quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 2

Questão 16)

Sobre o processo de internacionalização da economia brasileira, pode-se afirmar que

a) é muito recente, porém foi intenso, produto das políticas protecionistas implantadas no país na década de 1980.

b) o processo é antigo, tendo se tornado visível na década de 1950, com a entrada de várias empresas multinacionais.

c) embora seja antigo, é restrito ao setor automobilístico, já que em setores estratégicos como alimentos e minérios só podem atuar empresas nacionais.

d) está relacionado ao modelo de industrialização no país, que se organiza por plataformas de exportação, voltado para o mercado externo.

e) iniciou-se na década de 1970, com a entrada de capitais destinados a projetos que visavam proteger a região amazônica da destruição.

Gab: B

Questão 17)

O Vale do Paraíba carioca é um importante pólo industrial do estado. Resende e Volta Redonda, por exemplo, são importantes municípios que apresentam como destaque, respectivamente, as indústrias:

a) siderurgia e automobilística

b) petroquímica e textil.

c) automobilística e siderúrgica.

d) informática e metalurgia

e) agroindústria e alimentícia.

Gab: C

TEXTO: 1 - Comum à questão: 18

clip_image002

GENTIL. ...vai chuva...vem sol. A Tarde. Salvador, 1 jul. 2012, p. A3.

Em 2010, quase 85% da população brasileira morava na zona urbana. Os problemas que essa população enfrenta, em geral, são abundantes, em parte devido ao modo como se deu a urbanização no país. Enquanto a população urbana passou a ser majoritária no mundo apenas a partir de 2008, os brasileiros que moram em cidades são maioria desde 1965, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (BOMFIM, 2012, p. 114).

BOMFIM, M. As cidades vão a debate e às urnas. Atualidades e

Vestibular+ ENEM. São Paulo: Abril, ed. 16, 2. sem. 2012.

Questão 18)

O processo industrial e de urbanização brasileiro, em muitos momentos, ficou caracterizado como sendo de uma “modernização conservadora”.

Por esse processo, entende-se a dinâmica socioeconômica durante

01. a Era Vargas, quando a Lei de Remessa de Lucros foi aprovada, fortalecendo a indústria nacional, ao restringir a entrada do capital externo, apesar de provocar a obsolescência industrial, em função da falta de competitividade com as empresas estrangeiras.

02. o governo Juscelino Kubitschek, na medida em que a reforma agrária estabelecida pelo Plano de Metas deslocou o capital do setor industrial para o agrícola, fortalecendo a agricultura familiar em detrimento do agronegócio.

03. a gestão de Jânio Quadros, quando a “Política Externa Independente” de aproximação com o bloco socialista provocou o rompimento com o capital estadunidense, consolidando o capital nacional, mas atrasando o crescimento da indústria nacional.

04. o período do governo de João Goulart, na medida em que as “Reformas de Base” estabeleceram uma melhor distribuição de renda no país, provocando, contudo, uma queda na taxa de lucro do capital e uma redução dos investimentos na produção.

05. o regime ditatorial militar, quando a política de atração do capital estrangeiro modernizou o parque industrial nacional, mas manteve intacta a estrutura social, contribuindo para o processo de concentração de renda no país.

Gab: 05

Questão 19)

Examine a tabela:

clip_image004

Os dados nos mostram que

a) a participação proporcional do número de estabelecimentos da indústria paulistana caiu no conjunto do Estado com a aceleração da industrialização no Nordeste brasileiro.

b) a perda percentual da indústria paulistana no que se refere ao número de estabelecimentos segue outro curso, se compararmos com o que acontece com o número de postos de trabalho.

c) a posição da indústria paulistana perdeu espaço, pois há um notório processo de desconcentração dessas atividades para os municípios vizinhos e para outros mais interiorizados.

d) há uma discreta perda da indústria paulistana (número de estabelecimentos) e não é possível pelos números concluir sobre algo significativamente novo na industrialização do Estado.

e) com indústrias de condições tecnológicas desiguais não há conexão clara entre o número de estabelecimentos e os valores de produção e renda. Um número pode cair e o outro não.

Gab: C

Questão 20)

A metrópole se transforma num ritmo intenso. A mudança mais evidente refere-se ao deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo [para outras cidades paulistas ou outros estados], uma tendência que presenciamos no processo produtivo – como condição de competitividade – que obriga as empresas a se modernizarem.

A. F. A. Carlos, São Paulo: do capital industrial ao capital

financeiro, 2004. Adaptado.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, considere as afirmações:

I. Um dos fatores que explica o deslocamento de indústrias da capital paulista é o seu trânsito congestionado, que aumenta o tempo e os custos da circulação de mercadorias.

II. O deslocamento de indústrias da capital paulista tem acarretado transformações no mercado de trabalho, como a diminuição relativa do emprego industrial na cidade.

III. O deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo decorre, entre outros fatores, do alto grau de organização e da forte atuação dos sindicatos de trabalhadores nessa cidade.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Gab: E

Questão 21)

Analise o mapa.

clip_image006

(IBGE, 2006.)

O mapa expressa a distribuição geográfica brasileira da

a) capacidade de compra, por habitante.

b) indústria.

c) agricultura orgânica.

d) demanda por insumos agrícolas.

e) oferta de energia.

Gab: B

Questão 22)

Sobre o processo industrial brasileiro, são feitas as seguintes afirmações:

I. A concentração de capitais proporcionada pela economia cafeeira, favoreceu o desenvolvimento industrial paulista.

II. A ocorrência de combustíveis fósseis, em especial o carvão, foi um dos motivos que levou à concentração industrial no Sudeste.

III. A designada “guerra fiscal” e a organização sindical, contribuíram para a desconcentração verificada a partir do último quartel do século XX.

IV. O desenvolvimento desigual brasileiro reflete-se na disparidade da espacialização industrial do país.

V. Responsável pela maior fatia do parque industrial brasileiro, igualmente, a maior concentração siderúrgica do país localiza-se no estado de São Paulo.

São corretas:

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) I, III e V

d) II, III e V

e) III, IV e V

Gab: B

Questão 23)

Leia o texto a seguir.

A Rua Teresa se rendeu aos chineses. Pressionadas pela competição dos produtos importados e pelo surgimento de outros polos de moda, algumas confecções da tradicional rua do varejo de roupas de Petrópolis já estão importando da China até 20% do que vendem em suas lojas. [...] Se as próprias confecções estão importando, a tendência é maior entre os que são apenas varejistas. As etiquetas de “Fabricado no Brasil” disputam espaço com as de “Fabricado na China”. Algumas indústrias, no entanto, admitem até mesmo a prática de trocar etiquetas chinesas por aquelas da marca própria. [...] Além da importação de peças prontas, as confecções investem em máquinas mais modernas para reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Lucianne Carneiro. Rua Teresa “made in China”. O Globo, Rio de Janeiro, p. 27, 8 abr. 2012 Adaptado.

O processo descrito no texto tem ocorrido em todo o país.

Esse processo é denominado:

a) inflação.

b) privatização.

c) flexibilização.

d) desregulamentação.

e) desindustrialização.

Gab: E

Questão 24)

A atual organização espacial do território brasileiro contém disparidades regionais de diferentes ordens. O governo brasileiro implementou, nas últimas décadas, várias estratégias e políticas públicas, objetivando superá-las. Mesmo assim, algumas dessas disparidades persistiram e intensificaram-se. No que se refere à atividade industrial, verifica-se que

a) o processo de desconcentração espacial do setor metalúrgico foi eficaz e conseguiu reduzir a concentração na região Norte com a implantação da zona franca de Manaus.

b) a formação das regiões metropolitanas na região Centro-Oeste está associada ao desenvolvimento industrial promovido pelo projeto desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.

c) a descentralização industrial ocorre com maior frequência para o interior dos estados do Sudeste e Sul, desencadeando a chamada guerra fiscal.

d) na região Norte essa atividade está ligada à implantação de numerosos polos agroindustriais durante os governos militares, visando promover a integração nacional.

e) as estratégias desenvolvidas na região Nordeste estão focadas no setor farmacêutico e de cosméticos, baseadas no modelo de substituição de importações.

Gab: C

Questão 25)

clip_image008

Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre o espaço da produção industrial no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) O aumento percentual dos estabelecimentos produtivos na Região Nordeste foi proporcionado, principalmente, pelo crescimento do consumo interno.

( ) A posição ocupada pela Região Sul está relacionada, entre outros motivos, à sua proximidade com os países-membros do Mercosul.

( ) O processo de descentralização industrial ocorre do Sudeste para as demais regiões, e das capitais para o interior dos estados.

( ) No período retratado no gráfico, não se verificou aumento do número de estabelecimentos industriais no país, mas, sim, uma expressiva redução dos existentes nas metrópoles nacionais.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F F V V

b) F V V F

c) V F F F

d) V F F V

e) F V V V

Gab: B

Questão 26)

Sobre a evolução da estrutura industrial brasileira, considere as afirmações a seguir.

I. A indústria química teve seu período de maior expansão na década de 1970, com a criação dos polos petroquímicos de São Paulo e de Camaçari, vislumbrando-se o prosseguimento dessa expansão na presente década com a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro - Comperj -, em Itaboraí.

II. A indústria mecânica recebe, desde a década de 1980, estímulos fi scais para a importação de equipamentos, com destaque para o setor automobilístico que acelerou sua modernização, especialmente a partir da década de 1990, em estados da região sudeste.

III. A indústria siderúrgica expandiu-se na década de 1940, a partir da criação da Cia. Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, e foi comandada pelo Estado até a década de 1990, quando tiveram início várias privatizações de porte, provocando a reestruturação industrial da Zona Franca de Manaus, a partir deste último período.

Explica a evolução da estrutura industrial brasileira APENAS o que se afirma em

a) I

b) II

c) I e II

d) I e III

e) II e III

Gab: C

Questão 27)

As proposições abaixo tratam da dinâmica espacial da indústria brasileira. Analise-as e escreva F ou V conforme sejam Falsas ou Verdadeiras.

( ) Inicialmente o crescimento industrial e os investimentos em infraestrutura concentraram-se no Sudeste do país. Esse fenômeno reforçou a tendência de concentração espacial da indústria e acentuou as desigualdades regionais.

( ) Até a década de 1960 o Sul e o Nordeste eram regiões industriais periféricas e no Norte e no Centro-Oeste havia apenas núcleos locais isolados, os chamados enclaves industriais.

( ) A partir da década de 1940, a fim de impulsionar o crescimento econômico regional, o governo federal iniciou a implantação de medidas para descentralizar os investimentos públicos e privados, entre os quais, com destaque, os investimentos fiscais.

( ) A partir de 1990, intensificou-se o processo de desconcentração industrial. Muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços geográficos, na busca de vantagens econômicas, incentivos fiscais, menores custos de produção, mão-de-obra barata, mercado consumidor significativo e atuação sindical pouco expressiva.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) V V F F

b) V V V F

c) F F F V

d) V V F V

e) F F V V

Gab: D

Questão 28)

O patrono

Um estudo recente encomendado pelo banco BNP Paribas, francês e insuspeito, mostrou que nos últimos cinco anos a classe C brasileira cresceu e aumentou sua renda mais do que as classes A/B, enquanto as classes D/E diminuíram de tamanho. O que deve interessar a todo o mundo é que está se criando uma coisa que até agora não existia no Brasil. E o patrono desta transformação não é Karl Marx, é Henry Ford.

Henry Ford ficou na história porque criou o fordismo, um método revolucionário de produção de carros em série que mudou para sempre os costumes e a paisagem da América.

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Adaptado de O Globo, 15/04/2010

De acordo com o texto, há um elemento do fordismo verificado no Brasil apenas recentemente. Aponte esse elemento. Nomeie ainda o atual modelo produtivo capitalista, sucessor do fordismo, e apresente duas de suas características.

Gab:

Mercado consumidor de massa

Pós-fordismo, toyotismo ou modelo sistêmico-flexível e duas das características:

· enfraquecimento dos sindicatos

· produção fragmentada globalmente

· maior preocupação com o meio ambiente

· maior rapidez no ciclo de renovação do produto

· maior parcela da produção feita por empresas terceirizadas

· linha de montagem flexível, com diversificação da produção

· necessidade de mão de obra com maior nível de qualificação

· importância crescente da tecnologia de produto e de produção

Questão 29)

Os setores produtivos de um país são formados por um conjunto de atividades econômicas. Um exemplo de setor produtivo é o Secundário, constituído pelas seguintes atividades:

a) agricultura, construção civil, extrativismo.

b) construção civil, indústria de transformação, indústria extrativa vegetal e mineral, serviço industrial de utilidade pública.

c) serviços, comércio, transportes, silvicultura.

d) geração de energia, indústria de transformação, silvicultura, criatório.

e) agroindústria, pecuária, caça e pesca, serviço industrial de utilidade pública.

Gab: B

Questão 30)

O processo de industrialização ocorrido no Brasil a partir de 1930 trouxe grandes transformações na organização do território nacional, pois constituiu uma economia cujo crescimento depende principalmente do dinamismo do mercado interno. Com base no enunciado e nos conhecimentos de geografia do Brasil, assinale a afirmativa correta.

a) A alta concentração industrial nas regiões metropolitanas e cidades médias próximas dessas áreas cria uma estrutura produtiva pouco integrada.

b) Como o mercado consumidor de bens industriais se concentra nas cidades localizadas até 150 km do litoral, a interiorização do desenvolvimento econômico continua a depender da agropecuária.

c) A industrialização forjou uma rede urbana constituída por duas metrópoles globais, algumas metrópoles nacionais e centros urbanos com áreas de influência regional ou local.

d) A agricultura de exportação vigente até 1930 criou uma economia estruturada em centro e periferia, sendo o primeiro a então capital federal, Rio de Janeiro, e a segunda, as áreas de produção agropecuária.

e) A concentração industrial cada vez mais alta no Sul e Sudeste reduz os níveis de integração econômica do território brasileiro, que vai ficando cada vez mais desigual.

Gab: C

Questão 31)

Dentre as alternativas abaixo, que dizem respeito à indústria brasileira no Século XXI, uma está incorreta. Assinale-a

a) O Brasil detentor de um grande mercado interno, de abundantes recursos naturais, possui um parque industrial altamente diversificado e conta com um desenvolvido setor de alta tecnologia.

b) Apesar de ser um país industrializado, apresenta indicadores sociais de países subdesenvolvidos, dependência tecnológica e necessidade de aporte de investimentos internacionais.

c) No pais, foram criados vários polos tecnológicos que concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta.

d) As atividades desenvolvidas nos polos tecnológicos independem de outros setores da economia.

e) Para a criação de polos tecnológicos que deram origem a instituições de ensino e pesquisa nacionais, foi fundamental o apoio governamental, colocando o país na vanguarda da tecnologia de ponta.

Gab: D

Questão 32)

Comparando-se dois momentos do processo de industrialização brasileira, a década de 1930 e a década de 1950, responda:

a) Quais são as diferenças, com relação ao mercado externo, entre esses dois momentos?

b) Quais transformações a industrialização trouxe para a organização espacial brasileira?

Gab:

a) O processo de industrialização brasileira de 1930 desenvolveu-se apoiado em medidas protecionistas, que visavam à expansão de cunho nacionalista da produção fabril no país, voltada para a substituição das importações.

O processo de industrialização brasileira de 1950 desenvolveu-se no contexto de uma política industrial liberal, portanto marcada por menor protecionismo industrial e, também, pela entrada maciça de capital estrangeiro no setor produtivo.

b) Entre as transformações geradas pela industrialização no contexto da organização espacial brasileira, podem-se citar: a intensificação do processo de urbanização e a solidificação do centro-sul como a principal área geoeconômica do país, por nela se concentrarem os principais polos de desenvolvimento industrial, dentre os quais se destacaram os do eixo industrial São Paulo-Rio-Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis