quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ENEM–COMPLEXOS REGIONAIS 5

Questão 120 - (UESPI)

O Brasil costuma ser subdividido, do ponto de vista econômico em três complexo regionais.

Abaixo estão as características desses complexos.

Complexo I – Característica: Consolidação da indústria de bens intermedi´rios, têxteis e alimentícias.

Complexo II – Característica: Atividades produtivas concentradas no extrativismo vegetal e mineral e na agropecuária.

Complexo III – Característica: Dinamismo industrial associado ao desenvolvimento de complexos agroindustriais.

Os complexos I, II e III, nessa ordem, são:

a) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul;

b) Centro-Sul, Amazônia e Nordeste;

c) Nordeste, Amazônia e Centro-Sul;

d) Nordeste, Centro-Sul e Amazônia;

e) Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.

Gab: C

Questão 121 - (UEM PR)

Assinale o que for correto sobre a ocupação e a economia da Amazônia Legal Brasileira.

01. Na década de 60 do século XX, o Governo Federal brasileiro criou a Sudam, com o objetivo de desenvolver a agricultura, a indústria e a extração mineral, no âmbito da Amazônia.

02. A expansão da fronteira agrícola iniciou-se tardiamente, na década de 90 do século XX, por iniciativa de sulistas e de nordestinos em busca de novas terras e de oportunidades de trabalho.

04, A globalização da economia, com a importação cada vez maior de produtos estrangeiros, vem afetando a Zona Franca de Manaus.

08. Os projetos agropecuários que recebem incentivos da Sudam muitas vezes ocupam imensos latifúndios, que absorvem pouca mão-de-obra, levam à expulsão de comunidades indígenas, desmatam áreas onde se desenvolviam atividades de extrativismo vegetal e geram conflitos pela posse da terra.

16. Um grande interesse do capital internacional na região é a exploração dos recursos minerais e florestais. Grupos asiáticos e outros exploram madeiras e minérios, para atender à demanda dos países desenvolvidos.

32. A necessidade de demarcação de terras indígenas, a presença de garimpos em território de índios, a ação de narcotraficantes, a extração ilegal da madeira são alguns dos problemas da fronteira brasileira da Amazônia Legal com outros países da América do Sul.

Gab: 09

Questão 122 - (PUC PR)

O mapa a seguir diferencia-se da conhecida divisão regional do IBGE para o território brasileiro. Esse novo mapa tem sido cada vez mais utilizado para representar os grandes contrastes entre as diferentes regiões do país.

clip_image002

Leia as afirmativas que se relacionam com os diferentes complexos regionais do país e assinale a alternativa correta:

I. A Amazônia, em função de sua grande superfície e devido a sua baixa ocupação demográfica, não apresenta áreas de conflitos fundiários.

II. Há muitas décadas o Nordeste tem se caracterizado como região de grande dinâmica populacional, através de migrações intraregionais, em especial do sertão para o litoral e como fornecedora de mão-de-obra para outras regiões, com destaque para o Centro-Sul.

III. O Centro-Sul, embora também seja palco de graves contrastes sociais, possui a maior concentração do PIB do país, uma vez que aí se encontram os principais pólos industriais e centros financeiros do Brasil.

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) I e II estão corretas.

e) II e III estão corretas.

Gab: E

Questão 123 - (UNICAMP SP)

As formas de organização do espaço típicas da região amazônica, que traduzem uma visão de mundo segundo a qual o homem se considera parte integrante da natureza, vêm sendo eliminadas pela expansão do modelo econômico dominante que, concebendo o homem como centro do mundo, estabelece uma relação de dominação com a natureza e com as formas de organização socioeconômicas que contrariam esse modelo.

(Adaptado de Dora Rodrigues Hees, “As reservas

extrativistas: por uma nova relação homem-natureza.”

in Olindina V. Mesquita & Solange T. Silva (orgs.),

Geografia e questão ambiental.

Rio de Janeiro, IBGE, 1993, p. 158.)

a) A ocupação de grandes extensões de terra na Amazônia foi uma das estratégias estabelecidas pelo Estado brasileiro no período militar com vistas ao seu desenvolvimento. Indique duas das principais atividades econômicas que predominaram na região neste período.

b) Cite um impacto ambiental provocado pela derrubada da mata amazônica para a ocupação de atividades econômicas.

c) Cite duas vantagens trazidas pela difusão das reservas extrativistas para o meio ambiente ou para a população local

Gab:

a) Durante o período militar, a Amazônia conheceu a expansão da atividade mineradora e agropecuária. Ocorreu a implantação de grandes projetos, como Carajás, Jari e Trombetas.

b) A ameaça à biodiversidade , considerada hoje fundamental para o desenvolvimento da biotecnologia. Outros impactos são a intensificação da erosão, assoreamento dos rios e alterações climáticas como a perda de umidade.

c) A proposta do estabelecimento das reservas extrativistas prevê a conservação da formação vegetal, mediante uma exploração racional, e garante a continuidade das tradicionais atividades extrativistas da população local, assegurando-lhe trabalho e sobrevivência.

Questão 124 - (UnB DF)

A organização espacial do Nordeste está relacionada a diferentes processos de construção do espaço, tais como as atividades extensivas, e a vulnerabilidades ambientais, que estabelecem fortes condicionantes para a realização de uma ocupação sustentável. Essa relação sociedade-natureza torna-se base relevante para o entendimento do desenvolvimento regional. A respeito dessa temática, julgue os itens a seguir.

01. O agrossistema do Agreste, zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, caracteriza-se por sua diversidade produtiva, devido à existência de uma variedade de microclimas, solos e relevos.

02. Atualmente, o elevado grau de assoreamento do rio São Francisco, que sempre facilitou o acesso às terras vastas e desocupadas do interior, tem dificultado a navegação.

03. A partir da década de 80 do século XX, os cerrados da Bahia começaram a ser ocupados pelo cultivo da soja, principalmente devido à migração de levas de agricultores sem terras, provenientes da região Norte e Nordeste, atraídos pelo baixo preço das terras.

04. A intensificação da ocupação da pré-Amazônia maranhense por meio de uma agricultura moderna produziu impactos ambientais moderados sobre a floresta tropical úmida, em virtude da tecnologia empregada.

05. Os processos que mais influenciaram a organização do espaço regional emanaram principalmente de desenvolvimentos externos à região, e não de sua dinâmica interna.

Gab:

Itens Certos: (1), (2) e (5)

Itens Errados: (3) e (4)

Questão 125 - (UNIPAR PR)

Entre os problemas apresentados para a ocupação da Amazônia, podemos destacar corretamente:

a) a migração da população para outras regiões que acabam criando enormes vazios demográficos.

b) a ocupação desordenada através da agricultura e atividades mineradoras que compromete o equilíbrio ecológico.

c) o êxodo rural que tem levado ao abandono de terras anteriormente cultivadas e que sofrem com a erosão do solo.

d) a grande população indígena que tem sido fator determinante para o atraso da região.

e) a falta de fontes de investimentos em infra-estrutura e de projetos de desenvolvimento por parte do poder público.

Gab: B

Questão 126 - (UFPI)

Com relação à questão regional no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Os complexos regionais em que foi dividido o Brasil: Centro-sul, Nordeste e Amazônia obedecem ao limite político-administrativo.

b) A Amazônia caracteriza-se pela presença da floresta equatorial e pelas elevadas densidades demográficas.

c) Na Amazônia, foi instalada a SUDAM, primeiro órgão de desenvolvimento regional do país.

d) O Nordeste vem se destacando pelo seu grande desenvolvimento urbano-industrial em relação às outras regiões.

e) O Centro-sul destaca-se como o centro econômico do país, concentrando a maior parte da produção industrial e agropecuária.

Gab: E

Questão 127 - (FATEC SP)

Considere os textos:

I. Região Administrativa: O critério da regionalização é principalmente de ordem natural, considerando ainda aspectos socioeconômicos.

Esta divisão, que respeita os limites estaduais, corresponde à divisão oficial do território brasileiro (IBGE. e é utilizada para fins estatísticos e didáticos. (IBGE, 1998).

II. Região Geoeconômica: O critério da regionalização é basicamente socioeconômico e não considera os limites estaduais. Cada complexo regional tem características importantes em comum que ultrapassam as divisões político-administrativas dos estados.

(VESENTINI, 1999).

Esses textos referem-se, respectivamente, aos mapas:

a) clip_image004

b) clip_image006

c) clip_image008

d) clip_image010

e)clip_image012

Gab: D

Questão 128 - (FUVEST SP)

Considerando o desenvolvimento econômico da Amazônia, nos últimos trinta anos, assinale a afirmação correta.

a) A integração da Amazônia à economia nacional baseou-se nas atividades agrícolas e minerais que promoveram o desenvolvimento sustentável da região.

b) O desenvolvimento das atividades mineradoras esteve relacionado às empresas estrangeiras com alta capacidade de investimentos.

c) As atividades econômicas desenvolveram-se sem exigência de vultosos investimentos.

d) A abundância de água não foi aproveitada, como recurso energético, devido às baixas altitudes regionais.

e) A inexistência de institutos de pesquisa na região comprometeu a exploração de seus recursos minerais.

Gab: B

Questão 129 - (PUC RS)

A divisão do Brasil em três grandes complexos regionais reflete as diferentes formas de ocupação do espaço pela ação humana ao longo da história brasileira. Em relação a tais espaços, é correto afirmar que:

a) a Amazônia, embora seja o espaço menos povoado, neste início de século, é o que mais expulsa migrantes em direção ao Centro-Sul.

b) o Centro-Sul é a região mais industrializada e urbanizada, embora a maior parte da população economicamente ativa se encontre no setor primário da economia.

c) o Nordeste, caracterizado como a região mais rica do país durante três séculos, foi considerada, no século passado, a maior fornecedora de migrantes para o Centro-Sul, devido à pouca perspectiva de oportunidades de trabalho.

d) mais de 50% da população brasileira se concentra no Centro-Sul, sendo o sul da Bahia a área que apresenta os maiores vazios demográficos da região.

e) o Centro-Sul e a Amazônia dividem entre si o Estado do Maranhão, sendo que a área ocupada pela Mata de Cocais pertence ao Centro-Sul.

Gab: C

Questão 130 - (UFF RJ)

Implementado pelo Governo Federal por meio de um convênio com a empresa norte-americana Raytheon, o polêmico Sistema de Vigilância da Amazônia faz parte de um programa mais amplo: O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

SISTEMA DE VIGILÂNCIA DA AMAZÔNIA

clip_image014

Fonte: Folha de São Paulo, 12/6/1995

O Sistema de Proteção da Amazônia é um projeto que:

a) pretende defender os recursos naturais da Floresta Amazônica das ambições expansionistas dos países vizinhos;

b) está orientado para atender ao desenvolvimento do Merconorte, sobretudo na construção de redes de comunicação e informação;

c) busca integrar a Amazônia ao Território Nacional, impedindo a expansão dos interesses imperialistas das empresas estrangeiras;

d) tem por objetivo o monitoramento ambiental, o controle do tráfego aéreo e a vigilância contra o tráfico de drogas no território amazônico;

e) obedece às diretrizes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no sentido da criação de infovias para atrair empresas industriais e de serviços.

Gab: D

Questão 131 - (UFMG)

Em decorrência do processo de modernização e dinamização das atividades produtivas no Centro-Sul brasileiro, é CORRETO afirmar que:

a) a grande agricultura exclusivamente comercial substituiu a pecuária melhorada e a pequena agricultura comercial e de subsistência, de produtos variados.

b) a participação do setor de prestação de serviços na composição do Produto Interno Bruto - PIB regional e na geração de postos de trabalhos se apresenta em declínio.

c) as inter-relações das cidades, estabelecidas pelos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações, são mais intensas do que o verificado nas outras regiões do País.

d) os portos especializados na exportação e importação de produtos minerais brutos ou semi-beneficiados evoluíram e se transformaram em portos de carga geral.

Gab: C

Questão 132 - (UFG GO)

IBGE é o órgão governamental responsável pela regionalização oficial do território brasileiro. Contudo, outras divisões, baseadas em critérios diferentes da oficial, também têm sido utilizadas, com finalidades diversas.

Considerando-se tal peculiaridade, no tocante à região Amazônica, é possível reconhecer a existência :

01. da Amazônia Legal, que engloba todos os Estados da Região Norte, o Mato Grosso, o oeste do Maranhão e o extremo norte de Goiás, área de atuação da Sudam, criada para direcionar a política de investimentos públicos para a região.

02. da área do Projeto Polocentro, que visa à implantação de uma rede integrada de rodovias, hidrovias e ferrovias, para escoamento da produção agrícola no limite setentrional da região.

03. da Grande Região Norte, que tem como limite os Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e Tocantins e é utilizada como base para os levantamentos estatísticos, como o censo demográfico.

04. do Complexo Regional Prodecer, baseado na divisão do país em quatro complexos geoeconômicos, cujos limites excluem as áreas mais modernizadas, como as zonas metropolitanas de Manaus e Belém.

Gab: CECE

Questão 133 - (UFG GO)

A reordenação territorial do campo brasileiro e as novas fronteiras agrícolas têm constituído uma das ações do Estado, mediante políticas públicas de desenvolvimento regional. Dentre as políticas públicas que articulam desenvolvimento agrícola e regional, cabe ressaltar a criação de pólos de desenvolvimento.

Assim,

01. o Polocentro voltou-se para a expansão da cultura de grãos, principalmente soja e arroz, no cerrado do Brasil Central.

02. o Prodecer foi um acordo assinado, em 1980, entre o Brasil e a Alemanha, que viabilizou a expansão da soja nos territórios do Acre, Amapá e Roraima.

02. o Polamazônia propiciou o estabelecimento de pólos de desenvolvimento agromineral e agropecuário, na região amazônica, que tiveram como principais conseqüências o atual desmatamento e a violência na região.

04. o Polonordeste caracteriza-se pelos investimentos em projetos de irrigação na Zona da Mata e na região semi-árida.

Gab: CECC

Questão 134 - (UFRN)

Segundo a “Contagem Populacional de 1996” (IBGE, 1997), têm acontecido, no curso dos últimos anos, mudanças no crescimento populacional das regiões geo-econômicas brasileiras.

No referido documento, o Centro-Sul e a Amazônia apresentam as maiores taxas de crescimento populacional.

Isso se deve, respectivamente, a:

a) melhores condições de qualidade de vida e à distribuição das áreas indígenas.

b) concentrações da prestação de serviços e a aspectos naturais.

c) concentrações urbano-industriais e a migrações internas.

d) melhores condições técnico-científicas e à formação de tecnopolos.

Gab: C

Questão 135 - (UFPI)

Alguns geógrafos brasileiros reconhecem três grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas no país: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Observe o mapa abaixo e marque a alternativa correta.

clip_image016

a) Esta divisão em complexos regionais respeita os limites político-adrninistrativos dos estados brasileiros.

b) O Centro-Sul, onde se encontra o “centro-econômico” do país, abrange hoje somente os estados das regiões Sul e Sudeste da divisão oficial do IBGE.

c) No complexo da Amazônia, inclui-se hoje todo o território dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

d) O complexo regional do Nordeste compreende desde o Leste do Maranhão e parte do Norte de Minas Gerais.

e) Todo o Brasil Central, inclusive a capital nacional, Brasília, está inserido no complexo regional da Amazônia.

Gab: D

Questão 136 - (VUNESP SP)

Dentre os grandes projetos que objetivaram a integração da Amazônia, destaca-se o que visava à ocupação efetiva das áreas fronteiriças, ao desenvolvimento de infraestrutura e valorização econômica e à demarcação de terras indígenas. A descrição diz respeito ao Projeto:

a) Calha Norte

b) Jarí

c) Trombetas

d) Carajás

e) Tucuruí

Gab: A

Questão 137 - (Univ. Potiguar RN)

A partir da década de 70, o espaço amazônico passou por uma série de transformações sócio-econômicas importantes, dentre as quais citam-se:

a) A perda da importância das tradicionais migrações nordestinas em favor das migrações de produtores rurais sulistas.

b) O crescente aumento da polarização de cidades de porte médio, em detrimento das duas metrópoles regionais.

c) A intensa retomada da extração da borracha para exportação e o rápido aumento da participação do setor primário na economia regional.

d) A redução do êxodo rural e a difusão de atividades agrícolas, como a cafeicultura e a fruticultura.

Gab: A

Questão 138 - (UFPB)

Sobre os três complexos regionais brasileiros, relacione o complexo, acima, com as características, abaixo.

( ) Nordeste

( ) Centro-Sul

( ) Amazônia

(1) Os projetos agropecuários implantados, a partir da década de 70, impulsionaram a instalação de uma atividade pecuária extensiva de baixa produtividade. A mineração, sua principal atividade, tem sido realizada, em geral, por empresas multinacionais.

(2) Sua principal atividade econômica já foi a agricultura monocultora, praticada em grandes propriedades. Esta atividade, porém, foi perdendo importância no cenário nacional, em virtude da concorrência externa e, no cenário regional, com a ampliação da atividade industrial nas décadas de 60 e 70, fruto dos programas de desenvolvimento regional.

(3) Concentra o maior número de habitantes, de áreas metropolitanas e de recursos econômicos do país e, por este motivo, apresenta igualmente os maiores contrastes internos.

(4) Esteve fora das políticas do Estado para o desenvolvimento nacional até a década de 50, quando transformou-se na área mais industrializada do país.

O preenchimento dos parênteses está seqüencialmente correto em:

a) 1– 2 – 3

b) 2 – 1 – 4

c) 3 – 4 – 1

d) 2 – 3 – 1

e) 3 – 2 – 1

Gab: D

Questão 139 - (PUC RJ)

O mapa representa a divisão do território brasileiro em três grandes regiões ou complexos geoeconômicos.

clip_image018

Qual(is) texto(s) abaixo apresenta(m) corretamente características dominantes nesses complexos nas últimas décadas?

I. O Centro-Sul destaca-se como o centro econômico de maior dinamismo, gerando cerca de 80% da renda nacional. Nele estão presentes intensos fluxos de mercadorias, da força de trabalho e de capitais.

II. O Nordeste individualiza-se pela repulsão populacional e pela disseminação da pobreza. A estrutura fundiária altamente concentrada tem dificultado seu desenvolvimento.

III. O Complexo Amazônico destaca-se pelo processo de ocupação recente, ligado aos grandes projetos agropecuários e minerais. A construção de rodovias inter-regionais acelera a integração da nova fronteira ao centro nacional dinâmico representado pela Região Sudeste.

Assinale:

a) se apenas o texto I.

b) se apenas o texto II.

c) se apenas o texto III.

d) se apenas os textos I e II.

e) se os textos I, II e III.

Gab: E

Questão 140 - (UFC)

O crescimento da industrialização trouxe mudanças na organização do espaço brasileiro. Hoje existem três grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Analise as principais características geoeconômicas da região Centro-Sul.

Gab:

O Centro-Sul, apesar de possuir contrastes internos, é a região mais industrializada, povoada e urbanizada, constituindo-se o "centro econômico do país". Cerca de dois terços dos habitantes do país estão concentrados no Centro-Sul.

Estende-se desde a parte sul de Goiás, juntamente com Mato Grosso do Sul, até o extremo meridional do Brasil, incluindo pois as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste, segundo a divisão do IBGE. No Centro-Sul, estão cinco das nove áreas metropolitanas do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro (metrópoles nacionais); Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre (metrópoles regionais), além de Brasília, capital político-administrativa do país.

Encontra-se no Centro-Sul a mais densa rede de rodovias e ferrovias, sendo, ainda, a região onde se pratica a mais moderna agropecuária.

Questão 141 - (UFG GO)

Analise os mapas a seguir e responda às questões abaixo.

clip_image020

clip_image022

a) Em que consiste o Projeto Calha Norte, e qual é a sua principal característica?

b) Em que consiste o SIVAM, e qual é o objetivo do governo com tal empreendimento?

Gab:

a) O Projeto Calha Norte consiste na ocupação da fronteira norte do país, nos estados do Amapá, Roraima e Amazonas. Como está bem evidenciado no mapa, sua principal característica é a instalação de bases militares permanentes do exército e da Aeronáutica, com o objetivo de proteger aquela região do território brasileiro, especialmente no que tange á atuação das empresas de mineração nacionais e multinacionais. Na área de abrangência do projeto, encontram-se v´rias nações indígenas que sofrem, com essa forma de ocupação, conseqüências danosas, tais como a disseminação de doenças e a perda da identidade cultural.

b) Concebido pelo governo federal, o SIVAM – Sistema de Vigilância da Amazônia – consiste na instalação de radares e de centros regionais de controle de informações em vários pontos, com o objetivo de planejar a gestão e de, como o próprio nome diz, exercer o controle sobre o território.

Questão 142 - (UFOP MG)

Sobre o modelo de desenvolvimento brasileiro, assinale a alternativa correta:

a) A atividade industrial é dependente da atividade agrícola.

b) A participação do Estado no processo de industrialização é muito pequena.

c) As regiões Norte e Nordeste tornaram-se as mais prósperas do país.

d) O dinamismo econômico do Centro-Sul torna essa região a mais urbanizada do país.

e) O êxodo rural tem sido contido através da política de descentralização industrial.

Gab: D

Questão 143 - (UFOP MG)

Observe os mapa abaixo:

clip_image024clip_image026clip_image028

Assinale a alternativa correta.

a) Os mapas 2 e 3 colocam o Estado da Bahia na região Nordeste porque, sendo ele mais industrializado torna a região mais desenvolvida.

b) Os mapas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às divisões regionais de 1946, 1969 e 1988 e respeitam as unidades políticas do território.

c) Os mapas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, aos complexos regionais, individualizados segundo critérios geoeconômicos de clima, relevo e atividade produtiva.

d) Os mapas 1 e 2 estão fundamentados côn conceito das regiões homogêneas, definidas segundo a combinação de características físicas, demográficas e econômicas.

e) Os mapas 1 e 2 correspondem às divisões regionais e seguem as unidades políticas, mas o mapa 3 apresenta regionalização em critérios hidrográficos.

Gab: B

Questão 144 - (UFG GO)

Nos mapas abaixo, observamos dois padrões de divisão macroregional distintos que foram estabelecidos em nosso território pelo IBGE: o primeiro (mapa 1) levou em consideração as semelhanças físicas existentes entre as unidades federativas; e o segundo (mapa 2), as suas similaridades sócio-econômicas. Porém, em ambos, as fronteiras regionais foram determinadas a partir dos limites político- administrativas interestaduais, o que torna questionável a sua correspondência à realidade, pois nem sempre os elementos constitutivos das regiões geográficas seguem tais limites. Por outro lado, a proposta de regionalização por regiões geo- econômicas, que define como grandes complexos regionais a Amazônia, o Centro- Sul e o Nordeste, considera a especialidade dos processos sócio- econômicos sem se ater às fronteiras estaduais.

clip_image030

clip_image032

Sobre esta proposta de regionalização, pede-se:

a) o traçado, no mapa abaixo, dos limites do complexo regional do Centro- Sul;

clip_image034

b) a apresentação e o comentário de duas características demográficas deste complexo.

Gab:

a) O traçado dos limites do complexo regional do Centro-Sul é aquele apresentado por VEsENTINI (Geografia geral e do Brasil, 26 ed., p. 188), praticamente igual ao de MAGNOLI e ARAÚJO (Geografia geral e do Brasil: Paisagem e território, 2 ed., p. 141). Para efeito de correção deste item, foram também considerados limites aproximados, em relação à referência abaixo.

clip_image036

b) Como características demográficas, isto é, populacionais, do complexo regional do Centro-Sul, temos, pode exemplo:

¨ o Centro-Sul é a região mais povoada (dois terços terços dos habitantes do país) e urbanizada do Brasil. Nesta região se encontram as duas metrópoles nacionais e várias outras grandes cidades, inclusive metrópoles regionais, como Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre;

¨ área de atração de movimentos migratórios, sobretudo do Nordeste, devido ao dinamismo econômico do Centro-Sul.

Foram também consideradas características não estritamente demográficas, mas que, por se relacionarem ao conteúdo humano da região, compõem o quadro social da mesma:

¨ centro econômico do Brasil;

¨ agropecuária moderna, etc.

Questão 145 - (UFG GO)

A ocupação econômica da Amazônia foi ambicionada em diversos momentos históricos. Apresente e explique um fator de ocupação dessa região nos seguintes períodos:

a) Primeira República;

b) Governo Médici.

Gab:

a) O processo de ocupação da Amazônia nesse período está diretamente relacionado à extração da borracha. Com a descoberta da vulcanização (Goodyear – 1842) da borracha, iniciou-se sua utilização em escala industrial. Desde meados do século passado a borracha passou a ocupar papel de destaque na economia da região. A valorização da borracha atraiu grande contingente populacional para a região amazônica, oriundos sobretudo do Nordeste. A partir de 1912 inicia-se o declínio da extração da borracha, em função da concorrência externa.

b) No governo Médici ocorreu um acelerado crescimento da economia que ficou conhecido como “milagre brasileiro”: as estatais, a indústria automobilística e o capital estrangeiro conduziram as camadas médias e a burguesia a um novo patamar de consumo. Dentro deste contexto, a ocupação da Amazônia ganhava o relevo de um problema nacional. Tratava-se de ocupar a nossa última fronteira interligando o país através de estradas. A transamazônica deveria cumprir a missão de integrar o território, redirecionando o fluxo migratório para o Norte e desenvolvendo esse extenso território. O fracasso deste projeto está relacionado à interrupção da conjuntura de crescimento econômico no final dos anos 70, bem como à própria inadequação da região para atividades ligadas à agricultura e pecuária em grande escala.

Somados os fatos à difícil conjuntura do final da década de 70 devem-se realçar os problemas ambientais decorrentes dessa iniciativa.

Questão 146 - (UFOP MG)

Sobre a região amazônica, assinale a alternativa incorreta.

a) A maior parte dos rios da Amazônia nasce no planalto Guiano, no planalto brasileiro e na cordilheira dos Andes.

b) Apesar de possuir grande potencial hidrelétrico, a experiência de instalação das hidrelétricas de Tucuruí e Balbina resultaram em grande desastre ecológico.

c) Doenças, conflitos com invasores, perda de identidade cultural, devastação do meio ambiente – são fatores que impõem a dizimação das nações indígenas que ainda habitam a região.

d) Dentre os agentes da devastação ecológica verificada na região destacam-se o seringueiro, o caboclo e os pescadores.

e) Sua vegetação predominante é a floresta, também conhecida como Hiléia, mas apresenta ‘manchas” de cerrado e de campos.

Gab: D

Questão 147 - (UFOP MG)

Sobre a economia da região Centro-Sul, assinale a alternativa incorreta:

a) A região recebeu os maiores contingentes de imigrantes e esses se tornaram uma das bases do processo de industrialização.

b) apesar de ser a região mais desenvolvida, só começou a ser centro econômico do Brasil a partir de 30 anos deste século.

c) É a região mais populosa, mais povoada e mais urbanizada do Brasil.

d) mais da metade das cidades do Brasil se encontram nessa região.

e) Seu papel econômico é relevante e possui grande mercado consumidor, mão-de-obra numerosa e disponibilidade de fontes de energia.

Gab: B

Questão 148 - (UFG GO)

No que se refere à economia da Amazônia, estão corretas as seguintes afirmativas:

01. Manaus destaca-se como centro regional em função das diversas indústrias de base de capital estrangeiro instaladas na Zona Franca;

02. Na serra do Navio é explorado o manganês, destinado basicamente ao mercado externo;

04. a pimenta-do-reino é uma cultura tradicionalmente ligada à colonização japonesa na Zona Bragantina e em Tomé-Açu;

08. na ilha de Marajó ressalta-se a criação de gado bufalino, melhor adaptado ao meio físico local;

16. o babaçu e a carnaúba, fartamente encontrados em meio às “terras firmes”, assumem posição de destaque no extrativismo vegetal;

32. na serra de Oriximiná é explorado o alumínio, destinado ao abastecimento da Zona Franca de Manaus.

Gab: FVVVFF

Questão 149 - (UnB DF)

A idealização de Brasília ocorreu dois séculos antes de sua implantação. Entre os elementos que fundamentaram a argumentação, destacavam-se as condições ambientais favoráveis e a necessidade de interiorizar o desenvolvimento. Hoje, a moderna cidade apresenta inúmeros contrastes. Com referência à história de Brasília, julgue os itens que se seguem:

00. A hidrografia do Distrito Federal é caracterizada por desníveis e leitos encachoeirados, onde os rios predominam sobre os lagos, que, apesar de serem em número reduzido, apresentam, hoje, um imenso processo de eutrofização.

01. A atual estrutura etária do Distrito Federal evidencia um predomínio da população adulta de aproximadamente 60%, um percentual de idosos próximos de 10% e uma população jovem de cerca de 30%.

02. A dinâmica social reproduz no espaço do Distrito Federal os mesmos contrastes observados em outras áreas do país, contrariando o argumento inicial de que a mudança da capital resolveria o problema de concentração e de pressões sociais.

Gab: CEC

Questão 150 - (UnB DF)

Sobre a divisão do espaço brasileiro em três grandes complexos regionais ilustrados no mapa abaixo, pode-se afirmar que:

clip_image038

00. Baseia-se em critérios político-administrativos e nos contrastes fisiográficos do Brasil.

01. A política econômica do governo Collor de corte neoliberal desarticulou a divisão do Brasil pelos órgãos de planejamento.

02. A região representada por A, uma fronteira de expansão agrícola, pode ser caracterizada por um processo de ocupação predatório.

03. A região representada por B pode ser caracterizada como de frágil base econômica e social, refluxo populacional e grandes disparidades naturais.

04. A região representada por C pode ser caracterizada por uma rede urbana melhor estruturada em relação às demais regiões e pela agropecuária moderna com finalidade comercial.

Gab: ECCCC

Questão 151 - (UnB DF)

Com relação ao complexo regional do Centro-Sul, é correto afirmar-se que:

00. Nos Estados do Centro-Sul estão concentrados os maiores números de acampamentos dos trabalhadores sem-terra.

01. A devastação da Floresta de Araucária do Paraná e da Mata Atlântica já atinge mais de 90% de suas antigas áreas.

02. É o complexo regional que apresenta menores contrastes internos, comparados com os outros complexos regionais do Brasil.

03. No Vale do Paraíba, encontram-se localizadas as atividades industriais mais modernas do país, além de importante área hortigranjeira e zona pecuária leiteira.

04. A rica fauna do Pantanal mato-grossense tem sofrido uma intensa ação predatória nos últimos anos.

Gab: CCECC

Questão 152 - (UnB DF)

Sobre o complexo regional do Centro-Sul, julgue os itens seguintes:

00. A região Centro-Sul engloba os estados do Sudeste e Sul, além do Mato Grosso do Sul, Goiás e parte Sul do Estado de Mato Grosso.

01. A exploração da energia hidrelétrica nesta região é realizada, principalmente, na Bacia do rio Paraná, onde os rios Paraná e Grande são os mais aproveitados.

02. A integração econômica do país foi realizada através da região Centro-Sul, que é o pólo organizador do espaço geográfico brasileiro.

03. Dentro do Centro-Sul existem áreas muito pobres, como é o caso do vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais onde muitos homens deixam suas famílias e até suas terras para se tornarem ‘bóias-frias” nos canaviais de São Paulo.

04. Com a crescente industrialização e urbanização no Centro-Sul, a agropecuária continuou a ser praticada de forma tradicional, com lavouras de subsistência.

05. A região Sul é a que mais tem se beneficiado com os fluxos do comércio interno no conjunto do Centro-Sul.

Gab: CCCCEE

Questão 153 - (UnB DF)

Sobre o complexo regional nordestino, julgue os itens seguintes:

00. Na região do agreste, situada entre a Zona da Mata e o sertão nordestino, é praticada em pequenas e médias propriedades a produção de mandioca, milho, feijão e frutas, além de matérias-primas industriais como o algodão, o fumo e o agave.

01. No Sertão, às margens do rio São Francisco, amplia-se e desenvolve-se a prática da cultura irrigada de cebolas, frutas, legumes, arroz e outros produtos.

02. a indústria montada no Nordeste, através dos incentivos da SUDENE, gerou um grande número de empregos, beneficiou os trabalhadores locais e aumentou o nível de renda da população.

03. A exploração de petróleo fez surgir uma indústria petroquímica, localizada em Camaçari e Candeias, na região metropolitana do recife.

04. A pecuária, principal atividade do Sertão, é desenvolvida com técnicas e processos modernos: pastos plantados e melhoramento genético dos rebanhos.

05. as indústrias do Nordeste concentram-se nas regiões metropolitanas do Recife, Salvador e Fortaleza.

Gab: CCEEEC

Questão 154 - (UnB DF)

Sobre a Amazônia brasileira, julgue os itens seguintes:

00. A intensificação da ocupação humana nos últimos anos, por meio das migrações, tornou a Amazônia uma região de altas densidades demográficas.

01. A região banhada pelos rios Araguaia e Tocantins destaca-se por ter se tornado um foco complexo de tensões de luta entre índios, posseiros e latifundiários.

02. A industrialização da zona Franca de Manaus, onde as empresas “montam” bens-de-consumo, principalmente eletrodomésticos, foi propiciada pelo investimento do capital local.

03. Devido à fase da borracha na Amazônia (1870–1910), algumas cidades cresceram rapidamente e o Acre foi incorporado ao território brasileiro.

04. A pecuária extensiva e de corte tem crescido a partir de 1970, destacando-se a criação de búfalos nos campos de Roraima.

05. O Projeto Grande Carajás, com participação do capital japonês, além da exploração mineral, inclui a extração florestal, a pecuária e a agricultura.

Gab: ECECEC

Questão 155 - (UnB DF)

“O Centro-Sul é a região onde se encontra a maior parte dos recursos econômicos e culturais do país e a região que apresenta também contrastes significativos quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista social”. A partir desta afirmativa, julgue os seguintes itens:

00. Da vegetação original da Mata Atlântica restam pequenos trechos em lugares de difícil ocupação humana, como, por exemplo, certos locais da Serra do Mar.

01. O movimento dos sem-terras constitui um dos elementos de análise da questão fundiária do Centro-Sul e sua atuação mais efetiva ocorre nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

02. No Centro-Sul há locais onde os conflitos fundiários são permanentes, como, por exemplo, Nonoai a Cruz Alta no Rio Grande do Sul.

03. O Vale do Itajaí destaca-se como a mais próspera área econômica do estado de Santa Catarina, predominando a policultura e pecuária, nas pequenas e médias propriedades e importantes indústrias têxteis e alimentícias.

04. A porção sul de Goiás é uma pecuarista, destacando-se o gado de corte.

Gab: CCCCE

Questão 156 - (UnB DF)

A respeito da Amazônia brasileira, julgue os itens:

00. O escoamento dos minérios da Serra de Carajás, no Pará, é feito através de uma ferrovia que liga esta área ao porto de Itaqui, em São Luís.

01. Em Roraima principalmente nas áreas das Serras Parima e Pacaraima, ocorrem problemas de fronteiras com a Venezuela.

02. As construções de hidrelétricas têm contribuído para a solução das questões ambientais e sociais da região, porque controlam a vazão dos rios e fornecem peixes às populações ribeirinhas.

03. A criação do pólo industrial e da Zona Franca comercial fizeram de Manaus a metrópole da Amazônia.

04. Devido às grandes extensões de terras devolutas, os conflitos pela posse de terras têm diminuído na região.

Gab: CCEEE

Questão 157 - (UEM PR)

O Brasil está dividido em três grandes complexos econômicos regionais: Centro-Sul, Amazônia e Nordeste. Sobre esses complexos, assinale o que for correto.

01. O Centro-Sul possui a maior concentração de indústrias do País e uma agropecuária moderna, atividades que têm como suporte uma densa rede de serviços, comunicações e transportes.

02. Os limites do complexo nordestino são estabelecidos, no interior, pelo domínio do pantanal matogrossense, que abrange também o Norte de Minas Gerais. O clima quente e seco do Nordeste tem impossibilitado o seu crescimento econômico, principalmente no setor agrícola.

04. A Amazônia vem passando por uma ocupação desordenada, e a floresta amazônica sofre impactos ambientais provocados, principalmente, pela expansão das fronteiras agropecuárias, pela extração madeireira e pela mineração.

08. As maiores metrópoles do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) e áreas adjacentes vêm apresentando elevados índices de crescimento econômico, principalmente nos setores do turismo e da agricultura irrigada.

16. A Amazônia, graças à sua grande superfície (entre os complexos regionais, é a maior do País em extensão geográfica) e à sua baixa ocupação demográfica, nãoapresenta conflitos fundiários.

Gab: 13

Questão 158 - (UNICAMP SP)

No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:

a) investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.

b) investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.

c) investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário da região.

d) investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.

Gab: B

Questão 159 - (ACAFE SC)

Observe atentamente o mapa do Brasil.

clip_image040

Fonte: IBGE: Atlas geográfico escolar. 2.ed. RJ, 2004. (adaptado)

A dinâmica regional brasileira impulsionada pelo Sudeste fez com que surgisse uma proposta de divisão do país em três complexos regionais, conforme explicita o mapa.

Sobre ela é correto afirmar, exceto:

a) O Nordeste, indicado pelo nº 2, abrange sub-regiões diferenciadas, como é o caso do Sertão Nordestino e da Zona da Mata, caracterizadas pela semi-aridez e pelas chuvas, respectivamente.

b) O Centro-Sul, região de nº 3, considerado como o coração do Brasil, concentra a maior parte da população nacional, da produção industrial e da agropecuária.

c) A delimitação dos complexos regionais foi feita seguindo a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que combinou as características econômicas, naturais e demográficas e respeitou os limites político-administrativos.

d) O Complexo da Amazônia, nº 1, com grande biodiversidade, corresponde a fronteira de expansão da economia brasileira e por isso de grande interesse do capital nacional e internacional.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis