domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Enem Recursos Hídricos Hidrografia 6

Questão 161)

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto aos aspectos da hidrografia brasileira.

a) Em áreas de elevado índice pluviométrico predominam rios de planalto.

b) Todos os rios são exorréicos. Mesmo os que correm para o interior têm como destino final o oceano, como o Tietê, afluente do rio Paraná, que, por sua vez, deságua no mar (no estuário do Prata).

c) Todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime pluvial.

d) Há rios temporários somente no sertão nordestino, onde o clima é semi-árido. No restante do país os rios são perenes.

e) A maior parte dos rios brasileiros que deságuam no oceano possuem foz em delta, como o rio São Francisco.

Gab: E

Questão 162)

Três grandes eldorados podem ser reconhecidos contemporaneamente: os fundos oceânicos ainda não regulamentados; a Antártida, partilhada entre as potências; e a Amazônia, única a pertencer, em sua maior parte, a um só Estado nacional.

(Adaptado de Bertha Becker, Amazônia: Geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p.35)

a) Quais os principais recursos associados ao oceano Atlântico?

b) Quais os principais problemas apresentados pela exploração desse oceano?

c) De acordo com a Convenção das nações Unidas sobre o Direito do Mar (de 1982, em vigor internacionalmente a partir de 1994), o que é Mar Territorial?

Gab:

a) Entre os recursos importantes encontrados no Atlântico, temos: ricas fauna e flora marinhas, fontes de energia (petróleo, gás natural) e recursos minerais (módulos polimetálicos compostos, basicamente, por níquel, cobalto, manganês e cobre).

b) Entre os principais problemas, podemos citar a poluição das águas, a pesca predatória e a destruição e/ou alterações de importantes ecossistemas marinhos (como os “bancos de corais”).

c) O mar territorial é a área marítima situada entre as águas mais próximas do litoral e as águas mais distantes, no alto-mar, na qual o país exerce sua soberania.

Questão 163)

O Brasil, devido à sua grande extensão territorial e à predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica que possibilita a existência de inúmeras paisagens. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A hidrografia brasileira não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornam-se bacias sedimentares; no território brasileiro, existem só lagos de várzea e lagos costeiros.

II. A maior quantidade de água do rio Amazonas provém do derretimento de neve na Cordilheira dos Andes, caracterizando um regime misto (nival e pluvial).

III. No Brasil, em áreas de elevado índice pluviométrico, predominam rios de planície; a existência de muitos desníveis do terreno e de grande volume de água possibilita a produção de hidreletricidade.

IV. Os rios brasileiros que deságuam no oceano formam estuários, com exceção do rio Amazonas, que possui foz mista (delta e estuário), e do Parnaíba, que possui foz em delta.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) II e III.

e) I e II.

f) I.R.

Gab: B

Questão 164)

O estudo do regime de um rio ou de uma bacia hidrográfica constitui um elo de um sistema complexo em que a alteração de um dos seus elementos implica a alteração do conjunto. É o ponto de partida para se avaliar a possibilidade ou não de seu aproveitamento quanto à produção de energia elétrica, fornecimento de água para irrigação de terras, abastecimento de água para as cidades, navegação e desenvolvimento da piscicultura.

(ADAS; ADAS, 1998, p. 308).

clip_image002

Considerando o gráfico e as informações do texto, caracterize os rios Paraná e Paraguai, estabelecendo, respectivamente, suas relações com o relevo e indicando suas possibilidades de aproveitamento econômico.

Gab:

Em função de sua relação com o relevo, os rios são classificados como de planície (rio Paraguai) e de planalto (rio Paraná). O perfil longitudinal do rio Paraná revela a grande declividade que ele apresenta em território brasileiro (alto e médio curso) e, conseqüentemente, o seu grande potencial energético, o que justifica a existência de grandes hidrelétricas em sua bacia. Apresenta, entretanto, trechos navegáveis, com destaque para a hidrovia Tietê-Paraná, através de eclusas. O perfil longitudinal do rio Paraguai evidencia a sua pequena declividade (os desníveis altimétricos são reduzidos) o que o caracteriza como rio de planície. Em conseqüência, tem grande potencial e importância para a navegação.

Questão 165)

São afluentes da margem esquerda do rio Amazonas:

a) Negro, Trombetas e Jarí

b) Todas as alternativas são verdadeiras

c) Japurá, Manacapuru e Negro

d) Trombetas, Japurá e Iça

e) Nhamundá, Negro e Jarí

Gab: B

Questão 166)

“Os velhos barranqueiros lembram com saudade da força e largueza do rio, única via de ligação entre o nordeste setentrional e o Centro-Sul do país até meados do século passado. Os milhares de moradores do coração do Brasil só dispunham de navios a vapor para viajar entre Pirapora, MG, e Juazeiro, BA”.

Revista Globo Rural, junho 2005

O texto se refere ao rio:

a) Doce.

b) Jequitinhonha.

c) Jaguaribe.

d) São Francisco.

e) Piranhas-Açu.

Gab: D

Questão 167)

A proposta do Ministério da Integração Nacional é “Equilibrar as oportunidades para a população residente na região semiárida, com água doce [...]. Promover a população de sua área de influência direta, nos Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco de fontes hídricas mais seguras para o abastecimento público e produção de alimentos, especialmente nas várzeas fluviais próximas, ocupadas com a pequena produção agrícola”.

Ministério da Integração Nacional, Site, www.mi.gov.br

O fragmento do texto refere-se:

a) Ao plano de desenvolvimento da SUDENE.

b) Ao aumento dos perímetros irrigados no Rio São Francisco.

c) À política implementada pelo MST.

d) À transposição das águas do Rio São Francisco.

e) Ao plano de ação do INCRA.

Gab: D

Questão 168)

Analise a rede hidrográfica do estado do Paraná, considerando as possibilidades de navegação e o potencial hidrelétrico.

Gab:

Questão 169)

A respeito da bacia do rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo de amplos debates no cenário político e econômico nacional, é correto afirmar que:

I. Sua área está inteiramente compreendida na região Nordeste do país.

II. O rio São Francisco, cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio totalmente brasileiro.

III. O projeto de transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir o problema da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento desse rio para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como a hidreletricidade também tem dado a sua contribuição.

IV. Nos tempos coloniais, o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região aurífera de Minas Gerais, além de permitir que em suas margens se estabelecesse uma importante área criatória de gado.

V. A afirmativa “ descer o rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é subir o mapa do Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de seu percurso: de sul para norte. As afirmativas corretas são:

a) I, II, III e V.

b) apenas I e IV.

c) apenas II, III e V.

d) apenas I, II e IV.

e) II, III, IV e V.

Gab: E

Questão 170)

A questão está relacionada ao perfil topográfico e ao mapa apresentados a seguir.

clip_image004

(Ferreira, Graça M.L. Atlas geográfico, espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2003, p.10. Adaptado)

clip_image006

O perfil topográfico apresentado corresponde, no mapa, ao trajeto indicado pelo número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: D

Questão 171)

Observe o perfil topográfico e o mapa a seguir.

clip_image008

(Adaptado de Ferreira. Atlas geográfico, 2003.)

Assinale a alternativa que identifica no mapa a seqüência encontrada no perfil topográfico apresentado.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: C

Questão 172)

A bacia hidrográfica do São Francisco compõe a densa rede hidrográfica brasileira.

Apresente duas características físico-naturais dessa bacia.

Gab:

A bacia hidrográfica do São Francisco apresenta em sua constituição as seguintes características físico-naturais: rios de planalto; clima semi-árido; drenagem perene; nasce na serra da Canastra e deságua no Oceano Atlântico; vegetação de cerrado e caatinga.

Questão 173)

A forma de apropriação social dos recursos naturais provoca alterações nos elementos que compõem o ciclo hidrológico. Apresente e explique um fator que altera de forma negativa o ciclo hidrológico.

Gab:

O candidato deverá apresentar e explicar um entre os seguintes fatores:

• o desmatamento diminui a infiltração e o abastecimento do lençol freático, aumenta a velocidade do escoamento pluvial e diminui a evaporação e a evapotranspiração;

• a implantação de infra-estrutura e a impermeabilização do solo, por meio das obras de engenharia, aumentam a velocidade do escoamento e diminuem a infiltração, conseqüentemente, alteram o abastecimento do lençol freático;

• o uso intensivo de irrigação por pivô central, diminui a vazão dos cursos d’água e, consequentemente, altera a evaporação.

• a construção de hidrelétricas (barragens) que altera o curso natural das águas e o regime pluviométrico

Questão 174)

Quem nem alegre, nem triste, nem poeta

Entre Petrolina e Juazeiro canta

Velho Chico, vens de Minas,

De onde o oculto do mistério se escondeu

Sei que levas todo de ti...

Sobre o assunto tratado nessa composição “O ciúme”, de Caetano Veloso, é INCORRETO afirmar que:

a) o trecho navegável do rio, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA), passa por Sobradinho

b) o ecoturismo nas lagoas marginais é, hoje fonte de renda da população ribeirinha

c) o rio tem suas nascentes no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas

d) o rio apresenta canyons entre Juazeiro e Piranhas e a Hidrelétrica de Paulo Afonso

Gab: B

Questão 175)

“A bacia amazônica é uma dessas grandezas tão grandiosas que ultrapassam as percepções do homem.”

(Mário de Andrade)

Sobre a bacia amazônica, assinale a alternativa INCORRETA.

a) os solos existentes nessa área são de alta fertilidade natural e, por isso, propícios à atividade agrícola

b) o clima predominante sofre a influência da Floresta Amazônica, que nele interfere através da emissão ou retenção de gases e da evapotranspiração

c) um dos agentes responsáveis pelas grandes mudanças da paisagem da regi´~ao é o desmatamento causado pela agropecuária e pela exploração madeireira

d) os rios que drenam a bacia são geralmente caudalosos, em sua maioria navegáveis

Gab: A

Questão 176)

Leia o trecho a seguir e responda:

clip_image010

Fonte: www.adene.gov.br/semiarido/mapa.html

A transposição do rio São Francisco é discutida desde o tempo do Império. Um dos registros mais antigos da idéia remonta a 1847, quando o intendente do Crato (CE), deputado Marcos Antônio de Macedo, propôs o mesmo que se debate hoje: lançar as águas do Velho Chico no rio Jaguaribe. Na obra Contrastes e Confrontos, Euclides da Cunha ressuscitou a idéia do intendente cearense e a incluiu entre as grandes intervenções civilizadoras de que carecia a região, como açudes, barragens, arborização, estradas de ferro e poços artesianos.

(Adaptado de Marcelo Leite, Folha de S. Paulo, 09/10/2005)

a) Por que o rio São Francisco é chamado de “o rio da unidade nacional”?

b) Aponte e explique um argumento contra e um a favor da transposição do rio São Francisco.

c) A precipitação pluviométrica anual média no semi-árido nordestino é de cerca de 700 milímetros/ano, superior a algumas regiões agrícolas da Europa. Quais são os principais problemas de ordem natural que expões grande parte do território, em especial o chamado Polígono da Secas, a uma situação de vulnerabilidade?

Gab:

a) Entre outras denominações, o São Francisco é chamado de “rio da unidade nacional” por ter longos trechos navegáveis e ter contribuído para a integração de duas regiões político-administrativas (o Nordeste e o Sudeste).

b) Sobre a transposição das águas do São Francisco, temos:

. Argumentos a favor - a transposição levará águas a áreas agricultáveis do semi-árido; a geração de empregos e benefícios para o setor industrial e para a população urbana.

. Argumentos contra - o rio São Francisco não tem volume de água abundante para tal operação; a água transposta beneficiaria muito mais os grandes projetos e iria para açudes, onde a evaporação é intensa; as áreas atendidas já dispõem de água, que não é devidamente explorada; as comunidades mais isoladas serão excluídas dos projetos.

c) A situação de vulnerabilidade do chamado “Polígono das Secas” está relacionada a um conjunto de fatores naturais: a dinâmica atmosférica regional, que colabora para uma distribuição pluviométrica muito irregular tanto ao longo do ano quanto ao longo do território; a baixa densidade vegetal e a intensa presença de litossolos, que dificultam a retenção de água na parte mais superficial do solo.

Questão 177)

O mapa representa área do território brasileiro objeto de um grande e polêmico projeto que, desde o período imperial, visa a solucionar o problema da falta de água na região.

clip_image012

(Geoatlas Básico. Adaptado)

a) Qual é o projeto e qual o seu objetivo?

b) Cite duas principais razões que inviabilizam sua execução.

Gab:

a) Projeto de transposição das águas do rio São Francisco, que pretende desviar parte das águas do rio para abastecimento de cursos d’água do semi-árido nordestino.

b) O próprio rio São Francisco, que será o fornecedor, é um rio que apresenta acentuada perda de volume d’água devido, entre outros fatores, ao desmatamento acentuado em toda a sua bacia.

Outra razão está relacionada à relação custo-benefício, por se tratar de obra dispendiosa e que não leva em conta as especificidades climáticas, hídricas e socioeconômicas das áreas que seriam beneficiadas pelo projeto.

Questão 178)

“O Aqüífero Guarani tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados de extensão, área equivalente à de Portugal, à da França e à da Espanha somadas. São 45 quatrilhões de litros de um dos líquidos mais puros do planeta”

(Discutindo Geografia, n. 7, p. 58).

Sobre esse tema, analise a validade das proposições abaixo.

I. Maior reserva de água potável do mundo, o Aqüífero Guarani pertence ao Brasil, à Argentina e à Bolívia. A parte mais recarregável do aqüífero, próximo às bordas, é também a menos sujeita à poluição, embora nessa área predomine a agricultura extensiva.

II. O Aqüífero Guarani é um reservatório de águas infiltradas em rochas porosas (sedimentares) comprimidas entre duas camadas de rochas ígneas. Nas margens do aqüífero, a erosão expõe pedaços de arenito chamados de afloramentos por onde a chuva entra e também por onde pode ocorrer a contaminação.

III. Entre os usos da água do aqüífero estão o abastecimento de centenas de municípios, produção de cerveja, resfriamento de máquinas em indústrias, lazer, aquecimento de ambientes, secagem de grãos, irrigação, entre outros.

IV. A gestão compartilhada entre os países aos quais pertence o aqüífero, além de uma legislação ambiental específica para as áreas de recarga, são estratégias que poderão evitar problemas políticos entre os países e assegurar a proteção dessa imensa reserva de água doce do planeta.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I, II e III são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras.

c) Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras.

d) Todas as proposições são verdadeiras.

Gab: C

Questão 179)

Sobre o rio São Francisco, assinale a alternativa incorreta.

a) Denominado rio da integração nacional, nasce em Minas Gerais, atravessa o sertão semi-árido nordestino e desemboca no oceano Atlântico.

b) Polêmico, o projeto de transposição desse rio, em vias de implantação pelo governo federal, prevê a construção de canais para levar água aos principais vales do interior do nordeste que, como sabemos, sofrem com secas periódicas.

c) Por não apresentar quedas d’água ao longo de seu curso, seu potencial hidroelétrico é muito baixo.

d) Muito utilizado para a navegação, tem grande importância para a população ribeirinha.

e) Constitui, em conjunto com seus afluentes e subafluentes, a segunda maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.

Gab: C

Questão 180)

Leia o texto abaixo.

“O Governo Federal discute o projeto de transposição do rio São Francisco, para levar suas águas por canais de irrigação até as regiões mais secas do sertão nordestino. A proposta prevê a retirada de água do rio para o semi-árido do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) sobre a transposição indica, porém, que a obra causaria, entre muitos outros problemas, a perda de áreas de vegetação, a redução de habitats da fauna terrestre, a proliferação de piranhas e o aumento da tensão social na região, em conseqüência da desapropriação de terras. O projeto sofre forte oposição tanto do governo de Alagoas, de Sergipe e da Bahia quanto de entidades ambientalistas do Brasil inteiro”.

www.educacional.com.br

Apesar de ser uma idéia bastante criticada pela mídia e por órgãos competentes, a transposição do “Velho Chico” poderia ocorrer de fato, mas todos sabemos que esse importante rio nacional deveria primeiro passar por um processo de revitalização. Assinale entre as alternativas abaixo a que NÃO indica uma ação capaz de revitalizar o rio mencionado.

a) Recuperação da vazão original do rio mediante um controle junto às barragens.

b) Construção de canais de transposição d’água com vistas à viabilização da prática da silvicultura no sertão.

c) Preservação e replantio das matas ciliares com o auxilio da população ribeirinha.

d) Regulamentação das obras de irrigação nas margens do rio, com um maior controle do governo.

Gab: B

Questão 181)

A grande importância atribuída à corrente marinha do golfo do México, chamada “golf stream”, deve-se ao fato de que:

a) É uma corrente quente que se desloca da Sibéria para o golfo do México e que atrai grandes cardumes pela sua riqueza de plânctons

b) É uma corrente quente que se desloca do golfo do México, levando calor ao clima do nordeste da Europa

c) É uma corrente fria que se desloca ao longo do litoral latino-americano, contribuindo para a piscosidade da costa do pacífico

d) É uma corrente fria que se desloca para o pacífico Sul, contribuindo para a formação do deserto de Atacama no Chile

e) É uma corrente quente que se desloca para o nordeste brasileiro, trazendo chuvas à região litorânea

Gab: B

Questão 182)

A legislação que atualmente disciplina o uso da água doce no Brasil elege como unidade de uso e monitoramento da água:

a) A microrregião geográfica

b) A área municipal

c) A área estadual

d) O vale do rio

e) A bacia hidrográfica

Gab: E

Questão 183)

O maior volume de águas subterrâneas do espaço brasileiro encontra-se armazenado na bacia sedimentar:

a) Do Amazonas

b) Do Paraná

c) Do Maranhão-Piauí

d) Do Pantanal

e) Do São Francisco

Gab: B

Questão 184)

O Brasil possui grandes bacias hidrográficas, sendo a bacia Amazônica a maior do mundo em volume de água e em transporte de sedimentos. Contudo, são poucas as bacias genuinamente brasileiras, visto que, na sua grande maioria, elas são transfronteiriças. Dentre as bacias genuinamente brasileiras, a maior delas é a bacia do rio

a) Tocantins-Araguaia.

b) São Francisco.

c) Paraíba do Sul.

d) Jequitinhonha.

e) Grande.

Gab: A

Questão 185)

As características que se relacionam corretamente à Bacia Platina e seus componentes e a outras bacias menores localizadas em território paranaense são:

01. A Bacia Platina tem como principais formadores os rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que nascem em território brasileiro e se dirigem para o estuário do Prata, no Oceano Atlântico.

02. Os rios São Jorge e Verde, afluentes do Rio Pitangui, no município de Ponta Grossa, fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Tibagi que, numa abrangência maior, são componentes da Bacia Atlântica do Estado do Paraná.

04. A Bacia do Paraná é a segunda maior em aproveitamento hidrelétrico no Brasil. Tem grande destaque na navegação fluvial, possível em quase toda a sua extensão, diferentemente do que ocorre na bacia do Rio Paraguai, que é pouco navegável.

08. O Rio Paraná, que nasce da confluência dos rios Paranaíba e Grande, em pleno Triângulo Mineiro tem, no Estado do Paraná, uma extensão de aproximadamente 400 km, da foz do Rio Paranapanema até a foz do Rio Iguaçu.

16. A Bacia Platina é a segunda bacia hidrográfica das Américas e uma das maiores do mundo, com aproximadamente 4.000.000 km2 de extensão.

Gab: 25

Questão 186)

O aqüífero Guarani representado no cartograma pela mancha escura é considerado o maior reservatório de água potável do mundo e com alto grau de pureza.

clip_image014

A respeito desse aqüífero, é correto afirmar que:

I. localizado sob áreas de agricultura modernizada que utiliza grandes quantidades de produtos químicos, fazem-se necessárias medidas para proteção deste reservatório de água.

II. se garantida a sua pureza, poderá ser uma das soluções para o grande problema de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo.

III. por estar localizado em território de quatro países, faz-se necessário que a sua gestão seja uma ação conjunta dos países que o possuem.

IV. agraciado com esta riqueza de água potável, o Brasil encontrase numa situação bastante confortável, não tendo por que se preocupar com um dos grandes problemas deste século: a falta d’água que aflige a maior parte da humanidade.

Estão corretas apenas as proposições

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) II e IV

d) I e III

e) III e IV

Gab: A

Questão 187)

Sobre as águas subterrâneas, analise as seguintes sentenças:

I. Correspondem a aproximadamente 1/3 do volume total das águas doces da Terra.

II. No subsolo, essas águas se distribuem nos poros das rochas, formando as zonas subsaturadas e saturadas.

III. O nível hidrostático corresponde ao lençol aqüífero.

IV. Lençóis freáticos são sinônimos de lençóis artesianos.

Está correta a alternativa:

a) I e II são verdadeiras

b) I e III são verdadeiras

c) II e III são verdadeiras

d) II e IV são verdadeiras

e) I, II e IV são verdadeiras

Gab: A

Questão 188)

Velho Chico é maior fonte de água

“Além de ser o rio São Francisco a maior e mais próxima fonte de água perene da região, as bacias receptoras do Nordeste Setentrional já possuem infra-estrutura preparada para receber, armazenar em grandes açudes e distribuir com eficiência a água a que lhe será transferida, tanto para o consumo humano e animal, quanto para o multiuso.

Dentre os 22 traçados disponíveis em uma área de 110 mil km2, em 153 municípios dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, a construção dos Canais Norte e Leste foi a alternativa técnica que melhor atendeu às necessidades sociais, econômicas e ambientais. O trajeto apresentou-se eficiente e flexível por permitir o fornecimento de diferentes volumes de água, podendo ser alternados de acordo com a necessidade de cada Estado.”

www.integração.gov.br

a) Aponte dois argumentos favoráveis e dois argumentos contrários com relação à obra de transposição das águas do rio São Francisco.

b) Cite as conseqüências do resultado desse trabalho.

Gab:

- positivos: irrigação tanto para a agroindústria como para a agricultura familiar; diminuição do êxodo rural; aumento da produção e exportação de produtos agrícolas; empregos no campo;

- negativos: alto custo da obra; limitados projetos de revitalização/recuperação da bacia; diminuição de vazão; diminuição de oferta de água para municípios à jusante.

Questão 189)

Aziz Ab’Saber, considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo, falando de suas angústias de brasileiro para o caderno Aliás, declarou que “os governantes e os políticos não têm noção de escala e sabem que o povo também não tem”. Segundo ele, o semi-árido tem 750 mil quilômetros quadrados, no mínimo, e a transposição das águas do São Francisco não vai resolver o problema dessa região. Para Aziz, é preciso também saber a quem irá servir a transposição: se aos capitalistas, que têm fazendas e moram em apartamentos chiques em Fortaleza ou Recife, ou aos pobres da região, “pessoas que passaram a vida resistindo à seca”.

(Adaptado de: AB’SABER, Aziz. Ab’Saber: os meridianos da independência. Jornal da Ciência: órgão da Sociedade

Brasileira para o Progresso da Ciência, dez. 2004. Disponível em <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=24184>.

Acesso em: 20 ago. 2005.)

Com base no texto acima e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.

a) O aumento da oferta de água em algumas áreas do semi-árido não garante a distribuição eqüitativa desse recurso.

b) Segundo Ab’Saber, um planejamento adequado para a região teria de ser elaborado com base em mapas de escala cartográfica pequena, que apresentam informações mais detalhadas.

c) Aziz Ab’Saber defende que a transposição deve beneficiar preferencialmente os grandes produtores da região, pois os pobres já se acostumaram às restrições impostas pela seca.

d) O semi-árido corresponde ao domínio da vegetação de cerrado, condicionando, em conjunto com o clima, a baixa fertilidade dos solos.

e) Ab’Saber sustenta que a principal causa da miséria no semi-árido resume-se a causas naturais.

Gab: A

Questão 190)

A Amazônia e a região do Aqüífero Guarani estão na mira das nações desenvolvidas porque têm recursos que estão acabando ou que nunca existiram nos países desenvolvidos da América do Norte e da Europa. Responda quais são esses recursos e quais estratégias políticas e ações efetivas vêm sendo utilizadas pelas nações desenvolvidas para ter acesso à riqueza natural da Amazônia e ao o importante Aqüífero Guarani.

Gab:

As riquezas são: Amazônia – grande biodiversidade / Aqüífero Guarani – maior reservatório inter-fronteiriço de água subterrânea do planeta.

As ações efetivas que vem sendo utilizadas pelas nações desenvolvidas são: investimentos em estudos científicos e facilidade de entrada dos cientistas no país com o propósito de conhecer, monitorar e possibilidade de exploração dos mesmos.

Questão 191)

Os rios são de grande importância para a organização do espaço geográfico, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade. Abaixo, apresentam-se alguns dos principais rios do mundo, suas características e importância econômica. A respeito desses rios, numere a 2ª COLUNA de acordo com a 1ª.

1. Ganges

2. Reno

3. Nilo

4. Danúbio

5. Huang-ho

6. Volga

( ) É muito poluído por produtos químicos; atravessa a maior região agrícola da China; possui vale de terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais.

( ) É o mais extenso rio da Europa; nasce no norte da Rússia; consiste numa importante via fluvial de transporte; corre pela planície Russa e deságua no Mar Cáspio.

( ) É uma importante via comercial; nasce na Floresta Negra; percorre vários países; deságua no Mar Negro, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.

( ) Nasce nos Alpes Suíços; atravessa uma das regiões mais densamente povoadas da Europa, historicamente rica em comércio e trocas; deságua no Mar do Norte.

( ) É um dos rios sagrados dos hindus; oferece suprimentos de comida e água para os moradores da região; está se esgotando e pondo em risco os rios e as florestas do país.

( ) Forma-se em suas margens uma rica camada de húmus aproveitável para a agricultura; constitui-se uma grande artéria navegável; deságua no Mar Mediterrâneo, formando um grande delta.

Marque a alternativa que apresenta a seqüência numérica correta da 2ª COLUNA.

a) 5, 6, 4, 2, 1 e 3.

b) 1, 4, 5, 6, 2 e 3.

c) 1, 3, 5, 2, 6 e 4.

d) 5, 1, 3, 6, 2 e 4.

Gab: A

Questão 192)

A legislação ambiental brasileira considera a bacia hidrográfica como unidade fundamental de planejamento, sendo a Geografia uma das disciplinas que têm competência para descrevê-la e interpretá-la. Sendo assim, num texto de 5 a 8 linhas, conceitue bacia hidrográfica e rede de drenagem, destacando a sua importância para o planejamento de uma certa região.

Gab:

Bacia hidrográfica - conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A idéia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência de nascentes, divisores de águas e características dos cursos de água, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes, já, a Rede de drenagem é o traçado produzido pelo escoamento superficial e do fluxo das águas pluviais que modelam o relevo. Conhecendo a bacia e a rede é determinado o processo de ocupação do solo, tentando minimizar os impactos ambientais da mesma.

Questão 193)

Observe o mapa abaixo.

clip_image016

Fonte: SIMIELLI, M.E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2003, p.14 (Adaptado).

No mapa estão destacadas duas importantes correntes marinhas que atuam no globo.

a) Identifique e nomeie tais correntes.

b) Cite as principais características físicas e econômicas de cada uma dessas correntes.

Gab:

a) As correntes são: 1 – Corrente de Humboldt ou Corrente do Peru; 2 – Corrente do Golfo ou Gulf Stream

b) A corrente 1 é fria e desloca de alta para baixa latitudes, induz o aumento da pesca oceânica (área de ressurgência) e reduz as chuvas no deserto do Atacama - Chile (condensando as massas quentes e úmidas no oceano Pacífico).

A corrente 2 é quente e desloca do Golfo do México para a porção Oeste e Noroeste da Europa, influenciando o Clima Temperado Oceânico, reduzindo a amplitude térmica e aumentando a média térmica anual dessa zona climática, essa corrente também influencia a pesca e o não congelamento das águas litorâneas do continente europeu.

Questão 194)

Amazônia volta a despertar interesse estrangeiro

A exploração desordenada de madeira na Amazônia coincide com as referências a novas manifestações, no exterior, segundo as quais toda a planície banhada pelo rio Amazonas e seus heterônimos, o Maranhão e o Solimões, deveria ser considerada bem público da humanidade.

(CENEVIVA, 2005, p. C 2).

O texto e os conhecimentos sobre o verdadeiro interesse dos países centrais em transformar a Amazônia em um bem público para a humanidade permitem afirmar que eles desejam

01. implantar um desenvolvimento sustentável, privilegiando os países integrantes dessa área.

02. impedir apenas que o planeta seja depredado, para assegurar a sobrevivência da biodiversidade.

03. ampliar o imperialismo na região, dominando suas reservas hídricas e seus recursos naturais.

04. preservar a única floresta pluvial intacta do planeta, garantindo às futuras gerações um mundo mais saudável.

05. transferir a titularidade da Amazônia para o bem público, preservando suas riquezas e impedindo sua ocupação.

Gab: 03

TEXTO: 5 - Comum à questão: 195

Considere o mapa abaixo.

clip_image018

Questão 195)

Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos seguintes corpos lagunares:

a) Lagoa Mirim, Laguna dos Patos e Lago Guaíba.

b) Lagoa dos Barros, Lago Guaíba e Lagoa dos Peixes.

c) Lagoa dos Barros, Laguna dos Patos e Laguna dos Quadros.

d) Lagoa dos Peixes, Laguna dos Quadros e Lagoa dos Barros.

e) Lagoa Mirim, Lago Guaíba e Laguna dos Patos.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis