quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Questões ENEM Industria 10

Questão 178)

A figura abaixo mostra a cidade de Cubatão (sede de um complexo industrial siderúrgico, químico e petroquímico), e seu entorno imediato. Segundo o geógrafo Orlando Valverde, esse complexo está muito bem localizado em termos macrorregionais, porém, sérios impactos ambientais ocorreram na cidade e suas vizinhanças em função de seu sítio ao pé da Serra do Mar.

“A serra do Mar e a planície litorânea na região de Santos”

clip_image002

Distâncias:

Cubatão - Santos: 13 km

Cubatão - São Paulo: 59 km (Via Anchieta)

Com base na figura:

a) aponte e explique as razões da boa localização do complexo industrial de Cubatão, na escala macrorregional.

b) explique a relação estabelecida entre esse sítio urbano e os problemas ambientais, na escala local.

Gab:

a) Por abrigar, entre outras, uma grande indústria siderúrgica (a COSIPA) e a refinaria de Presidente Bernardes, o complexo de Cubatão apresenta forte necessidade de matérias-primas minerais e combustíveis fósseis; sua localização, portanto, deve ser avaliada pela proximidade dessas matéria-primas e a facilidade de transporte das mesmas. A COSIPA é abastecida de minério de ferro proveniente de Minas Gerais através de transporte ferroviário, e de carvão, pelo porto de Santos, um dos mais importantes do país. Já os pólos petroquímicos situam-se geralmente junto a portos, pois é através do transporte oceânico que chegam os insumos importados. Daí já se pode dizer que o complexo industrial de Cubatão está muito bem localizado: dispõe de um bom porto, não está distante de sua principal fonte mineral e fica bem próximo de São Paulo, o maior centro industrial da América Latina e o maior mercado do Brasil. Sobre esse último aspecto, contribuem ainda as facilidades de comunicação criadas pelo sistema rodo-ferroviário.

b) A presença de um importante obstáculo natural impede uma boa circulação do ar, o que, associado à elevada concentração de indústrias, transformou Cubatão num exemplo tristemente famoso de colapso ambiental e urbano. O sítio ao pé da serra do Mar, exposto a inversões térmicas no inverno, devido à chegada da massa polar atlântica, veio agravar a poluição e provocar chuvas ácidas, que extinguiram parte da mata perenifólia da serra do Mar e causaram doenças respiratórias nos habitantes da região. Com a inversão térmica, os poluentes atmosféricos não encontram facilidade de dispersão, concentrando-se, assim, nas proximidades do solo.

Questão 179)

O turismo é uma atividade econômica que cresce muito na região Nordeste. No litoral, a beleza das praias atrai turistas de outras regiões do Brasil e do exterior. Neste sentido, a capital da região Nordeste que não está situada no litoral é:

a) Recife

b) Teresina

c) São Luís

d) João Pessoa

e) Aracaju

Gab: B

Questão 180)

No Estado de Minas Gerais, a indústria concentra–se na Grande Belo Horizonte, destacando-se os distritos industriais de:

a) do Triângulo Mineiro

b) de Camaçari e Aratu

c) Betim e Contagem

d) de Uberlândia e Uberaba

e) de Resende e Uberlândia

Gab: C

Questão 181)

A história em quadrinhos ilustra a relação entre oferta e procura como propulsora da dinâmica de mercado. Essa relação, no entanto, representa um problema central para a economia, indicado na seguinte alternativa:

clip_image004

(BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.)

a) caráter contraditório do salário, que tanto é um custo para o empregador como é a base do consumo no mercado

b) desequilíbrio provocado pela ação do Estado na economia, que tanto promove a acumulação como evita as crises econômicas

c) desestímulo à poupança, que tanto aumenta o consumo nas nações desenvolvidas como amplia o mercado de produtos primários

d) efeito negativo da redução dos lucros da economia globalizada, que tanto incentiva investimentos como produz o equilíbrio entre oferta e procura

Gab: A

Questão 182)

As transformações verificadas na economia brasileira, a partir do início da década de 1990, causaram profundos impactos sobre as relações de trabalho.

clip_image006

A mudança do percentual de trabalhadores sindicalizados no Brasil, conforme apontada na tabela, pode ser explicada principalmente pela:

a) automatização dos processos produtivos industriais, diminuindo o número de trabalhadores nos sindicatos

b) difusão da estratégia empresarial de terceirização da produção e dos serviços, dificultando a organização sindical

c) reformulação da legislação sindical em moldes neoliberais, limitando o surgimento de novas associações de trabalhadores

d) internacionalização das empresas brasileiras em direção a países com mão-de-obra barata, enfraquecendo o poder de negociação dos sindicatos

Gab: B

Questão 183)

Analise esta tabela, em que se relacionam as nove unidades administrativas mais ricas do País e suas respectivas participações no PIB nacional, em 1999 e em 2002:

clip_image008

FONTE: Folha de S. Paulo, São Paulo, 4 maio 2005.

Caderno Dinheiro. (Adaptada)

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que, no período considerado:

a) os dois municípios de maior população foram os que alcançaram crescimento mais significativo da participação percentual no PIB nacional.

b) a importância que as atividades industriais ocupam na composição do PIB dessas unidades administrativas é um dos fatores que explicam a concentração espacial da riqueza no Brasil.

c) a presença, nesse ranking, de municípios que não sediam administrações estaduais pode ser explicada pelo extravasamento da atividade industrial de grandes centros para municípios situados em suas proximidades.

d) o Distrito Federal ocupa posição de destaque por ser a Capital Federal e, conseqüentemente, pela importância de seu setor terciário na geração de renda.

Gab: A

Questão 184)

O desempenho atual da indústria brasileira sofre interferência negativa de fatores de ordem interna ou externa.

Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que, no Brasil, a indústria é afetada:

a) internamente, pelo custo das tarifas públicas e pela carga tributária, que penalizam o setor produtivo brasileiro.

b) externamente, pelas oscilações no valor da moeda do País, que interferem na competitividade do produto nacional.

c) externamente, pelos acordos bilaterais que, assinados pelo País, restringem o número de parceiros e itens comercializados.

d) internamente, pelo baixo poder aquisitivo de grande parte do mercado consumidor, conseqüência da má distribuição de renda no País.

Gab: C

Questão 185)

A história da ocupação do território brasileiro caracterizou-se pela existência de um conjunto de atividades produtivas primário-exportadoras distribuídas em regiões distintas. Com o avanço da industrialização, após 1930, ocorreu gradativa integração do território nacional. Com relação a essas considerações,

a) explique um fator econômico-político que dificultava a integração do mercado nacional na Primeira República;

b) apresente e analise uma das medidas políticas implementadas pelo governo de Juscelino Kubitschek com o intuito de promover a integração territorial.

Gab:

a) Um fator econômico-político entre os indicados abaixo, além de outros:

– a política econômica baseada na produção de bens primários, voltada para a exportação, dava pouca ênfase à atividade industrial e à formação de um mercado consumidor interno, que era obrigado a importar produtos e bens manufaturados;

– a malha viária era insuficiente para a integração efetiva das diversas regiões, dificultando o transporte de bens e produtos e a consolidação de um mercado unificado;

– as barreiras tarifárias interestaduais eram empecilhos à circulação de mercadorias e à integração do mercado nacional;

– o domínio político-econômico das oligarquias fundiárias dificultava o desenvolvimento de outras atividades produtivas que possibilitasse a integração regional. (2,0 pontos)

b) Uma das medidas políticas indicadas abaixo, além de outras:

– a construção de Brasília, capital federal, consumiu grandes investimentos públicos, proporcionou o crescimento do processo migratório e retirou do isolamento regiões, outrora distantes do centro do poder político;

– a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi uma das medidas adotadas pelo governo com a finalidade de promover o desenvolvimento e a integração regional;

– a construção de rodovias federais, iniciada ainda na fase de construção de Brasília, ligou a nova capital a várias regiões do país e estreitou as relações entre o centro dinâmico do país, São Paulo, às mais diversas áreas do território nacional;

– o Plano de Metas, baseado nos estudos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), visava ao desenvolvimento dos setores: de energia, de transporte, de alimentação, da indústria de base e da educação;

– a implantação da indústria automobilística promoveu a expansão da malha viária que possibilitou maior integração territorial. Amparado na Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc), o governo, direcionou os investimentos estatais do setor de bens de capital para o de bens de consumo duráveis, particularmente para esse tipo de indústria.

Questão 186)

As proposições abaixo tratam da industrialização brasileira. Analise-as e escreva F ou V, conforme sejam falsas ou verdadeiras.

( ) Até a década de 1970, a atividade industrial esteve concentrada no Sudeste, devido, especialmente, aos fatores de complementaridade industrial e à concentração de investimentos públicos no setor de infra-estrutura.

( ) O Brasil vem passando por um processo de desconcentração industrial que tem refletido no crescimento de investimentos nos eixos Rio de Janeiro e São Paulo. Essa migração de investimentos produtivos ocorre em função das condições que outros lugares estão oferecendo para a reprodução do capital.

( ) A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial, com destaque na sua indústria de ponta, estimulada pelos tecnopolos criados a partir de uma integração entre a comunidade acadêmica e o empresariado.

( ) O processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um grande surto industrial na região Norte, equilibrando a sua produção industrial.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

a) V V V F

b) F F F V

c) V V F F

d) F F V V

e) F V F V

Gab: A

Questão 187)

Considerando os dados da tabela abaixo, que analisam a dinâmica da indústria de veículos e as variações de empregos nesse ramo de atividade industrial no Brasil, podemos concluir que:

clip_image010

I. De 1970 a 1980, a produção de veículos quase triplicou. Esse salto deve-se ao início das exportações de automóveis em grande escala. O número de empregos cresceu quase proporcionalmente ao crescimento da produção.

II. De 1980 a 1990, registrou-se uma diminuição da produção e do número de empregos, contudo observa-se aumento da parcela da produção destinada ao mercado externo.

III. De 1990 a 1997, a produção de veículos dá outro salto, impulsionado pelas vendas internas e externas. Contudo, o emprego ainda conhece retração. Nessa fase observa-se aumento de produtividade com a automação industrial, a terceirização de processos produtivos e o aumento da importação de componentes.

Está(ão correta(s):

a) Apenas a proposição II

b) Apenas a proposição I

c) Todas as proposições

d) Apenas a proposição III

e) Apenas as proposições I e II

Gab: C

Questão 188)

Sobre a distribuição regional da atividade industrial no Brasil, assinale o que for incorreto:

a) Registra forte concentração na região Sudeste, particularmente, no estado de São Paulo.

b) Na região Norte, a mais expressiva concentração industrial corresponde à zona franca de Manaus.

c) A agroindústria se destaca nos três estados da região Sul e representa uma das principais atividades econômicas dessa região.

d) A indústria automobilística, até o início da década de 1990, estava concentrada, basicamente, na região Sudeste. A partir de então, observou-se uma ampliação no número de fábricas, dispersão espacial e diversificação de marcas nesse setor.

e) A região Nordeste é a menos industrializada do país. Os esforços governamentais para dinamizar a economia da região têm fracassado continuamente.

Gab: E

Questão 189)

Refletindo sobre a dinâmica que marcou as etapas da industrialização brasileira, leia as afirmativas abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:

( ) Ainda sob o governo de Getúlio Vargas, o estado brasileiro assumiu um importante papel na industrialização brasileira, ao criar as companhias estatais de infra-estrutura e as indústrias pesadas necessárias ao nosso desenvolvimento.

( ) Juscelino Kubistcheck redirecionou o modelo industrial brasileiro durante seu governo ao abrir o país para a entrada das indústrias leves multinacionais, como por exemplo no setor automobilístico.

( ) Durante o regime militar, o projeto de desenvolvimento econômico brasileiro voltou a apoiar-se majoritariamente na iniciativa privada e nacional. A prioridade dos militares era evitar o endividamento externo e direcionar investimentos à educação e à saúde.

( ) A partir dos anos 90, o Brasil passou a seguir fielmente os fundamentos do neoliberalismo, e assim promoveu a diminuição da participação do Estado nas atividades econômicas e industriais brasileiras, através de um amplo programa de privatizações no setor infra-estrutural e de indústrias de base.

( ) Atualmente, as multinacionais controlam a maioria do mercado no setor das indústrias leves; já no setor dos bens de produção ainda é vetada qualquer participação da iniciativa privada.

A seqüência correta é:

a) F - F - V - F - V

b) F - F - V - V - V

c) V - V - F - F - V

d) F - V - V - V - F

e) V - V - F - V - F

Gab: E

Questão 190)

I. Mau uso do dinheiro público, acompanhado de corrupção e superfaturamento de obras públicas.

II. Política econômica que sempre exigiu grandes somas de dinheiro para minimizar as dívidas internas e externas, aliada à falta de fixação de prioridades nacionais.

III. Histórica crise monetária e financeira internacional dos anos 70, que se prolongou pela década de 80.

A conjugação dos fatores acima constituiu obstáculo para que o Brasil:

a) transformasse a agropecuária de caráter intensivo em agropecuária extensiva.

b) ampliasse as atividades industriais do setor terciário, em detrimento das atividades econômicas do setor primário.

c) fizesse sua plena inserção na Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica e se tornasse mais competitivo.

d) interrompesse a redistribuição da propriedade agrária, garantida pelo Estatuto da Terra.

e) implantasse o Plano Real, com o objetivo de combater a inflação e o aumento do consumo da população.

Gab: C

Questão 191)

O crescimento médio de 8,3% da indústria brasileira, desde o Plano Cruzado, reflete-se na expansão em quatro categorias industriais, demonstradas a seguir:

. bens de consumo duráveis - 21,8 %

. bens de capital - 19,7 %

. bens intermediários - 7,4 %

. bens de consumo semi e não duráveis - 4,0 %

IBGE-Folha de SãoPaulo, 11/02/2005

Portanto, uma correta exemplificação aleatória de produtos dos setores especificados na tabela seria, respectivamente,

a) acrílicos – papel moeda – pneus – compact disc

b) televisores – motores – alimentos – móveis

c) vestuários – autopeças – utensílios domésticos – fibras sintéticas

d) automóveis – eletrodomésticos – bicicletas – remédios

e) computadores – lubrificantes – cabos de aço – calçados

Gab: E

Questão 192)

O mapa do Estado do Rio de janeiro abaixo está dividido em regiões econômicas. Assinale a opção que relaciona corretamente a tendência econômica à sua região correspondente.

clip_image012

Regionalização econômica do Estado do Rio de Janeiro proposta pela EMATER

a) Região 3 - desenvolvimento da indústria têxtil

b) Região 2 - expansão do setor agropecuário

c) Região 6 – nascimento da indústria petroquímica

d) Região 5 – incremento da indústria metal-mecânica

e) Região 7 – fortalecimento da agroindústria canavieira

Gab: D

Questão 193)

A organização espacial do tipo centro-periferia no Brasil decorreu:

a) da conquista da Amazônia.

b) da industrialização.

c) da subordinação do campo à cidade.

d) da expansão cafeeira.

e) das relações de trocas que favoreciam o centro.

Gab: B

Questão 194)

A partir da década de 1990, com a desconcentração industrial no Brasil, surgiram novas áreas industriais.

Nesse processo, destaca-se como novo pólo o

a) petroquímico, no Recôncavo baiano.

b) automotivo, no ABC paulista.

c) eletroeletrônico, em Manaus.

d) siderúrgico, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

e) agroindustrial, no sudoeste do estado de Goiás.

Gab: E

Questão 195)

Assinale a alternativa correta sobre a indústria brasileira, recorrendo à tabela quando necessário.

Participação (%) regional do valor da transformação industrial de 1970 a 2000

clip_image014

MOREIRA e SENE. Geografia geral e do Brasil. São

Paulo: Scipione, 2004. p. 373.

a) A região Sudeste perdeu importância absoluta, mas ganhou importância relativa de 1970 a 2000, concentrando 66% do valor da transformação.

b) Observa-se que as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste vêm aumentando a sua participação de 1970 a 2000.

c) A construção da rodovia Transamazônica foi o principal elemento que impulsionou o desenvolvimento industrial da região Norte.

d) A indústria do turismo ecológico é importante elemento no desenvolvimento industrial do Nordeste.

e) A transferência de indústrias paulistas para o Recôncavo Baiano foi responsável, na década de 1980, pelo aumento da participação dessa região na produção industrial brasileira.

Gab: B

Questão 196)

Sobre as características da região Sudeste do Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Um dos fatores que, historicamente, dificultou o seu desenvolvimento industrial foi a inexistência, na região, de áreas de extração de ferro e de manganês, indispensáveis a essa atividade.

b) Em virtude da ausência de grandes portos, a produção da região é exportada pelos portos de Paranaguá, no Paraná, e de Tubarão, em Santa Catarina.

c) O Estado de São Paulo, que detinha a liderança da produção industrial brasileira até 1970, foi superado, nos últimos anos, pelo estado do Rio Grande do Sul.

d) Devido ao clima subtropical, a região é a maior produtora de trigo do país.

e) Destaca-se na geração de energia pois a maior parte de seus rios é de planalto e, por isso, possui um grande potencial hidráulico.

Gab: E

Questão 197)

Sobre as atividades industriais no Brasil, pode-se dizer que:

00. de 1940 em diante, começam a se estruturar, em linhas gerais, as bases de um sudeste industrial, em que Rio de Janeiro e São Paulo passaram a exercer um papel econômico relevante.

01. a expansão do mercado interno e a dificuldade de comercializar com o exterior, em face da Segunda Guerra Mundial, possibilitaram a instalação de numerosas indústrias, inclusive as de base.

02. a posição de portos como Recife, Salvador, Vitória e Rio de Janeiro não conseguiu atrair indústrias ligadas diretamente à importação.

03. para as indústrias de base, as jazidas de ferro e manganês no Quadrilátero Ferrífero possibilitaram a instalação de siderúrgicas no Sudeste do País.

04. o fato industrial caracterizou-se pela concentração espacial, ou seja, em algumas áreas do território que apresentavam uma conjugação de fatores favoráveis.

Gab: VVFVV

Questão 198)

Com base no mapa abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

clip_image016

Fonte: ATLAS DE SANTA CATARINA. Florianópolis. IGSC, Departamento Estadual de Geografia /IBGE, 1958

01. A área hachuriada corresponde à região mais industrializada de Santa Catarina, tendo como destaque os municípios de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul.

02. A região hachuriada apresenta uma estrutura urbana extremamente deficitária.

04. O pólo metal-mecânico concentra-se no Nordeste de Santa Catarina e tem Blumenau e Brusque como as principais cidades especializadas no setor.

08. O sistema de acumulação de capital implantado pelos colonizadores alemães foi uma das alavancas do desenvolvimento industrial da região.

16. Apesar de distantes das fontes de determinadas matérias-primas e dos grandes centros consumidores, algumas indústrias existentes na área hachuriada inseriram-se dinamicamente no mercado nacional e internacional.

32. Na área hachuriada, o segmento produtor de maior destaque econômico é o ervateiro.

Gab: 25

Questão 199)

A análise da agricultura e da indústria brasileira, permite identificar processos comuns a essas atividades.

Todas as alternativas que seguem apresentam fatores que vêm interferindo nas últimas décadas, tanto na agricultura quanto na indústria brasileira, exceto:

a) Aumento da produtividade pela incorporação de tecnologias importadas, responsáveis pela geração de lucros e de postos de trabalho fora das fronteiras nacionais;

b) Dispensa de percentuais variáveis da mão-de-obra anteriormente ocupada nessas atividades, provocada pela redução do trabalho empregado por quantidade produzida;

c) Redistribuição dessas atividades pelo território brasileiro, em um processo de expansão que reduziu a diferença existente entre o espaço nacional e o espaço economicamente ocupado;

d) Participação crescente dessas atividades na geração da renda nacional, embora, no que diz respeito à composição da pauta de exportação, elas sejam menos importantes que outros setores da economia;

e) A mecanização agrícola está relacionada ao crescente processo industrial brasileiro.

Gab: D

Questão 200)

Vários obstáculos se colocam para que o Brasil conquiste a sua plena inserção na Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica. Entre eles, destacam-se:

I. A pequena canalização de recursos financeiros para a educação e as pesquisas científicas, em virtude da exigência de pagamento de dívidas interna e externa.

II. O mau uso do dinheiro público, aliado à corrupção administrativa e ao superfaturamento de obras, que tem se intensificado, desde a década de 1950 do século passado.

III. A reconcentração do poder econômico e financeiro, aumentando o nível de concorrência entre empresas e conduzindo à dissolvição dos monopólios e oligopólios existentes no país.

É correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III.

d) I e III, apenas.

e) I, apenas.

Gab: A

Questão 201)

No Brasil, tem crescido, desde o final da década de 1990, a participação dos produtos industrializados nas exportações. Sobre o setor industrial brasileiro são feitas as afirmações a seguir.

I. Com o rápido processo de descentralização industrial, o Sudeste abriga menos de 50% dos estabelecimentos industriais do País.

II. Tem-se observado o crescimento da produtividade em vários setores industriais.

III. As unidades de produção têm se espalhado pelo espaço nacional, sendo acompanhadas pelos setores de gestão que têm abandonado as grandes metrópoles.

IV. A criação do Mercosul atraiu investimentos industriais para as regiões Sul e Centro-Oeste.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

Gab: E

Questão 202)

A reestruturação produtiva no Brasil, e mais especificamente no estado de São Paulo, ocorre juntamente com uma nova lógica de localização industrial. Analise as afirmações seguintes.

I. Nessa dinâmica, ocorre a extensão da região industrial de São Paulo para um raio aproximado de 150 quilômetros e, com essa ampliação da área metropolitana, São Paulo passa a ser designada de cidade-região.

II. Com a forte migração da indústria para o interior paulista, ocorre a desindustrialização da cidade de São Paulo.

III. Aumenta ainda mais o status da metrópole de São Paulo, pois esta passa a comandar os fluxos materiais e imateriais por intermédio de redes informacionais.

IV. Com a migração da indústria, a metrópole de São Paulo passa a concorrer com as novas regiões paulistas mais dinâmicas e perde, conseqüentemente, seu status.

V. Juntamente com a indústria, migra, também, a gerência das grandes empresas, seguindo o mesmo fluxo da nova dinâmica locacional.

Estão corretas as afirmações

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e V.

e) IV e V

Gab: B

Questão 203)

No Brasil, o papel do Estado foi sempre decisivo no apoio ao modelo de desenvolvimento econômico vigente em cada fase da história do país. A prova mais material do apoio estatal à economia é representada pelas políticas territoriais implementadas.

Aponte as políticas e as infra-estruturas territoriais identificáveis nos períodos:

a) agrário exportador;

b) urbano-industrial.

Gab:

a) Agrário-exportador: política cambial e fiscal de apoio à produção e exportação de café e desenvolvimento da infra-estrutura de escoamento (porto-ferroviária).

b) Urbano-industrial: investimento em infra-estrutura (transporte, energia e telecomunicações) no setor de bens de produção (siderurgia e petroquímica) e em políticas fiscais e cambiais atrativas ao capital internacional.

Questão 204)

No Brasil, temos um grande marco histórico no processo de industrialização no que tange a internacionalização do capital. Como impulsionador dessa nova fase da industria brasileira, tivemos o Plano de Metas, consubstanciado no governo de Juscelino Kubitschek. O Estado e o capital privado (nacional e estrangeiro) foram as forças que, unidas, conseguiram acelerar esse processo de industrialização sob novos moldes.

a) Qual a década que marca esse aprofundamento da divisão social do trabalho no Brasil e qual era o slogan utilizado por aquele governo com o intuito de estimular o aumento da produção industrial?

b) Aponte quais foram as estratégias e ações para colocar em prática esse slogan:

• por parte do Estado;

• por parte do capital estrangeiro.

Gab:

a) Década de 1950 e o slogan: "50 anos em 5".

b) Por parte do Estado: a intensificação dos investimentos em infra-estrutura (transporte e energia) e na indústria de bens de produção, e políticas de incentivo fiscal e cambial. Por parte do capital estrangeiro: investimento direto no setor produtivo de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens de consumo duráveis (com destaque para a indústria automobilística).

Questão 205)

Leia o quadro abaixo, que apresenta a nova dinâmica do setor industrial no estado de São Paulo.

Percentual da produção do estado de São Paulo

clip_image018

(Fonte: LENCIONI, Sandra. Novos Rumos e Tendências da urbanização e a

industrialização no estado de São Paulo. In: LIMONAD, Ester; HAESBAERT,

Rogério; MOREIRA, Ruy. (Org.) Brasil Século XXI: Por uma nova regionalização?

Rio de Janeiro: Max Limonad, 2004. Adaptado.)

De acordo com o quadro e com as informações necessárias a sua leitura, faça o que se pede:

a) Aponte duas desvantagens para a instalação de novas indústrias na Região Metropolitana de São Paulo.

b) Explique duas razões do deslocamento das indústrias para o interior de São Paulo a partir da década de 70.

Gab:

a) Alto custo de produção; organização sindical; alto nível de poluição (legislação ambiental rigorosa); violência e outros.

b) Facilidade no escoamento das mercadorias através das vias de circulação; baixo custo de produção (mão-de-obra barata e desorganizada sindicalmente), incentivos fiscais e outros.

Questão 206)

O desenvolvimento e a distribuição das indústrias no território brasileiro se apresentam desiguais. Em algumas regiões a industrialização atingiu níveis tecnológicos invejáveis e, em outras, a precariedade é fator constante. Neste contexto, é correto afirmar:

a) A força das deseconomias de aglomerações, nas regiões industriais tradicionais, diminui os custos de terrenos, dos imóveis e dos impostos.

b) As decisões locacionais mais significativas conduzem à implantação de novas unidades produtivas na Amazônia, o que reforça a homogeneidade macrorregional da industrialização.

c) Nas regiões Sul e Nordeste formaram-se áreas industriais periféricas, distintas das zonas centrais, já na Amazônia e no Centro-Oeste as indústrias estabeleceram-se como enclaves isolados.

d) A maior parte dos investimentos industriais nas novas localizações do Nordeste é controlada por empresas nacionais sediadas na região Sul do país.

e) O Estado de São Paulo, o núcleo industrial com maior dinamicidade do Centro-Sul, está em declínio industrial, já que os investimentos em indústrias de alta tecnologia estão sendo direcionados para o Norte e Nordeste brasileiro.

Gab: C

Questão 207)

Nos últimos anos, tem-se constatado, no Brasil, um processo de desconcentração industrial por regiões, uma vez que, em 1970, 70% das 5 mil maiores empresas do País estavam concentradas na região Sudeste. Já no ano 2000, esse percentual diminuiu para 55%, tendo em vista o deslocamento das indústrias para outras regiões brasileiras, especialmente Nordeste e Sul.

Identifique e explique dois fatores que proporcionam a ocorrência desse processo.

Gab:

a) Políticas de incentivos fiscais implementadas tanto pelo Estado como pelos municípios, que passaram a atrair empreendimentos empresariais;

b) Disponibilidade de mão-de-obra barata nas áreas periféricas – constitui-se em um dos elementos incentivadores do deslocamento industrial, por possibilitar maiores lucros para as empresas;

c) Vantagens locacionais – a presença de uma boa infra-estrutura de transportes e comunicações, facilitando o fluxo tanto de mercadorias como de pessoas, se constitui num fator para o deslocamento das empresas;

d) O aumento do custo de produção no sudeste, tendo em vista os altos preços do solo, de mão-de-obra, dos aluguéis, têm sido um fator significativo no deslocamento de indústria para outras regiões em que o custo de produção torna-se mais barato, possibilitando à empresa maiores lucros;

e) Decisão empresarial visando aumento de escala e melhor forma de escoamento de produção;

f) As Políticas públicas têm viabilizado e possibilitado a criação de infra-estrutura, possibilitando o deslocamento de indústrias do sudeste para outras regiões, com a implantação dos distritos industriais nas cidades de grande e médio porte;

g) Modernização da agricultura tem atraído empresas especializadas na produção de implementos agrícolas;

h) Incentivo dos governos municipais na fixação de certos empreendimentos com doações de terrenos para construção da estrutura física da empresa;

i) Controle a distância em função do desenvolvimento de tecnologias;

j) Fragilidade na organização sindical, facilitando as relações trabalhistas das empresas;

k) Inoperância e pouco cumprimento da legislação ambiental vigente;

l) Proximidade das fontes de matérias-primas;

m) Proximidade de mercado consumidor.

Questão 208)

Em relação à recente desconcentração espacial da industria brasileira e suas diferenciações tecnológicas, podemos afirmar:

I. Essa desconcentração industrial também foi intra-regional, pois muitas indústrias, concentradas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, deslocaram-se para outros centros regionais como Campinas (SP) e Resende (RJ).

II. Os estados da Região Sul só passaram a receber um maior volume de indústrias neste início de século, devido à criação do Mercosul, que atraiu muitas empresas interessadas no seu amplo mercado.

III. No nordeste brasileiro a forte intervenção estatal, os baixos salários e os incentivos fiscais foram fundamentais para a vinda de novas indústrias, principalmente para as regiões metropolitanas de Salvador (BA), Recife (PE) e São Luiz (MA), contribuindo para o acelerado crescimento urbano dessas metrópoles.

IV. No Centro-Oeste, a recente industrialização é verificada em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), onde a presença da agroindústria é muito forte, com as indústrias químicas, alimentícias e de laticínios.

V. Na Região Norte, também sob forte intervenção estatal, vem se desenvolvendo uma industrialização ligada aos setores eletroeletrônicos na Zona Franca de Manaus (AM), e à industria extrativa mineral (minerometalúrgica) e florestal (madeireira) no Estado do Pará.

São corretas somente as afirmativas:

a) I, II e III.

b) I e V.

c) II, III e IV.

d) IV e V.

e) I, II, III, e V.

Gab: B

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis