domingo, 4 de setembro de 2016

Questões Vestibulares Enem Meio Ambiente 1

Questão 01)

Observe a imagem e leia o texto.

clip_image002

Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.

Aziz Ab’Saber, 1956.

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:

I. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.

II. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.

III. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.

IV. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: B

Questão 02)

Leia o texto a seguir.

[…] A qualidade do ar da cidade não depende somente da quantidade de poluentes lançados pelas fontes emissoras, mas também da forma como a atmosfera age no sentido de concentrá-los ou dispersá-los. […] Assume-se que os fenômenos de dispersão e remoção dos poluentes sejam comandados pelas feições regionais da atmosfera […], pelos aspectos locais do clima urbano (ilhas de calor e circulação de ar) em consonância com as características da superfície urbana […].

TORRES, F. T. P.; MARTINS, L. A. Fatores que
influenciam na concentração do material particulado na
cidade de Juiz de Fora (MG). In: Caminho
da
Geografia,
Uberlândia (MG), v. 4, n. 16, p. 23-39, 2005. (Adaptado).

O fenômeno descrito no texto é comum nas grandes áreas urbanas. Considerando-se essas informações e levandose em conta a circulação geral da atmosfera em uma cidade situada na Região Metropolitana de São Paulo, durante a estação do inverno, contribuem para a concentração de poluentes no ar as condições do

a) tempo, relacionadas a grandes turbulências do ar.

b) clima, associadas ao encontro entre massas de ar.

c) clima, associadas a instabilidades atmosféricas.

d) tempo, favoráveis à dispersão do material particulado.

e) tempo, caracterizadas por estabilidade atmosférica.

Gab: E

Questão 03)

O termo poluição deriva do latim poluere, que significa sujar. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Sobre a poluição do ar é correto afirmar, exceto:

a) A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera, seja de gases que já a compõem, causando um desequilíbrio nas proporções; ou de gases estranhos a ela, como é o caso do dióxido de enxofre, dos óxidos de azoto e do monóxido de carbono.

b) Os principais responsáveis pela poluição do ar, nas cidades, são os transportes, as instalações industriais, as centrais termelétricas, as instalações de aquecimentos, entre outros.

c) O monóxido de carbono é um gás que em altas doses pode levar à morte por asfixia. O monóxido de carbono reduz a oxigenação do cérebro, provocando, também, dores de cabeça, vertigens e perturbações sensoriais.

d) A poluição do ar causa problemas respiratórios, alergias e doenças crônicas como asma e bronquite.

e) A poluição do ar atinge somente as cidades industrializadas, mesmo assim, hoje em dia, já não é mais um problema tão grave, se comparado às chuvas ácidas.

Gab: E

Questão 04)

A revisão do Código Florestal Brasileiro de 1965 está sendo objeto de intensos debates no Congresso Nacional nesse ano de 2011. Considerando as diversas questões relacionadas ao Código Florestal de 1965, assinale a alternativa correta.

a) Considerada pelo Código Florestal como Área de Preservação Permanente - APP, a mata ciliar corresponde à formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes.

b) O Código determina a manutenção de Corredores de Biodiversidade exclusivamente nos principais rios brasileiros, como é o caso dos rios Paraná e Iguacu.

c) O reflorestamento da reserva legal deve ser composto por espécies exóticas, em razão dessas apresentarem maior capacidade de adaptação aos diferentes ecossistemas.

d) Agricultores que possuem propriedades localizadas no entorno de unidades de conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu, estão dispensados da exigência de manter a reserva legal em suas propriedades, desde que façam repasses financeiros para a manutenção da unidade de conservação mais próxima.

e) A reserva legal corresponde a área preservada no interior de uma propriedade rural, devendo representar 20% da área total de qualquer propriedade rural localizada no território brasileiro.

Gab: A

Questão 05)

“O processo de degradação do rio Tietê por poluição industrial e esgoto tem origem no processo de industrialização e de expansão urbana desordenada ocorrido nas décadas de 1940 a 1970. Para piorar, em 1955 o governo interligou a rede de esgotos e os dejetos de toda a indústria passaram a terminar no Tietê [...]. [Hoje] o maior vilão do Tietê no trecho da Grande São Paulo é o esgoto doméstico e o lixo que a população joga nas ruas e no rio. Além disso, a limpeza urbana de São Paulo não é suficiente, o que faz o lixo ir parar no Tietê.”

O Estado de S. Paulo. Projeto Tietê: 20 anos. 22 de setembro de 2011, p. H5

Sobre a condição de rios em áreas urbanas (e do Rio Tietê na cidade de São Paulo), é correto afirmar que

a) rios que percorrem grandes cidades restam inevitavelmente mortos (sem oxigênio), pois a poluição é inerente às práticas urbanas.

b) quanto maior a dimensão das cidades, maior o teor de elementos poluentes nos rios, pois em áreas urbanas menores os rios e córregos não são poluídos.

c) pode-se chegar a melhores condições dos rios em áreas urbanas, assim como do Tietê em São Paulo, mas isso depende de várias ações no conjunto da área urbana.

d) a expansão urbana (ordenada ou desordenada), se excessiva, resulta em rios que passam a compor o sistema de saneamento, em especial, o esgotamento doméstico.

e) em grandes cidades, como São Paulo, é indispensável que os rios componham o sistema de saneamento e de drenagem, pois sem isso a cidade não funcionaria.

Gab: C

Questão 06)

Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em grandes centros urbanos:

I. O aumento da temperatura em face do adensamento de construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de vegetação tende a gerar as “ilhas de calor”.

II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.

III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes.

IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.

b) I, III e IV apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e IV apenas.

Gab: B

Questão 07)

O efeito estufa, referido no texto abaixo:

Brasil é responsável por 52% dos gases do efeito estufa na América Latina

Brasil, Argentina, Venezuela e México são responsáveis por 79% das emissões de gases que causam o efeito estufa na América Latina, indica um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira na Cúpula sobre Mudança Climática (COP-16).

O documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), desenvolvido com o apoio do instituto GRID Arendal, destaca que o Brasi l sozinho fornece 52% das emissões de toda a região.

O estudo adverte que as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) na América Latina em 2006, excluindo as por mudança no uso da terra, foram de 38,754 bilhões de toneladas métricas.

(Folha de São Paulo, 2010).

a) surgiu nas últimas décadas em decorrência das oscilações climáticas naturais provenientes do acúmulo de gases causados pelas atividades vulcânicas no Pacífico Sul.

b) é ocasionado pela acumulação na atmosfera de gases provenientes, por exemplo, do uso de combustíveis fósseis e processos industriais.

c) é proveniente de alterações significativas nas calotas polares, ocasionadas por flutuações na intensidade da radiação solar e na aproximação da distância entre a Terra e o Sol.

d) é causado por mudanças na circulação do oceano Atlântico, durante o período glacial, e agravado pela emissão de gases tóxicos, como o dióxido de carbono e gás metano.

e) surgiu com o advento da industrialização, queemite níveis altíssimos de gases tóxicos na atmosfera, como o ozônio, provocando uma considerável diminuição na temperatura da Terra.

Gab: B

Questão 08)

A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos.

clip_image004 clip_image006

(Memórias de Pirapora do Bom Jesus. O Estado de S.Paulo, 2003.)

Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta.

a) Verão; época mais chuvosa; resíduos da agricultura do município.

b) Inverno; estação mais seca; lixo da capital paulista.

c) Outono; estação um pouco mais fria; lixo das áreas urbanas e rurais periféricas.

d) Primavera; predomínio de altas temperaturas; apenas lixo industrial da própria cidade.

e) Ano todo; chuvas anuais bem distribuídas; lixo do aterro sanitário das cidades da região.

Gab: B

Questão 09)

Segundo a CETESB, depois de cinco anos de melhora, a qualidade do ar na metrópole de São Paulo voltou a piorar nos últimos dois anos. O número de vezes em que a qualidade do ar ficou inadequada ou má foi 54% maior em 2007, se comparada à de 2006. Dentre possíveis causas e conseqüências, é correto afirmar que a gravidade do problema da poluição, a partir de 2006,

clip_image008

a) aumentou, em função do forte crescimento das taxas de industrialização na capital e no litoral e em razão da desobediência legal das indústrias dessas áreas.

b) teve desdobramentos, como a expansão da área mais poluída, em função do aumento da emissão de poluentes por veículos automotores e outras fontes.

c) aumentou, em virtude de um novo fenômeno, o da emissão de gás ozônio pela frota de automóveis bicombustíveis, concentrada na região metropolitana.

d) teve desdobramentos sobre a formação das ilhas de calor, cujos efeitos de aquecimento foram atenuados no centro da região metropolitana.

e) aumentou, em função do crescimento econômico do interior do Estado e em virtude da ausência de legislação sobre emissão de poluentes nessa região.

Gab: B

Questão 10)

A qualidade da água que bebemos depende do saneamento básico; o ar que respiramos depende das medidas quanto ao transporte e à indústria; e a saúde do trabalhador depende de tecnologias limpas. O teor de enxofre no diesel serve para aumentar a má qualidade do ar que respiramos e acentua a urgência da adoção de medidas imediatas e de um plano nacional de qualidade do ar.

Sobre esse assunto assinale a alternativa incorreta.

a) Para melhorar a qualidade do ar, com medidas muito além do teor de enxofre, há que investir pesado nos transportes sobre trilhos, como trens e metrô, na integração dos meios de transporte e no combate aos engarrafamentos.

b) Nosso diesel é de péssima qualidade: no interior há o S2000 – que tem duas mil partes por milhão (PPMs) de enxofre – e nas regiões metropolitanas há o S500 – com quinhentas PPMs de enxofre. Para termos uma base de comparação, na Europa já é obrigatório o S50 e, a partir de 2010, será permitido apenas o S10, com dez PPMs de enxofre.

c) Apesar de não haver comprovação científica, há suspeitas de que o dióxido de enxofre tenha provocado a morte de 3.000 mulheres e milhares de internações por doenças respiratórias, só na cidade de São Paulo.

d) Um veículo desregulado emite até 40% a mais de poluição, devido à carburação imperfeita, e consome mais combustível. Isso representa um rombo no clima e nos pulmões. A emissão do gás metano nos lixões deve ser evitada e o metano convertido em energia.

e) Em 2002, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou uma resolução (que tem força de lei) determinando que, a partir de 2009, os novos veículos a diesel, como caminhões e ônibus, deverão sair da fábrica com uma emissão atmosférica máxima correspondente à gerada pelo motor Euro 4 e pelo diesel S50 (com 50 partes por milhão de enxofre).

Gab: C

Questão 11)

Sabe-se que o clima global é influenciado, entre outros fatores, pela composição química da atmosfera, especialmente pelo teor de gases de efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono (CO2).

Considere as figuras abaixo, que se referem a dados sobre o Brasil, e analise, segundo elas, quanto à veracidade (V) ou falsidade (F), as proposições a seguir.

clip_image010

clip_image012

Fonte: MINISTÉRIO da Ciência e Tecnologia. Disponível em:
<http://www.mct.gov.br/clima>. Adaptado.

( ) Em 2007 a emissão de CO2 por combustíveis fósseis líquidos foi superior, em mais de 50 milhões de toneladas, à do ano de 1990.

( ) Em 2000 a participação de combustíveis fósseis líquidos na quantidade total de CO2 eliminada por combustíveis fósseis para a atmosfera foi inferior a essa participação em 2007.

( ) De 2000 a 2007, a quantidade de CO2 emitida para a atmosfera por combustíveis fósseis se manteve estável.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – F

b) V – F – F

c) F – F – V

d) V – F – V

e) F – V – F

Gab: B

Questão 12)

A 15.ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), que aconteceu no mês de dezembro em Copenhague – Dinamarca, foi considerada um fracasso em termos ambientais. “Com a grande expectativa e a presença de muitos chefes de Estado, a COP – 15 foi a perda de uma excelente oportunidade de se tomar decisões realmente incisivas para combater as mudanças climáticas”, afirmou Carlos Rittl – coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia da World Wildlife Fund – WWF no Brasil.

(O Estado de S.Paulo, 29.01.2010. Adaptado.)

A alternativa que melhor exprime a expectativa que se frustrou na realização da COP-15 é:

a) propor ações para minimizar as mudanças climáticas através do aumento do uso de fontes não renováveis.

b) buscar a contenção da produção de energias de fontes renováveis para preservação do meio ambiente.

c) abrir espaço para discutir o maior uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e energia nuclear).

d) incrementar os índices da emissão de gases de efeito estufa.

e) traçar metas para um novo tratado que substituiria o Protocolo de Quioto.

Gab: E

Questão 13)

Analise este fluxograma:

Queimadas na Floresta Amazônica

clip_image014

CAPOBIANCO, João Paulo Ribeiro (Coord.). Biodiversidade na

Amazônia Brasileira: Avaliação e ações prioritárias para conservação,

uso sustentável e repartição de benefícios. São Paulo: Estação

Liberdade, Instituto Socioambiental, 2001. p. 181.

A partir da análise desse fluxograma e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a inflamabilidade da floresta decorre de ações humanas associadas, direta ou indiretamente, a causas naturais.

b) a redução da cobertura florestal, ao comprometer a evapotranspiração, pode, a longo prazo, acarretar redução das chuvas.

c) o aumento do número e da intensidade das queimadas na Amazônia pode tornar-se, num ciclo vicioso, um processo de retroalimentação.

d) o fenômeno El Niño tem relação direta, mas favorável, com a redução das queimadas na Amazônia brasileira.

Gab: D

Questão 14)

A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.

b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.

e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

Gab: C

Questão 15)

O ano de 2007 viu o aquecimento global aparecer na grande mídia não mais impulsionada pelos ambientalistas que vinham pautando essa questão nos últimos quarenta anos. Hollywood se rendeu a essa “verdade inconveniente”, premiando com um Oscar o documentário do ex-vice-presidente dos EUA, o senhor Al Gore. Esse, entre outros fatores, ajuda a entender o que verdadeiramente está em curso: a apropriação de uma causa – o aquecimento global - por setores que até aqui procuraram desqualificá-la e, junto, desqualificar todos aqueles que a protagonizavam.

(PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Outra verdade inconveniente –

a nova geografia. In: Caros Amigos, ano XI, n. 34, set. 2007).

O texto faz referência aos apropriadores e novos protagonistas da causa do aquecimento global. Estão entre eles o (os)/ a (as):

a) pequenos produtores agrícolas brasileiros, que, estimulados pelos créditos do PRONAF, têm produzido a maior parte da cana-de açúcar necessária à produção do etanol.

b) latifundiários e os grandes complexos empresariais agrícola, petrolífero, automobilístico, entre outros, organizados em redes, que no contexto atual de discussão e de busca por novas fontes de energia, vêem no etanol um novo filão de lucro e uma nova estratégia de manutenção dos seus poderes

c) índios, os seringueiros e as populações ribeirinhas da Amazônia Brasileira, que, ao utilizarem os recursos da floresta equatorial sem depredá-la, conservam a cobertura vegetal necessária à absorção dos gases do efeito estufa que causam o aquecimento global.

d) países da OPEP, que, em virtude da escassez e da iminente exaustão das suas reservas de petróleo e gás natural, têm estimulado a expansão da produção do etanol em seus territórios, em detrimento da produção de combustíveis de origem fóssil.

e) sociedade civil estadunidense, que, estimulada pela mídia, tem adotado novos hábitos de consumo, abandonando o modelo de consumo individualizado, que fez do automóvel particular o seu principal símbolo.

Gab: B

Questão 16)

“Aquecimento Global”

“Entre as consequências decorrentes de mudanças climáticas drásticas provocadas pelo aquecimento global estão a escassez de água potável, a redução de áreas de cultivo, o desaparecimento de espécies vegetais e animais e o recrudescimento de doenças típicas de climas tropicais, atualmente controladas ou de incidência localizada.”

Considerando o texto acima e os seus conhecimentos a respeito dos efeitos do aquecimento global para o planeta, julgue as afirmações abaixo.

I. A aridificação do semiárido e a savanização do leste da Amazônia estão entre os prognósticos elencados para o Brasil.

II. Os cientistas reunidos pela ONU avaliam que a América Latina experimentará significativa redução de chuvas e encolhimento das terras agricultáveis.

III. Algumas culturas agrícolas, praticadas no Nordeste brasileiro, perceberão um impacto positivo. As estiagens prolongadas favorecem o cultivo da canade- açúcar e da mandioca, raiz considerada base alimentar da população regional.

IV. Em áreas do Sul do Brasil, o cultivo será beneficiado, já que ocorrerá uma diminuição no risco de geadas, garantindo uso prolongado do solo.

Estão corretas,

a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, II e III, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: D

Questão 17)

A respeito das causas e conseqüências do aquecimento global, assinale o que for correto.

01. A liberação excessiva de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, proveniente, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, é uma das causas do aquecimento global.

02. O aquecimento global tem acarretado uma maior freqüência de atividades sísmicas e vulcânicas.

04. O derretimento e retração das geleiras das altas montanhas e o degelo em regiões árticas e antárticas onde ele antes não ocorria são conseqüências do aquecimento global.

08. O aumento do número de tsunamis nos Oceanos Índico e Pacífico é devido ao aquecimento global.

Gab: 05

Questão 18)

Nos locais com intenso processo de urbanização, o desmatamento, a impermeabilização dos solos e a concentração de grandes edificações provocam uma forte alteração nas condições naturais de absorção e irradiação do calor. Em consequência, temos aumento de temperatura formando __________. A intensidade de tal efeito depende da forma arquitetônica dos edifícios, da natureza dos materiais de construção, entre outros.

A expressão que completa adequadamente a lacuna é

a) as ilhas de calor.

b) a evapotranspiração.

c) o efeito estufa.

d) a inversão radiotérmica.

e) as isoietas.

Gab: A

Questão 19)

O gráfico abaixo apresenta dados obtidos em uma pesquisa realizada entre 1993 e 1997, quando foram registrados os números médios mensais de mortes (maiores de 64 anos) e internações por problemas respiratórios atribuíveis a poluentes atmosféricos (poeiras) no Município de São Paulo.

clip_image016

fonte: www.cve.saude.sp.gov.br/htm/doma/doma vig.htm

a) Indique o período do ano em que as mortes e internações se intensificaram, especificando os meses em que as médias de internações atingiram ou estiveram próximas dos valores máximos.

b) Explique de que maneira as condições climatológicas e ambientais influenciaram no aumento das mortes e internações.

Gab:

a) Os problemas de saúde se acentuaram no período que vai de março a novembro e, entre maio e agosto, foram registradas as maiores médias de internações.

b) Durante os meses de inverno, aumenta a freqüência das inversões térmicas, ou seja, quando o ar frio fica localizado nas camadas mais baixas da atmosfera. Além disso, as chuvas diminuem e facilitam a concentração dos poluentes em baixas altitudes, elevando o número médio de mortes e internações por doenças respiratórias.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis