quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 1

Questão 01)

No governo Dilma Rousseff, para estimular a produção industrial brasileira, medidas já foram adotadas e novas anunciadas para 2013, tais como a

a) privatização de aeroportos e portos e a elevação da tarifa de energia elétrica.

b) liberação de recursos do FGTS e o aumento da carga tributária das empresas.

c) queda nas alíquotas do imposto de renda e tarifas alfandegárias protecionistas.

d) redução do IPI sobre certos produtos e a desoneração da folha de pagamentos.

e) criação de novos encargos sociais e investimentos recordes em educação e saúde.

Gab: D

Questão 02)

Leia o texto:

Apesar dos problemas, neste polo industrial brasileiro os investimentos seguem fortes. O polo conta com, aproximadamente, 600 empresas e a média mensal de empregos diretos é de 110,6 mil. Os segmentos que apresentam maior faturamento são o eletroeletrônico, que representa 34,2% do faturamento total do polo atualmente, seguido de duas rodas (20,42%), químico (13,16), bens de informática (11,45%), metalúrgico (4,84%) e termoplástico (4,76%).

(http://g1.globo.com/am. Adaptado)

Com base nos conhecimentos sobre os principais polos industriais brasileiros, pode-se concluir que o texto refere-se

a) ao Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia.

b) ao Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

c) à região do Grande ABC, em São Paulo.

d) à região da Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

e) à Zona Franca de Manaus, no Amazonas.

Gab: E

Questão 03)

Sobre o processo de industrialização brasileira e sua relação com as macrorregiões, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Desde seu início, no século XIX, a atividade industrial brasileira desenvolveu-se de maneira homogênea, englobando as regiões Sudeste e Nordeste, sendo esta última grande fornecedora de mão de obra.

02. A Região Sul é a segunda mais industrializada do país, tendo forte penetração nos setores alimentício e têxtil, entre outros.

04. Principalmente nas últimas duas décadas, a indústria brasileira tem experimentado um processo de desconcentração, partindo do estado de São Paulo em direção ao litoral nordestino e também a alguns estados do norte do país, como Rondônia e Acre.

08. Em alguns estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, predominam os enclaves industriais, com núcleos dispersos e isolados.

16. Atualmente, as empresas industriais buscam localidades que apresentem mão de obra com baixa qualificação, pois as principais inovações tecnológicas se dão em países desenvolvidos.

32. No processo de substituição de importações ocorrido no Brasil a partir de 1930, o Estado brasileiro teve pouca atuação; o referido processo ficou a cargo das empresas multinacionais, convidadas a se instalar no país.

64. A criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) em princípios dos anos 1990 pouco afetou a economia dos estados do Sul do país, dada a forte penetração deles nos mercados regionais do Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.

Gab: 10

Questão 04)

A década de 1980 é considerada como uma “década perdida” para a economia brasileira. A respeito da economia brasileira naquela década, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Naquele período, grandes incentivos às inovações tecnológicas não foram suficientes para suprir a demanda de consumo da sociedade brasileira.

02. A “década perdida” ficou marcada por ser um período de hiperinflação e pela moratória da dívida externa brasileira.

04. Naquela década, o governo brasileiro nacionalizou as principais indústrias estrangeiras instaladas em nosso território.

08. Ao final daquela década, e principalmente a partir de 1990, houve uma desconcentração da indústria e um crescimento econômico mais regionalizado.

16. O termo “década perdida” faz uma referência direta a uma ampla abertura da economia brasileira aos produtos de outros países, ocorrida naquele período.

Gab: 10

Questão 05)

Sobre a indústria brasileira e sua distribuição espacial, assinale o que for correto.

01. O Norte do Brasil, sem tradição industrial, embora com grandes cidades como Manaus e Belém, não participa das atividades industriais brasileiras.

02. A segunda maior área industrial brasileira é formada pelo Rio de Janeiro e proximidades que inclui Niterói, São Gonçalo, São João do Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis e Nova Iguaçu.

04. Um processo de desconcentração industrial ocorreu no Brasil beneficiando a região Sul que, com a criação do Mercosul, abriu um amplo mercado nos países do Cone Sul, e graças à densa rede de comunicações e de transportes, teve várias empresas nacionais e estrangeiras atraídas para a essa região.

08. A maior diversificação e maior concentração fabril do país ocorrem na capital paulista e arredores, o que se constitui no chamado ABCD paulista, além de outros centros de atividades diversificadas como Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Americana, São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru.

16. O Nordeste e o Centro-Oeste são carentes de indústrias sendo que, no caso do Nordeste, não há nenhum estado ligado ao setor petroquímico.

Gab: 14

Questão 06)

Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar:

Brasil: exportação por valor agregado (participação %)

clip_image002

http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1331125742.pdf

a) Entre 2002 e 2011, a produção de todos os setores da indústria brasileira conheceu um nítido processo de retração, enquanto a produção agrícola e mineral registrava ganhos sucessivos.

b) Entre 2002 e 2011, houve declínio da participação do Brasil no comércio mundial de mercadorias, já que ocorreu aumento da participação relativa das mercadorias de menor valor agregado na pauta de exportações do país.

c) A crise internacional de 2008-2009 afetou positivamente a balança comercial brasileira, já que resultou em aumento da competitividade da indústria nacional.

d) A partir de 2006, ocorre diminuição da participação dos produtos industrializados na pauta de exportações brasileiras, fato que se acentua no contexto da crise mundial de 2008-2009.

e) A partir de 2006, os produtos primários passam a predominar, tanto na geração interna de riquezas quanto na pauta de exportações brasileiras.

Gab: D

Questão 07)

Leia o seguinte texto:

Embora muitos estudos tradicionais tenham afirmado que os mecanismos de mercado favorecem a concentração das atividades econômicas (ao menos nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um país), e ainda que essa concepção esteja basicamente correta, a tese apriorística de que as reformas dos anos 1990 iriam bloquear ou mesmo reverter o processo de desconcentração por ampliarem o papel das “forças de mercado” nas decisões de localização de investimentos mostrou-se falha. Os dados mais atualizados revelam que o erro dos especialistas ao prever o “esgotamento” ou a “inflexão” do processo de desconcentração industrial brasileira se deveu principalmente à importância excessiva que conferiram a um pequeno número de fatores que intervêm na dinâmica espacial desse setor, sobretudo a crise de planejamento regional e as tendências de aglomeração associadas ao novo paradigma técnico e econômico em construção.

Diniz, L. L. F. Para onde irão as indústrias? A nova geografia da

industrialização brasileira. In: Albuquerque, E. S. de (org.) Que país é esse?

Pensando o Brasil contemporâneo. São Paulo: Globo, 2005, p. 286-287

Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que é coerente com os argumentos apresentados no texto.

a) A concentração espacial das atividades industriais é resultado da crise do planejamento regional.

b) No Brasil, a dinâmica espacial da indústria obedece apenas aos mecanismos de mercado.

c) Os dados mais atualizados revelam que o processo de desconcentração da atividade industrial brasileira ainda está em curso.

d) Na década de 1990, ocorreu o esgotamento do processo de desconcentração da atividade industrial brasileira.

e) As reformas econômicas realizadas na década de 1990 foram decisivas para reverter a tendência de concentração espacial das atividades industriais.

Gab: C

Questão 08)

A Pesquisa de Inovação Tecnológica, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das indústrias, de serviços selecionados (edição, telecomunicações, informática) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

(www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/

pintec/2008/default.shtm Acesso em: 08.10.2012. Adaptado)

clip_image004

(Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria,

Pesquisa de Inovação Tecnológica 2008. Adaptado)

Considerando o gráfico sobre os dados dessa pesquisa, é correto afirmar que, no período de 2006-2008,

a) as indústrias apresentaram a maior taxa de inovação de produto novo para o mercado nacional.

b) as empresas de P&D apresentaram a menor taxa de inovação de processo novo para o setor no Brasil.

c) o setor que apresentou maior taxa de inovação em produtos e/ou processos é o das empresas de serviços selecionados.

d) 22,9% das indústrias inovaram no produto, porém apenas 9,1% das indústrias implementaram produto novo para o mercado nacional.

e) 82,5% das empresas de P&D inovaram no processo e 72,5% implementaram produto novo para o mercado nacional.

Gab: E

Questão 09)

Sobre o processo de industrialização do Estado do Paraná, é correto afirmar:

01. A Região Metropolitana de Curitiba apresenta uma diversidade em seu parque industrial, constituído pelos setores de material elétrico, de transporte, siderúrgico, químico, automobilístico, entre outros.

02. A industrialização, no Paraná, teve início com a extração de erva-mate, e de madeira para a indústria moveleira. A cafeicultura e a pecuária contribuíram para a sua consolidação.

04. A partir da década de 1970, surgem novos polos industriais, como o de Ponta Grossa e o de Londrina e, posteriormente, o de Maringá, acelerando o processo de urbanização desses municípios.

08. A Região Metropolitana de Curitiba tem sua economia baseada exclusivamente na indústria de bens de consumo, devido à proximidade do mercado consumidor e das matérias-primas.

16. Enquanto a indústria petrolífera inexiste no território paranaense, a indústria alimentícia tem uma participação significativa no PIB do Estado.

Gab: 07

Questão 10)

O maior número de indústrias no Brasil está concentrado na região:

a) Sul

b) Sudeste

c) Nordeste

d) Centro-Oeste

e) Norte

Gab: B

Questão 11)

Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo é permeado por um discurso sobre desenvolvimento.[...] Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.

(Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no início

do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.p. 112)

O texto apresenta estratégias de descentralização das indústrias

a) mecânicas.

b) de vestuário.

c) siderúrgicas.

d) petroquímicas.

e) automobilísticas.

Gab: E

Questão 12)

Veja o texto que aborda a desconcentração industrial brasileira:

Desponta como a região ganhadora desse rearranjo do trabalho industrial no Brasil, pois aumenta entre 1970 e 1990, o número de estabelecimentos, o número de pessoal ocupado e o valor da transformação industrial.

(Milton Santos e Maria L. Silveira, O Brasil, 2000.)

A região em questão, que se mostrou como a maior beneficiária da migração industrial foi a:

a) Norte.

b) Nordeste.

c) Sudeste.

d) Centro-oeste.

e) Sul.

Gab: E

Questão 13)

Analise o mapa, que representa as concentrações industriais no Brasil.

clip_image006

(IBGE, 1992. Adaptado.)

A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) As economias de aglomeração, no sul do país, impulsionaram o crescimento das pequenas cidades.

b) As fábricas instalaram-se em regiões de baixa densidade demográfica.

c) Os centros industriais pioneiros provocaram o declínio financeiro das grandes cidades administrativas do sudeste.

d) Os processos de industrialização do Brasil promoveram a concentração espacial da riqueza.

e) As concentrações industriais no Brasil acompanharam as linhas de fronteiras agrícolas.

Gab: D

Questão 14)

Sobre a economia brasileira, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O Brasil é histórica e geograficamente caracterizado por regiões com diferentes estruturas socioeconômicas.

02. A industrialização brasileira seguiu os moldes europeus, especialmente da Inglaterra, dado que este país tinha grandes interesses no Brasil e auxiliou na fabricação de máquinas e equipamentos desde os anos 1940.

04. Os setores da indústria e da agricultura sempre defenderam o uso mais consciente dos recursos naturais, especialmente depois das conferências sobre meio ambiente nos anos 1972 e 1992.

08. O período entre o início dos anos 1930 e o final da década de 1980 ficou marcado sobretudo como Processo de Substituição de Importações, cuja industrialização brasileira pode ser definida como um processo lento, gradual e contínuo.

16. Apesar das evidentes desigualdades regionais, durante o período de 1950 a 1980 não houve um favorecimento para a implantação de grandes empresas da região Sudeste, pois esta região já estava saturada e altamente concentrada industrialmente.

32. A infraestrutura derivada da cafeicultura desenvolvida no estado de São Paulo permitiu a base para a industrialização sobretudo do Sudeste.

64. As políticas regionais de desenvolvimento dotaram regiões carentes de infraestrutura produtiva e levaram à melhor distribuição de renda entre as respectivas populações.

Gab: 41

Questão 15)

Observe as afirmações sobre o processo industrial brasileiro:

I. A primeira indústria de bens de produção de porte instalada no Brasil foi a CSN, nos anos 1940, uma iniciativa do Governo Vargas.

II. A forte estatização do parque industrial ocorrida na segunda metade dos anos 1950 foi um impeditivo a uma maior penetração do capital estrangeiro.

III. As consequências do Plano de Metas estão diretamente ligadas ao rodoviarismo que passou a imperar no Brasil na segunda metade do século XX.

IV. Uma nova fase industrial pautada por uma inferência do Estado nos anos 1990 contribuiu para a centralização no Centro-sul do país.

Estão corretas:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis