quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ENEM–COMPLEXOS REGIONAIS 1

Questão 01 - (ACAFE SC)

Observe o mapa dos complexos econômicos regionais e as afirmações a ele relacionadas.

clip_image002

Fonte: MOREIRA, João C.; SENE, Eustáquio de. Geografia
para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo:
Scipione, 2002. (adaptado)

I. O número 1 indica o Centro-Sul, região que comanda a economia do Brasil e apresenta duas grandes metrópoles nacionais que ocupam o topo da hierarquia urbana do país, além de possuir um estado cuja capital não é a cidade mais populosa.

II. A retirada da floresta heterogênea, higrófila, densa, perenifólia e autossustentada, na região de número 1, tem na sua pluviosidade constante um fator gerador de intensa lixiviação e a consequente perda da fertilidade aparente dos solos.

III. O Nordeste, representado pelo número 2, é uma região de povoamento antigo e preso a uma estrutura arcaica de propriedade e poder. Vem passando, em uma de suas sub regiões, por uma estiagem que voltou a castigar com força a área onde o descaso, a incompetência e falta de seriedade ainda prevalecem.

IV. A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil provém da hidroeletricidade, beneficiada pela densa rede hidrográfica, composta em boa parte por rios de planalto, sendo que o grande “eldorado” em potencial hidráulico encontra- se na bacia hidrográfica Amazônica, que atravessa a região de número 3, de grande biodiversidade.

V. O número 2 no mapa representa o Nordeste, cujos limites coincidem com os propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituindo-se, desta maneira, numa região social e economicamente homogênea, cujo litoral foi palco da monocultura canavieira em grandes propriedades.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) IV - V

b) II - III - V

c) I - III - IV

d) I - II - IV

Gab: C

Questão 02 - (UEM PR)

O Brasil está dividido em três grandes complexos econômicos regionais: Centro-Sul, Amazônia e Nordeste. Sobre esses complexos, assinale o que for correto.

01. O Centro-Sul possui a maior concentração de indústrias do País e uma agropecuária moderna, atividades que têm como suporte uma densa rede de serviços, comunicações e transportes.

02. Os limites do complexo nordestino são estabelecidos, no interior, pelo domínio do pantanal matogrossense, que abrange também o Norte de Minas Gerais. O clima quente e seco do Nordeste tem impossibilitado o seu crescimento econômico, principalmente no setor agrícola.

04. A Amazônia vem passando por uma ocupação desordenada, e a floresta amazônica sofre impactos ambientais provocados, principalmente, pela expansão das fronteiras agropecuárias, pela extração madeireira e pela mineração.

08. As maiores metrópoles do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) e áreas adjacentes vêm apresentando elevados índices de crescimento econômico, principalmente nos setores do turismo e da agricultura irrigada.

16. A Amazônia, graças à sua grande superfície (entre os complexos regionais, é a maior do País em extensão geográfica) e à sua baixa ocupação demográfica, nãoapresenta conflitos fundiários.

Gab: 13

Questão 03 - (UFPE)

“Certamente a Amazônia brasileira hoje não é mais a mesma dos anos 1960. Intensas transformações ocorrem na região, mas esse fato é apreendido de forma variada segundo motivações e interesses de diferentes atores, ou nem mesmo é percebido por grande parte da própria nação brasileira. Perduram imagens obsoletas sobre a região, verdadeiros mitos. Não apenas mitos tradicionais da terra exótica e dos espaços vazios, mas também mitos recentes que obscurecem a realidade regional e dificultam a elaboração de políticas públicas adequadas ao seu desenvolvimento”.

(BECKER, Bertha K. Amazônia: nova geografia, nova
política regional e nova escala de ação
.)

Sobre o assunto abordado no texto, é correto afirmar que:

00. a industrialização foi um processo que possibilitou transformações estruturais na Amazônia. Na região, predominavam as atividades extrativistas, passando a mesma a ocupar um lugar de destaque no país, no que concerne à produção mineral e à produção de bens de consumo duráveis.

01. os solos da Amazônia, que atraem fortemente o agronegócio, são muito ricos em nutrientes, pois inexistem, em grande parte da região, processos de lixiviação, que empobrecem os horizontes do solo.

02. a importância da escala do capital natural da Amazônia sul-americana, sendo um dos mais extensos do planeta, constitui um trunfo para o desenvolvimento se adequadamente aproveitado com tecnologias avançadas; é também um fator poderoso de barganha no cenário econômico e político do mundo.

03. o esgotamento do nacional-desenvolvimentismo, as mudanças estruturais, o processo de globalização e não menos importantes processos de organização da sociedade civil provocaram uma rápida e abrangente mudança na Amazônia e no país.

04. o processo de ocupação da Amazônia, imposto pelo Governo central, foi caracterizado pela inexistência de conflitos de terra e de territorialidade, durante o regime de exceção estabelecido em 1964.

Gab: VFVVF

Questão 04 - (UNICAMP SP)

No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:

a) investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.

b) investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.

c) investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário da região.

d) investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.

Gab: B

Questão 05 - (ACAFE SC)

Observe atentamente o mapa do Brasil.

clip_image004

Fonte: IBGE: Atlas geográfico escolar. 2.ed. RJ, 2004. (adaptado)

A dinâmica regional brasileira impulsionada pelo Sudeste fez com que surgisse uma proposta de divisão do país em três complexos regionais, conforme explicita o mapa.

Sobre ela é correto afirmar, exceto:

a) O Nordeste, indicado pelo nº 2, abrange sub-regiões diferenciadas, como é o caso do Sertão Nordestino e da Zona da Mata, caracterizadas pela semi-aridez e pelas chuvas, respectivamente.

b) O Centro-Sul, região de nº 3, considerado como o coração do Brasil, concentra a maior parte da população nacional, da produção industrial e da agropecuária.

c) A delimitação dos complexos regionais foi feita seguindo a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que combinou as características econômicas, naturais e demográficas e respeitou os limites político-administrativos.

d) O Complexo da Amazônia, nº 1, com grande biodiversidade, corresponde a fronteira de expansão da economia brasileira e por isso de grande interesse do capital nacional e internacional.

Gab: C

Questão 06 - (UPE)

A dimensão econômica recente nos cenários da economia regional do Nordeste está associada a atividades dinâmicas e em expansão, correspondentes à integração de elos importantes da cadeia produtiva dessa região. Dentre as oportunidades que se apresentam para a promoção do desenvolvimento econômico da região Nordeste, podem ser consideradas:

I. A existência de um mercado regional.

II. A expansão do polo de turismo como fonte geradora de renda, emprego e divisas.

III. A consolidação do terciário moderno e de polos dinâmicos de serviços.

IV. A expansão e consolidação de atividades vinculadas à moderna produção agrícola irrigada.

V. A existência de um polo de tecnologia de ponta no Litoral Norte, produtor de softwares e sofisticados programas de computadores.

Apenas está CORRETO o que se afirma em

a) I.

b) III.

c) I e II.

d) I, III e V.

e) I, II, III e IV.

Gab: E

Questão 07 - (FAMECA SP)

Em 2010, um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) mostrou que as diferenças regionais persistem no Brasil, ou seja,

a) as regiões Norte e Centro-Oeste concentram a maioria da população rural do país, em razão da economia baseada na agropecuária.

b) a região Sul é, relativamente, a mais rica do país, quando se considera o PIB per capita, que é 50% maior que a média nacional.

c) a região Sudeste mantém-se como a mais rica, mesmo com a diminuição relativa da participação do estado de São Paulo no PIB nacional.

d) a região Nordeste, embora com desigualdade na renda per capita, é a segunda mais rica do país, por concentrar a exploração de petróleo.

e) o país continua dividido entre o interior pobre e rural e o litoral rico e industrializado, fato que continua a motivar as migrações internas.

Gab: C

Questão 08 - (UFF RJ)

clip_image006

http://www.brasilescola.com/brasil/complexo-regional-centrosul.htm&docid=o

Visando a uma melhor compreensão da organização do espaço brasileiro, vem ganhando destaque em publicações acadêmicas e didáticas uma proposta de regionalização baseada na existência de três complexos regionais ou regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Segundo o geógrafo Roberto Lobato Corrêa, o Centro-Sul seria o coração econômico e político do país, o Nordeste a “região das perdas” (econômica e demográfica) e a Amazônia, ainda em nossos dias, uma vasta fronteira de ocupação.

a) Aponte e comente dois fatores que justifiquem a primazia do Centro-Sul frente às demais regiões, no conjunto da vida nacional.

b) Considerando que o desenvolvimento nunca é espacialmente uniforme, áreas dinâmicas ou estagnadas podem ser encontradas no interior de cada um dos três complexos regionais. Com base nessa evidência, identifique uma área produtiva moderna, localizada na Amazônia, que apresente forte dinamismo econômico, justificando sua identificação.

Gab:

a) O Centro-Sul concentra em sua extensão territorial, em comparação com as demais regiões:

· A área mais urbanizada do Brasil, situada principalmente em torno das duas grandes metrópoles nacionais (São Paulo e Rio de Janeiro, com suas respectivas áreas metropolitanas), da capital do país (Brasília) e de metrópoles regionais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia. Cabe registrar, ainda, a existência de diversas capitais regionais e de um grande número de cidades médias e áreas de expressiva urbanização no sul de Minas Gerais, norte do Paraná e do Rio Grande do Sul, nordeste de Santa Catarina, sul de Goiás e em todo o estado de São Paulo.

· A maior e mais diversificada concentração industrial, especialmente em São Paulo (Região Metropolitana e prolongamentos que se estendem para o oeste do estado, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba, chegando até à metrópole carioca); a área que tem como centro a metrópole de Belo Horizonte (denominada “Zona Metalúrgica”); o Vale do Itajaí (Santa Catarina); e a área que se estende de Porto Alegre a Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

· A principal área agropecuária do país, caracterizada pela grande diversidade produtiva, nível de modernização e importância em valor e volume da produção.

· A mais densa e integrada rede de circulação, ao concentrar os principais portos do país (Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Paranaguá e Rio Grande), a rede rodoferroviária mais expressiva, os aeroportos mais importantes e o uso mais intenso de sistemas de telecomunicações.

· A maior concentração de infraestrutura e capital fixo, ao reunir a malha mais densa de vias de comunicação e a maior quantidade de cidades importantes, hidrelétricas, grandes obras públicas e outras formas espaciais que conferem elevado valor ao território.

· Os principais centros de gestão econômica do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), onde estão situadas as sedes das grandes corporações (sediadas em cidades menores quando pertencentes ao ramo da agroindústria), empresas estatais e o próprio aparelho de Estado.

· A maior concentração de renda, que reflete a magnitude dos negócios associados aos itens acima e implica, por sua vez, desenvolvimento maior do consumo e das atividades terciárias.

b) Podem ser apontadas as seguintes áreas:

· Complexo minero-metalúrgico do Maranhão, associado ao Programa Grande Carajás

· Áreas modernas de cultivo de grãos em área de cerrado e cerradão na Amazônia Legal

· Zona Franca de Manaus

(Justificativa, baseada em breves informações sobre a área)

Questão 09 - (IFPE)

Em dezembro de 1959, o presidente Juscelino Kubitschek criou uma agência de desenvolvimento cujo objetivo era desenvolver econômica e socialmente todo o Nordeste e mais o norte de Minas Gerais. O primeiro superintendente nomeado pela presidência da república foi o economista paraibano Celso Furtado. Essa agência foi denominada pelo governo de:

a) SUDECO

b) FUNDAJ

c) BANORTE

d) SUDAM

e) SUDENE

Gab: E

Questão 10 - (UECE)

Analise as seguintes afirmações que tratam de questões referentes ao semiárido nordestino.

I. Os núcleos de desertificação do Nordeste estão localizados nos sertões semiáridos e têm-se expandido em decorrência de impactos adversos das ações humanas.

II. No semiárido, o fator mais limitante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas, em especial as agropecuárias, é a escassez de recursos hídricos.

III. O semiárido abrange todo o espaço do nordeste brasileiro e é empecilho natural ao crescimento econômico regional.

É correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) II e III apenas.

c) III apenas.

d) I e II apenas.

Gab: D

Questão 11 - (IFPE)

Em dezembro de 1959, o presidente Juscelino Kubitschek criou uma agência de desenvolvimento cujo objetivo era desenvolver econômica e socialmente todo o Nordeste e mais o norte de Minas Gerais. O primeiro superintendente nomeado pela presidência da república foi o economista paraibano Celso Furtado. Essa agência foi denominada pelo governo de:

a) SUDECO

b) FUNDAJ

c) BANORTE

d) SUDAM

e) SUDENE

Gab: E

Questão 12 - (UECE)

Analise as seguintes afirmações que tratam de questões referentes ao semiárido nordestino.

I. Os núcleos de desertificação do Nordeste estão localizados nos sertões semiáridos e têm-se expandido em decorrência de impactos adversos das ações humanas.

II. No semiárido, o fator mais limitante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas, em especial as agropecuárias, é a escassez de recursos hídricos.

III. O semiárido abrange todo o espaço do nordeste brasileiro e é empecilho natural ao crescimento econômico regional.

É correto o que se afirma em

a) I, II e III.

b) II e III apenas.

c) III apenas.

d) I e II apenas.

Gab: D

Questão 13 - (UFPE)

O geógrafo Milton Santos afirmava que o espaço é a síntese, em um dado momento, de um sistema complexo de ações e objetos. Este geógrafo falava-nos de três grandes fases na história humana inscrita no espaço: o meio natural, o meio técnico, e o meio-técnicocientífico-informacional, na qual estamos vivendo. A produção agropecuária globalizada, contempla formas de difusão do agronegócio e da agricultura cientifica com elevado nível de especialização, ou seja, o que o geógrafo Milton Santos denominou meio técnico-cientifico e informacional, com impacto na divisão social do trabalho e no meio natural. O agronegócio reorganiza espaços e define processos que são voltados para atenderem a lógica de mercado que os regem. No Nordeste do Brasil, o complexo fruticultor de exportação às margens do São Francisco na região polarizada pelos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) constitui um exemplo pioneiro de agronegócio.

Considerando esses aspectos ressaltados no texto e com base nos conhecimentos que possui sobre os assuntos abordados, analise as afirmativas:

00. A região de Petrolina (PE) - Juazeiro (BA) vem se destacando pela produção e exportação de manga e uva. Ao lado disso, tem se ampliado a produção sucroalcooleira e a indústria gesseira.

01. A região de Petrolina (PE) - Juazeiro (BA), subespaço da zona semi-árida contempla a valorização seletiva do território ao mesmo tempo em que convive com territórios não seletivos, cuja base produtiva é menos cientifica, menos especializada e, necessariamente não voltada para o mercado internacional.

02. Dentre os principais problemas relacionados ao processo produtivo da região de Petrolina (PE)- Juazeiro (BA), se destaca a salinização do solo e a contaminação de recursos hídricos, preocupantes problemas ambientais da atualidade.

03. A construção de objetos técnicos como infraestruturas, iniciada desde a década de 50 do século passado com a ponte Presidente Dutra, unindo Petrolina a Juazeiro, e ampliada com rodovias, linhas de transmissão de energia, dutos e canais para irrigação, ajudou a viabilizar a implantação dos perímetros públicos irrigados em Petrolina (PE) e Juazeiro ( BA).

04. A prática de agricultura de vazante ribeirinha, inicialmente realizada de forma incipiente e totalmente dependente das condições naturais do meio, sofreu grandes transformações a partir dos perímetros irrigados.

Gab: FVVVV

TEXTO: 1 - Comum à questão: 14

No sertão nordestino, a aridez sempre rivalizou com o sonho de fazer da caatinga um enorme e salvador pomar — e, assim, tirar seus habitantes da pobreza. No extremo oeste de Pernambuco e norte da Bahia, esse ideal virou realidade. Nos anos 60, o Vale do São Francisco ganhou atenção dos militares, que vislumbraram a região como um centro de energia e produção de alimentos. Foi quando começaram os projetos de irrigação com a água do rio São Francisco. (COUTINHO, 2010, p. 101).

Questão 14 - (UNEB BA)

Os conhecimentos sobre o sertão nordestino permitem afirmar:

01. A sua localização geográfica, na zona intertropical, e seu litoral pouco acidentado são as principais causas das secas prolongadas que ocorrem na região.

02. A sua “aridez” tem origem no predomínio dos latossolos que, por serem solos jovens, apresentam baixa fertilidade.

03. O uso da irrigação de forma indiscriminada deverá reverter a dessalinização dos solos, promover maior produtividade e, consequentemente, eliminar a miséria pessoal.

04. A criação de açudes públicos na região possibilitou a eliminação da estagnação econômica e a diversificação da produção.

05. A caatinga é uma formação xerófila e diversificada, mas sua degradação pode se tornar irreversível, quando submetida ao desmatamento da vegetação nativa e à exploração dos lençóis de águas subterrâneas.

Gab: 05

Questão 15 - (ACAFE SC)

“Os catarinenses na faixa dos 10 anos, entre 20 e 24 anos e as idosas a partir de 75 anos são os mais pesados do Brasil. A constatação vem da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e antropometria (relação entre o peso e altura) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos domicílios brasileiros entre 2008 e 2009.”

Fonte:: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=
a3021122.xml&template=3898.dwt&edition=15385&section=213

Sobre o tema da obesidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A obesidade no Brasil e em Santa Catarina já é preocupante pelo fato de um percentual significativo de pessoas estar acima do peso.

b) O estado de Santa Catarina ocupa lugar de destaque no ranking dos obesos, aparecendo nas primeiras posições em três das cinco faixas etárias analisadas pelo IBGE.

c) O estado catarinense não dispõe de lei a respeito do tema porque a política e a economia são dois setores cujas competências e responsabilidades estão muito distantes dessa realidade que vem se alastrando.

d) Hábitos de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de atividade física ajudam na prevenção da obesidade.

Gab: C

Questão 16 - (PUC RJ)

clip_image008

FONTE: www.cmni.rj.gov.br

A arquitetura político-territorial do cartograma mostra que:

a) o município de Nova Iguaçu sempre foi mais rico do que o de Duque de Caxias.

b) o município de Duque de Caxias rivaliza, desde o século XIX, com o de Nova Iguaçu.

c) as emancipações distritais de Nova Iguaçu criaram outros municípios fluminenses.

d) a Baixada fluminense é muito violenta e por isso se fragmenta municipalmente.

e) as unidades municipais apresentadas existem devido à força política de Nova Iguaçu.

Gab: C

Questão 17 - (UCS RS)

O Rio Grande do Sul, nono estado brasileiro em extensão territorial, é o estado mais meridional do Brasil. Seu território representa 3,30% da área total do país.

Sobre o Rio Grande do Sul, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) Os areais de Quaraí e São Francisco de Paula, localizados no sudeste do Rio Grande do Sul, sofreram avanço na degradação devido ao cultivo de soja e à pecuária intensiva.

( ) O carvão rio-grandense é empregado principalmente na geração de eletricidade, em usinas termelétricas.

( ) A região serrana localiza-se na borda sudeste do planalto norte-rio-grandense e foi colonizada por imigrantesitalianos, a partir de 1875.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) F – V – F

b) F – V – V

c) F – F – V

d) V – F – V

e) V – V – F

Gab: B

Questão 18 - (PUC RJ)

Estado do Rio de Janeiro

clip_image010

As afirmações a seguir referem-se às características das regiões fluminenses definidas no cartograma acima. Assinale a única afirmação correta.

a) Sendo o mais promissor dos espaços produtivos do estado, a região 2 recebeu, nos últimos 30 anos, a maior fatia dos investimentos do agrobusiness fluminense.

b) Fortemente ligada aos fluxos de mercadorias, pessoas e serviços que vêm de São Paulo, a região 3 é a menos diversificada no contexto produtivo do Rio de Janeiro.

c) De forte perfil agrário-exportador, a região 1 é responsável pela maior produção agropecuária do estado, além de ser voltada para o turismo rural.

d) Intensamente ligada à produção industrial fordista no estado, a região 6 é uma das mais dinâmicas no setor da indústria militar do Rio de Janeiro.

e) Caracterizada pelo setor petroquímico fluminense, a região 4 é o principal foco dos investimentos no setor gás e petróleo no estado.

Gab: D

Questão 19 - (UECE)

Analisando a área do litoral cearense, é correto afirmar que

a) observa-se um aumento da concentração humana relacionada ao aumento das atividades de comércio e serviços ligados ao turismo.

b) apresenta uma economia semelhante ao restante do litoral nordestino, caracterizada pelo crescimento do turismo e o cultivo de cana-de-açúcar.

c) está encoberta, em grande parte, por Mata Atlântica, idêntica à existente na Bahia, graças aos verões secos e aos invernos chuvosos.

d) apresenta, na maior parte do ano, clima com temperaturas baixas devido às correntes marítimas provenientes do sul do país.

Gab: A

Questão 20 - (UECE)

As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos.

a) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal

b) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal

c) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul

d) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul

Gab: C

Questão 21 - (UEFS BA)

clip_image012

Considerando-se o mapa e os conhecimentos das estratégias geopolíticas para um melhor controle da Amazônia brasileira, é correto afirmar que o

a) Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) tem por finalidade a integração das forças armadas, visando à defesa da região.

b) Estado brasileiro, através dos projetos Calha Norte e Sipam/Sivam, tem total controle das vastidões da Região Amazônica.

c) Projeto Calha Norte teve origem no governo militar, na década de 70 do século passado, e visava, inicialmente, povoar as fronteiras do norte do país.

d) Projeto Jari, localizado nos limites dos Estados de Roraima e do Amazonas, é um gigantesco empreendimento de assentamento agrícola que reforça a soberania amazônica.

e) Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) é uma rede de coleta e de processamento de informações sobre meio ambiente, meteorologia, vigilância aérea e de superfície, e terras indígenas, dentre outros, que são enviadas aos órgãos governamentais atuantes na região.

Gab: E

Questão 22 - (UEFS BA)

É um importante complexo industrial portuário, localizado na porção oriental do Nordeste e, pela sua magnitude e importância, é considerado um Polo Econômico Regional. Esse complexo conta com um dos mais importantes portos do continente sul-americano, é dotado de excelente infraestrutura e situação estratégica, estando localizado a apenas seis horas de distância das grandes rotas marítimas internacionais. Hoje, boa parte dos produtos importados pelo Norte e Nordeste é distribuída a partir deste complexo.

(ANDRADE, 2003, p. 115).

O setor industrial-portuário e a unidade política de localização, referidos no texto, correspondem, respectivamente,

a) ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém / no Ceará.

b) à Agroindústria Açucareira, porto de Jaraguá / em Alagoas.

c) ao Complexo Petroquímico de Camaçari — no Porto de Aratu / na Bahia.

d) ao Complexo Industrial Portuário de Suape / em Pernambuco.

e) ao Metalúrgico/Químico, complexo portuário integrado pelos terminais de Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar / no Maranhão.

Gab: D

Questão 23 - (UECE)

Rede urbana é um espaço integrado de cidades e da população que nelas vive e que, com o tempo, vai se hierarquizando, em função da influência que as cidades maiores exercem sobre as menores. A este respeito, analise as afirmações a seguir sobre a rede urbana no Ceará e assinale a afirmação verdadeira.

a) A existência de uma rede urbana no Ceará parte do princípio de que não é necessária uma intensa urbanização acompanhada por uma industrialização.

b) O Ceará, estado de economia em fase de industrialização, apresenta uma rede urbana forte, característica de região em desenvolvimento.

c) No Ceará nota-se a presença de uma rede urbana mais hierarquizada, resultante de maiores índices de urbanização.

d) Forquilha-Sobral-Fortaleza é exemplo de hierarquia da rede urbana cearense, monopolizada pela Metrópole Nacional Recife.

Gab: A

Questão 24 - (UEFS BA)

[...] em sentido amplo, o termo cluster apenas retrata concentrações locais de certas atividades econômicas [...]. Aglomerações puras de empresas não relacionadas não dão origem à eficiência coletiva. [...] Um cluster é uma aglomeração de tamanho considerável de firmas numa área espacialmente delimitada com claro perfil de especialização e na qual o comércio e a especialização interfirmas é substancial. (SILVA FILHO et al., 2005, p. 323).

Constitui-se um exemplo de clusters, no Brasil,

a) o centro industrial de Aratu, na Bahia.

b) as empresas de informática, em Ilhéus, na Bahia.

c) o Centro Industrial do Subaé, em Feira de Santana, Bahia.

d) o distrito industrial de Fortaleza, no Ceará.

e) a região do ABCD, na área metropolitana de São Paulo, São Paulo.

Gab: B

Questão 25 - (UERJ)

clip_image014

Construção da avenida Presidente Vargas

www.skyscrapercity.com

A abertura da avenida Presidente Vargas foi uma das principais obras realizadas na cidade do Rio de Janeiro durante a gestão do prefeito Henrique Dodsworth, de 1937 a 1945.

No contexto da época, essa obra tinha como principal objetivo:

a) valorização imobiliária de regiões favelizadas

b) integração das redes rodoviária e ferroviária urbanas

c) ampliação dos acessos entre as zonas central e norte

d) modernização da infraestrutura habitacional da área portuária

Gab: C

Questão 26 - (UFSC)

clip_image016

As transformações ocorridas entre meados do século XIX e as primeiras sete décadas do século XX foram fundamentais para a sociedade brasileira. No contexto desses eventos, criou-se, no ano de 1960, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que comemora seu cinquentenário neste ano de 2010. Além da formação acadêmica e profissional de milhares de jovens, a UFSC tem contribuído, através de concepções sempre inovadoras, para o bem-estar da sociedade catarinense e brasileira.

Sobre o Brasil e Santa Catarina, da década de 1960 aos dias atuais, é CORRETO afirmar que:

01. a conclusão da malha ferroviária integrando o Oeste catarinense a Florianópolis, na década de 1970, foi fundamental para o escoamento da produção agrícola daquela mesorregião.

02. Santa Catarina não foi poupada do turbilhão de adversidades da chamada década perdida dos anos de 1980. A recessão, em alguns anos, desacelerou a longa trajetória de crescimento que, apesar de cíclica, apresentou durante muito tempo taxas superiores à média nacional.

04. Brasília, assim como a UFSC, é cinquentenária. A função geopolítica de abrigar os órgãos do Estado brasileiro determinou o conjunto urbanístico da capital do Brasil.

08. no cenário pecuário catarinense e brasileiro, as décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo incentivo à exportação da pecuária de corte, sobretudo dos rebanhos de caprinos e de ovinos.

16. na década de 1960, a reforma agrária do regime militar não contemplou a alteração da estrutura fundiária concentradora, mas a sua manutenção. O Estatuto da Terra criou mecanismos para a desapropriação dos latifúndios e dos imóveis improdutivos.

Gab: 06

Questão 27 - (ACAFE SC)

Analise o quadro a seguir.

Cidades mais populosas de Santa Catarina

clip_image018

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.

Sobre estas cidades, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O Vale do rio Itajaí-Açu está contemplado com três cidades: Blumenau, Brusque e Itajaí, sendo a última localizada na foz do rio e as duas primeiras conhecidas pela sua indústria têxtil.

b) A Grande Florianópolis está representada na tabela pela capital dos catarinenses, São José e Palhoça, cuja população sofre com congestionamentos frequentes.

c) Balneário Camboriú é o único município da tabela que tem 100% de sua população morando em área urbana.

d) Os 2.665.330 habitantes das cidades da tabela mostram que a população catarinense está concentrada sobretudo nas regiões do Planalto, Oeste e Extremo-Oeste do estado.

Gab: D

Questão 28 - (UFG GO)

Leia os fragmentos de textos apresentados a seguir.

[…] espreguiçando-se às margens do rio Vermelho, mas curtindo uma verdadeira sêde de Tântalo, visto como a água viscosa dêste ribeiro, despejo e lavadouro da população, não é e nem pode ser convenientemente distribuída às casas, porque a fornecida pelo único chafariz existente e parcas fontes, carece das condições de abundância e potabilidade; desprovida de bons sistemas de esgotos, capaz de evitar o uso prejudicialíssimo das latrinas […] a decadente Vila Boa, hospeda em seu seio poderosos agentes de destruição, que há de em breve, transformá-la em vasta necrópole […].

LIMA, A. Correia. Goiânia, a nova capital de Goiaz. Resumo de um estudo. [s.d.]. p. 91.
In: CHAUL, Nasr F. A construção de Goiânia e a transferência da capital.
Goiânia: Cegraf, 1988. p. 66.

De 1890 até 1914, Goiaz não chegou a construir, em média, uma casa por ano. E de 1914 a 1932, apesar do advento do automóvel e da lenta mas registrável melhoria operada na situação econômica do Estado por influência da Grande Guerra, a média de construções na cidade de Goiaz não passou de uma e meia casas por ano […] Basta acrescentar que até na população tem havido decréscimo sensível. Em 1890, a população da cidade de Goiaz atingiu 10 mil almas. Em 1932 […], a sede deste município tinha apenas 8. 256 habitantes.

Relatório de Pedro Ludovico Teixeira (1930-1933) p. 11-22. In: CHAUL, Nasr F.
Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. 2.
ed. Goiânia: Editora da UFG, 2001. p. 211.

Considerando-se o contexto e a época, o que esses relatórios têm em comum é o fato de visarem

a) subsidiar políticas de planejamento urbano e regional com o propósito de integrar o estado de Goiás ao território nacional.

b) destacar o isolamento geográfico de modo a sensibilizar o governo federal a estender a malha viária até o interior do país.

c) informar sobre a baixa densidade demográfica do estado com o objetivo de subsidiar com informações o censo demográfico nacional.

d) ressaltar a incipiente urbanização de Goiás com o objetivo de justificar a necessidade de industrialização do estado.

e) enfatizar a situação de decadência com vistas a justificar a necessidade da transferência da capital no estado de Goiás.

Gab: E

Questão 29 - (UEG GO)

“Os portuguezes, aventureiros e conquistadores, embriagados pelos triumphos obtidos em terras de infiéis, espalharão-se nas differentes capitanias do Brasil, ao norte e ao sul, internarão-se pelos sertões em todos os rumos, e constituirão famílias, que ficarão sem vínculos, separadas por immensas distancias, segregadas da comunhão.

Em logar de levarmos a civilização às solidões do Novo-Mundo, esquecemo-la; e adquirimos o egoísmo, a imprevidência, a insociabilidade do selvagem.”

Relatório apresentado pelo Dr. Aristides de Souza Spinola, Presidente da Província, à
Assembleia Legislativa Provincial de Goyaz, no dia 1º de junho de 1879.
In: Memórias Goianas 12. Goiânia: Editora da UCG, 1999. p. 262.

O documento histórico citado faz parte do relatório anual que o presidente da província de Goiás apresentou aos deputados goianos. Nesse texto, a utilização, no 2º parágrafo, dos verbos na 1º pessoa do plural, demonstra que o presidente Aristides Spinola estava

a) destacando as conquistas militares portuguesas sobre os territórios dos muçulmanos na África.

b) criticando a exploração da cultura indígena por parte da exploração capitalista portuguesa.

c) vinculado ideologicamente ao projeto colonizador português, que tinha por objetivo a ocupação das terras brasileiras.

d) decepcionado com a quebra dos laços familiares acarretada pela vinda dos portugueses sem as suas respectivas esposas.

Gab: C

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis