terça-feira, 13 de setembro de 2016

Questões Enem Formas e Estruturas do Relevo 2

Questão 22)

A imagem a seguir percorreu o mundo. Trata-se de um deslizamento ocorrido na Região Sudeste do Brasil, com um saldo trágico de mortos. Observe-a.

clip_image002

Quais são as causas de escorregamentos catastróficos como esse?

00. as mudanças na geometria da encosta.

01. as oscilações da maré no verão.

02. os fortes episódios pluviométricos.

03. os planos de fraturamento das rochas.

04. as alterações antrópicas da cobertura vegetal.

Gab: VFVVV

Questão 23)

No mapa, estão traçados os cortes 1–2 e 3–4.

clip_image004clip_image006

clip_image008

(IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2009. Adaptado.)

Indique o corte que identifica o perfil topográfico representado e mencione três características geográficas encontradas ao longo desse perfil.

Gab:

O perfil topográfico que identifica as unidades geomorfológicas destacadas no perfil de relevo apresentado é o de no 3-4.

Entre as características geográficas encontradas ao longo desse perfil, podem-se citar:

— Relacionadas ao relevo:

• presença da planície do pantanal (ao sudoeste);

• presença de planaltos e chapadas (na porção central e nordeste do perfil).

— Relacionadas à hidrografia:

• presenças das bacias do Paraguai, São Francisco e do Leste.

— Relacionadas ao clima:

• presença de clima tropical, no Brasil central, semiárido, no interior do nordeste, e tropical úmido, no litoral desta última região.

— Relacionadas à vegetação:

• presença do complexo do pantanal, cerrado (Brasil central), caatinga (interior do nordeste) e mata atlântica (zona da mata).

— Relacionadas à população:

• densidade demográfica baixa na faixa central e no interior do nordeste, e alta no litoral nordestino.

— Relacionadas à economia:

• presença de pecuária extensiva (bovinos) e cultivo de soja na porção central e oeste da Bahia.

Questão 24)

Leia o texto abaixo.

Um terremoto de magnitude 7 atingiu o nordeste do Japão na manhã deste domingo (10), noite de sábado (9) no Brasil. Foi emitido um alerta de tsunami após o tremor, mas, de acordo com a agência de notícias Reuters, ondas de 10m atingiram a costa do país próximo das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, segundo o instituto meteorológico do país. Inicialmente, foi divulgado que o tremor teve magnitude de 7,3. O forte tremor ocorreu por volta das 9h57 da manhã de domingo na costa nordeste do Japão, região mais afetada pelo terremoto do dia 11 de março [de 2011]. O epicentro do terremoto, de acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) foi no mar a 34 km de profundidade e a 250 km ao leste de Fukushima. O alerta de tsunami chegou a prever que ondas de meio metro de altura pudessem atingir a costa japonesa.

www.http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/forte-terremoto-atinge-costa-leste-do-japao.html,

de 10/07/2011. Capturado em 02/11/2011. Adaptad0

O texto acima refere-se a um abalo sísmico ocorrido no Japão em julho de 2011. Isso ocorre porque o Japão se localiza sobre uma área geologicamente instável, na qual há o encontro e atrito entre placas tectônicas. No Brasil, é CORRETO afirmar que estes abalos sísmicos não ocorrem com a intensidade que se verifica no Japão porque o país localiza-se

a) no interior da placa Latina e quando os abalos sísmicos ocorrem no choque desta com outras placas, os impactos não alcançam o território brasileiro.

b) no interior da placa Sul-Americana e esta localização faz com que impactos dos abalos sísmicos alcancem o território brasileiro com menor intensidade.

c) no limite da placa Amazônica e os impactos dos abalos sísmicos não atingem todo o território brasileiro em função da extensão territorial do país.

d) no limite da placa Atlântica e, por se tratar de uma área geologicamente estável, os abalos sísmicos, quando acontecem, são de baixa magnitude e insignificantes.

Gab: B

Questão 25)

Em função de fatores variados, dentre eles a significativa extensão territorial, o relevo, a dinâmica de massas de ar e do predomínio de clima úmido, o Brasil é composto por uma ampla e densa rede hidrográfica. Regra geral os rios apresentam 4 tipos fundamentais de canais fluviais, a saber: retilíneo, meandrante, anastomosado e entrelaçado. Tomando o enunciado como referência é CORRETO afirmar que a drenagem anostomosada é aquela que

a) corre em relevos com declividade acentuada, onde suas águas escoam com grande velocidade e os desvios tendem a ser pequenos.

b) atravessa relevos planos, onde a baixa declividade e a consequente pequena velocidade de escoamento das águas tornam os desvios mais acentuados.

c) consiste em vários canais distributários que se ramificam e se juntam formando um conjunto de canais interligados e separados por inúmeras ilhas que se apresentam de forma alongada.

d) caracteriza um rio permeado por ilhas e barras formadas pelo assoreamento do material transportado em suspensão por suas próprias águas.

e) apresenta como principal característica relevos de formas abruptas e escarpadas nas margens e o leito com uma profundidade acentuada.

Gab: C

Questão 26)

O território brasileiro apresenta um quadro complexo de formas e estruturas de relevos que ganha uma grande diversidade constatada em suas regiões e que por sua vez se materializam em extensas paisagens. Os inselbergs representam uma dessas formas, onde a composição litológica é um dos seus principais destaques. Considerando as formas de relevo é CORRETO afirmar que os inselbergs são definidos por:

a) Declive acentuado que aparece em bordas de planalto e que pode ser gerada por um movimento tectônico que forma escarpas de falhas.

b) Forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave.

c) Tipo de planalto que possui um topo aplainado e as encostas escarpadas.

d) Formação que ocorre próximo à praia, diminuindo ou bloqueando o movimento das ondas.

e) Um tipo de saliência encontrada em regiões de clima árido ou semi-árido, onde sua estrutura rochosa é mais resistente à erosão que o material encontrado em seu entorno.

Gab: E

Questão 27)

Com relação aos fundamentos geológicos do espaço brasileiro, assinale o que for correto.

01. Em território brasileiro aparecem três grandes bacias sedimentares que se formaram ao longo dos últimos 600 milhões de anos: a Amazônica, a do Parnaíba ou do Maranhão e a do Paraná.

02. As áreas cratônicas ou de plataforma do território brasileiro correspondem aos terrenos geológicos mais recentes e ainda não estão muito trabalhadas pelos agentes de erosão.

04. As estruturas e as formações litológicas do território brasileiro são recentes (do Terciário e Quaternário da Era Cenozoica), mas as formas de relevo são antigas.

08. O território brasileiro é, na sua maior parte, formado por estruturas geológicas antigas: de terrenos cristalinos (Pré-cambriano) e grandes bacias sedimentares (do Paleozoico ao Mesozoico).

Gab: 09

Questão 28)

O relevo apontado pela seta é parte da paisagem urbana do Município de Caruaru. Sobre sua singularidade geomorfológica, é correto afirmar que se trata:

clip_image010

a) de uma feição de relevo que é característica de clima seco; em geral desenvolve-se em rochas mais resistentes.

b) de uma rocha sedimentar, que foi erguida por movimentos internos da crosta e desenvolvida em rochas tenras, numa área de abalos sísmicos.

c) de uma forma de relevo ígnea vulcânica, que é característica de climas semi-úmidos; em geral desenvolve-se em planaltos basálticos, como o da Borborema.

d) de uma rocha ígnea intrusiva-metamórfica, resto de antigas montanhas de dobramento, que foi desgastada pela erosão.

e) de uma feição de relevo característica de clima semiárido e desenvolvida em rochas sedimentares elaboradas no Cenozoico.

Gab: A

Questão 29)

O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes.

Observe a Figura abaixo.

clip_image012

Disponível em: < www.viagem.uol.com.br/ultnot/2011/08/29/nisia-floresta-

tem-historia-gastronomia-e-belezas-naturais.jhtm >. Acesso em: 29 ago. 2011.

Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma

a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica.

b) restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha.

c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados.

d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes.

Gab: C

Questão 30)

Analise a figura a seguir.

clip_image014

A partir da análise, assinale a alternativa correta.

a) A área ”A” corresponde ao talvegue do morro; e a “B”, ao que se denomina de área de risco. Áreas de risco são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou catástrofes decorrentes da ação antrópica. Essas áreas são ocupadas devido ao crescimento urbano.

b) A área “A” corresponde ao maciço do morro; e a “B”, ao que se denomina de área de planície. Áreas de planície são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou catástrofes decorrentes da ação antrópica. Essas áreas são ocupadas devido à falta de políticas públicas adequadas ao crescimento urbano.

c) A área “A” corresponde a vertente ou encosta do morro; e a “B”, ao que se denomina de área de risco. Áreas de risco são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou catástrofes decorrentes da ação antrópica. Essas áreas são ocupadas devido à falta de políticas públicas adequadas ao crescimento urbano.

d) A área “A” corresponde a encosta do morro; e a “B”, ao que se denomina de área de risco. Áreas de risco são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a impactos ambientais. Essas áreas são ocupadas devido ao crescimento das cidades.

e) A área “A” corresponde àquilo que se denomina de área de risco; e a “B”, ao que se denomina de área da planície do vale. Áreas de planície são consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a desastres naturais. Essas áreas são ocupadas graças ao crescimento das cidades e à necessidade de novas áreas para moradia.

Gab: C

Questão 31)

Aplicando os conceitos de morfoestrutura, morfoescultura e morfoclimática ao território do Brasil, Jurandyr L. S Rosse criou três níveis hierárquicos de classificação do relevo brasileiro.

Considerando-se essa informação e os conhecimentos a respeito da mais atual classificação do relevo brasileiro, pode-se afirmar:

a) O primeiro nível dá nome a cada uma das unidades morfoesculturais, com base nas denominações locais.

b) O segundo nível, que se refere à composição litológica, faz referência às áreas de planalto.

c) O terceiro nível hierárquico diz respeito à forma de relevo que se destaca em uma região da superfície terrestre.

d) A morfoescultura está diretamente relacionada à influência exercida pela estrutura geológica na origem das formas de relevo.

e) A morfoclimática compreende a influência dos paleoclimas na esculturação do relevo.

Gab: B

Questão 32)

As modernas técnicas cartográficas e de sensoriamento remoto permitiram realizar levantamentos mais detalhados sobre as características fisiográficas (geologia, relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação) do Brasil. No final da década de 1980, o professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, propôs uma divisão mais detalhada do relevo brasileiro do que as anteriores. Sobre o relevo e as unidades estruturais do território nacional representados na figura abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.

clip_image016

Adaptado de ROSS, J.L.S. Relevo Brasileiro: uma nova proposta

de classificação. Revista do Departamento de Geografia. São Paulo, n° 4, 1990.

a) A maioria dos planaltos, também denominados de “formas residuais”, é considerada como vestígios de antigas superfícies erodidas pelos agentes externos, os quais atuam continuamente nas paisagens.

b) Os planaltos e as chapadas da Bacia Sedimentar do Paraná englobam terrenos sedimentares e de rochas vulcânicas e o seu contato com as depressões circundantes é feito por meio do talude continental.

c) Nos limites das bacias sedimentares com os maciços antigos, os processos erosivos formaram áreas rebaixadas, denominadas de depressões. As depressões periféricas são aquelas formadas nas regiões de contato entre as estruturas sedimentares e as cristalinas, como por exemplo, a depressão Sul-Rio- Grandense.

d) As planícies em estruturas sedimentares recentes formam as planícies costeiras, também conhecidas como planícies litorâneas e as planícies continentais situadas no interior do país como, por exemplo, a planície do Pantanal.

e) Em sua classificação para as formas do relevo Brasileiro, Jurandyr Ross baseou-se em três critérios: o morfoestrutural, que considera a estrutura geológica; o morfoclimático, que considera o clima e o relevo e o morfoescultural, que considera a ação de agentes externos.

Gab: B

Questão 33)

Analise o perfil a seguir.

clip_image018

Assinale a alternativa que contém o nome das unidades do relevo numeradas por 1 e 2.

a) 1 – Planície Residual Norte-Amazônica; 2 – Depressão Residual Sul-Amazônica.

b) 1 – Planaltos Residuais Norte-Amazônicos; 2 – Depressão Marginal Sul-Amazônica.

c) 1 – Planaltos Residuais Venezuelanos; 2 – Planaltos Residuais Sul-Amazônicos.

d) 1 – Depressão Norte-Amazônica; 2 – Depressão Limítrofe Sul-Amazônica.

e) 1 – Planaltos Residuais Norte-Amazônicos; 2 – Depressão Periférica Sul-Amazônica.

Gab: B

Questão 34)

Em 1953, o geólogo alemão Reinhard Maack propôs a divisão do território paranaense em regiões naturais, baseada em critérios geológicos e geomorfológicos.

Levando em conta essa classificação, é correto afirmar:

01. As regiões naturais do Estado do Paraná compreendem, de leste para oeste, o litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto, o Segundo Planalto e o Terceiro Planalto.

02. O Terceiro Planalto corresponde a uma superfície com relevo homogêneo formado por rochas basálticas – provenientes de derrames de lavas ocorridos na Era Mesozoica – recobertas pelo arenito Caiuá na parte noroeste do Estado.

04. Nas vertentes ocidentais da Serra do Mar, em altitudes acima de 500 metros, ocorre a Vegetação dos Campos Limpos, caracterizada por uma cobertura herbácea adaptada a regiões mais frias de altitude.

08. A Serra Geral representa importante conjunto orográfico do Estado do Paraná, formado por rochas ígneas e sedimentares da Bacia Sedimentar do Paraná.

16. As bacias hidrográficas do Estado do Paraná estão representadas pelas Bacias de Antonina, a leste, e pela Bacia Sedimentar do Paraná, a oeste. Os rios que drenam essas bacias são na maior parte de planaltos. Portanto, formam grandes planícies favoráveis à navegação por embarcações de grande porte.

Gab: 11

Questão 35)

Observe com atenção a fotografia a seguir para responder a esta questão.

clip_image020

Fonte: http://www.panoramio.com

O litoral brasileiro apresenta uma grande diversidade de paisagens. Dentre essas paisagens sucedem-se ilhas, falésias e restingas dentre outras. Sobre a classificação da paisagem entre as unidades de relevo brasileiras e seu processo de formação, é CORRETO afirmar:

a) Sua morfologia ondulada indica a predominância de processos erosivos em sua formação, compondo uma paisagem do planalto atlântico brasileiro.

b) Sua localização entre o oceano e a laguna indica que os processos de deposição formaram uma restinga, compondo uma paisagem da planície litorânea.

c) Sua posição litorânea indica a predominância de processos erosivos compondo uma depressão periférica litorânea.

d) Sua morfologia plana e a presença de praias arenosas indicam a predominância de processos orogenéticos na esculturação do relevo.

Gab: B

Questão 36)

O Pão de Açúcar, situado no Rio de Janeiro, é uma grande elevação constituída por rochas gnáissicas (rocha metamórfica). Possui 390m de altitude e se localiza na entrada da baía de Guanabara. Seu nome é uma denominação brasileira, utilizada para designar os cumes arredondados e abruptos do relevo. (ADAS, 2001, p. 433).

O principal agente formador desse tipo de relevo é

a) a ação antrópica, que modelou a região através de desmatamentos e queimadas.

b) o vento, que, através do trabalho abrasivo, modelou rochas de diferentes resistências ao desgaste.

c) o intemperismo físico, que ocorre em virtude das variações térmicas em regiões de elevada altitude.

d) o intemperismo químico, que atua com maior intensidade em regiões tropicais úmidas.

e) o gelo, que, em eras geológicas pretéritas, erodiu e transportou partículas terrosas, esculturando o relevo.

Gab: D

Questão 37)

Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.

clip_image022

É correto afirmar que essa forma de relevo está

a) distribuída pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento.

b) localizada no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares.

c) concentrada no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas.

d) restrita a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos.

e) presente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares.

Gab: E

Questão 38)

O roteiro é conhecido. De repente, toneladas de solo, rochas e troncos de árvores, acompanhados do som que lembra um trovão, deslizam morro abaixo. Pelo caminho, arrasam construções, soterrando e matando pessoas e animais. A repetição dessas catástrofes no Brasil, durante o verão, parece sempre uma tragédia anunciada. As autoridades, pegas de surpresa, atiram a responsabilidade sobre os próprios fenômenos naturais, como se a chuva fosse algo anormal ou as rochas do morro estivessem todas carregadas de uma estranha má intenção. Os cidadãos, enlutados e estupefatos, pergunta se essas tragédias poderiam ter sido evitadas e como isso pode ser feito. Os movimentos de terra e solo que todos os anos provocam desastres nas cidades brasileiras fazem parte de um tipo de fenômeno natural denominado movimentos gravitacionais de massa.

PICANÇO, J. Movimentos gravitacionais de massa, tragédias

do verão. Scientific American Brasil, Aula Aberta 5. São Paulo:

Duetto, n. 5, 2010, p. 26-31. Adaptado.

A informação do texto, os conhecimentos sobre solos, características, ocupação e implicações permitem inferir:

01. As tragédias ocorridas no Brasil estão relacionadas ao tipo de solo predominante, o podzólico, que, por não possuir horizontes definidos e ser arenoso, não suporta a ocupação desordenada.

02. A ação intensa das forças tectônicas e a estrutura geologica dificultam a decomposição das rochas e a ação do intemperismo, favorecendo as avalanches, cujas consequências são os desabamentos registrados no verão.

03. O clima tropical, o predomínio dos escudos cistalinos, a ausência de cartas geotécnicas constituem as verdadeiras causas dos fenômenos referidos.

04. A falha na legislação ambiental brasileira, ao não incluir as encostas como áreas de preservação, constitui um dos fatores responsáveis pelas tragédias que ocorrem repetidamente.

05. A ausência de fiscalização e a pressão por moradias explicam por que os prejuízos materiais e as perdas humanas se repetem no país.

Gab: 05

Questão 39)

O desmatamento é uma das mais preocupantes práticas que impactam ecossistemas naturais, especialmente em regiões quentes e úmidas como a Amazônia. Dentre as consequências do desmatamento, nessas regiões, pode-se mencionar o processo de lixiviação.

O processo de lixiviação se caracteriza pelo

a) acúmulo de seixos na superfície dos solos, em razão do volume pluviométrico

b) assoreamento do leito fluvial provocado por sedimentos carreados pela erosão dos solos

c) desmoronamento de elevado volume de terra, em decorrência da força da gravidade

d) empobrecimento dos solos em função da perda de nutrientes levados pelas águas pluviais

e) enrijecimento das camadas superficiais do solo, devido à formação de uma canga laterítica

Gab: D

Questão 40)

Segundo a classificação do relevo feita em 1985 por Jurandyr L. S. Ross, existem no Brasil 11 planaltos, 6 planícies e 11 depressões. Esta classificação é diferente da elaborada pelo professor Aziz N. Ab’Saber. A classificação de Ross foi feita com base em imagens obtidas pelo projeto RadamBrasil que, durante aproximadamente 15 anos, rastreou toda a superfície do território brasileiro, utilizando radares instalados em aviões.

Em relação a esta última classificação, é correto afirmar que:

a) a depressão do Miranda se localiza no Acre.

b) as serras residuais do Alto Paraguai se localizam no estado de Goiás.

c) a depressão do Araguaia localiza-se na porção Sul de São Paulo.

d) no Rio Grande do Sul situam-se a Planície da Lagoa dos Patos e a da Lagoa Mirim.

e) o Planalto e as Chapadas dos Parecis se localizam no sertão baiano.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis