quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões da Ásia 6

Questão 89)

Foi destacada a participação brasileira na administração provisória coordenada pela ONU nesse país, o mais jovem estado independente de língua portuguesa, cuja autonomia foi recentemente conquistada, após 25 anos de opressão do governo indonésio.

Neste ano de 2002, o povo desse país, enfim, escolheu o seu primeiro presidente.

Assinale a alternativa que contém o país ao qual se refere o texto:

a) Filipinas.

b) Angola.

c) Guiné-Bissau.

d) Papua Nova Guiné.

e) Timor Leste.

Gab: E

Questão 90)

Na era do Pacífico, a China prepara-se para ser uma das maiores economias deste século. Vários condicionantes, que funcionam como fatores de atração de grandes investimentos externos, favorecem para que ela se encontre entre as potências mundiais emergentes, sendo INCORRETO afirmar que:

a) o País se abre ao mercado capitalista, e os produtos chineses invadem o mundo a preços irrisórios.

b) o País equilibra o alto custo de vida com o nível de renda elevado, se comparado ao contexto global.

c) a diáspora chinesa contribui com expressivo aporte de capital para o País.

d) o País apresenta níveis de crescimento econômico constantes e um atrativo mercado de consumo.

Gab: B

Questão 91)

A República Popular da China, a partir da década de 80 do século passado, coloca em prática o “socialismo de mercado”, ou um país com dois sistemas, isto é, o Estado permanece como centralizador do poder e a economia abre-se ao capital internacional. Como conseqüência dessa abertura econômica, podemos destacar:

a) a reafirmação do papel econômico das comunas populares no meio rural, onde o Estado determina o que deve ser produzido para atender a demanda do mercado.

b) o superávit comercial de bilhões de dólares, melhorando significativamente a qualidade de vida de seus 1,3 bilhão de habitantes.

c) a concessão ao capital estrangeiro de quase total liberdade de atuação em várias províncias litorâneas, denominadas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais).

d) a valorização crescente da mão-de-obra urbana e rural e do mercado consumidor interno, que tem levado o país à minimização das desigualdades sociais.

e) a introdução das tecnologias importadas que reduziram significativamente a implantação de pequenas empresas e de empresas mistas em seu território.

Gab: C

Questão 92)

São medidas adotadas pelo Japão, após a Segunda Guerra Mundial, período do “Milagre Japonês”, que o colocaram numa posição privilegiada no cenário econômico mundial, EXCETO:

a) a utilização de mão-de-obra abundante, barata e com capacitação técnica.

b) o retorno do Zaibatsus com os monopólios de famílias tradicionais ou conglomerados econômicos.

c) a intensa espionagem industrial, desenvolvendo a política do copiar para aperfeiçoar e, se possível, miniaturizar.

d) os maciços investimentos estatais em educação e, juntamente com a iniciativa privada, em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

e) a prioridade dada à exportação de produtos primários, permitindo a acumulação de capitais para a industrialização.

Gab: E

Questão 93)

Na década de 1990, a China, segundo país em extensão territorial e com cerca de 20% da população do mundo,

clip_image086

a) representou uma parcela importante do mercado mundial, embora seu mercado interno não tenha incorporado nem 1/3 da sua população, majoritariamente urbana, na região I, de clima tropical.

b) incrementou o comércio internacional, atraindo investimentos estrangeiros, extinguindo o controle migratório e desenvolvendo produção de trigo nas terras altas da região II.

c) passou por graves crises de crescimento econômico que afetaram, sobretudo, as áreas altas e secas, assinaladas em III, onde se localizam as minorias nacionais, como tibetanos e chineses muçulmanos.

d) revelou expressivo crescimento econômico e taxa baixa de crescimento demográfico, apresentando clima subtropical com grandes áreas de agricultura irrigada, na região IV.

e) coletivizou as atividades econômicas, reafirmando os valores de sua revolução, desenvolvendo a agricultura irrigada na região III, de clima continental e de baixa densidade demográfica.

Gab: D

Questão 94)

Observe o mapa.

clip_image088

A área em destaque:

clip_image090

Gab: A

Questão 95)

Considerando-se a China atual, avalie os cinco itens seguintes.

I. Existência de grande mercado consumidor e potencial aumento do consumo per capita.

II. Predomínio da população urbana, elevando a oferta de trabalhadores e diminuindo os custos da mão-deobra.

III. Expansão industrial em zonas econômicas especiais, com a presença de investimentos estrangeiros.

IV. Controle total do Estado sobre a agricultura e crescente expansão da mecanização no campo.

V. Localização privilegiada junto às economias de crescimento acelerado do sudeste asiático.

Assinale a alternativa que contém as três características que melhor representam a situação da economia chinesa, na atualidade.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) III, IV e V.

d) II, III e V.

e) I, II e IV.

Gab: B

Questão 96)

Observe o mapa abaixo.

clip_image092

Leia o texto a seguir e identifique, no mapa, o País em questão.

“A população iraquiana, como não poderia deixar de ser, vive uma situação generalizada de desconfiança e desalento em relação ao futuro. Segundo levantamento realizado pelo Oxford Research International, em colaboração com as universidades de Dohuk e Bagdá, perto de 80% dos habitantes do Iraque não confiam nem nas tropas de ocupação nem na Autoridade Provisória da Coalizão que tenta governar o País.”

a) 4

b) 5

c) 8

d) 9

e) 7

Gab: A

Questão 97)

Um dos marcos da história contemporânea foi a chamada “Guerra do Yom Kippur”, a mais importante guerra entre Israel e seus vizinhos, ocorrida em 1973.

Uma das afirmativas abaixo menciona um efeito dessa guerra sobre o espaço geográfico. Assinale-o.

a) Enfraquecimento da OPEP.

b) Diminuição da inflação no Brasil.

c) Diminuição da influência da URSS no Oriente Médio e na África.

d) Primeira Crise do Petróleo.

e) Diminuição das exportações dos Estados Unidos para o Norte da África.

Gab: D

Questão 98)

Leia o texto abaixo e a seguir identifique no mapa o país a que se refere.

clip_image094

“A importância da antiga “jóia da Coroa”, como era chamado o país na época em que era uma colônia inglesa na Ásia, deve-se a vários fatores. O principal deles foi sua confirmação como potência nuclear a partir dos testes que realizou em maio de 1998. Além disso, o país possui mais de 1 bilhão de habitantes e um exército de mais de 1 milhão de homens. A sua posição geográfica o projeta em direção ao oceano Índico, tendo a Leste o Golfo de Bengala e a Oeste o Mar das Arábias.”

(Texto adaptado do livro: Geografia- Pesquisa e Ação. Ed. Moderna, 2000)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: B

Questão 99)

As Colinas de Golã, território estratégico e foco de disputa no Oriente Médio, tem como destaques em sua paisagem geográfica o rio Jordão e o mar da Galiléia. Acerca dessa região, julgue os seguintes itens.

01. Israel conseguiu anexar as Colinas de Golã ao seu território por meio de povoamentos agrícolas, expandindo suas fronteiras e implantando colônias organizadas em cooperativas.

02. A maioria da população síria que ainda habita as Colinas de Golã é de árabes da seita religiosa drusa, aliados históricos dos judeus.

03. As Colinas de Golã compreendem uma região fundamental no complexo mapa da geografia de paz para o Oriente Médio, no que se refere à distribuição das reservas de água, à fixação das fronteiras e à segurança das diferentes etnias e religiões.

04. Os direitos sobre o rio Jordão, cujas nascentes se situam no norte de Golã, são motivos de conflito entre Israel, o Líbano e os guerrilheiros do Hezbollah, que dominam a área.

05. O mar da Galiléia, localizado junto à região agrícola, não constitui em fonte de abastecimento hídrico devido à salinidade de suas águas.

Gab: EECEE

Questão 100)

A questão palestina, por quase um século, fomenta o ódio entre árabes e judeus no Oriente Médio. Os palestinos conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas a criação de um Estado soberano envolve a exigência dos palestinos de que Israel devolva a zona oriental da cidade de Jerusalém.

A cidade de Jerusalém é a única do mundo que tem enorme valor simbólico para as três grandes religiões monoteístas, que são:

a) islamismo, cristianismo e hinduísmo.

b) judaísmo, cristianismo e islamismo.

c) cristianismo, budismo e hinduísmo.

d) budismo, islamismo e judaísmo.

e) hinduísmo, budismo e judaísmo.

Gab: B

Questão 101)

A distribuição espacial da população no continente asiático está associada, em muitos casos, às condições naturais. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre isso.

01. O domínio do clima tropical semi-árido na Ásia Central não permitiu a instalação de núcleos urbanos.

02. A presença do clima tropical monçônico nas penínsulas Indochinesa e Arábica propiciou a concentração de elevados contingentes populacionais.

04. Na Ásia Ocidental, apesar da aridez do clima, a presença de cidades como Ancara, Bagdá e Jerusalém está associada às importantes jazidas de petróleo do Golfo Pérsico.

08. No subcontinente indiano e na Ásia Oriental, grandes concentrações humanas aparecem ligadas às terras baixas ou aos deltas fluviais dos rios Ganges-Bramaputra, Huang-ho (rio Amarelo) e Yang-tsé (rio Azul).

16. Os arquipélagos filipino e malaio apresentam concentrações humanas principalmente nas terras altas de origem vulcânica e clima ameno.

32. Na Rússia asiática, os principais núcleos urbanos localizam-se ao longo da ferrovia Transiberiana.

Gab: 40

Questão 102)

Em outubro de 2002, o governo criou um pacote destinado a estimular a economia e retirá-la da estagnação em que se encontra há mais de dez anos. O plano prevê redução de impostos, mas sua principal meta é dar um fim ao que são consideradas as duas principais travas da atividade empresarial, a deflação e os créditos podres acumulados pelos bancos. A previsão para 2003 é otimista. O governo confirma que as exportações e o setor industrial estão ajudando a retirar o país da recessão. O país tem um PIB de aproximadamente 5 trilhões de dólares, uma infra-estrutura moderna, tecnologia de ponta e altíssimo nível educacional.

O texto refere-se:

a) ao Canadá.

b) ao Japão.

c) à Rússia.

d) aos EUA.

e) a Israel.

Gab: B

Questão 103)

Relacione os itens apresentados com a foto, assinalando a alternativa que indica características presentes no baixo vale do rio Ganges.

I. Produção de arroz.

II. Produção de trigo.

III. Meandros.

IV. Floresta equatorial.

V. Terrenos hidromórficos.

clip_image096

Fonte: Adap. Pitte, 1998.

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) I, IV e V.

d) II, III e IV.

e) II, IV e V.

Gab: B

Questão 104)

A metrópole de Bangalore, com mais de 4 milhões de habitantes, tornou-se referência mundial em alta tecnologia. É um Vale do Silício que cresceu graças aos incentivos fiscais governamentais que atraíram as multinacionais. Outro motivo é a mão-de-obra barata e altamente qualificada. O país tem tradição no ensino de ciências exatas possuindo 1 800 instituições de ensino de tecnologia, que formam a cada ano 70 000 profissionais para trabalhar no desenvolvimento de software. Outro fator que contribui para o crescimento vertiginoso de Bangalore é a língua inglesa.

Hoje a indústria de informática movimenta 10 bilhões de dólares. Isso num país que tem metade da população miserável. Nas ruas de trânsito caótico de Bangalore circulam engenheiros bem sucedidos da indústria de computação e maltrapilhos, pedintes de esmolas. Ao lado de sedes de empresas multinacionais vêem-se vielas esburacadas e sujas.

(Veja, 09.04.2003.)

O contraste desse novo Vale do Silício é encontrado na:

a) Irlanda.

b) Finlândia.

c) Coréia do Sul.

d) Índia.

e) Argélia.

Gab: D

Questão 105)

Considere as seguintes afirmações sobre as áreas A e B destacadas no mapa do Japão.

clip_image098

I. A área A caracteriza-se pelo clima frio, provocado pela alta latitude e pela influência de correntes marítimas frias.

II. A área B apresenta climas que variam dos temperados úmidos aos subtropicais.

III. A área A é constituída por planícies aproveitadas para o cultivo de cereais, como o arroz.

IV. A área B corresponde à principal concentração urbano-industrial do país.

V. A área A apresenta baixas densidades demográficas.

VI. Apesar dos marcantes contrastes naturais, A e B não se diferenciam do ponto de vista demográfico.

Assinale:

a) se apenas I, II e VI forem verdadeiras.

b) se apenas I, II, III, IV e V forem verdadeiras.

c) se apenas II, IV e VI forem verdadeiras.

d) se apenas I, III e V forem verdadeiras.

e) se apenas I, II, IV e V forem verdadeiras.

Gab: E

Questão 106)

Uma formação social tradicional muito estudada pelos cientistas sociais é o sistema de castas. Trata-se de uma estrutura social apoiada em aspectos culturais que tem como referência a supremacia de um grupo sobre os demais setores da sociedade. Possui uma ordem rígida e restrições a ocupações e casamentos.

É um sistema fechado, uma vez que impede a mobilidade social. Quem nasce no escalão inferior ali permanece.

Oliva e Giansanti

Esse sistema ocorre:

a) na Índia e tem apoio e fundamentação na religião.

b) nos países islâmicos dominados pelo fundamentalismo.

c) nos países da África Subsaariana e tem fundamentação tribal.

d) nas Antilhas e baseia-se na divisão da sociedade entre mestiços e negros.

e) nos países Andinos e baseia-se na distinção entre a elite de origem branca e os indígenas.

Gab: A

Questão 107)

A área destacada no mapa da China pode ser definida como:

clip_image100

a) espaço econômico internacionalizado, onde foram instaladas as Zonas Econômicas Especiais.

b) a principal área de concentração da indústria pesada estatal.

c) zona tradicionalmente agrária, pobre e atrasada, sendo um reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.

d) área periférica, com elevadas densidades demográficas e atividades predominantemente agrárias.

e) área de anexação recente, onde se localizam Hong Kong, Macau e outras antigas colônias européias.

Gab: A

Questão 108)

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a China.

a) Considerada como a economia que mais cresce na atualidade, tem um potencial de crescimento ainda maior, considerando-se que a maior parte da população ainda não participa ativamente do mercado de consumo.

b) Com a abertura da economia, aumentou a desigualdade social entre os novos-ricos das cidades e a maior parte da população, ainda rural, o que tem provocado o êxodo rural de milhões de pessoas.

c) A maior parte da população ainda não se beneficiou do crescimento econômico, vivendo em áreas rurais, embora as comunas populares, antigas unidades de produção, tenham sido substituídas por unidades familiares.

d) A abertura econômica não foi acompanhada da abertura política, pois o país continua tendo um regime baseado num único partido político.

e) Apesar de sua grande extensão territorial e da diversidade étnica, o país não teme movimentos separatistas e, com as recentes anexações de antigas possessões européias, não reivindica soberania sobre nenhuma outra área.

Gab: E

Questão 109)

O Japão, uma das nações mais prósperas do mundo, enfrenta, há mais de dez anos, uma séria crise econômica, que, no entanto, reforça suas particularidades sociais e econômicas. Quanto ao recente desempenho do Japão no cenário mundial, é INCORRETO afirmar que:

a) vem funcionando como carro-chefe no crescimento do comércio e da economia mundial.

b) apresenta elevadas taxas de investimento externo de baixo retorno econômico.

c) restringe o livre acesso externo ao seu mercado consumidor em função de sua rígida formação sociocultural.

d) funciona como centro de excelência na criação de novas tecnologias, como nos setores eletroeletrônicos e robóticos.

Gab: A

Questão 110)

Assinale a única afirmativa INCORRETA sobre a Coréia do Sul:

a) Os portos sul-coreanos estão entre os mais movimentados do Atlântico.

b) É um país onde a indústria eletrônica é altamente desenvolvida.

c) Está entre os grandes exportadores de componentes para computadores e automóveis.

d) Localiza-se em uma península.

e) Pertence ao grupo de países que, nos anos 90 do século passado, foram chamados de Tigres Asiáticos.

Gab: A

Questão 111)

O Afeganistão é um país de relevo acidentado, cortado do Centro para Nordeste pela cadeia do Indu Kush:

clip_image102

a) seu maior porto é Karachi na foz do rio Indo.

b) na fronteira Norte, estão a China e a Índia.

c) para atingir o mar da Arábia, a menor distância é através do Paquistão ou do Irã.

d) na fronteira do Iraque se acha Qandahar, sua 2ª maior cidade.

e) a pesca no Mediterrâneo é a principal fonte de suprimento alimentar do povo afegão.

Gab: C

Questão 112)

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no mapa 2, que representa uma ampliação do mapa 1.

clip_image104

clip_image106

Quanto ao país hachurado no mapa 2, é correto afirmar que:

a) se localiza a nordeste da Índia e apresenta um relevo montanhoso, embora seja um ponto estratégico no comércio mundial de petróleo.

b) se localiza a sudoeste do Paquistão, possui um clima árido, sendo uma ex-colônia inglesa de importância vital para o equilíbrio geopolítico da região.

c) se localiza no extremo oriente da Ásia, entre vários países produtores de petróleo, não tem saída para o mar e vive em constante conflito com os vizinhos para a demarcação de seus limites políticos.

d) se localiza ao sul do Tadjiquistão e é formado por um conjunto de terras altas, cortado por cadeias montanhosas que convergem para o Pamir, no Himalaia.

e) se localiza a oeste do Iraque, sendo seu maior problema ambiental o desmatamento acelerado da Floresta Equatorial.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis