quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 8

Questão 124)

A industrialização brasileira, em sua primeira fase (1930-1950), possuía características próprias que a distinguem da fase atual. Quais são as características da industrialização brasileira nessa primeira fase?

01. Grande participação do empresariado nacional no conjunto da produção industrial.

02. Produção industrial estimulada pela demanda do mercado externo.

04. Início da industrialização brasileira por substituição de importações.

08. Investimento estatal na indústria de base.

16. Predomínio das empresas de capitais estrangeiros.

Gab: 13

Questão 125)

Na era da globalização, o comércio internacional brasileiro evoluiu vertiginosamente. Contudo, em se tratando das exportações, são apontados vários gargalos que impedem um amplo desenvolvimento do setor. Entre eles, pode ser citada a insuficiência da frota mercante brasileira de longo curso.

Qual(is) o(s) fator(es) relacionado(s) a essa insuficiência?

01. Escassez de matéria-prima para a expansão da indústria naval.

02. Maior participação de empresas estrangeiras no comércio de cabotagem.

04. Diminuição dos preços dos fretes para os navios com bandeira nacional.

08. Diminuição da frota com a diminuição do investimento governamental.

16. Predomínio de empresas estrangeiras no segmento.

Gab: 24

Questão 126)

O NOVO POLÍGONO INDUSTRIAL BRASILEIRO

Na atual reconfiguração do espaço industrial brasileiro, merece destaque o polígono delimitado por Belo Horizonte – Uberlândia – Londrina/Maringá – Porto Alegre – Florianópolis – São José dos Campos – Belo Horizonte (ver mapa). Estima-se que os estados de Minas Gerais, São Paulo (excluída sua área metropolitana), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tenham aumentado sua participação industrial de 32 para 51% entre 1970 e 1990. No interior do polígono referido, sobretudo nas capitais de estado e cidades de porte médio, registram-se taxas de crescimento do emprego industrial bastante superiores às do restante do País, além de outros indicadores de dinamismo industrial.

Adaptado de DINIZ, Clélio Campolina. A Dinâmica Regional Recente da

Economia Brasileira e suas Perspectivas. IPEA. 1995.

BRASIL: Polígono de Aglomeração Industrial

clip_image002

www.horizontecientífico.propp.ufu.br/include/getdocphp?id=289&article+100&mode=pdf

Levando em conta as características do espaço geográfico correspondente a esse polígono, identifique e explique dois fatores responsáveis pelo seu destaque industrial.

Gab:

Podem ser citados os seguintes fatores:

· a importância da malha urbana, não apenas pela sua dimensão populacional, mas, principalmente, pela presença de serviços modernos complementares à atividade industrial(em 1991, dos 180 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, 119 estavam na faixa que se estende de MG ao RS);

· o dinamismo da atividade agropecuária, com destaque para a expansão do cultivo de grãos e seu efeito multiplicador sobre a agroindústria processadora de produtos e insumos agrícolas (o chamado “complexo agroindustrial”, fortemente presente nas áreas rurais de SP, PR e RS, sobretudo);

· o papel da infra-estrutura, destacando-se a coesão espacial proporcionada pela malha rodoviária (pavimentada e em alguns trechos duplicada), bem como pela ampliação e modernização do sistema de telecomunicações;

· o impacto da abertura externa, expressando-se tanto pela alocação de projetos industriais estrangeiros (como a indústria automobilística e de componentes eletrônicos no PR), quanto pelo fortalecimento de especializações regionais com melhores condições de competitividade no mercado internacional (como calçados em SP e no RS, carne frigorificada em SC, sucos em SP etc.);

· impacto do Mercosul; beneficiando as indústrias localizadas nos estados do Sul e em São Paulo, próximas geograficamente dos parceiros do Brasil no bloco econômico (importadores de bens industrializados e insumos básicos);

· capacitação tecnológica de certos centros industriais localizados junto a centros de ensino e pesquisa e mão–de–obra qualificada (tecnopólos), como os de São José dos Campos, Campinas e São Carlos (SP), Santa Rita do Sapucaí (MG), Florianópolis.(SC) e Porto Alegre (RS);

· peso da tradição industrial preexistente (representada por setores como têxtil e alimentício em SC e bens intermediários em MG), com efeitos positivos sobre o mercado de trabalho (a base educacional e cultural da mão-de-obra converte-se em fator de localização industrial);

· o Polígono envolve áreas relativamente menos congestionadas do que as duas maiores regiões metropolitanas que contêm (São Paulo e Rio de Janeiro), as quais apresentam valor médio do solo mais elevado, maiores problemas de (in) segurança pública, violência etc.

Questão 127)

Observe a tabela.

Produto Interno Bruto – Estado do Rio de Janeiro – 2000

clip_image004

A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por profundas transformações com sucessivas privatizações e maior abertura comercial e financeira para o capital internacional. O Estado do Rio de Janeiro, nesse período, reestruturou sua economia com o surgimento de novas áreas especializadas, sobretudo nas regiões de governo Norte Fluminense e Médio Paraíba, apesar da manutenção da forte concentração do PIB na Região Metropolitana.

Aponte o setor industrial que mais se desenvolveu no Norte Fluminense e o mais importante do Médio Paraíba, na última década. Identifique, também, dois fatores que explicam a forte concentração do PIB na Região Metropolitana.

Gab:

Norte Fluminense: extração de petróleo.

Médio Paraíba: pólo metal-mecânico.

Dois dos fatores:

• concentração de boa parte da infra-estrutura do Estado

• convergência das vias de transporte

• concentração das principais indústrias, dos serviços especializados e dos órgãos da administração pública federal

• concentração de grande parte do mercado consumidor do Estado

• convergência de investimentos públicos e privados na região, tendo em vista o fato de ter sido capital do país durante muito tempo

• pouca expressividade das atividades agropecuárias no interior do antigo Estado do Rio de Janeiro, desde a marcha do café, acentuando o contraste econômico entre capital e interior

Questão 128)

A respeito da indústria no Brasil, é correto afirmar que

a) está voltada basicamente ao mercado interno, exportando apenas excedentes do que é produzido.

b) alcançou grande impulso durante os anos 1980 com a chegada das empresas multinacionais, motivadas pelo baixo custo da mão-de-obra local.

c) tem seu crescimento sustentado pela disponibilidade de mão-de-obra qualificada, pela eficiência dos meios de transporte e pelos subsídios governamentais à energia elétrica.

d) tem suas origens na renda gerada pelas lavouras de café, no início do século XX.

e) começou sustentada pelas lavouras mecanizadas de soja, trigo e milho, a partir dos anos 1960.

Gab: D

Questão 129)

A intensidade energética (I) é a razão entre o consumo de energia (E), referenciada em tonelagem equivalente de petróleo (TEP), e o Produto Interno Bruto (PIB) de uma região, estado ou país dado em dólares americanos (US $), ou seja clip_image006, para um determinado período.

Observe a tabela seguinte.

clip_image008

De acordo com a evolução de intensidade energética do Brasil e com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.

I. No período de 1984 a 1994 observa-se o crescimento de E e do PIB, mas decréscimo da I, devido ao baixo investimento no setor energético.

II. O aumento da I no período 1984 a 2004 foi constante, ao longo deste tempo, devido aos planos econômicos.

III. No período de 1994 a 2004 observa-se o crescimento de E, do PIB e da I, devido à retomada de investimentos no setor energético.

IV. Toda vez que houve crescimento do PIB e de E, ocorreu o crescimento da I, o que confirma a estabilidade dos investimentos econômicos do setor.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Gab: B

Questão 130)

O Brasil enfrentou vários obstáculos para a sua plena inserção na atual Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica, que teve início a partir da Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os dias atuais.

A respeito do assunto, considere as afirmações abaixo.

I. O constante e crescente mau uso do dinheiro público, a corrupção e o superfaturamento de obras públicas comprometeram a fixação das prioridades nacionais, entre elas a educação, a ciência e a tecnologia.

II. A situação do Brasil, quanto às suas dívidas interna e externa, compromete a canalização de recursos para investimentos em educação e pesquisas científicas ou tecnológicas, agravando nossa dependência em relação ao exterior.

III. Se houvesse uma maior prática política do clientelismo, resultaria em garantia de financiamentos de projetos de interesse nacional, entre eles o desenvolvimento científico e tecnológico, pondo fim à concessão de privilégios apenas à classe agroexportadora.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

Gab: D

Questão 131)

O Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pode ser caracterizado pela predomínio das seguintes atividades econômicas:

clip_image010

Gab: A

Questão 132)

No contexto industrial brasileiro, a região Nordeste do Brasil ocupa a terceira posição. Sobre a atividade industrial da Região afirma-se:

I. Recentemente, a participação do Estado foi decisiva para a instalação de uma grande siderúrgica em Pernambuco.

II. O processo de industrialização é antigo e data da segunda metade do século XIX.

III. Dois estados são responsáveis pela produção industrial na região: Bahia e Pernambuco.

IV. No estado da Bahia destacam-se as indústrias petroquímicas que utilizam o petróleo extraído do Recôncavo Baiano.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: E

Questão 133)

No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.

a) Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.

b) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que contribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta das exportações.

c) A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, ensejou um projeto de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE.

d) O capital industrial, originado ainda no final do século XIX, foi uma conseqüência da acumulação do capital no setor cafeeiro.

Gab: B

Questão 134)

O slogan da charge relaciona o atual esforço do governo brasileiro na divulgação do biocombustível com outro momento histórico, no qual o petróleo foi tema de uma intensa campanha política. Este momento foi:

clip_image012

Disponível em: </www.charge-o-matic.blogger.com.br/040206charge02.gif>

Acesso em: 3 set. 2007.

a) A nacionalização do petróleo ocorrida no Governo Vargas.

b) A crise do petróleo ocorrida em 1973.

c) O fim do monopólio da Petrobras ocorrido no governo de Fernando Henrique Cardoso.

d) A nacionalização das refinarias da Petrobras pelo governo boliviano de Evo Morales.

Gab: A

Questão 135)

A questão está relacionada aos mapas e às afirmações a seguir.

Processo de descentralização da indústria automobilística

clip_image014

(Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil.

São Paulo: Edusp, 2005.p. 159)

I. As novas unidades produtivas implantadas fora do Sudeste não conseguiram diminuir as diferenças regionais de industrialização.

II. Com a redistribuição das indústrias automobilísticas, São Paulo perdeu a liderança nacional no quesito pessoal empregado na indústria.

III. Há uma verdadeira guerra fiscal entre os estados e inúmeras empresas são atraídas para outras regiões do país.

IV. Vários tecnopólos foram implantados no Nordeste, associados à indústria automobilística.

A leitura dos mapas e os conhecimentos sobre a dinâmica industrial brasileira permitem afirmar que estão corretos SOMENTE

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

Gab: B

Questão 136)

Os maiores centros industriais da região Nordeste são:

a) Recife, Maceió e São Luís.

b) João Pessoa, Maceió e Salvador.

c) São Luís, Natal e Teresina.

d) Fortaleza, Salvador e Recife.

e) Salvador, Fortaleza e João Pessoa.

Gab: D

Questão 137)

Nos anos 90 a disputa entre estados brasileiros para atrair empresas ao seu território levou a uma luta entre eles, com reduções de lado a lado de alíquotas e impostos conhecida como “guerra fiscal”. Um dos episódios mais notórios dessa “guerra” foi a disputa entre dois estados pela instalação de uma fábrica da Ford.

Esses estados foram:

a) Bahia e Pernambuco.

b) Rio Grande do Sul e São Paulo.

c) Bahia e Rio Grande do Sul.

d) São Paulo e Minas Gerais.

e) Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Gab: C

Questão 138)

Observe com atenção a tabela abaixo:

Produto – taxas de crescimento (%): 1968-1973

clip_image016

Fonte: Gremaud, A. , Vasconcellos, M. e Toneto

Jr, R. Economia Brasileira Contemporânea. São

Paulo: Atlas, 2005. p.406.

De acordo com a tabela acima, podemos afirmar:

a) A indústria foi o setor que mais cresceu ao longo do período inicial abordado, mas entrou num ritmo mais lento a partir de 1969 e foi superada pelo setor de serviços.

b) A tabela mostra que o Brasil não era mais um país que dependia da agricultura no período.

c) As elevadas taxas de crescimento do PIB deveram-se unicamente ao crescimento do setor industrial.

d) A agricultura cresceu ao longo de todo o período, mas sempre com uma tendência declinante.

e) A indústria foi o setor que cresceu a maiores taxas ao longo de todo o período.

Gab: E

Questão 139)

“Nos Estados Unidos, poderosos centros industriais como Detroit e Chicago foram vítimas de profundas alterações provocadas pela Revolução Tecnológica, e novos centros econômicos surgiram no oeste e sul desse país. O Brasil também experimentou significativa desconcentração industrial, mas não houve o desmantelamento da indústria em São Paulo, pois, embora tenha havido perda relativa na participação do processo industrial (desconcentração), não há sinais de obsolescência do parque industrial.”

(Aurílio Sérgio Costa Caiado, Dr. em Economia

(IE-Unicamp/2002), professor da Universidade

de Sorocaba/SP em Reestruturação Produtiva e

Localização Industrial)

Entre as alternativas, assinale a única que descreve corretamente o processo de expansão industrial regional no Brasil nas últimas décadas.

a) A baixa oferta de fontes de energia resultou em maior concentração de indústrias em estados que hoje são os maiores produtores de eletricidade, gás natural e petróleo.

b) São Paulo e sua capital não detêm mais a hegemonia industrial do passado, pois a maior parte da produção vêm de estados vizinhos como Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

c) O comando das atividades econômicas acompanhou a dispersão das indústrias, tanto que surgiram novas metrópoles globais no Brasil fora do eixo Rio – São Paulo.

d) A principal causa da desconcentração industrial vem do fato da maioria das indústrias do país ser defasada tecnologicamente, exigindo crescente mão-de-obra barata.

e) Mesmo com as unidades fabris atraídas por incentivos fiscais para outros estados, o comando e a gerência do processo produtivo ainda concentra-se em São Paulo.

Gab: E

Questão 140)

O modelo econômico brasileiro adotou uma industrialização baseada no capital estrangeiro, que trouxe como conseqüência

01. o desequilíbrio da economia, na medida em que o setor primário subordinou o setor secundário.

02. o controle de vários segmentos da economia por multinacionais e transnacionais.

03. o crescimento do PIB, devido a uma mais justa distribuição de renda nas regiões periféricas do país.

04. o fortalecimento da indústria têxtil, através do uso de tecnologia de ponta, que passou a dominar o mercado latino-americano.

05. uma melhor integração no país, uma vez que as desigualdades regionais diminuíram e o IDH da população aumentou.

Gab: 02

Questão 141)

Observe o quadro abaixo.

OPERÁRIOS

Tarsila do Amaral

clip_image018

Tarsila do Amaral (1886-1973) é considerada a primeira-dama do modernismo brasileiro e uma das responsáveis pela arte genuinamente nacional. Os temas que mais a interessavam eram os sociais e entre toda a sua obra, se destaca a tela Operários.

Quadro Operários, de Tarsila do Amaral, 1933. Óleo sobre tela 150 X 205 cm.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

Coleção Governo do Estado de São Paulo.

A respeito do processo da industrialização brasileira, é correto afirmar que

I. Ocorreu de forma tardia, tendo por base o processo de Substituição de Importações.

II. Seu maior pólo, a partir dos anos 1920, foi São Paulo devido à infra-estrutura advinda da economia cafeeira.

III. O primeiro e principal meio de transporte industrial foi o automotor, favorecido por eficiente malha rodoviária, que dinamizou a circulação dos mercados desde o início da economia cafeeira.

IV. Através dele, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centros metropolitanos.

Estão corretas,

a) apenas, I, II e III.

b) apenas, II, III e IV.

c) apenas, I e IV.

d) apenas, I, II e IV.

e) I, II, III e IV.

Gab: D

Questão 142)

A região de Três Lagoas é uma das mais promissoras do estado de Mato Grosso do Sul devido à recente industrialização. Que fator atraiu as indústrias para a região?

a) Existência de mercado local para os produtos agropecuários e de reflorestamento.

b) Disponibilidade de mão-de-obra qualificada com oferta de salário compatível.

c) Boa qualidade de vida nas cidades em relação à infra-estrutura e serviços públicos de saúde e educação.

d) Presença de matéria-prima, considerando que, em Três Lagoas, encontra-se o principal celeiro agrícola do Estado, em função da fertilidade do solo.

e) Proximidade do principal mercado nacional, interligado por boas rodovias, que facilitam o escoamento da produção.

Gab: E

Questão 143)

Observe as obras da artista Tarsila do Amaral (1886-1973).

clip_image020

clip_image022

Embora com abordagens diferentes, as obras de Tarsila do Amaral retratam a região brasileira:

a) Norte.

b) Nordeste.

c) Centro-Oeste.

d) Sudeste.

e) Sul.

Gab: D

Questão 144)

Algumas indústrias brasileiras têm conseguido uma boa inserção mundial, sendo consideradas competitivas no mercado internacional. No entanto, existem fatores que impedem que certos setores da indústria nacional aumentem a competitividade como, por exemplo,

a) a grande distância entre as áreas produtoras de minérios e as áreas de transformação industrial.

b) as deficiências na rede de transporte, tanto sob o aspecto da distribuição como o de sua conservação.

c) a ausência da participação do Estado na instalação e/ou modernização de parques industriais.

d) a legislação em vigor que impede a formação de oligopólios capazes de verticalizar a produção industrial.

e) a pequena integração entre as áreas de produção agrícola ou mineral com as áreas de transformação industrial.

Gab: B

Questão 145)

Algumas indústrias brasileiras têm conseguido uma boa inserção mundial, sendo consideradas competitivas no mercado internacional. No entanto, existem fatores que impedem que certos setores da indústria nacional aumentem a competitividade como, por exemplo,

a) a grande distância entre as áreas produtoras de minérios e as áreas de transformação industrial.

b) as deficiências na rede de transporte, tanto sob o aspecto da distribuição como o de sua conservação.

c) a ausência da participação do Estado na instalação e/ou modernização de parques industriais.

d) a legislação em vigor que impede a formação de oligopólios capazes de verticalizar a produção industrial.

e) a pequena integração entre as áreas de produção agrícola ou mineral com as áreas de transformação industrial.

Gab: B

Questão 146)

A localização das indústrias no Brasil seguiu os padrões comuns a essa atividade em todo o mundo. Em um primeiro momento, houve uma marcante concentração das indústrias em algumas regiões e, a seguir, um processo oposto denominado dispersão industrial. Sobre os pólos industriais no Brasil meridional, é correto afirmar que:

a) Na Região Sul, de Porto Alegre a Curitiba, estendem-se concentrações industriais cada vez mais fragmentadas às estruturas produtivas e financeiras do Sudeste.

b) A expansão industrial apoiou-se em fatores regionais, sendo assim no Vale do Itajaí e no nordeste catarinense desenvolveram-se fábricas têxteis, de calçados e de material elétrico.

c) Os principais setores exportadores da indústria gaúcha são o calçadista, o fumageiro, o alimentício e o mecânico. Os três primeiros são caracterizados pela agregação de valor à produção primária e o quarto é impulsionado pelas indústrias de autopeças e máquinas agrícolas.

d) Os investimentos transnacionais recentes e as fusões com aglomerados sediados no Sudeste declinaram a modernização empresarial do parque industrial do Brasil meridional.

e) A capacidade de atrair investimentos que tem a Região Sul está relacionada à presença de mão–de- obra pouco qualificada, mercados consumidores significativos, além de custos gerais maiores que os do triângulo São Paulo – Rio de Janeiro – Belo Horizonte.

Gab: C

Questão 147)

Leia o texto.

“Após se tornar a maior companhia brasileira e superar a Petrobras no começo deste ano, a Vale do Rio Doce bateu novo recorde e seu valor de mercado atingiu US$ 167,3 bilhões – alta de 140% ante a cifra registrada no final de 2006 (US$ 69,8 bilhões)”.

(Folha de S.Paulo, 03.10.2007)

As empresas citadas no texto

a) são estatais, foram inauguradas no governo de Getúlio Vargas e atuam no setor siderúrgico e petrolífero.

b) atuam no ramo de mineração e petróleo, sendo que a maior companhia nacional tem capital estatal, enquanto a Petrobras é privada.

c) as duas companhias são transnacionais e de capital privado, inauguradas no Governo de Getúlio Vargas.

d) a Vale do Rio Doce foi privatizada e a Petrobras é estatal, ambas inauguradas no Governo de Getúlio Vargas.

e) as duas empresas foram privatizadas na década de 1990 e atuam na extração de minerais metálicos e combustíveis fósseis.

Gab: D

Questão 148)

Considere as seguintes afirmações sobre o recente processo de industrialização brasileiro.

I. Nas últimas décadas do século XX, a descentralização das atividades industriais foi acentuada, beneficiando, principalmente, as regiões Sul e Nordeste.

II. Desde a década de 1980, os investimentos estrangeiros têm sido gradativamente reduzidos na produção industrial brasileira.

III. A produtividade do setor industrial tem aumentado, entre outros fatores, pela adoção de métodos de trabalho flexíveis e pela robotização.

Está correto somente o que se afirma em

a) I.

b) I e II.

c) I e III.

d) II.

e) II e III.

Gab: C

Questão 149)

“Luciano Araújo de 20 anos teve mais sorte que seu tio. Na década de 1980, Paulo Araújo se cansou da vida dura de pequeno agricultor no Crato-CE e migrou para São Paulo. Analfabeto, Paulo não prosperou e teve que voltar para o Ceará. Seu sobrinho não vai precisar se esforçar tanto para conseguir emprego numa fábrica. A indústria está chegando no Sertão”.

(Folha de São Paulo, 2005.)

A história de Luciano e Paulo mostra duas fases da organização industrial no território brasileiro. São elas, respectivamente:

a) Dispersão da atividade industrial, durante o milagre econômico, e centralização de unidades produtoras no período Collor.

b) Descentralização do parque industrial sulista e aumento da industrialização Amazônica.

c) Centralização industrial no Centro-Oeste e transferência da indústria de ponta para o Nordeste.

d) Concentração da indústria de base no Sudeste e total dispersão da indústria da construção civil.

e) Centralização industrial na região Sudeste e dispersão da atividade industrial para regiões de custos mais baixos.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis