quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões Vestibulares África 6

Questão 133)

Analise o texto a seguir.

“Cinco anos após o fim de uma das piores guerras civis da história africana, essa nação, movida pelo boom do petróleo, tornou-se o país que mais cresce no mundo. A previsão para 2008 é um salto de 27,2% do PIB do país, segundo o Fundo Monetário Internacional, o maior entre 180 países. (...) O país enche os cofres com o petróleo (e, em menor escala, com diamantes), mas cresce tanto por partir de uma base dilacerada por 27 anos de um conflito que envolveu marxistas-leninistas, cubanos, a CIA e guerrilheiros financiados pelo apartheid sul-africano. O saldo foi de 1 milhão de mortos e 4 milhões de refugiados.”

(Adaptado do jornal A Folha de São Paulo, 4/11/2007).

clip_image126

Com base nas informações contidas no texto, assinale o número que, no mapa, corresponde a esse país.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: A

Questão 134)

Após a leitura do texto abaixo, identifique, no mapa, a nação a que ele se refere.

“Descoberta por Vasco da Gama em 1498, é uma das nações mais pobres do planeta e também o país que permaneceu mais tempo sob domínio colonial, de 1505, quando os portugueses se apossaram de sua região costeira até a independência, em 1975. O movimento nacionalista, surgido na década de 50, ganha impulso em 1962, com a criação da FRELIMO, de linha marxista, sob a liderança de Eduardo Mondlane. A FRELIMO inicia imediatamente guerrilhas contra os portugueses, adquirindo, a partir de 1964, o controle do norte da colônia.”

clip_image128

Assinale a alternativa que contém o número que indica, no mapa, essa nação.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: E

Questão 135)

O genocídio praticado em 1994 foi talvez o evento mais trágico da segunda metade do século passado. Estimativas dão conta de mais de um milhão de mortos ao longo do mês de abril daquele ano. O ódio entre hutus e tutsis é antigo, porém a divisão e o antagonismo foram reforçados pelo domínio colonial europeu. Os massacres não foram frutos de uma explosão de loucura coletiva, mas a expressão de um ódio muito antigo.

O texto acima refere-se ao genocídio ocorrido:

a) no Burundi.

b) no Chade.

c) em Ruanda.

d) na África do Sul.

e) Na Namíbia.

Gab: C

Questão 136)

Sobre os processos de colonização e descolonização do continente africano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Após o processo de descolonização, vários grupos étnicos foram forçados a conviver em um mesmo Estado, intensificando os conflitos armados como o ocorrido entre as etnias Tutsi e Hutus, em Ruanda.

( ) O critério de regionalização do continente africano mais utilizado pós-descolonização, com base em elementos étnicos e culturais, classifica-o em África Branca ou Setentrional e África Negra ou Subsahariana.

( ) As potências imperialistas européias reunidas na Conferência de Berlim dividiram o espaço da África entre si, criando fronteiras sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.

Assinale a seqüência correta.

a) VFV

b) VVF

c) VVV

d) FFV

e) FFF

Gab: C

Questão 137)

Na descolonização da África, encontram-se casos em que a independência foi conquistada com grande violência, assim como situações em que a libertação da colônia ocorreu de modo mais pacífico. No entanto, em todos os processos, pode-se afirmar a existência de uma relação entre a situação interna da colônia e realidades mais amplas. Sobre a independência de Angola, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Aconteceu no âmbito da Guerra Fria como demonstra a guerra civil ocorrida após a independência entre o MPLA, apoiado pela União Soviética, e a UNITA, apoiada pelos Estados Unidos da América.

( ) Deve ser compreendida no contexto da desagregação do Império Português após a independência do Brasil e o fim do tráfico negreiro, a grande fonte de renda do estado lusitano.

( ) Foi resultado da globalização que, ao permitir o maior fluxo comercial e de idéias, fez surgir no povo angolano o sentimento de liberdade e o desejo de auto-determinação.

( ) Foi impulsionada pelo fim da ditadura salazarista, marcado pela Revolução dos Cravos, que significou o abandono da guerra colonial e da política imperialista portuguesa.

Assinale a seqüência correta.

a) VFVF

b) VFFV

c) FVFV

d) FFFV

e) VVVF

Gab: B

Questão 138)

No mapa, destaca-se uma região da África Ocidental ameaçada pela fome.

clip_image130

(Oxfan, 2005.)

Assinale a alternativa que contém a identificação dos três países assinalados, respectivamente, com os números 1, 2 e 3 e as causas que provocaram acentuada queda na produção de alimentos.

a) Marrocos, Angola, Sudão; enchentes, AIDS, queimadas.

b) Camarões, Costa do Marfim, Serra Leoa; seca, terremotos, doenças.

c) Senegal, Guiné, Argélia; pragas, tsunamis, furacões.

d) Gabão, Congo, Zaire; erosão, chuvas, desnutrição.

e) Mauritânia, Mali, Níger; seca, pragas, guerras.

Gab: E

Questão 139)

Falando sobre o problema da fome na África, Jane Cocking, da ONG inglesa Oxfam, destaca o problema da mão de obra: temos, na África, uma agricultura feita por velhos e crianças de 11 ou 12 anos.

Uma das explicações para esse quadro é(são)

a) a falta de qualificação da população adulta para o trabalho agrícola, em razão da pouca escolaridade justamente nessa faixa etária da população.

b) as facilidades para imigração oferecidas aos africanos pelos governos de países europeus, com a oferta de melhores salários e acesso à cidadania.

c) a concorrência desigual do campo com a cidade, já que nesta última é onde se situam os empregos industriais com melhor remuneração.

d) o avanço da AIDS sobre a população jovem e adulta, masculina e feminina, cuja mortalidade afeta diretamente a força de trabalho disponível.

e) o desprezo pelo trabalho braçal por parte da geração de africanos com maior escolaridade, que preferem os empregos públicos.

Gab: D

Questão 140)

Na figura, as manchas cinzas representam regiões da África que caracterizam certa homogeneidade sócio-espacial.

clip_image132

(Atlante geográfico metódico. Novara,

Instituto Geográfico De Agostini. 1986. Adaptado.)

Assinale a alternativa que retrata esta homogeneidade.

a) Regiões densamente povoadas, com elevada produção de petróleo.

b) Regiões agrário-exportadoras, com população abaixo da linha de pobreza.

c) Regiões agrícolas, que produzem grãos para o mercado mundial.

d) Regiões onde se pratica, intensamente, a extração de minérios de ferro e pedras preciosas, com elevada tecnologia.

e) Regiões de urbanização acentuada, devido à industrialização, e importante rota marítima internacional.

Gab: E

Questão 141)

Observe a figura

clip_image134

Revista National Geographic – Brasil, Setembro 2004, p.113.

Sobre a ajuda humanitária à África, pode–se afirmar:

I. Os recursos financeiros enviados ao continente pelas grandes potências são investidos em infra–estrutura e atividades promotoras do desenvolvimento socioeconômico, fortalecendo a economia local e integrando–a ao sistema financeiro internacional.

II. A remessa de alimentos, roupas e outros produtos desarticulam o mercado interno dos países africanos, pois a agricultura de gêneros alimentícios e a indústria local não conseguem concorrer com as doações estrangeiras.

III. Os alimentos e remédios doados pelo ocidente são os responsáveis pela superação da fome crônica, epidemias e endemias que assolavam o continente nos anos 90, à medida em que aumentavam o padrão de vida da população.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) I, II e III.

Gab: B

Questão 142)

Sobre o processo de reconfiguração territorial do continente africano, é correto afirmar:

a) Uma das causas dos conflitos existentes hoje no continente é que as atuais fronteiras entre os países foram traçadas arbitrariamente e artificialmente pelas potências colonizadoras e, mesmo com a independência das colônias, essas fronteiras foram mantidas.

b) Dentre os fatores estruturais da pobreza no continente, temos a combinação de elevadas taxas de incremento populacional e um crescente conflito pela expansão das fronteiras visando às exportações agrícolas e minerais, o que determina a ausência de alimentos para o mercado interno.

c) Mesmo durante a Guerra Fria, os conflitos no continente não foram atingidos por um forte componente ideológico. Os grupos que chegavam ao poder ou que lutavam por ele nunca receberam financiamentos ou armas da União Soviética ou dos Estados Unidos.

d) Na política segregacionista do apartheid os Bantustões, grandes áreas que reuniam populações tribais de mesma etnia em relações de integração econômico-cultural com o Estado da África do Sul, eram economicamente viáveis com uma agricultura de subsistência.

e) O Magreb, localizado ao sul do Deserto do Saara, é uma região climática que forma um corredor praticamente ininterrupto, que se estende do Atlântico ao Mar Vermelho. Esta região funciona como fronteira entre o mundo cristão situado ao norte, que pouco mudou sua configuração espacial, e o mundo árabe-islâmico localizado na África tropical, que muito mudou sua configuração espacial.

Gab: A

Questão 143)

Considere as áreas do continente africano, representadas na figura abaixo

clip_image136

A afirmativa correta, em relação a cada área, é:

a) Área 1 – Área islamizada por árabes, quando estes se expandem pelo norte da África; possui hoje uma população formada em sua maioria absoluta por mulçumanos com a presença de governos totalitários sob influência militar. Esta área esteve sob domínio colonial de italianos, franceses e ingleses.

b) Área 2 – Também conhecida como “África Meridional”. Esta área é palco de conflitos entre diferentes grupos étnicos há várias décadas, tendo sido dominada por portugueses, espanhóis e belgas. Os conflitos internos são gerados pela disputa territorial de grandes áreas agricultáveis.

c) Área 3 – Antiga colônia britânica, até o início da década de 60; é grande produtora de petróleo do continente, cuja produção gerou divisas suficientes para sua estabilidade econômica, dando a esta região relativa estabilidade social.

d) Área 4 – Antigas colônias portuguesas até o inicio da década de 50; têm conhecido grandes conflitos étnicos que vitimaram milhões de pessoas. A rivalidade entre Hutus, Zulus e Tutsis, nesta região, também conhecida como Magreb, desemboca num conflito com característica de limpeza étnica.

e) Área 5 – Os europeus colonizam a área a partir do século XV. Portugueses, italianos e espanhóis, no início do século XX, cedem lugar para ingleses e holandeses. Nesse momento, a área conhece uma política de segregação racial (apartheid), religiosa (inkatha) e espacial (bantustões) jamais vista no mundo.

Gab: A

Questão 144)

clip_image138

http://nationalgeographic.abril.com.br

O continente africano pode ser caracterizado pela influência não uniforme das atividades humanas sobre seu espaço.

Considerando o mapa acima, nomeie uma área que apresente:

a) baixo grau dessa influência e sua respectiva característica natural;

b) alto grau dessa influência e sua atividade econômica predominante.

Gab:

a) Uma dentre as áreas e sua respectiva característica natural:

1- Saara – clima desértico

2- Kalahari – clima desértico

3- Namíbia – clima desértico

4- Bacia do Congo – floresta tropical/equatorial

b) Uma dentre as áreas e sua respectiva atividade econômica:

5- Golfo da Guiné - plantations

6- Magreb (noroeste da África) – cultivos mediterrâneos

7- Sahel – uso intensivo para agropecuária

8- Delta do Nilo – agricultura de várzea

Questão 145)

Observe o mapa africano.

clip_image140

Assinale a alternativa CORRETA.

a) As áreas marcadas pelos números 1, 2 e 3 são as de urbanização mais acentuada.

b) A área número 1 destaca as áreas do Norte do Saara, onde predominam as savanas.

c) A área número 2 identifica as regiões de estepes tropicais, onde predomina a população rural e branca do país.

d) A área número 3 indica a região do Sahel, ligada à atividade de pastoreio nômade.

e) As áreas números 1 e 3 apontam as regiões mais antigas de colonização, onde predomina a chamada África Negra, com atividades pastoris e rurais.

Gab: A

Questão 146)

clip_image142

Considerando o mapa, localize e identifique a faixa hachurada e destaque duas causas que podem explicar a problemática social dessa região.

Gab:

A faixa hachurada corresponde ao SAHEL, região de transição entre o deserto (Saara) ao norte e a floresta ao sul, no continente africano. O quadro social da região, provocado pela fome crônica, é conseqüência de uma série de fatores, que envolvem desde as condições climáticas locais, caracterizadas pelo domínio semi-árido, até a herança de um passado colonial, que sempre privilegiou a agricultura voltada para o mercado externo. O caos social que atinge os povos que aí vivem, predominantemente sudaneses, muitos islamizados, deve-se à forte instabilidade política e religiosa, que tem provocado a eclosão de uma série de conflitos armados que desestruturam por completo a frágil organização política e econômica dos países da região.

Questão 147)

Acampamos numa clareira próxima à aldeia e naquela noite fiquei ouvindo os sons de peitos cheios de catarro, a tosse seca dos tuberculosos, o choro inconstante dos bebês competindo com os uivos dos chacais em ronda. É inverno no Kalahari e, quando os galos começam a cantar, o frio penetra nos ossos. [...] Ao entrar na aldeia, encontramos as famílias amontoadas em torno de pequenas fogueiras. Algumas crianças estão de peito nu e os adultos têm, quando muito, um cobertor puído sobre os ombros ossudos e as costelas salientes. Estão tomando seu parco café da manhã: frutos silvestres e chá aguado.

(National Geographic: Brasil, fev. 2001. p. 48.)

O texto acima se refere ao povo bosquímano, habitante do continente africano. No entanto, parece estar falando da situação de grande parte da população africana, que vive com inúmeros problemas.

Com relação aos problemas enfrentados pelo povo africano, é INCORRETO afirmar que:

a) a África do Sul é o único país do continente que está isento das mazelas sociais, devido ao respeito e à igualdade racial promovidos no país desde sua independência.

b) o continente africano é a região com os maiores contrastes sociais do planeta, destacando-se o índice de pobreza e a fome que assolam grande parte da população.

c) os problemas atuais revelam o histórico processo de exploração do povo africano, deflagrado, sobretudo, com a colonização do continente.

d) a população de vários países sofre com a guerra civil mantida por grupos tribais rivais, colocados em um mesmo território pelos colonizadores.

e) o continente sofre com vários problemas como: analfabetismo, mortalidade infantil, desnutrição e epidemias de AIDS e outras doenças.

Gab: A

Questão 148)

No mês de julho de 2005, o grupo dos 7 países mais ricos do mundo concordou em aumentar para 50 bilhões de dólares a ajuda humanitária para o continente africano. Sobre essa ajuda, leia o depoimento a seguir:

“Se os países ricos e a ONU continuarem a agir como babás, os africanos se tornarão uns inúteis que não sabem fazer nada”.

James Shikwati – economista queniano.(Veja, edição 1917, ano 38, n.º 32, 10.08.05)

Essas informações e os conhecimentos sobre a África permitem afirmar que:

a) o depoimento do economista queniano reflete os problemas do norte da África, mas para a porção subsaariana, a ajuda humanitária poderá ter reflexos sociais imediatos.

b) os problemas socioeconômicos da África devem ser resolvidos a partir de políticas nacionais que promovam o crescimento econômico e a distribuição da riqueza interna.

c) a decisão do G7 é coerente com as necessidades de retomar o crescimento econômico africano; o depoimento do queniano revela-se contrário ao processo de globalização.

d) a decisão atual repete a história, pois ao final dos anos de 1960, a Aliança para o Progresso, desenvolvida pelos Estados Unidos, tinha os mesmos objetivos humanitários, só que destinados à América Latina.

e) o depoimento do queniano ignora o fato de que, se a decisão do G7 estivesse relacionada a investimentos financeiros, estes atenderiam grande parte da população, o que reduziria a desigualdade existente.

Gab: B

Questão 149)

Considere as características abaixo.

. Território disputado com os holandeses no século XVII.

. Recebeu prisioneiros políticos portugueses.

. Significativo potencial petrolífero.

. Dois de seus líderes de independência receberam o Prêmio Nobel da Paz em 1996.

O nome do país retratado por essas características é:

a) Angola.

b) Cabo Verde.

c) Guiné-Bissau.

d) Moçambique.

e) Timor Leste.

Gab: E

Questão 150)

Devidamente localizados, os problemas ambientais têm sido caracterizados como uma das grandes preocupações da atualidade. As alternativas abaixo exemplificam corretamente a associação da localidade com a respectiva preocupação, à EXCEÇÃO de:

a) Europa Ocidental – chuvas ácidas, com a contaminação dos solos e poluição das águas.

b) Mar Cáspio e Aral – intenso processo de salinização, associado ao programa de culturas irrigadas da região.

c) China Oriental – deterioração da qualidade do ar e aumento da produção de lixo nos grandes centros urbanos, por causa da expansão da economia.

d) Sahel Africano – urbanização desordenada, contribuindo para a constante ocorrência de inversões térmicas nas porções periféricas do Deserto do Saara.

e) Sudoeste dos E.U.A. – desertificação associada à expansão das culturas irrigadas da região do Dry-Farming.

Gab: D

Questão 151)

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo (9 de outubro de 2005), a Copa do Mundo de Futebol de 2006, que será sediada na Alemanha, ainda não tem todas as suas seleções nacionais classificadas. Contudo, já é a competição com o maior número de estreantes, desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Entre esses países que debutam na Copa do Mundo de Futebol, estão alguns países africanos, como a Angola, Costa do Marfim, Togo e Gana. Os três últimos estão destacados no mapa a seguir:

clip_image144

(adaptado de www.bibliosoft.pt)

Os países destacados estão situados numa região do continente denominada:

a) Grande Vale da África Oriental.

b) Golfo da Guiné.

c) Chifre da África.

d) Desertos e semi-desertos da África Meridional.

e) Países do Magreb.

Gab: B

Questão 152)

O ano de 2004 encerrou-se com o impacto das catástrofes causadas pelas “tsunamis”, principalmente na Ásia, que acarretaram mais de 300 mil mortes. Porém, como o mapa e a charge a seguir indicam, existem outras “tsunamis” que estão arrasando o continente africano, há muito mais tempo.

Mapa: 34 milhões de crianças órfãs na África subsaariana (porcentagem estimada de crianças órfãs, no total de crianças dos países africanos, 2001)

clip_image146 clip_image148

Utilizando como referência as imagens acima, faça o que se pede:

a) Identifique e explique duas outras causas que ampliam a devastação da população no continente africano, além da epidemia de AIDS.

b) Comente dois possíveis impactos nas estruturas produtivas dos países africanos resultantes da desorganização demográfica causada pela epidemia de AIDS.

Gab:

a) As sucessivas crises de fome no continente são proporcionadas:

. por uma desertificação crescente dos solos agrícolas, há pelo menos meio século, devido a ação antrópica, principalmente nas chamadas “franjas” dos desertos (como também são conhecidas as estepes africanas) e mais recentemente pela destruição das florestas úmidas africanas, pela pressão demográfica que os intensos fluxos migratórios causam nesses espaços de biodiversidade;

. pelas mudanças radicais nas estruturas produtivas e alimentares dos povos africanos que, desde o final do século XIX, passaram a ter que reduzir os espaços agrícolas voltados para os cultivos e criação de subsistência em função da “emergência” para a ampliação das atividades agrícolas comerciais voltadas para os mercados internacionais, principalmente o europeu e norte-americano, o que modificou a posição do continente na divisão internacional do trabalho definindo, a partir do neocolonialismo, a dependência dos povos africanos da importação de produtos alimentares europeus e norte-americanos, o que modificou, expressivamente, a dieta dos povos da África subsaariana, principalmente;

. pelas guerras locais estabelecidas por clãs e etnias que buscam se consolidar hegemonicamente nos territórios africanos, muitas vezes, com apoio de chefes de Estado corruptos que representam os interesses de apenas um ou de poucos grupos e clãs que se alojam sob os tetos constitucionais nacionais;

. pelo baixo grau de desenvolvimento humano da maioria dos países do continente. Estes, devido ao atraso nas suas estruturas sociais, ainda não passaram por revoluções médico-hospitalares e infra-estruturais básicas capazes de erradicar os problemas básicos de saúde, como a difteria, malária, doenças de chagas, amarelão e outras associadas à reduzida infra-estrutura sanitária no continente.

b) Podem ser:

. a redução acelerada de população em idade adulta, o que diminuirá, substancialmente, a mão-de-obra geradora de riquezas ocupada em empregos formais e informais;

. a redução dos investimentos ligados à produção e à logística (setores estratégicos) dos Estados africanos devido ao aumento emergencial dos investimentos sociais (escolas públicas, creches, hospitais,...) frente à quantidade elevada de “incapazes” sem o sustento familiar imediato nem periférico;

. a diminuição expressiva dos tributos recolhidos pelos Estados nacionais da sociedade civil africana, impactando as contas públicas e reduzindo o potencial previdenciário para os mais velhos e os subsídios para os demais setores da economia;

. queda da qualidade da formação profissional devido aos óbitos de adultos especializados e/ou qualificados para o trabalho, o que demandará o recomeço da formação básica, média e superior das populações africanas;

. perda da tradição produtiva nas lavouras e atividades de subsistência no continente, pela diminuição das “memórias vivas” da ancestralidade tribal e étnica da África.

Questão 153)

O surgimento do capitalismo global, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, coincidiu com o colapso das economias africanas paralelo à dissolução da maioria de suas comunidades. A dinâmica socioeconômica, na África subsaariana, originou a exclusão de uma parcela significativa da população. Esta dinâmica foi resultado:

a) de investimentos na produção de commodites, como a soja, a partir da década de 1970, em detrimento da produção de produtos básicos para a população.

b) da estagnação da renda familiar da classe média, nas décadas de 1970 e 1980, diminuindo o consumo e os rendimentos reais dos trabalhadores.

c) da instalação de ditaduras nacionalistas com projetos de industrialização à custa de endividamento externo, gerando crise nos anos de 1980.

d) da disseminação da AIDS nas minorias, provocando perda de profissionais qualificados e obrigando os governos a investirem recursos no sistema de saúde pública.

e) da desintegração do Estado, provocando a desorganização da produção e o depauperamento das condições de vida da população.

Gab: E

Questão 154)

A África está cada vez mais esquecida. Fala-se dela apenas como um continente onde a fauna e a flora são ricas.

Esquecem também que ela foi dilacerada e saqueada pelos colonizadores e pelo imperialismo. Não se faz nada para minimizar seus problemas. Não há interesse em introduzi-la no processo produtivo global. Não há preocupação com os conflitos étnicos lá existentes, nem tampouco com o destino da sua população. Dilacerada, ela pede socorro e os ocidentais viram o rosto para essa dura realidade.

Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre o continente, a afirmação que melhor reproduz as idéias do texto está indicada na alternativa

01. O término da Guerra Fria e, conseqüentemente, o das disputas do mundo bipolar são fatores que contribuíram para a estagnação econômica do continente e o seu abandono.

02. O processo de descolonização da África, a dívida externa, as secas prolongadas e a escassez de água constituem as únicas causas dos fatos destacados.

03. A África está esquecida porque os limitados recursos naturais não despertam o interesse do capital especulativo globalizado.

04. Os problemas da África estão relacionados com o trançado das fronteiras efetuado pelos colonizadores e com a total pobreza do solo.

05. A deficiência do sistema viário é a principal causa do abandono africano.

Gab: 01

Questão 155)

“Aproveitando a campanha global contra a pobreza, países africanos põem mais pressão nas nações ricas para que os ajudem no combate à fome, à doença e às guerras no continente. [...] Os lideres africanos deverão pedir ao G8 o cancelamento incondicional de todas as dívidas dos países mais pobres da África e a remoção das barreiras comerciais que impedem produtos africanos de chegar aos mercados das nações ricas[...].

O chanceler de Zâmbia, Ronnie Shikapwasha, disse que seu país já tem planos de como investir o que deixará de pagar com o perdão da dívida. Pretende aumentar suas provisões de drogas contra a Aids e contratar vários milhares de novos professores”.

(Folha de S. Paulo, São Paulo, 4 jul. 2005. Mundo, p. A10.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. Os processos globais de ampliação da integração comercial e financeira entre os países afetam diferencialmente as várias regiões do planeta e, no caso da África, seus efeitos são marcadamente de exclusão, pois os fluxos de investimentos e de mercadorias são reduzidos, se comparados a outras regiões.

II. Assim como outros países pobres da África, Zâmbia, nação citada no texto, sofreu uma redução do valor de seu IDH, indicando um agravamento dos problemas sociais, especialmente com relação à epidemia de Aids.

III. As condições ambientais que, em virtude dos climas áridos da porção Norte da África, afetam a produção de energia elétrica e prejudicam o desempenho das agroindústrias, estão no cerne dos problemas de exclusão comercial do continente.

IV. Dentre os fatores que afetam o comércio externo em grande parte dos países da África Subsaariana, inclui-se a insuficiência do sistema de transporte, agravada pela deterioração das redes ferroviárias e rodoviárias.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis