quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 12

Questão 239)

As mudanças na localização de atividades industriais são às vezes precedidas de uma acirrada competição entre estados e municípios pela instalação de novas fábricas e, mesmo, pela transferência das já existentes.

(M. Santos & M. L. Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 112)

O conteúdo do texto é melhor representado, no Brasil, pela indústria:

a) siderúrgica

b) automobilística

c) de papel e celulose

d) de cimento

e) de carne e derivados

Gab: B

Questão 240)

No Nordeste, desde as conclusões do GTDN (Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste), a industrialização tornou-se paradigma da superação das desigualdades regionais e do atraso relativo de áreas menos integradas aos fluxos de capitais e mercadorias. Hoje, após a consolidação do mercado nacional e das mutações provocadas pelo processo de globalização, o vetor industrial ganhou novo status em Estados como o Ceará.

Sobre a atividade industrial no Estado do Ceará, assinale a alternativa FALSA.

a) O padrão do parque industrial dos anos 1960 e 1970 mostra a predominância da indústria de bens de produção, tais como: têxtil; vestuário e calçados; produtos alimentícios e bebidas, principalmente;

b) Percebem-se três pólos de concentração espacial da indústria anteriores ao recente programa de atração de indústrias: RMF, Juazeiro do Norte e Sobral;

c) A seleção das novas indústrias vindas para o Ceará tem obedecido a critérios ditados pela redução de custo e favorecimentos fiscais e locacionais em ramos que já possuíam tradição no Estado;

d) O resultado da realocação espacial da indústria pelo território cearense mostra que, em geral, fortaleceram-se os ramos industriais nos quais o Ceará já tinha tradição, como: têxtil, calçados, alimentos, principalmente.

Gab: A

Questão 241)

Desde o início do século XX, o processo de industrialização brasileiro confirmou o Sudeste como uma região central. Além da economia de mercado, as políticas desenvolvidas pelo Estado, ligadas inicialmente à implantação da siderurgia e, posteriormente, à entrada de capitais transnacionais para a instalação de indústrias de bens de consumo duráveis como a automobilística e a de eletrodomésticos reforçaram esta organização.

Assinale a alternativa que identifica a idéia central do texto.

a) O processo de industrialização gerou a concentração espacial da riqueza.

b) A industrialização promoveu a integração nacional.

c) O capital internacional tornou o processo de industrialização autônomo.

d) O Brasil assumiu um novo papel na nova divisão internacional do trabalho.

e) O crescimento industrial brasileiro diminuiu o ritmo no pós-Guerra.

Gab: A

Questão 242)

Identifique , dentre os itens mencionados a seguir, aqueles fatores que propiciaram o processo de industrialização verificado no Brasil, particularmente na Região Sudeste.

00. Capitais estrangeiros e nacionais

01. Condições climáticas ambientais

02. Posição dos portos

03. Matérias-primas

04. Rede de transporte.

Gab: VFVVV

Questão 243)

Pela análise do quadro abaixo conclui-se que as relações CORRETAS entre os dados estão presentes na(s) proposição(ões):

clip_image002

Gab: 58

Questão 244)

Em relação à questão industrial do Brasil, diz-se que:

I. No processo de industrialização do Brasil, observa-se que as grandes empresas tendem a absorver quase todos os setores, pois crescem num ritmo muito maior que as pequenas e médias empresas.

II. Com a industrialização, começa a ocorrer uma integração do território, a criação de um espaço nacional. A nova forma de organização do espaço orienta-se segundo um esquema centro e periferia.

III. O centro econômico do Brasil, bastante urbanizado e industrializado, é constituído por São Paulo e Rio de Janeiro, as duas únicas metrópoles nacionais.

IV. Na Região Norte, além da Zona Franca de Manaus, existe o centro industrial formado pelos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

De acordo com o exposto acima, assinale a opção incorreta:

a) I e II estão incorretas.

b) II e III estão incorretas.

c) III e IV estão incorretas.

d) Apenas a II está incorreta.

e) Apenas a IV está incorreta.

Gab: E

Questão 245)

Observe as charges abaixo:

clip_image004

clip_image006

As charges acima representam um momento da história, marcado pela atuação de Getúlio Vargas no poder. Este período se caracterizou por profundas transformações na estrutura produtiva e espacial do Brasil.

Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com este período:

a) Criação da Companhia Siderúrgica Nacional, dinamizando o processo de industrialização brasileiro.

b) Criação da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial, com o objetivo de financiar os setores econômicos.

c) Lançamento do Plano de Metas, visando promover um crescimento rápido da indústria no país.

d) Criação do Ministério do Trabalho, definindo uma legislação trabalhista, que assegurasse os direitos aos trabalhadores.

e) Criação da Petrobrás, visando implementar uma infra-estrutura energética para o desenvolvimento industrial do país.

Gab: C

Questão 246)

Considere o texto apresentado abaixo. “Acredita-se que a qualificação do trabalhador é exigida para que se consiga tirar das novas tecnologias o máximo proveito. Mas as tecnologias avançadas são muito versáteis e podem também ser operadas aquém de suas possibilidades. Além disso, se o rendimento do trabalhador é um terço do que poderia ser, mas o salário é um décimo do praticado em países desenvolvidos, a subutilização da máquina pode fazer bastante sentido.”

Fonte: OLIVA, Jaime; GIANSANTI Roberto.

Temas da Geografia do Brasil. São Paulo:

Atual, 1999 p. 93.

Considerando-se as mudanças recentes na localização industrial no Brasil, pode-se afirmar que o conteúdo do texto:

a) não é válido para as mudanças mais recentes, já que apenas as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que utilizam muita mão-de-obra, deslocaram-se do Sudeste para o Nordeste, em busca de menores salários.

b) está relacionado às estratégias das empresas transnacionais no país, que dispõem de uma organização capaz de qualificar trabalhadores em qualquer local escolhido para seus investimentos.

c) ajuda a explicar a instalação de indústrias automotivas fora das principais regiões metropolitanas do país, nas quais ainda se concentram a mão-de-obra mais qualificada e, também, os maiores salários.

d) refere-se à organização da indústria instalada na Zona Franca de Manaus, cujos lucros são provenientes da isenção de impostos e dos baixos salários dos trabalhadores.

e) é válido para aqueles setores da indústria nos quais a tecnologia empregada na produção ainda não é um fator de peso no custo de seus produtos, como a indústria extrativa mineral, petrolífera e de papel e celulose.

Gab: C

Questão 247)

Considere a figura a seguir.

clip_image008

Disponível em: <http://www.abrasil.gov.br/infra/transportes>

Acesso em: outubro de 2002.

A grande concentração de fluxos e fixos representada na figura acima caracteriza, de modo geral, uma economia:

a) planificada, constituída pelos principais centros de gestão governamental, responsáveis pela oferta dos serviços e da rede de transportes.

b) semelhante a fronteira de recursos, pois os meios de circulação abrangem apenas uma pequena extensão do seu território.

c) estagnada e pouco diversificada, com desigualdades sociais profundas, herança do período colonial, no qual predominou o latifúndio e a mão-de-obra escrava.

d) de aglomeração, possuindo a maior concentração de indústrias do país, rede de cidades complexa, densa rede de serviços, comunicações e transportes.

e) de enclave, ou seja, apenas mantém relações com os lugares próximos e com a economia mundial.

Gab: D

Questão 248)

Abaixo tem-se descrição de características das fases da industrialização paulista. Relacione as fotos I, II e III aos estabelecimentos industriais típicos de cada fase.

clip_image010

clip_image012

clip_image014

1. Extensas áreas para estoque de matérias-primas e produtos.

2. Diminuição do emprego industrial e flexibilização do trabalho.

3. Início da industrialização na cidade.

4. Acentuada industrialização da região metropolitana.

5. Auge da dispersão territorial das indústrias.

6. Uso predominante do transporte ferroviário.

Foto I Foto II Foto III

a) 1 e 2 3 e 5 4 e 6

b) 1 e 3 2 e 5 4 e 6

c) 2 e 5 1 e 6 3 e 4

d) 3 e 6 1 e 4 2 e 5

e) 4 e 5 2 e 3 1 e 6

Gab: D

Questão 249)

Um produto industrializado traz o seguinte endereço do fabricante: Rua A, nº 1 – Goiânia-GO. Conhecendo-se a distribuição espacial da indústria brasileira, pode-se afirmar que se trata de:

a) um produto alimentício.

b) um produto da indústria petroquímica.

c) um produto siderúrgico.

d) um produto eletro-eletrônico.

e) um automóvel.

Gab: A

Questão 250)

O Brasil tem passado por um processo de desconcentração industrial que tem refletido no crescimento de investimentos em áreas fora do tradicional eixo RJ e SP. As proposições a seguir tratam desse processo. Analise-as.

I. A migração de investimentos em outras áreas ocorre em função das condições que os lugares oferecem para reprodução do capital.

II. em função dos novos investimentos é observado um crescimento em cidades de porte médio que se localizam próximas de regiões metropolitanas que são importantes centros industriais e de serviços.

III. Entre os casos de desconcentração, merece destaque o pólo automotivo na região metropolitana de Curitiba.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas a proposição I está correta

b) Apenas a proposição II está correta

c) Apenas a proposição III está correta

d) As proposições I, II e III estão corretas

e) Apenas as proposições II e III estão corretas

Gab: D

Questão 251)

O Estado de Santa Catarina figura como uma das regiões mais dinâmicas da indústria de transformação de plásticos da América Latina. Sobre essa importante atividade industrial pode-se afirmar que:

01. A origem e a evolução da indústria brasileira de produção de plásticos estão relacionadas ao desenvolvimento do setor petroquímico nacional, estimulado pela implantação de refinarias de petróleo em diferentes unidades da Federação.

02. O plástico é utilizado em vários setores da economia em razão do seu baixo custo de produção, peso redu-zido e possibilidade de ser usado na confecção de objetos de diversos tamanhos, formas e cores, sendo substituto de materiais como metais, madeiras e vidros, dentre outros.

04. O dinamismo das indústrias transformadoras de plásticos no estado catarinense pode ser avaliado através do desempenho da Tigre S/A, empresa joinvilense que se destaca como grande fabricante de produtos de cloreto de polivinila (PVC).

08. A importância da indústria de transformação de plásticos em Santa Catarina deve-se à implantação de um pólo petroquímico localizado no porto de São Francisco do Sul que, além de atender às necessidades locais, exporta resinas para outros estados brasileiros.

16. A criação da Petrobrás em 1953, pelo governo brasileiro, possibilitou a implantação de um complexo petroquímico nacional, que ofereceu as bases para o desenvolvimento da indústria de transformação de plástico, como ocorreu em Santa Catarina.

Gab: 23

Questão 252)

Entre os anos 70 e 90, alguns fatores contribuíram para o espraiamento da atividade industrial pelo território brasileiro, em detrimento da Região Metropolitana de São Paulo. Dentre esse fatores, NÃO se inclui:

a) desconcentração espacial e social da renda brasileira, conduzindo à formação de significativos mercados consumidores no Nordeste e Amazônia.

b) a busca de recursos naturais, sobretudo no Norte e Centro-Oeste do País, conduzindo a uma desconcentração de determinados tipos de indústrias.

c) a intervenção federal na concessão de incentivos fiscais e determinação de investimentos estatais dirigidos para a Amazônia e Nordeste.

d) a interligação do território nacional, integrando mercados regionais e ampliando as possibilidades de comunicação e de transporte entre as regiões.

Gab: A

Questão 253)

Seguindo uma tendência mundial, vem ocorrendo uma descentralização industrial na região metropolitana de São Paulo para o interior do estado ou até mesmo para outras regiões do país. Esse fato se justifica EXCETO:

a) pela elevação geral dos custos imobiliários, tributários e salariais.

b) pelos congestionamentos de tráfegos.

c) pela degradação ambiental que repelem investimentos industriais.

d) pela falta de espaço e de mão-de-obra, já que a região se encontra saturada.

e) pela guerra fiscal travada entre os estados, isentando significativamente a carga tributária das indústrias.

Gab: C e D

Questão 254)

Observe a figura abaixo:

PARTICIPAÇÃO NO PIB NACIONAL

clip_image016

Fonte: IBGE. (apud MAGNOLI, D.; Araújo, R.

Projeto de Ensino de Geografia.

Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2001. p. 99.)

Considere as afirmações relacionadas à figura que representa as áreas das Unidades da Federação (UF) proporcionais à porcentagem de sua participação no PIB do país:

I. Os maiores PIBs correspondem, comparativamente, às sociedades das UF de maior extensão e maior povoamento.

II. A representação das porcentagens correspondentes ao PIB das diferentes UF revela a existência de graves disparidades geoeconômicas no país.

III. O PIB do conjunto dos Estados da região NE é menor do que o atribuído aos três Estados da Região Sul.

IV. A implantação recente de novas indústrias automobilísticas em Minas Gerais explica seu maior destaque no Centro-Sul.

Estão corretas apenas as afirmações assinaladas em:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) II e IV.

e) I e IV.

Gab: B

Questão 255)

A partir da década de 1950, a atividade industrial assumiu posição de destaque na economia brasileira. Sobre a indústria no Brasil, julgue as proposições abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Os tecnopolos especializados em pesquisas e aplicação de tecnologia de ponta localizam-se principalmente na região Sudeste, onde estão instaladas as indústrias de informática, telecomunicações, química fina e biotecnologia, entre outras.

( ) Com o processo de globalização, alguns ramos da indústria brasileira sofrem a concorrência de empresas multinacionais, o que provoca o fechamento de indústrias menos competitivas em qualidade e preço, contribuindo para o aumento do desemprego.

( ) A alta concentração industrial em São Paulo e Rio de Janeiro vive um processo de descentralização, com o deslocamento de alguns ramos industriais para cidades médias, fora das regiões metropolitanas, em razão dos incentivos fiscais, do menor custo da mão-de-obra, da presença de infra-estrutura condizente, entre outros fatores.

( ) A proximidade com a Argentina, Uruguai e Paraguai é fator decisivo para a desaceleração da economia dos estados da região Sul do Brasil, pois esta, além de não conseguir exportar, ainda sofre a concorrência dos produtos estrangeiros, o que torna a região brasileira de menor índice de desenvolvimento econômico e social.

( ) A região Centro-Oeste, que há poucas décadas era considerada essencialmente agrícola, vive um processo de industrialização, principalmente nos ramos da agroindústria, da indústria de confecção e do turismo ecológico, histórico e de negócios, entre outros.

Marque a alternativa com a seqüência CORRETA:

a) VVFVV

b) VVVFV

c) FFVFV

d) VFFFF

e) FFFVV

Gab: B

Questão 256)

No Brasil, até o início da década de 1970, cerca de 70% das 5000 maiores empresas do País estavam instaladas na Região Sudeste. Entre 1975 e 1990, esse índice foi reduzido para cerca de 60%, o que se refletiu em um acréscimo relativo no percentual de participação das outras regiões brasileiras, especialmente a Nordeste, que passou de 10% em 1975, para 20%, em 1990. Esse processo, denominado desconcentração industrial, é explicado por vários fatores. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. O aumento nos custos de produção na área de maior concentração (Sudeste, principalmente São Paulo) devido ao elevado preço da terra e dos aluguéis, bem como dos salários.

02. A existência de mão-de-obra especializada nas demais regiões, decorrente da instalação de universidades por todo o território nacional, além de programas de incentivo à qualificação profissional.

04. As políticas de incentivos fiscais e financeiros promovidas por órgãos de planejamento e desenvolvimento, para as empresas que se dispusessem a instalar-se nas demais regiões brasileiras.

08. A presença de vantagens comparativas decorrentes da infra-estrutura de transportes já existentes no interior do território brasileiro, principalmente quanto à variação: hidrovias, rodovias e ferrovias.

16. A existência de uma vida urbana já consolidada, em razão do processo migratório incentivado para as Regiões Norte e Centro-Oeste, desde os anos 40, mas principalmente a partir da construção de Brasília-DF.

Gab: 05

Questão 257)

A reestruturação produtiva que confirma a tabela é chamada de:

Ano Quantidade de itens diferentes

produzindos na fábrica

1997 1270

2002 870

(Valor, 26.06.2002)

a) substituição de importações, na qual empresas exportam partes dos veículos.

b) terceirização, na qual empresas produzem partes dos veículos para as montadoras.

c) globalização, na qual empresas recebem partes dos carros produzidas em países do mesmo bloco.

d) flexibilização, na qual empresas diversificam a linha de produtos para ampliar mercado.

e) modernização, na qual indústrias automobilísticas instalam máquinas que aumentam a produtividade.

Gab: B

Questão 258)

Assinale a alternativa que completa adequadamente o parágrafo.

Na década de noventa (século XX), a política de atração de investimentos, por meio da chamada “guerra fiscal”, promovida por alguns estados brasileiros, incentivou a instalação da indústria automotiva nas seguintes unidades da federação:

a) Paraná, Santa Catarina e Bahia.

b) Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

c) Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.

d) Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

e) Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná.

Gab: E

Questão 259)

A representação cartográfica, em anamorfose, da distribuição do PIB total brasileiro pelas unidades da federação, revela:

clip_image018

a) que a soma do PIB das imensas regiões Centro-Oeste e Norte representam mais que o de São Paulo.

b) o crescente predomínio da participação do Nordeste no PIB nacional.

c) as impressionantes disparidades geoeconômicas no Brasil.

d) a hegemonia econômica sulista, tendo como base a concentração geográfica da produção industrial catarinense.

e) a recente onda de investimentos estrangeiros, gerando a descentralização da atividade industrial, em maior escala para o Nordeste.

Gab: C

Questão 260)

Com relação à industrialização brasileira, a alternativa incorreta é:

a) O modelo econômico, introduzido pelos militares a partir de 64, abriu espaço para o capitalismo de Estado e para o setor manufatureiro exportador, desencadeando o aumento da dependência financeira internacional.

b) O “coração econômico” do Brasil é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, que abrigam um complexo industrial onde encontram-se indústrias de bens de consumo duráveis e não-duráveis, assim como as de bens de produção.

c) O sistema rodoviário Bandeirantes-Anhangüera-Washington Luís tem contribuído fortemente para a desconcentração industrial paulista, com destaque para a cidade de Campinas e municípios vizinhos, onde as parcerias deram origem aos “tecnopólos”, verdadeiros centros de pesquisas científicas.

d) A modernização do parque industrial brasileiro, prioridade dos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, ambos na década de 90, foi atingida graças a medidas protecionistas, como a criação de tarifas alfandegárias e o fechamento às importações de produtos industrializados.

e) O Sul, a segunda região mais industrializada do país, teve a contribuição de dois fatores muito importantes para o processo de industrialização: a imigração estrangeira e a organização de uma economia voltada para abastecer o mercado regional.

Gab: D

Questão 261)

Assinale a alternativa correta sobre o parque industrial brasileiro, na atualidade.

a) A modernização do parque industrial brasileiro contribuiu para a preservação ambiental e para a melhoria do padrão de vida da classe trabalhadora de todo o país, apesar da flexibilização da legislação trabalhista.

b) A concorrência com indústrias estrangeiras e com produtos importados não abalou o desempenho das indústrias brasileiras, que aumentaram sua produção.

c) A abundância e o baixo custo da energia elétrica, proveniente do potencial hidráulico são responsáveis pela ampliação da produção das indústrias nacionais.

d) Os baixos salários e as altas taxas de desemprego, decorrentes da qualificação do operariado, não se reflete na produção industrial devido ao elevado poder aquisitivo da maioria da população.

e) As regiões Sul e Sudeste são as mais industrializadas do país, com destaque para São Paulo, onde se concentra o maior parque industrial do território nacional.

Gab: E

Questão 262)

Sobre a industrialização brasileira, é correto afirmar que:

a) difundiu-se de modo homogêneo no território brasileiro.

b) caracteriza-se por ausentar-se do eixo centro-sul.

c) é resultado de uma política nacionalista de desenvolvimento econômico.

d) constitui base da política de desenvolvimento econômico implementada no país.

e) gera o maior número de empregos nos principais centros urbanos do país.

Gab: D

Questão 263)

Entre as transformações observadas na industrialização brasileira na última década, está correto afirmar que os novos investimentos:

a) visaram concluir o processo de substituição de importações, iniciado na década de 1930, por meio da abertura econômica ao capital internacional.

b) concentraram-se em áreas de oferta de recursos naturais, como minério de ferro e bauxita, e de mão-de-obra, como na Baixada Fluminense (RJ).

c) alteraram a produção industrial do país, distribuindo recursos em unidades da federação do Nordeste e Centro-Oeste do país.

d) resultaram na autonomia da economia do país e no crescimento da participação do Brasil no comércio mundial.

e) dificultaram a integração regional com países do Mercosul, pois concentraram-se na faixa litorânea do país.

Gab: C

Questão 264)

A meta de desconcentração da atividade industrial tem sido preocupação crescente dos governos e entidades ligadas ao setor. Observe o mapa.

clip_image020

Fonte: FSEADE. Pesquisa da Atividade

Econômica Paulista, 1996.

No estado de São Paulo, os resultados relativos ao percentual de pessoal ocupado nos estabelecimentos industriais indicam que:

a) as regiões mais distantes da região metropolitana são as que apresentam maior concentração.

b) a região metropolitana ainda concentra o maior percentual de pessoal ocupado no setor.

c) as regiões de Bauru, Sorocaba e Campinas destacam-se por possuir os maiores percentuais de pessoal ocupado do estado.

d) juntas, as regiões de Marília, Bauru e Sorocaba apresentam percentual de pessoal ocupado na indústria superior àquele verificado na região metropolitana.

e) as maiores concentrações ocorrem no centro-norte, noroeste e oeste do Estado, nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.

Gab: B

Questão 265)

O processo de industrialização verificado no Brasil acarretou muitas conseqüências geográficas e econômicas.

Dentre essas conseqüências, podemos citar:

00. aumento considerável da população operária;

01. acentuada tendência à urbanização;

02. crescimento do afluxo de capitais estrangeiros;

03. descréscimo das importações de bens de consumo;

04. decréscimo no êxodo rural, em face da considerável mecanização da agricultura, particularmente no Centro-Sul do País.

Gab: VVVFF

Questão 266)

Considere o gráfico apresentado abaixo.

Brasil: valor da produção industrial

clip_image022

(José William Vesentini. Brasil: Sociedade e Espaço, 2001)

A partir da leitura do gráfico e de seus conhecimentos sobre a evolução da indústria no Brasil, pode-se afirmar que:

a) a ocorrência de secas prolongadas afetou diretamente a indústria nordestina, evidenciada no declínio do valor da produção industrial em Pernambuco.

b) o valor da produção industrial permaneceu o mesmo no estado de Minas Gerais, que mantém sua economia em bases agrárias.

c) no estado de São Paulo, o valor da produção industrial voltou a crescer a partir da década de 1970, fase do "milagre econômico" brasileiro.

d) o estado do Rio de Janeiro apresentou o maior declínio relativo no valor de sua produção industrial ao longo das décadas, como conseqüência da saída das indústrias.

e) o declínio do valor da produção industrial em todos os estados destacados no gráfico é conseqüência direta da globalização econômica atual.

Gab: D

Questão 267)

Sobre o processo de urbanização brasileira, é correto afirmar:

I. Este processo transformou a cidade de São Paulo na área mais industrializada do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

II. O governo JK representou uma fase importante para o crescimento da indústria brasileira, pela instalação do grande capital transnacional, fato que acelerou a urbanização.

III. Passou por um momento de decadência durante o período militar instalado em 1964, marcado por uma nova legislação do trabalho no campo, prejudicando o trabalhador.

IV. Nas décadas de 80 e 90 continuou a crescer, porém a um ritmo menor, devido as transformações sociais e econômicas que caracterizaram a maior parte da história recente do país.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II, III e IV.

b) I, III e IV.

c) I, II e III.

d) II e IV.

e) I e II.

Gab: D

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis