quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 13

Questão 268)

No período da globalização, a velocidade com que os pedaços do território são valorizados e desvalorizados, determinando mudanças de usos, é temerária. E as novas políticas das montadoras, no Brasil, parecem ser um exemplo paradigmático. Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores a participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.

São Paulo: Record, 2001. p.112.

Considerando-se o processo de distribuição espacial da indústria no Brasil, pode-se afirmar que:

01. a distribuição espacial da indústria no Brasil apresentou-se de forma concentrada na Região Sudeste até a década de 1980, quando se iniciou um processo de descentralização em direção a outras regiões e estados da federação.

02. a instalação de montadoras na Região Centro-Oeste é um exemplo das novas políticas territoriais, que, a partir da década de 1990, têm se caracterizado pela descentralização industrial.

03. a Zona Franca, na Região Norte, teve no comércio de mercadorias importadas sua principal função até a década de 1980, quando houve o crescimento induzido de quatro pólos produtivos: o relojoeiro, o óptico, o de veículo de duas rodas e o de indústrias eletroeletrônicas, este último, atualmente, o mais representativo.

04. o processo de industrialização na Região Sul, a terceira mais industrializada do Brasil, esteve inicialmente voltado ao mercado nacional, restringindo-se regionalmente a partir das décadas de 1980 e 1990.

Gab: CCCE

Questão 269)

Considere as seguintes características industriais:

I. No final do século XX, a indústria já não era mais a maior empregadora de mão-de-obra, em razão do alto custo de vida, da defasada infra-estrutura de transportes, da valorização da mão-de-obra, da saturação demográfica da região.

II. De 1995 a 1998, apenas um de seus Estados recebeu 250 (duzentos e cinqüenta. novas empresas industriais, exemplificando a aplicação de capitais estrangeiro e nacional privado nessa região, em decorrência de incentivos fiscais oferecidos.

As explicações contidas em I e II referem-se, respectivamente,

a) à Área Metropolitana de Brasília e ao Estado do Ceará, na Região NE.

b) ao ABC, na Região SE, e à Zona Franca de Manaus.

c) ao ABC, na Região SE, e ao Estado do Ceará, na Região NE.

d) à Região Metropolitana de São Paulo e à zona urbana de Boa Vista (RR), na Amazônia.

e) à Região Metropolitana de São Paulo e à Zona Franca de Manaus.

Gab: C

Questão 270)

Considere as afirmações abaixo sobre os pólos tecnológicos no Brasil.

I. Os pólos tecnológicos concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta.

II. Os pólos tecnológicos concentram atividades industriais que independem de outros setores da economia.

III. O principal pólo tecnológico do país é a Zona Franca de Manaus, devido à presença de várias incubadoras tecnológicas.

IV. Os principais pólos tecnológicos do Estado de São Paulo se localizam na Capital, em São José dos Campos, Campinas e São Carlos.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

Gab: C

Questão 271)

Observe o gráfico.

Variação das atividades econômico-industriais da Região Sudeste

clip_image002

Com base no gráfico e em seus conhecimentos sobre as características econômico-industriais do Sudeste brasileiro, é incorreto afirmar:

a) O Estado de Minas Gerais foi o que mais se beneficiou com a desconcentração econômica, verificada a partir da década de 80.

b) O Estado do Rio de Janeiro é o que apresenta menor participação na economia regional.

c) Nos últimos anos, observa-se diminuição da participação relativa da Grande São Paulo na produção industrial do Estado e aumento da participação das cidades do interior.

d) Com uma participação menor na economia regional, o Estado do Espírito Santo desenvolve atividades industriais significativas voltadas para o mercado internacional.

Gab: B

Questão 272)

Leia o texto abaixo:

Fala-se hoje muito em guerra fiscal, na medida em que a disputa de Estados e municípios pela presença de empresas e a busca pelas empre-sas de lugares para se instalar lucrativamente é vista sobretudo nos seus aspectos fiscais. A realidade é que, do ponto de vista das empresas, o mais importante mesmo é a guerra que elas empreendem para fazer com que os lugares, isto é, os pontos onde desejam instalar-se ou permanecer, apresentem um conjunto de circunstâncias vantajosas do seu ponto de vista.

SANTOS, Milton ; SILVEIRA, Mª Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 296.

Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. As empresas, quando escolhem o lugar para a sua instalação, levam em conta apenas as facilidades de acesso ao mercado consumidor regional.

02. No atual período de globalização, as exigências de produtividade fazem com que todos os lugares reúnam as mesmas condições para a instalação das grandes empresas.

04. A política industrial, traçada pelo governo brasi-leiro, é a única responsável pela localização das indústrias nos diferentes Estados do território nacional.

08. A infra-estrutura, os recursos humanos e os incentivos fiscais são algumas das circunstâncias vantajosas que atraem atividades empresariais.

16. A guerra fiscal entre Estados e municípios brasi-leiros, que é vantajosa para as empresas, traz consigo tensões políticas, que nem sempre se revertem em benefícios sociais.

Gab: 24

Questão 273)

Sobre o processo de industrialização no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) A industrialização do Sudeste provocou a formação de um mercado consumidor, passando esta região a ser o principal pólo distribuidor de mercadorias industriais para todo o país.

b) A crise mundial de 1929 provocou o aumento da demanda de café nos mercados internacionais e a diversificação da produção agrícola brasileira.

c) O crescimento da economia urbano-industrial no Sudeste possibilitou a integração do mercado interno brasileiro e a extinção das desigualdades regionais.

d) A modernização do Brasil através da industrialização determinou maior autonomia regional à Amazônia e ao Nordeste.

e) O crescimento da economia industrial produz uma divisão territorial do trabalho que torna a indústria cada vez mais dependente da agricultura.

Gab: A

Questão 274)

Com relação aos aspectos econômicos brasileiros, apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a.

a) Atualmente, montadoras de automóveis dispersam-se pelo território brasileiro, onde o ABC paulista foi o pólo pioneiro da indústria automobilística do país.

b) O avanço tecnológico, cada vez mais acelerado, combinado com a globalização da economia tem como um de seus efeitos mais perversos o aumento dos índices de desemprego.

c) O Programa Nacional do Álcool (Pro-álcool), criado em 1975 para incentivar a produção e o consumo do álcool combustível, foi desativado por representar uma alternativa energética poluente e não-renovável.

d) O sistema de telecomunicações no Brasil deixou de ser monopólio estatal, ou seja, o Estado brasileiro perdeu o controle do sistema de telefonia fixa e telefonia móvel.

e) No Brasil, as usinas hidrelétricas constituem a principal fonte de energia e a grande maioria delas foi construída por iniciativa do Estado, visando favorecer o desenvolvimento industrial.

Gab: C

Questão 275)

Leia as proposições abaixo a respeito da industrialização brasileira.

I. O Brasil, juntamente com a Argentina e o México, é exemplo de país caracterizado como subdesenvolvido industrializado.

II. A industrialização da Região Sul, no Brasil, ocorreu graças a fatores regionais, conseqüência da iniciativa de descendentes de imigrantes ali instalados.

III. A industrialização atingida pelo Brasil é decorrente basicamente da expansão do setor de bens de consumo duráveis e não-duráveis.

IV. Em tempos de globalização, a industrialização brasileira decolou graças à política de substituição das exportações.

V. As empresas privadas nacionais detém o controle total do setor energético, das telecomunicações e da extração de minérios.

Todas as afirmações acima, que estão corretas, se encontram na alternativa:

a) II - III - V

b) I - IV - V

c) III - IV - V

d) I - II - III

e) II - IV - V

Gab: D

Questão 276)

A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:

a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.

b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna todo o território nacional atraente para novos investimentos industriais.

c) presença de sindicatos fortes nos estados das Regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.

d) isenção fiscal oferecida por vários Estados, associada à baixa remuneração da mão-de-obra local.

e) globalização da economia que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.

Gab: D

Questão 277)

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO – 1996

clip_image004

Fonte: BIM, CD-ROM, IBGE, 2000.

a) Que Estados apresentam menor concentração de pessoas ocupadas na indústria de transformação? Justifique sua resposta.

b) Apresente duas justificativas que expliquem a maior concentração de pessoas ocupadas na indústria de transformação em quase todos os Estados das regiões Sudeste e Sul do País.

Gab:

a) A menor concentração de pessoas ocupadas na indústria de transformação ocorre nos estados de Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Justifica-se essa resposta observando-se o mapa e sua legenda e associando os dados com o fato de que nesses estados quase não existem centros industriais.

b) A maior concentração de pessoas ocupadas na indústria de transformação dos estados das regiões Sudeste e Sul se justifica pelo desenvolvimento histórico dessa atividade dentro desse espaço geográfico. Isso aconteceu, entre outros fatores, como decorrência do desenvolvimento do ciclo do café no Sudeste (que gerou acumulação de capitais e desenvolvimento de importante infra-estrutura portuária e de transportes) e da entrada de imigrantes de origem européia no Sul, entre os quais se encontrava mão-de-obra relativamente especializada no setor industrial.

Questão 278)

Na década de 90, iniciou-se no Brasil o processo de transferência da infra-estrutura territorial e de segmentos importantes do setor produtivo para a iniciativa privada. Indique, na relação a seguir, o setor que NÃO participou desse processo.

a) Ferroviário

b) Siderúrgico

c) Farmacêutico

d) Telecomunicações

e) Mineração

Gab: C

Questão 279)

No que diz respeito à concentração e desconcentração do processo de industrialização no Brasil, pode-se afirmar que:

a) até a primeira metade do século XIX, as poucas e pequenas indústrias de bens de capital encontravam-se dispersas pelo território brasileiro;

b) a partir de 1920, a expansão cafeeira e o rápido desenvolvimento industrial de Cubatão, transformaram o Estado de São Paulo no principal centro industrial do país.

c) no final da década de 30, Rio de Janeiro e São Paulo, na Região Sudeste, e Manaus, na Região Norte, aprofundaram e diversificaram o processo de industrialização, que, em 1970, alcançou elevados percentuais de concentração.

d) a partir da década de 70, o Governo Federal decidiu implantar medidas voltadas para a desconcentração industrial, como os mecanismos dos incentivos fiscais;

e) em 1985, embora a indústria continuasse altamente concen-trada nas Regiões Sudeste e Norte, a participação delas já estava menor que em 1970.

Gab: D

Questão 280)

A evolução industrial brasileira se processou segundo um modelo de industrialização substitutiva, típica de países periféricos.

Assinale a opção que indica a seqüência em que se processou a industrialização substitutiva brasileira.

a) consumo durável – bens de capital e equipamentos – consumo não durável – insumos agrícolas

b) bens de capital e equipamentos – consumo durável – consumo não durável – insumos agrícolas

c) consumo não durável – bens de capital e equipamentos – consumo durável – insumos agrícolas

d) insumos agrícolas – consumo durável – consumo não durável – bens de capital e equipamentos

e) consumo durável – insumos agrícolas – bens de capital e equipamentos – consumo não durável

Gab: C

Questão 281)

Até a década de 60, a grande maioria dos investimentos industriais dirigia-se preferencialmente para São Paulo. O ABC Paulista tornou-se o maior pólo industrial do país. Mas, a partir dos anos 70, essa situação começou a mudar e, nos últimos dez anos, ocorreu um verdadeiro êxodo de empresas de médio e grande porte para outras regiões do país. O Nordeste foi um dos grandes destinos dessas empresas.

Todos os fatores abaixo explicam esse êxodo, exceto:

a) Incentivos fiscais oferecidos por outros Estados para atrair investimentos.

b) Níveis salariais altos devido à pressão dos sindicatos do ABC Paulista.

c) Fraco mercado consumidor e mão-de-obra desqualificada.

d) Problemas ambientais comuns, como a poluição, em regiões industriais antigas.

e) Problemas de escoamento dos produtos e o alto custo de impostos.

Gab: C

Questão 282)

Considerando a atual situação econômico-financeira e social interna do Brasil e suas relações no conjunto do sistema capitalista mundial, assinale a alternativa correta.

a) A industrializarão eliminou a dependência econômica em relação aos países hegemônicos do capitalismo central.

b) O Brasil depende da tecnologia estrangeira e de capitais externos, e as indústrias mais dinâmicas são filiais de empresas multinacionais.

c) A expansão da industrializarão provocou a integrarão do país acabando com as desigualdades regionais.

d) O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), nos últimos anos, resolveu os problemas de pobreza, subnutrição e desigualdades sociais de modo geral.

e) O avanço industrial e tecnológico do Brasil tomou possível sua inclusão no grupo dos países Primeiro Mundo.

Gab: B

Questão 283)

Em 1999, a instalação da Audi/Volkswagen consolidou um Estado como sendo uma importante alternativa para as indústrias automotivas que se instalaram no Brasil na década de 90. O desenvolvimento de uma malha de fornecedores de autopeças e prestadores de serviços para o novo pólo gerou no Estado cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

A qual Unidade da Federação o texto acima faz referência?

a) Bahia

b) Ceará

c) Minas Gerais

d) Paraná

e) Rio Grande do Sul

Gab: D

Questão 284)

Nas últimas décadas, vem ocorrendo no Brasil uma tendência de desconcentração industrial em direção às regiões periféricas. Observa-se também uma concentração de investimentos nas áreas já mais dinâmicas e competitivas do país, devido à presença dos fatores locacionais exigidos pelos setores de produção mais modernos e de tecnologia avançada. Entre esses fatores, podemos destacar os abaixo apresentados, EXCETO:

a) matérias-primas industriais.

b) mercado consumidor de alta renda.

c) infra-estrutura de telecomunicações.

d) proximidade dos parceiros do Mercosul.

e) centros de produção de conhecimento e tecnologia.

Gab: A

Questão 285)

As taxas de crescimento do setor industrial do estado do Rio de Janeiro têm sido, nos últimos meses, as mais altas da economia brasileira. Este crescimento é o resultado:

a) da reestruturação do setor siderúrgico, localizado na Região Metropolitana.

b) da expansão da indústria de construção naval, situada em torno da baia de Guanabara.

c) da instalação de novas refinarias de petróleo, na Baixada Fluminense.

d) do aumento da produção da indústria extrativa mineral, na bacia de Campos.

e) dos estímulos dados à indústria de construção civil, no município do Rio de Janeiro.

Gab: D

Questão 286)

Mudanças ocorridas na Volkswagen do Brasil nos últimos 30 anos:

clip_image006

Explique as razões dessas mudanças:

Gab:

A micro-eletrônica e a informática, as indústrias chaves da Terceira Revolução Industrial, provocaram grandes mudanças no processo produtivo. Entre estas mudanças o candidato pode citar:

· aplicação de novas tecnologias que possibilitaram a reestruturação da linha de montagem;

· automação do processo produtivo, com a substituição da mão-de-obra por equipamentos automatizados;

· maior velocidade na realização das etapas o que significa aumento da produtividade do trabalho ( just in time );

· exigência de trabalho mais qualificado.

Questão 287)

Embora o Brasil possa ser considerado um país industrializado, ainda não saiu da condição de país não-desenvolvido. Isso ocorre, principalmente, devido à:

a) predominância de indústrias de grande porte nas mãos de restritos grupos nacionais.

b) existência de indústrias tecnologicamente desenvolvidas que provêm de países centrais, cujos lucros são revertidos para os países de origem.

c) predominância da participação da população no setor secundário da economia, porém com baixos salários.

d) exigência, desencadeada pelo processo de globalização, de estatizar empresas de grande porte.

e) mentalidade exportadora de produtos industrializados que inibe o desenvolvimento interno.

Gab: B

Questão 288)

Em agosto de 1999, a Volkswagen anunciou que desativaria a linha de produção do Gol (carrochefe da montadora de São

Bernardo) e a levaria, comos carros da “família” (Parati e Saveiro), para a unidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.

clip_image008

Dentre os fatores que vêm promovendo a tendência de fuga de indústrias da região do ABC paulista, pode-se destacar:

a) o aumento da poluição ambiental da região do ABC, os conflitos político-sociais e o crescimento da violência urbana;

b) a estrutura arcaica das empresas da região, a rigorosa legislação ambiental e os altos impostos;

c) a carência de mão-de-obra qualificada, a falta de incentivo do governo e a elevada urbanização dessa região paulistana;

d) a maior facilidade de transportes em outras regiões do Estado de São Paulo, a terceirização das empresas e o aumento da pressão demográfica local;

e) o esgotamento da região industrial com elevada concentração de indústrias, a forte sindicalização dos trabalhadores e o alto custo da força de trabalho.

Gab: E

Questão 289)

“Às vésperas de comemorar o seu sesquicentenário - no ano 2000 - Juiz de Fora abre as portas para um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Sediar uma montadora como a Mercedes-Benz, além de ser um orgulho para a cidade, representa o fim de quase meio século de estagnação.” Tribuna de Minas, 23/04/1999

“Esta retomada, faz lembrar os tempos em que Juiz de Fora era conhecida como Manchester Mineira.” Jornal do Brasil, 23/04/1999

Entre os fatores que mais influenciaram a localização da empresa na cidade, podemos citar, EXCETO:

a) disponibilidade de terreno, incentivos fiscais e financiamento;

b) qualidade da infra-estrutura urbana, rede de fibra ótica e gás natural;

c) conexões rodoferroviárias com as principais cidades e portos do pais;

d) influência da colonização alemã na construção da cidade,

Gab: D

Questão 290)

No Brasil, a divisão territorial do trabalho, fruto do crescimento da economia industrial, foi responsável, entre outras coisas, pelo(a)

a) dependência gradativa do campo em relação à cidade.

b) restrição das desigualdades regionais.

c) crescimento da exportação de bens de consumo.

d) elevação da taxa de crescimento vegetativo.

Gab: A

Questão 291)

“Fábio de Souza, 19, teve mais sorte que seu pai. Na década de 80, Antônio de Souza se cansou da dura vida de pequeno agricultor em Sobral, no Ceará, e migrou para São Paulo. Analfabeto, Antônio não prosperou e teve de voltar para o Ceará. Seu filho não vai precisar se esforçar tanto para buscar emprego numa fábrica. A indústria está chegando ao sertão”.

(INTERIOR JÁ EMPREGA MAIS QUE CAPITAL. Folha de São Paulo, 19/09/99, 2o Caderno, p. 1)

A reportagem acima revela mudanças na organização do espaço brasileiro, decorrentes da dinâmica econômica produtiva no âmbito industrial, e sugere:

a) um processo de dispersão ou de deslocamento das indústrias em direção a cidades de porte intermediário que, muitas vezes, apresentam índices de crescimento econômico superior aos grandes centros industrializados

b) a perda de importância dos principais centros econômicos do País, que deixaram de ser industrializados e que passaram a apresentar uma dinâmica econômica baseada exclusivamente nas atividades comerciais e financeiras

c) a redução acentuada do nível de desemprego no País, devido à expansão da atividade industrial, que não se limita mais aos grandes centros e incorpora regiões até então consideradas de pouco dinamismo econômico

d) uma dinâmica de centralização das atividades produtivas, que apresentam um ritmo de expansão acelerado, cujo critério de localização está limitado às periferias das regiões metropolitanas oficialmente definidas

e) um processo acentuado de expansão de indústrias em espaços considerados eminentemente industriais, definindo, portanto, disparidades e níveis diferenciados de industrialização entre cidades e regiões

Gab: A

Questão 292)

A análise da distribuição geográfica das indústrias no Brasil permite afirmar que:

a) As indústrias de transformação estão localizadas, em sua quase totalidade, nas áreas urbanizadas.

b) As indústrias de bens de consumo duráveis estão concentradas nas regiões metropolitanas.

c) A tendência na concentração geográfica da indústria continua indicando o município de São Paulo, comparativamente, como o de maior índice de crescimento industrial.

d) Nos últimos anos, não houve mudanças na tendência da distribuição geográfica das indústrias no país.

e) A Região Nordeste, dentro da atual política econômica, foi a que não se beneficiou com a instalação de novas indústrias de transformação.

Gab: ver comentário

Em face da tendência no sentido da expansão da urbanização pode-se afirmar que as indústrias de transformação localizam-se, de uma maneira geral, em áreas urbanizadas, portanto, é plausível a alternativa A.

As indústrias de bens de consumo duráveis (eletrônicos, eletrodomésticos, automóveis, etc.) necessitam estar próximas da infra-estrutura de transporte e de serviços, do mercado consumidor e da mão-de-obra, daí sua concentração nas áreas metropolitanas, portanto, é também correta a alternativa B.

Questão 293)

Considerando os dados da tabela abaixo, analise a dinâmica da indústria de veículos no Brasil. Justifique as variações no total de empregados nesse ramo industrial.

Brasil – Indústria de veículos - Produção, Exportação e Empregos 1970 – 1997 (números absolutos)

clip_image010

Fonte: Anuário Estatístico da ANFAVEA: 1998

Gab:

A questão apresenta uma tabela onde temos a evolução da produção – exportação e mão-de-obra empregada. Analisando a tabela nota-se que o aumento da produção de veículos não foi acompanhada de correspondente ampliação da mão-de-obra empregada. O motivo para a redução dos empregados deve-se principalmente a automação industrial, originada pela introdução do sistema pós-fordista.

Questão 294)

As montadoras de automóveis procuravam se fixar no Sudeste brasileiro. Hoje, outras regiões do país, como é o caso do Sul, têm atraído este tipo de indústria.

O(s) fator(es) responsável(eis) por esta desconcentração industrial é(são):

a) o potencial hidrelétrico disponível que favorece sua instalação.

b) as possibilidades de exploração de uma mão-de-obra mais Qualificada.

c) a enorme quantidade de matérias-primas exigidas por este setor industrial.

d) os estímulos oferecidos pelos estados com reflexos nos custos da produção.

e) o peso do mercado consumidor das populações do Sul do Brasil.

Gab: D

Questão 295)

“O Pequeno Notável: nas últimas três décadas a economia deste estado brasileiro cresceu acima da média nacional”. Nele aparecem empresas de destaque nacional e internacional, como a DUAS RODAS INDUSTRIAL, fabricante de aromas e sabores para a indústria de alimentos e a EMBRACO, a terceira maior fabricante de compressores no mundo. É um estado singular, com pouca expressão política e que tem crescido graças às suas próprias forças.

Estes dados constam na Revista Exame no 668 e correspondem ao estado de:

a) Sergipe

b) Santa Catarina

c) Minas Gerais

d) Tocantins

e) Alagoas

Gab: B

Questão 296)

Sobre as áreas industriais do Sul do Brasil (mapa abaixo), a alternativa FALSA é:

clip_image012

a) A área de número 2 beneficiou-se da imigração européia, destacando-se Blumenau, Brusque e Joinville que despontam entre os mais industrializados municípios catarinenses.

b) A dinâmica industrial sulista explica-se por fatores sociais, históricos e geográficos, como é o caso das regiões de número 2 e 3 em Santa Catarina.

c) Os três estados do Sul apresentam uma produção industrial significativa, predominantemente ligada ao setor extrativista e localizada nas áreas indicadas pelos números 1 e 5.

d) A Serra Gaúcha, no 4, apresenta cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, colonizadas por italianos que se dedicaram a vitivinicultura.

e) No Paraná e Rio Grande do Sul as áreas industriais situam-se nas proximidades das capitais, representadas pelos números 1 e 5, respectivamente.

Gab: C

Questão 297)

A produção de aço, no Brasil, aumentou rapidamente após a Segunda Guerra Mundial e, em 1995, atingiu, aproximadamente, 25 milhões de toneladas. A estratégia de implementação do setor siderúrgico baseou-se na construção de grandes usinas espacialmente concentradas na Região Sudeste.

A alternativa que explica essa concentração do setor siderúrgico é:

a) A articulação entre a proximidade das matérias primas, os centros de consumo e os terminais de exportação.

b) A integração entre as áreas produtoras de carvão, as fontes de energia e os corredores de exportação.

c) A ligação entre a mão-de-obra qualificada, os centros de pesquisa e a transferência de tecnologia.

d) A união entre a proximidade dos portos, a absorção de mão-de-obra e o acesso aos terminais rodo-ferroviários.

e) A relação entre a distância das áreas fornecedoras de matérias primas, os custos de transportes e o acesso aos mercados consumidores.

Gab: A

Questão 298)

No Brasil, a participação do trabalho feminino no setor secundário já foi maior que nos dias atuais. Essa diminuição pode ser explicada, entre outros fatores, pela:

a) mudança na estrutura industrial, com a menor participação dos ramos tradicionais, como o têxtil, o de vestuário e o alimentício.

b) monopolização masculina do trabalho industrial, decorrente das inovações tecnológicas.

c) diminuição da importância dos ramos química e eletrônica, tradicionais empregadores de mão-de-obra feminina.

d) manutenção da estrutura industrial e monopolização do trabalho masculino.

e) manutenção da estrutura industrial e do desenvolvimento tecnológico.

Gab: A

Questão 299)

Responda à questão com base nas proposições abaixo sobre a industrialização brasileira nas últimas décadas.

I. A mão-de-obra na indústria possui um padrão técnico elevado.

II. Os setores industriais mais modernos e também lucrativos são ocupados principalmente por multinacionais.

III. Atualmente o estado de São Paulo participa com 20% da produção industrial.

Das afirmações acima:

a) apenas a I está correta.

b) apenas a II está correta.

c) apenas a I e a III estão corretas.

d) apenas a II e a III estão corretas.

e) a I, a II e a III estão corretas.

Gab: B

Questão 300)

Sobre o processo de industrialização do sudeste brasileiro, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. O destaque alcançado pelas indústrias do sudeste comprova que o processo de industrialização do Brasil está relacionado exclusivamente ao capital proveniente do exterior.

02. As áreas industriais, localizadas fora do eixo Rio- São Paulo, não possuem expressão alguma no contexto da produção industrial brasileira.

04. A consolidação da região sudeste, como área de grande dinamismo no contexto econômico nacional, faz da cidade de São Paulo o maior centro financeiro do país.

08. No estado de São Paulo, o crescimento industrial das cidades do interior tem sido insignificante se comparado ao vertiginoso crescimento apresentado ainda hoje pela própria capital.

16. As indústrias catarinenses têm seu crescimento apoiado exclusivamente no capital proveniente da venda do café no exterior.

Gab: 04

Questão 301)

A industrialização brasileira teve como marco a Revolução de 30. Com relação à implantação das indústrias brasileiras, a alternativa FALSA é:

a) O processo de substituição da importação foi possível realizar a partir de medidas institucionais promovidas pelo governo, beneficiando alternadamente um ou outro setor industrial.

b) O plano de metas do Governo Kubitschek trouxe impostos, importando empresas estrangeiras no ramo de bens de consumo durável.

c) As iniciativas estatais predominavam sobre setores de infra-estrutura e indústria base que tiveram início no governo Vargas.

d) Antes dos anos 30 predominava a indústria de bens de consumo não-durável, normalmente de iniciativa dos imigrantes ou dos capitais comerciais.

e) A ausência completa de participação da ciência, produzida nas universidades brasileiras, no processo de industrialização.

Gab: D

Questão 302)

A dependência do campo em relação à cidade pode ser percebida por diversos aspectos. Sobre o exposto, a alternativa FALSA é:

a) Cada vez é maior o número de indústrias que se instalam no campo, para ocuparem a mão de obra ociosa do final da colheita.

b) As áreas rurais deixam de vender apenas o seu excedente de produção e passam a ter quase toda a sua produção orientada pelos interesses urbano-industriais.

c) Os cultivos deixam de ser, cada vez mais, de subsistência, sendo destinados às cidades para alimentar os trabalhadores urbanos ou para abastecer as indústrias.

d) Máquinas, adubos químicos, inseticidas, e outros, fabricados no meio urbano são, cada vez mais, condição essencial à produção agrícola ou pecuária.

e) A produção agrícola ou pecuária necessita, para ter competitividade, de empréstimos dos bancos, que estão localizados nas cidades.

Gab: A

Questão 303)

Com base nos conhecimentos sobre a produção do espaço industrial paulista, assinale a alternativa que melhor interpreta os dados acima. PARTICIPAÇÃO DO SETOR INDUSTRIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO (em %)

1980 1995

I. Grande São Paulo 64,30 51,70

(Capital) 35,91 21,94

II. Campinas 15,16 21,47

–São J. dos Campos 5,00 8,75

–Sorocaba 4,00 5,29

–Outros 11,54 2,79

fonte – Secretaria da Fazenda do Estado. In O Estado de S. Paulo

a) I. Expansão das indústrias da Grande São Paulo para a Capital com maior arredação de ICM; retração do setor terciário. II.Concentração industrial com expansão dos setores secundário e terciário; menor arrecadação de ICM

b) I. Desconcentração industrial ; expansão dos setores secundário e terciário. ll.Descentralização industrial ; expansão dos setores primário e terciário.

c) I. Desconcentração industrial; expansão do setor terciário. ll.Processo de concentração industrial com expansão dos setores secundário e terciário; aumento da arrecadação de ICM.

d) I. Desemprego no setor industrial; aumento da robotização nos setores secundário e terciário. ll.Crescimento dos tecnopólos; diminuição dos setores primário e secundário com menor arrecadação de ICM.

e) I. Expansão das indústrias da Grande São Paulo para a Capital ; retração do setor terciário. ll. Concentração industrial; expansão dos setores secundário e terciário.

Gab: C

Questão 304)

O valor da produção industrial brasileira, em determinados anos deste século, é mostrado no quadro a seguir.

UNIDADES DA

VALOR DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL(%)

FEDERAÇÃO 1907 1919 1930 1970 1990

R. de Janeiro 37,8 28,2 14,0 15,5 8,4

Minas Gerais 4,4 5,6 6,5 7,1 8,3

São Paulo 15,9 31,5 46,4 57,2 51,4

Demais Unidades 41,9 34,7 33,1 20,2 31,9

Fonte: IBGE - Anuário Estatístico no Brasil - 1992

Considere as informações contidas neste quadro e analise as proposições:

I. O Estado de São Paulo tornou-se a Unidade da Federação responsável pela maior parcela do valor total da produção industrial brasileira.

II. O Estado do Rio de Janeiro manteve sua participação inalterada.

III. Minas Gerais repetiu o desempenho de São Paulo.

IV. Os dados mais recentes indicam a redução do valor da produção industrial de São Paulo, porém continua o predomínio da região Sudeste.

Assinale a opção que avalia, corretamen-te, a veracidade destas proposições.

a) Apenas a I é verdadeira.

b) Apenas a I, a II e a III são verdadeiras.

c) Apenas a I e a IV são verdadeiras.

d) Nenhuma é verdadeira.

e) Todas são verdadeiras.

Gab: C

Questão 305)

Nos anos 70, intensificaram-se os desequilíbrios regionais e a concentração industrial no Brasil. Isso levou o governo federal a adotar uma série de medidas no sentido de promover a desconcentração industrial.

Entre essas medidas, pode-se destacar:

a) crescimento agroindustrial nas regiões Norte e Centro-Oeste

b) fortalecimento da economia do Sudeste, através do crescimento industrial

c) integração nacional através de incentivos à produção agrícola mecanizada

d) desenvolvimento industrial das áreas periféricas, a partir de incentivos fiscais

Gab: D

Questão 306)

Sobre a formação econômica brasileira, assinale a alternativa incorreta.

a) A distribuição espacial da indústria registra forte concentração na região Sudeste em especial no Estado de São Paulo.

b) Dentre os Estados que mais sofreram redução de sua participação na indústria brasileira, encontra-se o Rio de Janeiro.

c) Fora do Sudeste, destaca-se como significativo pólo industrial o Estado do Rio Grande do Sul.

d) Na região Sudeste, o triângulo formado pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresenta um conjunto homogêneo de atividades industriais, constituídos basicamente de indústrias de bens de produção.

e) Nos últimos anos, verifica-se uma tendência à descentralização, que transparece no descolamento Ïou implantação de indústrias em diversos Estados da Federação.

Gab: D

Questão 307)

O processo de industrialização brasileira encontrou, no Centro Sul do país, principalmente em São Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento: mão-de-obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade, sistema de transportes e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a concentração da produção industrial brasileira ocorre, desde os seus primórdios, em São Paulo.

b) a elevada concentração industrial em São Paulo gerou uma deseconomia de escala, responsável pela desconcentração espacial das indústrias, a partir de 1970.

c) o processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando assim a produção industrial por regiões.

d) o crescimento industrial nas diversas regiões do país passa, a partir dos anos 70, a ser promovido pelos governos estaduais e federal, através de incentivos.

e) as atividades industriais concentram-se, atualmente, em São Paulo, tendo as outras regiões do país como mercados consumidores, de acordo com a lógica da acumulação capitalista.

Gab: C

Questão 308)

Quanto ao recente processo de industrialização no Brasil, todas as afirmativas são verdadeiras,EXCETO:

a) Começou através da utilização das máquinas antiquadas do início da Revolução Industrial.

b) Sendo tardia, iniciou-se no momento em que o capitalismo passava da fase competitiva para a monopolista.

c) No Brasil, não ocorreu a passagem do artesanato para a manufatura e desta para a indústria.

d) Os estabelecimentos que surgiram nessa época apresentavam grandes portes.

e) O processo foi marcado pela penetração das multinacionais.

Gab: A

Questão 309)

Leia com atenção o texto e os itens a seguir.

“Verifica-se no Brasil uma divisão territorial do trabalho, isto é, uma especialização interna de funções e de concentração produtiva que se manifesta na desigualdade espacial.”

I. A região Sudeste constitui o principal destino do comércio interno, comprando mais da metade das mercadorias produzidas nas outras regiões.

II. Os fluxos internos de capitais acompanham a concentração espacial da produção e da comercialização de mercadorias.

III. Empresas sediadas nos principais centros financeiros do país investem diretamente nas regiões periféricas, implantando filiais, canalizando a maior parte do lucro para as matrizes.

É CORRETO afirmar que o texto se justifica:

a) apenas pelo item I.

b) apenas pelo item II.

c) apenas pelos itens I e III.

d) apenas pelos itens II e III.

e) pelos itens I, II e III.

Gab: E

Questão 310)

O potencial de crescimento do mercado de automóveis, associado a outros fatores como os incentivos fiscais, vem atraindo, para o Brasil, investimentos por parte das grandes montadoras,algumas delas já aqui estaladas. Repercussões e impactos desses novos investimentos já vêm sendo observados na organização da produção e do mercado de trabalho. Isto pode ser constatado pela tendência á:

a) substituição de mão-de-obra brasileira de baixa qualificação por trabalhadores do MERCOSUL.

b) atuação mais combativa dos sindicatos localizados próximo as grandes montadoras de São Paulo e de Minas Gerais.

c) implantação das novas fábricas nas Zonas Francas existentes nas Regiões Norte e Nordeste do país.

d) diminuição do número de empregos pela robotização de linhas de montagem.

e) eliminação de práticas de terceirização entre os fornecedores de autopeças e as grandes montadoras.

Gab: D

Questão 311)

Com relação às estruturas industriais das Regiões Sul e Nordeste do Brasil, representadas no gráfico abaixo, são feitas as afirmativas abaixo.

clip_image014

Fonte: “Geografia: paisagem e território”. D. Magnoli e R. Araújo. Ed. Moderna. p. 177.

I. A concentração de capitais se mostra maior no Sul do país, em razão da permanência de grande número de pequenas empresas fundadas por imigrantes, no início deste século.

II. A absorção de mão-de-obra no Nordeste é relativamente mais baixa, em virtude do alto nível de mecanização das indústrias de bens de consumo intermediários e duráveis.

III. O processo de industrialização no Sul do país decorreu diretamente da implantação de políticas de desconcentração da indústria paulista, através da concessão de incentivos fiscais.

IV. A localização das indústrias modernas privilegiou as grandes cidades do Nordeste, especialmente Salvador, Recife e Fortaleza, pelo fato de elas serem pontos de maior desenvolvimento que os espaços interioranos.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II somente.

b) I e III somente.

c) II e III somente.

d) II e IV somente.

e) III e IV somente.

Gab: D

Questão 312)

Sobre a industrialização do Nordeste, é correto afirmar:

a) A evolução do setor secundário revela processos de descentralização industrial na região.

b) A estratégia de modernização industrial apoiou-se na transferência de capitais externos à região, contribuindo para uma alta absorção de mão-de-obra.

c) A indústria moderna é produto do planejamento governamental dos anos 80 e foi montada a partir de um intenso programa de incentivos fiscais.

d) O centro industrial de Aratu (BA) é uma expressão industrializante e gira em torno da produção têxtil, produzindo bens de consumo não-duráveis.

e) As indústrias localizadas nos municípios pernambucanos de Jaboatão, Cabo e Paulista foram geradas por incentivos fiscais e produzem diversos bens de consumo.

Gab: E

Questão 313)

Sobre a indústria brasileira, assinale a alternativa incorreta.

a) A indústria brasileira se diversificou acentuadamente a partir da década de 50.

b) A região Sul supera a região Sudeste no setor de madeiras e móveis.

c) O setor químico-farmacêutico está quase todo em mãos de multinacionais.

d) Os principais pólos petroquímicos se encontram no estado da Bahia.

e) Quase 50% da indústria de alimentação se localiza na região Sudeste.

Gab: D

Questão 314)

As concentrações industriais tiveram importância na geração dos grandes centros urbanos, estimulando a implantação de infra-estrutura de energia, transporte e comunicação. Com base nesta afirmação, julgue os itens que se seguem.

00. Aglomerações industriais oferecem vantagens para a implantação de novas empresas, desencadeando uma dinâmica própria de crescimento. Essas vantagens são denominadas Economias de Aglomeração.

01. Os países desenvolvidos caracterizam-se por apresentar, nas últimas décadas, forte tendência a uma maior concentração de atividades industriais.

02. O espaço industrial do Estado de São Paulo apresenta, nas últimas décadas, um nítido processo de desconcentração industrial.

Gab: CEC

Questão 315)

Observando os mapas a seguir, podemos afirmar que a industrialização do principal pólo do Sudeste, tem passado a partir dos anos 70 por uma dispersão industrial.

clip_image016

Responda:

a) qual a principal característica desse deslocamento especial?

b) quais são as razões dessa dispersão?

Gab:

a) Processo de desconcentração industrial e o dinamismo econômico-espacial da metrópole São Paulo (desenvolvimento da III Revolução Industrial).

b) As principais razões são: alto custo de produção, inchaço da região metropolitana, dinamismo do setor terciário, infra-estruturas abaixo da demanda, alto nível de desemprego e outros.

Questão 316)

Observe o mapa a seguir:

clip_image018

O mapa representa as concentrações industriais e a densidade demográficas no Brasil. A partir de sua leitura, pode-se afirmar:

01. há uma ligação estreita entre o fenômeno da industrialização e o da urbanização brasileiras, uma vez que a concentração espacial das atividades industriais coincide, com as áreas de maior densidade demográfica, que são as áreas urbanizadas;

02. uma das causas principais da industrialização no país foi o rápido aumento da população urbana, a partir da década de 40, gerando grandes aglomerações no Sudeste;

04. do Rio de Janeiro e de São Paulo emanam o comando do mercado nacional, onde resulta um espaço de regiões articuladas mas desiguais, em virtude das especializações de cada uma delas;

08. a partir da década de 50, a indústria foi ganhando importância na dinâmica da sociedade brasileira, fato que mudou sua geografia uma vez que a atividade industrial passou a comandar a economia e a produzir mudanças no espaço;

16. na Região Norte, a área próxima a Manaus se destaca na produção de minérios, voltada à exportação, baseada na associação de empresas multinacionais e nacionais, cujos principais exemplos são : Projeto Carajás e Projeto Jari;

32. o modelo de organização da economia brasileira é chamado de centro –periferia, onde o centro-sul fornece bens industrializados às demais regiões, das quais recebe matérias-primas e produtos agropecuários;

64. o Nordeste não possui áreas densamente povoadas e observa-se um declínio populacional nesta região, explicado pela intensa emigração nas últimas décadas para o sul do país.

Gab: VFVVFVF

Questão 317)

Com relação às características da industrialização, é correto afirmar-se que:

00. A maior parte das fontes de recursos dispendidos em Ciência e Tecnologia é proveniente do setor produtivo.

01. A estratégia de crescimento acelerado embutida no Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek somente poderia ser implantada com recursos à tecnologia e capitais estrangeiros.

02. Grande parte das empresas nacionais inicia a produção de bens desenvolvendo a tecnologia dos produtos e de seus processos.

03. O uso da informática no processo produtivo, entre outras vantagens, acarreta a redução dos custos por unidade produtiva.

04. O Projeto Grande Carajás se limita à exploração mineral.

Gab: ECECE

Questão 318)

No que tange à industrialização brasileira, julgue os seguintes itens:

00. A sua estrutura está baseada no equilíbrio entre as indústrias de bens-de-consumo, as intermediárias e as de base.

01. Até o final da Segunda Guerra Mundial, a industrialização caracterizou-se pelo processo de substituição de importações.

02. A concentração industrial paulista está relacionada com os seguintes elementos: o café, o imigrante e o trabalho assalariado, o mercado consumidor e os capitais disponíveis.

03. Com a concentração industrial no Sudeste, o espaço geográfico tornou-se menos integrado e suas regiões mais isoladas.

04. A expressão “país subdesenvolvido industrializado” não deve ser aplicada ao Brasil, devido à importância do setor primário de nossa economia e às grandes desigualdades sociais.

Gab: ECCEE

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis