segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 24

Questão 470)

"Depois de um longo período em que só se cultuava o que era novo, um período que resultou num ataque constante e sistemático às heranças vindas de tempos antigos, eis que, atualmente, o quotidiano urbano vê-se invadido pela necessidade de preservar a "memória urbana".

Maurício de Abreu, in "Sobre a memória das cidades".

"Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém, como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, cada segmento riscado por arranhões, entalhes, esfoladuras".

Adaptado de Italo Calvino, "As cidades e a memória".

a) Usando os textos e tomando a cidade do Rio de Janeiro como referência, a) apresente dois exemplos que "contenham , como as linhas da mão", o passado da cidade;

b) Indique duas intervenções , na área central, que mostrem o "culto pelo novo".

Gab:

a) Entre outros exemplos, o candidato deve citar:

1 - O traçado das ruas da área central ainda não alterado pelo processo de modernização;

2 - Alguns prédios remanescentes da cidade colonial ( o Mosteiro e a Igreja de São Bento; o Convento e a Igreja de Santo Antônio; o Paço Imperial, entre outros. )

3. - Os prédios do final do século XIX / início do século XX tombados pelos projetos de preservação da memória urbana, como a Confeitaria Colombo, alguns prédios da Cinelândia , etc.

b) Entre outros exemplos, o candidato pode citar:

1 - A abertura da Avenida Central (hoje, Avenida Rio Branco) no início do século XX, para marcar o novo momento político vivido pelo país;

2 - o desmonte do morro do Castelo, local da fundação da cidade, com a finalidade de "arejar" a área central mas também de abrir a esplanada onde iria se realizar a Feira do Centenário;

3 - a abertura da Avenida Presidente Vargas, eixo de ligação com a Zona Norte da cidade, marcando no espaço urbano a ação do Estado Novo;

4 - a construção dos edifícios que abrigariam os ministérios da Educação, da Fazenda , do Trabalho, etc.

5 - os sucessivos aterramentos que modificaram o contorno da baía de Guanabara, como o mais recente, nos anos 50/60, o aterro do Flamengo.

Questão 471)

Assinale a alternativa correta:

A organização do espaço geográfico mundial sob a influência do capitalismo global de certo modo se repete na disposição do sistema urbano-econômico do Brasil. No mundo, grandes regiões econômico-financeiras como Nova York, Paris, Londres, Tóquio, Berlim e outras funcionam como centros e o Terceiro Mundo como periferia. Assim no Brasil

1. Cidades como Joinville e Blumenau são metrópoles regionais do sul do país.

2. A chamada megalópole nacional ou centro econômico é o conjunto urbano que contém as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

3. Pela polarização que suscitam nas cidades mais próximas Belém e Porto Alegre são consideradas centros regionais como Anápolis e São João da Barra.

4. O Amapá é um bom exemplo do sistema centroperiferia com a exploração do manganês que o liga aos grandes parques siderúrgicos brasileiros .

5. Apenas 2 cidades brasileiras têm influência sobre todo o território nacional, por isso são chamadas metrópoles nacionais.

São verdadeiras apenas as alternativas:

a) 1, 2 e 3

b) 2, 3 e 4

c) 4, e 5

d) 1 e 3

e) 2 e 5

Gab: E

Questão 472)

Observe o gráfico apresentado a seguir e responda: Evolução da Proporção (%) da População Urbana em Relação à População Total do Brasil entre 1872 e 1991.

clip_image002

Fonte: Anuário Estatístico do Brasil, 1994.

a) Quando a população brasileira passa a ser predominantemente urbana?

b) Quais são os principais fatores socioeconômicos responsáveis por essa transformação?

Gab:

a) A partir da análise do gráfico, notamos que a população passa a ser predominantemente urbana entre os anos de 1950 e 1960.

Porém, pelos dados corretos do IBGE (Anuário Estatístico do IBGE – 1992, p. 207), esse fato ocorreu entre 1960 e 1970. Em 1960, o país apresentava ainda uma população urbana de 45,5% e uma população rural de 54,9%. Já em 1970, a população urbana chegou a 56% e a rural, a 44%.

b) Um dos grandes responsáveis por essa transformação foi o êxodo rural, causado por uma série de fatores, tais como:

• o crescente processo de industrialização que, intensificado no Brasil a partir da década de 1950, determinou maior oferta de emprego, sendo esse fato mais um atrativo para o crescimento urbano;

• a grande concentração fundiária existente no país, que manteve milhões de camponeses em condições de vida precárias: sem terra e muitas vezes sem trabalho, foram obrigados a procurar melhores condições nas cidades;

• o aumento de mecanização agrícola, que tem se intensificado nos últimos anos, especialmente no Centro-Sul, tirando trabalho de muitos camponeses.

Questão 473)

A migração campo-cidade no Brasil diminuiu seu ritmo, ou seja, de onde migravam dez, agora são apenas sete. A diferença para menos, no total, é de 4 milhões de migrantes. Sobre esse fato é correto afirmar, EXCETO:

a) O processo que está ocorrendo é o da urbanização.

b) A diminuição do ritmo do êxodo rural é o desenvolvimento da terceira via no campo.

c) Todos os países convivem com níveis significativos de evasão do meio rural.

d) Esse fato é homogêneo e reflete a aplicação das políticas agrícola e agrária brasileiras.

Gab: D

Questão 474)

“Alargam-se numerosas ruas e praças, tanto no centro como nos bairros; largas e extensas avenidas, diversos viadutos, quarteirões inteiros transformados, altos prédios substituindo velhas casas e sobrados decadentes.A cidade se transforma, cria e recria espaços, alargando seus limites, encontrando-se com as cidades vizinhas que vivem o mesmo turbilhão.”

(Adaptado de Pasquale Petrone.)

A leitura do texto e o que se conhece sobre a urbanização brasileira permitem afirmar que o processo descrito:

a) foi típico de São Paulo, entre os anos 50 e 70, não tendo sido observado em outras áreas do País.

b) ocorreu nas metrópoles do Sudeste, que tiveram um forte crescimento em função do desenvolvimento das atividades terciárias.

c) tem ocorrido em todas as metrópoles brasileiras que têm crescido, embora com ritmos diferentes.

d) é observado nas metrópoles do Norte e Nordeste que, atualmente, lideram o crescimento urbano no País.

e) durou até meados da década de 80, quando as metrópoles brasileiras deixaram de crescer devido às crises econômicas.

Gab: C

Questão 475)

A elaboração, a sistematização e a análise dos indicadores sociais e econômicos são de especial interesse para os geógrafos, no sentido de compreender as transformações do perfil espacial da sociedade brasileira. Acerca dessas características e das principais tendências observadas no conjunto da população brasileira, a partir de 1990, julgue os itens a seguir.

01. Houve um avanço significativo na melhoria dos indicadores sociais, como os relativos à educação e ao rendimento salarial da população, o que evidencia a diminuição das desigualdades regionais.

02. A tendência de aumento do número de mulheres no mercado de trabalho é observada principalmente nas regiões Sul e Sudeste porque são as mais desenvolvidas do país.

03. Enquanto decrescem as taxas de mortalidade infantil, observa-se, atualmente, um grande crescimento das taxas de mortalidade entre adolescentes e jovens na faixa de 15 a 19 anos de idade, causado, principalmente, por mortes violentas como homicídios e acidentes.

04. Impulsionado pelas exigências do mercado de trabalho, verificou-se um aumento no número de matrículas, tanto em escolas do ensino fundamental quanto do médio e do superior.

05. A exemplo do que ocorre na região metropolitana de Brasília, a população brasileira convive com o aumento dos índices de criminalidade, relacionado à crescente periferização da pobreza em torno de grandes cidades.

Gab: CECCC

Questão 476)

Após a leitura do texto abaixo, indique as alternativas que apontam soluções possíveis para problemas das grandes cidades brasileiras.

Ter Medo de Quem na Cidade Grande?

(...)No seu movimento atual. As grandes cidades brasileiras já apontam, aliás, para o futuro. (...) Pode-se até imaginar que, a prosseguir como vamos, as grandes cidades serão tão fragmentadas material e socialmente quanto já o são hoje os seus moradores. Todavia, tal fragmentação pode levar à recriação de uma vida coletiva local, não independente da aglomeração como um todo, mas representativa das condições de vida reinantes em cada fragmento. A relativa importância da vida local de certos bairros ou subúrbios melhor equipados em São Paulo, no Rio e outra grande cidade do país nos permite, de logo, enxergar o que poderão ser as regiões metropolitanas, se um novo modelo produtivo e distributivo se instalar no país.

Milton Santos, Folha de São Paulo, 22/11/85, p. 03

01. A procura de ações nacionais integradas aos fatores econômicos, sociais e políticos que ajudem a transformar as regiões metropolitanas atuais em áreas urbanas com melhores condições de vida.

02. A criação de uma autêntica federação urbana onde o ponto de partida e o objetivo final sejam o cidadão, uma vez que a grande maioria da população brasileira se concentra nas grandes cidades.

04. A escolha de políticos que discutam com a população uma saída para a atual situação das cidades, retratos da profunda crise atualmente vivida pelo país, e não apenas ocupem seu tempo com discursos em debates estéreis.

08. Só a mudança para o regime monárquico de governo, com centralização do poder decisório, é que poderá, com pulso forte, resolver os problemas urbanos nacionais.

Gab: 07

Questão 477)

Importantes movimentos migratórios vêm ocorrendo no Brasil, nos últimos 20 anos, destacando-se entre estes as migrações rural-urbanas. Sobre este assunto, marque a alternativa correta.

a) Trata-se de migrações pendurares que ocorrem nos grandes centros urbanos, especialmente, nas principais metrópoles.

b) São migrações inter-regionais aceleradas pelo processo industrial que se deu em todas as regiões brasileiras.

c) São as migrações que vêm ocorrendo para as cidades do Nordeste em função da ampla mecanização do campo nesta região.

d) Constituem-se da saída de pessoas do campo para as cidades, tanto por fatores de modernização corno de estagnação do campo.

e) São as migrações que vêm ocorrendo da Região Nordeste para o Centro-Sul, em função do crescimento industrial desta região.

Gab: D

Questão 478)

O intenso crescimento das cidades brasileiras, que vem ocorrendo, especialmente a partir de 1950, gera um processo de urbanização o qual viabiliza a formação de áreas metropolitanas.

Uma das características dessa metropolização é o(a):

a) existência de uma gestão político-administrativa centralizada no espaço conurbado.

b) presença de um centro histórico, que norteia o processo de conurbação, vinculado, por sua vez, a uma administração central.

c) crescimento urbano, decorrente da absorção de aglomerados rurais e de outras cidades vizinhas, formando áreas conurbadas.

d) fluxo de circulação de veículos e de pessoas entre cidades conurbadas, formando a chamada transumância.

Gab: C

Questão 479)

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o número de crianças que trabalham no Brasil tem apresentado tendências de declínio. De 1995 a 1999, o contingente de 5 a 9 anos de idade ocupado baixou de 519 mil para 375 mil, e o grupo de 10 a 14 anos, no mesmo período, baixou de 3,3 milhões para 2,5 milhões.

Com relação a esse tema são feitas as seguintes afirmações.

I. Nas áreas urbanas, cresce o número de crianças empregadas, sobretudo nos setores de serviço, comércio, indústria e trabalho doméstico, sendo este último setor o responsável pela superioridade da utilização de mão-de-obra infantil feminina.

II. Por sua constituição mais frágil e por estarem em processo de formação, as crianças que trabalham tendem a desenvolver doenças relacionadas ao trabalho ou a se envolver em acidentes com mais freqüência que os adultos.

III. A utilização de mão-de-obra infantil está mais concentrada em pequenos empreendimentos familiares, especialmente no setor agrícola, onde desenvolvem trabalhos sem contrapartida de remuneração.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II, III

Gab: D

Questão 480)

A expansão do processo de urbanização no Brasil deu origem à formação de redes urbanas. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

a. As redes urbanas constituem-se de um conjunto de centros funcionalmente articulados, que reflete e reforça as características econômicas e sociais do território.

b. Na formação da rede urbana brasileira, destaca-se um processo de oposição entre o campo e a cidade, marcante no atual processo de urbanização.

c. Na Região Norte do Brasil, constata-se uma rede urbana integrada em função dos intensos fluxos econômicos no interior da própria região.

d. A evolução dos meios de transporte e a modernização dos meios de comunicação têm pouca influência na formação da rede urbana brasileira.

e. O Brasil, no período colonial, cuja economia básica dependia do setor agrário-exportador, já possuía uma rede urbana articulada em toda a extensão do território.

Gab: A

Questão 481)

Observe o mapa para responder à questão.

clip_image004

Fonte: Ferreira, G. M. L. Atlas Geográfico: espaço mundial, p. 24 (adaptado).

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as legendas I, II e III do mapa.

a) I– região urbana e industrial importante; II– área de pecuária menos modernizada; III– região mais urbanizada e industrializada.

b) I– área de agropecuária modernizada; II– área de pecuária menos modernizada; III– região mais urbanizada e industrializada.

c) I– área de pecuária menos modernizada; II– paisagem natural pouco modificada; III– região urbana e industrial importante.

d) I– região urbana e industrial importante; II– região mais urbanizada e industrializada; III– paisagem natural pouco modificada.

e) I–paisagem natural pouco modificada; II– região urbana e industrial importante; III– área de agropecuária modernizada.

Gab: E

Questão 482)

Em relação ao município de Porto Alegre, o relevo pode ser utilizado como um critério de diferenciação de paisagens e também como revelador do processo da sua urbanização. No século 18, a chamada "cidade alta", isto é, as elevações, era habitada pelas pessoas de maior representação social do burgo nascente, as quais conviviam com os chamados "excluídos da cidade", que habitavam os vales, constituídos por capões de mato, macegas e riachos.

Com relação ao processo de urbanização e às alterações na paisagem de Porto Alegre, pode-se afirmar que

a) a verticalização é uma das características dos bairros situados na porção sul da cidade, assim como o centro de Porto Alegre.

b) a expansão das ocupações ditas "irregulares" nos morros da cidade tem comprometido a segurança das habitações e impedido do moradores de maior poder aquisitivo de ocupá-los.

c) a margem esquerda do Guaíba, em Porto Alegre, tem uma importância ambiental e cultural para o município, sendo essencial para a atual expansão de sua área portuária.

d) o Dilúvio, retificado nos anos 30 e encaixado na sua planície aluvial, constitui exemplo de um projeto de recuperação ambiental numa paisagem densamente ocupada.

e) há um conflito de uso - nas ocupações dos morros da cidade - entre a expansão urbana que exerce forte pressão e as políticas de preservação dos remanescentes de matas situadas nos morros.

Gab: E

Questão 483)

"As cidades sempre tiveram uma enorme relação com o espaço econômico. A maior parte dos grandes negócios do país é realizada em algumas delas. Em suma, quase tudo o que acontece de mais importante na vida nacional está, de alguma maneira, ligado a elas." (Adaptado da revista EXAME, 20/09/2000.)

Com base nos conhecimentos sobre as regiões metropolitanas brasileiras e as cidades que as compõem e nas informações contidas na tabela abaixo, é correto afirmar:

REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS: PESO DE CADA REGIÃO NO TOTAL DO BRASIL - EM %

clip_image006

01. Os valores mais expressivos dos indicadores da economia brasileira estão na região Sudeste.

02. Apesar do crescimento recente de Curitiba e de outras metrópoles, São Paulo continua sendo a área de maior concentração econômica do país.

04. As regiões metropolitanas do Nordeste têm um comportamento econômico semelhante ao das regiões metropolitanas do Sudeste, quando se comparam população e poupança.

08. Como a qualidade de vida de uma população se mede por sua renda, São Paulo é, no Brasil, a região metropolitana com os melhores indicadores sociais.

16. A influência das regiões metropolitanas no conjunto da economia brasileira é insignificante.

32. Pelo seu tamanho e sua integração, as cidades que compõem as regiões metropolitanas do Sul do país transformaram-se em megalópoles.

64. Embora o percentual de população das regiões metropolitanas seja significativo em relação à população absoluta brasileira, está ocorrendo uma desconcentração populacional devido à multiplicação de cidades de porte médio.

Gab: VVFFFFV

Questão 484)

''Os sertanejos davam conta da metade do serviço do campo. Batiam na usina, aos bandos, contratando tarefas. Só queriam receber dinheiro corrente, nada de vales. Metiam-se assim nos partidos, nas limpas e, enquanto o eito da fazenda se mexia devagar, os sertanejos raspavam terra com uma velocidade de máquina. Tiravam as tarefas em três tempos. Agora com a falta de braços o serviço deles era estimado por toda parte. Podiam até contar com os ''corumbas'' até que para as bandas do sertão, os relâmpagos aclareassem, porque só ficavam por ali esperando que as chuvas caíssem pelas suas caatingas. Não havia pedidos que os contivessem. Com a chuva a terra deles era um presente do céu.''

(José Lins do Rego-Usina)

O texto faz referência ao tipo de movimento horizontal da população denominado:

a) migração pendular.

b) migração sazonal.

c) migração urbano-rural.

d) migração microrregional.

e) migração edáfica.

Gab: B

Questão 485)

Observe o gráfico abaixo:

Taxa de Crescimento Demográfico (%)

clip_image008

(Fonte: IBGE)

A partir do gráfico e das tendências socioeconômicas apresentadas pelas três regiões metropolitanas do Nordeste brasileiro, pode-se inferir que:

a) A metrópole cearense tornou-se um foco de repulsão populacional nesse período, devido ao crescimento de uma rede de importantes cidades médias no Estado.

b) A Grande Recife é a região metropolitana mais populosa e constitui, a cada dia, o maior pólo de atração para os migrantes do próprio Estado e das vizinhanças.

c) A metrópole baiana exibe cifras de crescimento demográfico superiores às de Fortaleza e Recife, pelo fato de possuir uma estrutura industrial mais antiga e mais desenvolvida.

d) A Grande Fortaleza vem registrando o mais rápido crescimento demográfico, graças ao dinamismo econômico de suas indústrias têxteis, de calçados e do turismo.

e) A Grande Salvador apresenta o mais lento crescimento populacional porque sua industrialização, em decadência, não tem conseguido gerar empregos suficientes para atrair mão-de-obra da região.

Gab: ver comentário

A questão precisava ser melhor elaborada pois, dependendo da interpretação, pode admitir mais de uma alternativa correta.

A alternativa B poderá ser considerada correta se a FGV desconsiderar a parte do enunciado onde se apresenta "segundo o gráfico", e não consta no gráfico que a região metropolitana de Recife é a mais populosa das três, considerando somente as tendências socioeconômicas.

A alternativa C poderá ser considerada correta se for levado em consideração que a metrópole baiana exibiu em 2 dos 3 períodos o maior crescimento demográfico.

A alternativa D poderá ser considerada correta se a FGV considerar o termo "mais rápido crescimento" como um sinônimo de maior taxa de crescimento demográfico e levar em conta a soma dos percentuais ao longo do período.

Questão 486)

Em várias cidades do Brasil, um problema ambiental muito sério tem sido a ocorrência freqüente de enchentes nos períodos de chuvas prolongadas, gerando enormes prejuízos sociais e econômicos.

Com relação a esse problema ambiental – as enchentes –, faça o que se pede:

a) Dê um exemplo de alteração do meio físico urbano, provocado pela ação antrópica que esteja diretamente relacionado ao fenômeno das enchentes.

b) Aponte um problema oriundo do modo de vida adotado pela sociedade de consumo, que seja também uma das causas das enchentes.

Gab:

a) Impermeabilização do sítio urbano, canalização dos rios, desmatamento das margens dos rios e ocupação dos mananciais.

b) Grande consumo de matérias-primas e o seu destino inadequado (lixo que entope as galerias pluviais).

Questão 487)

O croqui abaixo representa a evolução urbana de um município do interior paulista cuja formação se iniciou com a implantação da ferrovia e com o desenvolvimento da economia cafeeira. Sua estrutura urbana atual se relaciona à agroindústria canavieira.

clip_image010

Etapas da Urbanização:

I. Crescimento habitacional periférico relacionado à necessidade de os trabalhadores rurais morarem na cidade.

II. Núcleo original relacionado ao eixo de circulação característico do final do século XIX e início do XX.

III. Casario construído em meados do século relacionado à expansão do núcleo original.

A alternativa que contém a seqüência correta da evolução urbana é:

a) I, II e III

b) I, III e II

c) II, I e III

d) II, III e I

e) III, I e II

Gab: D

Questão 488)

No Brasil, as regiões metropolitanas caracterizam-se por:

a) concentração de migrantes. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da concentração de organismos públicos federais.

b) concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da proporção de imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua população.

c) processo de desconcentração industrial. A importância regional ou nacional de sua indústria é que permite classificar uma região como metrópole regional ou nacional.

d) conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econômicas.

e) processo de concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende de sua influência no desenvolvimento industrial regional ou nacional.

Gab: D

Questão 489)

INSTRUÇÃO: Considere o gráfico abaixo.

clip_image012

Pela interpretação do gráfico, conclui-se que

a) no período entre 1872 a 1900, o planejamento familiar possibilitou ao país um pequeno crescimento demográfico.

b) o aumento populacional, a partir de 1950, é conseqüência da diminuição da mortalidade, em função dos avanços médico-sanitários.

c) o desaceleramento do aumento da população na década de 90 do século XX mostra que o país conseguiu entrar na segunda fase de crescimento mundial da população, atingida pelos países não desenvolvidos industrializados.

d) até 1950, o Brasil permaneceu em equilíbrio populacional, pois não tinha recebido contingentes imigratórios.

e) o Brasil é um país populoso, conseqüentemente povoado.

Gab: B

Questão 490)

Leia o texto abaixo:

“Nos primeiros 450 anos de história européia do Brasil, o povoamento e a urbanização foram praticamente litorâneos. Hoje o Brasil é um país urbanizado, com uma taxa de I superior a 75% e diversos níveis e tipos de cidades. Com a difusão do fenômeno urbano em todas as regiões, pode-se falar, desde os anos 70, em II . Multiplica-se o número de III , onde a população encontra resposta às suas demandas primárias de consumo material e imaterial. Criam-se numerosas IV em todos os estados, interiorizando seletivamente elementos mais sofisticados da vida contemporânea. Ao mesmo tempo, o processo de V não é mais limitado ao Sudeste”.

Milton Santos

Marque a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas:

a) I: urbanização; II: urbanização do território; III: cidades locais; IV: cidades médias; V: metropolização

b) I: crescimento econômico; II: ampliação do território; III: distritos; IV: metrópoles; V: periferização;

c) I: municipalização; II: suburbanização; III: cidades locais; IV: cidades satélites; V: urbanização;

d) I: urbanização; II: metropolização; III: cidades médias; IV: cidades locais; V: urbanização do território.

Gab: A

Questão 491)

O Brasil vem passando por um rápido processo de urbanização: de 46% em 1940, as cidades passaram a abrigar 75% do total da população, em 1991.

A esse respeito, é correto afirmar que:

a) o referido processo de urbanização foi concentrado apenas na região Centro-Sul, onde está localizado o maior número de indústrias.

b) o intenso processo de urbanização na região Norte, nos últimos anos, gerou um sistema hierarquizado de centros urbanos.

c) este processo de urbanização ocorre através da continuidade do predomínio do campo sobre a cidade.

d) a industrialização que vem se processando no Nordeste a partir da SUDENE explica o rápido crescimento das cidades nesta região.

e) os últimos censos do IBGE demonstram um aumento nos índices de crescimento dos centros regionais e uma interiorização do crescimento urbano.

Gab: E

Questão 492)

Observe, atentamente, o gráfico abaixo sobre as cidades brasileiras mais visitadas por turistas nos anos de 1992, 1993 e 1994.

clip_image014

BRASIL EM NÚMEROS, v.4, IBGE. (adaptado)

A análise do gráfico nos permite concluir que:

01. A cidade do Rio de Janeiro aparece como o maior centro turístico do país nos anos de 1992, 1993 e 1994, apesar de não ser mais a capital federal desde 1960.

02. Porto Alegre, capital do vizinho estado do Rio Grande do Sul, é a única cidade da região Sul que se destaca no cenário nacional como importante pólo turístico.

04. A cidade de São Paulo, embora seja o maior centro financeiro do Brasil, não possui qualquer expressão no contexto turístico nacional.

08. Salvador e Recife, classificados em 5o e 8o lugar, respectivamente, nos anos de 1992, 1993 e 1994, destacam-se como centros turísticos apenas em razão de suas belezas naturais.

16. As cidades catarinenses de Florianópolis e Balneário Camboriú constituem pólos turísticos de expressão nacional, sendo que a primeira aparece em 3o lugar entre as cidades brasileiras mais visitadas no ano de 1994.

32. A cidade de Foz do Iguaçu, 4a colocada no gráfico em 1994, constitui um importante pólo turístico brasileiro, que tem nas Cataratas do Iguaçu sua principal atração.

Gab: 49

Questão 493)

Observe, atentamente, a tabela abaixo e selecione a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

clip_image016

1. Porcentagem de domicílios urbanos com acesso à rede de água, esgoto/fossa asséptica, energia elétrica e coleta de lixo.

2. Número de domicílios urbanos em cada 10 mil com telefone, automóvel, rádio, geladeira, TV em cores, freezer e máquina de lavar roupa.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, S.P., 02/05/99. (adaptado)

01. A capital federal destaca-se entre as metrópoles brasileiras, pois além de registrar a maior taxa de crescimento anual nos anos 90, vem apresentando, neste período, uma aceleração no seu crescimento populacional, em relação ao período 1980-1991.

02. Campinas, cidade do interior paulista, destaca-se pelo 2o melhor índice em infra-estrutura urbana e o 1o em consumo de bens por domicílio.

04. A cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira, possui o melhor índice em infra-estrutura, visto que 80% dos domicílios contam com rede de água e energia elétrica, rede de esgoto (ou fossa asséptica) e coleta de lixo.

08. As duas metrópoles da região Sul, Porto Alegre e Curitiba, despontam nacionalmente: a primeira por apresentar o 3o maior índice em infra-estrutura e a segunda, o 3o lugar em consumo de bens.

16. Rio de Janeiro e São Paulo, as duas metrópoles nacionais, vêm apresentando, nos anos 90, uma desaceleração na taxa de crescimento anual da sua população, em relação ao período anterior.

Gab: 31

Questão 494)

As principais cidades brasileiras concentram-se na zona costeira. Assinale os itens que contêm as justificativas para esse fato.

I. A herança colonial é marcada pelo modelo econômico agroexportador.

II. A implantação do complexo urbano-industrial é uma característica do Brasil Colônia.

III. A instalação dos núcleos urbanos é favorecida pela configuração do relevo e da vegetação.

IV. A distribuição espacial das cidades é resultado da evolução histórica do país.

V. A urbanização brasileira é semelhante ao modelo clássico dos países europeus.

a) I, III e IV estão corretas

b) I, III e V estão corretas

c) II, III e IV estão corretas

d) II, IV e V estão corretas

e) III, IV e V estão corretas

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis