domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Enem Recursos Hídricos Hidrografia 1

Questão 01)

Observe o mapa.

clip_image002

Considere as afirmações sobre o Sistema Aquífero Guarani.

I. Trata-se de um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

II. Representa o mais importante aquífero da porção meridional do continente sul-americano e está associado às rochas cristalinas do Pré-Cambriano.

III. A grande incidência de poços que se observa na região A é explicada por sua menor profundidade e intensa atividade econômica nessa região.

IV. A baixa incidência de poços na região indicada pela letra B deve-se à existência, aí, de uma área de cerrado com predomínio de planaltos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 02)

Embora ainda não haja um consenso acerca de qual é o maior rio do planeta em extensão, o Amazonas, localizado na América do Sul, é de longe o que apresenta maior vazão de água.

Assinale a alternativa correta em relação ao rio Amazonas.

a) A construção de hidrelétricas no curso do Amazonas é uma boa alternativa para a produção limpa de energia, pois mantém inalterado o meio ambiente.

b) A diversidade de organismos presentes no rio Amazonas não é influenciada pelo desmatamento da floresta.

c) O Amazonas tem sua nascente na Cordilheira dos Andes e deságua no Oceano Atlântico, no norte do Brasil. Nesse caminho atravessa diversos países e alguns estados brasileiros.

d) Por conter vários depósitos submersos de materiais magnéticos que possuem apenas polo sul, o Amazonas é considerado de difícil navegação com bússolas.

e) Em alguns trechos, o Amazonas recebe o nome de rio Negro, pois ali, em qualquer hora do dia, suas águas refletem totalmente a luz solar, estimulando a proliferação de peixes que geram luz própria, como a enguia e a piranha.

Gab: C

Questão 03)

Analise o mapa, a foto e leia os textos a seguir.

clip_image004

(Adaptado de: <http://www.portalsaofrancisco.com

.br/alfa/baciashidrográficas/ imagens/bacia-hidrografica-2jpg>. Acesso em: 7 set. 2012.)

a) O Brasil apresenta um cenário hídrico privilegiado. Dispõe de um dos maiores complexos hidrográficos superficiais, com aproximadamente 8% de toda água doce que está na superfície do planeta, e subterrâneos, como os aquíferos Guarani e Alter do Chão, conforme o mapa ao lado. Possui a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos; apesar da abundância desse recurso natural no cenário hídrico brasileiro, os órgãos governamentais e não governamentais têm intensificado sua preocupação com relação à sua qualidade e quantidade. Aponte três motivos dessa preocupação e enumere três ações que poderiam ser implantadas para assegurar a qualidade e a quantidade da água destinada ao abastecimento da sociedade e dos ecossistemas naturais.

b) A foto e a manchete do jornal, a seguir, apresentam a ocorrência de enchentes nos últimos anos em Londrina. Cite três alterações ambientais causadas pelo processo de urbanização sobre o solo de uma bacia hidrográfica.

clip_image006

(Disponível em: <http://molinacuritiba.blogspot.com.

br/2011/10/pior-enchente-ocorrida-em-londrina.html>. Acesso em: 21 jun. 2012.)

Após estiagem de 20 horas, volta a chover em Londrina

Até as 15 horas de quarta, já choveu 264,6 milímetros na cidade.

O número é mais de três vezes maior que a média prevista para todo o mês de junho, de 87 milímetros.

(Jornal de Londrina, 21 jun. 2012, ano 23, n.7172.)

Gab:

Conteúdo: Apropriação e exploração dos diferentes elementos da natureza. Dinâmicas das bacias hidrográficas e sua utilização, apropriações e consequências; impactos ambientais e suas implicações. A leitura de diferentes linguagens; análise e interpretação de mapa e fotografia.

a) Entre os motivos da preocupação em relação à qualidade e quantidade da água estão: a sua contaminação pelo uso de agrotóxicos, a contaminação por esgotos não tratados e por produtos químicos industriais. Dentre as ações que poderiam ser implantadas destacam-se o efetivo controle e fiscalização do uso de agrotóxicos e dos produtos químicos utilizados pela indústria, consumidos e não consumidos pela sociedade; a ampliação de medidas e da infraestrutura de saneamento visando melhorar o processo de descontaminação do tratamento de esgoto domiciliar e industrial (poluição); e a utilização racional da água dos aquíferos, visando à sua preservação; além da reconstituição das matas ciliares dos cursos hídricos.

b) Entre as alterações ambientais causadas pela sociedade no solo urbano estão o desmatamento, o aumento das áreas impermeabilizadas e o assoreamento dos cursos hídricos.

Questão 04)

Dentre as regiões hidrográficas brasileiras destaca-se a região hidrográfica Amazônica. Sobre essa região, assi-nale o que for correto.

01. Seu rio principal é o Amazonas, que é chamado de Solimões até a sua confluência com o Rio Negro. A partir daí passa a se chamar Amazonas, até desa-guar no Atlântico.

02. Na região hidrográfica Amazônica ocorre um alto grau de intervenção humana em toda a sua exten-são, com pastagens e cultivo de cereais, além da relocação de mais de duzentas etnias indígenas de suas reservas originais.

04. Algumas hidrelétricas construídas na região não ti-veram um planejamento adequado e levaram pro-blemas à região, a exemplo da usina de Balbina, que inundou grandes áreas de floresta virgem sem que a madeira tivesse sido aproveitada, apodre-cendo no fundo do lago formado, gerando gases poluentes e roubando oxigênio da água.

08. No Rio Xingu, um dos afluentes do Amazonas, será construída a usina de Belo Monte, no estado do Pa-rá, nas proximidades da cidade de Altamira.

Gab: 13

Questão 05)

As inovações tecnológicas possibilitam a modificação do espaço geográfico, como é o caso do projeto de transposição do Rio São Francisco.

Sobre essa transposição, atribua V (verdadeiro) ou

F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Objetiva solucionar problemas ambientais do semiárido nordestino.

( ) Objetiva aumentar a navegabilidade do Rio São Francisco, com a construção de novas hidrovias.

( ) É necessária porque o semiárido nordestino é desprovido de lençóis subterrâneos.

( ) Pretende sanar a deficiência hídrica de regiões do semiárido, transferindo água para o abastecimento de açudes e rios menores.

( ) Retoma as primeiras preocupações com a seca do semiárido nordestino, que remontam ao período de Dom Pedro II.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.

b) V, F, F, V, V.

c) F, V, V, F, F.

d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, V, F.

Gab: B

Questão 06)

O Brasil, país privilegiado com relação à disponibilidade de água, tem esse elemento natural distribuído de forma irregular e sofre, apesar da abundância, com a escassez de água potável em alguns lugares. Sabedora da sua importância, a sociedade, de maneira geral, pouco faz no sentido de evitar os desperdícios e a poluição.

Sobre a água é correto afirmar, exceto:

a) Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome, correspondem a 98% do percentual de cerca de 2,5% de água doce do mundo, sendo que daquele percentual a maior porção de utilização é destinada ao consumo humano; daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos.

b) No âmbito do MERCOSUL misturam-se duas fontes aparentemente inesgotáveis de água: os rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que constituem a bacia do Prata, e o Aquífero Guarani, uma das grandes reservas de água subterrânea do mundo.

c) A poluição hídrica é um fator preocupante e ela ocorre por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, dentre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

d) A bacia hidrográfica do Amazonas corta a floresta Amazônica, patrimônio ecológico e econômico da humanidade; está localizada numa região onde os recursos genéticos, minerais, madeireiros, energéticos e aquíferos geram disputas entre razões ecológicas e razões do capital.

Gab: A

Questão 07)

O Rio Grande do Norte possui, aproximadamente, 80% do seu território com predomínio do clima Semiárido, sendo essa área susceptível à ocorrência de estiagens cíclicas, que tem um impacto sobre sua rede hidrográfica. Considerando esses aspectos, foi implementada uma política que visa assegurar o abastecimento de água para a população por meio da construção de adutoras.

O mapa a seguir apresenta informações sobre a distribuição das adutoras no Rio Grande do Norte.

Adutoras do Rio Grande do Norte - 2006

clip_image008

FELIPE, J. L. A.; et al. Economia do RN. João Pessoa: Grafset, 2009, p. 120. [Adaptado]

A bacia hidrográfica que abastece o maior número de adutoras do Sertão do Rio Grande de Norte é a

a) Bacia do Apodi-Mossoró.

b) Bacia do Curimataú.

c) Bacia do Trairi.

d) Bacia do Piranhas-Açu.

Gab: D

Questão 08)

Sobre o Estado do Paraná, assinale o que for correto.

01. O território é cortado pelo Trópico de Câncer, que passa sobre a zona litorânea, na altura da cidade de Paranaguá.

02. A disponibilidade de água é considerada forte (de 10.000 para 100.000 m³ per capita/ano), perdendo apenas para a região Amazônica, onde a disponibilidade de água é classificada como muito forte (mais de 100.000 m³/ano).

04. Em função dos verões quentes e prolongados, predominam no Estado os rios intermitentes, ou temporários, que secam nos períodos de estiagem. Em menor número, mas com maior volume de água, destacam-se os rios perenes, que nunca secam.

08. A Bacia Hidrográfica do Paraná, a principal do Estado, é formada pela junção dos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que dão origem ao rio Paraná e, consequentemente, à Bacia do Paraná.

16. Na Mata de Araucária, ou Mata dos Pinhais, predomina a araucária angustifólia, também conhecida como pinheiro-do-paraná, considerada a árvore símbolo do Paraná.

Gab: 18

Questão 09)

A imagem abaixo mostra o Arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro, Estado do Amazonas. Observe a imagem e responda às questões.

clip_image010

(Fonte: Google Earth. Acessado em 25/09/2012.)

a) O Rio Negro apresenta águas escurecidas, diferentemente de outros rios da região, que apresentam cores claras. Por que este rio apresenta cores escuras?

b) O que explica a grande quantidade de ilhas no canal do rio? Por que parte dessas ilhas é coberta de floresta?

Gab:

a) A presença de compostos orgânicos, sejam eles provenientes da matéria orgânica em decomposição nas planícies aluviais, ou de alguns tipos de solos existentes na bacia, juntamente com a pouca carga de sedimentos em suspensão, provocam as cores mais escuras que caracterizam o rio.

b) A elevada carga de sedimentos grossos carreados pelo rio possibilita a formação de ilhas no interior de seus canais (caracterizando um canal de tipo anastomosado nesse trecho). Estas ilhas apresentam grande estabilidade ao longo do tempo, ou seja, não são ilhas que migram com as cheias, o que possibilita o estabelecimento de vegetação de porte sobre elas.

Questão 10)

Sobre a bacia do rio da Prata ou Platina, assinale o que for correto.

01. A bacia platina é formada pela bacia do rio Paraná, pela bacia do rio Grande e pela bacia do rio Paranaíba. Ela é a sétima maior bacia hidrográfica do Planeta e é uma bacia inteiramente brasileira.

02. O rio Paraná, principal rio da bacia platina, é formado pela confluência dos rios Paranapanema e Ivinhema, na junção dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, região conhecida como pontal do Paranapanema.

04. Na bacia do rio Paranaíba, segunda mais importante da bacia platina, os rios apresentam vastas planícies, facilitando o surgimento de ilhas fluviais, entre elas, a ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo.

08. Em termos energéticos, a bacia do rio Paraná é a bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica, com destaque para grandes usinas como Itaipu, Porto Primavera e Marimbondo.

16. Na bacia do rio Paraná, foi construída a hidrovia Tietê-Paraná, que é uma via de navegação situada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que permite a navegação e, consequentemente, o transporte de carga e de passageiros, ao longo dos rios Paraná e Tietê.

Gab: 24

Questão 11)

A Política Estadual de Recursos Hídricos, a partir de 1991, determina, para o Estado de São Paulo, a Bacia Hidrográfica como unidade físico-territorial de planejamento, tendo os Comitês de Bacias como os órgãos gestores. Considerando esta afirmação, responda:

a) O que é uma bacia hidrográfica? Que elementos topográficos compõem uma bacia?

b) Aponte dois tipos de conflitos de uso da água numa unidade de bacia hidrográfica.

Gab:

a) Bacia hidrográfica é uma área delimitada na superfície terrestre drenada por uma rede hidrográfica. Os principais elementos topográficos constituintes de uma bacia hidrográfica são: o divisor de águas, que delimita fisicamente a bacia; as vertentes, que orientam o escoamento e influenciam na velocidade e no volume de águas e de sedimentos transportados pela bacia de acordo com suas variações altimétricas e declividades; e a rede hidrográfica, composta por um conjunto de rios (afluentes e subafluentes) que convergem para um rio principal.

b) A existência de diferentes atividades socieconômicas pode gerar conflitos de uso da água em uma bacia hidrográfica. Por exemplo, o consumo doméstico de água é prejudicado pelo lançamento de esgoto e efluentes industriais nas águas da bacia, assim como a construção de barragens para usinas hidroelétricas pode interferir na vazão de um rio, prejudicando práticas agrícolas ligadas à irrigação, à pesca e à navegação.

Questão 12)

Vários estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma determinada escola pernambucana formaram um grupo de estudo para analisar um tema abordado em Geografia no Ensino Médio. O tema refere-se à denominação do mapa a seguir:

clip_image012

Assinale a alternativa que contém esse tema.

a) Bacias Hidrográficas do Brasil.

b) Áreas Climáticas do Brasil.

c) Áreas de Produção Agrícola do Brasil.

d) Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

e) Recursos Minerais do Brasil.

Gab: A

Questão 13)

Leia o texto a seguir.

“Uma simulação no reservatório da hidrelétrica de Três Irmãos em São Paulo mostrou que o assoreamento foi responsável pela redução média mensal de 377 MWh entre 1993 e 2008.” […] “O assoreamento é um processo natural.” […] “Mas a ação do homem intensifica esse processo.”

SBPC. Assoreamento de rios prejudica a geração de

energia elétrica. Jornal da Ciência. 26 ago. 2011. p. 4.

O assoreamento alterou, nesse reservatório, a capacidade de armazenamento de água e de geração de energia. Considerando-se o consumo médio mensal de 900 MJ de energia por residência, o assoreamento

a) aumentará a vazão do reservatório em períodos chuvosos, caracterizados pela distribuição regular da precipitação e, em consequência, 1508 residências não serão atendidas pelo sistema.

b) aumentará a vazão do reservatório em períodos chuvosos, caracterizados pela distribuição regular da precipitação e, em consequência, 15080 residências não serão atendidas pelo sistema.

c) diminuirá o potencial hidrelétrico, por causa do processo de sedimentação de materiais terrosos no fundo do reservatório e, em consequência, 1508 residências não serão atendidas pelo sistema.

d) diminuirá o potencial hidrelétrico em virtude do processo de sedimentação de materiais terrosos no fundo do reservatório e, em consequência, 15080 residências não serão atendidas pelo sistema.

e) diminuirá o potencial hidrelétrico em decorrência do processo de sedimentação de materiais terrosos no fundo do reservatório e, em consequência, 45240 residências não serão atendidas pelo sistema.

Gab: C

Questão 14)

Analise o gráfico para responder à questão.

clip_image014

(http://globorural.globo.com/edic/292/grafico_volume.jpg)

No Brasil, o setor que mais consome água é

a) a pecuária.

b) a agricultura irrigada.

c) a indústria.

d) o doméstico.

e) o comercial.

Gab: B

Questão 15)

Leia atentamente o texto a seguir:

As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o atendimento da demanda das populações da Terra. Entretanto, no plano geral, há água suficiente no mundo (...) para satisfazer as necessidades de todos. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água.

REBOUÇAS, Aldo. O ambiente brasileiro: 500 anos de exploração. In: RIBEIRO, Wagner Costa. (Org.)

Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. pg. 206.

Considerando os argumentos do texto, é correto afirmar que:

a) A “crise da água” resulta do elevado crescimento da população dos países mais pobres.

b) A “crise da água” não pode ser enfrentada com as tecnologias disponíveis, por isso tende a se aprofundar.

c) No cenário projetado pela ONU, a escassez de água tenderá a se agravar devido à continuidade do processo de urbanização.

d) Fatores sociais e econômicos desempenham um papel importante no problema da escassez de água.

e) A água é um recurso natural renovável, portanto, a escassez resulta apenas da distribuição desigual desse recurso pela superfície da Terra.

Gab: D

Questão 16)

Um dos projetos mais polêmicos postos em execução pelo governo Lula é o da transposição das águas do rio São Francisco. Assinale a afirmativa correta sobre este tema:

a) é uma unanimidade entre os estados nordestinos, todos favoráveis à sua execução, sem qualquer tipo de questionamento ou contestação;

b) está pendente de pareceres dos ecologistas para ser iniciado, afinal, não há entre eles consenso sobre a viabilidade da obra;

c) atende em especial às populações indígenas e quilombolas remanescentes, habitantes das regiões ribeirinhas;

d) ganhou impulso decisivo com a construção da hidrelétrica de Sobradinho, a segunda mais importante do país;

e) a obra é extremamente polêmica, chegando a envolver membros da Igreja Católica, que se manifestaram abertamente contra o projeto.

Gab: E

Questão 17)

clip_image016

Em relação à região destacada, está correto afirmar:

a) Trata-se de região drenada por rio principal exorreico, com juzante no sentido norte e de grande importância à população ribeirinha.

b) A transposição projetada em seu principal rio tem como justificativa explorar o potencial hidrelétrico e aumentar a produção energética para o nordeste.

c) É a única bacia hidrográfica genuinamente brasileira e irriga uma área bastante atingida por estiagens.

d) No curso desse importante rio brasileiro será construída a segunda maior usina hidrelétrica brasileira e terceira maior do mundo, com previsão de operação para 2014.

e) As usinas de Paulo Afonso, Sobradinho e Balbina, geram energia para todo o nordeste brasileiro sob a responsabilidade energética da CHESF.

Gab: A

Questão 18)

O processo de urbanização no Brasil, extremamente rápido e desigual, trouxe grandes comprometimentos, por vezes até calamitosos, à qualidade ambiental das cidades brasileiras. Sobre a problemática ambiental e urbana, pode-se observar o seguinte fato:

a) a escassez qualitativa da água, decorrente do aumento da população de baixa renda, é o principal problema relacionado ao processo de abastecimento das cidades;

b) a precária gestão dos resíduos sólidos implica a acumulação de lixo nas ruas, praças e jardins dos bairros habitados pelas populações de alta renda das grandes cidades;

c) as grandes áreas metropolitanas do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, são as regiões que apresentam as melhores condições de moradia, saúde e educação;

d) a falta de tratamento dos esgotos sanitários, nas cidades, em parte lançados “in natura” no solo, vem causando danos irreparáveis às reservas de água potável, comprometendo usos múltiplos da água;

e) as emissões provenientes dos meios de transportes são as principais causadoras da poluição do ar, portanto é nas cidades médias brasileiras que este tipo de poluição é mais acentuado.

Gab: D

Questão 19)

“Abarcando quase a totalidade da hidrosfera terrestre, os mares e oceanos dominam a paisagem do nosso planeta”.

Com base nos conhecimentos acerca de oceanos, dos mares e do relevo submarino, pode-se afirmar:

a) A Corrente Circumpolar Antártica é a mais veloz das correntes oceânicas, percorre o continente de oeste para leste, na faixa próxima à latitude 60º sul e é uma das maiores correntes marítimas da Terra.

b) As fossas oceânicas são formações que estão relacionadas à atuação dos movimentos das águas oceânicas, responsáveis pela escavação do relevo submarino.

c) Os mares abertos apresentam anomalias nas características de suas águas, porque os canais de ligação entre esses mares e os oceanos apresentam sempre pouca largura e profundidade.

d) A plataforma continental constitui uma superfície irregular, devido ao predomínio do trabalho de abrasão marinha.

e) O oceano Atlântico, o mais extenso e tropical dos oceanos e o de maior fluxo comercial, apresenta um relevo pouco acidentado.

Gab: A

Questão 20)

Analise o gráfico.

clip_image018

Fonte: Adaptado da Agência Nacional de Águas.

Disponível em: <http://www.ana.gov.br>. Acesso: 10 mai. 2012.

Com base na análise do gráfico, é possível afirmar que

I. a região Sudeste, seguida da região Nordeste e Sul, apresenta as maiores concentrações de habitantes de todo o país e, no entanto, tem as mais baixas taxas de distribuição de recursos hídricos.

II. a região Norte apresenta a maior quantidade de recursos hídricos, seguida pela região Centro-Oeste, e juntas apresentam o menor índice populacional do país.

III. na relação entre os dados de presença de água e os de população, a menor concentração dos recursos hídricos está na região Nordeste.

IV. a região de maior presença de água é também a que apresenta maior demanda desse recurso por parte da população.

Estão corretas

a) apenas I e II.

b) apenas I, II e III.

c) apenas II e III.

d) apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 21)

O território brasileiro é constituído por extensas bacias hidrográficas que concentram cerca de 15% da água doce do planeta. Sobre os sistemas hidrográficos brasileiros, assinale o que for correto.

01. O litoral brasileiro é caracterizado por uma importante bacia hidrográfica, denominada Bacia Litorânea. Nessa grande bacia encontram-se grande parte da população brasileira e os impactos ambientais decorrentes de desmatamento intensivo.

02. O Rio São Francisco é conhecido como o “rio da integração nacional”, pois além de sua importância histórica, ele possibilita a circulação hidroviária entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

04. Os rios Tocantins e Araguaia percorrem extensa faixa do território brasileiro e escoam suas águas no sentido sul-norte. Esses rios drenam, em grande parte, terrenos cristalinos pré-cambrianos e de formações florestais perenes e de cerrado, atualmente muito degradadas.

08. Os rios intermitentes são aqueles que secam durante os períodos de estiagem e são característicos das zonas semiáridas brasileiras, nas quais o período de seca pode durar de seis a onze meses.

16. Grande parte dos rios brasileiros apresenta regime pluvial e são do tipo efluentes, pois neste caso o lençol freático abastece os rios durante os períodos de estiagem.

Gab: 28

Questão 22)

Analise o texto abaixo e o mapa, que delimita as bacias hidrográficas do Brasil.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as usinas hidrográficas respondem por mais de 80% da matriz de oferta de energia no Brasil, constituindo-se na maior fonte produtora de eletricidade no país.

clip_image020

De acordo com o texto e o mapa, é correto afirmar que o número ____ identifica a _________, a qual apresenta __________ potencial energético e _________ índice de aproveitamento nacional.

a) 1 – Bacia do Tocantins – o maior – o maior

b) 2 – Bacia do São Francisco – alto – o menor

c) 3 – Bacia do Tietê – o maior – um alto

d) 4 – Bacia do Amazonas – o maior – o menor

e) 5 – Bacia do Uruguai – garantia de – um alto

Gab: D

Questão 23)

Observe o mapa de localização de uma reserva de água doce do mundo denominada de aquífero Guarani.

clip_image022

É correto afirmar que o aquífero Guarani

a) está confinado em rochas cristalinas da era pré-cambriana.

b) localiza-se em profundidades rasas, o que possibilita a sua exploração e agrega maior valor econômico.

c) sofre sérios problemas de salinização em sua porção nordeste, o que prejudica a qualidade de sua água.

d) ainda não foi explorado no Brasil, em virtude da inexistência de um marco regulatório que permite a sua exploração.

e) sofre sérios riscos de contaminação por agrotóxicos e fertilizantes, principalmente nas zonas de recarga, local onde o aquífero é reabastecido com as águas das chuvas.

Gab: E

Questão 24)

O Brasil é um dos mais privilegiados países em todo o mundo em relação aos recursos hídricos. Levando-se em consideração a sequência de mapas abaixo, essa condição reflete-se no fato que:

clip_image024

a) O relevo junto à bacia hidrográfica A é de planície e está distante dos centros industriais, daí seu baixo potencial hidrelétrico.

b) A ausência de grandes usinas hidrelétricas, junto à bacia B, deve-se à baixa atividade econômica daquela região.

c) A exploração da bauxita justifica a instalação da usina de Tucuruí junto à bacia C.

d) Apesar de não ser a de maior potencial hidrelétrico, a bacia D é a que apresenta o maior aproveitamento e fornecimento energético do país.

e) O rio Paraguai que corta a área E faz desta região a de maior aproveitamento hidroviário do país e em breve, o principal eixo de integração e escoamento da produção do Mercosul.

Gab: D

Questão 25)

Segue abaixo um modelo cartográfico de representação da maior bacia hidrográfica do mundo:

clip_image026

(http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo8/rio1.htm Acesso: 10/09/2011.)

A construção da usina hidrelétrica que tem gerado forte debate nacional e que será a segunda maior do país, será construída:

a) No alto curso do rio principal da bacia.

b) À margem esquerda do curso do rio principal.

c) À montante do mais extenso rio da margem esquerda.

d) À margem direita da bacia em questão.

e) No baixo curso do rio principal da bacia.

Gab: D

Questão 26)

O Governo Federal brasileiro executa, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Esse projeto objetiva a transposição de parte das águas do Rio São Francisco por meio da construção de dois canais com 700 quilômetros de extensão total, os quais viabilizarão o aumento da oferta de recursos hídricos em áreas semiáridas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) A realidade hídrica, principalmente nos aspectos atinentes à oferta e uso das águas, é tema que, historicamente, não tem integrado o debate sobre o semiárido nordestino.

b) A transposição das águas do Rio São Francisco não é vista como solução para resolver o problema do abastecimento das cidades e mitigar a sede dos nordestinos.

c) O São Francisco é um rio inteiramente localizado no Nordeste semiárido, com nascente no estado da Bahia e foz no litoral de Pernambuco.

d) A escassez de água no Nordeste brasileiro pode ser atribuída a características geoambientais específicas dessa região e, também, de falhas na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público.

e) As chuvas na Região Nordeste são bem distribuídas no tempo, graças a fenômenos climáticos, tais como o El Niño que favorece a ocorrência de frentes frias causadoras de chuvas.

Gab: D

Questão 27)

O Brasil, por sua grandeza territorial, possui uma diversidade geográfica e climática significativa. A latitude, o relevo, as bacias hidrográficas, as características do solo, entre outros fatores, criam uma série de possibilidades, entre outras coisas, para o planejamento energético da matriz brasileira.

Sendo bem exploradas, essas características singulares podem fazer do Brasil um país independente das energias fósseis a longo prazo.

Através do investimento tecnológico e em infraestrutura, é possível utilizarmos fontes renováveis como a biomassa (etanol e biodiesel), eólica, solar e hidrelétrica. [...] Finalmente, a natureza oferece as condições ou cria as dificuldades que, na verdade, podem ser oportunidades para o crescimento e desenvolvimento do país. (WALTZ, 2010, p. 31).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a matriz energética brasileira, uma das mais equilibradas entre as grandes nações,

a) justifique a recente expansão hidrelétrica da Região Norte e cite dois exemplos do atual aproveitamento da Bacia Amazônica;

b) destaque duas características naturais do Nordeste brasileiro, que podem ser aproveitadas para geração de energia alternativa e limpa;

c) indique duas características ambientais da Bacia Hidrográfica do Paraná.

Gab:

a)

· A recente expansão hidrelétrica da Região Norte se deve ao avanço das fronteiras econômicas — sobretudo do agronegócio —, ao crescimento da população total e, em particular, da população urbana, além de investimentos públicos e privados. O seu grande potencial hidráulico, o maior do país, no momento, está relacionado não só às suas atividades tradicionais, mas também como força motriz para a solução dos grandes problemas regionais e visando suprir as deficiências energéticas do país, evitando futuros “apagões”.

· Como exemplos do aproveitamento da Bacia Amazônica, podem ser citados projetos como Belo Monte, no rio Xingu, no Pará; Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia; Teles Pires e o Complexo do Tapajós, no Pará, além do potencial de outros afluentes do Amazonas.

b) Alto índice de insolação anual, sobretudo no Agreste e no Sertão (energia solar); excelente regime de ventos, principalmente no litoral, em particular na faixa setentrional (energia eólica).

c) Características ambientais da bacia do Paraná.

· Condições topográficas acidentadas.

· Rios tipicamente de planalto e caudalosos, apresentando inúmeras cachoeiras e corredeiras.

· Domínio dos climas tropical, tropical de altitude e subtropical.

· Quatro estações do ano bem definidas em grande extensão.

· Solos de extrema fertilidade (solos de terra roxa) utilizados no cultivo do café.

· Solos de influência vulcânica (arenito-basáltico).

· Formações vegetais dos tipos latifoliada tropical, cerrados e aciculifoliada (araucárias) em grande parte da bacia hidrográfica.

· Relevo predominantemente formado por superfícies planálticas, representadas sobretudo pelo planalto meridional com feições de cuestas.

· Relevo do tipo trapps (escalonados).

· Situa-se sobre terrenos de estrutura sedimentar compondo a bacia geológica do Paraná.

· Presença do Aquífero Guarani no subsolo.

Questão 28)

Com relação aos recursos das bacias hidrográficas brasileiras e de seu aproveitamento, além de outros recursos hídricos, assinale o que for correto.

01. As regiões brasileiras com maior disponibilidade de água são as regiões Norte e Centro-Oeste que, no entanto, são as menos povoadas e que menos consomem, sendo que o consumo maior de água está no Sudeste, seguido pelo Nordeste e pelo Sul, e é nessas três regiões que o potencial hidrelétrico é mais aproveitado.

02. O consumo maior de água disponível é na irrigação nas regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, e apenas na região Norte o consumo urbano é maior do que na irrigação.

04. Os recursos hídricos brasileiros são apenas superficiais, relacionados às suas bacias hidrográficas, uma vez que o território brasileiro é pobremente servido de água subterrânea (aquíferos).

08. Embora o Brasil possua a maior reserva mundial de recursos hídricos, o país não está livre de escassez de água, o que afeta, sobretudo, os habitantes das regiões metropolitanas, uma vez que os mananciais estão sendo prejudicados principalmente por resíduos domésticos e industriais.

16. As bacias hidrográficas brasileiras asseguram a disponibilidade quase infinita de água para consumo urbano, industrial e na irrigação, já que no país não ocorre o uso predatório dos recursos hídricos, poluição significativa mesmo que por mercúrio nas atividades de garimpo, assoreamento dos rios e desperdício na distribuição de água, além de outros fatores.

Gab: 11

Questão 29)

Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, é CORRETO afirmar:

a) o maior rio em volume de água da bacia do Nordeste é o rio Parnaíba.

b) a bacia do São Francisco é responsável pelo abastecimento de água de mais de 50% da população do Brasil, devido ao alto índice populacional existente em suas margens.

c) as bacias hidrográficas do Sudeste e do Sul são as mais indicadas para a implantação de usinas hidrelétricas em virtude de grande parte de seus rios percorrerem áreas acidentadas.

d) a bacia Amazônica apresenta alto potencial para o transporte fluvial de carga destinado à exportação para Europa e Ásia, uma vez que seus rios fazem ligação direta com o oceano Pacífico.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis