quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 3

Questão 33)

O novo polígono de aglomeração industrial do Brasil e principais polos tecnológicos

clip_image002

Adaptado de: DINIZ, C.C. Desenvolvimento poligonal no Brasil:

nem desconcentração, nem contínua polarização. In: ARAUJO,

Regina; MAGNOLI, Demétrio. Geografia: a construção do mundo

– Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 296.

Com o auxílio do mapa acima e sobre o tema “indústria brasileira”, é CORRETO afirmar que:

01. os principais polos tecnológicos de Santa Catarina estão concentrados na zona fisiográfica do planalto serrano.

02. apesar de apresentar diversos polos tecnológicos, as aglomerações industriais no Paraná estão circunscritas às áreas de fronteira.

04. na região sul estendem-se concentrações industriais cada vez mais integradas às estruturas produtivas e financeiras do Sudeste.

08. as principais aglomerações de polos tecnológicos no estado de São Paulo concentram-se próximas à porção centro ocidental do estado.

16. há nítidos sinais da dispersão industrial, principalmente no estado de São Paulo. Em parte, essa dispersão industrial foi proporcionada pela guerra fiscal travada pelos estados e municípios de outras regiões brasileiras.

Gab: 20

Questão 34)

A atividade industrial e a industrialização brasileira estão desigualmente distribuídas pelas regiões do país.

Construídas predominantemente no século XX, elas são componentes da modernização urbana que reinventa nossa sociedade e dinâmica espacial. Sobre a indústria e industrialização brasileira, é correto afirmar:

a) A industrialização tem suas raízes fincadas na economia da cana-de-açúcar e do café, que possibilitou a acumulação de capital necessária para a diversificação em investimentos no setor industrial, e esse fato permitiu a produção de bens de consumo duráveis, sobretudo automóveis e eletrodomésticos.

b) A indústria nasce dos capitais restantes do declínio da economia da cana-de-açúcar e do café. Esses capitais impulsionaram uma diversidade de pequenas indústrias de produção de bens de consumo não duráveis, tais como perfumaria, cosméticos, bebidas, cigarros, que apoiadas pelo Estado se difundiram pelo país.

c) A ação do Estado foi fundamental para desencadear o processo de industrialização brasileira, por exemplo, criando empresas estatais, como a antiga Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional, para investir na indústria de base. Sem elas não seria possível a implantação de indústria de bens de consumo duráveis.

d) A industrialização brasileira é fruto da capacidade inovadora do Estado e do empresariado nacional. Este último não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.

e) A industrialização brasileira se tornou possível a partir de investimentos do capital internacional, que não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.

Gab: C

Questão 35)

Leia o quadro apresentado a seguir.

clip_image004

ARBIX, Glauco. Guerra Fiscal, espaço público e indústria automobilística no Brasil. In.: CARDOSO, Adalberto; COVARRUBIAS, Alex (Orgs.). A indústria automobilística nas

Américas: a reconfiguração estratégica e social dos atores produtivos.

Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. [Adaptado].

As indústrias automobilísticas ligadas às grandes marcas fazem parte do processo de industrialização brasileiro. O quadro apresentado demonstra períodos de implantações de unidades industriais no território brasileiro.

Com base na análise do quadro e nos conhecimentos sobre o processo de industrialização brasileiro, conclui-se que

a) os anos 1957 e 1959 apresentam instalações em vários territórios, demonstrando os efeitos da política estatal denominada ”plano de metas“.

b) os anos 1976 e 1979, considerando o número de instalações, revelam o auge da transformação do sistema fordista e da industrialização brasileira.

c) a década de 1990 foi marcada pela diversidade de indústrias instaladas, pela flexibilidade de localização das grandes empresas e pela guerra fiscal.

d) os primeiros anos do novo milênio mostram interesses por territórios sob a influência do Mercosul e as disputas entre estados por novos investimentos.

e) o período com maior diversidade de empresas instaladas reflete a transnacionalização da economia e o combate e o desenvolvimentismo econômico brasileiro.

Gab: C

Questão 36)

O Modelo de Industrialização Brasileiro, que teve seu auge nos anos 1950 com o Plano de Metas, caracterizou-se pela intervenção estatal e endividamento externo. No início dos anos 1980, este Modelo entrou em crise. Nos anos 1990, foram efetivadas profundas reformas de caráter neoliberal no modelo econômico. São propostas neoliberais:

a) Diminuição da intervenção direta do Estado na economia e diminuição das barreiras alfandegárias.

b) Estatização do sistema bancário e diminuição das barreiras alfandegárias.

c) Privatização das empresas estatais e nacionalização das multinacionais.

d) Corte do gasto público e aumento das barreiras alfandegárias.

e) Aumento do gasto público e controle da oferta de moeda.

Gab: A

Questão 37)

clip_image006

http://www.base7.com.br/tarsila/

O país vai ficando mais cosmopolita, graças à presença crescente de imigrantes - italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, eslavos, judeus - que vão se juntar nas fábricas e escritórios aos operários, técnicos e profissionais liberais brasileiros. Ilustrativa dessa nova estrutura social é a tela Operários, 1933, de Tarsila do Amaral, construída, não por acaso, à maneira de um outdoor.

MORAIS, Frederico. O Brasil na visão do artista: o país e sua gente.

São Paulo: Prêmio Ed., 2002. (Projeto Cultural Sudameris) p. 88.

O texto e a imagem fazem referências a processos que ocorreram em determinadas regiões do Brasil. Assinale a alternativa que indica os processos e a região de ocorrência.

a) Concentração fundiária e emigração na Região sul.

b) Extrativismo e urbanização na região Norte.

c) Industrialização e urbanização na região Sudeste.

d) Expansão da fronteira agrícola na região Centro-oeste.

Gab: C

Questão 38)

A questão está relacionada ao texto e às afirmações.

Grandes mudanças econômicas da história ocorrem quando revoluções nas comunicações convergem com revoluções no setor energético.

(Jeremy Rifkin, presidente da Foudation on Economic Trends)

I. Um dos pilares de sustentação da Terceira Revolução Industrial é a ampliação do uso das formas de energia renováveis.

II. Quando se consolidar, a Terceira Revolução Industrial deverá manter e ampliar os embates geopolíticos centrados nos combustíveis fósseis que caracterizaram o século XX.

III. A ampliação da Terceira Revolução Industrial deverá exigir a reconfiguração da infraestrutura econômica inclusive no setor de edificações.

Está correto, apenas, o que se afirma em

a) I.

b) I e II.

c) I e III.

d) II.

e) II e III.

Gab: C

Questão 39)

Leia o trecho que se segue:

“A indústria cresceu bastante, especialmente a de automóveis. As grandes fábricas americanas (General Motors, Ford e Crysler) até então não investiam na fabricação de carros no Brasil porque, desde 1950, o governo somente estimulava a fabricação de carros pequenos e pouco lucrativos. Com o regime militar, passou a ser possível fabricar carros médios. O crédito para compra de automóveis se tornou mais fácil e, com tudo isso, a produção e as vendas aumentaram bastante.”

(Carlos Fico. O regime militar no Brasil. p. 30.)

No texto acima, aponta-se um aspecto do chamado Milagre Econômico que acabou se mostrando positivo, por que:

a) estimulou o crescimento industrial e facilitou o dia-a-dia de parte da população.

b) permitiu a presença de multinacionais no país e diminuiu a dependência externa.

c) gerou um sentimento de modernidade e resolveu a questão da integração nacional.

d) liberou a importação de automóveis de qualidade e aumentou o padrão de vida dos brasileiros.

e) facilitou o deslocamento dos proletários e concedeu a eles mais tempo para dedicar ao lazer.

Gab: A

Questão 40)

Analise o gráfico.

Indústria Brasileira Exporta Menos

Parcela exportada pela Indústria em relação produção total, em %

clip_image008

(Folha de S.Paulo, 13.04.2009)

A situação mostrada no gráfico, a partir de meados da década de 2000, pode provocar

a) o fechamento das indústrias e desabastecimento do mercado interno.

b) a diminuição dos investimentos de empresas brasileiras no exterior.

c) a perda de competitividade das indústrias, obrigadas a reduzir a produção.

d) a formação de déficit na balança comercial brasileira.

e) a diminuição do superávit primário nas contas nacionais.

Gab: C

Questão 41)

PESSOAL OCUPADO NA INDÚSTRIA

clip_image010

Fonte: Simielli, Geoatlas, 2009.

Com base no mapa acima e em seus conhecimentos,

a) identifique o tipo de indústria predominante na região Nordeste, considerando sua capacidade geradora de emprego.

b) caracterize o parque industrial da região Sudeste. Considere, na sua análise, a presença da indústria de ponta de alta tecnologia nessa região e sua capacidade geradora de emprego.

Gab:

a) As indústrias que predominam na região Nordeste são as de bens de consumo, tanto duráveis (automobilísticos, eletrodomésticos, etc) quanto não-duráveis (têxtil, alimentícia, etc). Esse tipo de indústria instalou-se na região Nordeste a fim de aproveitar a mão de obra mais barata e ao mesmo tempo atender ao crescente mercado consumidor local.

b) O parque industrial da região Sudeste é o mais completo do Brasil. Nessa região do país encontramos: indústrias de Base, como as siderúrgicas CSN e COSIPA, respectivamente em Volta Redonda (RJ) e Cubatão (SP); indústrias de Bens de Capital, como as fábricas de máquinas e equipamentos instaladas no ABCD paulista; e indústrias de Bens de Consumo, como as montadoras de automóveis espalhadas pelo eixo Rio-São Paulo e as implantadas no ABC paulista e em Betim (MG). Na região Sudeste está presente também a indústria de ponta de alta tecnologia, devido sobretudo à concentração de tecnopólos na região, como o de São José dos Campos, que tem um avançado centro de pesquisa aeroespacial. Esse tipo de indústria gera uma quantidade de empregos relativamente pequena, que exigem alta qualificação profissional.

Questão 42)

Assinale a(s) alternativa(s) que, corretamente, correspondem às marcas e consequências do atual momento econômico brasileiro.

01. O País passa por intenso processo de modernização que atinge, principalmente, suas atividades agrícolas e industriais.

02. Um dos maiores problemas da sociedade brasileira é a extrema desigualdade na distribuição da renda nacional, que se apresenta bastante concentrada.

04. A modernização da agricultura agravou a concentração da estrutura fundiária e aumentou os índices de desemprego no meio rural.

08. Juros altos e elevados índices de inflação são problemas que comprometem o poder de compra dos trabalhadores e levam à insatisfação popular.

16. Com as exportações em baixa e as importações em alta, a balança comercial brasileira apresenta-se desequilibrada, levando o País a recorrer a empréstimos externos para compensar o déficit público.

Gab: 07

Questão 43)

Observando o mapa, assinale a alternativa que contém a relação correta entre o número e o foco de expressivo dinamismo econômico, na atualidade, no interior da região.

clip_image012

a) 1 – Agronegócio (agricultura irrigada-frutas); 2 – Polo Têxtil e de Confecções; 3 – Polo Petroquímico; 4 – Complexo Mineral Metalúrgico; 5 – Rizicultura.

b) 1 – Complexo Mineral Metalúrgico; 2 – Agronegócio (grãos); 3 – Polo Têxtil e de Confecções; 4 – Agronegócio (agricultura irrigada-frutas); 5 – Polo Petroquímico.

c) 1 – Pecuária Intensiva de Corte; 2 – Agricultura Irrigada com Base Familiar; 3 – Atividade Salineira; 4 – Polo Petroquímico; 5 – Complexo Mineral Metalúrgico.

d) 1 – Pecuária Extensiva Leiteira; 2 – Agricultura Irrigada de Subsistência; 3 – Polo Petroquímico; 4 – Complexo Naval (Estaleiros); 5 – Polo Têxtil e de Confecções.

e) 1 – Pecuária Intensiva de Corte; 2 – Agronegócio (grãos); 3 – Complexo Mineral Metalúrgico; 4 – Polo Petroquímico; 5 – Rizicultura.

Gab: B

Questão 44)

A desconcentração industrial muda o Sudeste Brasileiro

“O fenômeno da desconcentração industrial está modificando o perfil da economia da Região Sudeste. Durante boa parte do Século XX, de cada quatro indústrias, três ficavam no Sudeste. Hoje, embora ainda exista forte concentração de empresas, a realidade é outra. As indústrias estão se espalhando pelo país.”

Almanaque Abril 2009

clip_image014

Fonte: Cadastro Central de Empresas 2006/IBGE

Em relação à desconcentração industrial brasileira nos últimos anos, considere I, II e III a seguir.

I. Os governos estaduais oferecem vantagens, como isenção de impostos e mais infraestrutura, às empresas que se instalem em seu território. A competição é chamada de “Guerra Fiscal”.

II. Os mercados das regiões norte e nordeste tornaram-se mais exigentes nas últimas décadas, buscando maior qualidade e diversidade comercial. Assim sendo, as empresas se mobilizam com vistas a rendimentos regionais.

III. Os estados da Região Sul e o Mato Grosso do Sul, no Centro – Oeste, ficam mais próximos dos integrantes do bloco Argentina, Uruguai e Paraguai, o que facilita o transporte de mercadorias, ampliando as relações comerciais com o Mercosul.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) apenas II e III estão corretas.

d) apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

Gab: D

Questão 45)

O sistema produtivo das maquiladoras

As maquiladoras no México, as fábricas da Zona Franca de Manaus e as firmas localizadas em zonas de processamento de exportação são exemplos de um novo modelo de organização das atividades industriais que surgiu nas últimas décadas.

Um traço comum desse modelo é a criação de regras especiais, distintas das existentes no restante dos territórios nacionais.

Cite dois exemplos de regras associadas a esse modelo.

Gab:

Entre as regras associadas ao modelo das maquiladoras temos: i) isenção de taxas alfandegárias de importação sobre componentes industriais; ii) isenção de impostos sobre a exportação dos produtos finais; iii) isenção de impostos sobre a produção industrial; iv) a flexibilização de leis trabalhistas.

Questão 46)

Analise as proposições seguintes, que dizem respeito a algumas características do cenário econômico da região do Nordeste brasileiro.

00. A implantação de indústrias através dos incentivos fiscais da Sudene, com o 34/18 e, posteriormente, com o FINOR, em Pernambuco, não diversificou a economia pernambucana em relação a outras economias da região Nordeste.

01. A presença da Petrobras na economia sergipana alavancou a renda per capita do Estado.

02. Os incentivos fiscais da Sudene levaram a que as indústrias de bens intermediários implementadas na região tivessem um caráter de complementar as necessidades das empresas do Sudeste.

03. A carcinicultura é uma atividade que vem assumindo papel de destaque na economia regional.

04. Para o IBGE e a Sudene, o Nordeste, do ponto de vista econômico, é constituído pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, pela porção setentrional do Estado de Minas Gerais e pelo Estado do Espírito Santo.

Gab: FVVVF

Questão 47)

Brasil: plano de metas, previsões e resultados - 1957-1961

clip_image016

AMÉRICO FREIRE et al.

Adaptado de História em curso. O Brasil e suas relações com o mundo

ocidental. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV, 2004.

O Plano de Metas aplicado durante o governo de Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1960, visava a estimular o desenvolvimento econômico brasileiro.

Pela leitura do quadro, conclui-se que um dos objetivos alcançados pelo Plano de Metas foi:

a) integração das redes de transporte rodo ferroviário

b) modernização das técnicas de extrativismo mineral

c) ampliação dos investimentos na infra-estrutura industrial

d) expansão dos capitais privados na prospecção de petróleo

Gab: C

Questão 48)

Para nós, operários, milagre é conseguir sobreviver com os baixos salários que recebemos. Para isso, somos obrigados a trabalhar 12 a 13 horas por dia, e muitos trabalham aos domingos, o que significa, na prática, o fim de uma das maiores conquistas da classe operária: a jornada de 8 horas e o descanso semanal.

Manifesto da Oposição Metalúrgica de São Paulo, 1975. Apud PAES, Maria Helena

Simões. Em nome da segurança nacional: do golpe de 64 ao

início da abertura. São Paulo: Atual, 1995.

clip_image018

In: Nosso Século, nº 78. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Entre 1969 e 1973, em função das taxas de crescimento então alcançadas, o momento econômico do país ficou conhecido como o do “milagre brasileiro”.

Com base no testemunho do movimento operário e na publicidade, pode-se concluir que os principais efeitos do “milagre brasileiro” foram:

a) elevação do PIB – expansão dos sindicatos

b) nacionalização da indústria – revisão das leis trabalhistas

c) modernização da tecnologia – qualificação da mão-de-obra

d) internacionalização da economia – concentração de renda

Gab: D

Questão 49)

A afirmativa de que o “Brasil é um país urbano, industrializado e moderno, porém subdesenvolvido” mostra que

a) o subdesenvolvimento está relacionado à dependência econômica e tecnológica e às desigualdades econômicas e sociais presentes no território brasileiro.

b) o subdesenvolvimento é superado à medida que um país se industrializa e se urbaniza.

c) o processo urbano/industrial que coloca o Brasil em vias de desenvolvimento indica, portanto, que o subdesenvolvimento é apenas uma etapa que está sendo superada pela modernização do país.

d) há dois Brasis, um moderno, que é urbano e industrial, representado pelo Centro-Sul, e outro rural e atrasado, representado pelo Nordeste.

e) o processo de industrialização brasileira não foi capaz de integrar o território brasileiro, cujas regiões permaneceram como ilhas econômicas com atividades que se voltam exclusivamente para o exterior.

Gab: A

Questão 50)

Identifique na coluna 2 os respectivos tipos de indústrias que são descritos na Coluna 1, através das etapas do processo de industrialização do Brasil.

Coluna 1

1. No período da Primeira Guerra Mundial houve o impulso das indústrias alimentícias e foram instalados no país alguns frigoríficos para produção de carnes em conserva, pertencentes a empresas britânicas ou norteamericanas, com a finalidade de abastecer o mercado interno, mas também para exportação.

2. Durante o Estado Novo o presidente Getúlio Vargas conseguiu fechar um estratégico acordo com o governo norteamericano, que previa a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, transformada num marco do processo industrial brasileiro.

3. No início da Segunda Guerra Mundial, o Brasil ainda não possuía uma indústria de base para suprir seu mercado interno, mas a dificuldade de importação estimulou a produção metalúrgica e de peças de reposição da frota brasileira de veículos.

4. Durante o Plano de Metas, que tinha o objetivo de saltar etapas, o Presidente Juscelino Kubitschek precisou investir pesadamente na infraestrutura e na produção de energia para atrair empresas e capitais estrangeiros que se direcionaram, principalmente, para os setores de máquinas, de ferramentas e automobilístico.

Coluna 2

( ) O período destaca-se pelo vertiginoso crescimento da indústria de bens de equipamento que era necessária para impulsionar a indústria de bens de consumo duráveis, que também se encontrava em expansão no Brasil.

( ) Essa indústria de bens de equipamento que até então não passava de uma “indústria de porão” e de pouca importância econômica, a partir desse momento transformou-se em uma atividade industrial de fato, com produção em escala e com tecnologia e capital nacionais.

( ) Tratava-se de uma importante indústria de bem intermediário com os objetivos de produzir insumos básicos para as indústrias dos países aliados e de impulsionar o desenvolvimento industrial do Brasil.

( ) O destaque do crescimento industrial desse período foi para as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que tinha o objetivo de atender às necessidades básicas da população através da substituição de importações.

A sequência correta das assertivas é

a) 3 4 2 1

b) 4 3 1 2

c) 4 3 2 1

d) 2 3 4 1

e) 1 3 2 4

Gab: C

Questão 51)

O gráfico a seguir representa as variações nas exportações de produtos brasileiros, entre as décadas de 1960 e 1990.

clip_image020

ANGELA CASTRO GOMES et al.

A República no Brasil. Rio de Janeiro: nova Fronteira, 2002.

A alternativa que correlaciona adequadamente recorte temporal, tipo de produto e contexto histórico do decréscimo no percentual das exportações é:

a) 1964/1974 – café – retração da fronteira agrícola

b) 1974/1976 – industrializado – crise internacional do petróleo

c) 1982/1996 – agrícola – modelo de substituição de importações

d) 1984/1992 – extrativo – estabilidade monetária

Gab: B

Questão 52)

Atualmente, a Petrobras é uma das maiores empresas mundiais na área de pesquisa e exploração de petróleo. Criada durante o segundo governo Vargas, a partir da campanha “O petróleo é nosso!” e com suas ações sob o controle do Estado, destaca-se pelo caráter estratégico no controle de uma importante fonte de energia: o petróleo. Tendo em vista essas informações, explique:

a) sob quais bases, político-administrativas e ideológicas, estava fundamentado o governo brasileiro naquele período;

b) como se origina essa fonte de energia.

Gab:

a) Assentava-se em um ambiente de intensas lutas nacionalistas; caracterizado pelo planejamento econômico como estratégia de ação do governo; surge no momento de criação de várias empresas estatais fundamentais para o fortalecimento da indústria de base no Brasil.

b) O petróleo é um hidrocarboneto, originado há milhões de anos em rochas/bacias sedimentares de antigos mares rasos, a partir da deposição e da transformação química dos restos de microrganismos marinhos, sob altas pressões e temperaturas proporcionadas pelo peso das camadas de rochas.

Questão 53)

Leia os textos.

I. Até julho, os principais destinos do couro brasileiro foram a China e Hong Kong, ambos com US$ 217 milhões (36,87% de participação); Itália, com US$ 133,31 milhões (22,65% de participação); Estados Unidos, US$ 47,32 milhões (8%), Vietnã, com US$ 24,50 milhões (4,16%), México, US$ 19,96 milhões (3,4%) e Alemanha, com US$ 15,10 milhões (2,57%).

(www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=31518)

II. As importações mantêm sua trajetória de crescimento em 2008. No acumulado destes dez meses, entraram no país 34,1 milhões de pares de sapatos, 49,9% a mais em relação a janeiro a outubro do ano anterior. A China continua liderando o ranking dos principais fornecedores, com 71,8% do total das importações e enviou para o Brasil 29,3 milhões de pares. O Vietnã ficou em segundo, com 15,9% de participação, com 1.8 milhões de pares.

(www.abicalcados.com.br/noticias_outubro-registra-maior-queda-do-ano-nasexportacoes-

de-calcados.html)

Assinale a alternativa que expressa a relação entre os dois textos.

a) Na atual fase da globalização, fatores como mão de obra especializada e a existência de centros de pesquisa tecnológica são os principais atrativos para a indústria.

b) A baixa escolaridade da mão de obra é um dos fatores que afastam os investimentos estrangeiros no setor industrial no Brasil.

c) Grandes exportações de matérias-primas, embora garantam a entrada de divisas, não incentivam o desenvolvimento interno da indústria, além de “exportar” empregos.

d) A economia globalizada permitiu um maior equilíbrio no comércio entre os países, pois mercadorias industriais e matérias-primas têm o mesmo valor no mercado.

e) O crescimento da economia nas últimas décadas transformou os países asiáticos em destino da exportação de vários países, interessados em explorar seus mercados internos.

Gab: C

TEXTO: 2 - Comum à questão: 54

Considere o mapa abaixo.

clip_image022

(M. E. Simielli, Geoatlas. Adaptado)

Questão 54)

Assinale a alternativa que completa corretamente a legenda 1, 2 e 3 do mapa.

clip_image024

Gab: E

Questão 55)

É possível afirmar através de uma visão de síntese do processo histórico da industrialização no Brasil entre 1880 a 1980, que esta foi retardatária cerca de 100 anos em relação aos centros mundiais do capitalismo. Podemos identificar cinco fases que definem o panorama brasileiro de seu desenvolvimento industrial: 1880 a 1930, 1930 a 1955, 1956 a 1961, 1962 a 1964 e 1964 a 1980.

Leia com atenção as afirmações a seguir, identificando-as com a sua fase de desenvolvimento industrial.

I. Modelo de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro, sem descentralizar a indústria do Sudeste de forma significativa em direção a outras regiões brasileiras; corresponde ao período de Juscelino Kubitschek, com incremento da indústria de bens de consumo duráveis e de setores básicos.

II. Modelo de política nacionalista da Era Vargas, com o desenvolvimento autônomo da base industrial demonstrado através da construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ressalta-se que, neste período, a Segunda Guerra Mundial impulsionou a industrialização.

III. Período de desaceleração da economia e do processo industrial motivados pela instabilidade e tensão política no Brasil.

IV. Implantação dos principais setores da indústria de bens de consumo não duráveis ou indústria leve, mantendo-se a dependência brasileira em relação aos países mais industrializados. O Brasil não possuía indústrias de bens de capital ou de produção.

V. Período em que o Brasil esteve submetido a constrangimentos econômicos, financeiros e sociais devido a seu endividamento no exterior com o objetivo de atingir o crescimento econômico de 10% ao ano. Mesmo assim, não houve muitos avanços na área social. Modernização conservadora com o Governo Militar.

(Secretaria da Educação. Geografia, Ensino Médio. São Paulo, 2008. Adaptado.)

A sequência das fases do desenvolvimento industrial brasileiro descritas nas afirmações é

a) IV, II, I, III, V.

b) I, II, V, IV, III.

c) III, IV, V, I, II.

d) I, III, II, V, IV.

e) III, IV, II, V, I.

Gab: A

Questão 56)

O processo de desenvolvimento industrial no Brasil produziu uma concentração das indústrias na região Sudeste do país, sobretudo na cidade de São Paulo. Atualmente, observamos uma tendência à desconcentração industrial e, ainda que as indústrias permaneçam no Sudeste, a intensa transformação proporcionada pelo desenvolvimento científico vem produzindo uma reorganização do espaço industrial. O espaço geográfico brasileiro vem se tornando mais fluido e revela novas localizações para as indústrias.

A partir dessas informações, analise as afirmativas abaixo:

I. O aumento dos custos dos terrenos e imóveis nas grandes metrópoles tornou esses locais menos atrativos para as indústrias.

II. A evolução das tecnologias e infraestrutura de transporte e comunicação aumentou os custos de transferência das indústrias.

III. A pressão exercida pela força dos sindicatos que reivindicam melhorias tanto dos salários quanto das condições de trabalho contribuiu para o deslocamento das indústrias.

IV. O elevado custo da produção nos centros urbanos exigiu um novo arranjo espacial das indústrias, o que foi facilitado pelos avanços científicos.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

a) II, III e IV.

b) I, II e III.

c) I, II e IV.

d) I, III e IV.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis