segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 2

Questão 15)

Sobre o espaço geográfico brasileiro, assinale o que for correto.

01. A região contínua que abrange as áreas metropoli-tanas de São Paulo e do Rio de Janeiro é conside-rada área central ou centro econômico do país.

02. Quase todo o estado de São Paulo, a porção cen-tro-sul de Minas Gerais, o Estado do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo estão em área de acentua-da industrialização e urbanização, assim como as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre.

04. A maior parte da Região Norte do Brasil está em área pouco povoada e com reduzida ocupação pro-dutiva do solo, enquanto que o Paraná, Santa Ca-tarina e Rio Grande do Sul são áreas de agropecuá-ria mais moderna, com várias cidades de porte médio e agroindústrias.

08. Grande parte da Bahia, na sua porção sudoeste, oeste e noroeste, o leste do Piauí, o oeste de Per-nambuco e da Paraíba e o sul do Ceará, com carac-terísticas semiáridas, apresentam-se como áreas de agropecuária tradicional e com grandes cidades.

Gab: 07

Questão 16)

Perimetral

O viaduto da Perimetral liga o bairro do Caju até a região da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. A obra foi iniciada no final dos anos 1950, no governo do prefeito Negrão de Lima. O trânsito de veículos na cidade aumentava a cada dia, e a construção do elevado aliviaria as ruas do Centro. É uma das mais importantes vias da cidade, permitindo o acesso à avenida Brasil, à ponte Rio-Niterói e ao aeroporto Santos Dumont. Estima-se que mais de 40 mil veículos passem pela Perimetral todos os dias.

Adaptado de www.historiadorio.com.br.

Porto Maravilha

Porto Maravilha é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio dos governos estadual e federal. As obras da primeira fase incluem a construção de novas redes de água, esgoto e drenagem nas avenidas Barão de Tefé e Venezuela, além da urbanização do Morro da Conceição e da restauração do Jardim Suspenso do Valongo. Outras mudanças programadas: demolição parcial do viaduto da Perimetral, transformação da avenida Rodrigues Alves em via expressa, criação de uma nova rota, chamada provisoriamente de Binário do Porto, e reurbanização de 70 km de vias.

Adaptado de portomaravilha.com.br.

Os textos referem-se a duas transformações na cidade do Rio de Janeiro nos últimos sessenta anos: a construção do viaduto da Perimetral, na década de 1950, e, na atualidade, sua demolição parcial, prevista nas obras do projeto Porto Maravilha.

Esses dois momentos evidenciam a seguinte mudança nas políticas de planejamento urbano:

a) interação entre ocupação fabril e modernização dos serviços

b) integração entre equilíbrio ambiental e ampliação dos espaços públicos

c) compatibilização entre controle da poluição e redução das estruturas viárias

d) equiparação entre desenvolvimento do setor de serviços e expansão das áreas de lazer

Gab: B

Questão 17)

A análise das áreas de influência das metrópoles permite identificar características atuais da rede urbana nacional, como é o caso da descontinuidade espacial da polarização exercida por um centro urbano e a superposição espacial das áreas de influência das cidades. Um exemplo pode ser observado no mapa ao lado, no caso das áreas polarizadas por Curitiba e por Porto Alegre.

clip_image002

clip_image004

Adaptado de TERRA, Lygia e outros. Conexões:

estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2008.

A descontinuidade espacial das áreas de influência dessas duas metrópoles meridionais tem como principal explicação a existência de:

a) fluxos de migrantes da região Sul para outras regiões

b) filiais de indústrias gaúchas e paranaenses dispersas pelo país

c) redes de transporte rodoviário com origem nos estados sulistas

d) matrizes de bancos curitibanos e porto-alegrenses e agências em outros estados

Gab: A

Questão 18)

Nota intitulada “Urbano ou rural?” foi destaque na coluna Radar, na revistaVeja. Ela apresenta o caso extremo de União da Serra (RS), município de 1900 habitantes, dos quais 286 são considerados urbanos. A reportagem da revista apontou as seguintes evidências: a) a totalidade dos moradores sobrevive de rendimentos associados à agropecuária; b) a “população” de galinhas e bois é 200 vezes maior que a de pessoas; c) nenhuma residência é atendida por rede de esgoto; d) não há agência bancária.

JOSÉ ELI DA VEIGA

A situação descrita no texto ocorre porque, no Brasil, a classificação oficial de uma aglomeração urbana se dá exclusivamente a partir do seguinte critério:

a) hierárquico-funcional

b) econômico-financeiro

c) político-administrativo

d) demográfico-quantitativo

Gab: C

Questão 19)

“Conjunto de, ao menos, 51 domicílios em área ocupada irregularmente e com precariedade de serviços públicos essenciais. São favelas, grotas, vilas e palafitas, entre outros”. Assim define o IBGE o termo “aglomerado subnormal”. Dados do Censo Demográfico de 2010 revelam que 11,4 milhões de brasileiros vivem em aglomerados precários.

clip_image006

(Folha de S.Paulo, 22.12.2011. Adaptado.)

A partir da análise do texto e do mapa, é correto afirmar que a maior proporção de pessoas residentes em aglomerados subnormais, em relação à população total do estado, é encontrada

a) na Bahia.

b) no Rio de Janeiro.

c) em Pernambuco.

d) no Pará.

e) em São Paulo.

Gab: D

Questão 20)

Leia:

“[...] quanto mais o espaço e a distância se reduzem, maior é a importância que sua gente lhe atribui [...] e mais obsessivamente as pessoas traçam e deslocam fronteiras. É sobretudo nas cidades que se observa essa furiosa atividade de traçar e deslocar fronteiras entre as pessoas.”

(Zygmunt BAUMAN. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro:

Zahar, 2005. p. 75)

Considerando a visão do autor e o que você conhece das nossas realidades urbanas é correto afirmar que

a) essa ação de criar fronteiras e obstáculos (inclusive físicos) para as relações sociais nas cidades brasileiras ainda não é um fato comum.

b) principalmente nas cidades mais pobres do país, a confiança nas relações sociais se enfraqueceu, o que é revelado pela presença acintosa de muros.

c) muros, guaritas e grades marcam boa parte da arquitetura urbana das nossas grandes cidades, revelando o avanço do medo nas relações urbanas.

d) confiança nas relações sociais, em situações nas quais as pessoas se aglomeram (que é o que caracteriza as cidades) é algo que, de fato, sempre perde para o medo.

e) condomínios fechados e shoppings não podem ser vistos como elementos de uma arquitetura defensiva, pois não impedem relações sociais amplas e livres.

Gab: C

Questão 21)

O território brasileiro passou por profundas transformações a partir dos anos 40 do século passado, devido à crescente industrialização do país. A respeito das características da rede urbana do país, que é fruto desse processo de industrialização, assinale a opção correta.

a) No Brasil, ocorre acentuado processo de macrocefalia urbana, visto que apenas dez cidades ultrapassam a faixa de um milhão de habitantes.

b) No Brasil, verifica-se uma distribuição homogênea da população pelo território.

c) As metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro têm exercido papel importante na estruturação da rede urbana e se configuram como as duas maiores e mais importantes aglomerações urbanas do país.

d) A industrialização brasileira acarretou maior concentração da população nas áreas rurais do país.

e) No território brasileiro, há grande número dos chamados municípios de pequeno porte, ou seja, municípios com população entre 100 e 200 mil habitantes.

Gab: C

TEXTO: 1 - Comuns às questões: 22, 23

clip_image008

GENTIL. ...vai chuva...vem sol. A Tarde. Salvador, 1 jul. 2012, p. A3.

Em 2010, quase 85% da população brasileira morava na zona urbana. Os problemas que essa população enfrenta, em geral, são abundantes, em parte devido ao modo como se deu a urbanização no país. Enquanto a população urbana passou a ser majoritária no mundo apenas a partir de 2008, os brasileiros que moram em cidades são maioria desde 1965, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (BOMFIM, 2012, p. 114).

BOMFIM, M. As cidades vão a debate e às urnas. Atualidades e

Vestibular+ ENEM. São Paulo: Abril, ed. 16, 2. sem. 2012.

Questão 22)

O processo de urbanização do Brasil ocorreu intimamente ligado à estrutura econômica e à inserção do país no processo de divisão internacional do trabalho.

Dessa maneira, pode-se afirmar:

01. A ocupação holandesa, no período colonial, acelerou o processo de crescimento das cidades nordestinas, em função do bloqueio do tráfico negreiro com o controle das zonas africanas fornecedoras de escravos, e do espírito capitalista inerente ao protestantismo flamengo.

02. A sociedade mineradora colonial, por ser urbana e manufatureira, possibilitou um processo de mobilidade social pautada na base da mão de obra assalariada.

03. O surto industrial da Era Mauá, ao possibilitar o crescimento das cidades e o surgimento de um operariado urbano, contribuiu para a redução da dependência econômica com o exterior e a alteração da estrutura socioeconômica do país.

04. O crescimento urbano e industrial ocorrido no período da Primeira República permitiu surgimento de um movimento operário anarquista, que conseguiu a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas, diminuindo a dependência ao capital externo e acelerando a crise da República Velha.

05. A política deliberada de apoio estatal ao processo industrial contribuiu para a progressiva mudança da distribuição espacial da população brasileira, acelerada durante a República Liberal Populista, que consolidou uma sociedade urbana e industrial no Brasil.

Gab: 05

Questão 23)

A análise da charge e do texto e os conhecimentos sobre cidades e urbanização permitem afirmar:

01. O avanço da urbanização é irreversível e está relacionado a fatores estruturais, conjunturais e à organização do espaço.

02. O processo de metropolização, inerente a todas as metrópoles mundiais, caracteriza-se, sobretudo, por uma distribuição irregular da população, por uma urbanização completa, lenta, e pela ocupação vertical e homogênea do solo.

03. O colapso dos serviços públicos, na maioria das grandes cidades brasileiras, tem sua origem relacionada ao aumento do índice pluviométrico registrado na década atual, em função da compactação do solo nas áreas urbanas.

04. Os problemas urbanos, no Brasil, limitam-se ao litoral, devido à concentração populacional nessa região e à ausência de cidades de grande porte no interior do país.

05. O déficit habitacional, a deficiência no sistema viário e os problemas de saneamento básico, no Brasil, só deverão ser resolvidos quando o êxodo rural for controlado e a agricultura passar a absorver a mão de obra ativa.

Gab: 01

Questão 24)

O Congresso Nacional aprovou a Lei nº 10.257, em vigor desde 10 de outubro de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade. Esta Lei estabelece as diretrizes gerais da política urbana brasileira, fornecendo instrumentos urbanísticos para o desenvolvimento das funções sociais, do uso e da gestão da cidade.

(Adaptado de “Estatuto da Cidade: Guia para Implementação pelos

Municípios e Cidadãos”. Brasília: Instituto Pólis/Laboratório

de Desenvolvimento Local, 2001.)

a) Aponte dois aspectos da urbanização brasileira, manifestados especialmente a partir da segunda metade do século XX, que produziram a necessidade de uma lei para orientar a política urbana do país.

b) O Plano Diretor, instrumento de planejamento urbano que consta da Constituição de 1988, foi reforçado no Estatuto da Cidade e é obrigatório para algumas categorias de municípios brasileiros. Destaque duas diretrizes de planejamento urbano que o Plano Diretor Municipal pode adotar para que seja garantido o direito de todos à cidade.

Gab:

a) A urbanização brasileira, a partir, especialmente da segunda metade do século XX, apresentou intenso crescimento, fenômeno que está associado em grande medida ao êxodo rural da população brasileira. Esse processo produziu, entre outras consequências, ocupação desordenada do espaço urbano, que se estendeu para as áreas periféricas das cidades, e acesso precário por parte da população mais pobre à infraestrutura urbana e à habitação. Além disso, houve aumento da segregação espacial urbana e da ocupação de áreas de risco.

b) O Plano Diretor é um importante instrumento urbanístico que as cidades vêm adotando para a obtenção de condições mais favoráveis para o desenvolvimento e a democratização do uso e da ocupação do espaço urbano. São várias as diretrizes utilizadas pelo Plano Diretor municipal, que devem ser discutidas e incorporadas em projeto de lei com a participação da população do município, visando à garantia do direito à cidade. Para a efetivação dessas diretrizes, a lei prevê os denominados instrumentos de política urbana que pretendem garantir a função social da propriedade urbana, tais como: o IPTU progressivo no tempo, edificação ou utilização compulsória e desapropriação com pagamento em títulos da divida pública, para conter o uso especulativo da terra urbana; a regularização fundiária, para regulamentar o direito de posse aos moradores e a urbanização de assentamentos informais; o incentivo à construção de infraestrutura para o transporte público, para garantir o direito de mobilidade urbana e a acessibilidade com qualidade da população; e a reserva de áreas da cidade para lazer, para a preservação ambiental e para a construção de moradias populares.

Questão 25)

“Embora a persistente pobreza de Detroit, e de outras cidades como ela, reflita claramente a angústia urbana, nem toda pobreza urbana é ruim. Podemos facilmente compreender por que um visitante de uma favela de Kolkata possa querer se juntar a Gandhi no questionamento da inteligência de se fazer uma maciça urbanização, mas há vários aspectos que podem ser destacados em termos de pobreza urbana. As cidades não tornam as pessoas pobres; elas atraem pessoas pobres. O fluxo de pessoas menos favorecidas para as cidades (de Rio a Roterdã) demonstra força urbana e não sua fraqueza.”

(Edward L. GLAESER. Os centros urbanos: a maior invenção da

humanidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 10)

A urbanização continua acelerada em algumas áreas do mundo e é frequente associá-la à pobreza. Tendo em vista a posição do autor sobre esse fato e o exemplo da urbanização brasileira, pode-se afirmar que

a) as cidades são para as populações das zonas rurais, de vida tradicional, mesmo nos países pobres, espaços de oportunidades de superação da pobreza.

b) a urbanização muito acelerada, como a que ocorreu no Brasil e como a que ocorre em várias partes do mundo, é uma causa importante de geração de pobreza.

c) as cidades europeias, na virada do século XIX para o XX, não geraram pobreza, pois a urbanização foi de pequena monta e lenta.

d) a urbanização concentrada em poucas e grandes cidades, como a brasileira, foi um fator importante de geração de pobreza na segunda metade do século XX.

e) as cidades não geram a pobreza se mantiverem tamanho moderado, mas quando viram grandes metrópoles, a pobreza cresce, como no caso de São Paulo.

Gab: A

Questão 26)

Observe o gráfico:

clip_image010

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/sinopse/sinopse_tab_bras

Sobre os fatores relacionados ao processo de urbanização nas regiões brasileiras, assinale a alternativa correta:

a) A urbanização é mais lenta nas regiões onde predomina a agricultura de alta intensidade técnica.

b) Na Região Norte, o processo de urbanização é a principal causa do desmatamento.

c) Na Região Centro-Oeste, a urbanização é alimentada pelo êxodo rural resultante da crise do setor agrícola.

d) No Sudeste, o elevado grau de urbanização é um reflexo da baixa produtividade do setor agrícola.

e) No Sul, a urbanização foi impulsionada pela concentração da propriedade fundiária e pela modernização técnica da agricultura.

Gab: E

Questão 27)

Observe os dados do Censo 2010.

O que o Censo revelou

clip_image012

(IBGE 2010.)

Podemos afirmar que as regiões menos urbanizadas e povoadas são, respectivamente:

a) Norte e Centro-oeste.

b) Sul e Nordeste.

c) Nordeste e Centro-oeste.

d) Nordeste e Norte.

e) Centro-oeste e Norte.

Gab: D

Questão 28)

O processo de urbanização no Brasil é relativamente recente. Embora a aceleração do processo tenha ocorrido, a partir da década de 1930, associado a um conjunto de mudanças estruturais na economia e na sociedade brasileira, a grande expansão urbana vai ocorrer de fato entre as décadas de 1950 e 1980.

clip_image014

Fonte: IBGE, Censo demográfico 1950/2000. Até 1991, tabela extraída de: Estatísticas do Século XX. Rio de Janeiro, IBGE : 2007 no Anuário Estatístico do Brasil 1996. Rio de Janeiro : IBGE, vol. 56, 1994.

Sobre a urbanização brasileira NÃO é correto afirmar que:

a) até a década de 1930, é impulsionada pelas atividades econômicas que se desenvolvem de forma independente e esparsa pelo território;

b) entre a década de 1930 e os dias atuais, resulta, principalmente, do aumento das taxas de crescimento vegetativo ocorridas nos grandes pólos industriais;

c) a partir da década de 1930, passa a concentrar-se, principalmente, nas regiões onde ocorre a aceleração do processo de industrialização;

d) entre as décadas de 1950 e 1980, resulta, em grande parte, do êxodo rural e da migração interregional para as grandes metrópoles nacionais;

e) nos dias atuais, tende a se expandir nas metrópoles regionais e cidades médias como resultado das migrações urbano-urbano.

Gab: B

Questão 29)

Considere os mapas.

clip_image016

Com base no mapa e em seus conhecimentos, é correto afirmar que, tendo em vista as dinâmicas espaciais na cidade de São Paulo, os hotéis

a) acompanharam o desenvolvimento, na cidade, de novas áreas de centralidade.

b) expandiram-se para o sudeste da cidade, devido ao desenvolvimento do setor primário.

c) deslocaram-se em direção às avenidas marginais, acompanhando o processo de conurbação.

d) migraram em direção à região sudoeste, em função do despovoamento do centro histórico.

e) foram atraídos para a periferia, devido à descentralização das indústrias paulistanas.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis