quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ENEM–COMPLEXOS REGIONAIS 2

Questão 30 - (UEG GO)

Observe o mapa a seguir.

clip_image002

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio.

São Paulo: Atual, 2008. p. 330.

O São Francisco, também chamado de “rio dos currais” e “rio da unidade nacional”, desempenhou e ainda desempenha grande importância, desde suas nascentes até a sua foz, no processo de ocupação da região. O atual projeto de transposição das águas do São Francisco tem gerado inúmeros debates no cenário nacional. Com relação à temática, é CORRETO afirmar que:

a) a transposição das águas do São Francisco irá beneficiar um dos maiores pólos de desenvolvimento da Bahia – o pólo industrial de Camaçari.

b) o projeto que envolve o desvio e a transposição do São Francisco tem como alvos principais os estados de Sergipe e Alagoas, além do norte da Bahia.

c) a transposição do São Francisco não deixará de atender aos “velhos coronéis”, agora representados pelos interesses dos grandes empreendimentos industriais e do agronegócio.

d) com a efetivação do projeto de transposição, a “indústria da seca” perderá força em razão dos benefícios voltados para as populações ribeirinhas e de baixa renda, as quais têm na pesca a sua principal atividade.

Gab: C

Questão 31 - (UFPA)

Na região Amazônia travam-se conflitos pela apropriação e uso dos recursos naturais. Eles se tornam intensos a partir da década de 1970 e 1980, quando os grandes projetos de exploração e beneficiamento mineral, metalúrgico, energético e agropecuário se estabelecem nesta parte do território nacional. Desde então, o capital nacional e internacional, o Estado, grupos e movimentos sociais organizados disputam a apropriação e o uso do subsolo, do solo, da água, dos bens da floresta, entre outros recursos. Sobre a atuação das organizações e dos movimentos sociais nessa região é correto afirmar:

a) Desde a década de 1970, a Comissão Pastoral da Terra(CPT) representa os interesses de trabalhadores rurais, posseiros e peões, visto que, naquele período, as lideranças populares no campo e na cidade eram alvo da repressão política. A regularização fundiária é a sua principal reivindicação e foi somente conquistada a partir do programa Amazônia Terra Legal do Governo Federal.

b) O Movimento dos Atingidos por Barragens(MAB) é um dos movimentos sociais críticos à matriz energética implantada na Amazônia, que constrói complexos hidrelétricos para atender as demandas dos grandes projetos de exploração e beneficiamento mineral, tais como Albrás/Alunorte. Sua principal reivindicação é a utilização de recursos renováveis como a biomassa da floresta.

c) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST) desde 1990 atua no Sudeste do Para, quando dirige as primeiras ocupações. Dentre suas reivindicações está a reforma agrária de mercado, pela qual o Movimento pressiona o Estado para que haja desapropriação e indenização das terras improdutivas e para que sejam vendidas a preços de mercado para os trabalhadores rurais.

d) A Aliança dos Povos da Floresta é um movimento social que congrega povos indígenas, seringueiros, ribeirinhos, camponeses, em suma, todos os que têm nos recursos da floresta seu principal sustento. Esse movimento nasce como resposta à implantação de grandes projetos de exploração mineral e madereira, e de beneficiamento energético, agropecuário e rodoviário, que ameaçam a reprodução da floresta, de seus recursos e povos.

e) As organizações e os movimentos sociais que atuam na Amazônia agrupam-se em torno de duas grandes matrizes: a desenvolvimentista e a ambientalista. A primeira propõe o nacional desenvolvimentismo, impulsionado por grandes obras de infraestrutura que está representado no Programa de Aceleração do Crescimento(PAC). A segunda defende o desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justo.

Gab: D

Questão 32 - (UNCISAL AL)

O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.

II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.

III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.

IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

Está correto o contido em

a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: E

Questão 33 - (FGV)

Sobre a geografia econômica da Região Nordeste, considere as seguintes afirmações:

I. O Polo Petroquímico de Camaçari (BA), principal complexo industrial nordestino, integra o refino de petróleo, a petroquímica básica e a intermediária.

II. A Ferrovia Transnordestina, uma das mais importantes obras do PAC, deverá percorrer o trecho litorâneo que se estende entre os portos de Suape (PE) e Pecém (CE).

III. Entre os projetos em implantação no Complexo Industrial-Portuário de Suape (PE), destacam-se uma refinaria, um estaleiro e uma siderúrgica.

IV. A Região Metropolitana de Fortaleza destaca-se pela presença de indústrias pouco intensivas em mão de obra, tais como têxteis e calçados.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II e IV.

Gab: C

Questão 34 - (UEM PR)

A modernização da agricultura paranaense gerou algumas consequências sociais e econômicas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) segundo tais consequências.

01. Com a modernização, a pequena propriedade foi completamente eliminada da estrutura agrária paranaense. Não tendo como se manter no campo, os pequenos proprietários tiveram que vender suas pequenas áreas aos grandes proprietários rurais, constituindo-se, assim, o que é chamado de monopólio da terra.

02. A modernização não foi seletiva no Paraná. Privilegiou, ao mesmo tempo e nas mesmas proporções, todos os produtores rurais, todos os produtos agrícolas e todas as regiões do Estado.

04. A introdução de novas tecnologias no cultivo agrícola e a substituição de culturas tradicionais por produtos que permitem uma maior mecanização ocasionaram uma drástica redução da mão de obra empregada no campo e o consequente êxodo rural.

08. A modernização da agricultura paranaense, ao privilegiar a grande e a média propriedades com incentivos agrícolas subsidiados, fez com que os produtos agrícolas destinados à indústria de transformação e de exportação fossem favorecidos em relação à produção destinada ao mercado interno para a alimentação da população.

16. O novo modelo agrícola, consolidado no Paraná a partir dos anos 1970, fortaleceu as cooperativas de agricultores, que evoluíram de empresas mercantis, que recebiam e comercializavam matérias-primas, para grandes empresas industriais.

Gab: 28

Questão 35 - (UEM PR)

Sobre o Estado do Paraná, assinale o que for correto.

01. O Trópico de Capricórnio passa pelo Norte do Estado do Paraná. Este fato indica que o território paranaense se situa na transição entre duas grandes zonas climáticas: a Tropical, ao Norte, e a Temperada, ao Sul.

02. O Paraná, pela sua posição geográfica, está inserido no terceiro fuso horário a leste de Greenwich, o que implica 3 horas a mais em relação ao horário da cidade de Londres, situada no fuso de origem.

04. O território paranaense, considerando-se os meridianos que delimitam cada fuso horário, teria dois fusos horários. Entretanto, em virtude das relações comerciais e financeiras, o horário foi unificado em todo o Estado, acompanhando a hora oficial de Brasília.

08. O Paraná possui fronteiras internacionais com o Paraguai, Uruguai e Argentina, que ocorrem em uma mesma área, definindo um ponto designado de Tríplice Fronteira, na região de Foz do Iguaçu.

16. Excetuando-se a área litorânea banhada pelo oceano Atlântico, todas as outras fronteiras do Estado são constituídas por limites hidrográficos. O rio Iguaçu, por exemplo, está presente ao longo de toda a fronteira sul, com o Estado de Santa Catarina.

Gab: 05

Questão 36 - (UNIOESTE PR)

Tomando como referência a divisão do Brasil em regiões geoeconômicas ou complexos regionais, assinale a alternativa correta.

a) Trata-se de uma proposta de estudo do espaço brasileiro com base em cinco grandes unidades territoriais: Amazônia, Nordeste, Centro-Sul, Sudeste e Oeste, individualizadas segundo critérios geográficos e econômicos.

b) Trata-se de proposta adotada oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e foi estabelecida para facilitar o levantamento e a divulgação de dados estatísticos para o país.

c) Conforme essa divisão, o Norte do Estado de Minas Gerais, porção semiárida e de economia deprimida, integra o complexo regional nordestino, sendo que o restante dessa Estado faz parte do complexo regional Centro-Sul.

d) O complexo regional da Amazônia tem como traço marcante o quadro natural, e abrange o conjunto dos Estados das regiões tradicionalmente definidas como Norte e Centro-Oeste.

e) Para definir as macrorregiões geoeconômicas foi utilizado como critério exclusivo o levantamento dos elementos naturais diversificados.

Gab: C

Questão 37 - (FAMECA SP)

Considere o texto para responder à questão.

Esta nova região abrange os estados da região Sudeste, do Sul e uma parte do Centro-Oeste. A região compreende mais de 70% das áreas industriais e mais de 75% do emprego industrial, tendo ainda a cidade de São Paulo como o centro articulador.

(www.face.ufmg.br/novaeconomia/sumarios. Adaptado)

O texto refere-se à constituição de um novo espaço regional no Brasil, a partir da intensificação das relações econômicas, denominado

a) cinturão agroindustrial.

b) complexo agroindustrial do Sul.

c) região Centro-Sul.

d) anel industrial periférico.

e) região Atlântico-Sul.

Gab: C

Questão 38 - (UEM PR)

Sobre as unidades fitogeográficas do Estado do Paraná, assinale o que for correto.

01. O Estado do Paraná, com apenas 2,5% da superfície brasileira, detém, em seu território, a grande maioria das principais unidades fitogeográficas do país.

02. Originalmente, cerca de 90% da superfície do Estado do Paraná era ocupada por formações não florestais, como campos e cerrados, mangues, campos de altitude e vegetação rupestre. O restante da superfície do Estado estava coberto por florestas.

04. Na porção oeste da Serra do Mar, ocupando as porções planálticas do Estado (em média entre 800 e 1.200 m de altitude), situa-se a região da Floresta Ombrófila Mista (floresta com araucária), sem influência direta do oceano, mas igualmente com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.

08. Nas regiões Norte e Oeste do Estado e nos vales dos rios formadores da bacia do rio Paraná, abaixo de 800 m de altitude, define-se a área de Floresta Estacional Semidecidual (floresta estacional). Nessas regiões, além da ocorrência eventual de geadas, a flora está condicionada a um período de baixa precipitação pluviométrica.

16. A savana (cerrado), vegetação característica do planalto central brasileiro, é encontrada no Paraná em seu limite austral e pode ser considerada um relicto de uma condição climática semiárida anterior, associada à última glaciação.

Gab: 29

Questão 39 - (UEFS BA)

Na Região Centro-Oeste

Há um grande Pantanal

Com uma biodiversidade

Que não há outra igual.

As águas correm lentamente

Revelando sua mansidão

Criando grandes lagos

Nas cheias da região

Favorecendo a fauna e a flora

Desse pedaço de chão.

Com base nas informações dos versos e nos conhecimentos sobre o Pantanal e a Região Centro-Oeste, é correto afirmar:

a) A Região Centro-Oeste é a mais extensa do Brasil e a que possui o maior número de Estados.

b) A biodiversidade destacada nos versos é resultante do isolamento da região, devido ao deficiente sistema viário.

c) O processo de erosão, na planície do Pantanal, é maior que o de sedimentação, devido às cheias que ocorrem na região.

d) Os solos da região são predominantemente afetados por ações eólicas.

e) A planície do Pantanal é de formação geológica recente e é banhada por rios de planície.

Gab: E

Questão 40 - (UFCG PB)

O Brasil tem uma rica diversidade cultural que não se manifesta só pelos aspectos físicos e/ou econômicos. Há muito mais, contida nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Essa diversidade, fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade se manifesta nos lugares, na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades.

(CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z.(orgs.). Introdução

à geografia cultural. Rio de Janeiro:

Bertrand Brasil, 2003. Adaptado).

Com base no texto acima, relacione os complexos regionais - Amazônia, Centro-Sul e Nordeste - às músicas que mais se aproximam de suas narrativas e representações identitárias.

(1) Amazônia

(2) Centro-Sul

(3) Nordeste

( ) É nessa dança que meu boi balança

E o povão de fora vem pra cá brincar

As barrancas de terras caídas

Faz barrento o nosso rio-mar

As barrancas de terras caídas

Faz barrento o nosso rio-mar (...)

Fez o céu, a mata e a terra

Uniu os caboclos construiu o amor ...

(Tic, tic, tac - Banda Carrapicho)

( ) Olha os patricio, veja bem quem se ferra

Pelo amor, já num basta a miséria?

Migalha é anistia, doação pra familia

Alimento hoje e a morte no outro dia

Os coxinhas cada veiz mais violentos

De segunda a segunda, os dias são sangrentos

A mãe acende vela, reza, faz promessa

O pai é mais frio, vive em estado de alerta

Mas vc num se interessa, jão

Pra onde vai, já foram uma pá de irmão ...

(Jão – Dmn)

( ) Somos a porta do Sol

Deste país tropical

Somos a mata verde, a esperança

somos o Sol do extremo oriental.

(Porta do Sol – Renata Arruda)

( ) E a menina que um dia por acaso veio me dizer

Que não gostava de meninos tão largados

Que tocam reggae e MPB

Mas isso é coisa tão banal perto da beleza do Planalto Central

E das pessoas que fazem do Cerrado

O habitat quase ideal...

(Presente de um beija-flor - Banda Natiruts)

( ) Meu peito também é sertão

Em seca e solidão sob o seu braseiro

Espera o verde, a beleza,

Nova correnteza em chuvas de janeiro.

(Arrebol – Socorro Lira)

( ) Naquele estradão deserto,

Uma boiada descia

Pras bandas do Araguaia

Pra fazer a travessia.

O capataz era um velho

De muita sabedoria,

As ordens eram severas

E a pionada obedecia.

(Travessia do Araguaia – Almir Sáter)

A seqüência CORRETA é:

a) 1, 2, 3, 2, 2 e 3.

b) 3, 1, 2, 2, 3 e 1.

c) 2, 3, 3, 2, 1 e 1.

d) 1, 2, 3, 2, 3 e 1.

e) 3, 2, 2, 3, 2 e 1.

Gab: D

Questão 41 - (UFPA)

Observe a figura sobre as migrações internas no Brasil.

clip_image004

Fonte: UFBA, 2007

Com base na interpretação da figura e nos conhecimentos sobre os movimentos migratórios no Brasil nos últimos anos, é INCORRETO afirmar:

a) A figura demonstra que, embora as migrações inter-regionais continuem, os fluxos mais intensos são os intra-regionais. Na Amazônia, mais notadamente no Pará, essa mudança está relacionada, sobretudo, aos seguintes fatores concentração fundiária (que reduz o acesso dos pequenos produtores à terra), decadência da atividade garimpeira e tendência de absorção de mão-de-obra local pelas grandes empresas (como a Vale do Rio Doce). Esses fatores contribuem para a redução das oportunidades de trabalho aos imigrantes de outras regiões.

b) A figura demonstra grande fluxo de retorno dos nordestinos que voltam à terra natal, em função da reestruturação do mercado de trabalho das grandes cidades como São Paulo, onde o crescimento das atividades terciárias que exigem maior escolaridade diminuem as oportunidades de emprego para grande parte dos imigrantes nordestinos de baixa qualificação profissional.

c) No Pará, a mesorregião do Sudeste vem atraindo significativo fluxo de imigrantes, em virtude dos grandes empreendimentos minerais, como os projetos de cobre em Canaã dos Carajás, de níquel em Ourilândia do Norte, de bauxita em Paragominas e de ferro em Parauapebas. Já no Sudoeste do estado, a expansão de novas frentes econômicas, como o extrativismo madeireiro, a pecuária extensiva e a monocultura da soja, além de novos projetos oficiais de colonização, vêm intensificando tipos de fluxos migratórios intra-regionais, como o de gaúchos nas imediações do planalto Santareno.

d) A integração nacional no Brasil, a partir de meados do século XX, intensificou os fluxos migratórios inter-regionais pela facilidade de acesso em razão das rodovias, como também pelo desnível regional entre Nordeste e Centro-Sul Entretanto, na última década do século XX, a mobilidade tem assumido um caráter mais intra-regional.

e) Nas áreas de fronteira da Pan-Amazônia surgiram cidades gêmeas, como Tabatinga (na fronteira do Amazonas com a Colômbia) e Oiapoque (na fronteira do Amapá com a Guiana francesa). Nesses núcleos urbanos, a pobreza e a fraca presença do Estado têm facilitado a expansão de redes ilegais ligadas aos países vizinhos, como o narcotráfico, contrabando e a prostituição.

Gab: C

Questão 42 - (UFPA)

Sobre as políticas territoriais efetivadas pelo Estado na Amazônia do período colonial aos nossos dias, julgue as afirmativas:

I. A integração da Amazônia ao sistema capitalista foi iniciada no século XVII, porém, diferente do que acontecia na região que hoje conhecemos como Centro-Sul do Brasil, o Estado Português buscava garantir a sua ocupação e controle, por meio da implantação de fortes nas confluências dos principais rios e da catequização dos índios da região. Desse contexto, até o início do século XX, as atividades econômicas desenvolvidas na região se resumiram à coleta de especiarias da floresta (“drogas do sertão”) e, mais tarde, da borracha e da castanha-do-pará, o que deu origem a uma ocupação humana concentrada ao longo das calhas dos rios e resultou na formação de um padrão espacial dendrítico.

II. A estratégia de conquista e controle do território brasileiro vinculada à doutrina de Segurança Nacional, durante o regime militar, apontava a necessidade de integrar, consolidar e valorizar o território, dando prioridade à implantação de uma rede rodoviária para integrar a Amazônia à economia nacional (asfaltamento da rodovia Belém-Brasília, construção das rodovias Cuiabá-Santarém, Cuiabá-Porto Velho e Transamazônica); bem como a necessidade de ampliar a rede de telecomunicações e construção de grandes hidrelétricas. Essa malha programada facilitou e atraiu um grande fluxo de imigrantes, o que contribuiu para o surgimento de um número significativo de cidades ao longo do arco do povoamento consolidado.

III. No início dos anos de 1970, a estratégia da colonização dirigida para a Amazônia levou à incorporação pelo Governo Federal das terras situadas numa faixa de 100 km de largura em cada margem das rodovias existentes e projetadas para o assentamento de produtores rurais e de empreendimentos agropecuários e minerais. Essa estratégia intensificou o fluxo migratório de outras regiões (Nordeste e Sul, principalmente), o que deu origem a vilas, povoados e cidades ao longo dos eixos rodoviários e redefiniu a rede urbana, que ficou cada vez mais complexa.

IV. A partir dos anos noventa do século XX, o Estado redefiniu a lógica do planejamento regional, adotando políticas de consolidação do povoamento, baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável. O Estado investe em grandes obras, como o asfaltamento de rodovias (Cuiabá-Santarém) e na construção de eclusas, que beneficiam as grandes corporações sem, entretanto, beneficiar as populações tradicionais, os grupos não capitalizados, na medida em que não há uma política de combate à devastação florestal; de demarcação das terras indígenas; de criação de reservas extrativistas e de parques nacionais; e de assentamentos dos pequenos produtores.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e III.

b) I, II, III e IV.

c) I e II, somente.

d) I e III, somente.

e) I e IV, somente.

Gab: A

Questão 43 - (UFPA)

Sobre o processo de redivisão territorial, considere o trecho abaixo.

“Uma viagem ao passado da Amazônia demonstra o quanto a redivisão territorial tem sido uma questão que se renova e muitas vezes se amplia, em diferentes momentos da vida política brasileira e com diferentes significados e justificativas.”

(ROCHA, G.M. Amazônia redividida: elementos para a compreensão

do processo de redivisão territorial do Estado do Pará In: CONGRESSO

BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, Goiânia, 2004, p. 7)

Em relação aos significados e justificativas da redivisão territorial da Amazônia contemporânea, referidos por Rocha, é correto afirmar:

a) A proposta de criação do estado do Carajás, englobando a mesorregião do Sudoeste do estado do Pará, justifica-se em razão da ausência de políticas públicas federais e estaduais. Assim, a desigual distribuição e alocação de recursos públicos no território estadual alicerçam o movimento emancipacionista.

b) Na redivisão territorial da Amazônia, a criação de territórios federais concentra-se no estado do Pará. Justifica-se a federalização do território não só em razão da necessidade do controle do narcotráfico, das guerrilhas fronteiriças, mas, principalmente, em razão da ampliaçaõ da presença do Estado.

c) A redivisão territorial da Amazônia engloba várias propostas emancipacionistas na escala estadual, entre as quais destacamos: no Mato Grosso surgiu a proposta de criação do estado do Araguaia; no Maranhão, a de criação do estado do Juruá.

d) As justificativas de redivisão territorial da Amazônia são múltiplas: a grande dimensão territorial, o que inviabiliza a administração e prestação adequada dos serviços públicos, a desigual distribuição e alocação de recursos, o controle e a defesa do território e das fronteiras, assim como a indução do desenvolvimento regional.

e) Entre as propostas de redivisão territorial da Amazônia, destacamos a criação do Território Federal do Marajó. Justifica-se a criação em virtude da necessidade de ampliação da presença do Estado, da defesa nacional, da representatividade política regional. Além disso, deve-se ressaltar que a estadualização é uma alavanca para o desenvolvimento regiona.

Gab: D

Questão 44 - (UFS SE)

Considere o mapa a seguir, que apresenta uma das formas de regionalização do espaço brasileiro.

clip_image006

Analise as afirmações abaixo.

00. A região 1 é a Amazônia e seus limites são definidos pelas principais características morfoclimáticas: relevo de planície, clima tropical e floresta densa.

01. A Amazônia é considerada uma região natural, ou seja, as interferências das atividades econômicas sobre o ambiente natural e as transformações no uso do solo ainda são mínimas.

02. A região 2 é o Centro-Sul, que concentra a maior parte da população, da produção industrial e agropecuária brasileira e, principalmente, dos capitais que circulam por todo o território nacional.

03. A região 3 é uma criação governamental da década de 1960, uma região de intervenção denominada Nordeste e que recebeu diversos investimentos industriais voltados para o mercado externo.

04. Diferente da divisão oficial, esta proposta de divisão regional não segue os limites administrativos dos estados brasileiros utilizando-se de outros fatores como, por exemplo, a espacialização da economia.

Gab: FFVFV

Questão 45 - (UEM PR)

Sobre os complexos regionais ou regiões geoeconômicas do Brasil, assinale o que for correto.

01. Os complexos regionais, cujos limites são definidos por critérios político-administrativos, expressam as tendências econômicas e demográficas de apropriação do território.

02. O complexo regional da Amazônia se define como fronteira de expansão econômica, o que significa dizer que ela é, também, fronteira de expansão demográfica e de exploração de recursos.

04. O complexo regional do Nordeste se caracteriza pela sua uniformidade interior quanto às condições naturais, ocorrência de secas severas e pela economia, baseada na pecuária extensiva e de corte.

08. O complexo regional Centro-Sul abriga mais de 60% da população do Brasil e concentra a maior parte dos recursos econômicos. Em contrapartida, apresenta também graves problemas socioambientais, como altas taxas de criminalidade, falta de moradias e poluição.

16. O complexo regional da Amazônia apresenta os seus limites coincidentes com aqueles da região Norte (divisão regional oficial), cuja unidade é garantida pelos aspectos naturais.

Gab: 10

Questão 46 - (UFJF MG)

A economia mineira está inserida em três espaços geoeconômicos distintos, cada um deles dotados de uma lógica particular de desenvolvimento. A Região Metropolitana de Belo Horizonte cumpre importante papel, por ter inserção articulada nos três espaços geoeconômicos e registrar grande capacidade polarizadora sobre as regiões não integradas a estas lógicas de desenvolvimento.

MINAS GERAIS. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2007/2023.

Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão. Belo Horizonte, 2007. Adaptado.

Leia as seguintes afirmativas.

I. O primeiro espaço geoeconômico, com forte influência sobre a porção leste do Estado, desenvolve-se a partir de uma lógica intrinsecamente relacionada à cadeia do agronegócio, incluindo a agregação de valor, a prestação de serviços e o escoamento da produção, por intermédio de um sistema logístico de alta capacidade.

II. O segundo espaço geoeconômico atua, predominantemente, sobre a parte oeste do território e tem seu desenvolvimento orientado pela lógica internacional, destacando-se pela produção de commodities industriais (insumos básicos) e pela elevada integração de suas cadeias ao mercado externo.

III. O terceiro espaço geoeconômico atuante sobre a economia mineira situa-se na porção centro-sul do Estado e sua lógica de desenvolvimento revela elevado grau de complementaridade em relação às cadeias produtivas da indústria de transformação e de serviços da região Sudeste.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Gab: C

Questão 47 - (UNICAMP SP)

“A macrorregião Sul é a menor em área entre todas as que conformam o território nacional. Todavia, isso não significa escassa diversidade interna, mesmo em termos históricos, pois um verdadeiro mosaico sociocultural e econômico-espacial tomou forma no interior dos seus limites territoriais”.

(Hoyêdo Nunes Lins, “Transformações econômicas

e reflexos espaciais no Brasil Meridional.” In:

Maria Flora Gonçalves, Carlos Antônio Brandão e

Antonio Carlos Galvão (orgs.). Regiões e cidades,

cidades nas regiões: o desafio urbano-regional. São

Paulo: Editora Unesp/Anpur, 2003, p. 500.)

a) O texto aponta a existência de um “mosaico sociocultural e econômico-espacial” na região Sul. A que se deve essa diversidade cultural?

b) A atividade agrícola na Região Sul distribui-se em policulturas e monoculturas comerciais.

Caracterize-as.

Gab:

a) Essa diversidade cultural deve-se às diferentes etapas que caracterizaram a ocupação dessa parte do território brasileiro: primeiro, com os jesuítas que organizaram as missões; depois, a colonização luso-brasileira nos pampas e no litoral; no século XIX, a colonização européia na região das matas no planalto atlântico; e a partir da década de 1930, a ocupação das terras no norte do Paraná, principalmente por paulistas, mineiros e japoneses.

b) Na região Sul, a policultura aparece nas áreas de colonização européia e caracteriza-se pelo domínio de pequenas e médias propriedades rurais, com cultivo de cereais, oleaginosas, frutas e criação de aves e suínos. Quanto às monoculturas comerciais, aparecem no extremo sul e porção centro-oeste do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná, caracterizando-se pela presença de médias e grandes propriedades rurais, pelo uso de tecnologias voltadas para o aumento da produtividade e pela especialização de cultivos.

Questão 48 - (UFTM MG)

Considere os mapas e as características do espaço geográfico brasileiro.

BRASIL: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

clip_image008 clip_image010 clip_image012

(Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas Geográfico Espaço Mundial.)

I. Novas áreas que se incorporam ao processo produtivo.

II. Área de economia mais dinâmica.

III. Áreas com manchas de modernização e expansão da agropecuária modernizada.

Assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência entre o espaço geográfico e sua respectiva localização no território brasileiro.

a) 1-III, 2-II, 3-I.

b) 1-II, 2-III, 3-I.

c) 1-II, 2-I, 3-III.

d) 1-III, 2-I, 3- II.

e) 1-I, 2-III, 3-II.

Gab: B

Questão 49 - (UERJ)

clip_image014

Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

No mapa acima estão assinaladas as três macrorregiões geoeconômicas presentes no território brasileiro.

Escolha duas delas e apresente uma característica física e uma característica socioeconômica que sejam marcantes para a sua individualização como macrorregiões.

Gab:

AMAZÔNIA

Uma das características físicas:

• floresta pluvial latifoliada

• clima equatorial, quente e chuvoso o ano todo

• hidrografia caracterizada por grande número de rios com abundante volume d’água

• bioma marcado pela extrema diversidade de espécies

• topografia de predominância suave, marcada principalmente por planícies e baixos platôs

Uma das características socioeconômicas:

• densidades demográficas reduzidas na maior parte da região

• expressiva participação das atividades primárias na composição do PIB e de absorção da PEA

• forte participação dos grupos indígenas na composição étnica da população

• marcante influência dos grupos indígenas brasileiros sobre a cultura regional

NORDESTE

Uma das características físicas:

• vegetação de caatinga presente no Sertão fortemente associada às paisagens regionais

• clima semi-árido do Sertão Nordestino

• hidrografia sertaneja, marcada pelos rios temporários em função das características climáticas

• climas megatérmicos, marcados pela pequena amplitude térmica

Uma das características socioeconômicas:

• grandes desigualdades socioeconômicas

• concentração fundiária

• perfil de renda com médias inferiores às do restante do país

• predomínio, nas áreas rurais, das atividades agropecuárias tradicionais

CENTRO-SUL

Uma das características físicas:

• médias de temperatura inferiores às encontradas nas outras duas regiões, com amplitude térmica maior em função da maior latitude

• vegetação de Cerrado

• relevo predominantemente de planalto com muitas escarpas, localmente denominadas de serras

Uma das características socioeconômicas:

• maiores índices de população urbana

• presença de áreas densamente urbanizadas, formando grandes aglomerações metropolitanas

• alto nível de participação da indústria no PIB/grandes concentrações industriais

• rede de transportes densa e diversificada

• agropecuária moderna e em expansão

Questão 50 - (UECE)

A história da formação colonial brasileira, quando interpretada numa perspectiva que observa o devido realce à dimensão geográfica, indica um processo de incorporação do território à economia-mundo marcado pela divisão social e territorial do trabalho expresso em três grandes setores. Assinale a alternativa que contém esses três grandes setores.

a) Marinho: que correspondia às terras próximas ao litoral e domínio da plantation açucareira; Sertão: área de economia complementar à economia litorânea, com relevância para a pecuária extensiva; Região das Minas: representado pelo denso povoamento e ativa intensificação dos fluxos comerciais tanto com o sertão como a marinha.

b) Recôncavo baiano: núcleo polarizador de grandes e médias propriedades com destaque para a cultura do fumo; Depressão Periférica Paulista: representado pela plantation escravista cafeeira; Amazônia: área do extrativismo vegetal, tendo a exploração da borracha como principal atividade econômica da floresta equatorial.

c) Campanha Gaúcha: que correspondia à fabricação de charque e a lavoura de produtos temperados como a uva e o trigo; Área de industrialização antiga: área correspondente as zonas urbanas emergentes do Rio de Janeiro e São Paulo; Região de mineração e metalurgia de Minas Gerais: onde se estabeleceram grandes usinas siderúrgicas seguida por outros gêneros de indústrias.

d) Centro-Oeste: os cereais se tornaram um produto importante na região, particularmente com a introdução do arroz em Goiás; Vale do Paraíba Fluminense: economia agrária tradicional com fazendas de gado e pequenas lavouras; Norte do Paraná: faixa de agricultura dinâmica, considerada um prolongamento da zona cafeeira paulista.

Gab: A

Questão 51 - (ESCS DF)

Observe o mapa a seguir.

clip_image016

Extraído de Gonçalves, C. W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

Com o auxílio do mapa, analise as afirmativas a seguir.

I. O padrão de distribuição das cidades mostra que a ocupação após 1960 não segue as condições culturais e ecológicas previamente existentes na região.

II. O novo padrão de organização do espaço geográfico que se instala a partir dos anos sessenta tem nas rodovias seu eixo de estruturação.

III. A principal via de penetração na Amazônia, antes dos sessenta, era os grandes rios e o sentido da mobilidade das pessoas e dos bens era muito espraiado.

IV. As cidades mais antigas e as mais novas compõem uma estrutura nodal de transportes que conecta as rodovias às hidrovias.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas;

b) III e IV, apenas;

c) I, II e III, apenas;

d) I, II e IV, apenas;

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Questão 52 - (FMJ SP)

Considere os seguintes textos:

I. Com a indústria, a história econômica brasileira ganhou um novo ritmo, constituindo uma economia nacional nova, cujas bases estão situadas em uma só região, o Sudeste, e mais particularmente no eixo Rio de Janeiro – São Paulo.

II. Desenvolvendo-se mais rapidamente, o Sudeste reclama e obtém maior atenção dos poderes públicos, atrai elementos mais dinâmicos das outras regiões, seus capitais e seus recursos de qualquer tipo.

(Hervé Théry & Neli A. Mello. Atlas do Brasil, 2005. Adaptado)

Assinale a alternativa que indica uma das principais conseqüências geográficas dos fatos apresentados nos textos.

a) A concentração de riqueza criou internamente uma relação centro-periferia.

b) A integração nacional ainda está por se concretizar.

c) A expressão “Brasil: país de contrastes” não tem mais validade.

d) O meio técnico-científico expandiu-se com o crescimento do eixo São Paulo-Rio.

e) A articulação das regiões brasileiras depende da ação do Estado.

Gab: A

Questão 53 - (UNIFESP SP)

Nas últimas décadas, as Forças Armadas brasileiras alteraram a distribuição do efetivo militar no país. Isso decorre da

a) crise do Mercosul e do retorno das tensões entre vizinhos da bacia do Prata, como a Argentina e o Uruguai.

b) legalização dos partidos de esquerda na década de 1980, que eliminou as guerrilhas revolucionárias que agiam nos centros urbanos do país.

c) identificação de pontos do narcotráfico na faixa litorânea do país, para atender o intenso fluxo de turistas estrangeiros.

d) maior tolerância ao capital internacional desde o início da ditadura militar, agravada pela globalização da economia.

e) escolha da Amazônia para instalar uma estrutura de vigilância e defesa frente a ameaça de ocupação externa.

Gab: E

Questão 54 - (UFMG)

Considerando-se a organização geoeconômica da Região Sul brasileira, é INCORRETO afirmar que

a) a indústria da Região Metropolitana de Porto Alegre conserva profundos vínculos com a agropecuária regional, que lhe fornece importante percentual da matéria-prima processada.

b) a proximidade geográfica do Sudeste contribui para tornar a Região Metropolitana de Curitiba importante área receptora dos impulsos da desconcentração industrial paulista.

c) o grau de modernização da agricultura sulina é predominantemente baixo, sobretudo nas sub-regiões de criação avícola e suína e nas de cultivo de soja.

d) o norte do Paraná é ocupado, hoje, pela soja e outros cultivos, que gradativamente, substituíram os cafezais.

Gab: C

Questão 55 - (UESPI)

As regiões geográficas brasileiras possuem uma série de características históricas, naturais, econômicas e sociais que as identificam e as distinguem umas das outras. Assim, ao se falar sobre o Nordeste brasileiro, é correto afirmar que:

a) esta região apresenta uma grande diversidade de paisagens, que são resultado de diferentes quadros de ocupação e uso do solo, levando à existência, em seu espaço, de várias sub-regiões que também possuem características próprias que as distinguem uma das outras.

b) historicamente, foi a primeira região do país a ser ocupada pelos colonizadores, tanto que, até hoje, é a área que detém uma maior densidade demográfica.

c) segundo dados do IBGE, no período 1991/2000, foi o Nordeste uma das regiões brasileiras a apresentar uma elevada taxa de crescimento demográfico, tendo sido suplantado apenas pela região Centro-Oeste.

d) a área dos cerrados baianos e piauienses, onde, nesses últimos anos, vem se desenvolvendo uma intensa atividade agrícola, apresenta uma grande fertilidade natural.

e) o Nordeste é uma das regiões que mais participa do Produto Interno Bruto brasileiro. Sua participação se situa em um patamar superior a 30% do total.

Gab: A

Questão 56 - (UFC)

O Nordeste surgiu como unidade regional apenas a partir do pós-guerra, entretanto, considerando-se este recorte do Brasil dentro de uma perspectiva histórica, pode-se afirmar a existência antiga de vários “nordestes” com características naturais e de uso e ocupação bem diferentes entre si.

Sobre estas áreas distintas do Nordeste brasileiro, é verdadeiro afirmar que:

a) o Polígono das Secas, área dominada pelos cerrados, ocorre em relevo de depressão e planaltos e constituiu-se no “nordeste” produtor de alimentos para as cidades litorâneas.

b) o Meio Norte, área de transição entre os domínios semi-árido e tropical, ocorre em relevo de planaltos cristalinos e constituiu-se no “nordeste” produtor da cafeicultura.

c) o Agreste, domínio da caatinga, ocorre em relevo preponderante de planaltos sedimentares e constituiu-se no “nordeste” algodoeiro-pecuarista.

d) a Zona da Mata, faixa úmida litorânea, ocorre em relevo de planícies e tabuleiros e constituiu-se no “nordeste” produtor do açúcar e do cacau.

e) o Sertão, estreita faixa de transição ecológica, ocorre em relevo de depressão sedimentar e constituiuse no “nordeste” da policultura familiar.

Gab: D

Questão 57 - (UEMS)

A respeito das metrópoles brasileiras, pode–se afirmar que:

a) Belém e Santarém são as duas metrópoles da região Norte.

b) O Brasil apresenta duas metrópoles nacionais.

c) O Nordeste apresenta apenas uma metrópole regional.

d) O Sudeste não apresenta metrópoles regionais.

e) O Sul do Brasil apresenta três metrópoles regionais.

Gab: B

Questão 58 - (UFAC)

Nos anos 70, época do “Milagre Econômico Brasileiro”, foram abertas vastas áreas para ampliação da fronteira agrícola. Hoje, essa faixa de ocupação já corresponde à Amazônia Sul e Oriental, onde as paisagens foram alteradas em razão, principalmente, da criação de pastagens e culturas de cereais.

Dessas alterações de paisagens é INCORRETO afirmar que:

a) No Maranhão as pastagens vem dando espaço às pastagens artificiais, desvalorizando os produtos locais como o óleo de babaçu e provocando o abandono pelas populações locais de antigas roças e áreas de extrativismo.

b) No Mato Grosso, principalmente no Chapadão dos Parecis e na região de Rondonópolis, verifica-se uma grande ocupação do solo pelo cultivo de cereais, principalmente soja e arroz.

c) Na região do Bico do Papagaio, norte de Tocantins, os projetos agropecuários dirigidos e autorizados pela SUDAM colaboraram para uma melhor distribuição fundiária, onde as disputas por terras são mínimas.

d) A prática de assentamentos rurais ao longo das rodovias que cortam a Amazônia provaram ser ineficazes para a fixação dos colonos, em razão da falta de infra-estrutura e de apoio aos agricultores, principalmente nas épocas das safras.

e) No sudoeste da Amazônia, mais especificamente no Acre, o cultivo de soja não é praticado, no entanto, apresenta-se um avanço da pecuária, culminando com a retirada da floresta e formação de pastagens visando a criação de gado bovino.

Gab: C

Questão 59 - (UEPB)

São tropas de burros

Que vêm do Sertão

Trazendo seus fardos

De pele e algodão [...]

Assim caminhavam

As tropas cansadas

E os bravos tropeiros

Buscando pousada

Nos ranchos e aguadas

Dos tempos de outrora [...]

Riqueza da terra

Que tanto se expande

E se hoje se chama de Campina Grande

Foi grande por eles [...]

Tropeiros da Borborema (Rosil Cavalcante e Raimundo Asfora)

No fragmento desse clássico da música nordestina, podemos identificar aspectos da formação territorial do espaço paraibano que são:

I. O importante papel dos tropeiros para a circulação de mercadorias no nosso território, bem como a contribuição que deram para a formação de algumas cidades, que foram surgindo com os ranchos ao longo dos caminhos.

II. A base econômica de algumas localidades através do surgimento de feiras, sobretudo no agreste, cuja função era abastecer os tropeiros nas suas longas caminhadas pelo interior paraibano.

III. A desestruturação da atividade dos tropeiros, no início do século XX, com o advento dos tempos modernos, simbolizado na chegada do trem em Campina Grande e que passou a ser o único transporte para a produção algodoeira e de peles do semi-árido paraibano.

IV. A produção pecuarista/cotonicultora que foi a base econômica do Sertão, e que teve em Campina Grande seu principal centro exportador, fundamental para o crescimento da cidade e para sua consolidação como centro regional.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições I e II.

b) Todas as proposições.

c) Apenas as proposições III e IV.

d) Apenas as proposições II e III.

e) Apenas as proposições I, II e IV.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis