerados como “produtores” da violência humana, segundo a crença que a miséria tornaria o homem violento, são, em realidade, suas maiores vítimas.

PEDRAZZINI, Yves. A violência das cidades. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 19.

A violência urbana não é um fenômeno isolado: a urbanização caótica, a densificação ou a privatização dos espaços públicos, a segregação social e racial levam a considerar as atividades informais e ilegais, violentas ou não, como indicadores de uma transformação mundial da civilização urbana. A informalização da urbanização é uma resposta das populações carentes à globalização e às políticas de segurança, na medida de seus meios.

PEDRAZZINI, Yves. A violência das cidades. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 23.

Com base na leitura dos dados apresentados acima e dos trechos citados da obra do sociólogo Yves Pedrazzini, e considerando a contribuição da Geografia e da Sociologia para o estudo da violência, é CORRETO afirmar que o aumento da violência urbana está relacionado com:

a) a globalização, com todas as suas consequências sociais, tais como informalização da urbanização, privatização dos espaços públicos, segregação racial e social, aumento da pobreza.

b) a natureza humana, já que o “homem é o lobo do homem”, ou seja, é egoísta por natureza e por isso a violência não tem relação com a pobreza ou com as mudanças sociais e espaciais.

c) a pobreza, já que os moradores dos bairros pobres são, naturalmente, produtores de violência, tendo em vista que a miséria cria o “homem violento”, o que significa que aumento da pobreza produz automaticamente o aumento da violência e da criminalidade.

d) o Estado, que realiza um processo de informalização da urbanização, agindo de forma caótica, informal e ilegal.

Gab: A

Questão 199)

A construção da rede urbana brasileira está diretamente relacionada ao processo de ocupação do território, que se apresenta de modo geral em condições de baixa densidade demográfica e de concentração regional da população. Que fator(es) influencia(m) a formação de redes urbanas no Brasil?

01. O planejamento urbano, que forma as cidades para prepará-las de acordo com uma série de características urbanas, como o nível de centralização de decisões políticas e empresariais, a diversificação das atividades econômicas e a área de influência nacional ou regional.

02. A expansão do agronegócio que gera articulações espaciais predominantemente regionais, em função da reestruturação econômica e da disseminação da oferta de matéria-prima, levando à ampliação do sistema técnico urbano e à autosuficiência regional produtiva.

04. A existência de uma rede de transportes e de comunicação integradora de centros urbanos, para estimular as relações entre a cidade e o campo e as relações entre os diferentes tipos de cidade.

08. A distribuição dos sistemas produtivos geradores de fluxos migratórios e de disparidades regionais, pois, enquanto a rede urbana é bem articulada no Sudeste e integrada por um denso sistema viário, o mesmo não ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste, com poucas cidades importantes, pequena malha rodoviária e baixa densidade demográfica.

16. A estruturação dos serviços e do comércio, que gera fluxos de pessoas e mercadorias no espaço geográfico, como o nível de centralização de decisões políticas e empresariais, a diversificação das atividades econômicas e a área de influência nacional ou regional das cidades.

Gab: 28

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis