segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 18

Questão 329)

Analise o mapa a seguir, que representa as áreas de influência das metrópoles brasileiras:

clip_image002

(Fonte: MOREIRA, Igor. Construindo o espaço brasileiro. São Paulo: Ática, 2004, p. 127.)

Com base no mapa e em conhecimentos sobre a rede urbana brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:

a) A metrópole de São Paulo apresenta a maior influência sobre o território nacional, em função da concentração de serviços, indústrias e empresas do setor financeiro.

b) A metrópole de Belo Horizonte influencia apenas o território estadual sob sua administração, conseqüência da pequena concentração industrial na sua região metropolitana.

c) O estado que apresenta o maior número de capitais regionais é o Mato Grosso do Sul, devido à densa rede urbana.

d) A cidade de Recife é a principal metrópole regional do Brasil, pois influencia quatro importantes capitais regionais.

e) A região Norte possui várias metrópoles, destacando-se a nacional de Belém, devido à densa rede urbana regional.

Gab: A

Questão 330)

Os processos de urbanização e industrialização, em âmbito mundial, têm gerado várias conseqüências.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma dessas conseqüências.

a) o crescimento e o surgimento de novas cidades

b) a difusão do modo de vida urbano para as áreas suburbanas e rurais

c) o crescimento da população urbana e a elevação do nível de violências

d) a estagnação do mercado de trabalho, na área rural, em função da aplicação de tecnologias

Gab: D

Questão 331)

Leia o texto a seguir e responda

A invasão de terra é quase mais regra do que exceção nas grandes cidades. Se somarmos os moradores de favelas aos moradores de loteamentos ilegais, temos quase metade da população dos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estudo realizado sobre o mercado residencial na cidade de São Paulo mostrou que, nos últimos 15 anos, a oferta de lotes ilegais suplantou a soma de todas as formas de unidades habitacionais oferecidas pelo mercado privado legal.

(Adaptado de Ermínia Maricato, Brasil, cidades; alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001, p.155)

a) Por que ocorre expansão urbana baseada em loteamentos ilegais nas cidades brasileiras?

b) Quais os impactos dos loteamentos irregulares sobre as áreas de mananciais?

Gab:

a) Entre os principais fatores, temos: o crescimento demográfico não é acompanhado no mesmo ritmo pelo investimento e desenvolvimento da infra-estrutura urbana; a baixa renda da maior parte da população incrementada, que vê nos loteamentos ilegais (que são mais baratos) uma forma de acesso à moradia; deficiente implantação e fiscalização dos planos diretores das cidades; especulação imobiliária.

b) Entre os principais impactos ambientais, temos: poluição das águas; contaminação e alteração do lençol freático, desmatamento da vegetação ciliar; erosão das costas e assoreamento.

Questão 332)

A urbanização brasileira, que se acelerou a partir da segunda metade do século XX, permitiu:

a) o aparecimento da primeira megalópole do país, trata-se de uma área urbana contínua que se estende desde Campinas, passando por São Paulo e conurbando-se com o Rio de Janeiro.

b) o surgimento das primeiras metrópoles nacionais afastadas do litoral, Brasília, Goiânia e Manaus, que mantêm influência em escala nacional.

c) a conurbação entre São Paulo e Campinas, formando a primeira megacidade do Brasil.

d) a formação das Regiões Metropolitanas, independente da concentração de indústrias e serviços.

e) a formação das metrópoles globais, como São Paulo e Rio de Janeiro; metrópoles nacionais, como Belo Horizonte e Salvador, além de centros regionais.

Gab: E

Questão 333)

Analise o gráfico abaixo:

clip_image004

(Fonte: MARTINELLI, Marcello. Gráficos e Mapas: Construa-os você mesmo. São

Paulo: Moderna, 1998. p. 39. Adaptado.)

Com base na análise do gráfico acima e em conhecimentos sobre a evolução demográfica brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Devido aos investimentos no setor industrial a partir da década de 50, o Brasil se tornou urbano.

b) As migrações do campo para a cidade elevaram a taxa de urbanização somente a partir da década de 60.

c) O processo de reconcentração industrial foi responsável pela definição das regiões metropolitanas a partir da década de 40.

d) O afluxo populacional para as cidades, principalmente do Sudeste, tornou o Brasil um país urbano a partir da década de 70.

e) Em função da diminuição do fluxo migratório a partir da década de 80, o país tem se tornado mais agrário.

Gab: D

Questão 334)

No ano de 1900, a cidade mais populosa do Brasil era o Rio de Janeiro, que tinha 274.972 habitantes. Em 2000, a mais populosa era São Paulo, que atingiu 10.406.200 habitantes.

a) O que ocorreu no Brasil, durante o século XX, que explica sua intensa urbanização, expressa na diferença de tamanho demográfico entre a maior cidade do país no ano de 1900 e a maior no ano de 2000?

b) Que papéis e funções a cidade do Rio de Janeiro desempenhava em 1900 para ocupar o nível mais importante da hierarquia urbana brasileira?

c) Por que São Paulo passou a ser a cidade mais importante do país, na segunda metade do século XX?

d) Nos últimos dez anos, houve uma redefinição territorial da produção industrial no país, fato que alterou os papéis desempenhados por São Paulo. Que redefinição é essa e quais os papéis dessa cidade no cenário nacional e internacional atual?

Gab:

a) Ocorreu um intenso processo urbano-industrial e migratório inter-regional e intercontinental, concentrado na região Sudeste, principalmente na Grande São Paulo.

b) O Rio de Janeiro, em 1900, exercia a função de capital político-administrativa da Federação, além de ser o principal centro portuário, financeiro, comercial, industrial e cultural do país.

c) No século XX, sobretudo a partir da sua segunda metade, ocorreu um intenso processo de industrialização e conseqüente urbanização concentrado na capital paulista, que se torna o principal centro econômico, financeiro, comercial e tecnológico do país.

d) São Paulo se transformou num centro global, passando por um processo de terciarização e terceirização econômico e de desindustrialização.

Questão 335)

A questão está relacionada ao gráfico e às afirmações a seguir.

clip_image006

I. A taxa de mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores da qualidade de vida da população.

II. A sensível diminuição da mortalidade infantil está relacionada a vários fatores, entre os quais o processo de urbanização e o aumento das condições médico-hospitalares.

III. Desde a década de 1970 que a taxa de mortalidade infantil tornou-se relativamente homogênea, havendo pouca variação entre as regiões brasileiras.

IV. A partir do ano 2000, a taxa de mortalidade infantil tenderá a se estabilizar, pois já atingiu o patamar considerado ideal para um país em desenvolvimento.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a população brasileira permitem concluir que está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

d) II e III.

b) I e III.

e) III e IV.

c) I e IV.

Gab: A

Questão 336)

Nos últimos anos, as metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente. Dentre as causas desse fato, é correto afirmar:

a) A descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões.

b) O sucesso dos tecnopólos que surgiram no interior do país, atraindo mão-de-obra especializada e proporcionando vagas no setor de prestação de serviços a uma mão-de-obra menos especializada.

c) A disponibilidade de terras na Amazônia e Centro-Oeste graças à modernização agrícola que criou muitos postos de trabalho, desviando o fluxo migratório para essas regiões.

d) A criação das Frentes Pioneiras no Sertão nordestino com o sucesso da fruticultura irrigada, inibindo o fluxo migratório do Nordeste para o Sudeste.

e) O desenvolvimento dos programas biodiesel e agricultura familiar no Nordeste, responsáveis pela redução da corrente migratória histórica dessa região para as metrópoles do Sudeste.

Gab: A

Questão 337)

Sobre a urbanização brasileira, as afirmativas abaixo trazem informações corretas, EXCETO:

a) Apesar do significativo crescimento de várias metrópoles regionais nos últimos vinte anos, as quatro maiores cidades brasileiras continuam sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

b) Em geral, a urbanização dos países de industrialização tardia como o Brasil se deu de forma mais acelerada e caótica do que a dos países centrais.

c) A urbanização brasileira seguiu o modelo europeu: o maior fluxo proveniente do êxodo rural direcionou-se para centenas de cidades de pequeno e médio porte, assim proporcionando uma distribuição mais equilibrada da população urbanizada.

d) No Brasil, pode-se afirmar que o crescimento populacional mais acelerado nas metrópoles se deve, em parte, ao êxodo rural, que se intensificou principalmente com a mecanização agrícola.

e) A maioria das grandes cidades brasileiras situa-se nas proximidades das regiões litorâneas, num reflexo direto do processo histórico de colonização: a ocupação do território brasileiro pelos europeus partiu do litoral para o interior.

Gab: C

Questão 338)

A urbanização é um processo cada vez mais presente no espaço geográfico brasileiro. Entre suas características, é INCORRETO afirmar:

a) A urbanização é definida por um determinado número de habitantes de uma cidade, não se restringindo ao crescimento físico ou a prolongamentos no meio circundante.

b) As formas de urbanização resultam do espaço produzido e expressam o caráter de formação econômico-social de produção.

c) A urbanização resulta da reprodução de comportamentos culturais e da estrutura de formação social urbana.

d) A urbanização expressa a combinação de movimentos sociais, difusão de valores e informações.

Gab: A

Questão 339)

A respeito da atual urbanização brasileira, é correto afirmar que:

a) o campo, atualmente, ainda não possui alto índice de mecanização, o que mantém parte significativa da população na área rural.

b) a região Sul é a mais urbanizada do país, com um índice de mais de 90%.

c) a região Sudeste possui, atualmente, uma taxa de urbanização equivalente ao dobro da média de urbanização das outras regiões.

d) a taxa de urbanização da região norte é, de longe, a menor do país em relação às outras regiões.

e) a região Centro-Oeste possui a segunda maior taxa de urbanização do Brasil.

Gab: E

Questão 340)

“A rápida urbanização pela qual passou a sociedade brasileira foi certamente uma das principais questões sociais experimentadas no país no século XX. Enquanto em 1960 a população urbana representava 44,7% da população total, no ano 2000, 81,2% da população brasileira vivia em cidades. Essa transformação, já imensa em números relativos, torna-se ainda mais assombrosa se pensarmos nos números absolutos, que revelam também o crescimento populacional do país como um todo: em 40 anos a população urbana aumentou de 31 milhões para 137 milhões, ou seja, as cidades receberam 106 milhões de novos moradores no período. A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim de um período de acelerada expansão da economia, introduziu no território das cidades novos e dramáticos significados”.

Estatuto das Cidades. Brasília, 2005.

Cite três exemplos de como esses dramáticos significados se apresentam no território urbano.

Gab:

O candidato pode, entre outros, apresentar os seguintes significados:

. as imensas diferenças entre as áreas centrais e as periféricas das regiões metropolitanas;

. a ocupação precária das invasões e loteamentos clandestinos em contraposição à alta qualidade dos bairros reservados às camadas de maior renda;

. a linha divisória entre o morro e o asfalto e as muitas outras variantes dessa cisão, presentes nas cidades de diferentes tamanhos e diferentes perfis econômicos;

. a cidade dividida entre a porção legal, rica e com infra-estrutura, e a ilegal, pobre e precária, expressa as desigualdades de renda e é mais um agente na reprodução dessa desigualdade porque a população que está em situação desfavorável acaba tendo muito pouco acesso às oportunidades de trabalho, cultura e lazer.

Questão 341)

Até as décadas de 1950 e 1960, o Brasil apresentava características predominantemente rurais e agrícolas. Com o desenvolvimento econômico e industrial da década de 1970 no chamado “milagre brasileiro”, grandes transformações ocorreram no quadro populacional. De acordo com o texto, analise as proposições e identifique a resposta correta.

I. A população rural brasileira, que na década de 1960 era cerca de 55%, em 2000 apresentava-se com uma taxa de aproximadamente 18%.

II. Na década de 1970 o Brasil se tornou um país urbano industrial com mais de 50% de sua população morando nas cidades.

III. O setor industrial foi um dos responsáveis pela mudança no perfil da população brasileira.

IV. A participação da agricultura no total da renda nacional vem aumentando desde a década de 1960, tornando-se o principal setor da economia brasileira no ano 2000.

Está(ão) correta(s)

a) Apenas as proposições I e II

b) Apenas as proposições I, II e III

c) Apenas as proposições I e III

d) Apenas as proposições II e IV

e) Todas as proposições

Gab: B

Questão 342)

O processo de urbanização no Brasil, extremamente rápido e desigual, trouxe grandes comprometimentos, por vezes até calamitosos, à qualidade ambiental das cidades brasileiras. Sobre a problemática ambiental urbana, é correto afirmar que:

a) a escassez qualitativa da água, decorrente do aumento da população de baixa renda, é o principal problema relacionado ao processo de abastecimento das cidades.

b) a precária gestão dos resíduos sólidos implica na acumulação de lixo nas ruas, praças e jardins dos bairros habitados pelas populações de alta renda das grandes cidades.

c) a construção de obras de infra-estrutura que vêm sendo implantadas nas cidades brasileiras, como o aterro da Praia de Iracema em Fortaleza, objetiva a melhoria da qualidade ambiental.

d) a falta de tratamento dos esgotos sanitários, nas cidades, em parte lançados in natura no solo, vem causando danos irreparáveis às reservas de água potável, comprometendo usos múltiplos da água.

e) as emissões provenientes dos meios de transportes são as principais causadoras da poluição do ar, portanto, é nas cidades médias brasileiras que este tipo de poluição é mais acentuado.

Gab: D

Questão 343)

A estruturação caótica dos espaços urbanos de Fortaleza é responsável pelos efeitos calamitosos que fenômenos de ocorrência regular podem provocar entre as populações de baixa renda. Sobre os problemas mais freqüentes relacionados a essa questão e às suas causas geradoras, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) o crescimento vertical, associado ao adensamento populacional e ao aumento da produção de lixo, é o responsável pelas epidemias que ocorrem na cidade.

b) a concentração de renda, a ineficiência da assistência social e a variação na composição demográfica reduziram o IDH do Município nos últimos dez anos.

c) a elevada concentração de moradores em áreas de risco ocasiona a mortalidade infantil e a ocorrência de desabrigados por ocasião de enchentes e inundações.

d) as políticas públicas, destinadas a reorganizar a infra-estrutura da cidade e o uso dos seus espaços, reduziram o número de favelas e a incidência de ocupações ilegais.

e) a segregação urbana, que localiza a população de baixa renda nos bairros periféricos, protege as áreas mais ricas contra a violência e a incidência de criminalidade.

Gab: C

Questão 344)

A urbanização dos países subdesenvolvidos constitui um fenômeno marcante da segunda metade do século XX. As características desse fenômeno, na América Latina, expressas na paisagem urbana das metrópoles, são decorrentes da:

a) instalação de indústrias de bens de produção nos arredores das pequenas cidades e próximas às fontes de matéria-prima.

b) industrialização tardia e da modernização das atividades agrícolas, conjugadas à concentração de pessoas nas grandes cidades.

c) aglomeração humana e do aumento do poder aquisitivo da população, favorecidos pela expansão do capital financeiro na economia.

d) inovação tecnológica e do aumento da produtividade das indústrias de bens de consumo, para suprirem as necessidades da vida urbana.

e) implementação de parque industrial e da regulação, por meio do planejamento governamental, de deslocamentos populacionais para as cidades.

Gab: B

Questão 345)

Leia o trecho a seguir:

Na segunda metade do século XX a construção de diversas infra-estruturas de circulação contribuiu para ligar as diversas regiões [do Brasil] entre si com a região concentrada. É assim que a expansão da rede rodoviária brasileira passa de 302.147 km em 1952 para 1657.769 km em 1995, sendo seu maior crescimento na década de 1970.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 65. [Adaptado].

A construção da infra-estrutura, indispensável para a integração do mercado interno, na década de 1970:

a) provocou o crescimento superior da região metropolitana de São Paulo, comparativamente ao do território nacional.

b) proporcionou a criação de programas estatais, como a Marcha para o Oeste, com o intuito de ocupar o interior do Brasil.

c) configurou uma nova hierarquia urbana nacional com a ligação de centros urbanos regionais ao centro econômico do país.

d) possibilitou o crescimento da agricultura familiar, impulsionada pelos investimentos estatais, mediante pressão dos movimentos sociais organizados.

e) acirrou a competição entre os estados e os municípios pela instalação de novas empresas, por meio da guerra fiscal.

Gab: C

Questão 346)

Formada por oito municípios, a Região Metropolitana de Natal (RMN) apresenta-se como uma das regiões de maior dinamismo econômico e social do Rio Grande do Norte.

Sobre essa região, é correto afirmar também:

a) do ponto de vista da urbanização, apresenta uma acentuada diferença, pois a população rural de alguns municípios é superior à população urbana.

b) os municípios de São José de Mipibu, Nísia Floresta e Macaíba se destacam, na RMN, por serem espaços em que predominam atividades do setor secundário.

c) por ser um espaço urbanizado, apresenta uma base econômica atrelada, especificamente, ao setor secundário.

d) os municípios de Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante constituem as principais áreas de abastecimento de produtos alimentícios para a RMN.

Gab: A

Questão 347)

A intervenção do Estado via políticas públicas territoriais, isto é, de forma planejada, redefiniu a realidade socioespacial brasileira a partir de 1950, configurando uma nova gestão do território.

Dentre as ações do Estado que marcaram, na década de 1970, esse tipo de intervenção, destaca-se:

a) a construção de grandes rodovias – Transamazônica, Belém-Brasília e Cuiabá-Santarém –, o que desencadeou um processo de integração nacional mais intenso.

b) a implantação de projetos de colonização e de assentamentos rurais específicos para a região Nordeste, no sentido de promover a articulação do território nacional e o desenvolvimento regional.

c) a implementação do processo de substituição de importações, objetivando fortalecer a indústria nacional a partir do milagre econômico brasileiro.

d) a institucionalização da gestão do território, com a criação de órgãos de planejamento – Sudene, Sudeco e Sudam –, objetivando o desenvolvimento regional como forma de integração do território.

Gab: A

Questão 348)

clip_image008

Litografia - Prinz von Preussen Adalbert - 1842

A proximidade entre o mar e a montanha, característica do sítio da cidade do Rio de Janeiro, produz belezas cênicas que encantam os cariocas e os viajantes. No entanto, essa proximidade é igualmente responsável por diversos problemas urbanos, enfrentados há tempos pelos habitantes do Rio.

a) Apresente dois custos que o sítio da cidade do Rio de Janeiro impõe à circulação.

b) Apresente dois riscos ambientais, associados ao sítio, a que estão sujeitos os moradores do Rio

Gab:

a) Entre os custos impostos pelo sítio da cidade do Rio de Janeiro à circulação estão: 1 - os constantes congestionamentos de tráfego produzidos pelo número reduzido de opções de circulação em muitas partes da cidade, que estão imprensadas entre mar e montanha ou ocupam vales estreitos; 2 - a necessidade de construção de túneis, vias elevadas e obras semelhantes, que são investimentos de alto custo; 3 - a prática, já antiga, de arrasamento de morros e de aterro de áreas litorâneas para, entre outros objetivos, facilitar a circulação intra -urbana.

b) Entre os principais riscos ambientais estão aqueles associados aos efeitos da água de escoamento superficial. Devido às chuvas torrenciais de verão, o Rio de Janeiro está sujeito, nas partes baixas da cidade, a enchentes causadas pelo rápido escoamento da água por encostas íngremes e cada vez mais impermeabilizadas por construções e por asfalto. Nas encostas, por sua vez, os problemas estão ligados a deslizamentos de terras, que causam muitas vítimas e exigem investimentos de monta em sua contenção.

Questão 349)

Na última década vem tornando-se mais nítido um processo de desmetropolização, que pode ser identificado como:

a) a redução do número de municípios conurbados em algumas regiões metropolitanas, como Porto Alegre e Curitiba.

b) o decréscimo no ritmo de crescimento demográfico das metrópoles que deixam de se expandir para as periferias.

c) a estabilização da urbanização que, depois de rápido crescimento, já atingiu o patamar planejado de 81%.

d) a participação decrescente das metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro no conjunto da população brasileira.

e) a perda de funções comerciais e de serviços que sofrem com o fechamento ou mudança das indústrias para cidades médias.

Gab: D

Questão 350)

Em seu livro Espelho das Cidades, o filósofo Henry-Pierre Jeudy comenta sobre revitalização das cidades: “Há no mundo inteiro uma tendência de conservação patrimonial que se exerce sobre a cidade por meio da reconstituição do centro histórico. É uma maneira de dar uma certa imagem estética internacional para o turismo, de guardar uma idéia de unidade e harmonia da cidade”.

Folha de S. Paulo, 06.06.05

Sobre a urbanização brasileira considere as afirmações:

I. A urbanização brasileira que se acelerou na segunda metade do século XX permitiu o aparecimento de metrópoles nacionais, como São Paulo, metrópoles regionais como Recife e centros regionais como Campinas.

II. O crescimento das grandes cidades brasileiras envolve um processo que, por um lado, expande a malha urbana e, por outro, deteriora os centros mais antigos que passam a ter a função residencial substituída pela função comercial e de prestação de serviços.

III. A dinâmica residencial das pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras vem sofrendo algumas modificações significativas como a situação do operariado industrial, que passa a residir no centro das grandes metrópoles, pois é aí que existe a oferta de emprego no setor secundário.

Estão corretas:

a) somente I e II.

b) I, II e III.

c) somente I e III.

d) somente II e III.

e) somente II.

Gab: A

Questão 351)

Sobre as atuais tendências do processo de urbanização brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. A periferia das áreas metropolitanas tem sofrido um processo de esvaziamento devido ao desemprego e às dificuldades de expansão dos espaços construídos.

II. O crescimento das médias cidades é explicado pela reorganização de diversos setores da economia que fogem das desvantagens da aglomeração das áreas metropolitanas.

III. A oferta de isenções fiscais tem estimulado o crescimento de cidades médias, como Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, para onde se deslocaram indústrias têxteis e de calçados do sul do país.

IV. As metrópoles brasileiras continuam apresentando um acelerado crescimento demográfico devido aos fluxos migratórios campo-cidade e ao elevado crescimento vegetativo.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

b) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

e) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

Gab: D

Questão 352)

No espaço geográfico, o processo de urbanização não ocorre de forma homogênea. Tratando-se especificamente da urbanização nos países subdesenvolvidos, é correto afirmar:

a) as cidades foram lentamente expandindo seus territórios e estruturando seus equipamentos urbanos para receber o migrante vindo do campo.

b) a forma lenta e planejada da urbanização contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população das cidades.

c) o crescimento das grandes cidades, de forma não planejada, deu origem ao fenômeno denominado de macrocefalia urbana.

d) os fluxos de mercadorias cresceram rapidamente, provocando a descentralização da economia terciária, articulada, nacionalmente, em redes de cidades.

Gab: C

Questão 353)

URBANIZAÇÃO

A urbanização é um processo sentido no mundo inteiro. Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo sobre o urbano e a urbanização, considerando o panorama atual.

( ) Redes e hierarquias urbanas são percebidas apenas nos países ricos.

( ) As cidades globais são formas urbanas definidas pelo número de habitantes.

( ) À medida que as cidades próximas vão se expandindo horizontalmente, ocorre uma conurbação, o que as torna contínuas e integradas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) FFV

b) VVV

c) FVV

d) VVF

e) FFF

Gab: A

Questão 354)

Relacione as colunas, indicando o significado correto dos conceitos abaixo.

I. Conurbação

II. Urbanizaçaão

III. Metrópole

IV. Êxodo rural

( ) Cidade milionária, com mais de um milhão de habitantes

( ) Saíde de pessoas do campo para irem residir na cidade

( ) Encontro de áreas urbanas de difícil limitação, como por exemplo a existente entre São José e Florianópolis

( ) Crescimento das áreas urbanas, com redução proporcional da população no campo

Assinale a alternativa que contenha a seqüência correta, de cima para baixo.

a) III, IV, I, II

b) III, I, IV, II

c) II, IV, I, III

d) II, I, IV, III

e) IV, III, II, I

Gab: A

Questão 355)

Com relação ao espaço urbano brasileiro, é correto afirmar:

a) É nas metrópoles brasileiras que ocorre o maior crescimento populacional, tanto migratório quanto vegetativo.

b) As metrópoles brasileiras são muito importantes para o país, do ponto de vista social. Por terem um crescimento econômico grande, não apresentam problemas habitacionais.

c) Brasília é a segunda capital, desde a descoberta do Brasil. A primeira foi o Rio de Janeiro.

d) São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as principais metrópoles nacionais.

e) Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, não é a maior cidade do Estado.

Gab: E

Questão 356)

Assinale a alternativa correta sobre a estrutura fundiária no Brasil.

a) O Estatuto da Terra, criado na década de 1960, extinguiu o conceito de latifúndio por dimensão, pois essa forma de propriedade não mais existia no Brasil.

b) O latifúndio por exploração é um conceito relativo a um imóvel rural de até 600 módulos rurais onde o principal problema é a exploração deficiente ou inadequada.

c) O minifúndio é um conceito dado para a propriedade que possui menos de 30 hectares.

d) As terras devolutas correspondem àquelas destinadas aos assentamentos, mas que deverão ser devolvidas à União após trinta anos.

e) A concentração de terras presente na estrutura agrária brasileira significa que a maior parte das terras agricultáveis está nas mãos de muitos pequenos agricultores.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis