segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 8

Questão 116)

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza o fenômeno urbano que o mapa aponta.

a) Região urbana global – há formação de grandes redes de centros urbanos, muito acentuada na quantidade de população, aumentando em demasia o número de grandes cidades numa mesma região.

b) Conurbação – há crescimento de cidades vizinhas que acabam por formar um único aglomerado urbano.

c) Megalópolis – centro econômico do Brasil, de enorme concentração de população, bastante urbanizado e industrializado.

d) Tecnopolo – há cidades desprovidas de infraestrutura e planejamento, com acentuada marginalização, criminalidade e violência, presença de submoradias, índices elevados de desemprego e doenças.

e) Macrocefalia urbana – região de alta densidade demográfica (maior que a do Brasil) e renda per capita superior à nacional, grande centro financeiro, sede de grandes corporações e base de complexas redes de serviços modernos.

Gab: B

TEXTO: 7 - Comuns às questões: 112, 117

Texto I

Dados do IBGE (2000), apontam para a configuração de uma hierarquia da rede urbana no Brasil com a classificação de quatro categorias de estudo:

• Metrópoles globais, nacionais e regionais (13 centros urbanos, exceto Manaus)

• Centros regionais (16 centros, com 13 aglomerações urbanas não-metropolitanas). Ex: Ribeirão Preto - SP, Londrina - PR, Florianópolis - SC, Uberlândia - MG, entre outras.

• Centros sub-regionais 1 e 2 (82 centros urbanos, sendo 31 CSR 1 e 51 CSR 2). Exs: CSR1: Maringá - PR; Joinville - SC; Criciúma - SC; São Carlos - SP; Uberaba - MG, entre outras.

• Centros de expressão local e cidades pequenas (o restante dos municípios do país).

Texto II

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (1999) mostram que o processo de urbanização no Brasil, nos anos 80 e 90, levou à formação de 12 metrópoles e 37 aglomerações urbanas não metropolitanas, concentrando aproximadamente 47% da população do país, segundo critérios estabelecidos por aquele instituto.

(Santos, E. C. Caracterização do sistema urbano brasileiro e seus principais problemas. Ensaio. Curitiba, 2005.)

Questão 117)

Sobre a urbanização, é correto afirmar:

I. A complexidade da questão urbana no Brasil é relativa principalmente à continentalidade do território ao ritmo e características da sua ocupação territorial, às características específicas do processo histórico e de desenvolvimento do país e ao ritmo e características específicas do processo de urbanização brasileiro.

II. O padrão de distribuição das cidades pelo território, resultante do nível de urbanização, é dado por fatores independentes que determinam a forma da rede urbana e o tamanho das cidades dentro do sistema urbano.

III. A rede urbana em sua distribuição espacial pelo território nacional é acentuadamente homogênea e desconcentrada, com características e problemas comuns a quase todas as cidades, independentemente de seus respectivos tamanhos.

IV. A configuração atual da rede urbana brasileira mostra que enquanto 13 municípios – com mais de 1 milhão de habitantes – respondem por mais de 20% de toda a população do país, tem-se milhares de municípios – com menos de 20 mil habitantes – concentrando menos de 20% da população.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Gab: A

Questão 118)

MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E ENTORNO

População Economicamente Ativa (PEA) em dois setores de atividades - 2000

clip_image002

% da PEA ocupada

no setor industrial

clip_image004

clip_image006

% da PEA ocupada

no setor de transportes

e serviços às empresas

clip_image008

CESAR JACOB et al.

Adaptado de Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no

Brasil. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.

A relocalização das atividades econômicas no mundo globalizado tem sua expressão mais marcante nos grandes aglomerados urbanos.

Pela análise dos mapas acima, observa-se a ocorrência do processo socioespacial indicado em:

a) terceirização do núcleo metropolitano

b) periferização dos polos tecnológicos

c) desindustrialização da área periurbana

d) ruralização dos territórios de autossegregação

Gab: A

Questão 119)

A reordenação produtiva do território brasileiro alterou o padrão da rede urbana, impactando a estrutura e as funções de diferentes tipos de cidades. Em relação à dinâmica das cidades médias,

a) as leis de responsabilidade fiscal contribuíram para redefinir as atividades produtivas.

b) a adoção do marketing de consumo urbano introduziu novos objetos que reordenaram a morfologia urbana.

c) a ligação rápida com as metrópoles possibilitou a função de gerar novas tecnologias.

d) a integração econômica com o campo por meio da agroindústria aumentou as funções terciárias.

e) os eventos acadêmicos e as atividades turísticas transformaram os modelos de suas gestões.

Gab: D

Questão 120)

Em muitos países subdesenvolvidos, a exemplo do Brasil, o crescimento econômico e a consequente migração campo cidade, aliados ao crescimento vegetativo acelerado da população, foram responsáveis pelo rápido aumento no tamanho de algumas cidades.

Considerando o exposto sobre a organização espacial urbana de um país subdesenvolvido, identifique as afirmativas corretas:

I. Na rede urbana, predominam poucas cidades grandes e muitas cidades pequenas.

II. Nas cidades grandes, podem coexistir edificações luxuosas, rodeadas de favelas.

III. Nas grandes cidades, predominam mercados formais, corporações nacionais e planejamento estatal.

IV. Nas grandes cidades, prevalece a infraestrutura urbana para a maioria da população.

V. Nas cidades, cresce a violência e a criminalidade, devido, em parte, à exclusão socioeconômica e espacial.

Gab: I, II, V

Questão 121)

“... contentam-se de andar arranhando [as terras] ao longo do mar como caranguejos.”

(Frei Vicente do Salvador, 1627)

clip_image010

Cerca de 600 milhões de pessoas habitam áreas contíguas à linha de costa, a menos de 10 metros do nível do mar (zonas costeiras de baixa elevação).

a) Cite dois fatores que causam a concentração populacional nas zonas costeiras.

b) Apresente dois impactos da ocupação dessas zonas para o ambiente costeiro.

Gab:

a) Entre os fatores responsáveis pela concentração populacional nas zonas costeiras, temos: i) a facilidade de ocupação das planícies costeiras; ii) a presença de solos férteis nas planícies litorâneas; iii) a instalação de portos estimula o comércio por via marítima e o adensamento da ocupação; iv) a valorização das paisagens costeiras para fins residenciais e turísticos.

b) Entre os impactos que a ocupação das áreas contíguas à linha de costa provoca no ambiente costeiro, temos: i) a alteração ou destruição da morfologia, das paisagens e dos ecossistemas costeiros (mangues, recifes, restingas, dunas); ii) a poluição das águas; iii) a alteração da morfodinâmica das praias (erosão costeira).

Questão 122)

Cidades do Amanhã

clip_image012

Arrasamento do Morro do Castelo - Rio de Janeiro, 1922

clip_image014

Pelourinho - Salvador, anos 2000

As cidades modernas reestruturam-se por meio de projetos de reforma urbana. Alguns projetos preconizam a destruição de grandes áreas da cidade e sua substituição por novas construções.

Outros propõem o reaproveitamento e a refuncionalização do ambiente construído.

a) Apresente dois argumentos favoráveis ao arrasamento de partes da cidade para fins de reforma urbana.

b) Apresente dois argumentos favoráveis ao segundo tipo de projeto.

Gab:

a) Nos projetos de reforma urbana, entre os argumentos favoráveis ao modelo de arrasamento, temos: i) maior remuneração do capital imobiliário; ii) melhoria da circulação intra-urbana; iii) o adensamento populacional graças à verticalização; iv) criação de novas áreas de lazer; v) renovação do ambiente construído.

b) Nos projetos de reforma urbana, entre os argumentos favoráveis ao modelo de refuncionalização, temos: i) a preservação da memória histórica e cultural dos espaços urbanos; ii) a diversificação da oferta de áreas de lazer e turismo; iii) permanência do sentimento de vizinhança; iv) a valorização de áreas urbanas pelo contraste entre o velho e o novo.

Questão 123)

Na década de 1970, o governo brasileiro instituiu nove regiões metropolitanas com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de grandes aglomerações urbanas.

Apresente duas características das regiões metropolitanas.

Gab:

Entre as características das regiões metropolitanas estão: i) a integração de uma metrópole com os municípios a ela contíguos, que também se articulam entre si; ii) a formação de áreas conurbadas; iii) os intensos fluxos de pessoas, bens e serviços entre os municípios contíguos; iv) a demanda por infraestrutura e serviços comuns pelos municípios que compõem a região metropolitana.

TEXTO: 8 - Comum à questão: 124

Considere o mapa abaixo.

clip_image016

(M. E. Simielli, Geoatlas. Adaptado)

Questão 124)

Sobre a área X, é correto afirmar que se trata

a) da mais extensa região conurbada do país, reunindo as manchas urbanas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

b) do quadrilátero ferrífero, espaço que reúne a cadeia produtiva do aço no país, desde a extração do minério de ferro em São Paulo, até sua transformação no Rio de Janeiro.

c) da “mancha de ferrugem”, cuja característica principal é a saída de indústrias, a reversão dos fluxos migratórios e a redução da população urbana.

d) da megalópole brasileira em formação, que abrange as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba.

e) da moderna mancha agroindustrial do país, responsável por mais de 90% das exportações de soja, açúcar, suco de laranja e café.

Gab: D

Questão 125)

Leia o trecho a seguir e responda às questões:

O Brasil faz fronteira com dez países da América do Sul, entre os doze existentes, o que reforça o caráter estratégico dessa área para a competitividade do país e para a integração do continente. Mas, grande parte das regiões de fronteira está isolada dos centros nacionais, quer pela ausência de redes de transportes e de comunicação, quer pelo peso político e econômico menor que possui. Na escala local-regional, o meio geográfico que melhor caracteriza a zona de fronteira é aquele formado pelas cidades gêmeas nos limites entre os países. Essas cidades gêmeas apresentam fluxos transfronteiriços com elementos comuns, que geram interações.

(Adaptado de Lia Osório Machado, Estado, territorialidade,

redes: cidades gêmeas na zona de fronteira

sul-americana em Maria Laura Silveira (org.),

Continente em chamas: globalização e território

na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2005, p. 258; e do Programa de Desenvolvimento

de Faixa de Fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional em: www.mi.gov.br/programasregionais/fronteira.asp?area=spr_fronteira. Acesso em: 12 out. 2009.)

a) Comente, sucintamente, dois elementos incentivadores de fluxos transfronteiriços entre cidades gêmeas.

b) Aponte dois projetos nacionais elaborados entre as décadas de 1980 e 1990 que podem ser considerados como estratégicos para a manutenção das fronteiras brasileiras.

Gab:

a) Dentre os elementos incentivadores de fluxos transfronteiriços entre cidades gêmeas, destacam-se:

— o isolamento de grande parte das regiões fronteiriças em relação aos grandes centros nacionais;

— boas oportunidades de compra e venda de bens e serviços na cidade vizinha;

— a complementariedade econômica que, geralmente, instaura-se entre as cidades gêmeas.

b) Na década de 1980 foi desenvolvido o projeto Calha Norte, visando instalar bases militares ao norte da calha do rio Solimões que se encarregariam da vigilância desse território e suas fronteiras. Na década de 1990 foi iniciado o Sistema de Vigilância Amazônica (SIVAM), implantando-se um sistema de monitoramento que ampliou o controle sobre o espaço aéreo amazônico e parte de suas fronteiras.

Questão 126)

Eixo Temático: O espaço geográfico, o lugar e a paisagem: relações entre o visível e o invisível

As imagens abaixo são representações de paisagens da cidade do Rio de Janeiro.

clip_image018 clip_image020 clip_image022

Sobre as paisagens acima, é INCORRETO afirmar que elas representam:

a) Uma combinação entre o tempo da natureza e o tempo da história, em que o primeiro regula os processos bioquímicos e físicos que produzem os elementos naturais, enquanto o segundo regula a produção de artefatos sociais.

b) As tensões entre as diversas paisagens do Rio de Janeiro contemporâneo, resultantes das ações artificializadoras do homem sobre os ambientes naturais.

c) Uma relação aparentemente harmônica entre objetos naturais e artefatos sociais construídos pela permanente atividade humana.

d) O testemunho visível da ação combinada entre a ciência e a técnica que, através da intervenção do sujeito social sobre a superfície terrestre, transforma continuamente o espaço urbano.

e) A estrutura e a dinâmica do espaço urbano brasileiro que, de forma harmônica e permanente, consegue integrar em grandes metrópoles, como o Rio de Janeiro, a paisagem natural com a produzida historicamente.

Gab: E

Questão 127)

No espaço urbano, embora predominem as formas geográficas elaboradas no tempo presente, encontram-se objetos geográficos de outros momentos da sua constituição – as heranças socioespaciais.

clip_image024

Centro Histórico

clip_image026

Igreja de São Francisco

O tempo passado materializado no presente do espaço urbano representado nas fotografias acima pode ser identificado nos versos:

a) Jovem senhora com mais de 400 anos

Ostenta com orgulho sua bandeira

A terceira capital mais antiga brasileira

Onde o sol nasce primeiro

(adaptado de: Jamaveira)

b) Repousemos na pedra de Ouro Preto,

Repousemos no centro de Ouro Preto:

São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,

À tua sombra irmã, meus membros lassos.

(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)

c) ... é chegar logo ao Recife,

derradeira ave-maria

do rosário, derradeira

invocação da ladainha,

Recife, onde o rio some

e esta minha viagem se finda.

(João Cabral de Melo Neto – Morte e vida Severina)

d) Minha São Paulo calma e serena,

Era pequena, mas grande demais.

Agora cresceu mas tudo morreu,

O lampião de gás que saudade me traz.

(Zica Bérgami – Lampião de Gás)

e) Em tuas ruas caminharei minha vida

em tuas praias contarei estrelas com meus amores

Porque tu és minha maravilhosa estadia

minha maior companhia

Cidade Maravilhosa em teu âmago encenarei

a fábula dos meus dias.

(Andrew Clímaco – Cidade Maravilhosa Revisitada)

Gab: A

Questão 128)

Considere a tabela abaixo.

Distribuição relativa da população urbana (%), segundo o tamanho das cidades no Brasil.

clip_image028

Fonte: IBGE, censos demográficos de 1970, 1980, 1991 e 2000.

a) Tendo em vista as cidades com mais de 50 mil habitantes, aponte a tendência predominante que o processo de urbanização do país seguia nas décadas de 1970 e 1980.

b) Acerca da urbanização brasileira, o geógrafo Milton Santos aponta o processo de involução metropolitana ou desmetropolização, no qual ocorre o crescimento diferenciado entre metrópoles. Justifique a conclusão do autor com base nos dados da tabela.

Gab:

a) Nas décadas de 1970 e 1980, o crescimento das cidades com população acima de 50.000 foi bastante pronunciado, notadamente nas cidades entre 50.000 e 500.000 habitantes, muito embora as grandes cidades, com mais de 500.000 habitantes, também tenham experimentado crescimento significativo em sua participação no total de população urbana. A partir desse fato se poderia pressupor a tendência a uma urbanização, baseada no crescimento de cidades de porte médio, acompanhada da manutenção da importância das grandes metrópoles.

b) A estagnação e ligeiro declínio na participação das cidades com 500.000 e mais habitantes, no período de 980 a 2001, levam à conclusão de que as grandes e tradicionais metrópoles brasileiras vêm continuamente exaurindo seu ímpeto de crescimento. Por outro lado, o mesmo não pode ser afirmado em relação às cidades incluídas nas classes de 50.000 a 100.000 e de 100.000 a 500.000 habitantes. Esse último grupo, por sinal, sofreu contínuo e vigoroso crescimento em seu percentual o que faz pressupor a permanência da tendência da população de se concentrar em grandes cidades, mas dessa vez em novos centros metropolitanos.

Questão 129)

Analise esta imagem noturna, em que está retratada parte do Continente Sul-Americano:

clip_image030

Csaba Deák. Globalização ou crise global? Anais do Encontro Nacional da

ANPUR, 2001. Rio de Janeiro. Imagem publicada no Suplemento da National

Geographic, out. 1998. (Adaptado)

A partir da análise dessa imagem e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

1.

a) IDENTIFIQUE um fator de ordem física que justifica a distribuição espacial das regiões continentais escuras – ou seja, sem registro de luminosidade noturna – da área emersa retratada;

Fator:

b) CITE uma região geográfica, entre as mostradas na imagem acima, em que está presente o fator identificado. Região geográfica:

2.

EXPLIQUE por que ocorre maior concentração de luminosidade noturna em Buenos Aires e em São Paulo, bem como nas imediações de ambas as cidades.

Gab:

1.

a) (I) Presença de uma densa floresta equatorial.

b) (II) Região Amazônica.

c) (III) Região Andina.

2. Buenos Aires e São Paulo são as maiores importantes metrópoles em seus países tendo grande concentração populacional e industrial, além de grande oferta energética, o que atrai grande continente populacional para si mesma, bem como para seu entorno ao longo da região metropolitana.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis