domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Enem Recursos Hídricos Hidrografia 7

Questão 196)

No tocante às bacias hidrográficas brasileiras, a questão mais relevante, na atualidade, relacionada à intervenção humana nas bacias, diz respeito ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com outros rios brasileiros de menor volume d´água. Este projeto suscita inúmeras controvérsias, pelos impactos sociais e ambientais que a transposição do São Francisco pode ocasionar. Sobre esta problemática:

a) Nomeie dois impactos considerados negativos e dois impactos considerados positivos.

Impactos Negativos:

Impactos Positivos:

b) Nomeie duas bacias hidrográficas que serão beneficiadas com o referido Projeto nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Gab:

a)

Impactos negativos: modificação da composição das comunidades biológicas aquáticas nativas das bacias receptoras; risco de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras; modificação do regime fluvial das drenagens receptoras; interferência na pesca nos açudes receptores.

Impactos positivos: Aumento da oferta e da garantia hídrica; aumento da oferta de água para abastecimento urbano e rural; (OUTROS - redução da exposição da população a situações emergenciais de seca; geração de emprego e renda durante a implantação; dinamização da economia regional).

b) Piranhas-Açu no Rio Grande do Norte e Paraíba e o Rio Paraíba no estado da Paraíba.

Questão 197)

ROMPIMENTO DE BARRAGEM PODE TER MATADO MAIS DE 20

“Fissura em comporta alagou várias cidades. A situação mais crítica é nas cidades de Alagoa Grande e Mulungu

O Estado de São Paulo, sexta-feira 19/jun./2004.

Assinale com V ou com F conforme as proposições sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas, em relação aos aspectos geográficos do local onde ocorreu a tragédia mencionada na reportagem.

( ) A barragem que se rompeu foi construída no governo do senador José Maranhão, tinha capacidade para 27 milhões de m3 e foi denominada de Camaratuba.

( ) O rio onde se localizava a Barragem é o Paraíba, que desce o Planalto da Borborema em direção à depressão Sertaneja.

( ) As cidades ribeirinhas mais atingidas de Alagoa Grande e Mulungu situadas às margens do rio Mamanguape encontram-se na microrregião do Curimataú Oriental.

( ) O município de Alagoa Nova, onde a barragem foi construída, é drenado pela bacia do rio Mamanguape, encontra-se na microrregião do Brejo Paraibano sobre o Planalto da Borborema a uma altitude que se aproxima dos 500m.

A seqüência correta é:

a) VVVV

b) FFFF

c) FFFV

d) FVFV

e) VVFF

Gab: C

Questão 198)

Assinale o que for correto sobre os recursos hídricos do Paraná.

01. Muitos rios paranaenses encontram-se assoreados devido, principalmente, ao intenso desmatamento que se verificou nesse Estado, decorrente da intensa ocupação das terras pelas atividades agropecuárias.

02. No Paraná, os rios que fluem da Serra do Mar diretamente para o litoral pertencem ao conjunto de bacias hidrográficas secundárias, voltadas para o oceano Atlântico, que não fazem parte da bacia Platina.

04. O rio Tibagi e o rio Pirapó estão associados, respectivamente, ao abastecimento das cidades de Londrina e de Maringá.

08. As usinas de Salto Osório e de Segredo foram construídas ao longo do rio Ivaí que, por atravessar áreas de planalto, apresenta inúmeras cachoeiras e corredeiras, favorecendo a produção de energia hidrelétrica.

16. A drenagem paranaense é principalmente endorréica, pois os rios mais longos e importantes, como o Iguaçu, o Ivaí e o Tibagi, afluentes do rio Paraná, correm para o interior e não diretamente para o litoral.

32. O canyon do Guartelá foi criado pela passagem do rio Iapó do Segundo Planalto Paranaense para o Terceiro Planalto Paranaense.

64. A usina hidrelétrica de Itaipu está entre as maiores do mundo e localiza-se no rio Iguaçu, na confluência com o rio Paraná, na fronteira de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.

Gab: 07

Questão 199)

Os vazanteiros que fazem horticultura no leito dos rios que cortam serão os primeiros a ser totalmente prejudicados. Mas os técnicos insensíveis dirão com enfado: “a cultura da vazante já era”. Sem ao menos dar qualquer prioridade para a realocação dos heróis que abastecem as feiras dos sertões. A eles se deve conceder a prioridade maior em relação aos espaços irrigáveis que viessem a ser identificados e implantados. De imediato, porém, serão os fazendeiros pecuaristas da beira alta e colinas sertanejas que terão água disponível para o gado, nos cinco ou seis meses que os rios da região não correm.

O texto do professor Aziz Ab’Saber refere-se às contradições sobre o projeto da

a) utilização dos rios Jacuí e Guaíba na Campanha Gaúcha.

b) hidrovia Tietê-Paraná, que será importante escoadouro para o Mercosul.

c) implementação da hidrovia do rio Paraguai, alterando um dos maiores ecossistemas do mundo.

d) transposição do rio São Francisco para o setor norte do Nordeste Seco.

e) ocupação da área semi-árida do norte de Minas Gerais, onde os rios são a fonte de sobrevivência para a população ribeirinha.

Gab: D

Questão 200)

Quanto ao projeto de transposição do rio São Francisco no Nordeste do Brasil, considere as assertivas abaixo.

I. Sua execução não causará impacto ambiental já que os Estados beneficiados não apresentam biomas que corram riscos ambientais.

II. Beneficiará as pessoas que vivem junto às margens do curso inferior do rio São Francisco.

III. Prevê a construção de extensos canais que abastecerão, com as águas desviadas, rios intermitentes das áreas de seca.

Quais são corretas?

a) Apenas I

b) Apenas II

c) Apenas III

d) Apenas I e III

e) I, II e III

Gab: C

Questão 201)

Leia atentamente as afirmativas abaixo que se referem à situação atual dos recursos hídricos no Brasil, no tocante aos aspectos de distribuição, usos e impactos.

I. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste respondem pelas maiores demandas hídricas para irrigação, produção industrial e consumo humano.

II. As bacias Amazônica e Platina têm importante papel ecológico, econômico e social, destacando-se como fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

III. No Brasil, a baixa ocupação populacional das bacias hidrográficas litorâneas gera, na área costeira, impactos negativos qualitativa e quantitativamente pouco significativos.

Com base nas assertivas é correto afirmar que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas I e II são verdadeiras.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.

Gab: C

Questão 202)

As bacias hidrográficas do Amazonas e a do Orenoco ligam-se através de um canal denominado:

a) Ucayali

b) Essequibo

c) Apurimac

d) Cassiquiare

e) Caquetá

Gab: D

Questão 203)

Sobre a bacia hidrográfica do Rio Tibagi (PR), suas características físicas, econômicas ou ambientais, assinale o que for correto.

01. Na região do Terceiro Planalto paranaense, o Rio Tibagi corre sobre rochas paleozóicas, como o arenito Furnas e folhelho Ponta Grossa, fazendo com que o seu curso atravesse uma região de várzeas.

02. A região é caracterizada pelo uso racional e correto do solo, com áreas preservadas de vegetação original ao longo dos cursos de água e muitas áreas preservadas como reservas ecológicas.

04. Ela abrange mais de 40 municípios entre os quais se destacam, pela importância econômica, Londrina e Ponta Grossa. É uma das bacias hidrográficas mais importantes do Estado do Paraná, tanto pela sua extensão quanto pelo seu imenso potencial hidráulico.

08. Ao longo de seu percurso, da nascente até a foz, o Rio Tibagi atravessa uma região constituída exclusivamente de campos limpos e campos cerrados (estepes e gramíneas baixas) e, quanto à agricultura, na área de sua bacia aparecem apenas as culturas permanentes, com ausência de pastagens.

16. Os rios percorrem três diferentes zonas morfológicas do relevo paranaense passando pelo Primeiro, Segundo e Terceiro Planalto. Suas nascentes se concentram nas áreas do Primeiro e Segundo Planalto e, após ultrapassar a Serra da Esperança, o Rio Tibagi atinge o Terceiro Planalto paranaense.

Gab: 20

Questão 204)

Leia atentamente as afirmativas abaixo que se referem à situação atual dos recursos hídricos no Brasil, no tocante aos aspectos de distribuição, usos e impactos.

I. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste respondem pelas maiores demandas hídricas para irrigação, produção industrial e consumo humano.

II. As bacias Amazônica e Platina têm importante papel ecológico, econômico e social, destacando-se como fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

III. No Brasil, a baixa ocupação populacional das bacias hidrográficas litorâneas gera, na área costeira, impactos negativos qualitativa e quantitativamente pouco significativos.

Com base nas assertivas é correto afirmar que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas I e II são verdadeiras.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.

Gab: C

Questão 205)

A água é um recurso natural de uso múltiplo. Entre as formas de utilização desse recurso nas atividades humanas, destacam-se os usos doméstico – urbano e rural –, industrial e agrícola e a dessedentação de animais.

É CORRETO afirmar que, no Brasil, a maior demanda por água é requerida:

a) pela atividade agrícola, em que a irrigação se tornou essencial nas áreas de produção agroexportadora de grãos e frutas e nas policulturas.

b) pela atividade industrial, notadamente naqueles parques voltados para a manufatura de bens de consumo.

c) pela dessedentação de rebanhos, mediante incorporação de técnicas que substituem o sistema apoiado no deslocamento do gado às fontes naturais de água.

d) pelo uso doméstico, uma vez que constitui recurso essencial nas diversas atividades cotidianas da população.

Gab: A

Questão 206)

A Agência Nacional de Águas (ANA) realizou, em 2002, diagnóstico ambiental das bacias hidrográficas brasileiras.

Analise este mapa, que foi elaborado com base nos resultados alcançados por essa Agência no que se refere à situação atual da bacia hidrográfica do Rio São Francisco:

clip_image002

FONTE: Agência Nacional de Águas (ANA), 2002. Regiões hidrográficas do Brasil: recursos hídricos e aspectos

prioritários, 2002 – CD-Rom. (Adaptado)

Nesse mapa, de acordo com a legenda que o explica, está indicado o uso da terra dessa bacia em quatro tipos de áreas – I, II, III e IV.

A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que:

a) a Área I abriga grande número de atividades minerárias, que têm comprometido a qualidade da água pela intensificação do assoreamento e do uso de produtos tóxicos.

b) a Área II tem sido alvo de conflitos decorrentes do uso múltiplo da água, notadamente para geração de hidreletricidade e para irrigação.

c) a Área III apresenta grande concentração de projetos de irrigação fortemente dependentes da vazão dos rios, tendo-se em vista as reduzidas médias anuais de precipitação.

d) a Área IV é caracterizada por alta concentração demográfica e industrial, responsável pela emissão de grande volume de cargas poluidoras na rede hidrográfica.

Gab: A

Questão 207)

Leia, com atenção, o poema.

XX - O Tejo é mais belo

Alberto Caeiro

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,

Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia

Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios

E navega nele ainda,

Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,

A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha

E o Tejo entra no mar em Portugal.

Toda a gente sabe isso.

Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia

E para onde vai

E donde ele vem.

E por isso, porque pertence a menos gente,

É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.

Para além do Tejo há a América

E a fortuna daqueles que a encontram.

Nunca ninguém pensou no que há para além

Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.

Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

PESSOA, Fernando. Antologia Poética. Walmir Ayala (org.). 7.ed. Rio de Janeiro: Ediouro.

Leia o poema de Caeiro e observe como ele utiliza o rio Tejo como suporte para exaltar o rio que corre em sua aldeia. Faça como Caeiro: elabore um pequeno texto sobre a importância do rio São Francisco para os brasileiros.

Gab:

Esperava-se que o candidato demonstrasse saber efetuar uma correta leitura sobre o rio São Francisco, destacando sua importância sob o ponto de vista social, econômico, cultural e/ou ambiental. Dentre outros aspectos, poderiam ser citados: sua importância na conquista do território (processo de povoamento, ocupação do território, via de comunicação, interiorização do processo de ocupação do país etc.); abastecimento de água (para a agricultura, pecuária, indústrias, abastecimento público etc.), produção de energia elétrica; via de transporte (de cargas, passageiros e turistas); irrigação para agricultura; turismo e lazer; fonte de renda e emprego (para a população “ribeirinha”, pesca, agricultura irrigada, turismo etc.); manutenção do equilíbrio ecológico regional; importância regional (fonte perene de água, agente redutor dos efeitos negativos da seca etc.)

Questão 208)

O Brasil é um país muito rico em biomas. Existem no território brasileiro pelo menos cinco tipos de florestas, reunidos em dois grupos: o das florestas ombrófilas e o das florestas estacionais. As florestas estacionais são aquelas que:

a) se localizam em solos hidromórficos ou litólicos e não se prestam ao extrativismo vegetal.

b) apresentam árvores que perdem parcialmente ou quase totalmente as folhas na estação seca.

c) se localizam em áreas de elevada umidade, sem estação seca.

d) surgem apenas em áreas de clima subtropical.

e) apresentam árvores as quais mantêm as folhas em todas as estações do ano.

Gab: B

Questão 209)

Um grande problema hoje relaciona-se ao desabastecimento de água. No caso brasileiro, a solução pode ser viabilizada por meio de investimentos na extração de água subterrânea, pois o País possui cerca de 70% do maior reservatório subterrâneo de água doce da América do Sul.

Esse lençol d'água abrange também áreas da Argentina, Paraguai e Uruguai e é conhecido por

a) Aquífero Ogalalla.

b) Bacia Amazônica.

c) Aquífero Guarani.

d) Bacia do Paraguai.

e) Bacia do São Francisco.

Gab: C

Questão 210)

As Águas do São Francisco

O rio São Francisco é a principal fonte de água para irrigação e geração de energia no Nordeste Brasileiro.

Ele atravessa a zona semi-árida, que vem apresentando um acelerado processo de crescimento urbano, em função da migração campo-cidade provocada pela crise do complexo gado-algodão-lavouras alimentares.

clip_image004

clip_image006

Nos dias atuais, o “Velho Chico” – denominação cunhada pelos ribeirinhos – está no centro das atenções devido ao projeto de transposição de suas águas para as bacias hidrográficas do Sertão Setentrional. Esse projeto é considerado, por muitos, a melhor alternativa para minimizar o problema da vulnerabilidade climática e da tensão social no Nordeste Semi-árido.

a) Explique as razões para o conflito entre o uso das águas para irrigação e o seu aproveitamento na geração de energia elétrica no vale do São Francisco.

b) Apresente uma crítica feita pelos movimentos ambientalistas à transposição de águas do São Francisco para as bacias do Nordeste Setentrional.

Gab:

a) A localização geográfica das principais áreas irrigadas à montante da seqüência de quedas d’água no Rio São Francisco, onde estão situadas as usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV, Moxotó, Itaparica e Xingó, faz com que a expansão da irrigação, que demanda cada vez mais água, esteja competindo com a geração de energia. O aumento da área irrigada no vale, conjugada com a demanda de água para a transposição, pode vir a comprometer a vazão mínima necessária para a geração de energia.

b) Entre as principais críticas dos movimentos ambientalistas contra o projeto da transposição temos: existem soluções menos custosas e mais sustentáveis para sanar o problema da falta de água no semi-árido, como a construção de poços e cisternas; o regime fluvial e a vazão do Rio São Francisco já estão bastante comprometidos pelo desmatamento em suas cabeceiras e de seus formadores e a transposição seria um golpe mortal na vida do rio; a transposição comprometeria a vazão do rio a jusante, aumentando a salinidade em sua foz, o que afeta a vida nos manguezais; a transferência das águas do São Francisco, com os seres vivos que nela vivem, para os rios do Nordeste Setentrional, poderia afetar seriamente os ecossistemas fluviais do semi-árido.

Questão 211)

O rio São Francisco é o principal rio da bacia homônima. O velho Chico, como é conhecido, nasce em Minas Gerais e percorre, até a foz, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O projeto de integração da bacia do São Francisco às bacias hidrográficas do nordeste setentrional, a chamada Transposição das Águas, consiste em levar as águas desse rio, por canais de irrigação, até as regiões mais secas do sertão nordestino.

É uma obra que envolve alto custo e que, segundo o senhor Presidente da República, é uma questão humanitária, pois é preciso garantir ao povo nordestino, que já tem outros problemas, que não tenha o (problema) da água para beber, pelo menos.

clip_image008

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que:

a) o São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro, sendo fonte de vida e de riquezas, uma vez que suas águas possibilitam o múltiplo uso do potencial hídrico para abastecimento humano, agricultura irrigada, geração de energia, navegação, piscicultura, lazer e turismo.

b) a transposição das águas do “rio da unidade nacional” para o semi-árido do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco não é um processo simples, pois prevê um sistema de revitalização do rio, bem como de saneamento básico, nas cidades ribeirinhas.

c) o São Francisco nasce na Serra da Canastra, possui regime pluvial, é de drenagem exorréica, sendo fundamental para a economia da Região Nordeste, pois permite atividade agrícola em suas margens e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.

d) inexistem, a respeito do projeto acima, questionamentos quanto à perda de áreas de vegetação, à redução de habitats da fauna terrestre e ao aumento da tensão social na região, provocado pela desapropriação de terras.

e) o rio São Francisco é bastante aproveitado para a produção de hidreletricidade; como atravessa o sertão semi-árido mineiro e baiano, possibilita a sobrevivência da população ribeirinha de baixa renda, a irrigação de pequenas propriedades, a execução de projetos industriais e também a criação de gado.

Gab: D

Questão 212)

Quando se pensava que as descobertas sobre a nascente do rio Amazonas estavam finalizadas, cientistas brasileiros anunciaram a localização de uma outra nascente deste rio, demonstrada no mapa a seguir. Esta descoberta pode ser estratégica para países da América do Sul drenados pela bacia amazônica, quanto à presença de água doce em seus territórios.

clip_image010

De acordo com o texto, com os seus conhecimentos e com a representação do mapa, é possível afirmar que

a) a partir da descoberta da nova nascente, o rio Amazonas ultrapassa o rio Nilo quanto à extensão territorial, entretanto esta descoberta não implica no aumento do potencial de água doce no Brasil, considerando que a nascente já existia.

b) a antiga nascente do rio Amazonas, localizada no lago Titicaca, dava ao Brasil o destaque de possuir a maior reserva de água doce do planeta. Com a descoberta da nova nascente, o rio Amazonas passa a destacar-se no contexto mundial como o mais extenso.

c) a descoberta da nova nascente do rio Amazonas aumenta o seu potencial de água doce, colocando o Brasil em uma posição privilegiada como detentor de um recurso estratégico ao desenvolvimento do país.

d) com a descoberta da nova nascente do rio amazonas, este passa a englobar na sua bacia o lago Titicaca caracterizando-se como um rio fluvio-lacustre, contribuindo para a integração da Bolívia e do Peru ao Mercosul.

e) a nova nascente do rio Amazonas provoca a modificação no seu aspecto fisiográfico, o qual passa a ser um rio de planalto e navegável em toda a sua extensão, contribuindo para o aumento dos fluxos comerciais e migratórios entre Bolívia, Peru e Brasil.

Gab: C

Questão 213)

Os Comitês de Bacia são instrumentos de gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, criados na década de 1990, para:

a) evitar a inflação e proteger os consumidores contra aumentos abusivos da água.

b) organizar a população contra a privatização dos serviços de água no Estado.

c) coibir o consumo exagerado de água e evitar seu racionamento.

d) substituir os órgãos estaduais na gestão da água no Estado.

e) reunir vários atores sociais que definem políticas para a água no Estado.

Gab: E

Os Comitês de Bacias Hidrográficas, organizados pelos estados ou pela União, funcionam como fóruns em que são discutidos os problemas referentes ao uso de água, administração e solução de conflitos.

Questão 214)

Observe a charge.

clip_image012

APRESENTE um argumento que justifique a charge.

Gab:

Questão 215)

Analise a figura.

clip_image014

A figura acima representa

a) o programa de revitalização do rio São Francisco.

b) a estrutura geológica da bacia do São Francisco.

c) o perfil topográfico da região de transposição do rio São Francisco.

d) as cidades que serão beneficiadas com a transposição do rio São Francisco.

Gab: C

Questão 216)

Observando a figura, e sabendo que o Rio Amazonas, ao entrar no Brasil, está a 60 metros de altitude percorrendo quase 3.000 Km, até desaguar no Oceano Atlântico, podemos afirmar que:

clip_image016

Fonte: Lúcio de Castro Soares, Hidrografia, in IBGE, Geografia do Brasil, Região Norte, p. 118.

a) de forma inequívoca, ele é um rio de planalto e que foi necessária a instalação de eclusas para viabilizar a navegação.

b) em sua desembocadura, ocorrerá uma intensa deposição de sedimentos, que será responsável pela formação de sua foz em forma mista, ou seja, em delta e em estuário.

c) seu vale médio apresenta um expressivo potencial hidrelétrico, enquanto seus cursos inferior e superior são utilizados para a navegação.

d) em um barco que se dirige ao Oceano Atlântico, acompanhando seu curso superior, o consumo de energia será maior, pois a navegação será contra a corrente.

e) o rio, tanto do lado peruano como do lado brasileiro, drena uma região rica do ponto de vista mineral e agropecuário.

Gab: B

Questão 217)

O mundo todo já sabe que as águas superficiais estão escassas e poluídas. A alternativa para driblar o problema encontra-se no subsolo. No Brasil, encontra-se o maior reservatório de águas subterrâneas do mundo – o Aqüífero Guarani. A maior preocupação para a sua utilização está:

a) na falta de tecnologia do país, que ainda não possui mecanismos de filtração instalados no subsolo, para livrar a água de grande quantidade de bactérias e impurezas.

b) no uso indiscriminado de fertilizantes e pesticidas, como forma de prevenir a contaminação nas regiões de afloramentos, pois, uma vez contaminado, um reservatório subterâneo apresenta dificuldades maiores de recuperação.

c) na necessidade de modificar a legislação, para que a utilização desse recurso abrande os procedimentos técnicos necessários e a fiscalização da devida exploração, já que os municípios impedem que as populações interessadas se abasteçam.

d) na divisão de responsabilidades, no tocante à exploração e conservação, com os países vizinhos, principalmente o Paraguai, que tem como base econômica a agricultura intensiva e poderia estar comprometendo a qualidade da água.

e) na busca de uma alternativa adequada para utilização e distribuição dessa água, visto que os custos para a dessalinização é muito alto e os grandes centros consumidores encontram-se muito distantes desse depósito subterrâneo.

Gab: B

Questão 218)

Observe as afirmações.

I. A rede hidrográfica brasileira utilizada para a navegação está desigualmente distribuída pelo país, estando o maior potencial navegável localizado perifericamente às áreas de economia mais avançada.

II No Brasil, os rios com maiores condições naturais para a navegação são o Amazonas e o Paraguai, assim como o médio vale do rio São Francisco.

III. Os rios Tietê, Grande e Paranaíba são afluentes do rio Paraná e banham importantes regiões altamente industrializadas do sudeste brasileiro.

IV. A maior parte dos rios brasileiros são intermitentes, exceto aqueles localizados no sertão nordestino, que são temporários devido à irregularidade pluviométrica do clima.

V. O chamado Triângulo Mineiro compreende a região limitada pelos rios Paraíba e Grande e faz fronteira com os estados de Goiás e de São Paulo.

Está correto o contido apenas em:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e V.

e) IV e V.

Gab: A

Questão 219)

A respeito da bacia hidrográfica do São Francisco, assinale a alternativa CORRETA.

a) A bacia do São Francisco é predominantemente de planície, por isso é favorável à navegabilidade.

b) A área drenada pela bacia do São Francisco é de baixa altitude, apesar de possuir depressões profundas.

c) O rio principal dessa bacia localiza-se em uma área de alta latitude, onde predominam terrenos de formação geológica recente.

d) O rio São Francisco é um rio de planalto, que corta extenso trecho do território brasileiro, a maioria em altitudes médias.

Gab: D

Questão 220)

Analisando os elementos naturais constituintes do ambiente, é possível concordar com alguma(s) das colocações abaixo:

01. Rios, no sentido geral, são cursos naturais de água salgada, com canais definidos e fluxo permanente ou sazonal para um oceano, lago ou outro rio.

02. A hidrosfera consiste em uma série de reservatórios como oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor de água atmosférica, água subterrânea e água retida nos seres vivos.

04. A infiltração é o processo mais importante de recarga da água no subsolo.

08. As marés são fenômenos ondula tórios gerados pelos processos de atração gravitacional entre a Terra e o Sol.

16. De modo geral, a fraca declividade favorece o escoamento superficial direto e diminui a infiltração.

32. O ciclo hidrológico pode ser comparado a uma grande máquina de reciclagem da água, na qual operam processos tanto de transferência entre os reservatórios como de transformação entre o estado gasoso, líquido e sólido.

Gab: 38

Questão 221)

A água na natureza se apresenta sob diversas formas e está em constante movimentação, com mudanças de estado. Considerando o tema, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.

(1) Circulação da água entre a atmosfera e a litosfera com mudanças de estado.

(2) Perdas de água dos vegetais sob a forma de vapor.

(3) Encontra-se sob a forma de vapor d’água, de gelo nos pólos e nas geleiras

e sob a forma líquida nos rios, lagos e nos interstícios das rochas.

(4) Partículas de água que caem sob a forma sólida.

( ) neve, granizo

( ) água doce

( ) evapotranspiração

( ) ciclo hidrológico

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 4, 3, 2, 1

b) 2, 4, 3, 1

c) 1, 2, 3, 4

d) 3, 4, 2, 1

e) 3, 4, 1, 2

Gab: A

Questão 222)

Irapé: a catedral tecnológica e a supressão de uma paisagem

Em 2002, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – deu início, mediante a formação de um consórcio de construtoras, às obras civis para a construção da barragem de Irapé, localizada no alto Jequitinhonha. Em 2003, houve o desvio do rio e o início da construção efetiva da barragem, que terá 205 metros de altura, cifra que a coloca, segundo Fábio Gonçalves, gerente administrativo-financeiro do Consórcio Construtor Irapé, como a barragem mais alta do Brasil. O enchimento do reservatório, que se iniciaria em novembro de 2004, foi atrasado, devido a impasses no processo de reassentamento das famílias que residem na área inundável.

Fonte: Santos, M.10/02/2005 http:// www.comciencia.br/reportagens/2005/02/11.shtml

Além do reassentamento de famílias, apresentado no texto, CITE um impacto positivo e um negativo da implantação da usina de Irapé, considerando as características da área onde está localizada.

Gab:

Questão 223)

As águas para abastecimento e irrigação estão tornando-se cada vez mais escassas, no mundo. O Brasil, porém, tem tantos recursos hídricos que pode vir a ter seu território disputado por outros países, como ocorre, atualmente, com os territórios petrolíferos do mundo árabe. Assinale o que for correto sobre os recursos hídricos e seu aproveitamento, no Brasil.

01. No Sudeste e no Sul do Brasil, o relevo de planalto exige, muitas vezes, a construção de eclusas para viabilizar a circulação hidroviária por longas distâncias.

02. A navegação ao longo do rio Amazonas, que constitui uma hidrovia natural, intensificou-se a partir de 1970, quando os governos militares deram prioridade ao transporte pelas vias aquáticas, no processo de ocupação da Amazônia.

04. O aqüífero Guarani constitui um imenso reservatório de água subterrânea, associado à bacia do Paraná. Essa coleção hídrica ultrapassa os limites do território brasileiro, estendendo-se pelo território de outros países, no âmbito da bacia (hidrográfica) Platina. É, portanto, um sistema transnacional.

08. O desvio de parte das águas do rio São Francisco para outras bacias do Nordeste, onde os rios são temporários, pode resultar em impactos ambientais para a bacia desse importante curso d'água como, por exemplo, o comprometimento do potencial de geração de energia hidrelétrica.

16. O Brasil possui muitos lagos de várzea, lagoas costeiras e lagunas. Essas coleções hídricas são importantes fontes de água potável.

32. No Brasil, apenas a bacia do rio Uruguai, no extremo sul do Brasil, e a bacia do rio São Francisco apresentam regime fluvial variável, com cheias e vazantes, no decorrer do ano. As demais bacias têm regime fluvial constante devido ao clima tropical, com ocorrência de chuvas durante o ano todo.

Gab: 13

Questão 224)

Neste mapa, estão destacadas quatro grandes bacias hidrográficas brasileiras – I, II, III e IV:

clip_image018

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE. 2002. p. 108. (Adaptado)

Considerando-se o quadro ambiental em que elas estão inseridas, é INCORRETO afirmar que:

a) a Bacia I contém o maior rio do Planeta em volume de água, com divisores que se localizam no Planalto das Guianas, na Cordilheira Andina e no Planalto Brasileiro, embora o médio e o baixo cursos de seus rios apresentem declive fraco.

b) a Bacia IV é formada por rios que apresentam perfis longitudinais suaves, em que estão ausentes rupturas de declive ao longo dos cursos fluviais, condições naturais que propiciam a construção de hidrovias.

c) a Bacia II constitui verdadeira fronteira entre complexos de vegetação adaptados a restrições hídricas – a caatinga e o cerrado –, de um lado, e a formações arbóreas densas e sempre verdes, de outro.

d) a Bacia III está sujeita a uma distribuição pluviométrica bastante complexa, haja vista a abundância das chuvas em algumas áreas e a escassez severa em outras, responsável, em grande parte, pela perenidade ou intermitência de seus rios.

Gab: B

Questão 225)

O Brasil apresenta elevado potencial hidrelétrico determinado pela interação entre regime pluvial e relevo. Sobre as usinas hidrelétricas instaladas no território brasileiro, pode-se afirmar que:

I. localizam-se em áreas com grande volume de águas fluviais, influenciado pelo clima e com predomínio de relevo do tipo planalto.

II. concentram-se em função da demanda urbanoindustrial, da viabilidade econômica e das políticas públicas que definem o modelo energético.

III. ocasionam impactos que provocam a perda de solos agricultáveis e a remoção das populações ribeirinhas.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Gab: E

Questão 226)

De acordo com Gomes e Teixeira neto (1993, p. 113), a bacia do Tocantins-araguaia ocupa quase todo o território gioano-tocantinense (superior a 2/3) e partes do Mato grosso, Pará e Maranhão, cobrindo mais de 700.000 km2 de área drenada.

A figura abaixo apresenta um perfil longitudinal dos rios Tocantins e Araguaia.

clip_image020

Pela leitura do perfil e de acordo com os conhecimentos sobre a bacia do Tocantins-Araguaia, pode-se afirmar que:

01. o gradiente apresentado pelos rios, desde a sua nascente até a foz, indica que o Tocantins possui maior volume de água, sendo mais indicado para a formação de lagos e represas.

02. o desnível topográfico do rio Araguaia, a partir de sua confluência com o rio Crixás Mirim, para o norte, indica uma diminuição da energia de movimentação da água, resultando em aumento do índice de deposição de sedimentos.

03. o gradiente topográfico do curso superior do rio Tocantins, ao sul, com um perfil mais meandrante, forma extensas praias e apresenta um alto potencial turístico.

04. os cursos quase paralelos dos rios Tocantins e Araguaia constituem um eixo hidrográfico natural que liga a região central ao norte do país, o que é reproduzido pela rodovia BR-153.

Gab: ECEC

Questão 227)

Conforme observa-se no mapa a seguir, o Planalto Central está estrategicamente situado no que diz respeito à distribuição das águas fluviais brasileiras. Afinal, ele é o principal divisor de águas do país, contribuindo para a formação das principais bacias hidrográficas brasileiras.

clip_image022

Os rios que partem das chapadas do Planalto Central e que seguem a direção das setas indicadas e enumeradas contribuem na formação e no abastecimento das seguintes bacias respectivamente:

a) 1 - Amazônica; 2 - do Nordeste; 3 - do São Francisco; 4 - do Sudeste-Sul

b) 1 - Amazônica ; 2 - do Tocantins-Araguaia; 3 – do São Francisco; 4 - Platina

c) 1 - do Nordeste; 2 – do Tocantins-Araguaia; 3 - do Leste; 4 - do Sudeste-Sul

d) 1 - Amazônica; 2 - do Nordeste; 3 - do Leste; 4 - do Sudeste-Sul

e) 1 - Amazônica; 2 - do Jaguaribe; 3 - do Tocantins- Araguaia; 4 - Platina

Gab: B

Questão 228)

A Hidrovia Tietê/Paraná – Paraguai prevê uma via navegável de mais de 3.500 km de extensão, com início no Rio Paraguai, em Porto Cáceres, e término no Estuário Platino. Para viabilizá-la será necessária a construção de barragens, eclusas, canais e outros recursos da engenharia hidráulica.

Assinale a alternativa que destaca um impacto ambiental indireto da implantação desse projeto.

a) Alteração do regime hídrico.

b) Maior povoamento ao longo do traçado da hidrovia.

c) Perda da biodiversidade local, regional e mundial.

d) Diminuição da pesca.

e) Alterações nos padrões das cadeias alimentares.

Gab: B

Questão 229)

Apesar dos avanços tecnológicos, os recursos naturais continuam sendo motivo de disputas entre os Estados Nacionais. É o caso da água doce, que vem ganhando destaque internacional e é, hoje, considerada um recurso estratégico. Nessa disputa, a América do Sul tem uma situação privilegiada: é a região do mundo que dispõe das maiores reservas de água doce, tanto de águas de superfície quanto de águas subterrâneas.

clip_image024

a) Apresente dois fatos que fazem da água doce um recurso natural estratégico.

b) Avalie a importância do Brasil no quadro dos recursos hídricos mundiais.

Gab:

a) Entre os fatos que fazem da água doce um recurso natural estratégico encontram-se: urbanização crescente e conseqüentes mudanças nos hábitos de consumo de água; expansão da agricultura irrigada; esgotamento dos mananciais devido ao desmatamento; poluição e contaminação dos rios, lagos, aqüíferos e dos lençóis freáticos.

b) Porque algumas das maiores reservas mundiais conhecidas de água doce, tanto de superfície quanto subterrâneas, encontram-se no Brasil, cujo território recobre grande parte da Bacia Amazônica e do Aqüífero Guarani.

Questão 230)

Analise as afirmativas a seguir referentes à hidrografia brasileira.

1. Em decorrência da natureza do relevo, predominam, no País, os rios de planalto, que apresentam, em seu leito, rupturas de declive e vales encaixados.

2. Dentre os grandes rios brasileiros, destacam-se o Amazonas e o Paraguai que são predominantemente de planície e largamente empregados para a navegação.

3. O rio Parnaíba funciona como fronteira dos Estados do Maranhão e Piauí e constitui uma importante hidrovia para o transporte dos produtos agrícolas no Meio Norte.

4. O rio Paraná, por se encontrar inteiramente situado no Brasil subtropical, possui um regime fluvial sazonal intermitente.

5. A maior parte dos rios brasileiros possui um regime do tipo nival, em função das condições climáticas dominantes.

Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas acima.

a) 1, 2 e 5, apenas.

b) 2, 3 e 4, apenas.

c) 1, 2 e 3, apenas.

d) 3, 4 e 5, apenas.

e) 1, 2, 3 e 4, apenas.

Gab: C

Questão 231)

Com base no mapa do Rio Grande do Sul.

clip_image026

O rio destacado com o número 1 no mapa é o ________, e o local de sua foz é ________.

a) Ibicuí a Laguna dos Patos

b) Caí a Lagoa da Mangueira

c) Jacuí o Lago Guaíba

d) Taquari a Lagoa Mirim

e) Gravataí a Lagoa Itapeva

Gab: C

Questão 232)

Observe o mapa abaixo, representativo das bacias hidrográficas brasileiras, e analise as afirmativas que se seguem:

clip_image028

I. A bacia 1 possui o maior potencial hidrelétrico disponível do país, mas um pequeno número de usinas instaladas.

II. A bacia 3 apresenta grandes rios navegáveis que compõem importante hidrovia, responsável pelo escoamento da produção de grãos da região.

III. O principal rio da bacia 4 contribuiu na formação histórico-social do espaço brasileiro e, atualmente, enfrenta sérios problemas ambientais.

IV. As bacias 2 e 7 compõem a Bacia Platina, que possui o maior potencial hidrelétrico instalado no país, além de boa navegabilidade.

V. Grande parte dos rios da bacia 5 são intermitentes, o que dificulta o seu aproveitamento econômico.

VI. Os rios das bacias 6 e 8 são muito utilizados na produção de energia elétrica e constituem as maiores hidrovias do país.

Assinale a opção que contém as afirmativas CORRETAS:

a) I, II, III e IV.

b) I, III, IV e V.

c) II, III e IV.

d) IV, V e VI.

e) I, II, III, IV e V.

Gab: B

Questão 233)

Leia e analise os dados:

I. É um rio de planalto que tem seu curso entrecortado por cachoeiras em diversos pontos.

II. Suas águas são utilizadas para a irrigação, abastecimento urbano, rural e industrial.

III. É o maior rio totalmente brasileiro.

IV. Tem afluentes permanentes e temporários.

O rio que reúne as características apresentadas acima é o:

a) Araguaia

b) São Francisco

c) Tocantins

d) Amazonas

e) Parnaíba

Gab: B

Questão 234)

Sobre a dinâmica e utilização da água marque a alternativa verdadeira

a) Segundo dados do IBGE, cerca de 12% de toda a água do planeta encontra-se no Brasil. Há, portanto, grande abundância em recursos hídricos no país, distribuídos uniformemente pelo território brasileiro e com utilização adequada da água em todas as regiões do país.

b) A água é um recurso natural renovável. Na renovação natural, a água é movida pela ação da energia solar, evapora-se dos vários reservatórios e da superfície terrestre; precipita-se de várias formas; corre pela superfície; infiltra-se no subsolo; é absorvida pelas plantas e transpirada. Esses processos constituem o ciclo hidrológico.

c) A distribuição irregular das precipitações, aliada à possibilidade de longos intervalos sem chuvas, responde pelo caráter intermitente dos rios da Região Norte do Brasil.

d) Em 1996, os 110 milhões de brasileiros residentes em áreas urbanas, dispunham de redes de esgotos. Na grande maioria destas redes de esgotos, a água é tratada antes de retornar aos rios, fato que explica a diminuição significativa das epidemias como, por exemplo, a cólera, no Brasil.

Gab: B

Questão 235)

Os rios que atravessam a área destacada no mapa abaixo apresentam, em geral, o seguinte regime:

clip_image030

a) cheias apenas no outono.

b) vazantes no verão.

c) cheias no inverno.

d) vazantes na primavera e cheias no inverno.

e) cheias no verão e vazantes no inverno.

Gab: E

Questão 236)

A energia elétrica predominantemente utilizada no Brasil é de origem hidráulica. De acordo com dados do IBGE de 2000, representa 95% do total produzido no País. Em relação às bacias hidrográficas e hidrelétricas no Brasil, considere as seguintes afirmativas:

I. A Bacia Hidrográfica Amazônica, com seu enorme volume de água, é a bacia que no Brasil apresenta maior potencial hidrelétrico, sendo também a bacia que apresenta, atualmente, o maior índice de usinas em operação.

II. No Brasil, há uma predominância dos rios de planaltos. Tal fato implica nos rios apresentarem em seus cursos, rupturas de declives e vales encaixados entre outras características que conferem aos rios que banham o território nacional, alto potencial para geração de energia elétrica.

III. As Bacias Hidrográficas do São Francisco, do Atlântico Leste, do Atlântico Sudeste, do Uruguai e do Paraná são as bacias hidrográficas responsáveis pelo fornecimento de energia hidrelétrica ao trecho de maior concentração populacional e industrial do País.

IV. A construção de grandes reservatórios de água vem, nos últimos anos, gerando questionamentos. E no caso da Bacia Amazônica, a topografia plana dominante leva a inundação de grandes áreas para a construção dos reservatórios, contrapondo-se, portanto, com a preservação da floresta.

Marque a alternativa verdadeira

a) I, III e IV são erradas e II é certa.

b) II e IV são erradas e I e III são certas.

c) III é errada e I, II e IV são certas.

d) I é errada e II, III e IV são certas.

Gab: D

Questão 237)

No semi-árido nordestino existem cerca de 70.000 açudes: “máquinas d’água” destinadas à irrigação de lavouras e ao abastecimento do homem e dos animais. Apesar de sua importância para a população local e regional, os açudes geram problemas ambientais. Dentre esses problemas, destaca-se:

a) redução do potencial aqüífero dos açudes, em função do uso inapropriado por parte de pequenos e médios agricultores;

b) a inundação de áreas agricultáveis na época das chuvas, em virtude da utilização esporádica dos grandes reservatórios aqüíferos;

c) a salinização dos corpos d’água e, conseqüentemente, das áreas irrigadas, devido à intensa evaporação e às características dos solos onde os açudes se localizam;

d) a alteração climática provocada pela elevada evapotranspiração de pequenos e médios reservatórios localizados nas chapadas e tabuleiros;

e) o desmatamento das áreas de várzea provocado pelas obras de drenagem de rios e pelo uso extensivo dos recursos hídricos.

Gab: C

Questão 238)

Em 1997, foi instituída a Política Nacional de Recursos Hídricos. Em sua implementação, ela considera, como unidade territorial, para avaliar e monitorar a quantidade de água disponível, "a área de captação da água precipitada, demarcada por divisores topográficos, na qual toda a água captada converge para um único ponto de saída".

A unidade territorial a que o texto se refere é:

a) o fluxo basal.

b) a bacia hidrográfica.

c) o regime fluvial.

d) a rede hidrográfica.

e) o balanço hídrico.

Gab: B

Questão 239)

Nas regiões tropicais do Brasil, as estações do ano são pouco definidas do ponto de vista térmico. Não há grandes variações das temperaturas médias entre os invernos e os verões. Nessas regiões, as estações do ano são mais bem definidas em função da variação:

a) da incidência de energia solar.

b) da direção dos ventos.

c) da pressão atmosférica.

d) do volume pluviométrico.

Gab: D

Questão 240)

Observe a figura abaixo:

clip_image032

A respeito do padrão de drenagem dos rios formadores do Pantanal, é correto afirmar que eles possuem:

a) Padrão de drenagem radial.

b) Padrão de drenagem anelar.

c) Padrão de drenagem dendrítica.

d) Padrão de drenagem treliça.

e) Padrão de drenagem retangular.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis