quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FONTES DE ENERGIA–ENEM 3

Questão 61)

“A mais recente edição da revista Time afirma, em reportagem que ilustra a sua capa, que o Brasil oferece um exemplo ‘vívido da dinâmica destrutiva dos biocombustíveis’. A reportagem, intitulada ‘O Mito da Energia Limpa’, afirma que políticos e grandes empresas estimulam bicombustíveis como alternativas ao petróleo, mas isso está provocando uma alta do preço de alimentos, intensificando o aquecimento global e fazendo o contribuinte pagar a conta. A reportagem afirma que o desmatamento na Amazônia está sendo acelerado por uma ‘fonte improvável: os biocombustíveis’. [...] A reportagem diz que apenas uma pequena fração da floresta vem sendo usada para o plantio da cana-de-açúcar que gera o etanol brasileiro, mas acrescenta que o desmatamento resulta de uma reação em cadeia [...][que] tem início nos Estados Unidos, com o cultivo do milho usado para a fabricação da versão americana do etanol. Segundo a revista, os fazendeiros americanos estão destinando um quinto do milho que cultivam para a produção de etanol, o que obriga os produtores de soja dos Estados Unidos a trocarem sua colheita tradicional pela do milho. Essa transição vem fazendo com que fazendeiros de soja no Brasil expandam seus terrenos de cultivo, tomando áreas antes destinadas a pastos de gado. E obrigando produtores de gado a levarem suas fazendas para a Amazônia.”

(Garcez, B. Brasil vive efeito destrutivo

dos biocombustíveis, diz Time in:

Folha Online, 27/03/2008)

Segundo o texto:

a) a alta dos preços do petróleo no mercado internacional vêm impulsionando a produção de biocombustíveis e de alimentos no mundo.

b) a produção de alimentos nos países do Terceiro Mundo é um obstáculo ao crescimento da produção de biocombustíveis.

c) os produtores de milho norte-americanos e de soja brasileiros são os maiores beneficiados com a expansão dos biocombustíveis, já que o milho e a soja são duas matérias essenciais para a produção desta forma limpa de energia.

d) há uma reação em cadeia que leva ao desmatamento progressivo da Amazônia e que está vinculada à produção de biocombustíveis.

e) os biocombustíveis não são uma forma de energia limpa, já que utilizam recursos não-renováveis do planeta.

Gab: D

Questão 62)

O petróleo lidera e continuará liderando o ranking das fontes energéticas nas próximas décadas, seguido do carvão e do gás natural. Outras fontes de energia já são também apontadas como alternativas para o século XXI. Assinale a alternativa que ressalta a contribuição do Brasil nesse panorama global.

a) O Brasil desponta com tecnologias para a produção de energia nuclear como uma alternativa mais econômica do que as demais.

b) O Brasil tem, nos últimos anos, exportado conhecimentos e tecnologias no setor de energia eólica, liderando o ranking nesse setor.

c) No Brasil, são as pequenas indústrias as responsáveis pela produção e pelos acordos internacionais relativos ao biocombustível.

d) Estudos sobre a energia solar utilizada na região Sul brasileira têm chamado a atenção de países como Inglaterra e Itália, os quais têm investido maciçamente no setor.

e) O Brasil apresenta grandes vantagens (físicas e territoriais) para a produção de biocombustível, as quais potencializam a produção de energia renovável.

Gab: E

Questão 63)

A emissão de CO2 na atmosfera é uma das principais causas do aquecimento global. O mapa a seguir apresenta as emissões de dióxido de carbono per capita em alguns países do mundo.

clip_image002

No mapa, estão destacados clip_image004 países ou regiões cujas emissões de CO2 superam a impressionante marca de quinze toneladas por habitante.

As origens das emissões de CO2 nesses países ou regiões, entretanto, são de diferentes naturezas e permitem classificá-los em dois blocos.

Identifique os países ou regiões que compõem cada bloco e apresente a diferença básica na origem dessas emissões de CO2.

Gab:

Países como os Estados Unidos, a Austrália e o Canadá são responsáveis por elevadas emissões per capita de CO2 devido aos níveis de consumo de energia em calefação, transporte e indústria. Por outro lado, em países do Oriente Médio e do Sudeste Asiático a emissão per capita de CO2 ocorre em função da produção e refino de combustível fóssil.

Questão 64)

“Coitada da bomba atômica

Que não gosta de matar

Mas que ao matar mata tudo

Animal e vegetal

Que mata a vida da terra

E mata a vida do ar

Mas que também mata a guerra...

Bomba atômica que aterra!

Pomba atônita da paz!”

MORAES, Vinicius de. A bomba atômica. In: Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras. 2003, p. 134.

Sobre a energia atômica no mundo globalizado e no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Devido ao baixo custo de instalação, as usinas nucleares estão se multiplicando em todos os continentes.

02. Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte dos investimentos na pesquisa atômica originou-se de interesses militares.

04. O urânio é encontrado em quase todo o planeta, mas são poucos os países, como o Brasil, em que sua exploração tem viabilidade econômica.

08. O átomo, a água, o vento, o petróleo e o biogás são fontes de energia renováveis.

16. As Regiões Norte e Sudeste do Brasil têm utilizado as usinas termonucleares em virtude da pouca disponibilidade de recursos hídricos.

Gab: 06

Questão 65)

Observe o mapa e a legenda.

CONSUMO DE ENERGIA EM 2003.

clip_image006

O mapa indica

a) uma concentração de países que consomem mais energia, resultado da globalização dos investimentos econômicos.

b) um desequilíbrio no acesso à energia entre países do antigo bloco socialista, devido ao controle imposto pelo FMI.

c) um desequilíbrio no consumo energético gerado pelas diferenças tecnológicas e de renda entre países do mundo.

d) uma concentração de países com baixo consumo energético na África, graças à migração populacional das áreas rurais.

e) um desequilíbrio no consumo energético entre países europeus, em razão de investimentos realizados em países periféricos.

Gab: C

Questão 66)

Sobre fontes de energia é correto afirmar que:

a) As hidrelétricas possuem como desvantagens mudar a paisagem de um curso d’água (de lótico para semi-lótico), inundar grandes áreas e realocar populações.

b) Cerca de 30% das centrais de energia nucleares mundiais ficam no Canadá, Japão, EUA, ex-URSS e Europa.

c) A Energia solar equivale a 10% da energia obtida em relação às reservas de petróleo do mundo.

d) A energia que provém do movimento das marés é a hidroproteica, um sistema complexo e caro para países como o Brasil.

e) Alguns países como a Inglaterra, Tailândia, Brasil e Tunísia são os que utilizam sobremaneira a energia eólica.

Gab: A

Questão 67)

“A Idade da Pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras, a era do Petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo”.

(O Estado de São Paulo, 2002.)

Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, o fragmento do texto nos mostra que o fim da era do petróleo estaria relacionado

I. à redução e esgotamento das reservas de petróleo e à diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente.

II. ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.

III. ao desenvolvimento dos transportes e ao conseqüente aumento do consumo de energia.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) proposição(ões)

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

Gab: B

Questão 68)

Sobre o petróleo, é correto afirmar que:

a) É um hidrocarboneto (combinação de hidrogênio e carbono) com origem na decomposição de matéria inorgânica em cavidade ou depressão, levando centenas de milhões de anos para se formar.

b) Vem da decomposição total de bactérias em ambientes com pouca oxigenação, formando uma lama semi-putrefata ou sapropal, que é a fase final da formação do petróleo. O ambiente ideal para a formação do petróleo são bacias abertas dos mares do passado.

c) Um bom exemplo de local para formação de petróleo é a área da tríade: Itália, Espanha e França.

d) Provém apenas dos mares, já que as regiões ocupadas pelos continentes atualmente não abrigaram oceanos nas eras geológicas anteriores.

e) É uma fonte de energia que necessita de refino. Sua formação ocorre em bacias semi-abertas, como no Golfo, e em algumas áreas continentais.

Gab: E

Questão 69)

Considerando o gráfico abaixo que apresenta dados acerca da produção mundial de petróleo, analise as proposições a seguir.

clip_image008

clip_image010

00. Apenas a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque e o Kuwait fazem parte da OPEP.

01. Na listagem desses maiores produtores mundiais de petróleo estão presentes representantes dos países centrais, emergentes e periféricos.

02. A região do Golfo Pérsico congrega grandes produtores de petróleo, que estão representados no gráfico por países que têm uma participação de 21,6% do total do petróleo produzido.

03. Entre os países citados no gráfico, nenhum deles integra o continente africano.

04. A Venezuela é o único país situado na América do Sul que integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Gab: FVVFV

Questão 70)

O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou a utilização de várias fontes de energia, retiradas da natureza, que podem ser classificadas em renováveis e não-renováveis. Sobre as formas de utilização, vantagens, desvantagens e riscos ambientais, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) a maior parte das fontes energéticas utilizadas no mundo atual é do tipo renovável, com destaque para a produção da energia eólica.

b) a hidreletricidade apresenta as vantagens da utilização de um recurso natural renovável e da ausência de impactos ambientais.

c) o carvão mineral apresenta a desvantagem de ser uma fonte não-renovável, porém são poucos os danos que acarreta à saúde e ao meio ambiente.

d) as novas tecnologias para a produção da biomassa já estão disponíveis, porém esta fonte causa grandes impactos negativos para o meio ambiente.

e) as operações de extração, refino e transporte do petróleo apresentam riscos de derramamento, que provoca grandes prejuízos ao meio ambiente.

Gab: E

Questão 71)

O gasoduto Bolívia-Brasil inicia-se na localidade boliviana de Rio Grande e entra no território brasileiro por Corumbá (MS). No Brasil, o gasoduto atravessa 5 estados. O ponto final do gasoduto fica no estado:

a) do Rio de Janeiro

b) de São Paulo

c) do Paraná

d) de Santa Catarina

e) do Rio Grande do Sul

Gab: E

Questão 72)

A visita do presidente Bush ao Brasil, em março de 2007, trouxe a tona a questão do etanol, promovendo um conseqüente debate na sociedade brasileira. Sobre o assunto, podemos afirmar:

a) O etanol é considerado uma fonte energética limpa, pois não provoca danos ambientais em nenhuma de suas fases de produção.

b) O interesse brasileiro na produção de etanol é suprir totalmente a demanda energética norte-americana, possibilitando àquele país substituir sua matriz energética, em no máximo dois anos.

c) A principal fonte energética norte-americana é o etanol, fato que acirra as pretensões brasileiras.

d) O etanol é um combustível fóssil, portanto o argumento de redução da emissão de CO2 é pouco consistente.

e) Uma das preocupações dos ambientalistas, na produção do etanol, é a ampliação da produção canavieira e a conseqüente diminuição do cultivo de gêneros básicos.

Gab: E

Questão 73)

Sobre a exploração e produção petrolífera, é INCORRETO afirmar que

a) a primeira crise mundial de petróleo, em 1973, ocorreu em virtude do aumento do preço pelos países da OPEP.

b) o petróleo é um combustível fóssil que, apesar de possuir menor poder calorífico que o carvão mineral, ainda é fonte de energia para metade da população mundial.

c) o uso abundante do petróleo e seus derivados tem provocado a emissão de gases tóxicos na atmosfera.

d) o consumo de petróleo é maior nos países ricos, devido à concentração de indústrias e ao padrão de vida da população desses países.

Gab: B

Questão 74)

O biodiesel é um substituto natural do óleo diesel, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais, gorduras animais e óleos utilizados para cocção de alimentos.

Assinale a alternativa que NÃO indica um dos motivos que tem justificado os investimentos na produção desse combustível.

a) Fortalecimento da agricultura de plantation.

b) Redução de gastos com a importação de petróleo.

c) Substituição de um combustível fóssil por um renovável.

d) Redução das emissões de CO2, diminuindo o efeito estufa.

Gab: A

Questão 75)

Leia o trecho a seguir, observe o gráfi co abaixo e responda às questões.

Desde o início dos anos 1980, que ainda sentiam os efeitos das duas crises energéticas da década anterior, o petróleo e o gás natural não ocupavam um lugar de tanto destaque na cena política global.

(Adaptado de Márcio Senne de Moraes, Petróleo e gás voltam a ganhar força na diplomacia.

Folha de S. Paulo, 05/02/ 2006, Caderno Mundo.)

clip_image012

Fonte: adaptado de www.crisisenergetica.org

a) Considere e explique a situação do Oriente Médio, da América do Norte e da América Latina, de acordo com o gráfico, no que se refere à reserva, produção e consumo de petróleo.

b) Analise duas situações recentes nas quais se possa falar em uma geopolítica do petróleo ou no uso do petróleo como arma diplomática por parte de um Estado-Nação.

c) Quais são as razões do crescente interesse pelo uso do gás natural e quais são os principais motivos dos conflitos internacionais em torno do gás?

Gab:

a) O Oriente Médio e a América do Norte apresentam uma relação praticamente inversa entre reserva/produção e consumo. O Oriente Médio possui grandes reservas e produção e baixo consumo, enquanto a América do Norte apresenta baixa reserva, uma produção relativa e o maior consumo mundial. Já a América Latina apresenta um relativo equilíbrio entre reservas, produção e o consumo, um pouco menor, possibilitando um pequeno crescimento.

b) Pode-se citar o caso do Irã, que ameaça retaliar, cortando as exportações de petróleo em resposta a sanções da ONU contra seu programa nuclear. A Venezuela, que usa o petróleo para ganhar visibilidade e propor uma integração latino-americana. O Iraque, invadido pelos EUA em 2003.

c) O gás apresenta como vantagens: é menos poluente, há grandes reservas e é um produto mais barato que o petróleo. Esse recurso energético leva a conflitos devido a disputas internacionais por seu controle e exploração, na implantação e controle dos dutos que cortam áreas de conflitos, nas zonas com jazidas inexploradas (caso do Ártico), nas nacionalizações, com rompimento de contratos previamente firmados (caso da Bolívia em 2006).

Questão 76)

O debate sobre as fontes e o uso da energia tem tomado um rumo bastante polêmico nos últimos anos. Sobre o tema, marque o correto:

a) O petróleo tem sido a fonte de energia mais importante no mundo desde a segunda Revolução Industrial, embora, na última década, tenha perdido demasiadamente sua expressão em função da radical decisão dos Estados Unidos de abandonar o consumo de seus derivados na indústria e na produção de combustíveis.

b) A despeito das inconveniências econômicas, ambientais e políticas, fontes de energia tradicionais como o petróleo e o carvão mineral continuam sendo consumidas em grande escala em países de economia capitalista avançada.

c) As tensões políticas internacionais, ocasionadas pela disputa por áreas ricas em fontes de energia, começaram a ser extintas no final da década de noventa, sobretudo em função da descoberta generalizada de novas fontes limpas e renováveis.

d) No Brasil, apesar das novas descobertas e explorações feitas pela Petrobrás no litoral do Rio de Janeiro, a importação do petróleo continua sendo um dos principais motivos para o freqüente déficit na balança comercial.

Gab: B

Questão 77)

Em relação às fontes energéticas, é correto afirmar:

a) Carvão mineral e gás natural são fontes energéticas limpas, porém não renováveis.

b) O biodiesel é considerado uma fonte energética renovável, extraído, entre outros, da mamona, soja e girassol.

c) Os países nórdicos apresentam grande potencial solar devido a posição astronômica que favorece a incidência do sol.

d) O Brasil apresenta grande potencial nuclear, porém não existe esse tipo de exploração energética no país.

e) O Brasil não utiliza a energia eólica, devido ao baixo potencial brasileiro nesse tipo de fonte energética.

Gab: B

Questão 78)

As fontes de energia podem ser classificadas como modernas (carvão, petróleo, água e átomo) e alternativas (biomassa, sol, hidrogênio, mares e ventos).

Associe adequadamente as afirmações apresentadas abaixo, no bloco inferior, às respectivas fontes de energia, listadas no bloco superior.

1. carvão

2. petróleo

3. água

4. calor da Terra

5. biomassa

( ) No Brasil, essa fonte de energia gera cerca de 36% da energia total e cerca de 90% da energia elétrica consumida no país.

( ) Juntamente com o gás natural, essa fonte de energia gera cerca de 55% da energia consumida mundialmente.

( ) É uma fonte de energia produzida a partir de plantas das quais se extrai o álcool.

( ) De acordo com a porcentagem de carbono, essa fonte de energia pode ser chamada de linhito, hulha e antracito.

A seqüência correta de preenchimento dos parêntese, de cima para baixo, é

a) 2–1–3–4

b) 5–3–1–2

c) 3–2–4–1

d) 4–5–2–3

e) 3–2–5–1

Gab: E

Questão 79)

O inglês James Lovelock defende a idéia de que a energia nuclear se torne a base da matriz energética mundial no futuro, considerando-a uma alternativa menos poluente se comparada com a queima de combustíveis fósseis e com outras formas de energia. Por outro lado, a geração de energia eólica vem crescendo a um ritmo acelerado nos últimos anos, considerada por muitos como a grande solução energética do futuro.

clip_image014

Embora todos os países destacados na figura utilizem a energia eólica, dois deles têm, nos últimos anos, priorizado a energia nuclear. Cite os países que estão investindo na energia nuclear e os que continuam priorizando a energia eólica.

Gab:

Dos países destacados no mapa, os que estão investindo na energia nuclear são China e Índia, e os que continuam priorizando a energia eólica são Alemanha e Espanha.

Questão 80)

Leia o texto.

Energia: China consumiu 15% da energia mundial em 2006

A China consumiu no ano passado 15% da energia do planeta para produzir 5,5% do Produto Interno Bruto (PIb)global, uma situação "insustentável" na opinião do vice-primeiro-ministro chinês Zeng Peiyan, como deixou claro em entrevista ao jornal China Daily, divulgada hoje. "É imprescindível acelerar a mudança do modelo de crescimento para conseguir um desenvolvimento sustentável", recomendou Zeng, referindo-se às "graves restrições ambientais e de recursos, à irracional estrutura industrial e ao desenvolvimento diferente entre campo e cidade na China".

Fonte: EFE, 19/4/2007

Sobre o assunto abordado no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A principal fonte energética utilizada na China é o petróleo, o que tem representado sérios danos ambientais.

b) O atual modelo de crescimento chinês baseia-se em um alto consumo de energia e recursos e a economia desse país pode começar a desacelerar-se.

c) Os dois setores industriais mais poluentes e de maior consumo energético são o do aço e o do cimento.

d) A rapidez da urbanização e da industrialização e o caráter extensivo do crescimento chinês são também responsáveis pelo alto consumo energético.

Gab: A

Questão 81)

A construção do gasoduto Brasil–Bolívia, inaugurado em 1999, consumiu U$ 2 bilhões de investimentos e foi muito importante para o setor energético brasileiro, pois gerou um considerável aumento na oferta de gás natural no país. O gasoduto foi projetado para transportar – a partir de 2007, quando deve ser atingida sua capacidade máxima – 30 milhões de metros cúbicos de gás, correspondentes à metade das necessidades nacionais.

(Adaptado de MORAES, P. R. Geografia do Brasil. 2ª. ed. São Paulo: Harbra, 2003, p. 510.)

Com base nos dados fornecidos acima e nos conhecimentos sobre fontes de energia, analise a vantagem do uso do gás natural do ponto de vista do meio ambiente e a vantagem específica dessa fonte de energia em relação à matriz energética brasileira.

Gab:

O gás natural oferece menos riscos à natureza do que outros combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Com relação à vantagem sobre a geração de energia a partir da água, pode ser destacado:

- facilidade de transporte;

- implementação de usinas, sem a necessidade de dependência do recurso hídrico e do relevo,

- substituição do carvão e petróleo nas usinas termoelétricas,

- custo reduzido da implementação das usinas, comparado com as hidroelétricas,

- outros.

Questão 82)

Explique, geograficamente, a afirmação de Monteiro Lobato:

“A Bolívia é uma espécie de Estado de Minas da América do Sul”, destacando a implicação econômica desta realidade.

Gab:

A afirmação de Monteiro Lobato baseia-se nas seguintes características comuns ao Estado de Minas Gerais em relação ao Brasil e à Bolívia em relação à América do Sul: apresentar um território mediterrâneo (sem saída para o mar); ser uma economia importante, mas não central; ter na base de sua economia os recursos naturais, entre outros.

Questão 83)

O texto de Monteiro Lobato descreve um acordo através do qual o Brasil investiria recursos para “a realização de estudos e trabalhos de petróleo” na Bolívia. Quinze anos depois, em 1954, a Petrobrás iniciou suas atividades de prospecção em território brasileiro. Observe o esquema.

BRASIL – PRODUÇÃO DE PETRÓLEO ENTRE 1954 E 2006.

clip_image016

Descreva a evolução da produção de petróleo no Brasil, destacando as duas causas que a impulsionaram.

Gab:

De 1954 a 2006 (1º semestre), temos um aumento contínuo da produção, partindo da dependência para a auto-suficiência do ponto de vista da relação produção-consumo. Dentre as causas podemos destacar: o intenso investimento do Estado no setor petrolífero em tecnologia e infra-estrutura e a descoberta de importantes jazidas localizadas na plataforma continental brasileira.

Questão 84)

As reservas brasileiras de gás natural somam 297 bilhões de m³.

Observe os gráficos, que representam a origem do volume de gás natural utilizado no Brasil e o destino desta produção em 2005.

Origem do gás natural consumido no Brasil

clip_image018

Consumo do gás natural no Brasil

clip_image020

(Abegás e ANP, 2005.)

Qual é a importância da importação de gás natural para o Brasil e por que o consumo está concentrado em poucas regiões?

Gab:

A importância está relacionada à diminuição da dependência em relação ao petróleo e à diversificação e complementação da matriz energética do país.

A concentração ocorre em áreas do Centro-Sul do país, que se destacam pelo desenvolvimento econômico, pela concentração do mercado consumidor e pela melhor infra-estrutura de transporte e distribuição.

Questão 85)

O desenvolvimento socioeconômico está intimamente relacionado ao desenvolvimento das fontes de energia. O dinamismo econômico e a urbanização crescente aumentaram a necessidade de fontes energéticas. Assim, a ampliação dos recursos energéticos é um dos principais problemas das sociedades contemporâneas.

Com relação à produção e reserva mundial de petróleo, observe os gráficos a seguir.

PRODUÇÃO E RESERVA MUNDIAL DE PETRÓLEO . 2002 (em milhões de barris/dia)

clip_image022clip_image024

Fontes: Agência Nacional do Petróleo.<www. anp.gov> - Acesso em set./2000.

Gazeta Mercantil, Balanço Setorial, jun./2002. (Adaptado)

Considerando as informações acima e o consumo mundial de petróleo, marque a alternativa correta.

a) Os países mais desenvolvidos são grandes consumidores de energia e importam recursos energéticos para suprir suas necessidades.

b) As maiores reservas de petróleo do mundo estão concentradas em regiões que são, ao mesmo tempo, grandes produtoras e consumidoras de petróleo.

c) O aumento dos gastos com a importação de petróleo tem agravado o desequilíbrio da balança comercial dos países desenvolvidos, que são os maiores consumidores de petróleo do mundo.

d) Os países produtores e exportadores de petróleo apresentam uma produção inferior ao seu consumo.

Gab: A

Questão 86)

Leia o texto e observe o mapa a seguir:

(...) desde o ano passado, o governo e as organizações comunitárias da província argentina (...) multiplicam manifestações para reivindicar que as usinas sejam transferidas para outro lugar( ...). O governador de Entre Rios respaldou os ambientalistas e o movimento popular queixou-se ao Banco Mundial e pediu a suspensão dos empréstimos ao Uruguai (...)

(Carta Capital, 15 de março de 2006)

clip_image026

O assunto em questão abalou as relações entre Argentina e Uruguai recentemente e refere-se à:

a) Construção de duas usinas nucleares que comprometem a produção vinícola no Piemonte Andino.

b) Construção da Usina Hidrelétrica de Corpus, no rio Uruguai, e que ameaça a segurança de Buenos Aires nos Pampas.

c) Construção de usinas termelétricas nos rios Uruguai e Paraguai, cuja captação de água provocará sérios danos ambientais à Patagônia.

d) Instalação de usinas para a produção de celulose no rio Uruguai e que compromete a província da Mesopotâmia, à jusante dos eucaliptais uruguaios.

e) Instalação de usinas nucleares no alto Paraguai, patrocinadas pelos Estados Unidos e que causará transtornos ao Chaco.

Gab: D

Questão 87)

As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: recursos não renováveis (uma vez utilizados não podem ser recuperados) e renováveis (regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção adequada do homem).

Constituem recursos energéticos renováveis e menos poluentes:

a) energia eólica, carvão e energia nuclear.

b) biomassa, energia eólica e energia solar.

c) energia eólica, energia solar e energia nuclear.

d) energia nuclear, biomassa e carvão.

e) energia solar, biomassa e carvão.

Gab: B

Questão 88)

O mundo contemporâneo necessita de novas fontes de energia para substituir as convencionais. Os países buscam formas alternativas de produzir energia de acordo com suas características geográficas, como ocorre, por exemplo:

I. no Japão, onde as marés são usadas como fonte de energia elétrica.

II. na Islândia, onde o vulcanismo é aproveitado para gerar energia por calor.

III. na França, onde os extensos rios são utilizados para a construção de hidrelétricas.

IV. na Alemanha, onde os ventos são empregados para produzir eletricidade.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e III.

d) II, III e IV.

b) I, II e IV.

e) II e IV.

c) I e III.

Gab: B

Questão 89)

Recentemente, o mundo assistiu a uma crise entre os governos do Brasil e da Bolívia em torno do gás natural, recurso energético considerado um dos substitutos mais viáveis ao petróleo. Entretanto, esta crise é uma tendência mundial, uma vez que 66% da produção de gás natural concentram-se em apenas cinco países: Rússia (27,8%), Irã (15,6%), Catar (15,1%), Arábia Saudita (3,9%) e Emirados Árabes (3,5%).

Observe o gráfico.

CONSUMO DE GÁS NATURAL NO MUNDO

clip_image028

(Energy Information Administration, 2005.)

Considerando as previsões de aumento de consumo mundial de gás natural, que conseqüências poderão advir nos próximos vinte anos, em termos geopolíticos?

Gab:

Entre as principais conseqüências, temos: a intensa dependência em relação ao fornecimento de gás natural, cujas reservas estão concentradas nas regiões do Oriente Médio e do Cáucaso, na Rússia; e a grande instabilidade em relação à produção, à oferta e ao preço, pois as principais reservas encontram-se em áreas de intensa instabilidade geopolítica.

Questão 90)

Monteiro Lobato destacou a importância dos meios de transporte para solucionar a questão do escoamento de um importante recurso natural boliviano.

Observe o esquema, onde estão representados dois tipos de transporte.

clip_image030

(Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro. IBGE, 2002. Adaptado.)

Considerando a situação atual, comente se as soluções relatadas por Monteiro Lobato foram confirmadas, tanto no que se refere ao tipo de transporte como em relação ao recurso natural.

Gab:

A partir do 5º parágrafo do texto, podemos afirmar que, em relação ao meio de transporte, na atualidade o gás natural não é transportado por ferrovia, e sim por transporte ductoviário (gasoduto) e, em relação ao recurso natural, temos um combustível fóssil, porém, não é o petróleo, mas o gás natural.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis