quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FONTES DE ENERGIA–ENEM 5

Questão 125)

“A natureza e a rapidez do desenvolvimento econômico acham-se intimamente relacionadas com o controle e utilização da energia, tendo esta relação uma expressão geográfica.”

(MANNERS, Gerald. Geografia da Energia, Zahar Editores)

Endossam essa afirmação:

00. um baixo nível de consumo energético numa determinada economia é um indicador de subdesenvolvimento;

01. uma carência de energia numa região representa um entrave ao progresso econômico;

02. como conseqüência da profunda relação entre o emprego de energia e o desenvolvimento econômico, existe um elevado grau de correlação positiva entre consumo de energia e o padrão de vida de um país;

03. o desenvolvimento econômico de um país só é possível se há, em seu território, grandes reservas de carvão mineral e de petróleo;

04. a indústria eletroquímica, ao contrário das indústrias alimentícias, consome menores quantidades de energia em seu processo produtivo.

Gab: VVFFF

Questão 126)

Os mais altos níveis de desenvolvimento econômico exigem um consumo cada vez maior de energia per capita, como sugere o gráfico. No entanto, esse padrão se opõe às necessidades de sustentabilidade do planeta.

clip_image002

Consumo anual per capita de energia (toneladas equivalentes de petróleo/capita)

Para atender a essa sustentabilidade é necessário:

a) ampliar a energia por fissão nuclear, graças ao aproveitamento dos rejeitos radioativos.

b) expandir o consumo de carvão mineral, devido às enormes reservas existentes.

c) adotar a energia solar, devido aos seus reflexos sobre os processos naturais.

d) implantar usinas hidrelétricas, graças ao pequeno impacto ambiental que provocam.

e) utilizar o petróleo, devido ao aprimoramento de tecnologias de prospecção e extração.

Gab: C

Questão 127)

“A natureza e a rapidez do desenvolvimento econômico acham-se intimamente relacionadas com o controle e utilização da energia, tendo esta relação uma expressão geográfica.”

(MANNERS, Gerald. Geografia da Energia, Zahar Editores)

Endossam essa afirmação:

00. um baixo nível de consumo energético numa determinada economia é um indicador de subdesenvolvimento;

01. uma carência de energia numa região representa um entrave ao progresso econômico;

02. como conseqüência da profunda relação entre o emprego de energia e o desenvolvimento econômico, existe um elevado grau de correlação positiva entre consumo de energia e o padrão de vida de um país;

03. o desenvolvimento econômico de um país só é possível se há, em seu território, grandes reservas de carvão mineral e de petróleo;

04. a indústria eletroquímica, ao contrário das indústrias alimentícias, consome menores quantidades de energia em seu processo produtivo.

Gab: VVVFF

Questão 128)

A fonte de energia que exerceu papel fundamental na Primeira Revolução Industrial e que ocupou o segundo lugar no Século XX foi:

a) o carvão mineral

b) o petróleo

c) a hidroeletricidade

d) o gás natural

e) a energia nuclear

Gab: A

Questão 129)

A produção de energia a partir da força hidráulica é considerada uma atividade ecologicamente "limpa", porque não polui a atmosfera. No entanto, pode provocar outros tipos de impacto ao ambiente. Assinale o que for correto sobre a hidreletricidade e as demais fontes de energia e os seus efeitos sobre o planeta.

01. A energia hidráulica é considerada uma fonte renovável, assim como a energia geotérmica, que aproveita a biomassa vegetal da lenha e do carvão mineral.

02. Na produção de hidreletricidade, um fator fundamental para o aproveitamento da energia gerada é a criação da rede de distribuição de energia.

04. No Brasil, a região Norte é a que possui o maior potencial hídrico necessário à geração de energia; mas é a região Sudeste que apresenta a maior capacidade elétrica instalada e que é responsável pelo maior consumo de energia.

08. A formação do reservatório de água de uma usina hidrelétrica gera impacto ambiental devido ao alagamento. No Pará, a usina de Tucuruí, no rio Tocantins, foi responsável pela submersão de extensas áreas de floresta.

16. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, foi o principal fator responsável pelo aumento de dióxido de carbono na atmosfera.

32. O efeito estufa decorre do acúmulo de gases e de aerosóis na atmosfera. Esses poluentes provocam a retenção do calor junto ao solo, devido à destruição da camada de ozônio.

64. A chuva ácida resulta da presença de poluentes atmosféricos produzidos, principalmente, pelas atividades industriais em geral. Os seus efeitos podem ser sentidos mesmo em locais distantes do ponto em que foram gerados os poluentes.

Gab: 94

Questão 130)

O petróleo, além de importante fonte de energia, é hoje utilizado, também, como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos.

Sobre esse recurso mineral, assinale a alternativa incorreta.

a) Na América do Sul, a Venezuela é o país que mais se destaca na produção petrolífera e sua economia é extremamente dependente da exportação desse produto.

b) A indústria de transformação do petróleo tem por base as refinarias, onde são fabricados vários subprodutos, dentre os quais a gasolina, o querosene, o óleo diesel e as resinas para a fabricação de plástico.

c) A produção petrolífera nacional é bastante expressiva pois o Brasil produz, aproximadamente, 80% do petróleo consumido pelo seu mercado interno.

d) A atividade de extração do petróleo depende de uma sofisticada tecnologia, razão pela qual as grandes potências econômicas tornaram-se as maiores produtoras mundiais.

e) O petróleo, a mais importante fonte de energia da moderna sociedade urbano-industrial tornou-se potencialmente uma arma nos conflitos entre nações do mundo atual.

Gab: D

Questão 131)

Em relação ao tema, e com auxílio da figura e do quadro acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

clip_image004

CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA* EM ALGUNS PAÍSES (1992)

clip_image006

* petróleo, carvão, gás natural, energia nuclear e hidroeletricidade, convertidos em unidade equivalente de petróleo

(Adaptado de: LUCCI, E. A. Geografia: o homem no espaço global. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 105.)

01. A divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos está diretamente relacionada às suas respectivas reservas energéticas, marcadamente de petróleo.

02. O consumo de energia primária é um indicador do nível de desenvolvimento de um país.

04. Conflitos mundiais contemporâneos têm como uma de suas causas a relação produção versus consumo de petróleo.

08. As maiores reservas de petróleo do mundo estão concentradas em regiões que são, ao mesmo tempo, grandes produtoras e consumidoras de petróleo.

16. Modernamente, o óleo é transportado das áreas de produção até os terminais marítimos ou terrestres por oleodutos.

32. As maiores reservas brasileiras de petróleo estão localizadas na plataforma continental, como é o caso da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

64. A descoberta de novas jazidas petrolíferas em áreas do complexo cristalino brasileiro torna o Brasil auto-suficiente em petróleo.

Gab: FVVFVVF

Questão 132)

“Foz do Iguaçu tem uma vocação incorrigível para a grandiosidade. Não bastasse reunir em seu território as mais extraordinárias cataratas e uma das mais extensas reservas biológicas do continente, a cidade ainda abriga a maior usina hidrelétrica do continente. Barragens da altura de um edifício de 65 andares revelam as dimensões de Itaipu, que consumiu 120 milhões de metros cúbicos de concreto em sua construção. A monumental obra no Rio ______________ suporta uma vazão de água 40 vezes superior à das cataratas, produzindo energia compartilhada pelo Brasil e pelo Paraguai.” A lacuna acima é corretamente preenchida com:

a) Iguaçu

b) Paraná

c) da Prata

d) Paranapanema

e) Paraguai

Gab: B

Questão 133)

Os combustíveis fósseis ainda hoje mantêm a primazia na produção de energia no mundo. Por seu baixo custo de exploração e menor ação poluidora, o combustível fóssil que apresentou maior porcentagem no crescimento do consumo nos últimos anos foi:

a) a hulha.

b) o petróleo.

c) o xisto betuminoso.

d) o gás natural.

e) a turfa.

Gab: D

Questão 134)

Entende-se por "matriz energética" de um país

a) o total de estações geradoras de energia.

b) o potencial energético produzido pelo seu sistema elétrico.

c) a rede de linhas e equipamentos de transmissão de energia.

d) a quantidade, medida em megawatts (MW), da energia consumida.

e) o conjunto de fontes geradoras de energia.

Gab: E

Questão 135)

A energia gerada nas grandes centrais elétricas é levada aos centros consumidores por meio de linhas de transmissão, em geral, com vários quilômetros. Abaixo está representado o esquema de uma usina hidroelétrica.

clip_image008

Examine as afirmações:

I. na primeira etapa de funcionamento da usina, a energia potencial da água armazenada na represa é transformada em energia cinética, que irá acionar as turbinas;

II. na segunda etapa, a energia mecânica é transformada em energia elétrica, ocorrendo o fenômeno da indução eletromagnética;

III. quando a corrente elétrica percorre as linhas de transmissão, parte considerável da energia gerada é dissipada por efeito Joule.

Dentre as afirmativas:

a) está correta I;

b) estão corretas II e III;

c) estão corretas I e III;

d) estão corretas I, II e III.

Gab: D

Questão 136)

Com base no mapa, assinale a alternativa correta.

clip_image010

Adap. Atlas de Peters, 1994.

O consumo de energia é maior em países com

a) produção de bens intermediários para exportação e transição demográfica inicial.

b) elevada produção na indústria de base e transição demográfica concluída.

c) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e elevado crescimento vegetativo.

d) elevada produção na indústria de base e elevado crescimento vegetativo.

e) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e predomínio de população jovem.

Gab: B

Questão 137)

Com o objetivo de defender os seus membros contra os interesses das grandes companhias européias, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi fundada na década de 60 .Essa organização congrega:

a) Países da Europa Ocidental, da América do sul e países árabes.

b) Países do Oriente Médio, países africanos, países sul-americanos e a Indonésia.

c) Países da Europa Oriental, da América do Sul, países árabes e do extremo Oriente asiático

d) Só os países árabes

e) Só os países do Oriente Médio e da África do Norte.

Gab: B

Questão 138)

Quanto às fontes de energia é correto afirmar que:

a) a energia hidroelétrica requer uma infraestrutura que causa poucos danos ambientais.

b) as fontes renováveis de energia, tais como a eólica e a solar, apresentam sérios problemas de poluição ambiental.

c) o carvão mineral foi a fonte de energia básico na Primeira revolução Industrial.

d) a biomassa vegetal como fonte de energia pouco tem contribuído para a devastação das florestas.

e) Com a globalização, diminuíram as desigualdades econômicas e sociais entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos capitalistas.

Gab: C

Questão 139)

No início de 1999, o preço do barril de petróleo (159 litros) atingiu a sua mais baixa cotação no mercado mundial com 10,12 dólares, quando a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decide diminuir a sua produção para forçar uma alta nos preços. Em outubro de 2000, o preço do barril de petróleo chegou a valores próximos a 40 dólares provocando uma interferência dos Estados Unidos e do FMI no sentido de pressionar a baixa deste produto.

Qual é o país da América Latina que é membro da OPEP?

a) Equador

b) México

c) Argentina

d) Venezuela

e) Chile

Gab: D

Questão 140)

Criada em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é composta por 11 países membros - na maioria, nações árabes - que detêm cerca de 78% das reservas mundiais e fornecem 40% do óleo cru consumido no mundo.

Considere a tabela abaixo

clip_image012

Com relação ao enunciado e à tabela acima, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações abaixo.

( ) Dos países americanos, apenas a Venezuela é membro da Opep.

( ) No Oriente Médio, localiza-se a maioria dos países membros da Opep.

( ) Fazem parte da Opep os onze maiores produtores de petróleo do mundo.

( ) O Catar é o membro da Opep que possui a menor produção de petróleo.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é :

a) VVFV.

b) VFVF.

c) VVVF.

d) FVVF.

e) FVFV.

Gab: A

Questão 141)

Com relação à recente crise energética que o país atravessa, foi amplamente noticiado que uma das razões para o colapso estava no fato de que “o modelo brasileiro baseia-se quase que exclusivamente em hidrelétricas, que produzem 97% da energia consumida no país. Sem chuva, entra em colapso.”

Alexandre Secco. In: Veja, 16/5/2001.

Com relação a esse tema, julgue os itens abaixo.

01. A crise energética atual comprova que o regime pluviométrico brasileiro é desfavorável a um modelo de geração de eletricidade concentrado no aproveitamento de recursos hídricos

02. O argumento de que o aumento do consumo energético por parte do setor industrial foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da crise energética atual está descartado, uma vez que, nos últimos anos, inúmeras crises econômicas impediram o crescimento desse setor.

03. A distribuição demográfica e industrial brasileira contribui para o quadro atual de crise de energia elétrica.

04. Além da pluviosidade, outros fatores podem ter influência no decréscimo do nível das águas em um reservatório de uma hidrelétrica, como, por exemplo, a erosão do solo na bacia hidrográfica.

05. O potencial hidráulico brasileiro para a geração de eletricidade está esgotado, sendo necessário o uso de outras fontes de energia.

06. Em meio à crise energética brasileira, assiste-se, no estado ca Califórnia, EUA, ao mais bem-sucedido processo de substituição de usinas a gás por usinas nucleares não-poluentes, o qual resolveu completamente o problema de escassez de energia elétrica naqueles estado.

Gab: EECCEE

Questão 142)

O petróleo é tanto uma poderosa fonte de energia para o mundo industrial moderno quanto um recurso natural determinante na geopolítica mundial.

Relativamente ao petróleo, sabe-se que :

01. sua utilização iniciou-se em meados do século XIX, quando passou a ser comercializado nas cidades – em substituição ao óleo de baleia utilizado na iluminação pública –, nas indústrias e nas companhias de trem, em substituição ao carvão mineral, usado nas máquinas a vapor.

02. o Iraque, em 1990, invadiu o Kuwait e ameaçou invadir a Arábia Saudita, sob pretexto de disputa territorial.

Na realidade, esses países estavam extrapolando as cotas de produção de petróleo estabelecidas pela Opep e forçando uma queda no preço do barril no mercado mundial.

03. a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), em 1960, tinha como principais objetivos a formulação de uma política comum de preços e o estabelecimento de cotas de produção que impedissem uma crise de superprodução.

04. as “Sete Irmãs” foram criadas com o objetivo de impedir a formação de cartéis e de monopólio da produção e do consumo de petróleo, isto é, para democratizar o acesso dos países não-produtores a esse recurso natural.

Gab: CCCE

Questão 143)

Assinale a alternativa correta:

1. A maior parte da energia gerada no Brasil tem origem em energia não-renovável

2. A França, Japão, e EUA utilizam maciçamente reatores nucleares para produção de energia elétrica

3. Nas 2 próximas décadas a fonte de energia primária cujo emprego deverá crescer mais é o gás natural

4. Por ser agente muito poluidor da atmosfera a hulha está praticamente abolida como fonte de energia

5. A OPEP responde por 40% da produção de petróleo.

São verdadeiros apenas os itens:

a) 1, 2 e 3

b) 1, 4 e 5

c) 2, 3 e 5

d) 3, 4 e 5

e) 2, 3 e 4

Gab: C

Questão 144)

Observe com atenção o seguinte mapa:

clip_image014

(Fonte: Adapt. Graça M. Lemos Ferreira. Atlas Geográfico. O Espaço Mundial. São Paulo: Moderna, 1999. p. 80.)

Assinale a alternativa que identifica corretamente o recurso mineral destacado no mapa e a explicação a ele relacionada.

a) Carvão: na Primeira Revolução Industrial, a localização das indústrias era determinada pela presença das reservas carboníferas.

b) Urânio: a maior desvantagem da energia obtida a partir dele é o risco de vazamento do material radioativo das usinas.

c) Estanho: ainda hoje contribui positivamente na balança comercial da Rússia.

d) Urânio: a nova tecnologia, que elimina os resíduos nucleares, evitou um grave acidente em Tokaimura (Japão).

e) Carvão: apesar de ser um recurso natural não-renovável, suas reservas ainda suprem as usinas termelétricas dos países assinalados.

Gab: B

Questão 145)

Os recursos energéticos têm ocupado um papel destacado na geografia econômica atual. O intenso processo de industrialização do mundo contemporâneo trouxe consigo a preocupação de aumentar e diversificar as fontes energéticas e simultaneamente cuidar dos problemas ambientais.

É fundamental observar a existência de fontes que se reproduzem regularmente (renováveis) e as que podem apresentar esgotamento de reservas (não renováveis). Portanto cite dois exemplos de energia de fontes renováveis e dois exemplos de energia de fontes não renováveis.

Gab:

Fontes renováveis:

Sol (energia solar), vento (energia eólica), água (energia hidrelétrica), mar (energia térmica), madeira (combustível vegetal) e dejetos vegetais e animais.

Fontes não renováveis:

Carvão, linhita, petróleo, xisto betuminoso, gás natural e urânio.

Questão 146)

Enquanto a indústria foi movida a carvão, o país encontrou barreiras quase intransponíveis para viabilizá-la. Entretanto, com a Segunda Revolução Industrial e a conseqüente utilização da energia elétrica, o país pôde finalmente deslanchar. Nesse aspecto, sua porção norte levou vantagem por dispor de um considerável potencial elétrico. O texto refere-se:

a) à França.

b) ao Reino Unido.

c) à Alemanha.

d) à Itália.

e) ao Japão.

Gab: D

Questão 147)

Tipo de combustível que apresenta as seguintes características: não tem origem orgânica, produz maiores danos ambientais e exige tecnologia mais sofisticada.

a) carvão vegetal

b) álcool

c) urânio

d) gasolina

e) hulha

Gab: C

Questão 148)

Cite duas fontes de energia alternativa renovável e duas fontes de energia convencional não renovável. Explique as vantagens do uso da energia alternativa renovável com relação ao uso da energia convencional não-renovável.

Gab:

– Fontes de energia alternativa renovável: sol (energia solar); marés (marémotriz); a biomassa e os biodigestores; eólica; o calor proveniente do centro da Terra (energia geotérmica).

– Fontes de energia convencional não-renovável: carvão mineral, petróleo, xisto betuminoso.

As fontes de energias alternativas renováveis são menos poluidoras em relação às convencionais não-renováveis e não apresentam problemas de esgotamento.

Questão 149)

Assinale a alternativa correta com relação aos recursos energéticos.

a) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.

b) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivas do álcool.

c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.

d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".

e) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis fósseis.

Gab: A

Questão 150)

Sobre a produção e o uso de energia no Brasil e no mundo, assinale a alternativa incorreta.

a) O Rio Grande do Sul possui as maiores jazidas de carvão do Brasil, mas sua qualidade e poder calorífico são baixos.

b) A maior parte da eletricidade gerada no país provém das usinas hidrelétricas.

c) As áreas vul1cânicas são os locais mais favorecidos para o aproveitamento de energia geométrica.

d) A produção de energia de origem nuclear é limpa, barata e segura.

e) Sendo um país tropical, o Brasil possui inúmeras vantagens para o aproveitamento da energia solar e da biomassa.

Gab: D

Questão 151)

A figura abaixo mostra diversas fontes de energia utilizadas pela sociedade para satisfazer algumas das suas necessidades.

clip_image016

Quais dessas fontes de energia são do tipo não- renovável?

a) 1, 2 e 3.

b) 1, 3 e 4.

c) 1, 3 e 5.

d) 2, 3 e 4.

e) 3, 4 e 5.

Gab: D

Questão 152)

A energia eólica, um recurso natural renovável, é uma fonte alternativa de energia. Quanto à sua forma de obtenção é verdadeiros afirmar que:

a) É obtida através do gasogênio que se forma naturalmente no subsolo terrestre.

b) É uma energia obtida através do aproveitamento das marés.

c) Consiste no aproveitamento da energia cinética provocada pelos ventos.

d) É produzida através das usinas termoelétricas onde se dá a queima de carvão mineral.

e) Se dá através de biodecompositores sendo, por esta razão, também chamada de energia orgânica.

Gab: C

Questão 153)

Em meados do século XVIII, a Inglaterra foi palco da Revolução Industrial. Vários motivos contribuíram para este fato, dentre os quais,a posse de grandes recursos energéticos que, sem dúvida alguma, contribuiu muito para a eclosão da Revolução Industrial. O recurso energético citado acima refere-se

a) ao petróleo.

b) à energia hidráulica.

c) ao xisto betuminoso.

d) à energia geotérmica.

e) ao carvão mineral.

Gab: E

Questão 154)

Sobre a energia nuclear, pode-se afirmar:

I. Os países que ocupam a melhor posição em termos de energia elétrica gerada por usinas nucleares são, respectivamente: EUA, Japão e Rússia.

II. As usinas nucleares localizam-se, apenas, em países desenvolvidos economicamente.

III. As usinas nucleares concentram-se na Europa, principalmente pela carência de outros recursos energéticos.

Com relação às afirmações, acima, está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Todas.

e) Nenhuma.

Gab: C

Questão 155)

Com base no gráfico, que diz respeito ao consumo de energia por habitante/ano, pode-se inferir que:

clip_image018

I. O consumo de energia será maior, quanto maior o número de habitantes.

II. As diferentes regiões do globo têm um consumo equivalente de energia.

III. Um maior grau de industrialização está diretamente relacionado a um maior consumo de energia.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) I e III

Gab: C

Questão 156)

Com base no mapa, é possível inferir que:

clip_image020

I. Algumas das principais áreas produtoras de petróleo encontram-se, no Oriente Médio, na África e na América Latina.

II. Os menores consumidores de petróleo localizam-se na África e na América do Norte.

III. Os principais importadores de petróleo correspondem àquelas áreas menos industrializadas.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) I e III

Gab: A

Questão 157)

O desenvolvimento da indústria automobilística e da aviação após a 1ª Guerra Mundial (1914–1918) tornou o petróleo a principal fonte de energia mundial.

É correto afirmar-se que:

00. O terreno formado por rochas cristalinas é condição básica para prospecção de petróleo.

01. A participação do petróleo no conjunto das fontes energéticas vem crescendo lentamente, enquanto a de outras fontes vem decaindo.

02. Todas as regiões do globo terrestre desenvolveram, uma capacidade de refino maior que as suas necessidades de consumo, tratando-se ou não de grandes produtoras.

03. Uma das conseqüências ambientais decorrente da intensa utilização do petróleo é o seu constante vazamento nos terminais marítimos, por onde se exporta ou importa o produto.

04. Até 1960, a maior parte das atividades ligadas à exportação mundial de petróleo estava rigorosamente controlada pela OPEP.

Gab: EEECE

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis