quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 6

Questão 100)

A partir dos anos de 1990, a industrialização brasileira ganhou novas características, dentre as quais destaca-se

a) a criação de tecnopolos, geralmente associados aos centros de pesquisa de grandes universidades.

b) o elevado investimento estatal nas petroquímicas que se transformaram em setor muito competitivo no mercado internacional.

c) a elevada taxação sobre os produtos importados, fato que permite o crescimento da produção nacional de manufaturados.

d) a regulamentação de políticas que proíbem as fusões e dificultam a entrada de capitais internacionais.

e) a menor dependência tecnológica devido à aplicação de grandes recursos nos setores de pesquisa e desenvolvimento.

Gab: A

Questão 101)

Considere as seguintes afirmações sobre o papel do Estado na organização do espaço nordestino:

I. A partir da segunda metade do século XX, o Estado exerceu as funções de investidor e estimulador do processo de industrialização e modernização econômica regional.

II. Ao injetar capital nas atividades agropecuárias regionais, o Estado contribuiu para abalar a estrutura fundiária concentradora, substituindo-a por outra mais democrática.

III. Para que o processo de industrialização avançasse, o Estado se responsabilizou pela expansão da infraestrutura, inclusive com o objetivo de integrar a região ao restante do país.

IV. Estimulando a industrialização do Nordeste através de subsídios, o Estado possibilitou a redução das desigualdades internas da região existentes desde o período colonial.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: B

Questão 102)

Sobre globalização e pobreza, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Para garantir o mínimo de condições de sobrevivência aos indivíduos, os países ricos difundiram os princípios do estado de bem-estar social.

b) ampliação da exclusão social pode estar vinculada aos princípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.

c) O processo de globalização econômica e financeira ampliou a diferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimento da população, mesmo em países desenvolvidos.

d) IDH, PIB, PNB, renda per capita, mortalidade infantil, expectativa de vida, escolaridade são índices utilizados para a classificação dos países em ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos.

e) A desconcentração espacial da riqueza na economia internacional tem aumentado a eqüidade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Gab: E

Questão 103)

Com relação à inserção do Brasil no contexto do Capitalismo Industrial, sabe‐se que ela é de natureza tardia, em termos do desenvolvimento produtivo mundial. As alternativas abaixo são razões explicativas para a “natureza tardia” da industrialização brasileira, no contexto da chamada “1ª Revolução Industrial Brasileira”, EXCETO:

a) Relações escravagistas de trabalho, ainda na segunda metade do século XIX.

b) Um Estado alheio à industrialização.

c) O processo de desconcentração industrial ocorrido em meados do séc. XX.

d) Forças produtivas pouco desenvolvidas (meio de produção e força de trabalho).

Gab: C

Questão 104)

Leia a letra de música a seguir.

Parque Industrial

É somente requentar/E usar

É somente requentar/E usar

Porque é made, made, made, made in Brasil.

Porque é made, made, made, made in Brasil.

Retocai o céu de anil/Bandeirolas no cordão

Grande festa em toda a nação

Despertai com orações/O avanço industrial

Vem trazer nossa redenção

Tem garota propaganda/Aeromoça e ternura no

[cartaz

Basta olhar na parede/Minha alegria num instante se

[refaz

Pois temos o sorriso engarrafado

Já vem pronto e tabelado/É somente requentar [...]

A revista moralista/Traz uma lista dos pecados da

[vedete

E tem jornal popular que/Nunca se espreme

Porque pode derramar

É um banco de sangue encadernado

Já vem pronto e tabelado

É somente folhear e usar

É somente folhear e usar

ZÉ, Tom. Tropicália: ou Panis et Circenses. São Paulo: Philips. 1968. 1 Disco. Faixa 5.

O movimento tropicalista caracterizou-se por incorporar elementos universais da cultura jovem mundial, bem como por fazer crítica ao comportamento da sociedade brasileira, tanto em relação ao consumo da cultura importada dos EUA e da Europa como aos excessos do discurso nacionalista. Tendo como base o trecho da letra, o período em que ela foi escrita e a reflexão sobre indústria cultural, verifica- se a

a) continuidade das referências elitistas que caracterizaram a Bossa Nova e o estímulo à organização de movimentos sociais.

b) inspiração na Jovem Guarda e no iê-iê-iê, bem como a crítica às informações festivas privilegiadas nos jornais.

c) referência ao movimento Verde-Amarelo e a tentativa de defender a produção cultural nacional, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922.

d) inspiração no Dadaísmo e a defesa ao comodismo das classes sociais mais abastadas proporcionado pelas novas tecnologias.

e) influência do ideário antropofágico e o estabelecimento da leitura alegórica de um país ao mesmo tempo moderno e retrógrado.

Gab: E

Questão 105)

A localização industrial é um importante fator logístico e estratégico dos grupos hegemônicos no mundo contemporâneo. No Brasil, nas últimas décadas, as indústrias de bens de produção foram instaladas em

a) áreas de concentração de trabalhadores migrantes.

b) áreas de fácil acesso a matérias-primas.

c) áreas cujo rigor da legislação ambiental é reduzido.

d) regiões próximas aos pequenos centros urbanos.

e) locais com disponibilidade de mão-de-obra.

Gab: B

Questão 106)

A intensa renovação da frota brasileira de automóveis tem provocado sérios problemas de trânsito em cidades como São Paulo.

O aumento das vendas de veículos novos somente foi possível porque ocorreram mudanças como:

a) facilidade de compra pela internet e crescimento do consumo no terceiro setor

b) melhor oferta de crédito e expansão do poder de compra das camadas médias

c) elevação da taxa de juro e aumento dos valores reais dos salários dos funcionários públicos

d) ampliação dos programas sociais do governo federal e incremento da poupança na classe A

Gab: B

Questão 107)

Uma grande empresa multinacional tem planos para se instalar em um dos estados do Nordeste. Analise as vantagens oferecidas por Sergipe como destino desta unidade empresarial.

00. É uma das principais economias no Nordeste: PIB per capita em torno de R$ 7.000,00, participação da indústria no PIB de 54%, com importante participação da indústria extrativa mineral.

01. Está próximo de dois outros grandes centros urbanos e industriais nordestinos, Salvador e Recife, mas sem os inconvenientes gerados pela concentração urbana.

02. Apresenta importantes recursos energéticos, representados pela usina hidrelétrica de Xingó, no rio São Francisco, além da exploração de petróleo e gás natural.

03. Possui um setor agropecuário em que predominam as pequenas e médias propriedades voltadas para a produção de commodities, com destaque para a cana-de-açúcar e o suco de laranja.

04. A malha ferroviária é moderna e interligada às principais áreas de produção mineral do país: o quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais e Carajás, no Pará.

Gab: NVVFF

Questão 108)

A era Vargas deixou marcas nas relações político-econômicas de dominação/subordinação político-econômica brasileira, contextualizando a conjuntura geopolítica de uma época. Passou a representar o início de um novo tempo na economia e na política brasileiras.

Assinale a alternativa que caracteriza esse período.

a) Período de abertura econômica conhecido como liberalismo econômico, em que os EUA passam a intervir na política e na economia e ocorre um processo de desmonte da estrutura estatal em benefício do capital estrangeiro. Os investimentos no setor público são reduzidos e a constituição liberal dá sustentação às políticas econômicas do governo.

b) Respeitando uma tendência da geopolítica global, os países da Europa passam a intervir no planejamento econômico e social brasileiro. A França, com maior destaque, passa a intervir na política do país.

c) A nova lei trabalhista fornece sustentação às políticas territoriais. Esse período ficou conhecido como de ditadura militar; a censura, a perseguição política e a repressão fornecem sustentação às políticas econômicas do governo.

d) Período marcado pela recessão econômica e falta de investimentos estrangeiros. A indústria nacional sofre queda na produção e a agricultura volta a ser incentivada. O governo, baseado na política alemã, intervém nos direitos individuais dos cidadãos e dá início a uma geopolítica.

e) Os EUA deixam de investir no Brasil como medida política de retaliação pelo envolvimento do governo com a Alemanha. Assim, a indústria é a primeira a sofrer com essa nova geopolítica.

Gab: A

Questão 109)

Assinale a alternativa em que está corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período após a década de 1980 até os dias atuais.

a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrário-exportadora do país.

b) Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro.

c) Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro.

d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a indústria, o que, associado à presença de mão de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.

e) Marca o avanço do Neoliberalismo no país, com sérias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais.

Gab: C

Questão 110)

As formas de difusão do desenvolvimento brasileiro foram historicamente formadas de acordo com as relações sociais de produção que se sucederam desde o período colonial até a atual fase de globalização econômica. Sobre a organização do espaço geográfico brasileiro, na atualidade, é correto afirmar:

01. É do tipo segmentado, em que nas diversas paisagens geográficas, coexistem elementos naturais e culturais, estabelecidos de acordo com as novas relações sociais de produção e elementos característicos de antigas relações. A polarização é feita pelos pólos de desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste, com fortes relações locais e fracas relações globais.

02. É do tipo concentrado, em que a indústria foi a grande responsável pela centralização econômica na região Sudeste do país. A partir da região Sudeste, estrutura-se uma integração da economia brasileira com as demais regiões, estimulada pelo Estado que atua de forma decisiva na implantação das infraestruturas necessárias para consolidar a integração.

04. É do tipo difuso, em que as características da economia globalizada exigem rapidez de decisão, para aproveitar as vantagens comparativas dos lugares em competição com os outros. A integração das diversas regiões brasileiras é estabelecida com os centros de comando da economia global, sendo um modelo freqüentemente voltado para o exterior.

08. É do tipo centro-periferia, em que o longo processo de desenvolvimento do Brasil acumulou enorme experiência de ação do Estado no ordenamento territorial do país. Em termos de infraestrutura e de distribuição da base produtiva, o território herdado da política de desenvolvimento nacional é profundamente desigual, porém articulado.

16. É do tipo alinhado, em que as vias terrestres, que formam os corredores de exportação, agem como catalisadoras do desenvolvimento regional, atraindo para si os capitais e a população. Os corredores de exportação alinham o desenvolvimento brasileiro no sentido interior - litoral, destacando a importância dos portos na economia nacional.

Gab: 10

Questão 111)

Examine as seguintes afirmações a respeito da industrialização brasileira.

I. No Brasil, desde a década de 1970, já se observa uma relativa desconcentração industrial, em virtude dos primeiros sinais de esgotamento de São Paulo e das vantagens oferecidas por outras cidades e unidades da federação, em decorrência da guerra fiscal facilitada pela Constituição de 1988.

II. Os mais novos pólos industriais de São Paulo, os chamados centros tecnopólos, são os do Vale do Ribeira, com destaque para São José dos Campos, e os de Campinas, que se desenvolveram na década de 1980.

III. A abertura da economia brasileira e a criação do Mercosul vêm contribuindo para uma nova reconcentração industrial no Centro-Sul, o sistema just-in-time, no qual o importante é fabricar e colocar rapidamente o produto no mercado.

Assinale

a) se todas estão corretas.

b) se apenas I e III estão corretas.

c) se apenas I está correta.

d) se apenas II e III estão corretas.

e) se todas estão incorretas.

Gab: B

Questão 112)

A industrialização brasileira no século XX foi tardia e ocorreu através da substituição de importações. Na região Sudeste, esse processo se operou através de três etapas principais, mostradas no esquema abaixo.

clip_image002

Assinale a seqüência que mostra corretamente os setores da indústria desenvolvidos em cada etapa.

a) bens de consumo duráveis clip_image004indústria de base clip_image004[1] bens de consumo não-duráveis

b) bens de consumo não-duráveis clip_image004[2] indústria de base clip_image004[3] bens de consumo duráveis

c) indústria de base clip_image004[4] bens de consumo duráveis clip_image004[5] bens de consumo não-duráveis

d) bens de consumo duráveis clip_image004[6] bens de consumo não-duráveis clip_image004[7] indústria de base

e) bens de consumo não-duráveis clip_image004[8] bens de consumo duráveis clip_image004[9] indústria de base

Gab: B

Questão 113)

Desempenho Industrial Estadual – Taxas anuais reais de crescimento.

clip_image007

Fonte: IBGE, 2007.

Com o auxílio do gráfico e considerando seus conhecimentos, é possível afirmar que, no período representado,

a) a região sul mostra sensível decréscimo das taxas de produção industrial, fato que provoca êxodo da população em busca de emprego nas atividades agrárias.

b) a região sul apresenta taxas altas e baixas de crescimento, devido ao esgotamento do modelo baseado em indústrias alimentícias.

c) os estados selecionados do Nordeste revelam tendência à estagnação da produção industrial e à retração das atividades agrárias.

d) os dados apontam para o fenômeno da desconcentração industrial no Sudeste, em razão da liderança assumida pelo agronegócio nessa região.

e) a região sudeste ainda apresenta concentração industrial expressiva, apesar da diminuição das taxas de crescimento de parte de seus estados.

Gab: E

Questão 114)

O processo de industrialização brasileiro encontrou na região sudeste do país, principalmente no estado de São Paulo, elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento. Um fator determinante para a ocupação desse espaço foi:

a) A concentração da indústria no interior do espaço regional do sudeste foi caracterizada por um modelo de alta tecnologia;

b) O moderno processo de industrialização do campo foi introduzido no sudeste com o desenvolvimento da agroindústria do café e do milho;

c) O processo de integração, após a década de 1940, deu-se a partir de ações do estado nacional que investiu pesadamente em rodovias e telecomunicações;

d) O transporte ferroviário constitui a principal via de integração do espaço oriental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial;

e) A concentração no ABC paulista e no Vale do Paraíba do Sul baseou-se na indústria de capital estrangeiro para atender as necessidades da região.

Gab: D

Questão 115)

São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo duráveis, respectivamente:

a) siderúrgica; eletrodoméstico.

b) petroquímica; mecânica.

c) papel-celulose; têxtil.

d) automobilística; autopeças.

e) naval; alimento.

Gab: A

Questão 116)

A indústria no Brasil aponta sinais de diminuição no seu crescimento. Os dados do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam esse fato: em 2005 a participação do setor industrial no Produto Interno Bruto foi de 30,3% e em 2006 de 26,6%. As altas taxas de juro e a abertura de mercados podem ser apontadas como grandes causas dessa mudança.

Sobre o setor industrial brasileiro, é correto afirmar que

a) a chamada “guerra fiscal” é caracterizada pelo aumento de impostos cobrados pelos governos estaduais a fim de diminuírem a carga tributária federal com o parque industrial instalado.

b) a migração de indústrias para o Nordeste brasileiro tem sido grandemente dificultada pelo aspecto geográfico, pois os estados localizados nessa região estão longe do Mercosul, onde estão os principais mercados internacionais do Brasil.

c) passou a adotar, para tornar-se mais rentável, a estratégia de descentralização, ou seja, a instalação de unidades fabris fora do local de concentração histórica, nos grandes centros, sobretudo no eixo Rio-São Paulo.

d) a comercialização de bens industrializados, as conhecidas commoddities, como soja e café brasileiros, é vantajosa para a indústria nacional, pois são produtos de baixo custo de produção.

e) a fraca concentração industrial na região sul, sobretudo em Porto Alegre, Curitiba e no Vale do Itajaí (Blumenau e Joinvile), foi motivada pela baixa densidade demográfica existente nessas áreas.

f) I.R.

Gab: C

Questão 117)

Sobre o processo de globalização econômica e a industrialização brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

I. No território brasileiro, a integração econômica, pautada em modelo de desenvolvimento urbano-industrial, consolidou, sob a hegemonia da região Nordeste, o processo de industrialização.

II. Pautada em um “tripé”, a industrialização brasileira materializou-se com investimentos de capitais nacionais pelas empresas estatais e a contribuição de multinacionais.

III. A industrialização brasileira, conjuntamente com a modernização agrícola, fomentou acelerada urbanização que, dentre outros fatores, agravou a condição de moradia e mesmo de trabalho nas denominadas “grandes cidades” que abrigam considerável número de favelas.

IV. O território brasileiro apresenta características de certos países europeus e norte-americanos, com o transporte sendo efetuado, prioritariamente, por meio de ferrovias, visto a grande extensão brasileira.

Está correto o que se afirma

a) em I e IV, apenas.

b) em II e III, apenas.

c) em II e IV, apenas.

d) em I e III, apenas.

Gab: B

Questão 118)

Lula defende biocombustíveis das críticas crescentes

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção de biocombustíveis pelo Brasil rejeitando as críticas de que ela acelera o aumento dos preços dos alimentos em todo o mundo e prejudica o meio ambiente.

As crescentes críticas são um desafio à diplomacia brasileira e ao auge das exportações agrícolas, que transformaram o Brasil no maior exportador mundial de etanol derivado da cana-de-açúcar.

Competidores e críticos tentaram relacionar várias das exportações agrícolas do país, da carne à soja, com a destruição do meio ambiente e com más condições de trabalho.

RAYMOND COLITT, em 16/04/2008

Adaptado de www.estadao.com.br

O debate a respeito do uso de biocombustíveis não envolve apenas questões ambientais, mas também diferentes interesses econômicos. Neste último caso, encontram-se países e empresas que lucram com a utilização em larga escala dos combustíveis fósseis e produtores de biocombustíveis. Nesse campo de lutas, o Brasil emerge como um potencial ator de primeira grandeza, posicionando-se no centro dessa polêmica.

Um alegado risco ambiental decorrente da maior produção de biocombustíveis no Brasil e uma vantagem territorial que fundamenta a defesa desta política de Estado, respectivamente, são:

a) desertificação – abundância de recursos hídricos

b) degradação dos solos – predomínio de solos férteis

c) desmatamento – disponibilidade de terras não cultivadas

d) disseminação de pragas – ocorrência de climas temperados

Gab: C

Questão 119)

Brasil: participação do setor privado, estatais e governo na taxa de investimento na economia

clip_image009

EUSTÁQUIO DE SENE e JOÃO C. MOREIRA

Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e

globalização. São Paulo: Scipione, 2007.

A importância do Estado na economia de um país varia ao longo do tempo de acordo, dentre outros aspectos, com o papel que desempenha na produção de riqueza.

No gráfico acima, é possível identificar o período de maior relevância do Estado como agente direto do crescimento econômico no Brasil.

Esse período e a correspondente doutrina econômica que fundamentava os seus investimentos são identificados como:

a) Estado Novo – monetarismo

b) governo JK – protecionismo

c) Nova República – liberalismo

d) regime militar – keynesianismo

Gab: D

Questão 120)

Com base nos conhecimentos sobre a industrialização brasileira, pode-se afirmar:

01. A internacionalização da indústria brasileira durante a década de 30 do século passado está relacionada à prática do tripé: capital estatal, capital privado nacional e capital estrangeiro e à política de abertura econômica.

02. A segunda etapa do processo de industrialização brasileira, iniciada com a implantação do Plano de Metas, privilegiou obras, objetivando ampliar o transporte ferroviário no país.

03. O momento da Segunda Guerra Mundial favoreceu o aumento da produção interna do país, em decorrência da dificuldade de comercializar com os países europeus, o que levou o governo brasileiro a intensificar a política de substituição das importações.

04. Os governos militares neoliberais foram responsáveis pela criação, infraestrutura e privatização das indústrias de base no país, a exemplo da Companhia Vale do Rio Doce.

05. A década de 80 do século XX foi marcada pela globalização da economia mundial, pela política neoliberal, fatores que contribuíram para que a economia brasileira vivesse seu apogeu e conquistasse novos mercados.

Gab: 03

Questão 121)

O Estado de São Paulo detinha 57% do valor da produção industrial do Brasil em 1970. Em 2005, essa percentagem tinha caído para cerca de 49%. Isso é o que se chama desconcentração industrial.

a) Mencione um fator próprio de São Paulo, que explique essa desconcentração.

b) Mencione dois fatores próprios de outros Estados, que expliquem a ida de indústrias para essas áreas.

Gab:

a) Dentre os fatores, podemos destacar a busca de várias empresas por vantagens comparativas (custo de produção e de mão-de-obra) em outros estados da federação e o intenso processo de terciarização da economia paulista desde o início da década de 1980.

b) Entre os fatores, destacam-se: redução e/ou isenção fiscal, mão-de-obra mais barata e sindicatos menos organizados e atuantes.

Questão 122)

Nas últimas décadas do século XX, os novos padrões locacionais das indústrias apontam para a desconcentração espacial e para a emergência de novos pólos produtivos, afastados das grandes aglomerações urbanas.

Explique dois fatores responsáveis, na atualidade, pela desconcentração espacial da atividade industrial.

Gab:

– guerra fiscal, alto custo da produção, desenvolvimento dos meios de comunicação.

Questão 123)

Até o início do século XX, o processo de industrialização no Rio Grande do Sul teve mais força na região sul do estado. Primeiro com as charqueadas e depois com os frigoríficos. Já a partir de 1890 começou a se desenvolver a indústria também no nordeste, e o estado passou a ter dois focos de industrialização bem distintos: o do sul e o do nordeste.

Observe as características da indústria do Rio Grande do Sul no período enfocado no texto.

I. Produção para o mercado externo.

II. Capital gerado pelo comércio.

III. Capital de imigrantes.

IV. Capital gerado pela pecuária.

V. Capital bancário e internacional.

É correto afirmar que, no contexto da questão, as características da indústria do sul do Rio Grande do Sul são

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) II e IV.

d) I, III e V.

e) II, IV e V.

f) I.R.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis