segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Enem Exercício Urbanização 22

Questão 422)

Três baixadas foram ocupadas no decorrer da expansão urbana da cidade do Rio de Janeiro. O adensamento original ocorreu na Baixada da Guanabara. A seguir, a mancha urbana avançou pela Baixada de Jacarepaguá. Hoje, as grandes extensões de terras vazias de baixada disponíveis para ocupação urbana estão na Baixada de Sepetiba, cujas transformações estão sendo aceleradas pelos investimentos públicos e privados na Zona Oeste.

clip_image002

a) Compare as paisagens da Baixada da Guanabara e da Baixada de Sepetiba.

b) Aponte os contrastes sociais existentes na Baixada de Jacarepaguá.

Gab:

a) A Baixada da Guanabara apresenta uma paisagem urbana densa e contínua, marcada pela diversidade dos tipos e idade das construções, enquanto na Baixada de Sepetiba a paisagem é menos urbanizado, o povoamento menos intenso e as construções mais homogêneas.

b) A Baixada de Jacarepaguá apresenta fortes contrastes sociais entre a orla marítima, ocupada por condomínios fechados, e o interior, onde se localizam grandes conjuntos populares, como a Cidade de Deus e o Rio das Pedras.

Questão 423)

De acordo com o geógrafo Milton Santos, nas últimas décadas do século XX, houve um aumento do número de cidades locais e dos centros regionais. Paralelamente, as metrópoles regionais cresceram relativamente mais do que as metrópoles nacionais.

Dos motivos expostos abaixo, assinale aquele que NÃO está relacionado com o aumento das metrópoles regionais nas últimas décadas do século XX.

a) Processo de desconcentração das atividades econômicas.

b) Desemprego nas metrópoles nacionais.

c) Aumento da violência urbana nas metrópoles nacionais.

d) Redução do dinamismo econômico nas metrópoles nacionais.

e) Migração de retorno em função da modernização do campo.

Gab: E

Questão 424)

Analise o mapa.

clip_image004

Fonte: Adaptado – Magnoli e Araújo – 2001

A região em destaque refere-se à megalópole brasileira em formação.

DESCREVA uma característica física e uma atividade econômica importante da região em destaque.

Gab:

Questão 425)

Observe a tabela abaixo:

clip_image006

(Fonte: PITTON, Sandra E. C. A água e a cidade. In: BRAGA, R.; CARVALHO, P. F. de. Recursos Hídricos e Planejamento Urbano e Regional. Rio Claro: Deplan-UNESP-IGCE, 2003.)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças transmitidas pela água são responsáveis por aproximadamente 65% das internações hospitalares. No Brasil, estas doenças constituem um dos problemas mais graves de Saúde Pública, afetando, principalmente, crianças de baixa renda, de regiões carentes, que apresentam precárias condições de saneamento básico.

Com base na tabela e no texto acima, assinale a alternativa CORRETA:

a) A região Norte apresenta os piores índices de habitantes servidos com rede de abastecimento de água, em função da qualidade da água na bacia amazônica.

b) A região Nordeste apresenta baixo índice de acesso ao serviço de rede de esgoto, aumentando os problemas de saúde pública e mortalidade infantil.

c) A região Sudeste possui os melhores índices de acesso ao serviço de rede de esgoto e abastecimento de água, eliminando doenças e internações hospitalares.

d) A região Sul apresenta o percentual de abastecimento de água próximo ao de acesso à rede de esgoto, justificando a alta qualidade de vida.

e) A região Centro-Oeste apresenta o maior índice de habitantes com acesso à rede de abastecimento de água, devido aos elevados investimentos do Governo Federal.

Gab: B

Questão 426)

As teorias sobre população buscam estabelecer relações entre o crescimento populacional e as condições de vida. Entretanto, elas não esclarecem suficientemente a questão demográfica, no que tange à queda global dos índices de natalidade e de mortalidade.

Esse comportamento populacional, no Brasil, é fruto do(a):

a) permanência da população no campo, que passou a receber toda a infra-estrutura necessária, garantindo boas condições de vida no que diz respeito à saúde e à educação.

b) maior custo de criação dos filhos nas cidades, acesso a métodos anticon- cepcionais, trabalho feminino extra-domiciliar, assim como de programas de vacinação e saneamento básico.

c) processo de urbanização que evoluiu, atendendo satisfatoriamente às necessidades das pessoas provenientes da área rural, que passaram a ter acesso aos hospitais, postos de saúde e escolas.

d) menor custo para criar os filhos, tanto no campo quanto na cidade, o que leva a um aumento no número deles, objetivando empregá-los em atividades econômicas que oferecem permanentemente novos postos de trabalho.

e) de uma política governamental abertamente controladora de natalidade, com o objetivo de enfrentar a realidade sócio-econômica global em que o nosso país está inserido.

Gab: B

Questão 427)

Os mapas abaixo indicam, respectivamente,

clip_image008

a) as áreas de influência de São Paulo e de Fortaleza.

b) o desmatamento da Mata Atlântica e o avanço da desertificação.

c) a densidade da rede bancária e as áreas de agricultura familiar.

d) a incidência da AIDS e a ocorrência do cólera.

e) as áreas de agricultura intensiva e as áreas semi-áridas.

Gab: A

Questão 428)

Sobre a urbanização brasileira, assinale a alternativa verdadeira.

a) inserção do Brasil no processo de produção globalizada refletiu-se muito fortemente na reorganização de seu território e na sua dinâmica populacional, generalizando-se a urbanização.

b) O Brasil possui uma distribuição equilibrada da população vivendo no campo e nas cidades.

c) O êxodo rural é um fenômeno que pouca importância teve na dinâmica populacional do Brasil.

d) Durante toda a história do Brasil, a urbanização processou-se de maneira lenta e organizada.

Gab: A

Questão 429)

Assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento das lacunas.

As _____ representam “nós” na interligação entre vias de transportes, ou seja, são locais pra onde convergem ou partem o fluxo de pessoas, _____ e capitais. Com o advento da indústria a _____ passou a subordinar o _____ e a ser também local da atividade produtiva.

Ao fenômeno que corresponde ao crescimento da população urbana, mas também ao modo e ritmo de vida da sociedade industrial denominamos de _____ e ao sistema hierarquizado das relações entre cidades e entre cidade/campo atribuímos o conceito de rede urbana.

a) estradas – veículos – manufaturas – artesanato – imigração

b) indústrias – mão-de-obra – máquina – trabalhador – industrialização

c) empresas – matéria-prima – informação – processo produtivo – metropolização

d) cidades – dinheiro – tecnologia – agricultor – modernização

e) cidades – mercadorias – cidade – campo – urbanização

Gab: E

Questão 430)

Sobre a urbanização brasileira, assinale o que for correto.

01. Além da metropolização, ocorre no Brasil também o fenômeno da desmetropolização, caracterizado pela aceleração do crescimento da população de cidades de porte médio.

02. Os bóias-frias ou trabalhadores rurais aparecem na classificação do IBGE como urbanos porque moram na periferia das cidades.

04. A população da Região Metropolitana de São Paulo é maior que a população de todo o Estado do Paraná.

08. Os índices de urbanização brasileira seriam menores se fossem considerados apenas os aglomerados com mais de 20 mil habitantes.

16. As quatro maiores regiões metropolitanas brasileiras localizam-se na região sudeste do País.

Gab: 07

Questão 431)

A partir da cidade do Rio de Janeiro vai se definindo um novo sistema de cidade, produto do fenômeno de “urbanização total”. Trata-se da metrópole expandida, que abrange a região metropolitana do Rio de Janeiro e as cidades circundantes (Angra dos Reis, Petrópolis, Friburgo e Macaé).

Sobre esse novo sistema de cidades são feitas as seguintes afirmativas:

1. O seu arcabouço básico está assentado nos eixos de circulação viária.

2. O seu crescimento extensivo dinamiza processos de valorização imobiliária.

3. A sua expansão horizontal origina uma ocupação desordenada nas periferias.

Assinale:

a) somente a afirmativa 1 está correta.

b) somente a afirmativa 3 está correta.

c) somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

d) somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

e) todas estão corretas.

Gab: E

Questão 432)

Pode ser divertido, além de instrutivo, consultar o novo Atlas Nacional do Brasil (...). Comece pelo mapa “Grau de Urbanização”. Verá que a mais gritante mancha de urbanização corresponde ao Pantanal Mato-Grossense, imediatamente seguida pela Campanha Gaúcha. Nem o Estado de São Paulo, ou o do Rio de Janeiro, mostram tão fortes borrões urbanos. Dá para entender? A resposta é afirmativa para quem conhece a absurda concepção adotada pelo Brasil para delimitar seus espaços urbanos e rurais. É obra de um decreto-lei baixado em 1938 pelo Estado Novo.

(VEIGA, José Eli da. O Estado de São Paulo, 11/08/2001.)

Apresente o critério adotado pelo Brasil para definir aglomerado urbano. Explique por que a adoção desse critério leva à distorção apontada pelo autor.

Gab:

Toda sede de município (cidade) ou de distrito (vila) é considerada um aglomerado urbano. Este critério desconsidera aspectos fundamentais do processo de urbanização, como as atividades econômicas desenvolvidas pela população que vive no aglomerado, fisionomia urbana ou presença de infra-estrutura. Assim, localidades tipicamente rurais, acabam sendo classificadas como urbanas, aumentando artificialmente o percentual de população urbana no Brasil.

Questão 433)

A construção da rede urbana brasileira obedeceu durante quatro séculos ao ritmo lento da exploração do território vasto, sempre em condições de baixa densidade. Ao final do século XIX muda o ritmo da urbanização.

(Adaptado de Jorge Wilheim. “Metrópoles e faroeste no século XXI” in: Ignacy Sachs et alii. (orgs),

Brasil: um século de transformações.São Paulo, Companhia das Letras, 2001, p. 476.)

a) Explicite um dos motivos para a aceleração da urbanização no Brasil a partir do século XIX.

b) Cite duas características recentes da rede urbana brasileira.

c) O dinamismo da rede urbana brasileira dá-se principalmente por agregação de fluxos migratórios. As pessoas migram visando melhorar o padrão de vida. No entanto, tal expectativa vem sendo frustrada no Brasil. Cite duas conseqüências de tal situação no cenário urbano do país.

Gab:

a) O século XIX marca, em termos urbanísticos, grandes transformações no Brasil. Muda o ritmo, antes lento e com ênfase na ocupação de áreas rurais, agilizando-se no centro-sul, notadamente na Região Sudeste, devido à expansão da economia cafeeira e a decorrente concentração de capital aplicado no transporte ferroviário para escoamento do produto, com o aparelhamento do porto de Santos e posterior investimento na indústria e, com esta, o desenvolvimento do setor urbanístico. A cidade passa a centralizar a economia e a exigir aparelhamento e infraestrutura adequadas para isso. Ampliam-se os serviços e a população, incluindo-se os imigrantes trabalhadores com maior especialização.

b) A rede urbana brasileira apresenta-se bastante hierarquizada, com grandes adensamentos junto às áreas metropolitanas, caracterizando um processo de conurbação e a decorrente metropolização em todas as regiões brasileiras. Nota-se que o crescimento foi caótico e desprovido das condições de infra-estrutura adequadas à boa qualidade de vida, com grandes diferenças em termos regionais.

c) O desenvolvimento econômico das metrópoles e sua maior agilização atraíram grandes contingentes migratórios de várias áreas do país, num processo acentuado de êxodo rural, em busca de melhores condições de trabalho e de vida, infelizmente nem sempre concretizados plenamente. A falta de moradia para atender a essas pessoas, geralmente não qualificadas para o trabalho e com baixos ganhos, resultou em núcleos de habitações precárias, como os cortiços, as favelas desprovidas de saneamento básico, de energia adequada, colocando em risco a vida de tais pessoas ou ficando sujeitas a graves acidentes. Surgem também os problemas sociais: desemprego, subemprego, menores abandonados, delinqüência, aumento da violência e do índice de criminalidade, entre outros.

Questão 434)

Assinale o que for correto sobre aspectos da população e da urbanização no território paranaense, recorrendo ao mapa, quando necessário.

clip_image010

01. A zona metropolitana de Curitiba ocupa, em parte, os terrenos de uma bacia sedimentar embutida no Planalto Atlântico. As inundações podem afetar parte da população, pois as áreas marginais de muitos córregos locais se tornaram áreas habitadas.

02. A "calçada ecológica", parcialmente ajardinada e com área permeável, tem por objetivo principal aumentar a área verde por habitante. Porém, devido à maior infiltração da água no solo, agrava os riscos de inundação.

04. O mapa indica que as cidades de Maringá, Londrina e Apucarana apresentam densidades demográficas entre 50 e 500 habitantes por km2. Pode-se concluir que, na região de Curitiba e no litoral norte do Estado, a distribuição da população é mais equilibrada, apresentando de 2 a 10 habitantes por km2.

08. A cidade de Castro, que foi importante marco no ciclo do tropeirismo, apresenta, na sua parte histórica, ruas estreitas e construções sem nenhum recuo frontal, onde portas e janelas se abrem diretamente para o passeio público.

16. Ponta Grossa e Guarapuava estão situadas em uma faixa com densidades demográficas entre 10 e 50 habitantes por km2.

Gab: 09

Questão 435)

Leia a letra da música a seguir.

Homem na Estrada

(Mano Brown)

“Equilibrado num barranco incômodo, mal acabado e sujo porém seu único lar, seu bem e seu refúgio cheiro horrível de esgoto no quintal por cima ou por baixo, se chover será fatal um pedaço do inferno, aqui é onde eu estou até o IBGE passou aqui e nunca mais voltou numerou os barracos, fez uma pá de perguntas logo depois esqueceram.”

Fonte: www.racionaiswebpage.hpg.ig.com.br

Dentre os fatores que contribuíram para o quadro das grandes cidades brasileiras descrito na música, podem-se destacar:

a) a falta de informações por parte das populações de menor renda, que adquirem terrenos para construir moradias em áreas de declividade, desvalorizando seus imóveis, mas facilitando a circulação de veículos.

b) o aumento do êxodo rural na década de 1990, o que sobrecarregou as finanças das grandes cidades, impossibilitando a expansão da infra-estrutura urbana e serviços sociais no mesmo ritmo da expansão das áreas periféricas.

c) o aumento da população nas últimas décadas, em razão da “explosão demográfica” ocorrida na década de 1980, o que provocou o inchaço das grandes cidades e a expansão das áreas periféricas sem infra-estrutura adequada.

d) a ausência de políticas habitacionais capazes de incluir as parcelas de menores rendimentos da população das grandes cidades e a falta de instrumentos de controle da especulação imobiliária.

e) a presença de organizações ambientais criminosas com poder paralelo ao Estado, que impedem a atuação dos órgãos públicos nestas áreas, dificultando a implementação de políticas de melhoria habitacional e inclusão social.

Gab: D

Questão 436)

Sobre a urbanização brasileira, assinale o que for correto.

01. Além da metropolização, ocorre no Brasil também o fenômeno da desmetropolização, caracterizado pela aceleração do crescimento da população de cidades de porte médio.

02. Os bóias-frias ou trabalhadores rurais aparecem na classificação do IBGE como urbanos porque moram na periferia das cidades.

04. A população da Região Metropolitana de São Paulo é maior que a população de todo o Estado do Paraná.

08. Os índices de urbanização brasileira seriam menores se fossem considerados apenas os aglomerados com mais de 20 mil habitantes.

16. As quatro maiores regiões metropolitanas brasileiras localizam-se na região sudeste do País.

Gab: 15

Questão 437)

Estas figuras representam o vale de um rio em dois momentos distintos - antes e após sua ocupação urbana (tempos I e II):

clip_image012

clip_image014

FONTE: COATES, Donald Robert. Enviromental Geology. New York: John Wiley & Sons, 1981. p. 384. (Adaptado)

A partir da análise e interpretação dessas figuras, faça o que se pede.

1. CITE dois procedimentos incorretos realizados durante a urbanização do vale representado nessas figuras.

2. CITE duas razões que explicam o aumento da altura máxima das cheias após a urbanização do vale.

3. CITE dois procedimentos que podem ser adotados para diminuir a altura das cheias no Tempo II.

Gab:

1. Procedimento 1: Aterro das margens do rio com diminuição do canal de escoamento.

Procedimento 2: Construção de edificações (urbanização) na planície de inundação.

2. Razão 1: Diminuição das distâncias e da área do leito maior do rio, após o aterro.

Razão 2: Redução dos níveis de retenção e infiltração das águas pluviais nas vertentes.

3. Procedimento 1: Alargamento e aprofundamento do leito do rio.

Procedimento 2: Aumentar as áreas verdes das cidades/substituir as superfícies impermeabilizadas.

Questão 438)

As regiões metropolitanas são constituídas por agrupamentos de municípios, instituídos por legislação estadual, com vistas ao planejamento e execução de funções públicas e de interesse comum. Até o censo 2000 foram definidas 23 regiões metropolitanas no Brasil, entre as quais duas estão identificadas nos mapas a seguir:

clip_image016

clip_image018

(Anuário Estatístico do Brasil – IBGE)

Trata-se, respectivamente, das regiões metropolitanas:

a) de Betim e do Vale do Itajaí.

b) do Vale do São Francisco e de Maringá.

c) da Zona da Mata Mineira e do Distrito Federal.

d) do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha.

e) de Belo Horizonte e do Vale do Aço.

Gab: E

Questão 439)

O processo de urbanização acelerado que vem ocorrendo no Estado do Acre tem causado sérios problemas socioambientais, tais como:

I. Ocupações de áreas urbanas e a degradação de áreas legalmente protegidas, como a vegetação ciliar.

II. Poluição de recursos hídricos, com graves conseqüências para a saúde pública.

III. Poluição do ar, em decorrência de fatores como as queimadas no meio rural, fumaça de serrarias, queimada de entulho e de lixo por moradores da cidade.

IV. Exploração madeireira não-sustentável, práticas agropecuárias que resultam na degradação do solo, pressão sobre terras indígenas etc.

V. Ocupações de territórios indígenas por posseiros (seringueiros e agricultores).

Estão corretas as seguintes proposições:

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) I, III e V

d) III, IV e V

e) II, IV e V

Gab: A

Questão 440)

O Brasil vem passando por um rápido processo de urbanização: de 46%, em 1940, as cidades passaram a abrigar 81,2% do total da população, em 2000.

A esse respeito, é correto afirmar:

a) Os últimos censos do IBGE demonstram um aumento nos índices de crescimento dos centros regionais e uma interiorização do crescimento urbano.

b) Em virtude da modernização do campo, verificada em diversas regiões agrícolas, assiste-se a uma verdadeira expulsão dos pobres, que encontram, nas grandes cidades, a oportunidade de empregos e bons salários.

c) As indústrias absorvem cada vez mais mão-de-obra, e as atividades terciárias apresentam um lado moderno que exige qualificação profissional, o que pode facilmente ser encontrado no homem do campo.

d) A urbanização brasileira vem caminhando lado a lado com a diminuição da desigualdade e a deterioração crescente das possibilidades de vida digna aos novos cidadãos urbanos.

e) A região Nordeste foi a maior responsável por essa mudança, pois nela a industrialização foi mais intensa.

Gab: A

Questão 441)

Utilizando conceitos geográficos elabore uma legenda para o mapa. (Complete a legenda a seguir)

clip_image020

LEGENDA

clip_image022

clip_image024

clip_image026 Megalópole em formação

clip_image028 Áreas de industrialização e urbanização mais desenvolvidas e de agropecuária mais moderna

clip_image030

clip_image032

clip_image034

clip_image036

clip_image038

Gab:

LEGENDA

clip_image022[1] Metrópoles nacionais — núcleos urbanos que polarizam as relações econômicas do país

clip_image024[1] Metrópoles regionais — sítios urbanos que estabelecem relações funcionais que ultrapassam os limites dos seus respectivos Estados

clip_image026[1] Megalópole em formação

clip_image039 Áreas de industrialização e urbanização mais desenvolvidas e de agropecuária mais moderna

clip_image030[1] Áreas responsáveis por grandes produções agroindustriais de grãos e carnes

clip_image032[1] Áreas com produções agropecuárias tradicionais, apresentando cidades industriais esparsas

clip_image040 Áreas com pequena densidade demográfica, ou seja, pouco povoadas, apresentando ecossistemas alterados em pequena escala pela ação antrópica

clip_image036[1] Áreas pouco povoadas, apresentando atividades econômicas tradicionais e estagnadas

clip_image041 Expansão migratória denominada “Frente Pioneira” e desenvolvimento agropecuário realizado pelos migrantes em novos espaços das regiões Norte e Centro-Oeste, chamados “Fronteiras Agrícolas”

Questão 442)

"(...) O resultado de tudo isso é (...), mais que um padrão complexo de segregação ; o que se vai gerando é uma espacialidade caracterizada por sérios conflitos e tensões, pelo desafio de grupos criminosos à ação do Estado e pelas estratégias espaciais defensivas utilizadas por parcelas das camadas médias e altas da sociedade. A cidade que daí emerge é, ao mesmo tempo, uma unidade espacial interna e externamente integrada sob o ângulo econômico (...) e um espaço fraturado socio-politicamente e cada vez menos vivenciado como um ambiente comum de socialização. (...)"

Adaptado de SOUZA, Marcelo José de. "O desafio metropolitano".

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p.217.

clip_image043

Família de classe média alta gozando de seu merecido lazer, em terrenos cedidos pelas prefeituras cariocas dos últimos 30 anos. As metrópoles estão, neste início de século, enfrentando uma crise de governabilidade; nas periferias planetárias, porém, essa crise já faz parte da vida cotidiana, independentemente de classes sociais.

Relacione a charge com o texto e responda ao que se pede:

a) Apresente duas razões para o aumento, nas últimas décadas, da tensão nas metrópoles brasileiras.

b) Cite duas estratégias espaciais utilizadas pelas classes média e alta como defesa contra a violência explícita nas metrópoles.

Gab:

a) O candidato deverá apresentar, entre outras, as seguintes razões:

- A crise econômica reduz os investimentos produtivos aumentando o desemprego;

- A crise de governabilidade inviabiliza a formação de um espaço mais democrático;

- A difusão de padrões de consumo acentuam as contradições sociais;

- A redução de investimentos socioeconômicos voltados para os grupos sociais menos privilegiados;

- A ampliação das redes do narcotráfico

b) O candidato deverá citar, entre outras, as seguintes estratégias:

- A auto-segregação em condomínios exclusivos;

- A fuga para cidades médias, onde a violência ainda não é tão grave;

- O aumento de centros de diversão exclusivos, como shoppings centers;

- O cercamento de praças e áreas de lazer públicas, principalmente nos bairros mais valorizados da cidade;

- O aumento dos gastos em segurança particular.

Questão 443)

O litoral carioca foi bastante modificado ao longo da formação e consolidação da cidade do Rio de Janeiro, nos seus quase 500 anos de existência. O mapa a seguir mostra os espaços conquistados do mar para a configuração atual da cidade .

clip_image045

a) Apresente duas razões para a expansão da cidade do Rio de Janeiro em direção ao mar.

b) Cite dois impactos dessa expansão em relação à biodiversidade da baía de Guanabara.

c) Apresente duas modificações ocorridas no sítio original da cidade do Rio de Janeiro provocadas pelas necessidades da sua expansão.

Gab:

a) O candidato deverá apresentar, entre outras, as seguintes razões:

- Com um relevo entrecortado por maciços e espelhos d'água, a expansão da cidade do Rio de Janeiro ficou dependente do aterramento de brejos e manguezais;

- O fortalecimento econômico do Rio de Janeiro, viabilizado com a modernização do porto, expandiu a cidade em direção ao mar, a partir do desmonte de vários morros para a formação de aterros litorâneos e o dessecamento de inúmeros espelhos d'água;

- O adensamento da ocupação da zona sul da cidade exigiu obras de aterramento para a instalação de vias expressas.

b) O candidato deverá citar, entre outros, os seguintes impactos:

- O aumento da poluição das águas geradas pela urbanização, industrialização e pelas atividades portuárias nos espaços aterrados;

- A redução/eliminação de importantes correntes marinhas pela obstrução causada pelos aterramentos litorâneos diminuiu o fluxo de importantes espécies de algas, peixes e crustáceos;

- A diminuição da oxigenação e da renovação das águas inviabilizou a reprodução das espécies;

- A destruição da vegetação de restinga e dos manguezais desorganizou a cadeia alimentar;

- O aumento do assoreamento reduziu o espelho d'água modificando o seu equilíbrio ecológico.

c) O candidato deverá apresentar, entre outras, as seguintes modificações:

- Desmonte de morros;

- Aterramento de mangues, várzeas e brejos;

- Retificação do curso de rios;

- Desaparecimento de ilhas;

- Modificação de enseadas, sacos, gamboas, estuários e praias.

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe o Blog!!!

Facebook Twitter Addthis