domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Enem Recursos Hídricos Hidrografia 2

Questão 30)

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas.

Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias.

a) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Esta última drena somente 5% do território nacional e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo.

b) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira e seu rio principal é totalmente navegável.

c) A maior bacia é a do rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta.

d) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras.

e) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, seus rios principais são o Madeira e o Juruá.

Gab: C

Questão 31)

Os rios brasileiros estão agrupados em seis bacias hidrográficas isoladas (controladas por um único eixo fluvial) e três conjuntos de bacias agrupadas (vários se deslocando para a mesma direção).

Observe os dados da bacia hidrográfica descrita abaixo:

– ocupa 2,1% do território nacional;

– é bacia isolada;

– é formada pela junção dos rios Canoas e Pelotas;

– divide dois estados sulistas;

– separa terras do Brasil, Argentina e Uruguai;

– deságua no rio da Prata, em Buenos Aires;

– percorre uma extensão de 1 500 km, sendo apenas 625 km navegáveis.

Os dados acima referem-se à Bacia do

a) Paraguai.

b) Paraná.

c) Leste.

d) Iguaçu.

e) Uruguai.

Gab: E

Questão 32)

Observe, no mapa das bacias hidrográficas do Brasil, aquelas que estão numeradas, e as afirmativas.

clip_image002

I. A bacia hidrográfica representada pelo número 1 tem o maior potencial hídrico e um dos menores potenciais hidroelétricos instalados, pois o consumo de energia local ainda é reduzido em relação a outros lugares do Brasil.

II. A bacia hidrográfica identificada pelo número 5 é considerada a maior bacia totalmente brasileira, e nela está instalada a Hidroelétrica de Tucuruí, construída principalmente para abastecer Carajás, área produtora de minérios.

III. As bacias hidrográficas correspondentes aos números 2 e 4 são, respectivamente, Paraná e Paraguai, duas bacias totalmente navegáveis.

IV. A bacia hidrográfica referida pelo número 3 possui duas hidroelétricas importantes para o Rio Grande do Sul, a de Machadinho e a de Itá.

As afirmativas corretas são, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

Gab: A

TEXTO: 1 - Comum à questão: 33

No sertão nordestino, a aridez sempre rivalizou com o sonho de fazer da caatinga um enorme e salvador pomar — e, assim, tirar seus habitantes da pobreza. No extremo oeste de Pernambuco e norte da Bahia, esse ideal virou realidade. Nos anos 60, o Vale do São Francisco ganhou atenção dos militares, que vislumbraram a região como um centro de energia e produção de alimentos. Foi quando começaram os projetos de irrigação com a água do rio São Francisco. (COUTINHO, 2010, p. 101).

Questão 33)

O rio São Francisco caracteriza-se, entre outros, por

01. ser o único rio genuinamente nordestino.

02. possuir drenagem criptorreica e regime misto.

03. se localizar entre terrenos cristalinos a leste, e sedimentares, a oeste, onde os afluentes possuem águas mais barrentas.

04. ser o único rio brasileiro onde se implantaram projetos de irrigação com a produção voltada para o mercado externo.

05. cortar todas as sub-regiões do Nordeste e possibilitar o desenvolvimento do agronegócio no país.

Gab: 03

Questão 34)

As bacias hidrográficas são unidades físicas, formadas por uma porção de terra, delimitadas pelas partes mais altas do relevo, drenadas por um curso d’água principal e seus afluentes. Os processos ambientais, decorrentes da ação da precipitação, responsáveis pela modelagem do relevo na bacia hidrográfica, são:

a) evaporação, condensação e infiltração.

b) vulcanismo, falhamento e fraturamento.

c) dobramento, intemperismo químico e soerguimento.

d) escorregamento, erosão e assoreamento.

e) lixiviação, intemperismo físico e laterização.

Gab: D

Questão 35)

O Rio São Francisco é um importante recurso natural do Brasil, mas enfrenta, há um certo tempo, alguns preocupantes problemas ambientais. Há uma série de medidas propostas para a revitalização dessa bacia hidrográfica, entre as quais pode ser considerada incorreta a alternativa:

a) Diminuição das vazões de estiagem no médio São Francisco.

b) Gestão integrada dos recursos naturais da bacia hidrográfica.

c) Reflorestamento das margens e nascentes do São Francisco e de suas nascentes.

d) Proteção à pesca e às comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco.

e) Programa de saneamento básico e controle de poluição de muitos núcleos urbanos que lançam esgotos diretamente no rio.

Gab: A

Questão 36)

Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:

a) O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares.

b) Em vários pontos do país há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos, o que favorece o turismo.

c) A Bacia Amazônica é a maior do planeta, drena cerca de 56 % do território brasileiro e tem suas vertentes delimitadas pelos divisores de água da Cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e Planalto Central.

d) Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.

e) Em regiões planálticas, os rios brasileiros apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro-Sul e nos rios São Francisco e Tocantins.

Gab: D

Questão 37)

Sobre a hidrografia brasileira e algumas das caracterís-ticas de seus rios, assinale o que for correto.

01. O Brasil possui a mais densa rede hidrográfica do globo, em decorrência de fatores como sua extensão territorial, uniformidade de formas dominantes de relevo e dos climas com elevada precipitação, à exceção do interior do Nordeste, onde o clima é semiárido.

02. O regime tropical, com cheias de verão, aplica-se apenas aos rios da extensa bacia Amazônica.

04. A maioria dos rios brasileiros possui uma drenagem endorreica, isto é, flui para o interior do continente.

08. No sertão semiárido nordestino aparecem os rios temporários, de regime irregular, dependentes da duração dos períodos de seca.

16. Os regimes de alimentação dos rios brasileiros variam em função principalmente das chuvas, já que o degelo influi diretamente apenas no regime do alto Amazonas, a montante das fronteiras ocidentais do país.

Gab: 25

Questão 38)

clip_image004

As áreas hachuradas representam:

a) potencialidade de águas subterrâneas.

b) área de ocorrência mineral.

c) zonas econômicas especiais de tarifação.

d) novos tecnopólos.

e) áreas de conflitos fundiários.

Gab: A

Questão 39)

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) assinada pelo Brasil em dezembro de 1982 e ratificada em dezembro de 1988, introduz e/ou consagra os conceitos de mar territorial, zona econômica exclusiva e plataforma continental.

Esta lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os preconizados pela CNUDM foi sancionada em janeiro de 1993 (Lei n.º 8617).

a) Diferencie mar territorial de zona econômica exclusiva.

b) Explique por que o Brasil foi o principal responsável pelo resgate das vítimas do acidente com o voo 447 da Air France, em maio de 2009, no Oceano Atlântico, nas proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha e cite um uso econômico que o Brasil faz de suas águas territoriais.

Gab:

a) Mar territorial, segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), é a área que abrange 12 milhas náuticas (aproximadamente 22km) medida a partir da linha da costa de qualquer ponto do litoral brasileiro. O Brasil tem plena soberania sobre esse espaço, por se tratar de uma extensão do território continental, inclusive sobre o espaço aéreo e o subsolo. Já a Zona Econômica Exclusiva é uma área além do mar territorial, que se estende até 200 milhas náuticas (± 370km) também a partir da linha de costa. Sobre essa área o Brasil tem o direito de explorar e gerir os recursos naturais do mar e de seu subsolo.

b) O Brasil foi o principal responsável pelo resgate, já que o acidente ocorreu dentro da área abrangida pela Zona Econômica Exclusiva, que está sob jurisdição do Estado brasileiro. Dentre os diversos usos econômicos dessas águas territoriais temos: a extração do sal, a pesca e principalmente a exploração do petróleo.

Questão 40)

Observe a figura.

clip_image006

(MI, 2009.)

a) A que projeto ela se refere e qual é a região abrangida por ele?

b) Cite um benefício da execução desse projeto e um possível problema dele decorrente.

Gab:

a) O projeto a que a figura se refere é o da transposição das águas do rio São Francisco. A área abrangida por esse projeto é o semiárido nordestino.

b) Um dos benefícios desse projeto será a atenuação dos problemas de escassez de águas durante o período de estiagem prolongada no trecho norte do semiárido, onde não há rios perenes de grande porte.

Com relação aos possíveis problemas que poderão ocorrer em decorrência da execução desse projeto, costuma-se apontar: a possível diminuição da vazão do rio, com graves implicações, especialmente, no seu baixo curso, onde deverá ocorrer salinização de suas águas, junto à sua foz.

Questão 41)

Sobre os recursos hídricos do Brasil e seus problemas, assinale o que for correto.

01. O Brasil está entre os países mais bem dotados do ponto de vista de recursos hídricos, em que se destacam também a Rússia e o Canadá.

02. A disponibilidade de água em território brasileiro é desigual, sendo a região Norte a mais bem servida e a região Nordeste, cujo interior é marcado por um clima semi-árido, a mais carente.

04. Mesmo com problemas como os desmatamentos, que deixam os solos desprotegidos, acelerando a lixiviação, a erosão e o assoreamento dos cursos d’água, os métodos exploratórios de garimpo com poluição das águas, além de outros fatores, nenhuma região brasileira ou regiões urbanas terão problemas em termos de quantidade e de qualidade de água.

08. No Nordeste brasileiro o clima semiárido torna o solo permeável, provocando a frequente intermitência dos rios; mas a existência de aquíferos subterrâneos ameniza parcialmente o problema de disponibilidade de água na região.

16. No conjunto, o norte e o oeste do país dispõem de recursos bem superiores aos do centro–sul, que é a porção mais povoada do território brasileiro.

Gab: 27

Questão 42)

A política de combate às secas no Nordeste remonta a época de D. Pedro II. Com o desenvolvimento industrial brasileiro, o Nordeste se configurou como uma região problema, periférica e deprimida, com vários problemas econômicos e sociais que são históricos, além da herança de sua estrutura produtiva arcaica que atravanca o seu desenvolvimento. Assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação às políticas implantadas no Nordeste com o objetivo de amenizar tais problemas.

( ) A construção de estradas pelo DNOCS teve uma importante contribuição na agilização do socorro às vítimas das secas, no entanto, a construção de açudes em propriedades particulares é ainda hoje motivo de críticas por ter proporcionado o favorecimento das elites regionais que se utilizam da água para conseguir favorecimentos políticos.

( ) O surto industrial induzido pela SUDENE promoveu a modernização e o crescimento econômico de alguns setores da economia nordestina, mas não foi capaz de reduzir os desequilíbrios regionais a que se propunha.

( ) O socorro às populações atingidas pelas secas através das frentes de trabalho, bem como outras medidas emergenciais empregadas pelo governo federal no “combate à seca” foram instrumentos utilizados pelas elites e políticos nordestinos para manter o “voto de cabresto” e outros privilégios, o que passou a ser conhecido como a “indústria da seca”.

( ) A redemocratização da sociedade brasileira permitiu que setores da sociedade civil se organizassem e que trouxessem para o debate o questionamento sobre a ideia do “combate à seca”, os quais afirmam que a seca não se combate, mas sim, que é uma realidade na qual é necessário criar mecanismos de convivência. Neste sentido, várias ONGS têm atuado para a implantação de políticas públicas que garantam a segurança hídrica e alimentar e a convivência sustentável no semi-árido nordestino.

A sequência correta das assertivas é:

a) F F V F

b) V F V F

c) F F F F

d) V V V F

e) V V V V

Gab: E

Questão 43)

Sobre a hidrografia e o seu aproveitamento no território paranaense, assinale o que for correto.

01. A maior parte do território paranaense está concentrada na bacia hidrográfica do rio Paraná. Apenas alguns rios da borda Atlântica (vertente oriental) não pertencem a essa bacia.

02. No Paraná, os rios, de um modo geral, são tipicamente de planaltos, apresentando ao longo dos seus perfis longitudinais, corredeiras e saltos, o que é benéfico para a geração de energia, mas dificulta a navegação.

04. O Salto de Sete Quedas, formado por sete grandes degraus de rocha basáltica, além de outros saltos menores, localizado no rio Paranapanema, desapareceu em decorrência da construção da barragem de Rosana.

08. O rio Tibagi corta o Estado no sentido norte-sul, nasce próximo à cidade de Ponta Grossa e deságua no rio Pirapó.

16. As bacias do rio Ivaí e do rio Piquiri, localizadas na região Norte do Estado, abrigam as principais hidrelétricas geradoras da energia consumida na região, sobretudo, pelo seu complexo agroindustrial.

Gab: 03

Questão 44)

Observe a figura a seguir:

clip_image008

(Adpatado de: <http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm> Acesso em: 22 set. 2009.)

O termo aquífero Guarani foi proposto em maio de 1996, numa reunião de pesquisadores de universidades de vários países, em Curitiba, como uma forma de unificar a nomenclatura de um sistema aquífero comum a todos eles, e em homenagem à nação dos índios guaranis, que habitavam a área de sua abrangência.

Sobre esse aquífero, considere as afirmativas a seguir:

I. As rochas do Guarani constituem-se de um pacote de camadas arenosas depositadas na bacia geológica do Paraná, entre 245 e 144 milhões de anos. A espessura das camadas varia de 50 a 800 metros, estando situadas em profundidades que podem atingir até 1800 metros. Em decorrência do gradiente geotérmico, as águas do aquífero podem alcançar temperaturas relativamente elevadas, em geral entre 50 e 85ºC.

II. Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai partilham desse imenso reservatório e não devem enfrentar dificuldades para abastecimento populacional ou para outros usos da água. Entretanto, devem regulamentar o acesso a ela para que não ocorra sua contaminação nem o esgotamento dos recursos hídricos. Daí a necessidade de aprofundar estudos que analisem a hidrogeologia do aquífero, para estabelecer adequada gestão dos recursos hídricos.

III. Embora as reservas de água subterrânea estejam em uso em diversas localidades, não existe uma estrutura organizada para a gestão dos recursos hídricos do Sistema. Especula-se que o uso desequilibrado possa afetar a dinâmica da oferta de água. Por isso, é fundamental conhecer o arranjo institucional usado como parâmetro de gestão dos recursos hídricos no Mercosul, uma vez que os países envolvidos integram esse bloco econômico.

IV. Os projetos de uso e as controvérsias científicas sobre a distribuição do aquífero estão resolvidos. Sabe-se que o Guarani está confinado entre rochas vulcânicas, como um corpo poroso contínuo no qual ocorre água. Essa regularidade leva à definição de um recipiente único de água subterrânea que deve ser pensado como um conjunto sem transferência interna, o que justifica a aplicação da gestão compartilhada dos recursos hídricos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Gab: D

TEXTO: 2 - Comum à questão: 45

Analise a imagem a seguir.

clip_image010

(Parte do litoral paranaense contendo a Ilha do Mel.

Fonte www.ilhadomelonline.com.br)

Questão 45)

A Ilha do Mel, visualizada na imagem, situa-se na região de Paranaguá, cidade do litoral paranaense que comporta um importante porto. No local predomina o tipo geográfico:

a) Península – porção de terra quase toda circundada por água, mas que ainda está ligada ao continente por uma faixa estreita de terra chamada istmo.

b) Delta – depósito sedimentar aluvial formado por um curso fluvial desembocando em um corpo de água mais ou menos calmo (lago, laguna, mar, oceano ou outro rio), cuja porção subaérea apresenta-se em planta com formas triangular, lobada, digitada etc.

c) Estuário – parte terminal de um rio ou lagoa em que o fluxo e o refluxo das marés provocam variações na salinidade da água, no pH, na temperatura, na velocidade das correntes, dinâmica que associada à vegetação proporciona exuberante fauna.

d) Falésia – forma geográfica do litoral caracterizada pelo encontro da terra com o mar, formando escarpas, geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, acompanhando a linha costeira.

e) Estreito – canal de água que une dois corpos aquosos (oceanos, mares) e separa duas massas de terra.

Gab: C

Questão 46)

Os estudos regionais no Brasil e no mundo ganham força nos dias atuais, assim como a delimitação de regiões diversas para estratégias diferentes de gestão dos territórios.

clip_image012

Em relação ao conjunto espacial destacado no mapa pela cor mais escura, afirma-se que ele se refere à:

a) Baixada Fluminense, região conurbada ao município carioca.

b) Região do CONLESTE, consócio municipal em formação no RJ.

c) Costa do Sol, litoral da Baía de Guanabara.

d) Bacia da Baía de Guanabara, que envolve municípios diversos.

e) Região Metropolitana do Rio de Janeiro, definida em 1975.

Gab: D

Questão 47)

Observe atentamente a paisagem mostrada na figura abaixo e assinale a alternativa que a descreva mais corretamente.

clip_image014

Fonte: Atlas National Geographic – Brasil. Ed. Abril, p.28.

a) As lagoas, o relevo aplanado e a vegetação indicam paisagem típica de planícies flúviolacustres, como a do pantanal mato-grossense.

b) A densa vegetação, o relevo aplanado e as águas superficiais indicam que se trata de paisagem típica do domínio morfoclimático amazônico.

c) As lagoas circulares que surgem por subsidência do terreno indicam paisagem típica de relevos sedimentares cársticos sob clima tropical.

d) As lagunas circulares, ora cheias, ora esvaziadas, demonstram forte relação com a maré indicando tratar-se de planície costeira.

e) As manchas circulares em meio à floresta resultam da ocupação pretérita de comunidades primitivas indígenas.

Gab: A

Questão 48)

Observe a canção, o fragmento de texto e o mapa a seguir, que tratam de assuntos convergentes:

O homem chega,

já desfaz a natureza tira gente põe represa,

diz que tudo vai mudar. (...)

E, passo a passo,

vai seguindo a profecia do beato que dizia

que o sertão ia alagar.

O sertão vai virar mar,

dá no coração,

o medo que algum dia o mar também vire sertão.

Adeus Remanso,

Casa Nova, Sento-Sé,

Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir

Debaixo d’água lá se vai a vida inteira,

por cima da cachoeira o Gaiola vai sumir

(Sá e Guarabira.)

... não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.

(p: 514, Editora Francisco Alves)

clip_image016

Em relação ao que estão retratando a canção, a narração de uma das mais importantes obras literárias nacionais e o mapa, está correto afirmar:

a) Érico Veríssimo lamenta em sua obra Olhai os lírios do campo o desaparecimento de Sete Quedas na formação do lago de Itaipu para a construção da usina homônima lembrada na canção.

b) O excerto refere-se à Grandes Sertão: Veredas , de Guimarães Rosa. A personagem e a usina mencionadas na canção são, respectivamente, Antonio Conselheiro e Sobradinho, no rio São Francisco.

c) O texto Deus e o Diabo na terra do sol de Gláuber Rocha e a canção fazem a exaltação a Antonio Conselheiro e mencionam a usina hidrelétrica de Tucuruí, que cobriu com uma barragem esse cenário da história no Brasil central.

d) A personagem mencionada na canção é Antonio Conselheiro e a referência é à usina hidrelétrica de Sobradinho, construída sobre o palco de Canudos, cuja saga fora narrada por Euclides da Cunha na obra citada.

e) A obra Os sertões, de Euclides da Cunha narra a batalha de Canudos onde outrora fora o palco daquilo que é hoje a usina hidrelétrica de Paulo Afonso, Bahia, contida na canção de Sá e Guarabira.

Gab: D

Questão 49)

Leia o seguinte trecho:

Argumentos dos Ambientalistas

Os movimentos ambientalistas estão entre os principais críticos ao projeto da transposição do Rio São Francisco. Eles apresentam diversos argumentos, tais como: existem soluções menos custosas e mais sustentáveis para sanar o problema da falta de água no semiárido, como a construção de poços e cisternas; o regime fluvial e a vazão do Rio São Francisco já estão bastante comprometidos pelo desmatamento em suas cabeceiras e a retirada de mais água seria um golpe mortal à vida do rio; a transposição comprometeria a vazão do rio à jusante, aumentando a salinidade em sua foz, o que afeta a vida nos manguezais; a transferência das águas do São Francisco, com os seres vivos que nelas vivem, para os rios do Nordeste Setentrional, poderia afetar seriamente os ecossistemas fluviais do semiárido.

Adpitado de:

www.ig.ubn.br/DesafiosTranposicaoSaoFrancisco

Apesar das críticas o projeto de transposição do rio São Francisco continua sendo defendido pelo governo. Com base nas informações apresentadas acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, a opção que analisa de forma mais adequada essa situação é:

a) a localização das principais áreas irrigadas à montante do rio São Francisco cria o risco de que a expansão da irrigação, associada à transposição, possa competir com a geração de energia;

b) o aumento da área irrigada no vale, conjugada com a demanda de água para a transposição, não irá comprometer os empreendimentos econômicos localizados à jusante do desvio;

c) a transposição do rio São Francisco só irá beneficiar o estado da Bahia, comprometendo ainda mais o processo de desenvolvimento da Paraíba e do Rio Grande do Norte;

d) os ambientalistas apresentam críticas pouco relevantes diante do grande número de pessoas pobres que serão beneficiadas diretamente com a implantação do projeto;

e) o projeto de transposição tornaria o rio São Francisco intermitente, assim como os outros rios da bacia do nordeste.

Gab: A

Questão 50)

O Brasil é um dos mais privilegiados países em todo o mundo em relação aos recursos hídricos. Levando-se em consideração a sequência de mapas abaixo, essa condição reflete-se no fato de que:

clip_image018

a) o relevo junto à bacia hidrográfica A é de planície e está distante dos centros industriais, daí seu baixo potencial hidrelétrico.

b) a ausência de grandes usinas hidrelétricas junto à bacia B, deve-se a baixa atividade econômica daquela região.

c) a exploração da bauxita justifica a instalação da usina de Tucuruí junto à bacia C.

d) apesar de não ser a de maior potencial hidrelétrico, a bacia D é a que apresenta o maior aproveitamento e fornecimento energético do país.

e) o rio Paraguai que corta a área E faz desta região a de maior aproveitamento hidroviário do país e, em breve, o principal eixo de integração e escoamento da produção do Mercosul.

Gab: D

Questão 51)

Sobre os rios e as bacias hidrográficas brasileiras e sua utilização, principalmente em relação ao potencial energético, assinale o que for correto.

01. Os rios brasileiros têm diversos usos, como para a irrigação, para o lazer, para a pesca, para a geração de energia e para o transporte. Em regiões planálticas, eles apresentam um enorme potencial hidrelétrico e em regiões de planície são aproveitados para a navegação.

02. A bacia do São Francisco tem como curso principal o rio São Francisco. Ele banha vários estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Seu potencial energético é muito baixo, não havendo usinas hidrelétricas de grande expressão em seu curso. Suas águas, em grande parte, são aproveitadas para a irrigação das áreas semiáridas nordestinas.

04. A bacia do Tocantins-Araguaia é a maior bacia inteiramente brasileira. Ela possui grande potencial hidrelétrico. Em seu rio principal, o Tocantins, foi construída a hidrelétrica de Tucuruí, que abastece o projeto Carajás, cujo processo de extração e beneficiamento de minério apresenta um alto consumo de energia elétrica.

08. A bacia Platina é constituída de três bacias secundárias: a bacia do Paraná, a bacia do Paraguai e a bacia do Uruguai. A bacia do Paraná é a segunda maior em extensão do mundo e com mais alto aproveitamento hidrelétrico do Brasil. Nela estão localizadas várias hidrelétricas, das quais a maior é a usina de Itaipu.

16. O principal rio da Bacia Amazônica é o rio Amazonas. Ele nasce na serra da Neblina, divisa do Estado do Amazonas com a Venezuela, onde tem o nome de rio Negro, e apenas depois de receber as águas do rio Solimões é que passa a se chamar rio Amazonas. Ele apresenta um alto potencial hidrelétrico, sendo suas principais usinas a de Paulo Afonso e a de Tucunaré.

Gab: 13

Questão 52)

As regiões hidrográficas brasileiras foram definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para tornar mais fácil o planejamento e o uso racional desses recursos.

A região que mais se destaca, pelo seu aproveitamento hídrico, é a

a) Amazônica, graças às suas novas usinas hidrelétricas, Belo Monte e Jirau, dentre outras, que servem todo o norte do país.

b) do rio Paraguai, que, por ser de planalto, facilitou seu pleno emprego, com grande atividade agroindustrial.

c) do rio Paraná, que apresenta o maior aproveitamento hídrico do Brasil, abrigando grandes hidrelétricas, com destaque para a de Itaipu e Ilha Solteira.

d) dos rios Tocantins — Araguaia, que, ao descerem o planalto Central, formam numerosas cachoeiras, alimentando dezenas de usinas hidrelétricas.

e) do São Francisco, entre Juazeiro e Pirapora, que possui grande potencial hidrelétrico, aproveitado pelas usinas de Paulo Afonso, Três Marias e Sobradinho.

Gab: C

Questão 53)

clip_image020

O mapa representa algumas bacias hidrográficas do Brasil.

A bacia hidrográfica indicada, no mapa, por I é a do

01. Tocantins, que nasce no Brasil Central, recebe, pela margem direita, o rio Araguaia e lança suas águas no Oceano Atlântico, no norte do país.

02. São Francisco, cujo rio é conhecido como da ‘‘Unidade Nacional’’, e tradicionalmente une o Nordeste ao Sudeste do país.

03. Jacuí, que atravessa importantes planícies e desemboca na Lagoa dos Patos.

04. Rio Doce, que atravessa regiões ricas em ferro e ouro e lança suas águas no litoral leste brasileiro.

05. Parnaíba, que serve de limite entre dois estados nordestinos e deságua no Atlântico, através de um delta.

Gab: 05

Questão 54)

A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio: “miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície”, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens.

(O Estado de S.Paulo, 24.01.2010. Adaptado.)

A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.

I. Despejo desordenado do lixo urbano.

II. Impermeabilização do solo urbano.

III. Ampliação de áreas verdes.

IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.

V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI.

a) I, IV e V.

b) II, III, IV e V.

c) I, II, IV e V.

d) II, III e IV.

e) I, III e V.

Gab: C

Questão 55)

Observe o mapa com atenção.

clip_image022

(Atualidades Vestibular, 1.º sem. 2009)

A partir das informações contidas no mapa e de seus conhecimentos sobre as mudanças no espaço geográfico, pode-se afirmar que a representação cartográfica refere-se

a) às principais Bacias Hidrográficas.

b) à exploração de ferro e bauxita.

c) ao processo de desmatamento.

d) à construção de açudes para as regiões secas.

e) às obras de transposição do Rio São Francisco.

Gab: E

Questão 56)

Observe a imagem.

clip_image024

(www.otaboanense.com.br/userfiles)

Na cidade de São Paulo, reservatórios de contenção das águas das chuvas, conhecidos como “piscinões”, têm sido construídos, com o objetivo de redução dos episódios de enchentes. Este modelo de construção serve, na verdade, como paliativo para uma das principais alterações provocadas no meio natural pelo processo de urbanização:

a) a canalização dos rios e córregos, como medida sanitária para evitar a proliferação de ratos e insetos transmissores de doenças.

b) a ocupação das várzeas dos rios, que absorviam as enchentes periódicas, por vias de circulação e construções.

c) a ocupação das áreas de proteção dos mananciais, reduzindo as nascentes e, como consequência, o rebaixamento do lençol freático.

d) o grande número de ruas asfaltadas, produzindo ilhas de calor, que aumentam a ocorrência de chuvas nas áreas urbanas.

e) a canalização dos rios para atividades de lazer, diminuindo a demanda por áreas de lazer em regiões periféricas.

Gab: B

Questão 57)

Os vales dos rios têm uma importância histórica no processo de ocupação do território brasileiro. No estado de São Paulo, três vales de rios apresentam características econômicas e demográficas diferenciadas. Observe o mapa.

clip_image026

Assinale a alternativa que identifica corretamente características dos três vales fluviais destacados no mapa.

clip_image028

Gab: A

Questão 58)

O crescimento econômico e populacional no Brasil vem repercutindo diretamente na demanda energética, levando o Governo Federal a financiar construções de barragens para geração de energia elétrica em várias bacias hidrográficas brasileiras. Essa modalidade de produção de energia chegou ao ponto de levar algumas bacias hidrográficas a serem tomadas, quase que totalmente por lagos, como o caso do Rio Iguaçú, afluente do rio Paraná, exposto na figura abaixo, repercutindo em extensas modificações nos processos físico-químicos e biológicos dos rios.

clip_image030

Fonte: BRAGA, B.; REBOLSAS, A. C.; TUNDISI, J.G. Águas doces no Brasil.

São Paulo: Escrituras, 2006.

São características dos processos de transformação por que passam esses rios, EXCETO:

a) Alterações no sistema de reprodução de peixes e na fauna e flora das áreas de inundação, causadas pelas modificações no regime hidrológico, na vazão, bem como na migração dos peixes.

b) Alteração no regime hidrológico, tendo como fator positivo o controle de grandes cheias no rio durante o período chuvoso que atinge, principalmente, as populações ribeirinhas.

c) Modificações nos ciclos biogeoquímicos, como retenção de fósforo nas represas, causada pela precipitação do fosfato férrico que, somado à anulação da reoxigenação, pode desencadear o processo de eutrofização.

d) Aumento na retenção de sedimentos nos reservatórios a jusante, interferindo nos ciclos biogeoquímicos e na qualidade da água.

Gab: D

Questão 59)

Analise a tabela apresentada a seguir.

Total de Variedades de Tipos de Águas Identificados por Estado/Região

clip_image032

(Fonte: Águas Minerais do Brasil: distribuição, classificação e importância econômica.

Brasília: Ministério de Minas e Energia, 2004. p. 41.)

Com base em análise da tabela e em conhecimentos sobre a hidrografia brasileira, assinale a afirmativa CORRETA.

a) A Região Nordeste é a mais importante em quantidade de captações e variedade de tipos de águas, em função do número de estados envolvidos.

b) A Região Norte, pela quantidade de captações de sua bacia hidrográfica, é a que possui o maior volume de captação e variedade de tipos de águas.

c) A Região Sudeste ocupa a primeira posição no país em quantidade de captações e variedade de tipos de águas.

d) A Região Sul ocupa uma posição modesta, se comparada à Região Centro Oeste, em quantidade de captações e variedade de tipos de águas.

Gab: C

Questão 60)

Sobre a Amazônia, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Amazônia brasileira é marcada pela predominância de terras baixas, extensivamente recobertas por florestas biodiversas, em um eixo leste-oeste, ao longo do Equador.

b) Na área nuclear do domínio morfoclimático e fitogeográfico da Amazônia ocorrem chuvas, em geral, superiores a 1700mm.

c) O mundo das águas da Amazônia é o resultado direto da excepcional pluviosidade que atinge a gigantesca depressão topográfica regional.

d) O Rio Amazônico nasce em plena cordilheira dos Andes, através de três braços, onde existem precipitações nivais e degelo de primavera, a mais de quatro mil metros de altitude.

e) Fora do setor Andino o corpo principal da bacia hidrográfica Amazônica depende de um regime hidrológico totalmente fluvial.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis