segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 14

Questão 240)

Região metropolitana de São Paulo

clip_image002

População total 19.130.455 hab

População município principal 10.679.760*

Densidade demográfica 2.376,16 hab/km2

Área dos municípios 8.051 km2

Número de municípios 39

Fonte: Sec. Econ. Planej. do Estado de São Paulo, 2005

*FSEADE, 2004

Observando o mapa e os dados pode-se afirmar que

a) o fato de o município principal ter mais da metade da população da região metropolitana deve-se ao fato de ele possuir também mais da metade do território.

b) as maiores densidades demográficas se encontram nas áreas que mais se afastam do município principal.

c) a maior concentração populacional no município de São Paulo deve-se à sua condição de centro geométrico da região metropolitana.

d) nas estatísticas internacionais, quando se afirma São Paulo como uma das maiores metrópoles do mundo, não se está referindo apenas ao município principal.

e) a região metropolitana de São Paulo é a mais densamente povoada do Brasil em razão de ser composta por vários municípios.

Gab: D

Questão 241)

A tradição nos estudos de geografia urbana no Brasil privilegiou a análise das áreas metropolitanas e o crescimento das grandes cidades. Recentemente, observa-se um crescente interesse pela compreensão das cidades médias e suas articulações no contexto regional e nacional. Assinale o correto.

a) No contexto da rede urbana, as cidades médias constituem-se como nós articuladores entre as pequenas cidades e seus distritos.

b) As cidades médias estão vinculadas, apenas, ao adensamento populacional uma vez que, na nova hierarquia urbana, o tamanho da população é mais importante que a posição da cidade.

c) As cidades médias são centros que oferecem bens e serviços com certo grau de especialização para o contexto regional em que estão localizados.

d) As cidades médias se caracterizam pela presença de inúmeros problemas ambientais, o que não ocorre com os centros metropolitanos.

Gab: C

Questão 242)

Com referência à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), assinale o correto.

a) A planície litorânea é constituída por terrenos cristalinos antigos e tem solos maduros e muito bem desenvolvidos.

b) Os ambientes com características naturais similares aos altos planaltos sedimentares não ocorrem na RMF.

c) As planícies flúvio-marinhas recobertas por manguezais e os campos de dunas da planície litorânea não têm sido impactadas pelo crescimento urbano desordenado.

d) O clima urbano de Fortaleza tem sido fortemente impactado pela ocorrência de “ilhas de calor” que derivam da verticalização do crescimento urbano na orla marítima.

Gab: D

Questão 243)

O Brasil passou por um acelerado processo de urbanização a partir da década de 1950. Num período de apenas 50 anos, deixou de ser um país de população rural, constituindo-se em um país urbano com 81% de sua população residindo na cidade (IBGE, Censo 2000).

Sobre a urbanização brasileira, é CORRETO afirmar:

a) A urbanização foi motivada por ações governamentais que, visando fortalecer o setor industrial, realizaram investimentos em políticas sociais e de infra-estrutura urbana para atrair trabalhadores do campo.

b) A Região Sul atraiu enormes contingentes de trabalhadores rurais de todas as regiões do país, pois passou a oferecer empregos com maior remuneração e melhores condições de trabalho, além de propiciar maior acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

c) O surgimento das invasões (ocupações) urbanas em áreas de fundo de vale, morros e áreas periféricas decorreu da inexistência de imóveis (lotes, casas e apartamentos) disponíveis no mercado.

d) A modernização da agricultura, através do emprego de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, eliminou postos de trabalho no campo, forçando a população rural a migrar para os centros urbanos.

Gab: D

Questão 244)

A urbanização no Brasil ocorreu de modo acelerado nas últimas décadas do século XX, comprimindo no tempo um fenômeno que em outros países aconteceu lentamente. Considere as seguintes afirmações que tratam do processo da urbanização brasileira:

I. As indústrias tiveram papel central no crescimento das metrópoles, sobretudo aquelas localizadas no Sudeste.

II. As metrópoles brasileiras tornaram-se lugar da crise urbana, relevada pela precariedade do sistema de transportes e falta de moradia entre outros problemas que afligem a população de baixa renda.

III. No Nordeste, apesar da pobreza rural, a urbanização com industrialização promoveu um aumento no nível de renda dos trabalhadores.

IV. A extensão contínua dos grandes centros urbanos é definida por cidades que balizam regiões de agricultura moderna, como é caso de Ribeirão Preto em São Paulo.

Assinale o correto.

a) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

b) As afirmações I, II e III são as únicas verdadeiras.

c) As afirmações I, II e IV são as únicas verdadeiras.

d) Apenas as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

Gab: C

Questão 245)

Em 1973, foram definidas pelo Congresso Nacional nove regiões metropolitanas “oficiais”: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Belém e Curitiba. De 1974 a 1999, esse número cresceu para 22, com o acréscimo de Goiânia, DF e Entorno, Londrina, Maringá, Baixada Santista, entre outras. Atualmente, existem 35 regiões metropolitanas no Brasil. A criação de tais regiões teve como objetivo a definição de estratégias conjuntas visando à resolução de uma série de problemas vivenciados por diferentes municípios que se tornaram conurbados devido ao acelerado processo de urbanização. Os problemas comuns aos municípios que compõem as regiões metropolitanas passaram a ser discutidos e enfrentados em conjunto pelos diversos municípios por meio de instrumentos do planejamento. Tendo como referência o mapa da Região Metropolitana de Goiânia (2005), responda ao que se pede.

clip_image004

a) Enumere os municípios que atualmente compõem a referida região metropolitana.

b) Destaque os municípios conurbados e explique o significado desse termo.

c) Discorra sobre dois problemas vivenciados em conjunto pelo grupo de municípios que estão conurbados.

Gab:

a) Identificar a partir do mapa que os municípios que compõem a região metropolitana de Goiânia são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Goianira, Guapó, Abadia de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Nerópolis, Goianápolis, Hidrolândia, Aragoiânia, Bela vista de Goiás.

b) Conurbação se refere ao processo de junção das áreas urbanas de diferentes municípios. No caso da RMG os municípios que estão conurbados são: Goiânia, Aparecida, Trindade e Senador Canedo.

c) Além de se referir a problemas como os relativos ao transporte, violência, infra-estrutura, saúde, entre outros, espera-se que o candidato explique como tais problemas afetam os diferentes municípios.

Questão 246)

A interiorização da indústria no Nordeste brasileiro tem contribuído para eliminar gradativamente a separação entre cidade e campo, propiciando a unificação destes espaços. Assinale a alternativa que indica de modo correto um fator associado à industrialização do campo que contribui para esta unificação.

a) Presença do trabalhador assalariado do campo – bóia-fria – na periferia da cidade.

b) Melhoria significativa dos salários dos trabalhadores do campo e da cidade.

c) Fim das práticas agrícolas em áreas próximas a grandes centros urbanos.

d) Aumento das associações conjuntas de trabalhadores urbanos e rurais.

e) Expansão de indústrias de sede local nas áreas rurais.

Gab: A

Questão 247)

As cidades brasileiras concentram uma grande massa populacional de baixa renda em bairros pobres da periferia. A pobreza nas cidades tem produzido novas identidades urbanas, representadas pelas manifestações políticas e culturais, redirecionando as políticas públicas e as formas de gestão urbana.

Assinale a alternativa que caracteriza a população brasileira da periferia urbana.

a) Inexistência de organização socioespacial definida, implicando em menor poder político e maior controle social.

b) Participação nos processos decisórios da política local, estando inseridas na gestão democrática da cidade.

c) Inclusão social com a utilização de práticas autoconstrutivas de unidades domiciliares para acesso aos conjuntos habitacionais dentro dos zoneamentos propostos.

d) Execução de trabalhos formais de baixa remuneração e especialidade, preferencialmente no mesmo subespaço de moradia para não sobrecarregar o sistema de transporte urbano.

e) Necessidade iminente da presença do Estado na provisão de serviços urbanos.

Gab: E

Questão 248)

Analise a letra da música abaixo.

Minha Alma (A paz que eu não quero)

A minha alma está armada

e apontada para a cara

do sossego

pois paz sem voz

não é paz é medo [...]

As grades do condomínio

são para trazer proteção

mas também trazem a dúvida

se não é você que está nessa prisão

me abrace e me dê um beijo

faça um filho comigo

mas não me deixe sentar

na poltrona no dia de domingo

procurando novas drogas

de aluguel nesse vídeo

coagido pela paz

que eu não quero

seguir admitindo

http://o-rappa.musicas.mus.br/letras/28945

Assinale a alternativa que indica o problema central destacado na letra da música.

a) A formação da chamada cidade informal das regiões metropolitanas.

b) A falta de infra-estrutura básica nos subúrbios das metrópoles.

c) O aprofundamento da pobreza nas grandes cidades brasileiras.

d) A violência criminal que atormenta os moradores dos grandes centros urbanos.

Gab: D

Questão 249)

O desenvolvimento dos sistemas de transporte e comunicação e o aumento da renda de grande parte das populações no mundo globalizado, entre outros fatores, contribuíram para a expansão da atividade turística. Onde esta é mais intensa podem ocorrer grandes alterações no espaço, o que vem acontecendo em diferentes áreas do litoral do Nordeste brasileiro, nas quais a atividade teve um crescimento significativo.

Marque a alternativa que corresponde a uma mudança verdadeira ocorrida no litoral cearense.

a) Extinção do déficit habitacional e do desemprego entre os nativos.

b) Reestruturação urbana em cidades litorâneas do Estado.

c) Preservação dos ambientes naturais costeiros.

d) Desaparecimento do artesanato local.

e) Expansão da pesca artesanal.

Gab: B

Questão 250)

O Brasil, com seus mais de 180 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa do planeta. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa que não corresponde à realidade.

a) apesar de o deslocamento da população do Nordeste para o Sudeste continuar ocorrendo, as correntes migratórias internas no país estão sofrendo uma diversificação.

b) o crescimento demográfico brasileiro vem acompanhando uma certa tendência mundial, ou seja, apresentando uma aceleração em face da taxa de fecundidade que se encontra crescente.

c) o aparecimento de novos pólos de atração vem incentivando o movimento de migrantes no interior dos estados ou das macrorregiões.

d) a urbanização do Brasil consolidou–se na década de 1970, época em que a população residente nas cidades excede o número de moradores das áreas rurais.

e) a mortalidade infantil, no Brasil, varia bastante de uma região para outra; esse problema associa–se à qualidade de vida nas localidades e, também, ao grau de instrução dos países.

Gab: B

Questão 251)

O acelerado processo de urbanização pelo qual o Brasil passou a partir da segunda metade do século XX fez surgir um grande déficit habitacional, culminando no ano de 2000 com 12% da população sobrevivendo em submoradias, onde as condições de infra-estrutura são mínimas ou inexistentes (IBGE, Censo 2000). Tendo como referência as figuras abaixo, faça uma análise crítica dessa informação, considerando os seguintes aspectos: especulação imobiliária, segregação residencial, ocupação de áreas de risco e violência urbana.

clip_image006 clip_image008

clip_image010

LUCCI, E. et al. Território e sociedade no mundo globalizado:

geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 459-460.

Gab:

As graves desigualdades socioeconômicas existentes no Brasil produzem uma situação paradoxal bastante visível nas grandes cidades: de um lado, lotes vazios e residências desocupadas nas regiões centrais e, de outro, um adensamento populacional nas regiões periféricas. O menor adensamento populacional nas regiões centrais pode ser explicado pelo elevado preço da terra (especulação imobiliária) o que leva a população de baixo poder aquisitivo a ocupar áreas de risco como fundos de vale e morros (formando as favelas). Já o adensamento da população nas áreas periféricas das cidades pode ser explicado pelo menor custo dos imóveis geralmente desprovidos de infra-estrutura básica (especialmente de esgoto). Entretanto, as periferias das grandes cidades não são ocupadas apenas pela população pobre. Os melhores terrenos dessas áreas, geralmente aqueles que oferecem belas paisagens (áreas de nascentes, montanhas, vegetação natural preservada) e estão próximos a rodovias que dão acesso às regiões centrais das grandes cidades, vêm sendo ocupados por condomínios fechados de alto e médio padrão socioeconômico. Ou seja, convivem no mesmo espaço, moradores de diferentes padrões econômicos, entretanto, muros altos ou cercas reforçam a proteção dos moradores dos condomínios, onde o acesso é controlado 24 horas do dia. A justificativa para a construção e manutenção de todo esse aparato é a necessidade de proteção em relação à violência urbana, embora as pesquisas comprovem que não há nenhuma relação entre renda e crime.

Questão 252)

Os dados abaixo sobre acesso aos serviços públicos da população brasileira foram publicados no jornal O Globo em 16 de março de 2008.

clip_image012 clip_image014

Sobre a questão apresentada pelo jornal, assinale a afirmativa incorreta:

a) Considerando o total da população brasileira na atualidade, pode-se afirmar que cerca de 50% da população ainda não tem acesso a alguns serviços básicos.

b) Entre os serviços oferecidos à população de menor renda, destacam-se a coleta de esgoto e o abastecimento de água.

c) Entre os serviços que mais expandiram sua faixa de atendimento, encontra-se a energia.

d) Pode-se inferir que milhões de brasileiros já possuem acesso à rede de esgoto, abastecimento de água, rede elétrica e telefonia.

Gab: B

Questão 253)

A rede urbana brasileira tem como principal característica as disparidades regionais, pois, enquanto ela é articulada na Região Sudeste, o mesmo não ocorre na região Norte e Centro-Oeste.

(L. M. A. de Almeida e T. B. Rigolin, 2006.)

Compare as regiões Norte e Sudeste, citando as principais características da rede urbana em cada uma delas.

Gab:

A região Sudeste apresenta uma rede urbana mais densa, com a presença de duas metrópoles nacionais (São Paulo e Rio de Janeiro) e uma infra-estrutura mais desenvolvida e mais integrada; já a região Norte apresenta uma rede urbana pouco densa, com fraca interligação, onde se destacam Belém (uma metrópole regional) e Manaus (um centro regional).

Questão 254)

Observe a tabela e o mapa. A seguir, vincule as cidades e seus respectivos estados às regiões brasileiras.

BRASIL: CIDADES COM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES – 2000

clip_image016

clip_image018

(IBGE, 2006.)

Das 14 cidades indicadas na tabela,

a) 4 estão na região Norte, 6 na região Sudeste e 4 na região Sul.

b) 2 estão na região Centro-Oeste, 3 na região Nordeste, 2 na região Norte, 3 na região Sudeste e 4 na região Sul.

c) 4 estão na região Centro-Oeste, 2 na região Nordeste, 4 na região Sudeste e 4 na região Sul.

d) 2 estão na região Centro-Oeste, 3 na região Nordeste, 2 na região Norte, 5 na região Sudeste e 2 na região Sul.

e) 2 estão na região Centro-Oeste, 3 na região Nordeste, 5 na região Sudeste e 4 na região Sul.

Gab: D

Questão 255)

O patrimônio cultural brasileiro é dos mais variados e apresenta íntima relação com o espaço geográfico.

Abaixo temos dois momentos da arquitetura brasileira que remetem a esta reflexão.

Sobre isso, podemos afirmar:

clip_image020 clip_image022

(www.vitruvius.com.br - 05/08)

a) A paisagem é um conceito geográfico caracterizado pela combinação do território com a cultura, como comprova a arte gótica exposta nas duas imagens.

b) A produção do espaço é uma ação exclusivamente antrópica em que o meio físico não apresenta relevância em sua construção.

c) O espaço é uma acumulação desigual de tempos, como pode ser observado nas arquiteturas barroca e moderna, expostas nas imagens.

d) O espaço é estático, a cultura, dinâmica e o papel da geografia é fazer a descrição do momento presente, como ocorrem nas imagens do século XX, expostas acima.

e) A globalização impôs tal padronização cultural aos lugares que extinguiu a preservação da arquitetura histórica, legando ao território, uma convivência exclusiva com a arte contemporânea.

Gab: C

Questão 256)

Leia o trecho da música “A Cidade” de Chico Science e Nação Zumbi.

O Sol nasce e ilumina as pedras evoluídas,

Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.

Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,

Não importa se são ruins, nem importa se são boas.

E a cidade se apresenta centro das ambições,

Para mendigos ou ricos, e outras armações.

Coletivos, automóveis, motos e metrôs,

Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs.

A cidade não pára, a cidade só cresce

O de cima sobe e o debaixo desce.

A cidade não pára, a cidade só cresce

O de cima sobe e o debaixo desce.

A cidade se encontra prostituída,

Por aqueles que a usaram em busca de saída.

Ilusora de pessoas e outros lugares,

A cidade e sua fama vai além dos mares.

No meio da esperteza internacional,

A cidade até que não está tão mal.

E a situação sempre mais ou menos,

Sempre uns com mais e outros com menos.

Após a leitura do trecho da música “A Cidade” e seu conhecimento sobre a urbanização brasileira, analise as informações abaixo.

I. No Brasil, o processo vagaroso de urbanização correspondeu ao período de intensa industrialização do pós-guerra, e o espaço urbano concentra a maioria das oportunidades.

II. “A cidade não pára, a cidade só cresce”; nesse trecho pode-se analisar que as cidades brasileiras crescem rapidamente, porém sem planejamento público e investimento na infra-estrutura de habitação, saúde, transporte, saneamento, o que torna ruim a qualidade de vida para população urbana.

III. No espaço urbano brasileiro estão presentes fortes desigualdades e contrastes sociais, o que pode ser constatado pelos fluxos de informações, de pessoas e pelos produtos de cultura de massas.

IV. Violência, criminalidade e tráfico de drogas são conseqüências que se somam às agressões ao meio ambiente quando a urbanização é desordenada.

V. O aprofundamento do processo de segregação sócio-espacial e a interpretação do trecho da música “Sempre uns com mais e outros com menos” remetem à emergência de um novo padrão de segregação residencial, ou seja, a proliferação dos condomínios fechados como uma forma das populações, de maior ou menor poder aquisitivo, se protegerem da violência.

Quais estão corretas?

a) apenas I, II e III.

b) apenas I, III e IV.

c) apenas II, III e V.

d) apenas II, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.

Gab: D

Questão 257)

“O crescimento horizontal de uma cidade com freqüência ocasiona uma conurbação...”

(VESENTINI, J. William. Sociedade & Espaço:

Geografia Geral e do Brasil. São Paulo:

Ática, 2003).

Sobre conurbação, assinale o que for correto.

01. Significa o processo de urbanização nos países do Terceiro Mundo, iniciado no pós-guerra e intensificado no final do século passado.

02. Trata-se do “encontro” entre duas ou mais cidades, normalmente uma maior (metrópole) e outras menores.

04. No Brasil, constitui exemplo de conurbação a “junção” de São Paulo, capital, com as cidades próximas, caso de Santo André, São Caetano, Diadema e Osasco.

08. Conurbação significa o deslocamento maciço da população rural rumo aos centros urbanos, normalmente em busca de trabalho e de melhores condições de vida.

16. É a denominação comum de regiões que se destacam pela violência urbana, normalmente provocada pela exclusão social e por baixos índices de qualidade de vida.

Gab: 06

Questão 258)

O fragmento abaixo mostra uma realidade que não se limita mais apenas aos grandes centros urbanos do Brasil, uma vez que, atualmente, já afeta também a vida dos habitantes de muitas cidades médias do país.

São Paulo é hoje uma cidade de muros. Amedrontados pelo aumento do crime violento e descrentes da eficácia da polícia ou da Justiça, os moradores procuram se proteger o mais que podem. [...] os resultados desses esforços de proteção podem ser resumidos da seguinte maneira: para fazer face à violência, os moradores de São Paulo se aprisionam, adotam soluções privadas de proteção e progressivamente abandonam a esfera pública. No entanto, tudo indica que esse tipo de reação alimenta o ciclo da violência, em vez de contrapor-se a ele. O que poderia ser efetivo para interromper esse ciclo é a retomada e o fortalecimento da esfera pública, algo que os cidadãos de São Paulo parecem resistir a entender.

Teresa Caldeira. A cidade fortificada.

Folha de São Paulo, 22/09/96.

Marque a alternativa que corresponde ao que se pode constatar dessa realidade de que trata esse fragmento, quando se observam certos aspectos e elementos da paisagem urbana.

a) A paisagem da cidade não revela nada da realidade, pois a violência urbana só pode ser observada nas ações e comportamentos de pessoas violentas que vivem na cidade.

b) Presença permanente de policiais nas ruas em todas as áreas da cidade, garantindo segurança pública eficiente a todos os seus habitantes.

c) Muralhas cercando a área urbana, tornando a “cidade fortificada” e seus cidadãos protegidos das ameaças que vêm “de fora”.

d) Existência de condomínios fechados; vigilância particular; residências com grades e muros altos; câmeras de vídeo; praças e outros locais públicos pouco freqüentados à noite.

Gab: D

Questão 259)

Atualmente têm se tornado cada vez mais freqüentes as notícias sobre os congestionamentos no trânsito em São Paulo. Esses congestionamentos aumentam em quilômetros de trânsito lento e engarrafamentos.

Sobre esse problema urbano de muitas cidades brasileiras, é INCORRETO afirmar que

a) o crescimento urbano horizontal, com incorporação de novas áreas nas periferias da cidade, aumenta as distâncias nos deslocamentos intra-urbanos, o que contribui para que a população se torne mais dependente dos transportes.

b) as políticas públicas para os transportes urbanos devem sempre priorizar as obras de engenharia, como: a construção de viadutos, túneis, novas avenidas e, ainda, o alargamento de outras avenidas existentes. Desse modo, haverá a garantia de uma circulação rápida da frota crescente de veículos particulares nas cidades.

c) a má qualidade e a baixa eficiência dos transportes coletivos contribuem para o aumento da circulação de carros particulares e o agravamento do problema do trânsito nas cidades.

d) os investimentos para o aumento da quantidade e da qualidade dos transportes coletivos, como ônibus e metrô, por exemplo, contribuem para melhorar o trânsito e diminuir a poluição do ar nas grandes cidades.

Gab: B

Questão 260)

Observe o mapa:

clip_image024

(Fonte: ADAS, Melhem. Panorama

Geográfico do Brasil. 4. ed. São

Paulo: Moderna, 2004. p. 221.)

Com base no mapa e em conhecimentos sobre o processo da metropolização brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:

a) As metrópoles nacionais são definidas pela influência que exercem nos âmbitos regional e internacional.

b) As capitais dos estados são metrópoles regionais, pois essa é a condição principal de sua existência.

c) Por ser a capital do país, a área de influência de Brasília é maior que a metrópole de São Paulo.

d) As metrópoles nacionais são definidas por sua importância econômica e cultural influenciando todo o território nacional.

Gab: D

Questão 261)

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) a respeito de favela.

01. Surgiu nas encostas de morros do Rio de Janeiro, no final do século XIX, para identificar uma forma de habitação popular construída por ex-escravos.

02. Conjunto de barracos que tem como finalidade principal servir de esconderijo para elementos procurados pela polícia nos grandes centros urbanos do país.

04. Para o IBGE, trata-se de um aglomerado constituído por um mínimo de 51 domicílios, que ocupa terreno de propriedade alheia e as construções ou os arruamentos estão dispostos de forma desorganizada.

08. Constitui a denominação comum de todos os bairros periféricos localizados em regiões metropolitanas.

16. Local de moradia das populações de baixa renda e de populações que sofrem outras formas de exclusão social.

Gab: 21

Questão 262)

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por um vírus e que, nos últimos meses, vem ressurgindo em várias áreas do território brasileiro. Observe a figura.

clip_image026

(Ministério da Saúde – SVS.

Acessado em 14.02.2008.)

Explique como essa doença pode se deslocar da área silvestre para o meio urbano, e cite as regiões do Brasil com maior e menor disseminação territorial da febre amarela.

Gab:

A doença se desloca da área silvestre para a área urbana através do seguinte processo: o mosquito contaminado (na área silvestre), por meio de sua picada, contamina um ser humano, que migra para a área urbana e, ao ser picado por outro mosquito (na área urbana), transmite o vírus para este segundo mosquito, que contaminará outro ser humano. Cabe ressaltar que o nicho ecológico do mosquito compreende uma área próxima ao ponto de seu nascimento, daí a transmissão para uma área mais distante ter um homem contaminado como vetor.

As regiões com maior disseminação territorial são Norte e Centro-Oeste e a menor é a região Sul.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis