quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões da Ásia 9

Questão 151)

Sobre as transformações econômicas e políticas que vêm atingindo a República Popular da China nas últimas décadas, é correto afirmar que:

01. em conseqüência dos diversos acordos políticos realizados com Taiwan, o processo de unificação entre os dois países encontra-se em fase bastante adiantada.

02. o desenvolvimento econômico é resultado, sobretudo, dos avanços ocorridos na tecnologia empregada na agricultura, responsável pela maior parte dos produtos exportados pelo país.

04. a abertura da sua economia, atraindo investimentos estrangeiros e oferecendo aos chineses a possibilidade de abrir negócios, contrasta com a severa repressão política que proíbe, por exemplo, manifestações populares contrárias ao governo ou críticas através da imprensa.

08. um marco dessas transformações foi a retomada do controle político sobre Hong Kong, ocorrido no ano de 1997, conforme acordo feito com o governo britânico.

16. o desenvolvimento econômico do país desperta interesse para o capital internacional, por possuir um mercado consumidor potencialmente amplo em razão de ser o país mais populoso do mundo.

32. são decorrências da política isolacionista utilizada pelo governo comunista do país, que intensificou os investimentos no setor produtivo sem ficar dependente do capital internacional.

Gab: 28

Questão 152)

Considerando os termos do acordo de paz firmado entre israelenses e palestinos em 1993 e as áreas assinaladas no mapa, marque a opção que contém a afirmativa correta.

clip_image132

a) As áreas 1 e 2 correspondem, respectivamente, à faixa de Gaza e à Cisjordânia, territórios em parte sob o controle da Organização para a Libertação da Palestina.

b) As áreas 3 e 4 correspondem a territórios anteriormente ocupados por Israel e que foram cedidos, respectivamente, à Síria e ao Líbano.

c) A área 5 passou a pertencer ao território de Israel e inclui colônias palestinas dotadas de autonomia política.

d) A área 6 corresponde à península do Sinai, devolvida integralmente à Jordânia.

e) A área 7 corresponde a territórios cedidos ao Egito através da concessão de usufru-to comum do Canal de Suez.

Gab: A

Questão 153)

Sobre os “Tigres Asiáticos”, compostos pela Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura, é correto afirmar:

01. Adotaram um modelo econômico baseado na abundância de mão-de-obra barata e destacada intervenção estatal na economia.

02. A expansão anual média do PIB (Produto Interno Bruto) desses países vem ocorrendo em ritmo ascendente desde a década de 1970, apresentando os maiores índices nos últimos anos, indicando que o crescimento econômico acelerado ocorreu principalmente nessa década de 1990.

04. Dispõem de economias sólidas, resultantes dos altos índices de exportações de produtos do setor primário.

08. Por serem aliados comerciais e políticos dos regimes comunistas asiáticos durante o período da “Guerra-Fria”, estão sofrendo transformações estruturais na economia nesse momento de reaproximação da República Popular da China com os Estados Unidos.

16. Possuem economias voltadas fundamentalmente à produção para o mercado externo, criando inclusive Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) liberadas ao capital externo.

Gab: 17

Questão 154)

A República Popular da China foi proclamada a 1o de outubro de 1949. De lá para cá, muitas coisas mudaram. As mudanças recentes colocam-na entre os países que mais crescem atualmente.

Sobre esse país e as suas mudanças, é CORRETO afirmar que:

01. a China é o país mais populoso do mundo, muito embora registre, em certas áreas de seu imenso território, vazios demográficos, em razão das condições naturais.

02. a instalação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) acentuou ainda mais as diferenças regionais e propiciou crescimentos desiguais dentro do próprio país.

04. a China, mesmo mantendo a estrutura básica do Estado Socialista, introduziu formas de cooperação com o capitalismo, permitindo a presença de bancos e grandes empresas.

08. tradicionalmente aliada do Japão, a China vem se desenvolvendo de forma acelerada, desde o final dos anos 70, através de um processo em que a abertura econômica é acompanhada da abertura política.

16. o setor portuário e os bancos constituem a base da economia de Hong Kong, território que foi administrado pelo Reino Unido e que em 1o de julho de 1997 foi devolvido à China.

Gab: 23

Questão 155)

Sobre o Japão, julgue os itens.

00. O Japão conseguiu promover impressionante acumulação interna de capitais, às custas de sacrifícios intensos, que recaíram basicamente sobre os assalariados. Esses capitais, reinvestidos pelas corporações industriais, garantiram um rápido crescimento da riqueza nacional.

01. O novo Japão industrial do pós-guerra utilizou muitas heranças do velho Japão Meiji; uma delas foi a organização empresarial de tipo familiar denominada Zaibatsu.

02. O Japão moderno é o resultado de uma combinação muito complexa e tensa, de características tradicionais da sociedade oriental com características geradas pela ocidentalização do pós-guerra.

03. Apesar da posição geográfica privilegiada do país, a atividade pesqueira no Japão é pouco expressiva diante da produção mundial.

Gab: ECCE

Questão 156)

“... Cantem uma canção ao amor

e não à guerra

não digam que o dia chegará

tragam-nos o dia

e em todas as praças

cantemos paz”

(Trecho do “Shir Lashalom” – “Hino da Paz”)

Um papel, manchado de sangue, com a letra deste o hino foi encontrado no bolso do paletó de Itzhak Rabin, quando o então primeiro ministro foi abatido a tiros por um fanático fundamentalista judeu.

Acerca do processo de paz, no Oriente Médio, é correto afirmar-se que:

01. a paz no Oriente Médio, principalmente entre israelenses e palestinos, é fundamental para a estabilidade política da região, onde os países ocidentais têm interesses estratégicos, ligados sobretudo às enormes reservas de petróleo;

02. a ingerência externa na maioria dos países da região tem sido uma constante, ao longo das últimas décadas, reduzindo a autonomia de alguns deles, como por exemplo do Líbano, a um simples governo de fachada;

04. um dos maiores entraves às negociações de paz tem sido a posição intransigente, e não raro violenta, de grupos extremistas judeus, para os quais a Palestina é a Terra Prometida e pertence exclusivamente aos “filhos de Israel”, por escritura divina lavrada na Bíblia;

08. os grupos extremistas palestinos, como os Hamas, são por sua vez controlados e financiados por países árabes de orientação anti-ocidental, como a Arábia Saudita e Jordânia, que pregam abertamente a destruição pura e simples do Estado de Israel;

16. Israel, considerado por seus inimigos como lacaio dos interesses americanos na região, tem atacado de forma subserviente todas as diretrizes políticas emanadas de Washington, e só iniciou as negociações de paz depois de receber um ultimato da Casa Branca.

Gab: VVVFF

Questão 157)

Entre os países do Terceiro Mundo, a Índia vem sendo considerada um dos mercados emergentes neste final de século. Todavia, este enorme potencial poderá não se efetivar. É que há inúmeros fatores políticos e socioeconômicos que podem frear ou mesmo limitar seriamente o processo indiano de modernização. Um desses fatores é o(a):

a) fortalecimento de organizações guerrilheiras que pretendem implantar o socialismo no país.

b) controle severo do governo em relação às taxas de crescimento demográfico nos últimos anos, o que já vem repercutindo na redução da oferta de mão-de-obra.

c) inexistência de setores industriais avançados, e razão do grande atraso tecnológico.

d) participação pouco expressiva de capitais nacionais em atividades urbanas e industriais como conseqüência do caráter rural da sociedade.

e) permanência de rivalidades étnico-religiosas que representam uma real ameaça de ocorrência de conflitos separatistas.

Gab: E

Questão 158)

De acordo com os dados recentemente publicados pela ONU, de todas as regiões do mundo, a menos afetada pela crise de desemprego é a Ásia, onde, apesar de essa crise ter crescido nos últimos 15 anos, o índice de desemprego continua baixo.

Essa situação vantajosa da Ásia, em relação às demais regiões, explica-se por diversos fatores.

Todas as alternativas apresentam exemplos desses fatores, EXCETO:

a) A queda do crescimento populacional da Ásia, nos anos 70, reflete-se numa insuficiente oferta de força de trabalho.

b) O crescimento econômico dos Tigres Asiáticos atraiu capital também para as áreas vizinhas, ampliando as oportunidades de emprego.

c) O prestígio da mão-de-obra oriental, fundamentada em aspectos de educação e disciplina, atraiu investimentos multinacionais.

d) Os sindicatos existentes na região atuam muito mais no sentido de aumentar a produtividade do que propor reivindicações.

Gab: A

Questão 159)

Leia e analise os dados abaixo:

I. Sua administração é realizada, desde 1842, por uma das principais potências européias.

II. Tem sua economia fortemente baseada em atividades terciárias, constituindo grande centro econômico e financeiro.

III. Apresenta legislação e regime de trabalho que permitem elevada exploração da mão-de-obra.

IV. É porta de entrada para o grande mercado representado pela China.

As características apresentadas acima se referem a um dos chamados “Tigres Asiáticos”. Assinale-o.

a) Macau.

b) Coréia do Sul.

c) Hong Kong.

d) ormosa.

e) Cingapura.

Gab: C

Questão 160)

Sobre a organização sócio-econômica e política do espaço geográfico japonês e dos “tigres asiáticos”, pode-se afirmar que:

00. Uma das razões para o Japão ter sobrevivido ao colonialismo ocidental foi a exigüidade de seus recursos naturais.

01. O espaço agrário japonês tem relativamente pouca importância na economia, se comparado a outros países centrais capitalistas.

02. O incipiente papel do Estado no planejamento econômico constitui-se numa das características que moldam o padrão capitalista dos “tigres asiáticos”.

03. As economias dos “tigres asiáticos” estão voltadas fundamentalmente para o mercado externo.

04. Os quatro países que formam os denominados “tigres asiáticos” são: Coréia do Sul, Cingapura, Hong-Kong e Taiwan (ou Formosa).

Gab: CEECC

Questão 161)

O Oriente Médio, região de confluência dos continentes europeu, asiático e africano, contém uma heterogeneidade étnica responsável tanto pela diversidade cultural, quanto pela falta de unidade nacional em países como Líbano, Irã e Turquia.

Numerando-se a segunda coluna de acordo com a primeira em relação aos grupos étnicos

(1) Patãs, Tafiques

(2) Iranianos

(3) Judeus

(4) Turcos

(5) Árabes

( ) Líbano

( ) Turquia

( ) Israel

( ) Irã

( ) Afeganistão

( ) Jordânia

( ) Síria

A ordem numérica correta é:

a) 5, 4, 3, 2, 5, 1, 5

b) 4, 4, 3, 2, 3, 1, 5

c) 5, 5, 5, 3, 4, 2, 1

d) 5, 4, 3, 2, 1, 5, 5

e) 3, 5, 5, 3, 1, 2, 4

Gab: D

Questão 162)

Sobre a economia japonesa, assinale a alternativa incorreta.

a) A capitalização dos conglomerados industriais apoiou-se no baixo custo da força de trabalho e na canalização da poupança popular para o investimento empresarial.

b) A conquista dos mercados externos deveu-se a uma política agressivamente exportadora, fundada na subvalorização do lene.

c) Para diminuir a dependência energética que o caracteriza, o país realiza altos investimentos em tecnologia nuclear e em fontes alternativas.

d) Parte considerável do parque industrial japonês está direcionado para a recuperação do poderio bélico, particularmente de origem nuclear.

e) Um dos aspectos mais significativos da economia japonesa reside no fato de o país exportar a maior parte de seus produtos para outros países, principalmente os estados Unidos.

Gab: D

Questão 163)

Sobre a Ásia, assinale a alternativa incorreta.

a) Em relação ás grandes linhas da Terra, a maior parte do seu território inclui-se na faixa temperada, embora seja continente que possui maior quantidade de terras na zona polar ártica.

b) Está ligada à Europa, com a qual forma um bloco maciço denominado Eurásia.

c) Japão e China são os países que apresentam maior taxa de natalidade e de mortalidade, no continente.

d) Seu relevo varia enormemente, encontrando-se ali as maiores altitudes e a maior depressão absoluta do mundo – o Pico Everest e o Mar Cáspio.

e) Somente na China e na Índia está mais da metade de toda a população do continente.

Gab: C

Questão 164)

Assinale a alternativa incorreta sobre o Oriente Médio.

a) O islamismo é uma religião bastante difundida no Oriente Médio.

b) O Sinai é uma península e foi devolvida por Israel ao Egito em 1975.

c) O conflito árabe-israelense deve-se ao fato de os palestinos terem sido deslocados para a região logo depois da Segunda Guerra Mundial.

d) O acordo entre Israel e a OLP, firmado em 1994, permitiu a instalação de um governo palestino na Faixa de Gaza e Jericó.

e) A resistência de grupo fundamentalistas islâmicos e judeus tem contribuído para a permanência de conflitos regionais e étnicos.

Gab: C

Questão 165)

O kibutz é uma das instituições ligadas à imagem de Israel. Entretanto, uma revista israelense declarou, em maio de 1995: “assistimos aos funerais da ideologia do kibutz”. Acerca dessa instituição, é correto afirmar que:

a) Apesar de ter na agricultura uma de suas bases, o kibutz passa por uma industrialização cada vez mais crescente.

b) Distribui-se geograficamente por todo o território de Israel, tendo funções predominantemente militares.

c) Tem importante papel econômico, não sendo permitidas funções religiosas em nenhum deles.

d) A produção dessas colônias coletivistas está voltada exclusivamente para atender ao mercado interno.

e) Representa uma sociedade igualitária, não existindo, pois, ricos e pobres dentro do mesmo kibutz.

Gab: A

Questão 166)

Determinados aspectos do relevo são importantes na delimitação de grandes áreas regionais. Neste sentido, pode-se afirmar:

I. Ao norte do Mar Cáspio, os limites entre a Europa e a Ásia são determinados pelo Rio Ural e Montes Urais.

II. Os Pirineus constituem uma cordilheira que se interpõe entre a Península Ibérica e o restante da Europa.

III. A Península Arábica localiza-se entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico.

Das afirmações acima, verifica-se que está(ão) correta(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Todas.

e) Nenhuma.

Gab: D

Questão 167)

O mapa representa os países árabes, que fazem parte do Terceiro Mundo, mas formam uma unidade sócio-espacial que as distingue dos demais países deste bloco.

clip_image134

Assim sendo, demonstre e analise dois aspectos que expliquem a especificidade destes países.

Gab:

– Predomínio de povos árabes;

– Predomínio de Religição Mulçumanos.

Questão 168)

O Japão é, hoje, uma das maiores potências industriais da atualidade. Seu desenvolvimento industrial teve início no final do século passado implicando em profundas transformações na sociedade japonesa: a ruptura com o passado feudal e o estabelecimento de uma estrutura de produção e relações sociais tipicamente capitalistas. Considerando esses fatores e examinando o mapa abaixo, julgue as proposições:

clip_image136

(Extraído de ADAS, M. Geografia. A formação do terceiro mundo e o mundo asiático e europeu desenvolvido.

São Paulo, Moderna, vol. 4, p. 125)

01. o Japão é um país de território montanhoso, formado por um arquipélago de centenas de ilhas, das quais quatro constituem a quase totalidade de sua dimensão territorial, está situado na porção oriental do continente asiático;

02. a estrutura geológica de grande parte do Japão é de formação recente. Os grandes dobramentos da crosta terrestre originaram montanhas de cumes pontiagudos e sua estrutura geológica não consolidada ocasiona freqüentes abalos sísmicos e um intenso vulcanismo;

04. a forma do relevo influenciou na distribuição da população japonesa, o que fica evidenciado pelas altas densidades demográficas nas exíguas planícies;

08. após a 2a Guerra Mundial, o país implementou reformas políticas e econômicas visando à recuperação do desenvolvimento capitalista. Nesse contexto, a indústria de equipamentos se desenvolveu com base na descentralização da produção pelos grupos econômicos, resultante das reformas implantadas;

16. o parque industrial diversificado confere ao Japão a posição de potência mundial. Suas indústrias siderúrgica, automobilística, naval e da informática (mais recentemente) estão entre as maiores do mundo;

32. o tipo de relevo no país limita sua área de cultivo. No entanto, a forma de trabalhar a terra, com emprego de adubos, máquinas, irrigação, rotação de culturas e outras, eleva a produtividade e torna a produção agrícola suficiente para atender ao consumo do país;

64. a dependência dos mercados externos, tendo como uma das causas a escassez de matérias-primas, torna o Japão um dos países mais ativo no comércio internacional. Sua indústria siderúrgica, por exemplo, é dependente das importações de minério de ferro e coque metalúrgico.

Gab: VVVFVFV

Questão 169)

A China é atualmente um dos países remanescentes dos governos comunistas. Julgue os itens:

00. A economia chinesa funciona por meio de planos decenais.

01. A agricultura é de organização coletivista e a terra é dividida em comunas.

02. A agricultura ´atividade isolada dos outros setores econômicos, como por exemplo comunicação, comercialização, atividades industriais, artesanato, ensino e instrução militar.

03. O arroz irrigado representa o principal produto agrícola chinês.

04. Na China, o esforço industrial tem sido ininterrupto e Xangai é o maior centro industrial do país.

Gab: CCECE

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis