quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Questões da Ásia 5

Questão 72)

Durante a Guerra Fria, o modelo de industrialização adotado em alguns países subdesenvolvidos, como os então chamados NICs (Newly Industrializing Countries), a exemplo da Coréia do Sul e Taiwan, é conhecido como:

a) substituição de importações.

b) plataformas de exportação.

c) processamento pesado.

d) zonas francas de importação.

e) holding periférica.

Gab: B

Questão 73)

A Índia possui aproximadamente 3,3 milhões de km2. É formada por vinte e seis estados e territórios onde habitam mais de um bilhão de pessoas, 16,6% da população mundial. No país, existem dezesseis línguas regionais e mais 1.600 dialetos reconhecidos pela Constituição. A Índia compõe-se de quatro regiões geográficas: a Cordilheira do Himalaia, a Planície Indo-Gangética, o Planalto do Decã e o Deserto de Thar; apresenta, ainda três estações climáticas definidas pelas monções: a estação quente, a das monções e a denominada localmente de fresca.

clip_image076

GANERI, Anita Explorando a índia. Trad. M. Vilela. São Paulo: Ática, 2002. (Suplemento de Atividades)

Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que NÃO condiz com a complexa realidade indiana:

a) No contexto econômico atual, a Índia tem-se destacado mundialmente pelo se desenvolvimento em setores de tecnologia avançada (energia nuclear, satélites artificiais) e de informática, que se desenvolveram em pólos industriais como Bombaim, Délhi e Balgalore.

b) Tendo superado o problema do crescimento demográfico e o da expansão populacional das cidades, a Índia tem apresentado um grande desenvolvimento promovido pela estatização econômica e pela liberalização comercial.

c) O país apresenta graves problemas sociais e culturais, tais como: precárias condições de habitação e saneamento básico, fome e desnutrição, elevada taxa de desemprego, grande desigualdade na distribuição de renda, alta taxa de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida.

d) Nos últimos anos a produção agrícola da Índia aumentou muito, porém ocorreu a substituição de grande parte das culturas alimentares pelas de exportação, ocasionando graves conseqüências para a alimentação da população indiana.

Gab: B

Questão 74)

Nas duas últimas décadas, o leste e o sudeste asiáticos, no Pacífico, têm se destacado no cenário internacional, em virtude de vários fatores. CITE dois desses fatores.

Gab:

Questão 75)

Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as quatro afirmações seguintes.

I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China.

II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão.

III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado.

IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenais.

É correto o que se afirma em

a) I e III, apenas.

b) II e IV, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Gab: C

Índia e Paquistão lutam pela porção leste de Caxemira (a Caxemira indiana) desde 1947.

Questão 76)

"A grande incógnita, em nossos dias, é, como 'digerir' o gigante chinês em manufaturas e o indiano em serviços quando nações ricas crescem quase só vegetativamente e já sofrem de desemprego estrutural."

Rubens Ricupero

A China e a Índia são hoje dois importantes países no quadro do sistema capitalista de produção mundial.

Com relação a esses países, não se pode afirmar que:

a) possuem condições de produção com custos inferiores aos dos demais países do mundo.

b) tirem empregos dos trabalhadores dos países de industrialização mais avançada.

c) apresentem uma relação equilibrada entre recursos naturais, população e produção.

d) sejam grandes exportadores de manufaturados - a China, e de serviços - a Índia.

e) venham transformando a divisão internacional do trabalho.

Gab: C

Questão 77)

No mapa abaixo, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade.

clip_image078

FOLHA DE SÃO PAULO 03/05/2003

Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região.

a) Disputa pelo controle das cidades consideradas sagradas por ambos os povos.

b) Existência de reservas de urânio, cobiçadas pelos dois países com capacidade nuclear.

c) Conflitos religiosos, onde budistas e muçulmanos já travaram três guerras e adotaram práticas de terrorismo.

d) Aspirações nacionalistas dos povos da Cachemira, que reivindicam a sua separação e independência do Paquistão.

e) Disputas territoriais decorrentes do processo de independência desses dois países, com o fim do domínio britânico.

Gab: E

Questão 78)

Observe este mapa:

clip_image080

FONTE: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 55. (Adaptado)

A partir da interpretação desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

a) a proximidade entre várias capitais nacionais – sobretudo Beirute, Tel Aviv, Amã e Damasco – as torna mais vulneráveis em situações de conflitos bélicos, freqüentes na região.

b) o Oriente Médio, por sua posição latitudinal e relativa à circulação atmosférica geral, tem clima mediterrâneo, com tendência à semi-aridez ou à aridez, responsáveis pelo impacto nos recursos hídricos, um dos maiores problemas regionais.

c) a região, situada no “fundo” do Mar Mediterrâneo, na junção de três continentes, foi rota de grandes exércitos conquistadores e esteve sob domínio sucessivo de inúmeros grandes impérios.

d) as fronteiras nacionais, definidas há muitos anos, resultaram da existência de obstáculos de natureza física, que impediam o traçado de limites correspondentes ao quadro geopolítico.

Gab: D

Questão 79)

No mapa, identifique o país descrito a seguir.

“Trata-se de um país do Oriente Médio que possui a maior parte do seu território situada nos vales dos rios Tigre e Eufrates. É um dos principais focos de tensão da atualidade. Em janeiro de 2002, o presidente George W. Bush incluiu esse país no que chamou de “eixo do mal”, por, supostamente, apoiar o terrorismo internacional e acumular armas de destruição em massa. Recentemente foi alvo de uma intervenção armada de grande porte, liderada pelos Estados Unidos”.

clip_image082

O país está indicado pelo número

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Gab: E

Questão 80)

A China, com seus 9.536.499 km², é um dos mais importantes países da Ásia Oriental. Sobre este assunto, analise as proposições a seguir.

00. A China apresenta uma razoável densidade demográfica, mas a distribuição da população pelo país é muito irregular.

01. Em face da sua localização geográfica, a China apresenta, dominando em todo o país, o clima de monções, caracterizado por pesados aguaceiros de inverno.

02. Mesmo com regime político de “partido único”, a China se defronta com movimentos separatistas, como acontece, por exemplo, na Mongólia Interior.

03. Um dos grandes problemas geopolíticos da China é a questão do Tibete, que foi anexado ao País no início do século XX; atualmente o governo comunista vem tentando uma aproximação com o líder religioso do Tibete, o Dalai Lama.

04. Nesses últimos anos, a China vem experimentando uma série de profundas reformas, como, por exemplo, a permissão de produção para o mercado e a criação das Zonas Econômicas Especiais.

Gab: VFVVV

Questão 81)

Embora o presidente americano George W. Bush tenha dito ontem que os EUA continuam comprometidos com o ‘mapa da estrada’, o último plano de paz para a região, na prática, suas afirmações põem por terra esse frágil projeto e também os acordos de paz de Oslo. Estão sendo deixados de lado a definição das fronteiras e dos territórios ocupados, a questão de direito de retorno de milhões de refugiados e seus descendentes e o destino dos colonos assentados.

(O Estado de S.Paulo, 15.04.2004)

O texto refere-se:

a) ao problema do ETA.

b) ao separatismo da Caxemira.

c) aos movimentos muçulmanos na Chechênia e no Daguestão.

d) à oposição entre sunitas e xiitas no Iraque.

e) à questão palestino-israelense de Gaza e Cisjordânia.

Gab: E

Questão 82)

A China, no último ano, deixou de exigir o registro doméstico – o hukou –, sistema que ligava os cidadãos chineses a suas cidades ou vilarejos de origem. Assim, o governo chinês, acabando com as restrições que proibiam as pessoas de mudar de residência sem permissão, tornou mais fácil para os camponeses procurarem trabalho nas cidades prósperas.

A crescente presença de mendigos nas grandes cidades da China reflete a progressiva mobilidade da sociedade chinesa.

Para resolver essa grave situação social, o governo deve solucionar o problema principal, que é:

a) o da pobreza rural.

b) o da emigração chinesa.

c) o crescente êxodo para Taiwan.

d) a diminuição do êxodo rural.

e) a diminuição dos direitos individuais.

Gab: A

Questão 83)

Sobre o Oriente Médio, considere as seguintes proposições:

I. Em termos econômicos, o Oriente Médio tem grande projeção internacional, por estarem ali concentradas as maiores reservas mundiais de petróleo.

II. É palco de lutas que se arrastam por várias décadas entre diferentes povos, como a que envolve palestinos e judeus.

III. O Oriente Médio encontra-se estrategicamente localizado na zona de contato entre África, Ásia e Europa.

IV. briga os curdos, o maior grupo étnico sem Estado do mundo, que sofre violentas repressões na Turquia, no Irã e no Iraque, países onde vivem.

V. A produção e o armazenamento de armas químicas, biológicas e nucleares foram a justificativa encontrada pelos EUA e pela Inglaterra para a invasão do Iraque.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

b) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

c) Apenas as proposições III, IV e V são verdadeiras.

d) Todas as proposições são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

Gab: D

Questão 84)

Observe o mapa abaixo.

clip_image084

“O secretário de Estado dos EUA, Collin Powell, considerou que o foco imediato da OTAN deve estar no Afeganistão, e pediu à Aliança Atlântica que assuma o comando da operação de busca de talibãs e membros da rede terrorista al-Qaeda naquele país, onde a Aliança tem participado em missão de paz, comandando uma força de 5.700 membros.” (Notícia extraída do jornal O Globo, edição de 5/12/2003) Identifique, com base no mapa, o país a que se refere Collin Powell.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gab: B

Questão 85)

A respeito dos aspectos geográficos da China, assinale o que for correto.

01. O país é uma potência militar e detém, inclusive, um arsenal nuclear. O governo comunista tem uma clara política de fortalecimento militar e um projeto de exercício de poder em escala regional e mundial.

02. O País é um importante receptor de capitais produtivos. Esses investimentos concentraramse sobretudo nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

04. A diversidade climática do país é considerável. Na porção oeste, ocorrem climas frios e desérticos. Na porção leste, observa-se a ocorrência de climas temperados.

08. O processo de abertura econômica vem sendo acompanhado de uma ampla abertura política. A participação popular nas decisões de governo é cada vez mais freqüente.

16. A agricultura chinesa está voltada, predominantemente, para o cultivo de produtos de exportação, com destaque para o arroz, o trigo e o milho.

32. O relevo é caracterizado pela ocorrência de elevados planaltos e dobramentos modernos na porção oriental do território. A oeste, encontram-se baixos planaltos e extensas planícies.

Gab: 07

Questão 86)

O país do Oriente Médio cuja religião predominante é o islamismo e que tem sofrido ações terroristas por ter dado apoio aos Estados Unidos em diferentes ocasiões é:

a) o Líbano.

b) o Irã.

c) o Senegal.

d) a Arábia Saudita.

e) a Mongólia.

Gab: D

Questão 87)

A respeito da geopolítica no Oriente Médio, marque a alternativa INCORRETA:

a) Localizado nos vales dos rios Tigres e Eufrates, o Iraque tem uma população formada por diferentes etnias: árabes, iraquianos, curdos, turcomanos, sabeus, iezites e marches.

b) Curdistão é a denominação de uma região que abrange parte dos territórios da Turquia, do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia. É conhecida como a maior nação sem Estado do mundo.

c) O sionismo foi um movimento originário de países europeus, que tinha como principal objetivo a criação de um estado judeu. Esse movimento iniciou-se após a segunda Guerra Mundial.

d) Com a alegação de que o Kuwait estava vendendo petróleo abaixo do preço definido pela Opep, o Iraque invadiu esse país nos anos 90. Esse ato provocou um conflito internacional que culminou com o embargo econômico iraquiano.

e) A revolução islâmica ocorrida no Irã implantou o regime democrático dos aiatolás, no qual toda a população tornou-se livre para a prática de qualquer credo religioso.

Gab: E

Questão 88)

A interpretação do termo “um só país, dois sistemas”, característico da China, refere-se à:

a) Guerra do Ópio, que dividiu o país em dois setores políticos: socialista e capitalista.

b) reconquista da Manchúria, que apresentava resquícios capitalistas oriundos da influência japonesa.

c) ação dos tibetanos que tinha como objetivo transformar o oeste da China em uma monarquia capitalista.

d) disputa entre o Nepal e a Índia pelo oeste do território chinês.

e) reintegração de Hong Kong, que introduziu, no sistema econômico chinês, características do sistema capitalista.

Gab: E

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis