quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FONTES DE ENERGIA–ENEM 2

Questão 30)

Sobre a geração de energia, pode-se afirmar, exceto:

a) O Brasil é um grande produtor de energia. Há usinas binacionais, como a Itaipu, por isso nunca houve no País problemas no abastecimento no setor.

b) O lixo pode ser uma fonte de energia. Na Holanda 1/3 das residências já é abastecida com energia produzida a partir do lixo. Se este modelo fosse adotado no Brasil, em cidades com 1 milhão de habitantes, que produzem cerca de 1 mil toneladas de lixo por dia, poderiam ser gerados até 30 MW de energia.

c) O Governo Federal optou por estimular a construção de novas termoelétricas para diversificar a matriz energética brasileira.

d) Dentre a diversidade de fontes de energia renováveis, pode-se citar a eólica, pouco aproveitada no Brasil. Entre os maiores produtores estão Estados Unidos, Alemanha, Espanha e China.

e) A fonte hidroelétrica é a mais importante geração de energia do Brasil, responsável pela maior fatia de energia produzida no País.

Gab: A

Questão 31)

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a dinâmica da circulação atmosférica.

01. Os ventos que sopram dos trópicos para o Equador são conhecidos como ventos contra-alísios.

02. Devido ao movimento de translação da Terra, os ventos alísios possuem direção nordeste no Hemisfério Norte e sudeste no Hemisfério Sul.

04. A energia solar é responsável pela maior parte dos movimentos que compõem a dinâmica geral da circulação atmosférica.

08. Os ventos alísios e contra-alísios constituem um grande circuito de circulação atmosférica conhecido como Célula de Hadley.

16. O movimento ascensional do ar caracteriza-se como uma zona de alta pressão atmosférica.

Gab: 12

TEXTO: 4 - Comum à questão: 32

Texto XIII

A opinião pública tem sido informada que o surto da fome está ligado à escassez de produtos agrícolas, que decorre das más colheitas provocadas pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas, do aumento de consumo de cereais na Índia e na China, do aumento dos custos dos transportes e da crescente reserva de terras para a produção dos agrocombustíveis.

Todas estas causas têm contribuído para o problema, mas não são suficientes para explicá-lo. Estes aumentos especulativos, tal como os preços do petróleo, resultam de o capital financeiro ter começado a investir fortemente nos mercados internacionais de produtos agrícolas depois da crise do investimento no setor imobiliário.

(Adaptado: SANTOS, B. S. Transnacionais de alimentos lucram com aumento

da fome. Carta Maior. Economia. 7 maio 2008.)

clip_image002

Figura 6: A raiz do dilema

(Adaptado: DUAILIBI, J. Ele é o falso vilão. Veja. Ed. 2058. 30 abr. 2008.)

Questão 32)

A política estadunidense de estímulo à produção de etanol está vinculada:

a) não apenas à procura de combustíveis alternativos, dos quais o etanol é um exemplo, mas também a transformações no processo produtivo, beneficiando, assim,a proteção de reservas florestais de países em desenvolvimento.

b) à busca de transformações culturais e políticas, de modo a promover uma verdadeira “revolução verde”, com mudanças permanentes de padrões e hábitos de produção, distribuição, circulação e consumo de alimentos industrializados.

c) à lógica de mercado, segundo a qual o cultivo deprodutos agrícolas é direcionado para a fabricação de biocombustíveis, mais lucrativos, o que gera escassez e elevação dos preços dos alimentos.

d) à procura de combustíveis alternativos, como o etanol, a fim de potencializar o uso da terra, gerando emprego, renda e conjuntamente a expansão da produção de alimentos para um mercado em constante processo de ampliação.

e) a mudanças de uma cultura consumista para uma cultura preservacionista, objetivando a manutenção dos padrões atuais de desenvolvimento econômico e social e a preservação dos recursos naturais do planeta.

Gab: C

Questão 33)

“Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, ressalta o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi, em matéria publicada em 12/12/2004 no site http://www.comciencia.br.

Dentre as fontes de energia indicadas abaixo, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.

a) construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)

b) construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio

c) geração de energia a partir dos ventos (eólica)

d) utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa)

Gab: C

Questão 34)

Em julho de 2008, o preço do barril de petróleo atingiu a marca de US$ 140. A tendência é que o preço dessa commoditie se mantenha elevado com algumas oscilações. Ao contrário das crises de 1973 e 1979, em que os preços subiram por razões geopolíticas, de 2003 a 2008 as causas dessa elevação foram outras. O aumento do preço do petróleo até a primeira metade de 2008 teve como causa a:

a) descoberta de novas reservas de petróleo no mundo;

b) estabilidade política e econômica dos países produtores;

c) substituição do petróleo pelo hidrogênio nos transportes;

d) ampliação do uso de fontes energéticas, como a solar;

e) explosão do consumo com destaque para China e Índia.

Gab: E

Questão 35)

O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes.

clip_image004

(Ministério das Minas e Energia. Energia 2007. Resultados Preliminares.

Disponível em www.mme.gov.br/. Acessado em 31.07.2008.)

I. A participação das fontes de energia renováveis representa cerca de pouco mais de 12% no mundo. Já no Brasil, elas representam pouco menos que a metade da oferta de energia.

II. Parte considerável da biomassa consumida no Brasil destina-se ao setor de transportes. Esse consumo deve ser ampliado nos próximos anos, com a substituição de parte do diesel proveniente do petróleo por biocombustíveis.

III. A queima do petróleo e do carvão mineral apresenta menores emissões de gases estufa do que a queima de biomassa e gás natural, demonstrando que os países da OCDE estão mais próximos de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.

IV. Há um forte desequilíbrio no consumo de energia, visto que os 30 países membros da OCDE, considerados ricos, consomem quase metade dos recursos energéticos mundiais.

A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre o tema permitem afirmar que estão corretas as afirmações:

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) I e III, apenas.

e) II e IV, apenas.

Gab: C

Questão 36)

Leia a reportagem para responder à questão.

Há dez anos, era vendido a pouco mais de 10 dólares. O mundo não sabia, mas vivia ali os dias derradeiros da fase farta e barata do combustível fóssil que impulsionou a segunda revolução industrial no século passado.

(Veja, 09.01.2008. Adaptado)

O texto refere-se ao

a) xisto betuminoso.

b) carvão mineral.

c) gás natural.

d) gás metano.

e) petróleo.

Gab: E

Questão 37)

As usinas hidrelétricas suprem cerca de 10% da energia e 20% do consumo total de eletricidade do globo. Essa energia apresenta, em relação ao petróleo, ao carvão e à energia atômica, algumas vantagens: não provoca diretamente grande poluição (pela queima ou combustão) e é uma fonte renovável. Porém, tais usinas provocam outros tipos de impactos socioambientais.

(VESENTINI, J.W. – Sociedade e espaço. São Paulo: Ática, 1996).

Considere os seguintes impactos atribuíveis à construção de usinas hidrelétricas.

I Represamento artificial das águas e inundação de áreas de populações ribeirinhas.

II Destruição de planaltos e mesmo de montanhas, para criar o represamento dos rios.

III Perda de extensas áreas com florestas, solos cultiváveis e, às vezes, sítios arqueológicos.

IV Migrações forçadas e desestabilização da vida social em escala local e regional.

É válido afirmar que as usinas hidrelétricas podem provocar os impactos citados em

a) I, II, III e IV.

b) I, II e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) I e III, apenas.

e) III e IV, apenas.

Gab: C

TEXTO: 5 - Comum à questão: 38

Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”.

(resistir.info/energia/y_cochet_11jul05.html#notas)

Questão 38)

Sobre o petróleo no mundo, considere as afirmações a seguir:

I. A origem do petróleo está relacionada às rochas cristalinas que sofreram lento metamorfismo ao longo de milhões de anos, aprisionando matéria orgânica em seu interior, que foi convertida em hidrocarbonetos.

II. As maiores reservas de petróleo encontram-se em maciços cristalinos metamorfizados, com destaque para os Montes Apalaches, nos Estados Unidos, e o Planalto da Arábia no Oriente Médio. Só em período recente, foram descobertas reservas nos fundos oceânicos, acumuladas em fossas como a de Porto Rico, no Golfo do México.

III. Sua dupla função é uma das razões para o grande consumo. Seus derivados servem como fonte de energia, utilizada nos mais variados meios de transportes e em usinas termelétricas, e também como matéria-prima em várias indústrias, como farmacêuticas, de fertilizantes, de tintas, entre outras.

IV. Sua desigual distribuição entre os países é fonte constante de conflitos. A OPEP, um cartel que reúne vários países produtores e exportadores de petróleo, controla em torno de 40% da produção mundial e 70% das reservas comprovadas.

Estão corretas somente

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Gab: E

Questão 39)

A dependência da sociedade moderna em relação aos combustíveis fósseis tem seus dias contados, derivando daí a constante busca por fontes alternativas de energia. Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente a fonte de energia e algumas de suas respectivas características.

clip_image006

Gab: D

Questão 40)

Analise a tabela.

clip_image008

(Wikipedia)

Pode-se afirmar que, dentre os cinco maiores

a) exportadores mundiais de petróleo, a maioria pertence à OPEP.

b) exportadores mundiais de petróleo, estão os maiores consumidores desse produto.

c) importadores mundiais de petróleo, a minoria é de capitalistas desenvolvidos.

d) produtores mundiais de petróleo, a maioria é de capitalistas desenvolvidos.

e) produtores mundiais de petróleo, mais da metade pertence à OPEP.

Gab: A

Questão 41)

Conforme o tempo decorrido para a sua formação, o carvão apresenta maior ou menor teor de carbono e maior ou menor poder calorífero.

Quanto mais antigo for o carvão, maior teor de carbono e poder calorífero ele possui. Podemos considerar as seguintes fases da formação do carvão:

a) Turfa, Arenito, Calcário e Piroxênio.

b) Antracito, Hulha, Linhito e Turfa.

c) Linhito, Feldspato, Calcário e Anfibólio.

d) Biotita, Hulha, Linhito e Antracito.

e) Antracito, Hulha, Piroxênio e Biotita.

Gab: B

Questão 42)

Um estudo inédito sobre a indústria de carvão nesse país concluiu que o subsídio dado pelo governo para a produção e o consumo do combustível − responsável por 70% da energia gerada − causou um prejuízo ambiental em 2007 de US$ 250 bilhões, o equivalente a 7,1% do PIB (Produto Interno Bruto) no mesmo ano. A indústria do carvão é uma das mais poluidoras do mundo.

(Adaptado de www.jornaldaciencia.org.br)

O texto refere-se ao carvão, principal combustível da matriz energética

a) da África do Sul.

b) do Canadá.

c) da Rússia.

d) da Índia.

e) da China.

Gab: E

Questão 43)

Em tempos de crise econômica e de temor em relação às consequências negativas dos combustíveis fósseis sobre o clima, crescem as pressões sociais pelo uso de fontes de energia renováveis e de baixo custo. Sobre as fontes de energia renováveis:

a) Deverão substituir o petróleo e o carvão mineral em curto período de tempo, uma vez que os países desenvolvidos, independentemente do custo econômico, estão empenhados em reduzir a poluição do planeta.

b) Embora possam ser de elevado custo e de difícil aproveitamento (como a energia fotovoltáica e a geotérmica), produzem baixo impacto no meio ambiente.

c) Começaram a ser estudadas a partir da primeira crise do petróleo ocorrida na década de 1990, quando o preço do petróleo triplicou.

d) São escassas, por isso há grande dificuldade de países extensos e subdesenvolvidos como o Brasil em utilizá-las.

Gab: B

Questão 44)

A energia elétrica é produzida principalmente em usinas termoelétricas, hidrelétricas e termonucleares. Em qualquer dessas usinas, ela é produzida numa turbina, que consiste, essencialmente, num conjunto cilíndrico de ferro que gira em torno de seu eixo no interior de um receptáculo imantado. Na turbina, portanto, a energia cinética (de movimento) é transformada em energia elétrica. Nos diferentes tipos de usinas, o que difere é a energia primária utilizada para mover as turbinas.

Considerando o assunto acima e seus conhecimentos sobre energia primária é correto afirmar que:

a) o carvão mineral e o gás natural correspondem às energias primárias mais utilizadas em termoelétricas, nos países subdesenvolvidos, gerando e consumindo aproximadamente a metade da energia elétrica produzida no planeta.

b) entre as fontes não-renováveis de energia, o carvão mineral é o mais abundante, principalmente no Hemisfério Norte. Segundo estimativas, quando o petróleo se esgotar, as reservas de carvão ainda terão um período de exploração muito longo.

c) o petróleo pode ser substituído pelo carvão mineral, em situação de crise e aumento de preço, devido às maiores reservas disponíveis em países como o Brasil e a Venezuela.

d) países de dimensões continentais como o Brasil, Estados Unidos da América do Norte e a Rússia, apresentam uma enorme disponibilidade de recursos hídricos, porém com baixo aproveitamento hidroenergético.

e) a tecnologia disponível para transformar o xisto betuminoso em energia primária pode ser, uma importante fonte primária, devido ao baixo custo de beneficiamento e às enormes reservas.

Gab: B

Questão 45)

Observe o gráfico sobre a evolução do consumo energético no Brasil:

clip_image010

clip_image012

clip_image014

De sua análise, podemos depreender que:

a) o uso de lenha e carvão apresentou um aumento da demanda.

b) a fonte energética derivada da utilização de hidrocarbonetos é a mais utilizada no Brasil.

c) a fonte hidráulica apresentou diminuição.

d) a biomassa correponde a utilização de mais de 70% dentre as fontes energéticas brasileiras.

e) o uso da energia nuclear apresentou uma queda na última década.

Gab: B

Questão 46)

O período analisado abaixo coincide com o momento em que o Brasil deixou de ser um país agroexportador e tornou-se urbano-industrial. Para isso, fez-se necessário construir um grande parque energético. Sobre isso, podemos afirmar que

BRASIL: Evolução do consumo

de energia – 1941–1999

clip_image016

a) o Estado esteve à frente da condução do processo, construindo grandes usinas hidrelétricas, a principal fonte de energia elétrica do país.

b) realizaram-se pesquisas e perfuração de poços de petróleo no país, no período retratado, momento em que o Brasil atingiu a auto-suficiência em petróleo.

c) conforme demonstra o gráfico, a cana tornou-se a principal fonte de energia elétrica brasileira.

d) apesar de não estar voltado para produção de energia elétrica, e sim de energia de transportes, a fonte hidráulica é a mais utilizada como energia global.

e) a vertiginosa queda do petróleo nos últimos anos é fruto da crise internacional.

Gab: A

Questão 47)

A previsão de que as reservas mundiais se aproximam do fim aliada à emissão de gases estufa fazem do petróleo um combustível em declínio. Paulatinamente começam a ser usadas com mais intensidade fontes alternativas de energia.

Observe a figura a seguir.

clip_image018

IBGE, 2008.

De acordo com a demanda mundial de energia em 2002 e a questão energética, leia as afirmativas a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Brasil é um país com amplas possibilidades de diversificação de sua matriz energética, pois possui um excelente potencial hídrico, reservas de gás natural e investe na produção de biocombustíveis.

( ) Os biocombustíveis, ou seja, o combustível obtido de matérias-primas vegetais como o etanol e o biodiesel, devem ter seu uso proibido na maioria dos países porque sua produção é uma ameaça à disponibilidade de alimentos

( ) A matriz energética é o conjunto dos recursos de uma sociedade e das formas como eles são usados, abrange as fontes de energia, as tecnologias de geração e a forma de consumo.

( ) Depois da crise do petróleo, em 1973, a busca por fontes alternativas de energia se intensificou. Diversos países construíram usinas nucleares que passaram a produzir eletricidade enquanto outros aproveitaram os recursos naturais existentes.

( ) O Oriente Médio perdeu importância estratégica na atualidade porque o petróleo tende a ser abandonado como fonte de energia; assim se justifica a invasão do Iraque pelos EUA.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

a) F, V, F, V, e V.

b) V, F, F, V e F.

c) F, V, V, V, e V.

d) V, F, V, V, e F.

e) F, F, F, V e V.

f) I.R.

Gab: D

Questão 48)

Reatores nucleares (por ano de início da construção)

clip_image020

Adaptado de L’Atlas du Le Monde Diplomatique. Paris: Armand Colin, 2006.

O uso da energia nuclear ainda é considerado uma opção polêmica. Pela análise do gráfico, pode-se identificar o período em que os investimentos nessa forma de gerar energia alcançaram o seu auge.

As duas conjunturas que explicam os altos investimentos nesse período são:

a) política da Detente e crise ambiental

b) integração européia e Guerra do Golfo

c) crise do petróleo e corrida armamentista

d) enfraquecimento da OPEP e Guerra Fria

Gab: C

Questão 49)

Observe o mapa abaixo.

clip_image022

O país destacado no mapa é ________________, tendo como importante atividade econômica a produção de ______________________

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

a) a Bolívia – gás natural.

b) a Venezuela – petróleo.

c) a Colômbia – petróleo

d) o Peru – gás natural.

e) o Equador – café.

Gab: B

Questão 50)

Observe a tabela e o gráfico:

Consumo de Energia no Mundo (em Mtep) - 2002

clip_image024

TERRA, L.; COELHO, M. de A. Geografia Geral: o espaço natural

e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005. p.323.

clip_image026

TERRA, L.; COELHO, M. de A Geografia Geral: o espaço

natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005. p.236.

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

I. O petróleo, o gás natural e o carvão constituem a base energética da sociedade industrial.

II. Considerando a energia da biomassa, as regiões da América do Norte e Europa são consideradas as maiores consumidoras. Isso faz delas as menores emissoras de dióxido de carbono.

III. O consumo de energia tem como base a queima de combustíveis fósseis, resultando que as maiores emissões de dióxido de carbono relacionam-se com as regiões de maior consumo de energia.

Está (ão) correta (s)

a) apenas I e II.

b) apenas I e III.

c) apenas II.

d) apenas III.

e) I, II e III.

Gab:B

Questão 51)

Assinale a alternativa correta.

clip_image028

a) Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção.

b) Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.

c) Asserção correta, razão errada.

d) Asserção errada, razão correta.

e) Asserção e razão erradas.

Gab: C

Questão 52)

Segundo dados da ONU, nas primeiras décadas do século XXI, aproximadamente 2,4 bilhões de habitantes dependerão da biomassa, especialmente da madeira, como principal fonte energética. Mesmo que você não seja um desses habitantes, pense nas conseqüências ambientais que decorrem do uso dessa fonte e assinale Verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas a seguir.

O grande problema dessa situação está no (a)

( ) aumento do processo de erosão.

( ) diminuição, em alguns casos, da umidade da atmosfera.

( ) aumento da biodiversidade.

( ) desertificação ecológica.

A seqüência correta é

a) FVVF.

b) FVFF.

c) VVFV.

d) VFFV.

e) FFVV.

Gab: C

Questão 53)

“O que era medo se tornou esperança - duas décadas após o desastre de Chernobyl, a energia nuclear está novamente em expansão para enfrentar o preço do petróleo e o aquecimento global.”

(Revista Veja, edição 2070 - ano 41, nº29, 23 de julho de 2008.)

Acerca de energia nuclear, é correto afirmar:

I. Apesar dos riscos de acidentes, a disseminação das centrais nucleares na África foi grande, principalmente para abastecer a Europa.

II. A elevação no preço do petróleo e gás natural impulsiona a retomada da energia nuclear.

III. Um forte argumento a favor da energia nuclear é o combate ao aquecimento global.

IV. A frança é o país da Europa Ocidental com menor emissão de carbono por habitante, onde cerca de três quartos da energia provêm de fissão nuclear.

Está (ão) correta (s)

a) apenas I.

b) apenas I e II.

c) apenas III e IV.

d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

Gab: D

Questão 54)

A questão energética contemporânea, especialmente no que se refere ao uso de combustíveis fósseis, pode ser olhada sob uma perspectiva mais ampla.

A vida na Terra tem alguns bilhões de anos. Nossa espécie, que surgiu há cerca de 150 mil anos, produz ferramentas há cerca de 40 mil anos, usa carvão mineral há cerca de 300 anos e petróleo há cerca de 100 anos. Esses recursos energéticos, devidos à longa deposição de organismos, encontram-se em diversas regiões, algumas delas hoje desérticas. O consumo combinado atual desses combustíveis, sobretudo na indústria e nos transportes, equivale a uma queima da ordem de 100 milhões de barris de petróleo por dia, fato que preocupa pelo aumento, na atmosfera, de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Da leitura desse texto, é correto afirmar que

a) há regiões desérticas que podem já ter sido oceanos, das quais extraímos hoje o que aí foi produzido muito antes da existência humana.

b) sendo os combustíveis fósseis gerados em processo contínuo, os mesmos poderiam ser utilizados indefinidamente, não fosse o aumento do efeito estufa.

c) o consumo atual de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes é reposto pela deposição diária de biomassa fóssil.

d) os seres humanos, nos últimos 100 anos, são responsáveis por boa parte da geração de combustíveis fósseis, a partir da biomassa disponível.

e) o que era carvão mineral, em passado remoto, transformou-se em petróleo nos períodos recentes.

Gab: A

Questão 55)

Ao longo da história, a ampliação da capacidade produtiva das sociedades teve como contrapartida o aumento do consumo e a contínua incorporação de novas fontes de energia.

Balanço energético mundial (%)

2001

clip_image030

a) Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.

b) Apresente dois impactos negativos associados à produção de energia hidrelétrica.

Gab:

a) Entre as vantagens do uso do petróleo temos: trata-se de uma fonte de energia com maior poder calorífico que o carvão; apresenta-se sob a forma líquida, o que facilita sua extração e transporte; possui aplicações diversificadas (combustível para veículos, aquecimento e produção de eletricidade); gera subprodutos que são cada vez mais aproveitados pela petroquímica. Entre as vantagens do uso do gás natural temos: dispensa armazenamento em sua forma original; apresenta alta produtividade; é o combustível fóssil que menos prejudica a natureza, pela facilidade de se controlar a sua combustão

b) Entre os impactos negativos associados à produção da energia hidrelétrica estão: o deslocamento e a perda dos gêneros de vida das populações situadas nas áreas alagáveis; a inundação de áreas agricultáveis e de florestas; as mudanças na dinâmica hidrológica dos canais fluviais; a diminuição da biodiversidade fluvial; a perda de patrimônio histórico e cultural devido à formação de grandes reservatórios; a deterioração da qualidade da água pela grande produção e decomposição de matéria orgânica; o aumento de problemas sanitários associados à proliferação de parasitas em áreas contíguas aos reservatórios; a emissão de gases do efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica nos reservatórios.

Questão 56)

Durante toda a década de 1980, as polêmicas sobre benefícios e problemas causados pelo uso desse recurso e a pressão dos movimentos ambientalistas desestimularam o aumento da produção e do consumo. Atualmente, porém, a previsão dos especialistas é de consumo em crescimento nos próximos 50 anos. O problema é que apenas 10 países do mundo terão o recurso em quantidade suficiente para suas necessidades e apenas 5 países terão condições de exportar o produto, com destaque para a Austrália, Canadá e Rússia. Trata-se

a) do petróleo.

b) da bauxita.

c) do manganês.

d) do urânio.

e) do carvão mineral.

Gab: D

Questão 57)

Em março de 2007, a Comissão Européia, o braço executivo do grupo de 27 países que formam a União Européia, estabeleceu que, pelo menos, 20% de toda a energia consumida pelo bloco devem ser provenientes de fontes renováveis até 2020. Entre as medidas, a CE determinou que 10% dos combustíveis consumidos pelos automóveis de cada país da UE sejam biológicos.

Encontrado em: www.ambientebrasil.org.br, em 20/04/2007.

Tomando como base para análise o texto reproduzido acima, assinale a proposição correta.

a) O aumento do uso de biocombustíveis na Europa é defendida pelas organizações ambientalistas que atuam nos diversos continentes, que vêem a alternativa como mais ecologicamente viável.

b) Um exemplo de biocombustível, conforme mencionado no texto, é o petróleo, por possuir origem orgânica, pois resulta da transformação de plâncton depositado no ambiente marinho desde eras geológicas remotas.

c) Somente recebem a denominação de biocombustível as fontes de energia alternativas, como a eólica e a solar.

d) Entre os riscos levantados pelos opositores do aumento do uso de biocombustível, está a destinação em larga escala de terras agrícolas para produzir “culturas energéticas”, em detrimento da produção de alimentos.

e) O biocombustível, enquanto fonte de energia para ser utilizada em larga escala, somente é viável quando empregado conjuntamente com o carvão mineral.

Gab: D

Questão 58)

Considere as informações a seguir que apresentam alguns dos objetivos de uma das maiores e mais comentadas obras de engenharia do mundo:

I. substituição de parte da matriz energética do país, atualmente baseada no carvão mineral e no petróleo;

II. controle sobre as enchentes periódicas e seus efeitos desastrosos sobre a produção agrícola do país;

III. melhoria das comunicações entre o interior, de economia estagnada, com as dinâmicas cidades do litoral.

Com base nas informações do enunciado, pode-se concluir que se trata

a) das obras de ampliação do Canal do Panamá, pelo consórcio Panamá-Colômbia.

b) do projeto de construção de usinas hidrelétricas no rio Madeira, pelo governo brasileiro.

c) da construção da usina hidrelétrica de Três Gargantas, no rio Yang-Tsé, na China.

d) do aproveitamento do rio Mississipi, nos Estados Unidos, para geração de energia.

e) do represamento do rio Jordão por Israel, obra duramente questionada pelos países vizinhos.

Gab: C

Questão 59)

A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética.

Entre as implicações mais graves que este modelo de geração de energia cria, está

a) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhará um posto no Conselho de Segurança da ONU.

b) o lixo atômico, cuja atividade prolonga-se por gerações.

c) a ameaça de explosão por ambientalistas radicais.

d) a obrigação do país de não produzir armas nucleares, que mantém o status quo nuclear mundial.

e) o risco de acidentes fatais, dado o vazamento freqüente de material radioativo.

Gab: B

Questão 60)

Observe o mapa.

Assinale a alternativa que expressa corretamente o fenômeno representado no mapa.

clip_image032

a) Locais estratégicos de ações terroristas na Ásia.

b) Focos de conflitos étnicos no Oriente Próximo.

c) Áreas militarizadas norte-americanas no Oriente Médio.

d) Focos de tensão em fronteiras da Ásia Oriental.

e) Áreas produtoras de petróleo na Ásia Ocidental.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis