quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ENEM–COMPLEXOS REGIONAIS 4

Questão 90 - (UNIMONTES MG)

O mapa abaixo mostra como ficaria o Brasil se os projetos de redivisão territorial que tramitam no Congresso fossem aprovados.

clip_image002

Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A região Sul permaneceria com quatro estados, apesar da redivisão do estado do Rio Grande do Sul.

b) A região Sudeste teria Minas Gerais como o estado mais afetado, pois ele perderia trechos ao norte, ao sudoeste e ao noroeste.

c) A região Nordeste apresentaria apenas mais um novo estado pela divisão territorial do Maranhão.

d) A região Norte seria a mais afetada, sendo o Amazonas o estado a apresentar maior fragmentação territorial.

Gab: A

Questão 91 - (UNESP SP)

A distribuição espacial dos fenômenos geográficos pode ser estudada dentro das cinco regiões administrativas do Brasil ou de suas três regiões geoeconômicas. Sobre as características dessas três regiões geoeconômicas, pode-se afirmar que

a) as porções setentrionais de Mato Grosso e de Tocantins estão integradas com a região Centro-Sul por causa de suas relações de dependência econômica.

b) o norte de Minas Gerais, embora com características econômicas e naturais tipicamente nordestinas, permanece ligado com a região Centro-Sul.

c) a porção ocidental do Maranhão afina-se com a região Amazônica, devido suas atividades econômicas extrativistas.

d) a região Nordeste sempre apresentou traços em comum e se constituiu numa grande região individualizada dentro do território nacional.

e) a região Centro-Sul quase não apresenta disparidades regionais e pode ser considerada uma região de grande homogeneidade econômica.

Gab: C

A porção oeste do Maranhão afina-se com a região amazônica, devido, entre outros fatores, ao predomínio da economia primária e à presença do clima subequatorial e da floresta Amazônica.

Questão 92 - (UFC)

Fortaleza, classificada entre as maiores cidades brasileiras, passa por intenso processo de crescimento vertical e horizontal e de adensamento populacional, modificando-se, rapidamente, as feições de suas ruas e bairros. Sobre Fortaleza, responda:

a) Qual a posição que ocupa atualmente, no ranking das cidades brasileiras, em termos demográficos?

b) Qual a característica mais marcante da transformação que ocorre em sua atividade comercial?

c) Como se coloca o Centro da Capital cearense, nos dias atuais, em termos de ocupação pela população e de uso pela atividade comercial?

Gab:

a) 5º. lugar

b) Descentralização do Comércio que se difunde por todos os bairros.

c) O Centro sofreu um processo de desvalorização econômica e de esvaziamento em termos de ocupação pela população de alta e média renda, o que levanta a discussão sobre a necessidade de sua revitalização de sua recuperação como bairro residencial e como área de turismo e lazer.

TEXTO: 2 - Comum à questão: 93

“No Nordeste, a terra é seca

E bastante concentrada,

Tem caatinga e tem pobreza

E uma população desamparada.

Mas o solo não é pobre

E, quando há chuva, há produção.

Do que a população precisa

É de uma política de inclusão,

Que fixe toda a sua gente

Nessa imensa região.”

Questão 93 - (UESC BA)

A análise dos versos e os conhecimentos sobre a região destacada permitem concluir:

01. Os solos são podzólicos, ricos em minerais e pobres em matéria orgânica.

02. A estrutura fundiária agrava os problemas sociais, criando uma sociedade excludente.

03. A caatinga é uma formação homogênea tropófila adaptada a grandes períodos de estiagem.

04. Os recursos hídricos são escassos, porque o lençol freático já foi intensamente explorado e não existem rios perenes.

05. As secas cíclicas são os únicos obstáculos para o desenvolvimento nordestino, porque, sem chuvas, a agricultura torna-se inviável.

Gab: 02

Questão 94 - (UEPG PR)

São características ou componentes dos Complexos Regionais ou Grandes Regiões Geoeconômicas do Brasil:

01. O Centro-Sul, apesar de todo o seu desenvolvimento, é uma região que possui grandes contrastes internos pois é onde se localiza o centro econômico do país, mas também onde se encontram áreas pouco industrializadas e com uma agricultura tradicional.

02. A Amazônia e o Centro-Sul são, de fato, grandes fornecedores de mão-de-obra barata e matérias-primas para o Nordeste, em especial para suas áreas mais industrializadas, que por sua vez fornecem seus manufaturados àquelas regiões.

04. O Nordeste, mesmo reconhecido como uma grande região com problemas em comum, pode apresentar disparidades econômicas e naturais entre diversas de suas áreas ou unidades assim divididas: Meio-Norte ou Nordeste Ocidental, Sertão, Zona da Mata ou Litoral Oriental (Zona da Mata Açucareira, Recôncavo Baiano e Sul da Bahia ou Zona do Cacau) e o Agreste.

08. Dentre as inúmeras regiões diferenciadas que se individualizam dentro do grande complexo regional Centro-Sul, pode-se citar, dentre outras: a Megalópole ou "Centro Econômico" do Brasil, o Triângulo Mineiro, o Quadrilátero Ferrífero, o interior de São Paulo, o Pantanal Mato-grossense e o Sul do país (Vale do Itajaí, Região Serrana do Rio Grande do Sul, Campanha Gaúcha ou região dos Pampas, o Norte do Paraná e o Vale do Tubarão).

16. A Amazônia Brasileira ainda é uma região de baixa densidade demográfica, apesar da intensificação da ocupação humana nos últimos anos.

Gab: 29

Questão 95 - (UFLA MG)

O mapa abaixo apresenta a regionalização que caracteriza três complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sobre esses complexos regionais, é CORRETO afirmar que

clip_image004

a) a Amazônia, maior dos três complexos, é palco de lutas pela posse da terra; tais lutas envolvem posseiros, grileiros, indígenas, seringueiros, empresários e políticos.

b) o Nordeste teve ocupação recente, pois só despertou interesse econômico após o ciclo da borracha.

c) os três complexos regionais possuem os mesmos tipos de clima e de vegetação.

d) o Centro-Sul é a região mais povoada e não se desenvolveu mais porque na Amazônia encontra-se a Zona Franca de Manaus, que é responsável por mais de 70% das exportações do país.

e) o Estado de Goiás é o responsável por fazer do Centro-Sul uma área de saída de pessoas em direção à Amazônia.

Gab: A

Questão 96 - (UFG GO)

Em uma de suas regionalizações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta três macroregiões geoeconômicas do território brasileiro: a Nordeste, a Centro-Sul e a Amazônica. Apresente duas características socioespaciais atuais das regiões:

a) Centro-Sul

b) Amazônica.

Gab:

a) PESSOAS – Ocorre um deslocamento mais rápido e dinâmico nos relacionamentos inter-pessoais. A evolução dos meios de transporte e comunicação propiciaram um maior intercâmbio. Além disso, a necessidade econômica fez com que houvesse migração.

b) CAPITAIS – O fluxo de capitais é mais intenso devido à evolução dos meios de comunicação. Com a Internet, as trocas comerciais se intensificaram e o fluxo inter-bancos passou a ser maior, ocorrendo, também, um incremento do capital especulativo.

Questão 97 - (UFAM)

Quanto à divisão regional brasileira em regiões geoeconômicas, todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:

a) Foi elaborada com base na formação histórica-econômica do Brasil.

b) Trata-se de uma divisão regional não-oficial.

c) Os limites não coincidem com os limites dos Estados.

d) Tem como objetivo o levantamento de dados estatísticos para análise da realidade social e econômica da região.

e) Foi proposta, em 1967, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger.

Gab: D

Questão 98 - (UEM PR)

Fernando Henrique Cardoso desarticulou, durante o seu governo, algumas superintendências, como é o caso da Sudene e da Sudam, devido às denúncias de desvio de verbas e de corrupção. O governo atual procura reativar a Sudene, considerando-a importante para o desenvolvimento regional.

Assinale as alternativas corretas sobre as características, os objetivos e as funções desses órgãos de planejamento regional.

01. A área de abrangência das superintendências não coincide, obrigatoriamente, com os limites das regiões administrativas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

02. A Sudene foi criada com o objetivo de diminuir as disparidades regionais entre o Nordeste, miserável, e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a atividade industrial se fortalecia.

04. Sudam, Sudeco e Sudesul são, respectivamente, superintendências criadas para planejar as atividades no âmbito da Amazônia, de parte do Centro-Oeste e dos estados do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro ficaram à margem desses três grandes conjuntos regionais.

08. Suframa e Codevasf, órgãos voltados, respectivamente, para a Zona Franca de Manaus e para o Vale do São Francisco, foram criados para planejar as atividades e promover o desenvolvimento nessas áreas.

16. O modelo de planejamento regional das superintendências é do tipo desconcentrador. Concede mais autonomia política e decisória aos estados e aos municípios, limitando a ação do governo federal, na definição das metas e na cessão de recursos.

32. Embora a Sudene e a Suframa tenham sido capazes de produzir algum crescimento econômico, nas respectivas áreas de atuação, não criaram um mercado consumidor regional capaz de absorver a produção. Grande parte dos produtos fabricados nessas áreas são comercializados no Centro-Sul.

64. Apesar de denúncias de corrupção, pode-se dizer que a atuação das superintendências tem sido democrática, atendendo ao pequeno investidor e visando às potencialidades ecológicas regionais. A Sudam incentiva, por exemplo, a criação de ranários, na Amazônia tropical. No Nordeste, os açudes fornecem água ao sertanejo. Os incentivos financeiros não atenderam aos grupos de poder local.

Gab: 47

Questão 99 - (MACK SP)

Criada em 1967, com uma série de incentivos fiscais para integrar a Amazônia ao restante do país, diminuindo as desigualdades regionais e o vazio demográfico que a área até então apresentava, a Zona Franca de Manaus teve, e ainda mantém, como objetivos:

I. buscar a ocupação econômica da Amazônia Oriental e suas regiões fronteiriças com os países Andinos.

II. gerar emprego e renda na Amazônia Ocidental, propiciando um efeito multiplicador na economia regional.

III. estimular a urbanização de Manaus, atraindo e provocando o esvaziamento das várzeas e erradicando, por completo, a expansão acelerada dos bairros de palafitas da periferia.

IV. instalar, no interior da Amazônia Ocidental, um programa de desenvolvimento industrial que, na atualidade, busca priorizar o aumento da produção de componentes, com ênfase naqueles de elevado peso e valor na composição final do produto.

São verdadeiras apenas as afirmações:

a) I e III.

b) II e IV.

c) I e IV.

d) II e III.

e) I, II e III.

Gab: B

Questão 100 - (MACK SP)

O governo brasileiro vem implantando, desde a década de 90, as atividades do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), com centrais regionais de vigilância em Manaus, Porto Velho e Belém. Segundo esse projeto, de reconhecido valor estratégico para o país,

I. serão implantadas exclusivamente bases militares terrestres de defesa, ao longo das vastas fronteiras, para conter o avanço de populações dos países vizinhos à Amazônia nas inúmeras áreas de litígio, principalmente no sul da região.

II. serão exercidos efetivos controles sobre a Amazônia, não só de seu espaço aéreo, mas, sobretudo, do uso de seus recursos hídricos, da biodiversidade, da ocorrência de queimadas e desmatamentos, e será oferecido suporte à repressão do contrabando, do narcotráfico e da garimpagem ilegal.

III. vislumbra-se, para um futuro próximo, a participação, em bases concretas, dos demais países amazônicos, que atuarão como suporte à integração do Brasil, num processo de cooperação para o desenvolvimento regional em nível internacional.

IV. serão aplicadas, por meios técnicos e associações dos dados obtidos a partir dos diversos sensores, monitorações ambientais e meteorológicas, e haverá, também, exploração das telecomunicações.

Estão corretos:

a) apenas os itens I e II.

b) apenas os itens I e III.

c) apenas os itens II, III e IV.

d) apenas os itens II e IV.

e) todos os itens.

Gab: C

Questão 101 - (UFPR)

“A dinâmica da natureza e as diferentes combinações entre os elementos produziram certas diferenciações dentro do território brasileiro, configurando a existência de seis porções relativamente distintas, chamadas domínios morfoclimáticos ou domínios naturais.”

(COELHO, M. de A. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 107.)

Em relação ao relevo e à cobertura vegetal dos diferentes domínios, considere as afirmativas a seguir.

I. No domínio do cerrado, a vegetação característica é de herbáceas, com predomínio das gramíneas.

II. A Floresta Ombrófila Mista, ou Floresta com Araucária, é típica das pradarias.

III. No domínio amazônico, o relevo caracteriza-se pela presença de planícies, depressões e baixos planaltos.

IV. Na faixa oriental do Brasil, marcadamente na região Sudeste, o relevo predominante é de planaltos e serras, constituindo paisagens conhecidas como “mares de morros”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gab: A

Questão 102 - (PUC RS)

Segundo a ONU, as decisões internacionais estão centralizadas conforme uma hierarquia urbana que contempla a organização do mundo global. Quanto a essa hierarquia, é correto afirmar, sobre as chamadas megacidades, que:

a) apresentam menos de 5 milhões de habitantes, porém possuem importante participação internacional nos aspectos culturais e financeiros.

b) são definidas por um critério quantitativo, pois nem todas apresentam recursos tecnológicos suficientes para centralizarem informações e serviços globais.

c) são comparáveis às cidades globais por apresentarem as maiores sedes de empresas transnacionais.

d) estão localizadas na Ásia e na África, sendo caracterizadas como pólos articuladores do capital global.

e) concentram a maior parte da população no setor secundário da economia.

Gab: B

Questão 103 - (UFPA)

A Amazônia constitui uma das regiões com maior concentração de biodiversidade do planeta. É uma ecorregião, marcada por grande diversidade de paisagens naturais que configuram diferentes ecossistemas. Sobre as características ambientais e ecológicas dessa região é correto afirmar:

a) A Amazônia, de forma genérica, apresenta duas grandes unidades paisagísticas e ecológicas: as várzeas, terras baixas e inundáveis em parte do ano, e as terras firmes, em formas planálticas.

b) A Amazônia, de forma genérica, apresenta diversidade de ambientes e ecossistemas que se caracterizam por grande riqueza de fauna e flora. Em geral, independente do ecossistema, a concentração florestal constitui expressão e traço perenes.

c) A Amazônia é uma ecorregião de grande extensão geográfica definida basicamente com feições morfológicas planas e hidrológicas representada por grandes caudais e baixa concentração florestal encontrada na paisagem.

d) A Amazônia se caracteriza por apresentar extensas áreas de florestas entrecortadas de faixas de transição entre ecossistemas. Pela sua peculiaridade, apresentam feições pouco definidas do ponto de vista biogeográfico.

e) A Àmazônia é uma ecorregião caracterizada pela diferença de certos aspectos morfológicos, climáticos, botânicos e faunísticos que, por serem predominantes, marcam uma certa heterogeneização paisagística.

Gab: A

Questão 104 - (UFMG)

Analise este mapa:

clip_image006

FONTE: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 161. (Adaptado)

Particularizada no País em virtude da tradição de sua atividade pecuarista, a “Região das Gerais”, destacada nesse mapa, tem passado por profundas transformações socioeconômicas e espaciais.

A partir da análise desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a “Região das Gerais”, na atualidade,

a) assiste a um processo de revalorização de seu território por meio da agricultura moderna de grãos, em que se destaca a da soja.

b) tem assistido ao surgimento de centros urbanos regionais, em razão do seu acelerado crescimento industrial.

c) constitui região de produção de carvão vegetal, oriundo tanto do cerrado como da silvicultura do eucalipto.

d) engloba parte da área de influência de Brasília, beneficiando-se diretamente dos impulsos gerados pela Capital Federal.

Gab: B

Questão 105 - (UFMG)

Analise estes mapas:

Evolução do antropismo na Amazônia Legal brasileira

clip_image008

clip_image010

clip_image012

FONTE: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, IBGE, 2002. p. 110 e 111. (Adaptado)

A partir da análise desses mapas e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

a) a evolução do antropismo, representada nos dois mapas, parte da borda da floresta equatorial, cumprindo as recomendações de desenvolvimento sustentável e de exploração, como proposto na Agenda 21, da ONU.

b) os eixos rodoviários com sentido longitudinal constituíram importantes vias de integração da região à porção Centro-Sul do País, mas deram início ao desmatamento do espaço em que se implantaram.

c) a expansão das atividades humanas na porção oriental do espaço representado resulta, em grande parte, de interesses estrangeiros na exploração das províncias minerais da região.

d) o antropismo evoluiu rumo à Amazônia Ocidental pela concretização das metas do Plano de Integração Nacional – PIN, que associava a integração da região com a redistribuição da população do Sertão Nordestino.

Gab: A

Questão 106 - (UNIFOR CE)

A questão está relacionada ao mapa do Brasil e às afirmações abaixo.

Os grandes complexos regionais do Brasil

clip_image014

(José W. Vesentini. Sociedade e Espaço: Geografia Geral e do Brasil. S. Paulo: Ática, 1998. p. 188)

I. O oeste do Maranhão integra o complexo regional da Amazônia devido às suas características equatoriais e econômicas ligadas ao extrativismo vegetal.

II. O norte de Minas Gerais, com características físicas semelhantes à Zona da Mata, passa a fazer parte do complexo regional nordestino.

III. O sul de Tocantins e do Mato Grosso se inserem no Centro-Sul em virtude de suas relações econômicas com esta região.

Está correto SOMENTE o que se afirma em:

a) I

b) II

c) I e II

d) I e III

e) II e III

Gab: D

Questão 107 - (PUC MG)

A região Centro-Sul gera a parcela mais significativa da renda industrial e agrícola do Brasil. Entretanto, a sua densidade econômica conduziu à configuração de determinados problemas, derivados de, EXCETO:

a) fraca concentração de renda regional e social, potencializando conflitos de classes.

b) aumento da demanda por serviços públicos e de infra-estrutura, em conseqüência do adensamento populacional, e subseqüente sucateamento desses serviços.

c) deterioração da paisagem urbana com a destruição de áreas verdes e a poluição dos recursos hídricos.

d) elevação dos preços dos terrenos nos grandes centros, conduzindo a um transbordamento do processo de industrialização para outros espaços.

Gab: A

Questão 108 - (PUC MG)

O complexo geoeconômico do Nordeste, tido como sinônimo de pobreza, tem visto surgirem, pontualmente, áreas de modernização de práticas agrícolas diferentes daquelas tradicionais.

Verifique se as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras e responda à questão segundo o comando que as segue.

I. A modernização da agricultura tem conduzido o Nordeste a diminuir as disparidades no contexto regional brasileiro, através da distribuição eqüitativa da renda gerada localmente.

II. A modernização da agricultura tem conduzido à elevação das disparidades intra-regionais e ao surgimento de propostas regionais de emancipação do chamado “novo Nordeste”.

III. O crescente investimento na indústria local, em grande parte decorrente da disputa por investimentos entre Estados, tem colaborado para a ampliação da participação do Nordeste na renda industrial brasileira.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II e III são verdadeiras.

c) apenas I e III são verdadeiras.

d) I, II e III são verdadeiras.

Gab: B

Questão 109 - (PUC MG)

O território da Amazônia é uma fronteira ainda em expansão do processo de ocupação e das atividades econômicas no Brasil. Da forma como esse processo vem se desenvolvendo, ocorrem dicotomias entre preservar ou explorar os recursos da Amazônia. Sobre isso, é INCORRETO afirmar que:

a) a extração da borracha expandiu o povoamento e abriu fronteiras econômicas internacionais para o País, mas o extrativismo vegetal não é, atualmente, a atividade econômica mais expressiva da região.

b) o governo federal incentivou projetos agropecuários, investiu em infraestrutura e estimulou a migração para a região.

c) a instalação de projetos militares visou ao controle de suas fronteiras, à identificação de riquezas minerais e à efetiva ocupação de território.

d) os interesses da população local foram priorizados, criando atividades de integração que evitaram conflitos sociais e ambientais.

Gab: D

Questão 110 - (MACK SP)

Os mapas identificam a organização do espaço brasileiro sob o ponto de vista econômico.

clip_image016

É correto afirmar que:

a) o mapa I apresenta novas áreas que se incorporaram ao processo produtivo nas últimas décadas.

b) o mapa II apresenta áreas menos dinâmicas, com manchas de modernidade e expansão da agropecuária moderna.

c) o mapa III apresenta área de economia muito dinâmica.

d) os mapas I e II agrupam a região Centro-Sul do país.

e) os mapas I e III apresentam áreas com paisagem natural pouco modificada.

Gab: B

Questão 111 - (ACAFE SC)

O mapa do Brasil abaixo apresenta os três grandes complexos econômicos regionais, embora a organização espacial brasileira venha sofrendo grandes alterações ao longo das últimas décadas.

clip_image018

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o ensino médio: geografia geral e

do Brasil: volume único. - São Paulo: Scipione, 2002. (adaptado)

Sobre esses três complexos econômicos e as mudanças neles impressas, é incorreto afirmar:

a) Os contornos regionais são dinâmicos, em razão do desenvolvimento das atividades econômicas, cujos reflexos se fazem sentir em novas áreas do país, através de investimentos que melhoram a infra-estrutura de áreas antes isoladas.

b) O Centro-Sul, área indicada pelo número 1, é a macrorregião mais dinâmica, e sua economia diversificada apresenta a maior concentração de indústrias do país e a mais densa rede de serviços, comunicações e transportes.

c) A Amazônia, região assinalada pelo número 2, vem sendo ocupada de forma desordenada devido à expansão das fronteiras agropecuárias, ao garimpo e à extração de madeiras e minérios.

d) O Nordeste, representado pelo número 3, é a região em que a concentração de terras, aliada ao domínio político das elites, constituem os principais fatores responsáveis pelas desigualdades sociais dessa porção do território nacional.

e) A divisão regional dos complexos econômicos prioriza os aspectos naturais determinantes, como é o caso dos domínios morfoclimáticos da Amazônia, dos Cerrados, da Caatinga, dentre outros.

Gab: E

Questão 112 - (UNIMONTES MG)

A respeito da divisão geoeconômica do espaço brasileiro, é INCORRETO afirmar que

a) a divisão em complexos regionais, elaborada no final da década de 1960, não tem finalidades de planejamento ou de estatísticas como a do IBGE.

b) os limites entre os complexos regionais nessa divisão não coincidem com os limites político-administrativos das unidades da federação.

c) a divisão em complexos regionais se baseou no critério de região natural, explicada pela imensa área de abrangência da Amazônia.

d) a porção ocidental do Maranhão foi incorporada ao complexo da Amazônia, por apresentar características físicas do domínio equatorial.

Gab: C

Questão 113 - (UFAC)

Assinale a alternativa incorreta:

a) A base ideológica dos governos militares da década de 1970 para promover a “ocupação” da Amazônia calcava-se na Doutrina de Segurança Nacional.

b) O PIN (Projeto de Integração Nacional) destacava a necessidade imediata de construção de duas extensas rodovias, a Transamazônica e a Cuiabá-Santarém, para poderem atingir os objetivos de “ocupação” regional.

c) A Rodovia Transamazônica serviu também como estratégia para aliviar as tensões sociais do Nordeste e alimentar a Amazônia de mão-de-obra para os projetos encaminhados pelo grande capital.

d) A rodovia Cuiabá-Santarém criaria um eixo de penetração no norte de Mato Grosso e no sul de Roraima, facilitando a penetração dos migrantes tanto do Sul e do Sudeste como também do Nordeste.

e) Na década de 1970, ocorreu um aprofundamento da apropriação privada da terra na Amazônia, e o governo estabeleceu um controle de terras virgens, dificultando, assim, o acesso dos migrantes que haviam deixado suas áreas de origem espontaneamente.

Gab: D

Questão 114 - (UFAC)

Sobre o processo de ocupação da Amazônia, marque V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir:

( ) O Governo se mobilizou para atrair migrantes de todos os cantos do Brasil para a Região Amazônica, sem, contudo, dar-lhes acesso à propriedade da terra.

( ) A saída encontrada foi a da mobilidade do trabalho apoiada na urbanização. Ou seja, o camponês foi transformado em trabalhador assalariado urbano e/ou rural.

( ) As cidades e vilas passaram a ter estoque de mão-de-obra para as frentes de trabalho na abertura da vegetação, nos garimpos, nos canteiros de obras vinculadas a construções de hidrelétricas e rodovias.

( ) O crescimento da população urbana na Amazônia sempre foi menor que o crescimento da população rural.

( ) Houve uma grande participação de projetos de iniciativa particular na colonização de Rondônia.

A seqüência que preenche correta e respectivamente as lacunas nos parênteses é:

a) VFVFV

b) FVFVF

c) VVFFV

d) VVVFF

e) FFVVF

Gab: D

Questão 115 - (UFAC)

Sobre a Amazônia, analise as seguintes proposições:

I. A chegada de novos migrantes atendia à demanda de mão-de-obra para a própria construção das estradas e das hidrelétricas, por outro lado, deixava um rastro de miséria e desemprego quando essas obras terminavam.

II. O garimpo tornou-se uma opção para a sobrevivência dessas populações na medida em que a estrutura agrária que apostava na grande propriedade pecuarista não deixava grandes alternativas.

III. A organização espacial, que é extremamente original, se configurou onde vilas e cidades apareciam e desapareciam num piscar de olhos, como se estivéssemos diante de acampamentos provisórios.

IV. O censo de 2000 do IBGE aponta que 70% dos que habitam a região moram em cidades. No entanto, o processo que enseja essa urbanização se deu, de um lado, como resultado de um determinado modelo agrário e, de outro, por um modelo industrial que não abarcava a população regional.

Sobre essas proposições é correto afirmar que:

a) somente I e II são verdadeiras.

b) somente I é verdadeira.

c) somente II e III são verdadeiras.

d) nenhuma é verdadeira.

e) todas são verdadeiras.

Gab: E

Questão 116 - (UEM PR)

A região Norte do Brasil vem sofrendo um intenso processo de devastação florestal. Muito se fala sobre as matas equatoriais, mas existem, também, muitos mitos sobre a floresta Amazônica. Identifique o que for verdadeiro sobre a região Norte e a floresta.

01. A floresta Amazônica não é o pulmão do mundo, pois ela tanto consome o gás carbônico, no processo de fotossíntese, como libera esse gás, no processo de decomposição da matéria vegetal que fornece.

02. Devido à elevada umidade regional, as queimadas não constituem um problema na região. Embora essa prática ocorra em algumas áreas de cultivo, o interesse maior é extrair as madeiras, que têm alto valor no mercado.

04. A derrubada da mata pela técnica do correntão é altamente predatória, pois destrói todas as árvores existentes no trajeto da corrente, que é puxada por dois tratores.

08. Muitas das madeireiras que atuavam no Paraná hoje operam no Pará, em Rondônia e no Mato Grosso, em uma atividade ainda de caráter nômade. O replantio das espécies retiradas, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, não é, na maior parte dos casos, a forma utilizada na exploração de madeiras na Amazônia brasileira.

16. A castanha-do-pará e a castanha-de-caju são dois produtos extrativos florestais amazônicos muito procurados devido ao alto valor que alcançam no mercado nacional. A exportação desses produtos, porém, depende da criação de canais de comercialização.

32. A borracha natural é produzida a partir do látex encontrado na seringueira, árvore comum na mata de várzea dos estados do Acre e do Amazonas.

64. Madeireiros, extrativistas e pecuaristas são três personagens presentes na ocupação da Amazônia. Essas três categorias se unem na luta contra os grupos indígenas, que representam um obstáculo às atividades da economia formal dos setores madeireiro e agrário.

Gab: 45

Questão 117 - (UEM PR)

Assinale o que for correto sobre a ocupação e a economia da Amazônia Legal Brasileira.

01. Na década de 60 do século XX, o Governo Federal brasileiro criou a Sudam, com o objetivo de desenvolver a agricultura, a indústria e a extração mineral, no âmbito da Amazônia.

02. A expansão da fronteira agrícola iniciou-se tardiamente, na década de 90 do século XX, por iniciativa de sulistas e de nordestinos em busca de novas terras e de oportunidades de trabalho.

04. A globalização da economia, com a importação cada vez maior de produtos estrangeiros, vem afetando a Zona Franca de Manaus.

08. Os projetos agropecuários que recebem incentivos da Sudam muitas vezes ocupam imensos latifúndios, que absorvem pouca mão-de-obra, levam à expulsão de comunidades indígenas, desmatam áreas onde se desenvolviam atividades de extrativismo vegetal e geram conflitos pela posse da terra.

16. Um grande interesse do capital internacional na região é a exploração dos recursos minerais e florestais. Grupos asiáticos e outros exploram madeiras e minérios, para atender à demanda dos países desenvolvidos.

32. A necessidade de demarcação de terras indígenas, a presença de garimpos em território de índios, a ação de narcotraficantes, a extração ilegal da madeira são alguns dos problemas da fronteira brasileira da Amazônia Legal com outros países da América do Sul.

Gab: 61

Questão 118 - (UNIFESP SP)

O SIVAM foi introduzido na Amazônia para:

a) substituir a SUDAM, que foi extinta por denúncias de corrupção.

b) controlar queimadas, utilizando técnicas desenvolvidas pelos povos indígenas.

c) monitorar a região, a partir de um sofisticado sistema que integra satélites e aviões.

d) integrar a região à economia de mercado, contando com financiamento do Banco Mundial.

e) delimitar unidades de conservação, impedindo que as mudanças no Código Florestal permitissem a ampliação do desmatamento.

Gab: C

Questão 119 - (UFLA MG)

Em época de globalização econômica, fala-se que a abertura econômica do Brasil para o mercado internacional levaria à redução de diferenças regionais. Tem crescido também uma tendência de utilizar uma regionalização que se sirva de critérios geoeconômicos a fim de diminuir tais diferenças regionais e substituir a "divisão clássica" do Brasil em regiões naturais, conforme proposto pelo IBGE.

O texto refere-se às duas divisões conhecidas do território brasileiro: a geoeconômica e a divisão em regiões naturais. É característica específica da divisão em regiões naturais a(o):

a) utilização das fronteiras dos estados como referência para divisão regional.

b) percepção da interdependência entre as diversas áreas do extenso território do Brasil.

c) constituição da região a partir de elementos histórico-territoriais da mesma.

d) consideração das mudanças significativas na realidade brasileira, principalmente nas últimas décadas.

e) entendimento de que a definição de uma "região" deve contemplar aspectos que vão além dos limites políticos.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis