quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 5

Questão 75)

O Governo Vargas, no período do Estado Novo (1937-1945), é caracterizado por sua proximidade ideológica com regimes de força vigentes no mundo neste período, notadamente o nazi-fascismo. No Brasil, esta relação se expressou também a partir do uso da propaganda política de massa, divulgada sob controle direto do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em relação ao Governo Vargas no Estado Novo e a propaganda política por ele veiculada, assinale a afirmativa correta.

a) Importou da Alemanha nazista, em todas as suas proporções, o seu sistema de propaganda política e o implantou no Brasil com caráter totalitário, com vistas a conseguir legitimidade às iniciativas do governo.

b) Utilizou uma propaganda política inspirada no modelo nazista e a partir disto desenvolveu uma lógica de construção e divulgação da imagem do regime estadonovista, do seu chefe, que os identificasse com o sentimento nacional e com o povo.

c) Direcionou sua ação propagandística em favor do nacionalismo, da democracia e da liberdade política com vistas a conseguir maior legitimidade às suas políticas sociais, sobretudo a partir da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e de políticas educacionais.

d) Fez uso da propaganda política contra os comunistas, embora não tivesse recebido apoio da Igreja Católica que, naquele momento, se aproximava da União Soviética para combater o nazi-fascismo.

e) Utilizou propaganda política feita por meio de rádio, cinema, TV e jornais e teve por objetivo contribuir para democratizar e desenvolver o Brasil.

Gab: B

Questão 76)

Ao se lançar um olhar geográfico sobre o estado do Paraná, verifica-se que estão contidos em seu território espaços diferenciados que fazem ver que existem diversos “Paranás”. São espaços que se interconectam, que se completam ou que se opõem.

(FONTE: Modificado de Revista Paranaense de Desenvolvimento.

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

n. 82, 1994. Curitiba: IPARDES, 31–66.)

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) Os municípios da mesorregião sudoeste são os mais urbanizados do estado do Paraná, tendo em vista o êxodo de sua população rural para outros estados, como Rondônia, nesta última década.

b) Os municípios da região litorânea são considerados desenvolvidos, com IDH elevado, porque estão na área de influência do porto de Paranaguá.

c) Alguns espaços do Paraná, tal como o corredor da moda, que compreende os municípios de Cianorte, Maringá, Apucarana e Londrina, são hoje pólos industriais em franca ascensão, ocupando a mão-de-obra ociosa resultante das mudanças na agricultura paranaense.

d) Os municípios de maior renda per capita do estado do Paraná concentram-se na mesorregião sudeste, devido aos condicionantes físicos, como solo e clima.

e) Imigrantes oriundos de regiões muito pobres da Europa se instalaram em terras da porção nordeste do estado do Paraná e reproduziram a miséria de seus países de origem, determinando o atraso e impedindo o progresso dessa área.

Gab: C

Questão 77)

Os extremos leste e oeste do estado do Rio de Janeiro apresentaram, no início do milênio, importante dinamismo demográfico.

Estado do Rio de Janeiro

Taxa de Crescimento Populacional Anual por Município (2000 - 2007)

clip_image002

Apresente um fator sócio-econômico que justifique a atração populacional para cada um dos grupos de municípios a seguir.

a) Macaé e Rio das Ostras.

b) Resende e Porto Real.

Gab:

a) Macaé e Rio das Ostras se beneficiaram da expansão dos serviços de apoio à prospecção e exploração de petróleo na Bacia de Campos. A vinda de técnicos qualificados fomentou a expansão urbana, estimulando a construção civil e atraindo mão-de-obra para toda sorte de serviços urbanos.

b) O crescimento demográfico dos municípios de Resende e Porto Real se deve à instalação de indústrias montadoras de automóveis e caminhões na década de 1990, favorecendo as migrações para a região em busca de postos de trabalho.

Questão 78)

A Embraer é uma das principais empresas exportadoras do Brasil. É também uma das maiores importadoras de bens e serviços da economia nacional. O exemplo da Embraer indica uma mudança em curso no comércio mundial, o que afetou o modelo de desenvolvimento dominante no Brasil após a Segunda Guerra mundial.

a) Apresente uma característica do modelo de substituição de importações vigente no Brasil até o final da década de 1970.

b) Explique por que as grandes empresas passaram a ter um peso significativo nas trocas internacionais.

Gab:

a) O modelo de substituição de importações vigente até o final da década de 1970 no Brasil tinha como características: uma política de desenvolvimento econômico baseada no tripé: investimentos estatais, capital nacional e capital externo; a substituição de bens industriais importados pela produção nacional; o papel fundamental do Estado como financiador e avalista das atividades produtivas; o fortalecimento do mercado interno; a concentração espacial da produção.

b) Porque a organização espacial da produção passou de uma lógica multinacional para uma lógica transnacional. A multinacional operava em mercados nacionais relativamente fechados, já as empresas transnacionais operam em escala global, dispersando as etapas de suas cadeias produtivas em diversos lugares do mundo. Com isso as trocas internacionais ocorrem de forma crescente no interior das cadeias produtivas das empresas globais.

Questão 79)

Pará e Minas Gerais são líderes do setor mínero-metalúrgico no país e respondem por 66% da produção. Os dois estados ocupam posição de destaque no cenário da produção mineral brasileira. Enquanto Minas Gerais é líder em produção de minério de ferro, o Pará é o maior em bauxita.

Para Minas Gerais, têm-se os seguintes dados sobre as exportações:

clip_image004

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, 2008.

Considerando esses dados, assinale a afirmativa incorreta.

a) Tais posições de destaque são resultados de localização geográfica estratégica, grandes reservas minerais e logística favorável.

b) Minas Gerais é grande produtor de vários bens minerais, com destaque para o minério de ferro, ouro e ferronióbio.

c) O crescimento da produção mineral está relacionado com o bom ritmo da economia mundial, com demanda forte dos países asiáticos, da Alemanha e dos Estados Unidos.

d) A indústria extrativa mineral (mineração e metalurgia) de Minas Gerais não tem exportado sua produção em função da diminuição da demanda por minério de ferro em âmbito mundial.

Gab: D

Questão 80)

O desenvolvimento industrial brasileiro, que teve início no final do século XIX, ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:

a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.

b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a conseqüente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.

c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.

d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o conseqüente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.

e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.

Gab: B

Questão 81)

A região de Cubatão, no Estado de São Paulo, apresentava, na época de seu ritmo mais intenso de industrialização, ou seja de 1950 a 1960, todos os atrativos para a implantação de um pólo industrial, como por exemplo, os que são mencionados a seguir, exceto:

a) clima subtropical úmido, que determina ausência de secas prolongadas.

b) proximidade de centro consumidor.

c) disponibilidade de mão-de-obra.

d) proximidade de porto marítimo de grande porte.

e) malha viária satisfatória.

Gab: A

Questão 82)

Sobre a industrialização do Brasil, assinale o que for correto.

01. Na região Sul, particularmente no Paraná e em Santa Catarina, a industrialização ocorreu financiada pelo capital deslocado para o Brasil pelas correntes migratórias estabelecidas no século XVII.

02. São Paulo centralizava o maior volume de indústrias até a última década, passando, a partir daí, a perder grandes empresas, atraídas para a China por dois motivos: a elevada carga tributária no Brasil e a política de estímulos fiscais adotada por aquele país.

04. O desenvolvimento do complexo cafeeiro exportador em São Paulo criou as condições necessárias para a industrialização do Sudeste, em especial da cidade de São Paulo, a partir de meados do século XIX.

08. O Nordeste transformou-se no maior pólo nacional de indústrias de confecções a partir dos anos 1990, em função da grande oferta de mão-de-obra barata, principalmente feminina.

16. Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o Brasil atingiu sua maturidade industrial ao atrair empresas estrangeiras e ao romper com a política de protecionismo do capital nacional implantada nos anos 1930 pelo presidente Getúlio Vargas.

Gab: 20

Questão 83)

Fazendo um recorte histórico, pode-se criar uma periodização para a industrialização no Brasil, dividida em quatro fases.

Relacione cada uma delas com suas características principais.

1. Primeira Fase – 1822 – 1930.

2. Segunda Fase – 1930 – 1956.

3. Terceira Fase – 1956 – 1989.

4. Quarta Fase – a partir de 1989.

I. Quebra da cultura cafeeira, investimentos direcionados para implantação das indústrias de base no Brasil.

II. Expansão do capitalismo em nível mundial, privatizações e avanços do neoliberalismo.

III. Abolição da escravatura, mão-de-obra imigrante, indústria incipiente e monocultura do café.

IV. Governo JK, indústrias de bens de consumo duráveis e entrada de empresas multinacionais no Brasil.

a) 1 IV, 2 II, 3 I, 4 III.

b) 1 II, 2 III, 3 IV, 4 I.

c) 1 I, 2 II, 3 III, 4 IV.

d) 1 IV, 2 III, 3 II, 4 I.

e) 1 III, 2 I, 3 IV, 4 II.

Gab: E

Questão 84)

Observe:

clip_image006

(Instituto Geográfico e Cartográfico)

A figura mostra os principais eixos de interiorização das indústrias, que ocorreu a partir da década de 1960, no Estado de São Paulo. Os pontos 1, 2 e 3 simbolizam, respecti vamente, as cidades de

a) Ribeirão Preto, São José dos Campos e Itu.

b) Piracicaba, Taubaté e Jundiaí.

c) Jundiaí, Piracicaba e Limeira.

d) Sorocaba, Taubaté e Ribeirão Preto.

e) Campinas, São José dos Campos e Sorocaba.

Gab: E

Questão 85)

O processo de desconcentração industrial no Brasil vem sendo apontado como um dos responsáveis pelos altos índices de desemprego verificados em algumas áreas metropolitanas. Ao mesmo tempo, o setor terciário tem sido, reconhecidamente, o grande empregador no atual estágio de desenvolvimento da economia brasileira. Com base nessas informações e em seus conhecimentos,

a) cite e analise duas causas possíveis dessa desconcentração industrial;

b) explique por que o setor terciário tornou-se o maior empregador do país.

Gab:

a) O processo de desconcentração do parque industrial brasileiro ocorrido com maior intensidade nas últimas décadas decorre do aumento do custo dos insumos de produção, nos velhos centros industriais, principalmente na metrópole paulistana e no ABC paulista, como: mão-de-obra, em razão de maior organização dos trabalhadores, na sua maioria sindicalizados no setor secundário; energia, face a perspectiva de ocorrência de um colapso no fornecimento (apagão ou black-out); transporte, por causa da saturação da infraestrutura; terrenos, cujos preços foram majorados pelo processo de especulação imobiliária, inúmeros tributos, problemas ambientais, que impõem restrições legais relacionadas ao uso do solo, emissão de poluentes, geração de resíduos e lixo etc.

Soma-se a esses fatores a ação do poder público interessada em minorar as desigualdades regionais, em incorporar novas áreas ao espaço econômico nacional, além da ação de Estados e Municípios reduzindo a carga tributária (Guerra Fiscal) oferecendo incentivos creditícios e facilidades para a apropriação de recursos naturais na contratação de mão-de-obra.

b) O setor terciário apresenta uma maior diversificação de atividades do que o secundário e o primário, os quais tornaram-se mais automatiza-dos nas últimas décadas. Como o setor de serviços absorve tanto a mão-de-obra de alta qualificação profissional quanto a de baixa qualificação, inclusive um maior contingente de trabalhadores informais, ocorre no País uma hipertrofia do setor terciário – comércio, serviços e profissões liberais.

TEXTO: 4 - Comuns às questões: 86, 87

Essas empresas produzem um total aproximado de 330 mil a 350 mil pares/dia. A quase totalidade da produção é de tênis, o que caracteriza o sistema local como altamente especializado nesse tipo de calçado.

Essa especialização, na produção de tênis e outros calçados de material sintético, explica a ausência, em Nova Serrana (MG), de alguns segmentos da cadeia produtiva e a pequena presença de outras classes de atividades que compõem o sistema local de produção, tais como máquinas e equipamentos. A principal matéria-prima – resinas termoplásticas para produção de solados – é adquirida dos pólos petroquímicos de São Paulo, da Bahia e do Rio Grande do Sul. Alguns componentes mais simples são produzidos localmente, mas com matéria-prima de fora da região. Este é o caso, entre outros, de cadarços, etiquetas, palmilhas, caixas de papelão, componentes de borracha e de espuma. Mas, a maior parte dos componentes, das matérias-primas, das máquinas e dos equipamentos é fornecida por empresas que não são da região, incluindo todas as máquinas do processo de injeção, fabricação e montagem; matérias-primas, cola, nylon, curvim, linhas, tecidos; componentes de metais e caixas de papelão (cuja origem é principalmente Jaú, no estado de São Paulo).

(Wilson Suzigan, João Furtado; Renato Garcia, Sérgio E. K. Sampaio.

A indústria de calçados de Nova Serrana (MG). 2005)

Questão 86)

A dispersão industrial no Brasil, que se acentuou na década de 1990, está formando uma nova região denominada

a) borda periférica, pois trata-se de áreas de fraca atividade econômica que se tornaram atrativas pela proximidade com São Paulo.

b) megalópole, caracterizada pela urbanização intensiva e conurbação de áreas industriais entre estados da região Sudeste.

c) enclave econômico, pois essas novas áreas industriais estão vinculadas diretamente aos centros metropolitanos.

d) frente pioneira, pois são áreas de expansão de empresas cujas sedes permanecem nas regiões metropolitanas do Sudeste.

e) região concentrada, formada pelas regiões Sul e Sudeste e polarizada pelo capital financeiro estabelecido em São Paulo.

Gab: E

Questão 87)

Sobre o processo de desconcentração industrial tratado no texto, é correto afirmar que

a) é uma desconcentração industrial limitada, pois a indústria local apresenta grande dependência de insumos produzidos nos centros metropolitanos e cidades médias.

b) apresenta um alto grau de concentração empresarial na forma de trustes, que incorporam todas as fases da produção, integrando várias unidades produtivas.

c) reflete os efeitos da globalização da economia no Brasil, com o predomínio de arranjos produtivos locais com autonomia de produção e comercialização.

d) mostra a importante presença do Estado na economia, como no caso das matérias-primas, setor considerado estratégico e onde predominam empresas estatais.

e) é impulsionada pela busca de matérias-primas baratas, disponíveis nas regiões mais distantes dos grandes centros, em áreas de economia baseada no setor primário.

Gab: A

Questão 88)

Nos últimos anos a participação da indústria no PIB total do país tem sido superior a 30%. Mas o país precisou percorrer um longo caminho para se tornar industrializado.

ALMEIDA, Lúcia M. A. de; RIGOLIN, Tércio

B. Geografia. São Paulo: Ática, 2002. p. 423.

Sobre o processo de industrialização no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Durante o período colonial (1500-1822), era praticamente proibida a instalação de estabelecimentos comerciais e industriais, porém com a independência política de Portugal, o Brasil iniciou sua industrialização como os países da Europa Ocidental (séculos XVIII e XIX).

02. Com a crise mundial de 1929, uma parcela do capital cafeeiro foi reinvestida em atividades urbanas fabris, na produção de alimentos e tecidos, modificando e dinamizando a economia brasileira com a lenta transição do predomínio do capital agrícola para o capital industrial.

04. A Segunda Guerra (1939-1945) prejudicou a produção interna no Brasil, pela dificuldade em comercializar com a Europa e exportar os produtos industrializados que excediam ao consumo do mercado interno.

08. Getúlio Vargas foi o responsável pela infra-estrutura necessária para a instalação de indústrias de base no Brasil no período de seu primeiro governo (1930-1945). Entre suas realizações estão a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.

16. O Governo de Getúlio Vargas marcou a internacionalização do parque industrial brasileiro.

32. Juscelino Kubitscheck (1956-1960) privilegiou as obras para a geração de energia, o transporte e principalmente a construção de rodovias, que facilitou a instalação de montadoras de veículos estrangeiros no Brasil.

Gab: 42

Questão 89)

Os estudos do Cerrado demonstram que esse bioma recobre o estado de Goiás. Ao analisar o uso do território goiano na região do Cerrado verifica-se que o sul goiano, até a década de 1970, esteve interligado

a) à expansão industrial do Sudeste do país.

b) aos fluxos migratórios oriundos do Sul do país.

c) ao surgimento de colônias agrícolas nacionais.

d) à expansão de capital industrial internacional.

e) ao crescimento de atividades de extrativismo mineral.

Gab: A

Questão 90)

Em 2003, no início do governo atual, criou-se uma grande expectativa na sociedade brasileira e na comunidade internacional quanto aos rumos da economia. O governo prometeu controlar a inflação, aumentar as exportações e multiplicar os empregos com carteira assinada. Em 2008, várias instituições de pesquisa privadas e públicas registraram o aumento do emprego formal. Os principais setores estimulados pelo governo à ampliação do emprego são:

a) construção civil e indústria petroquímica;

b) indústria naval e indústria aeronáutica;

c) indústria farmacêutica e indústria aeronáutica;

d) indústria farmacêutica e indústria petroquímica;

e) construção civil e indústria farmacêutica.

Gab: A

Questão 91)

Sobre o atual processo de industrialização do estado de Rondônia, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As pressões ecológicas nacionais e internacionais impõem aos agentes produtivos várias restrições para a exploração dos recursos naturais e, aos agentes financeiros, várias regras limitantes do financiamento para a produção industrial.

( ) Atualmente ocorre diminuição de estabelecimentos do setor de produtos alimentícios e do segmento das indústrias metal-mecânicas.

( ) Dentre os municípios mais industrializados, destacam-se Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Cacoal.

( ) As indústrias na maioria dos municípios encontram-se geralmente concentradas em locais apropriados denominados distritos industriais.

Marque a seqüência correta.

a) F, V, V, V

b) F, V, F, F

c) V, F, F, V

d) V, V, F, F

e) V, F, V, F

Gab: E

Questão 92)

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica espacial da atividade industrial e a industrialização brasileiras, assinale a afirmativa CORRETA:

a) A região Sul teve seu processo de industrialização iniciado a partir das décadas de 1940 e 1950 com o objetivo de atingir o mercado regional e o Mercosul.

b) A região Nordeste caracteriza-se pela presença predominante de pequenas indústrias, distribuídas homogeneamente, demonstrando um forte equilíbrio na economia regional.

c) A região Sudeste perdeu o status de pólo industrial brasileiro devido à descentralização da indústria de alta tecnologia para outras regiões.

d) A região Centro-Oeste se caracteriza pela presença das agroindústrias espalhadas pelo território, as quais são responsáveis por grandes transformações espaciais.

Gab: D

Questão 93)

Recentemente, completou-se 79 anos da “Crise da Bolsa de Nova Iorque”. Em 1929, o mundo deparou-se com a necessidade de mudanças, principalmente no tocante à economia, para equacionar as relações comerciais em escala mundial. No Brasil, essa crise afetou a produção canavieira, um dos principais produtos da pauta de exportação, e “impulsionou” a diversificação de produtos agrícolas e o crescimento da atividade industrial. Sobre o processo de industrialização brasileira, analise as afirmações a seguir:

I. A industrialização brasileira teve início somente em 1929, com o “crack” da bolsa de Nova Iorque e se concentrou na Região Sudeste.

II. O Plano de Metas, de Juscelino Kubitschek (1956-1960), é considerado como responsável pela vinda de filiais de multinacionais de bens de capital e de bens de consumo duráveis, fomentando o processo de substituição de importações.

III. Os fatores locacionais da indústria brasileira – dentre eles, mão-de-obra barata, baixa sindicalização, “guerra” fiscal etc. –, colaboraram com a distribuição espacial das indústrias, mas com fortes raízes em São Paulo e Rio de Janeiro.

É verdadeiro o que se afirma apenas em

a) I e II.

b) I.

c) III.

d) II e III.

Gab: D

Questão 94)

Com o advento da Terceira Revolução Industrial, o conhecimento técnico-científico–informacional redefine as relações de domínio entre os países, bem como a questionável classificação em “desenvolvidos” e “subdesenvolvidos” ou “em desenvolvimento”.

No Brasil, o processo de industrialização, na década de 1950, foi responsável pela concentração populacional e de investimentos públicos no setor de infra-estrutura industrial.

Nesse período, a região brasileira que mais recebeu investimentos foi a

a) Norte.

b) Sudeste.

c) Nordeste.

d) Centro-Oeste.

Gab: B

Questão 95)

Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que

a) esteve historicamente subordinada ao capital comercial multinacional e aos interesses dos grandes latifundiários nacionais.

b) se distinguia pela autonomia nacional nos setores de bens de produção, bens intermediários e bens de consumo não-duráveis.

c) se localizava territorialmente sobretudo no Sul e no Sudeste, devido basicamente às políticas de descentralização industrial realizadas desde o Estado Novo.

d) esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.

e) desenvolveu as tecnologias da 2ª e 3ª revoluções industriais, com base nas pesquisas privadas e públicas das universidades e laboratórios do país.

Gab: D

Questão 96)

PIB, SEGUNDO AS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL – 2004.

clip_image008

(Théry e Mello, 2005. Adaptado.)

A partir do mapa,

a) explique a disparidade da participação dos estados do Nordeste e do Sudeste no PIB do Brasil.

b) compare e explique o PIB de São Paulo com o de Minas Gerais.

Gab:

a) A região Sudeste ainda hoje prevalece como a maior em participação no PIB brasileiro por ter economia voltada em grande parte para as atividades industriais e financeiras, ser sede das maiores empresas transnacionais e possuir o maior fluxo financeiro do país. Tal importância deve-se ao fato de essa região, entre outros fatores, apresentar uma crescente urbanização e possuir uma densa rede e fluxos informativos, além de conter a maior produção agrícola do país.

A região Nordeste, diferentemente da Sudeste, possui grande parte da economia voltada para as atividades primárias (agropecuárias) e apresenta, em certos pontos específicos, fraca industrialização; por isso, tem baixa participação no PIB brasileiro.

b) O dinamismo econômico de São Paulo baseia-se em sua produção industrial, com destaque para a chamada metrópole estendida (Baixada Santista, RMSP e Campinas), dado o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado. Vale ressaltar a participação do agronegócio paulista nas regiões norte e nordeste do estado. O Estado de Minas Gerais, embora tenha uma posição industrial de destaque, tem PIB menor que o de São Paulo, já que em sua economia é forte a participação das atividades agropecuárias e do setor de mineração.

Questão 97)

O Brasil apresenta considerável desenvolvimento econômico, colocando-se entre as 20 maiores economias do mundo. No entanto, ainda apresentamos desigualdade socioeconômica. Observe o mapa abaixo e verifique qual tema ele aborda.

clip_image010

Fonte: Atlas geográfico escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. p. 140 – adaptado.

Assinale a alternativa que identifica corretamente a situação observada no mapa.

a) Analfabetismo, no qual o estado do Paraná apresenta o menor índice.

b) Produto interno bruto per capita, no qual São Paulo e Rio de Janeiro apresentam os maiores índices.

c) Analfabetismo, no qual o município de São Paulo apresenta os maiores índices.

d) Produto interno bruto, no qual Minas Gerais apresenta os maiores índices.

e) Renda per capita, em que São Paulo e Espírito Santo apresentam os maiores índices.

Gab: B

Questão 98)

Do ponto de vista da política econômica, o governo Dutra se iniciou seguindo um modelo liberal. A intervenção estatal foi condenada [e] passou-se a acreditar que o desenvolvimento econômico do país e o fim da inflação gerada nos últimos anos da guerra dependiam da liberdade dos mercados em geral e principalmente da livre importação de bens. [...] em junho de 1947, o governo mudou de orientação, estabelecendo um sistema de licenças para importar. Na prática, o critério de licenças favorecia a importação de itens essenciais, como equipamentos, maquinaria e combustíveis, e restringiu a importação de bens de consumo.

Boris, Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p.403.

De acordo com a leitura do texto, podemos concluir que:

a) Dutra iniciou seu governo com uma orientação econômica intervencionista, mas, a partir de 1947, adotou uma política liberal, que proibia as importações de bens de capital e de consumo.

b) houve uma mudança na orientação econômica do governo Dutra a partir de 1947, no sentido de permitir a importação de bens de capital e restringir a entrada de bens de consumo.

c) o governo Dutra, ainda sob o impacto do Estado Novo getulista, adotou uma política econômica intervencionista que se acentuou, a partir de 1947, com medidas restritivas à importação de bens de capital no Brasil.

d) a orientação liberal da política econômica do governo Dutra acarretou a desindustrialização do país, processo intensificado com a política intervencionista adotada a partir de 1947.

e) a adoção de uma política econômica liberal foi a plataforma pela qual a UDN conseguiu chegar ao poder, com Dutra. A mudança para uma linha intervencionista marcou a reaproximação de Dutra com Getúlio e o rompimento com a UDN.

Gab: B

Questão 99)

Na análise da estrutura e do crescimento industrial do Brasil, faz-se necessária a compreensão dos gêneros e categorias de uso industrial. Assim, identifique os exemplos de “bens intermediários” dentre os itens mencionados a seguir.

1. Metalúrgica

2. Produtos farmacêuticos

3 Minerais não-metálicos

4. Borracha

5 Mecânica

6 Material elétrico.

Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.

a) 1, 2 e 3.

b) 2, 3 e 5.

c) 1, 4 e 6.

d) 1, 3 e 4.

e) 2, 4, 5 e 6.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis