segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 9

Questão 130)

“Existem duas ou diversas cidades dentro da cidade. Este fenômeno é o resultado da oposição entre níveis de vida e entre setores de atividade econômica, isto é, entre classes sociais. Pode ser verificado e medido pela análise diferencial de um certo número de características do habitat e dos serviços de cada bairro, assim como pelas trocas entre as diferentes frações do tecido urbano.”

(SANTOS, Milton. Manual de Geografia Urbana. São Paulo: HUCITEC, 1989, p. 185).

Considerando a passagem acima, assinale a alternativa INCORRETA relacionada às condições de vida nas cidades contemporâneas.

a) Temos de um lado a cidade formal, geralmente caracterizada pelo planejamento, com bairros ricos, arborizados e com bom nível de equipamentos urbanos e serviços. De outro lado, temos a cidade informal, composta pela periferia pobre, pelas favelas, sem planejamento e contando com ocupação desordenada.

b) A ação do poder público torna-se necessária para melhorar as condições de vida da população urbana, com a implantação de parques e áreas verdes, a organização do sistema de transporte coletivo, investimentos em moradias populares e saneamento básico, entre outras ações.

c) Nas metrópoles brasileiras, uma situação que dificulta a melhoria das condições de vida dos mais pobres está ligada à especulação imobiliária, que expulsa a população de baixa renda das áreas urbanas em melhores condições.

d) A precarização do uso do solo nos grandes centros urbanos é consequência direta da ação de movimentos sociais organizados que constroem barracos em áreas públicas ou privadas de maneira irregular.

e) A migração em larga escala da população do campo para as cidades, fenômeno característico da segunda metade do séc. XX, resultou no crescimento desordenado das periferias urbanas, marcadas pelo baixo investimento em infraestrutura básica.

Gab: D

Questão 131)

A obra de Tarsila do Amaral é muito trabalhada nos estudos da Geografia, pois retrata o cotidiano e fenômenos geográficos.

clip_image002

I – Morro da Favela, 1924

clip_image004

II – Operários, 1933

(Disponível em http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm. Acesso em 25/10/2009.)

As obras I e II de Tarsila do Amaral sugerem, respectivamente, quais momentos da sociedade brasileira?

a) Metropolização e êxodo rural

b) Urbanização e desmetropolização

c) Metropolização e conurbação

d) Urbanização e megalopolização

e) Urbanização e industrialização

Gab: E

Questão 132)

A figura abaixo ilustra um importante momento na história da urbanização do Brasil: a construção da capital Brasília.

clip_image006

(Disponível em http://atila6ano.blogspot.com/2009/02/charges-sobre-geografia.html. Acesso em 25/10/2009.)

Assinale a alternativa que apresenta aspectos relevantes desse momento histórico-geográfico.

a) Marco para o início do planejamento rural no Brasil e a abertura de importantes hidrovias de integração nacional.

b) Marco para o fim do planejamento urbano no Brasil e a abertura de importantes ferrovias de integração nacional.

c) Marco de referência de políticas públicas de planejamento rural e a criação do Estatuto das Cidades.

d) Marco para o início do planejamento urbano no Brasil e a abertura de importantes rodovias de integração nacional.

e) Marco de divergência de políticas públicas de planejamento rural e a criação de Plano Diretor.

Gab: D

Questão 133)

Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda às questões:

“Sobre a cabeça os aviões

Sob os meus pés os caminhões

Aponta contra os chapadões

Meu nariz.

Eu organizo o movimento

Eu oriento o carnaval

Eu inauguro o monumento no planalto central do país.”

a) O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traça um retrato “cantado” do Brasil. Segundo algumas interpretações, na música Tropicália o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil, principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?

b) Brasília, inaugurada em 1960, completa 50 anos em 2010. A sua construção no Planalto Central era um velho sonho do Estado brasileiro desde o Império. Aponte duas justificativas para a construção de Brasília.

Gab:

a) O segundo verso faz alusão ao transporte rodoviário, que estava em plena expansão pelo país.

Já o sétimo verso refere-se à inauguração de Brasília, marco da arquitetura brasileira e mundial.

b) Dentre as justificativas para a construção de Brasília destacam-se:

• cumprir o compromisso disposto da constituição de 1891, reafirmado na de 1946, de reservar uma área de aproximadamente 14 mil km2 no planalto central para a construção da nova capital;

• integrar e promover o desenvolvimento do interior do país;

• gerar empregos, absorvendo parte da mão de obra nordestina;

• contribuir para desafogar a excessiva concentração humana no centro-sul.

Vale ressaltar que Brasília é concebida num contexto histórico em que o país deixava de ser agrário-exportador para se tornar cada vez mais urbano-industrial. Nesse sentido, Brasília representa o nascimento de um Brasil novo e moderno.

Questão 134)

“Em 1985, viviam na Região Metropolitana de São Paulo mais de 14 milhões de pessoas. A maioria mora em habitações precárias - favelas, cortiços e casas autoconstruídas em terrenos destituídos de serviços públicos - e ganha poucos salários mínimos por mês, revelando um acentuado grau de pauperismo e precárias condições urbanas de existência. A Região configura-se enquanto Metrópole não só pela sua extensão territorial, mas também porque é a partir dela que se organiza a dinâmica do capitalismo no Brasil, pois aí se concentra a engrenagem produtiva essencial à economia do País (...).”

(Lúcio Kowarick, Escritos urbanos. São Paulo: Ed. 34, 2000, p.19.)

a) O que define uma metrópole?

b) Identifique dois fatores econômicos determinantes na metropolização de São Paulo.

Gab:

a) O que define uma metrópole é a influência que exerce nas dinâmicas sociais, econômicas e urbanas de outras cidades, por apresentar em seu território funções atrativas e polarizadoras, como a concentração de atividades produtivas e comerciais, universidades, portos, etc. Devido a sua elevada atratividade, é normal as cidades vizinhas conurbarem com ela.

b) A metropolização de São Paulo foi determinada, em momentos diferentes:

• pela histórica concentração da produção industrial do país na cidade, que assim atraiu grande volume de mão de obra, com consequente crescimento urbano;

• pela concentração de atividades terciárias, notada pela grande presença, na cidade, de centros administrativos transnacionais, que polarizam a economia nacional e interligam o país à economia global.

Questão 135)

Para compreender o fenômeno da urbanização brasileira como uma consequência de fatores antigos, é necessário considerar:

1. a formação de um modo de produção urbano-industrial capitalista no Brasil, associada ao enfraquecimento da economia colonial e ao surgimento de uma economia de mercado.

2. o longo período de crescimento das exportações de café, que levou ao uso crescente de mão-de-obra na agricultura de exportação, em detrimento das atividades de subsistência e de manufatura.

3. a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre, sobretudo imigrantes.

4. o crescimento das cidades devido às atividades de exportação.

Está (ão) correta (s):

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 2 e 3 apenas

d) 3 e 4 apenas

e) 1, 2, 3 e 4.

Gab: E

Questão 136)

Leia atentamente os textos abaixo:

Texto no 1

Revitalização de região portuária do Rio de Janeiro custará R$ 374 milhões

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou no dia 23 de junho o projeto Porto Maravilha, que vai aplicar R$ 374 milhões na revitalização da área portuária da cidade. A cargo da Companhia das Docas do Rio de Janeiro, as obras serão divididas em três frentes principais: infraestrutura, habitação e cultura e entretenimento.

Nos projetos de infraestrutura, estão previstas a revitalização completa da Praça Mauá e do Píer Mauá; a construção de benfeitorias em áreas anexas; a demolição da alça de subida do viaduto da Perimetral; a reurbanização do Morro da Conceição; a construção de uma garagem subterrânea na Praça Mauá, com capacidade para até mil veículos.

Já na frente habitação, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o programa Novas Alternativas para a criação de 499 novas residências na Região Portuária, financiadas pela Caixa Econômica Federal. As unidades serão disponibilizadas, a partir da revitalização de 24 imóveis degradados na região.

Por fim, o projeto Porto Maravilha também prevê investimentos em cultura e entretenimento com a implantação da Pinacoteca do Rio no edifício D. João VI e do Museu do Amanhã nos armazéns 5 e 6 do cais do Porto. As duas obras serão construídas em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

ROCHA, Ana Paula. PINIweb, 23/07/2009. Adaptação.

[http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/revitalizacao-de-regiao-portuaria-do-rio-de-janeiro-custara-r-142365-1.asp]

Texto nº 2

SAÚDE, GAMBOA E SANTO CRISTO

Escrevendo sobre os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo (anexos ao porto do Rio de Janeiro), a arquiteta Nina Maria Rhaba destaca a preservação de seu papel periférico em relação à área central da cidade, por abrigar estabelecimentos como depósitos e armazéns, além de população de baixa renda, originalmente ligada ao trabalho no porto. Diz a autora: “Uma das funções mais resistentes desses bairros é a residencial, mantida desde a origem até hoje. A antiga área de pobres tem ainda esse significado, mas são muitos os proprietários de seu chão. E neles um ponto de contato: o amor pelo lugar e o tempo de permanência na casa ou nos bairros. Trata-se de um lugar de pobres, sim, mas que não é centro, zona norte, sul ou subúrbio. É a ‘cidade do interior’, encravada e próxima a tudo que uma metrópole pode oferecer. E é essa localização que, aliada à permanência dos moradores e seu consequente envolvimento comunitário, atribui poder e resistência à função residencial”.

RHABA, N. M., “Cristalização e resistência no centro do Rio de Janeiro”, Revista Rio de Janeiro vol. I no. 1, set./dez. 1985, p. 35-43.

Os dois textos mostram que formas diferentes de ocupação do solo urbano podem coincidir numa mesma área da cidade. Com base nos mesmos:

a) aponte dois agentes responsáveis pela revitalização da área portuária do Rio de Janeiro;

b) identifique e comente uma possível consequência social da revitalização da área portuária do Rio de Janeiro.

Gab:

a) O poder público, tanto em nível federal quanto municipal, é o principal agente envolvido no projeto. No primeiro texto, podem ser identificados como representantes do poder público a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Companhia Docas do Rio de Janeiro e a Caixa Econômica Federal. A Prefeitura atua como elemento gerenciador do projeto, definindo a alocação dos novos equipamentos urbanos e das obras de infra-estrutura, bem como captando recursos para os mesmos junto à União (Caixa Econômica Federal) e instituições privadas (Fundação Roberto Marinho). Igualmente importante é o papel da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), encarregada das obras. Embora seja juridicamente uma sociedade de economia mista, a CDRJ é controlada pelo poder público, pois está subordinada à Secretaria Especial de Portos (vinculada diretamente à Presidência da República) e a grande maioria do seu capital provém de investimentos estatais. Finalmente, destaca-se o papel das instituições privadas, como a Fundação Roberto Marinho. Estas atuam sobretudo na área de cultura e entretenimento, em consonância com a tendência do urbanismo contemporâneo de converter áreas ditas “degradadas” em espaços de lazer e consumo.

b) A partir do segundo texto, deduz-se que a principal consequência social da chamada revitalização é a expulsão de população pobre da área em questão, seja através de sua remoção para ceder lugar a obras de infraestrutura e de instalação dos novos equipamentos urbanos, seja pela valorização imobiliária decorrente. É bastante provável que o novo programa habitacional citado (Novas Alternativas), baseado na recuperação de imóveis deteriorados, atraia pessoas de maior poder aquisitivo para a área, substituindo os moradores de nível socioeconômico mais baixo (processo denominado como “gentrificação” por estudiosos da questão urbana). Cabe ressaltar que a expressão “re-vitalização” carrega um forte sentido ideológico. Ao supor que não existia vida anteriormente na área portuária, a intervenção urbana modernizadora se vê mais facilmente legitimada.

Questão 137)

As charges constituem ricos instrumentos de leitura do mundo e resumem uma situação, pois falam por si só.

clip_image008

(www.chargesprotestantes.blogspot.com/2007/12/rio-2015.html)

clip_image010

(www.uol.com.br/angeli/chargeangeli.htm?imagem=290&total=335)

Identifique a temática evidenciada nas duas charges e explique três causas principais de sua ocorrência.

Gab:

As duas charges evidenciam o processo de favelização caracterizado pelas ocupações irregulares do espaço urbano, que resulta do crescimento exagerado da população de baixa renda nas cidades brasileiras. O elevado desemprego, a especulação imobiliária e a carência de políticas públicas habitacionais são os principais fatores responsáveis pela segregação socioespacial, expressa no avanço da favelização em alguns centros urbanos do país.

Questão 138)

A Geografia é uma ciência, que tem muita aplicabilidade para a vida cotidiana das pessoas. Por exemplo, ela pode fornecer subsídios ao controle da degradação ambiental associada à erosão em áreas urbanas. O que pode ser sugerido pela Geografia, CORRETAMENTE, para minimizar a erosão nas encostas dos morros recifenses, densamente povoados?

1. Suavizar os taludes e recobri-los com vegetação.

2. Executar sistemas de drenagem superficial.

3. Preencher fissuras e impermeabilizar os pontos de infiltração de água.

4. Remover lixo das encostas.

5. Retirar árvores inadequadas dos bordos dos taludes.

6. Interceptar contribuições de águas pluviais e servidas através de sistema de drenagem.

Estão CORRETAS as medidas

a) 1 e 5, apenas.

b) 2, 3 e 6, apenas.

c) 1, 3 e 4, apenas.

d) 1, 2 , 4 e 5, apenas.

e) 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Gab: E

Questão 139)

O crescimento da taxa de urbanização bem como a falta, muitas vezes, de planejamento urbano implicam aumento da degradação ambiental. Sobre esse assunto, o que pode e o que não pode ser dito?

00. Nas áreas urbanas, as alterações ambientais englobam o aumento da temperatura, as alterações do relevo e da cobertura vegetal e a contaminação dos recursos hídricos.

01. Os movimentos de massa ocorrem naturalmente no ambiente, porém são potencializados pela ocupação desordenada das encostas, como acontece em várias grandes cidades brasileiras.

02. A impermeabilização do solo pode acarretar um aumento na intensidade dos alagamentos em grandes cidades, como o Recife, mas não interfere diretamente no Ciclo Hidrológico.

03. A forte urbanização que vem ocorrendo nos países subdesenvolvidos acarreta fortes alterações climáticas regionais, mas não é capaz de interferir no microclima, como seria de se esperar.

04. A fauna e a flora são diretamente afetadas pela urbanização acelerada, ocorrendo, assim, perdas de espécies endêmicas e alterações do ecossistema local.

Gab: VVVFV

Questão 140)

Nas últimas décadas, o Brasil, seguindo uma tendência mundial, vem passando por um intenso processo de urbanização. Sobre esse processo, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A malha municipal brasileira é muito densa ao longo de toda a fronteira atlântica, notadamente na região em torno do Trópico de Capricórnio.

b) A Região Centro-Oeste apresenta o maior índice de urbanização entre as regiões brasileiras.

c) A urbanização do Centro-Oeste está relacionada com a instalação do Distrito Federal, com a abertura de estradas e com a expansão das fronteiras agrícolas.

d) As regiões metropolitanas brasileiras diferem de suas congêneres internacionais pela singularidade do processo de englobamento das zonas rurais e urbanas limítrofes.

Gab: D

Questão 141)

O índice de urbanização no Brasil é muito elevado, cerca de 80% de toda a população reside em ambientes urbanos. A cidade tornou-se palco das diferenças sociais, onde uma parte das áreas periféricas (aquelas que não são ocupadas pelos condomínios horizontais fechados, por exemplo) sofre com a falta de infraestrutura e serviços básicos. Não bastando isso, a ocupação de áreas irregulares coloca a população de baixo poder aquisitivo em uma efetiva situação de risco, tornando-a vulnerável a situações de desastres, como a que aconteceu no morro do Bumba, em Niterói, no Rio de Janeiro, no início do mês de abril de 2010.

Sobre esse assunto, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.

a) A expansão urbana baseia-se em dois tipos principais de ocupação habitacional: os loteamentos regulares, com projeto aprovado pelas administrações municipais, e as ocupações irregulares (invasões) de terrenos privados e públicos. As ocupações irregulares têm ocorrido especialmente nas encostas de grande declividade, com a implantação de arruamento precário, sem proteção e moradias precárias.

b) A segunda metade do século XX marcou a aceleração do processo de urbanização no Brasil e, entre as consequências deste processo, destacam-se a formação de regiões metropolitanas, a verticalização e adensamento das áreas já urbanizadas e a expansão urbana para as áreas periféricas.

c) Os processos de expansão urbana, periferização e peri-urbanização têm fortes impactos socioambientais, dentre eles: o aumento das jornadas entre o centro e as áreas periféricas, ocasionando o aumento do trânsito e da poluição do ar; a ausência de saneamento básico e um forte processo de desmatamento e degradação ambiental.

d) A ocupação e a expansão das periferias urbanas são estimuladas pela retenção especulativa de terrenos em áreas mais bem localizadas, cujo acesso é para todos, devido o alto valor a ser pago pelas infraestruturas instaladas. No processo de segregação espacial, o solo urbano torna-se uma mercadoria disputada por diferentes agentes sociais e econômicos urbanos, que utilizam de estratégias mercantis para valorizar todas as áreas do espaço urbano.

Gab: D

TEXTO: 9 - Comum à questão: 142

Brasil, anos 30: A indústria financia a atividade científica

O processo de modernização na esfera da educação e da pesquisa científica e a retomada da atividade industrial (a partir de 1933) refletiram-se na proliferação de institutos e na criação de departamentos especializados nos Ministérios. Entre eles destacou-se o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, organizado em 1931. Outra entidade chamada a cumprir uma função decisiva foi o Instituto Nacional de Estatística, criado em 1934, centralizando departamentos de vários Ministérios por proposta de Juarez Távora (ministro da Agricultura). Quatro anos depois, esse órgão seria transformado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Instituto Biológico de São Paulo tinha entre suas atribuições a investigação científica das pragas e doenças que infestavam a lavoura e a criação. Foi de grande valia a criação da vacina contra a febre aftosa.

(Brasil: Nosso Século, vol. 5. Adaptado)

Questão 142)

O processo de modernização industrial fez surgir, no mundo desenvolvido, os tecnopolos. No Brasil, já existem vários desses tecnopolos que

a) concentram indústrias de alta tecnologia e, geralmente, estão associadas aos centros de pesquisa de grandes universidades.

b) estão relacionados às áreas produtoras de energias alternativas renováveis, como são as modernas usinas açucareiras de São Paulo.

c) dependem do abastecimento de matérias-primas pesadas, daí se instalarem junto às áreas extrativas.

d) apresentam como uma de suas principais características o emprego de elevada quantidade de mão de obra.

e) se distinguem pelo forte predomínio de indústrias de capital nacional, como é o caso do tecnopolo instalado na região de Campinas.

Gab: A

Questão 143)

Leia o texto a seguir para responder à questão.

“(...) Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira. (...)

Entre os diversos dados comparativos coletados a respeito das 12 redes de influência, nota-se que, para fazer compras, a população brasileira se desloca cerca de 49 km, em média. Na rede de influência de Manaus, no entanto, essa distância é de 218 km. Para frequentar uma universidade, o deslocamento médio, em Mato Grosso, é de 112 km, contra 41 km na rede de influência do Rio de Janeiro. Pacientes percorrem, em média, no país, 108 km em busca de atendimento médico. (...)”

(www.ibge.gov.br/ Acesso em 28.07.2009. Adaptado)

O conteúdo do texto refere-se

a) à população urbana em relação à população rural no Brasil.

b) à rede urbana no Brasil e ao processo de hierarquização das cidades.

c) à simetria das relações urbanas em diferentes cidades do Brasil.

d) ao processo de conurbação que ocorre entre as capitais e cidades vizinhas.

e) à classificação das cidades brasileiras quanto à suas funções urbanas.

Gab: B

Questão 144)

Leia o poema a seguir para responder à questão.

Cidadezinha qualquer

Casas entre bananeiras

mulheres entre laranjeiras

pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Devagar... as janelas olham.

Êta vida besta, meu Deus.

(Carlos Drummond, Alguma poesia in Reunião. 1982)

Sobre o cotidiano e a configuração territorial do lugar retratado no poema, é correto afirmar que

a) a vida é marcada por um ritmo lento e rotineiro com poucas atividades inéditas; a extensão geográfica é reduzida, apresentando densidade de contruções pouco expressiva.

b) as mulheres encontram-se inseridas no mercado de trabalho, colaborando para o suprimento da família; a extensão geográfica é reduzida e apresenta densidade de construções pouco expressiva.

c) há rotina e imobilidade; a extensão geográfica é grande e a densidade de contruções é elevada.

d) a vida doméstica das mulheres é associada ao casamento; o título faz referência à dimensão geográfica associada à modernização no campo.

e) o ritmo da vida se expressa pela ausência dos congestionamentos típicos das cidades; o lugar retratado sofre as transformações resultantes da inserção do capitalismo no campo.

Gab: A

Questão 145)

Observe a tabela a seguir e assinale a alternativa correta.

clip_image012

a) As migrações cidade-cidade constatam um fato recente no Brasil que é a centralização do capital nas cidades e desconcentração fundiária no campo.

b) As cidades médias e grandes ganharam relevância econômica nos últimos anos, fato que está associado com a desconcentração industrial.

c) O crescimento populacional e de participação no PIB nacional nas cidades médias colaborou para o aumento do êxodo rural.

d) O crescimento populacional das cidades pequenas está diretamente relacionado à participação que tiveram no crescimento econômico nacional.

e) No período considerado houve aumento do contingente populacional nas médias cidades, o que foi acompanhado, igualmente, pelo aumento da importância dessas cidades em sua participação no PIB nacional.

Gab: E

Questão 146)

Segundo o IBGE (2008), as áreas de influência dos centros foram delineadas a partir da intensidade das ligações entre as cidades, com base em dados secundários e com os obtidos no questionário específico. Foram identificadas 12 redes urbanas comandadas por metrópoles. No topo da hierarquia urbana, 12 metrópoles comandam redes urbanas. As redes são diferenciadas em termos de tamanho, organização e complexidade e apresentam interpenetrações, pela ocorrência de vinculação a mais de um centro, resultando em dupla ou tripla inserção na rede. Um bom exemplo é Florianópolis, que integra as áreas de Curitiba e de Porto Alegre, e o de Natal, nas redes comandadas por Recife e Fortaleza.

Assinale a alternativa que contém uma das 12 metrópoles descritas.

a) Rio Branco

b) Goiânia

c) Vitória

d) Maceió

e) Palmas

Gab: B

Questão 147)

O modelo de ocupação do espaço urbano reproduz o modelo excludente de desenvolvimento socioeconômico global; a infraestrutura urbana privilegia os bairros mais abastados em detrimento dos mais carentes. Isso ocorre porque elementos básicos para sobrevivência, como água potável, escola, moradia, hospitais e transportes, são concebidos como fonte de lucro.

TAMDJIAN, James Onnig. Geografia geral e do Brasil:

Estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD. 2004. p.167.

A análise do texto permite inferir o seguinte:

a) o crescimento das metrópoles tem sido inversamente proporcional à sua capacidade de propiciar condições de vida dignas a todos habitantes.

b) a busca incessante do lucro direciona as empresas de serviços públicos à ampliação de redes de telefonia e energia, água e esgoto aos bairros mais carentes.

c) com a criação das chamadas “áreas metropolitanas” que correspondem a um conjunto de municípios contíguos, os graves problemas de moradia, saúde e educação foram sanados.

d) o processo de intensa urbanização que ocorreu no Brasil nas últimas décadas alterou sensivelmente a qualidade de vida das populações urbanas favorecidas por água tratada, esgoto, saúde e moradia.,

Gab: A

Questão 148)

A Inauguração de Brasília Completa 50 anos

A idéia da transferência da capital do país para a região central do Brasil é antiga. Desde a Inconfidência Mineira, esse sonho já era acalentado por seus participantes, porém, coube ao presidente Juscelino Kubitschek a iniciativa de mudá-la do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro. Com projetos, urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data escolhida em homenagem a Tiradentes.

A respeito de Brasília, julgue os itens abaixo.

I. Uma das justificativas para a sua construção foi a de que a interiorização da capital traria desenvolvimento para áreas despovoadas e inexploradas do território brasileiro, além de ser menos vulnerável a ataques externos.

II. Após a sua construção, municípios periféricos (cidades satélites) foram criados pelo governo, visando atender às necessidades sóciourbanas da população trabalhadora que, via de regra, se empregava em Brasília.

III. A capital passou a ser polo de atração para migrantes. Atualmente, a região Centro-Oeste abriga mais de 13 milhões de habitantes.

Estão corretas

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e III, apenas.

d) I, II e III, apenas.

e) I, apenas.

Gab: C

Questão 149)

Em relação à população, a maior cidade brasileira é:

a) Brasília

b) Rio de Janeiro

c) São Paulo

d) Salvador

e) Fortaleza

Gab: C

Questão 150)

Comumente os jornais trazem notícias de conflitos armados entre traficantes e policiais ocorridos nas favelas do Rio de Janeiro, ou de vítimas de sequestro escondidas nas de São Paulo, ou ainda de desastres ambientais ocorridos em tantas outras existentes nas grandes ou médias cidades do país; de uma forma ou de outra, dão visibilidade à problemática socioambiental nas denominadas áreas subnormais.

BERNARDES, Genilda D.; TAVARES, Giovana G. Espaços ilegais: um estudo da qualidade

de vida dos moradores residentes nas áreas subnormais em Anápolis-GO. In:BERNARDES,

G. D.; MORAIS, R. P. Políticas públicas: meio ambiente e tecnologia. Goiânia:

Editora Vieira, 2010. p. 36.

O enunciado acima trata as favelas como uma problemática urbana. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

a) a desigualdade social, o desemprego estrutural e conjuntural, a falta de políticas públicas habitacionais são algumas das causas do surgimento e da ampliação das áreas de favelas no Brasil.

b) o Programa de Aceleração do Crescimento foi criado pelo governo federal para erradicar as favelas no país, especialmente as da região metropolitana do Rio de Janeiro.

c) a presença de equipamentos socioculturais, precariedade de moradias, assistência médico-hospitalar são as características mais recorrentes nas áreas de favelas do país.

d) o estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de moradores residentes em áreas subnormais, totalizando um terço de sua população.

Gab: A

Questão 151)

UM LUGAR COMUM, O EUFEMISMO E A FAVELA

Uma valorização do eufemismo parece importante na dinâmica das relações sociais. Seu emprego permitiria, em parte, contornar o valor negativo que certas expressões espelham. O eufemismo, no entanto, não afronta o estigma. Seu uso indica uma relação de cortesia, necessária, no curso das trocas sociais que se passam com aqueles que não podem se desfazer de suas 5marcas.

Observamos que este uso é generalizado entre diferentes grupos sociais – a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro. Sabemos todos que nas trocas sociais o mais importante é o sentido que se elabora no interior das suas dinâmicas. O esforço continuado para não ferir as pessoas que acompanham as 10trocas sociais correntes motiva o uso do termo comunidade em muitos momentos, inclusive por aqueles diretamente concernidos – as pessoas que moram em favelas –, quando se referem a seus locais de moradia. Empregado pela mídia, pelo governo, pelas associações locais, pelas ONGs, o termo comunidade muitas vezes explicita a dificuldade dessa operação de levar em conta o que pensam os que se veem nomeados de uma forma negativa.

15Se este uso eufemístico é recorrente, vale observar que, em muitas circunstâncias, do ponto de vista dos moradores, o que é mais reivindicado é a não identificação, ou seja, preferencialmente, a anulação de qualquer referência à identidade territorial em trocas sociais diversas.

O termo “comunidade” em seus usos eufemísticos não é capaz de impedir a associação 20da pessoa com os traços negativos provenientes dessa identificação; somente indica a suspensão destes pelo uso momentâneo de aspas que podem ser retiradas quando for preciso.

BIRMAN, Patrícia. Favela é comunidade? In SILVA, L.A.(org) Vida sob cerco.

Violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2008, p.106-7. Adaptação.

Do texto, destaca-se o seguinte trecho:

“Observamos que este uso (do eufemismo) é generalizado entre diferentes grupos sociais – a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro”. (ref. 5)

A substituição apontada no trecho acima pode ser encontrada em letras de algumas canções, como no

exemplo abaixo.

Endereço dos Bailes

“(...)

Ê ê ê ê! Se liga que eu quero ver

O endereço dos bailes eu vou falar pra você

É que de sexta a domingo na Rocinha o morro

enche de gatinha

Que vem pro baile curtir

Ouvindo charme, rap, melody ou montagem,

É funk em cima, é funk embaixo,

Que eu não sei pra onde ir

(...)

Tem outro baile que a galera toda treme

É lá no baile do Leme lá no Morro do Chapéu

Tem na Tijuca um baile que é sem bagunça

A galera fica maluca lá no Morro do Borel

(...)”

MC Júnior e MC Leonardo

Essa associação entre favela e morro pode ser explicada pela combinação dos seguintes aspectos:

a) auto-segregação / interferência do planejamento estatal.

b) segregação social / especificidade do sítio urbano.

c) periferização / espaço urbano como mercadoria.

d) metropolização / busca pela legalização da posse.

e) verticalização / política demográfica natalista.

Gab: B

Questão 152)

Na estrutura espacial de um país, a rede urbana contribui para demonstrar o nível de integração entre os diversos espaços e lugares. Em se tratando das funções das metrópoles brasileiras atuais na organização da rede, as suas características são:

a) crescimento urbano descontrolado e prevalência dos centros históricos para as funções administrativas.

b) conurbação com municípios próximos e integração da gestão com as metrópoles nacionais.

c) aumento de frotas de veículos e limitação da expansão urbana.

d) formação de novas centralidades e crescimento de funções terciárias.

e) intercâmbio com o comércio internacional e criação de centros de inovações tecnológicas.

Gab: D

Questão 153)

Segundo análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, 2009), verifica-se, no período de 2000 a 2008, crescimento na venda de motocicletas bem superior ao de automóveis. Esses dados ajudam a compreender uma das razões do caos urbano por causa do aumento da circulação interna nas cidades gerado pela distância entre os bairros, da necessidade de maior rapidez nos serviços e da precariedade do transporte público. Essa situação é causada pela

a) opção de trabalhadores em morar nas periferias para fugir dos transtornos dos centros urbanos.

b) necessidade de locomoção e de atendimento às demandas criadas por sistema de redes e fluxos.

c) ausência de interligação do sistema de transporte coletivo entre os bairros.

d) dificuldade de acesso aos centros comerciais tradicionais e históricos das cidades.

e) busca de status que esse tipo de veículo representa na cultura urbana.

Gab: B

Questão 154)

Ananindeua é o segundo município mais populoso do Pará e o terceiro de toda a Amazônia, localiza-se a 17 km da grande Belém. A cidade teve um crescimento populacional vertiginoso, decorrendo da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém. Teve seu maior incremento populacional a partir da construção da rodovia Belém-Brasilia na década de 1960, na qual as indústrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia. O status de cidade-dormitório deu lugar também a uma cidade industrial, de forte comércio e com presença de conjuntos habitacionais (INPUR/UFRJ, 2002). Em relação ao fenômeno urbano que apresenta o município em questão e sua proximidade com a capital do Pará, é CORRETO afirmar que estão ocorrendo os seguintes processos:

a) desenvolvimento urbano e crescimento populacional.

b) urbanização desordenada e periferização de cidades.

c) planejamento populacional e verticalidades urbanas.

d) expansão urbana e metropolização regional.

e) horizontalidades urbanas e favelização de cidades.

Gab: D

Questão 155)

O Pacto Oeste é composto por 11 municípios do eixo Cascavel-Guaíra: Assis Chateaubriand, Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Quatro Pontes, Terra Roxa e Toledo. Foi criado em 2008 e, desde então, os municípios vêm debatendo projetos prioritários, que incluem transporte e logística. “Criamos um Plano Diretor Integrado com suporte técnico para mapear essas demandas, integrando pequenos e grandes projetos que vão trazer qualidade de vida, geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social”, afirmou a coordenadora da Microrregião de Cascavel, Inês de Paula.

(www.aen.pr.gov.br/modules/noticias. Adaptado.)

O conteúdo do texto expressa as novas bases do processo de regionalização no mundo atual, em que ganham expressão elementos como

a) intensidade dos fluxos de capitais e mercadorias e integração de processos produtivos na escala regional.

b) legislação ambiental pouco restritiva e existência de bolsões de mão de obra barata, pouco organizada e especializada.

c) existência de recursos naturais abundantes e vias de circulação, em especial a existência de hidrovias e portos de exportação.

d) abertura econômica ao comércio internacional e livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias.

e) meio natural favorável e sua relativa homogeneidade, ou seja, o espaço regional deve possuir o mesmo clima, relevo e vegetação.

Gab: A

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis