quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões Vestibulares África 1

Questão 25)

No mapa abaixo estão indicados por números três países do Continente Africano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localização e características desses países.

clip_image020

a) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por franceses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente o NAFTA.

b) Angola (3) e Moçambique (1) foram colonizados por ingleses, enquanto a África do Sul (2) integra atualmente o G7.

c) Angola (1) e Moçambique (2) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (3) integra atualmente os BRICS.

d) Angola (2) e Moçambique (3) foram colonizados por portugueses, enquanto a África do Sul (1) integra atualmente os BRICS.

Gab: C

Questão 26)

Observe o mapa a seguir:

clip_image022

Fonte: www.eatig2008.wordpress.com. (Adaptado)

A faixa destacada, apontada pela seta, corresponde CORRETAMENTE

a) ao território conhecido como Sahel, que possui baixos índices pluviométricos anuais, com incidência de secas e causas estruturais de crise alimentar, desnutrição de centenas de milhares de crianças, além de diversos conflitos religiosos e étnicos.

b) ao polo mais desenvolvido da economia da África. Está caracterizado atualmente como uma “zona em crise” e passou a ser chamado de Frost Belt pelo fato de uma parte de sua agroindústria não ter acompanhado o desenvolvimento tecnológico.

c) ao deserto do Kalahari, caracterizado pelo baixo grau de ocupação humana e pelos aspectos culturais bastante heterogêneos, com dialetos e costumes oriundos das diversas nações africanas e intensos conflitos armados entre grupos inter-raciais e religiosos.

d) à região do Saara Ocidental que possui médias pluviométricas bastante baixas e está localizada nas latitudes próximas ao Equador. Essa área se caracteriza pela implantação de sistemas de irrigação facilitados pelo afloramento de nascentes subterrâneas.

e) ao território dos bantustões, onde a fome atinge níveis alarmantes, ocasionada por secas periódicas. Essa região se notabiliza também por várias situações de instabilidade política e problemas causados pela migração de milhares de refugiados, vindos da África Oriental.

Gab: A

Questão 27)

Sobre a África, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Países europeus mantiveram colônias na África até meados do século passado. A descolonização teve como marco histórico recente a independência de Gana, em 1957, sendo completada em 1990, originando os atuais países ou estados nacionais africanos.

02. O continente africano é o segundo maior do mundo em extensão geográfica, com seus 10.832.224 km², sendo superado pela América do Sul, que tem 12.984.126 km². Na divisão interna do continente africano, um terço do território é ocupado por florestas equatoriais, um terço por desertos e um terço por áreas utilizadas pela agricultura moderna.

04. Muitos dos países ou estados nacionais africanos têm seu território delimitado por fronteiras políticas artificiais, onde foram instalados, pelos colonizadores, grupos étnicos rivais. Ausência de fronteiras naturais e convivência forçada de povos de etnias e culturas diferentes têm sido causas de conflitos internos.

08. A regionalização com base em critério étnico ou cultural divide o continente em África Branca, ou Setentrional, formada predominantemente por povos árabes que professam o islamismo; e África Negra,ou Subsaariana, com população predominantemente negra e com multiplicidade religiosa.

16. A África, depois de cinco séculos de exploração colonial e nos seus 40 anos de descolonização, temconseguido conviver com regimes democráticos na maioria dos Estados Nacionais, graças, principalmente, aos recursos econômicos gerados pelo petróleo e aplicados em projetos culturais.

Gab: 13

Questão 28)

Sobre o continente africano, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A grande diversidade étnica e cultural da África não impede a divisão do continente em dois grandes conjuntos separados pelo monte Everest: a África Meridional e a África Subsaariana.

02. Desde o século XVI, pelo menos, a África passou a integrar o sistema capitalista europeu com as feitorias comerciais portuguesas na costa do oceano Atlântico.

04. O rio Nilo foi considerado de importância fundamental para a formação do Egito antigo, devido às cheias de suas margens, cuja matéria orgânica era utilizada na agricultura.

08. As inovações tecnológicas desenvolvidas a partir dos anos 1970, que utilizam baixa quantidade de capital e mão de obra, fazem com que a extração de minérios e as exportações de petróleo em alguns países africanos percam importância.

16. A África é o único continente cortado pela linha do Equador e pelos trópicos de Câncer (23º27’N) e de Greenwich (0º).

32. A forma como foi explorado o continente, principalmente pelos países europeus, mais precisamente, desde o século XIX, após o Congresso de Berlim, é uma das explicações para os conflitos étnicos, culturais e religiosos.

Gab: 38

Questão 29)

clip_image024 clip_image026

Adaptado de HERGÉ. Tintim na África. Rio de Janeiro: Record, 1975.

Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem

Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.

Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:

a) integração étnica

b) ação civilizadora

c) cooperação militar

d) proteção ambiental

Gab: B

Questão 30)

clip_image028

Disponível em: <www.saltonsea.sdsu.edu>. Acesso em: 30 jul. 2012.

Das características da região destacada no cartograma acima, está correta a afirmação de que nela:

a) as doenças endêmicas estão sob controle público.

b) as savanas e florestas são predominantes.

c) as crises de fome são menos regulares.

d) os fluxos migratórios são intensos.

e) os rios de planalto são perenes.

Gab: D

Questão 31)

Dentre as transformações ocorridas no mundo a partir da década de 1990, destaca-se o aumento da mobilidade populacional, por meio de deslocamentos sob variados motivos – turismo, trabalho, fuga de situações de fome, de conflitos religiosos e étnicos, etc. No campo da saúde, essa situação teve grande impacto nos países mais pobres da África, pois, seus governos

a) passaram a ser pressionados pela ONU para que seus sistemas de saúde se tornassem compatíveis com os dos países desenvolvidos.

b) tiveram que passar a investir na saúde para atrair o turism internacional, cujas exigências nessa área incluem saneamento básico.

c) precisaram lidar com doenças novas e complexas, como a AIDS, mesmo sem conseguir erradicar doenças endêmicas, como a malária.

d) não conseguiriam atrair bons profissionais do exterior, porque precisavam investir a maior parte de seus recursos na saúde da população.

e) não conseguiram vencer a demanda por atestados de saúde dos imigrantes que chegaram em busca de trabalho.

Gab: C

Questão 32)

Observe abaixo a figura do continente africano com os países identificados pelos números de 1 a 5.

clip_image030

Fonte: <http://www.gangamacota.blogspot.com.br/ 2012/03/

africa-mapa-sem-escala-paracolorir. html>. Acesso em: 23 set. 2013.

No bloco superior abaixo, estão listados países do continente africano; no inferior, a paisagem desses países.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

(1) Namíbia

(2) Egito

(3) Congo

(4) Uganda

(5) Zâmbia

( ) A alta nebulosidade que se desenvolve sobre este país, em virtude da insolação intensa, propicia o desenvolvimento de uma floresta tropical bastante biodiversa.

( ) As águas frias do oceano, neste país, dificultam a formação de nuvens, criando condições para o surgimento de um deserto litorâneo.

( ) Este país, famoso pela paisagem desértica, tem 95% de seu território coberto por areias, em que a amplitude térmica é grande, oscilando entre 50 oC durante o dia e -5 oC à noite.

( ) O clima, neste país, é amenizado pela altitude e alterna estação chuvosa e seca. Tal característica justifica a cobertura de savanas sobre a maior parte do território, que abriga grande variedade de animais.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 3 – 2 – 5 – 1.

b) 4 – 5 – 3 – 1.

c) 3 – 1 – 2 – 5.

d) 5 – 1 – 2 – 3.

e) 2 – 1 – 5 – 4.

Gab: C

Questão 33)

“A África é o segundo maior e mais populoso continente do mundo. É também o continente com maior número de conflitos duradouros em todo o planeta. De um total de 54 países que compõem a África, 24 encontram-se atualmente em guerra civil ou em conflitos armados”.

Fonte: Organização das Nações Unidas.

Relatório de conflitos no continente africano, 2012, s/p.

É correto afirmar que:

a) A dominação colonial americana impôs ao continente africano um processo de artificialização de fronteiras que provocou a unificação num mesmo território de povos historicamente rivais, causa da maioria dos conflitos no continente.

b) Os países africanos em guerra ficam na chamada África do Sul. A região é caracterizada pela pobreza, instabilidade política, economia precária, epidemias, baixos indicativos sociais e constantes embates entre governos e rebeldes.

c) Os povos africanos, vítimas históricas da fragmentação territorial construída pelo colonialismo europeu, convivem ainda com rivalidades de toda ordem, como demonstram as várias guerras regionais, exemplificadas no conflito de Ruanda. Esses conflitos internos têm como principais causas a falência do Estado, a batalha pelo controle do governo e a luta por autonomia dos grupos étnicos.

d) Com a ajuda humanitária, todos os países em guerra na África estão conseguindo se reconstruir economicamente, alterando, de forma efetiva, as condições de vida da população.

e) Na atualidade, com a independência política formal, o continente africano vivencia um avanço econômico e, consequentemente, um cessar nos conflitos internos.

Gab: C

Questão 34)

Genocídio que deixou 800 mil mortos em Ruanda completa 20 anos

Ruanda inicia nesta segunda-feira (7 de abril) as cerimônias em memória do 20º aniversário do genocídio de 1994, que, em apenas cem dias, deixou 800 mil mortos.

Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/genocidio-que-deixou-800-mil-mortosem- ruanda-completa-20-anos-07042014> Acesso em: abril de 2014.

O texto acima expõe o que foi considerado o maior genocídio do planeta desde a II Guerra Mundial. Esse genocídio esteve relacionado a um conflito

a) territorial, gerado pela necessidade de ampliação das fronteiras e acesso à água.

b) religioso, provocado pela expansão conflituosa do Islamismo no continente africano.

c) étnico racial, motivado por questões econômicas e políticas.

d) ideológico, desencadeado por milícias armadas que tentavam derrubar um governo eleito por meio de eleições fraudulentas.

Gab: C

Questão 35)

clip_image032

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/. Acesso em: 9 dez. 2013.

A charge se refere ao processo de partilha da África, realizada na Conferência de Berlim (1884-1885). Esse processo foi responsável por diversos conflitos no continente, pois

a) atendeu aos interesses Imperialistas europeus e destinou a maior parte do Saara aos povos africanos.

b) não levou em consideração as diferenças étnicas e culturais e os interesses dos povos locais.

c) destinou aos EUA as terras mais ao sul do continente, ricas em ouro e diamantes.

d) não atendeu aos interesses da Turquia, berço do Império Otomano, deflagrando vários conflitos no norte do continente.

e) resumiu a partilha a quatro países: França, Inglaterra, Alemanha e Bélgica.

Gab: B

Questão 36)

A África começou a ser mais intensamente explorada pelas nações europeias nos fins do século XIX, por liderança do Rei Leopoldo II, da Bélgica, em busca dos produtos da floresta tropical. Ao sul, metais nobres e diamantes motivaram a forte presença da colonização inglesa, que se arrastou por quase todo o século XX.

O texto acima diz respeito

a) ao processo de descolonização do continente africano.

b) ao momento mais intenso da escravização.

c) ao processo da partilha do continente africano.

d) ao domínio luso-espanhol no continente africano.

e) à integração do continente africano ao processo de industrialização.

Gab: C

Questão 37)

O Sudão do Sul tornou um estado independente em julho de 2011. Desde então, as relações entre o Sudão e Sudão do Sul seguem marcadas por enfrentamentos armados e acusações mútuas. Sobre os fatores responsáveis pela tensão entre os dois países, leia as seguintes afirmações:

I. Após a independência, o governo do Sudão do Sul optou por utilizar exclusivamente portos marítimos situados em seu próprio território para o escoamento de sua produção petrolífera.

II. O governo do Sudão não reconheceu oficialmente a independência do Sudão do Sul, alegando fraude no plebiscito que a legitimou.

III. Ambos os países reivindicam a posse de territórios ricos em petróleo situados na zona fronteiriça.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II e III, apenas.

c) II, apenas.

d) III, apenas.

e) I,II e III.

Gab: D

Questão 38)

O continente africano apresenta grande diversidade social, cultural, étnica e política.

clip_image034

(ponce.sdsu.edu/sahel_081015.html Acesso em 05.04.2013. Original colorido)

A região destacada no mapa da África é denominada

a) Sahel, que tem sido palco de longos períodos de seca e, consequentemente, de fome crônica.

b) Sahel, região mais desenvolvida de todo o continente e possuidora de uma considerável industrialização.

c) Sahel, onde prevalece o clima mediterrâneo, com economia baseada no sistema agrícola Plantation.

d) África Branca, onde o clima é equatorial e a economia se baseia principalmente na exploração mineral.

e) África Branca, que possui povos de origem árabe e apresenta os melhores índices econômicos do continente.

Gab: A

Questão 39)

Examine a charge.

clip_image036

(http://1.bp.blogspot.com)

Com base nos conhecimentos geográficos sobre o continente africano em seu período mais recente, a interpretação mais adequada para a charge é:

a) em razão da abundância de recursos naturais, a África é um dos únicos continentes que não participa da economia globalizada.

b) de acordo com os cientistas que estudam as mudanças climáticas, o continente africano é relativamente preservado das secas.

c) apesar de todos os problemas, o continente africano está sendo visto como uma região com riquezas naturais pouco exploradas.

d) a combinação entre clima ameno e abundância de terras fez da África o continente de maior produção agrícola e mineral do mundo.

e) a existência de áreas naturais pouco alteradas faz do continente africano um exemplo de como produzir riquezas sem destruir o meio ambiente.

Gab: C

Questão 40)

Existem duas versões sobre os acontecimentos recentes no Mali, que sugerem que a explicação para a invasão do norte do país por grupos islâmicos é terrivelmente simples.

Fonte: As raízes da guerra no Mali. Carta Capital, janeiro de 2013, nº 731.

Dentre as versões, podemos afirmar como plausíveis para explicar a crise do Mali:

a) A recente descoberta de petróleo no país e a seca prolongada que abate a África austral nesse ano.

b) A disputa pelos denominados “diamantes de sangue” nesse trecho da África e os resquícios da guerra civil na vizinha Somália.

c) O conflito religioso entre os hinduístas do sul e os muçulmanos do norte.

d) O levante contra a intervenção britânica no final de 2012 e a disputa entre clãs de religiões distintas.

e) A queda do regime de Muammar Kadafi que permitiu o tráfico de armas regional e a constante rebelião tuaregue contra o governo Malinês.

Gab: E

Questão 41)

A região conhecida como África Subsaariana é tida por alguns pesquisadores como uma das ultimas fronteiras do capitalismo. Sobre esta região, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Esta região está sendo disputada pelos grandes grupos econômicos mundiais, pelo fato de possuir uma classe média dominante que anseia pelas comodidades proporcionadas pelo capital.

( ) Muitos desses países têm governos que são incapazes de cumprir com suas obrigações econômicas e sociais, fato que os fragiliza ainda mais frente ao capitalismo global.

( ) A África subsaariana é um espaço que ainda não está totalmente inserido na dinâmica da globalização, portanto muito susceptível às manobras neoliberais da economia global.

( ) Nesta região estão alguns países que ainda têm conflitos étnicos internos, além de profundos problemas sociais e econômicos que demandam ajuda humanitária de outros países.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) F, F, F, V.

b) V, F, F, F.

c) F, V, V, F.

d) V, V, V, V.

Gab: D

Questão 42)

O presidente François Hollande confirmou a entrada em combate, nesta sexta-feira [11.01.2013], das forças francesas no Mali para apoiar o Exército do país e lutar contra os grupos armados islamitas. Hollande disse que a decisão, “dentro do marco da legalidade internacional”, foi tomada nesta sextafeira após um acordo com o presidente malinense, Dioncounda Traoré.

(www.cartacapital.com.br)

É correto afirmar que as relações entre a França e o Mali são

a) recentes, pois se estabeleceram no início deste ano, quando a França assinou um acordo com o país africano.

b) recentes e visam defender os interesses econômicos franceses no Magreb e nos países da África subsaariana.

c) antigas e remontam às primeiras décadas do século XIV, quando agricultores franceses produziam algodão e café no norte da África.

d) antigas e remontam ao período neocolonial, sendo Mali parte dos antigos territórios franceses na África.

e) recentes e visam a cooperação econômica, política, social e militar entre os dois países.

Gab: D

Questão 43)

Com base nos conhecimentos acerca dos conflitos étnicos do continente africano, na contemporaneidade, pode-se afirmar que a alternativa que relaciona corretamente a causa do conflito ao país onde ele ocorre é a

01. Nigéria – disputas pelos escassos recursos naturais, aliadas às hostilidades entre os diversos clãs.

02. Costa do Marfim – disputas pelas riquezas minerais, com o envolvimento de vários países vizinhos no confronto.

03. República Democrática do Congo – desigualdade social e diferença na distribuição da renda entre o norte de maioria mulçumana e o sul cristão e mais rico.

04. Sudão – disputa por água, terras e poder político entre uma maioria de agricultores de tribos negras e a minoria nômade de criadores de animais, autodenominados árabes.

05. Somália – oposição entre o centro-sul, mais rico e de minoria cristã e animista, e o norte, muçulmano, menos desenvolvido e marginalizado pelo poder central.

Gab: 04

Questão 44)

O Sudão, maior país da África, enfrentou uma guerra civil que começou na década de 1950, devido à rivalidade entre os árabes muçulmanos – grupo majoritário no norte do país – e a população negra do sul do país, onde os cristãos e os animistas são maioria. No dia 8 de julho de 2011, a divisão do país foi efetivada. A população do Sudão do Sul celebrou a sua independência, resultado de um referendo realizado no início do mesmo ano.

A situação do Sudão ilustra a dinâmica que diz respeito à delimitação territorial de países africanos e à persistência de conflitos existentes em suas fronteiras.

Em relação ao Continente africano, explique por que alguns países continuam a enfrentar problemas de instabilidade em suas fronteiras.

Gab:

A instabilidade das fronteiras dos países africanos está relacionada com os processos de colonização e independência política. No período da colonização, vários grupos étnicos ficaram sob o domínio de uma metrópole europeia (ou país europeu), contrariando a organização social até então existente. A partir das independências que ocorreram pós-segunda guerra mundial, os países mantiveram as fronteiras herdadas do colonialismo, que, ao serem traçadas, não respeitaram as diferenças e as particularidades dos povos africanos e, assim, uniram, pela força, povos diferentes, por vezes até rivais, separando outros que viviam juntos. Dessa forma, com a independência política, foram acirradas as rivalidades étnicas e culturais que estão na base dos conflitos existentes, envolvendo disputas pelo poder e por territórios no interior desses países.

Questão 45)

Os países localizados na região denominada África do Norte apresentam características que os diferenciam dos países situados na África Subsaariana.

Entre as características dos países da África do Norte, destaca-se a

a) existência dos mais baixos indicadores socioeconômicos do continente.

b) economia em que prevalece a exportação de produtos agrícolas.

c) diversidade étnica e predomínio de religiões que cultuam a natureza.

d) predominância da população árabe e adepta da religião islâmica.

Gab: D

Questão 46)

a) indique um elemento fisiográfico e um fator cultural que estejam associados a essa divisão latitudinal do continente africano;

b) identifique dois países africanos que estejam localizados na parte setentrional e dois na parte meridional, que sejam característicos do contraste existente no continente africano.

Gab:

a) O candidato deverá indicar um elemento fisiográfico e um fator cultural dentre os apresentados a seguir:

– Elemento fisiográfico: o deserto do Saara, nas proximidades do paralelo de 25o Norte.

– Fator cultural: no norte, predomínio da cultura árabe e da religião muçulmana, frutos da ocupação pelo Império Otomano; no sul, predomínio de idiomas europeus como uma das línguas oficiais e de religiões cristãs (católicos, principalmente) e tradicionais (animistas).

b) O candidato deverá identificar dois países, tanto para a parte setentrional quanto para a meridional do continente, dentre os apresentados a seguir:

Setentrional (norte): Argélia, Chade, Egito, Gâmbia, Guiné, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Niger, Nigéria, Somália, Senegal, Sudão, Tunísia.

Meridional (sul): Angola, Botswana, Burundi, Congo, Gabão, Lesoto, Madagascar, Malauí, Moçambique, Namíbia, Quênia, República da África do Sul, República Democrática do Congo, Ruanda, Suazilândia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

Questão 47)

O Sahel é conhecido como uma das regiões mais pobres da África. Localizada ao sul do deserto do Saara, essa faixa de terras apresenta um quadro estrutural marcado

a) pelo modo de vida tradicional vigente há séculos, o que constitui um fator de degradação do solo, contribuindo, inclusive, para o avanço do deserto, que cresce cerca de 100 mil hectares por ano.

b) pelos avanços tecnológicos recentes, o que tem permitido à população adaptar-se às precárias condições do meio e propiciado o aumento da densidade demográfica na região na última década.

c) pela manutenção da pobreza herdada do colonialismo, o que resulta na desestruturação da economia ancestral em função da ocupação das melhores terras para o cultivo de produtos de exportação.

d) pela restrição das migrações nas últimas décadas, o que tem solucionado o processo de avanço do deserto e a redução da crise na região, tornando a paisagem local menos suscetível à degradação.

Gab: C

Questão 48)

Analise o mapa.

clip_image038

(www.g1.globo.com. Adaptado.)

A região hachurada no mapa – onde doenças como cólera, sarampo, meningite e pólio são frequentes – está entre aquelas que apresentam as maiores taxas de mortalidade infantil. No ano de 2012, pela irregularidade das chuvas e pelas condições sociais, políticas e econômicas, esses países anunciaram estado de emergência devido a uma grave crise de fome. Localizada em uma área de transição entre o Saara árido e a floresta tropical, essa faixa do território africano é conhecida como

a) Rift.

e) Kalahari.

c) Sahel.

d) Tell.

e) Magreb.

Gab: C

Questão 49)

Analise o mapa apresentado a seguir.

clip_image040

Disponível em: <http://www.luventicus.org/mapaspt

/africa.html>. Acesso em: 10 out. 2011. [Adaptado].

Nos últimos anos, o continente africano tem convivido com situações extremas: guerras civis e pobreza na parte Norte, e um relativo desenvolvimento no Sul. Na região denominada de Sahel, contudo, suas características físicas impõem dificuldades à produção agrícola, além de situá-la em condições de extrema pobreza e com graves conflitos étnicos.

Tendo em vista o exposto,

a) cite duas características fisiográficas da região;

b) indique três países que estão incluídos na região do Sahel.

Gab:

a) O candidato deverá citar duas das seguintes características fisiográficas: vegetação de estepe; precipitação hídrica de 150 a 500mm ao ano; cinturão verde formado por uma flora diversificada que protege a região dos ventos do Sahara; escassez hídrica. Outras características serão aceitas, desde que pertinentes.

b) O candidato deverá citar três dos seguintes países que integram a região: Senegal; Mauritânia; Mali; Burkina Faso; Níger; Chade; Sudão; Etiópia; Eritréia; Djibouti; Somália; Nigéria.

Questão 50)

O continente africano abriga sociedades extremamente diversas, que falam muitas línguas e centenas de dialetos. Parte destas línguas existem em função da colonização do continente pelos países europeus, e parte são originárias nas próprias populações autóctones.

Assinale a alternativa que contém o nome dos países africanos em que a língua portuguesa é falada.

a) África do Sul e Comores

b) Nigéria e Gabão

c) Angola e Moçambique

d) Namíbia e Uganda

e) Zimbábue e Quênia

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis